Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC)
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) por Data de Publicação
Agora exibindo 1 - 20 de 525
Resultados por página
Opções de Ordenação
- TCCCampanha experimental Projeto Tamar e problemas ambientaisOliveira, Ana Carolina Ferreira de; Alonso, Henrique Gonçalves; Vasconcelos, Isabella Sayuri Kouuti; Domingues, Uriel Gouveia (2-06)
Centro de Comunicação e Letras (CCL)
Essa campanha tem como finalidade analisar e compreender a comunicação e marketing do Projeto Tamar a fim de retomar a quantidade anual de turistas que frequentam os centros de visitação, número esse que decaiu devido a pandemia da COVID-19. O Projeto Tamar é uma ONG consolidada no setor de conservação ambiental e conhecida principalmente pelo seu trabalho reconhecido mundialmente com tartarugas marinhas na costa brasileira. Utilizando de dados coletados e pesquisa de mercado, foi criado um plano de comunicação e de marketing com ações para que os objetivos sejam concluídos. - TCCLivro fotográfico sobre os bastidores do carnaval: carnavalAraujo, Gustavo Cavalcanti Couto de (2018)
Centro de Comunicação e Letras (CCL)
O carnaval é conhecido por todos os brasileiros, marcando o calendário de todas a capitais do Brasil. Acontecendo todos os anos, sempre no primeiro semestre do ano. Para muitos é apenas folia, festa e diversão. Para outros é vida, amor e trabalho. No imaginário de muitos brasileiros, o ano começa após o carnaval, e a festividade ficando adormecida o resto do ano. Este trabalho mostra justamente o contrário. O carnaval não para. Este trabalho tem a intensão de mostra as atividades das agremiações, a vida das pessoas que vivem e respiram o carnaval. Mostrar o dia-a-dia dentro de um barracão, local onde o carnavalesco idealiza e monta o seu projeto. Lugar onde são construídos os grandiosos carros alegóricos que enchem os olhos do público. Este livro mostra a estrondosa importância do carnaval na vida de muitos brasileiros, na economia e na cultura da cidade e do país. - TCCSangue e espetáculo: o discurso sobre a homossexualidade no jornalismo brasileiro sob perspectiva historiográficaPereira, Victor Melo (2018-07)
Centro de Comunicação e Letras (CCL)
A violência contra grupos e pessoas minorizados devido à própria identidade sexual ou de gênero encontra, em diversos contextos sociais, históricos, políticos e culturais, embasamentos discursivos que justificam as ações dos agressores. Além disso, opera de modo a silenciar quaisquer tentativas de expressão ou manifestação que contradiga esse sistema oferecido como única representação e performance aceitável dos modelos sociais. Esse conjunto de correlações de produção e reprodução de uma determinada visão da realidade como única versão apreensível corresponde a projetos e intenções políticas desenhadas há séculos, impostas por meio de batalhas as quais reverberam ainda no século XXI nas diferentes formas das pessoas se relacionarem entre si. Desta forma, esta pesquisa objetiva elucidar acerca dos contextos em que essas relações se estabeleceram de modo a produzir discursos que justificam o poder imposto em termos de identidade sexual e de gênero, com foco na produção dos discursos sobre a homossexualidade. Em seguida, analisa-se, por meio de jornais com relevância em diferentes períodos histórico-políticos do século XX no Brasil, as transformações ocorridas nessa significação. A pesquisa considera os discursos do texto jornalístico em relação a contextos mais amplos, podendo servir de catalisador ou obstáculo aos discursos de imposição do poder que decidem a significação das existências e a decisão de quem deve deter ou ser impedido de reivindicar o poder de enunciação. - TCCRelatório para realização do documentário de São Paulo a Bogotá: a maior viagem de ônibus do mundoSantos, Gabriel Dos (2018-07)
Centro de Comunicação e Letras (CCL)
Este trabalho apresenta as pesquisas que envolvem o jornalismo de viagem, sua missão e a diferenciação do jornalismo de turismo. Exibe ainda a utilização desse tipo de jornalismo em documentários e como a linguagem característica exprime um diferencial na realização desse produto. Traz informações acerca do tema escolhido, exibindo por meio do jornalismo audiovisual a maior viagem de ônibus do mundo, rota que liga a cidade de São Paulo, capital do estado homônimo, a Bogotá, capital da Colômbia. Ressalta também a importância do jornalismo humanizado para a produção desse produto jornalístico. A fundamentação desse trabalho se concentra em autores conceituados e especialistas em jornalismo de viagem como Allain de Botton, Edvaldo Pereira Lima e Renato Paulino Modernell, além de outros nomes que embasam a pesquisa jornalística como Cremilda Medina e Domício Proença Filho. Pretende responder a seguinte pergunta-problema: Como o documentário pode retratar o jornalismo de viagem na maior viagem de ônibus do mundo? - TCCColaborações do jornalismo para o fortalecimento da gestão esportiva no Brasil: relatório de elaboração para o “Plano de Assessoria ABRAGESP 2018/2019”Nunes, Lana Aparecida Dias (2018-07)
Centro de Comunicação e Letras (CCL)
O seguinte trabalho de conclusão de curso tem como objetivo desenvolver um plano de assessoria de imprensa para a Associação Brasileira de Gestão do Esporte (ABRAGESP). A linha de pesquisa seguiu a análise do cenário esportivo brasileiro e como a entidade se encaixa nele, o diagnóstico e as propostas de ações para o público ligado à associação. As atividades propostas permeiam entre as inovações dentro das redes sociais, o contato próximo entre os associados da entidade e o posicionamento da mesma perante assuntos esportivos decorrentes da sociedade. O tempo vigente para realização do planejamento é de pelo menos dois anos e durante esse período, o objetivo é dar apoio à associação em todos aspectos comunicacionais. - TCCUm estudo sobre a diversidade e elitização no futebol brasileiro para a realização da grande reportagem online “futebol para todos”Capeloci, Lucas Barboza (2018-07)
Centro de Comunicação e Letras (CCL)
Este trabalho de jornalismo embasa a grande reportagem online “Futebol Para Todos: Diversidade e elitização no futebol brasileiro”, que aborda algumas das mazelas existentes na sociedade dentro do esporte, como, machismo, assédio, homofobia, racismo e democratização dos clubes. O futebol é o principal esporte no Brasil que consegue retratar a realidade do país, caracterizando-se como fenômeno sociocultural. Por meio de coletivos, movimentos, pesquisadores, jornalistas, torcedores e demais personagens que vivem o esporte bretão e lutam para combater as adversidades citadas, o site foi dividido nas seguintes páginas: “Para elas”, “Para LGBT”, “Para todos os povos” e “Elitização”, a fim de dar um maior aprofundamento ao tema. - TCCVadios: relatório de pesquisa para desenvolvimento de livro-reportagem-perfil com jornalismo poético na abordagem das diferentes violências a que são submetidos indivíduos violentosSilva, Amanda Sthephanie (2018-07)
Centro de Comunicação e Letras (CCL)
No jornalismo tradicional, o estado de violência divide indivíduos em bons ou maus, bem como na sociedade contemporânea. Este trabalho, no entanto, foge às polaridades ao reconhecer corpos políticos complexos e os contextos em que estão inseridos, identificando violências que se dão por força ou que se dão por privação. Com base nesses tipos de violação, a pesquisa destrincha as condições de violência no ser humano, dados seus contextos sociais, culturais, econômicos, geográficos e raciais, entendendo que violência por força se enconcontra com a violência por privação, culminando num ciclo de inflamação que gera o indivíduo socialmente violento. Nesse sentido, entende-se que não basta associar o corpo social às suas transgressões, conforme as regras da sociedade, mas também avaliar as contravenções que foram naturalizadas num sistema historicamente violento que age mais rígido sobre as parcelas socialmente vulneráveis, as mesmas que se tornam as agressivas. - TCCDentro do lar: minha família e a relação com empregadas domésticasIsern, Laura Hernandez (2018-07)
Centro de Comunicação e Letras (CCL)
O presente trabalho, através do resgate de uma relação passada, pretende provocar no espectador uma reflexão sobre a relação entre patrão e empregado doméstico, algo comum dentro das casas de classes altas no Brasil. O projeto em questão não pretende fornecer qualquer resposta ou conclusão concreta em relação a tão complexo tema. A ideia foi trazer a discussão à tona através de um exemplo real. O produto escolhido para isso é o documentário em vídeo. Com uma proposta de linguagem mais próxima da poética, o trabalho é costurado em torno de uma linha narrativa mais lenta e que dá maior vazão ao momento registrado, diferentemente do que seria uma reportagem tradicional. - TCCUma produção especial: jornal da RecordMioto, Júlio César Ferrador (2018-07)
Centro de Comunicação e Letras (CCL)
O documentário traz uma abordagem jornalística para o processo de produção da série de reportagens especiais transmitidas semanalmente em cinco capítulos no Jornal da Record, na emissora Rede Record de Televisão. O processo, que é contado pelos próprios profissionais que participam dessa construção, mostra a preocupação que se tem com o material, com a escolha dos temas, que não podem se repetir, além da série ser colocada, de maneira proposital, no final do jornal para que o telespectador aguarde até o fim para assistir aos episódios. Neste documentário, o espectador tem a chance de conhecer através deste making-of como essas séries são trabalhosas. Com um caráter informativo, o projeto leva esse conhecimento, que na maior parte do tempo é mostrado através de livros, aos novos estudantes do curso de jornalismo que são apaixonados pelo mundo da televisão e reportagens especiais, conhecidas pela exibição em canais fechados de TVs por assinatura. Seu embasamento teórico traz fortes argumentos e ideais escritos por Bill Nichols, William Bonner, Fernão Pessoa Ramos, entre outros. - TCCA influência do jornalismo internacional: análise da cobertura do reconhecimento de Jerusalém como capital israelenseRibeiro, Rebecca Prates Pinto (2018-07)
Centro de Comunicação e Letras (CCL)
Esta monografia é uma análise da cobertura realizada pelos jornais Folha de S. Paulo e O Estado de S. Paulo sobre a decisão do presidente americano Donald Trump de transferir a embaixada americana de Tel Aviv para Jerusalém. Foi abordada, no primeiro capítulo, a história de Israel desde os primórdios bíblicos, até sua consolidação como Estado reconhecido. No segundo capítulo foram abordados os conceitos de jornalismo internacional e suas características, como os correspondentes e as agências de notícias. No quarto capítulo entramos na metodologia que auxiliou na construção desta análise, a Análise de Conteúdo de Laurence Bardin. E o último capítulo é a análise das matérias selecionadas para este trabalho. Ao todo vinte e quatro matérias e oito capas de jornais submetidas à análise. - TCCDesvendando o candombléBambace, Felipe (2018-07)
Centro de Comunicação e Letras (CCL)
Em condições de prisioneiros de guerra no Brasil durante o período escravocrata, os africanos mantiveram suas convicções religiosas mesmo após a tentativa de doutrinação da Igreja Católica. Estabeleceram conexões e compartilharam conhecimentos, entre eles, de cunho religioso. Essa troca de informações, práticas e culturas cristalizou o surgimento de uma nova crença, em que a fé em diversas divindades alinhada a busca pelo bem-estar energético eram prioridades. Nasce uma religião em meio ao ambiente de desigualdade e intolerância. A formalização do candomblé ao longo dos anos herdou alguns aspectos históricos culturais importantes. Só que com ela, vieram também os estereótipos. Até hoje, candomblecistas sofrem com a intolerância religiosa e lutam diariamente por respeito, reconhecimento, busca por representatividade e direitos na esfera pública. - TCCAs lutas do feminismoLopes, Daniela (2018-07)
Centro de Comunicação e Letras (CCL)
O movimento que luta contra os efeitos do machismo na sociedade e busca a equidade de gênero para mulheres, levando em conta sua classe social e sua cor, é o feminismo. Este Trabalho de Conclusão de Curso, por meio do jornalismo audiovisual e de uma abordagem humanizada, tem por objetivo dar visibilidade às causas que visam a garantia e o reconhecimento dos direitos das mulheres, numa sociedade que ainda carrega os estereótipos de gênero e sofre com o machismo estrutural. Entre as pautas feministas mais urgentes no século XXI, estão a legalização do aborto com o direito de escolha da mulher, a busca pelos mesmos espaços, oportunidades e reconhecimento no mercado de trabalho; o combate à violência doméstica e às demais violências que as mulheres enfrentam; o fim da cultura do estupro e o fim dos assédios, seja qual for. Para dar visibilidade à essas causas, este documentário traz manifestos de mulheres que defendem as causas feministas, suas perspectivas pessoais e profissionais por meio de entrevistas, e depoimentos de mulheres que ocupam espaços e funções diversas na sociedade. O conteúdo foi abordado da maneira mais clara para que qualquer pessoa possa ter acesso e conhecer mais o feminismo. Além de dar visibilidade ao feminismo, este documentário mostra a violência que as mulheres sofrem em todos os âmbitos da vida e busca estimular a reflexão sobre o cenário em que vivemos; apesar de ter leis que amparam as mulheres e da nossa evolução como sociedade, as políticas públicas e iniciativas sociais existentes não são suficientes para diminuir as estatísticas envolvendo violência sexual e feminicídio. Então este trabalho tem o objetivo maior de conscientizar o telespectador para todas as questões que cessam os direitos das mulheres e como o feminismo é capaz de resgatar esses direitos. - TCCOrgulho: histórias sobre o preconceito de gênero, raça e sexualidade no BrasilPaixão, Erika de Cássia Silva Neres da (2018-07)
Centro de Comunicação e Letras (CCL)
Considerando a história da formação do Brasil e fato de que a nação foi a última a abolir a escravidão nas Américas, é notório que o preconceito de cor está profundamente ligado a nossa maneira de se organizar em sociedade e que isso causa sequelas irreparáveis em negros e negras que crescem sob a sombra do racismo. Junto a isso, há de se considerar o machismo que sobrecarrega a trajetória das mulheres e as opressões que jogam gays, lésbicas, bissexuais, travestis e transexuais às margens da sociedade. É neste cenário de desrespeito às individualidades que este trabalho se constrói e propõe-se, por meio de narrativas, relatar de maneira sensível e empática as histórias daqueles que sobrevivem diariamente nessa intersecção de gênero, raça e sexualidade. Com a produção de uma série de podcast de storytelling, feita a partir de entrevistas dos personagens escolhidos como fonte, pretende-se abordar as implicações que essas discriminações exercem sobre a vida de sujeitos que a carregam. A série será composta por quatro episódios e estará hospedada dentro de um site de livre acesso na internet, onde poderá alcançar o maior número possível de pessoas. - TCCUm estudo sobre o Vale do Jequitinhonha para a realização do livro reportagem “nas correntezas do rio Jequitinhonha”Travagin, Isadora (2018-07)
Centro de Comunicação e Letras (CCL)
O livro-reportagem Nas correntezas do Rio Jequitinhonha foi elaborado com o intuito de mostrar a influência do Rio Jequitinhonha na vida da população do Baixo e Médio Jequitinhonha desde antes do “descobrimento” do Brasil até os dias de hoje. O passado e o presente do Vale do Jequitinhonha são retratados por meio do transporte; músicas e artistas locais; economia; religião; cultura indígena e costumes antigos que deixaram de ser uma profissão, mas ainda não foram extintos, como canoeiros e lavadeiras. Todos ligados pelo Rio Jequitinhonha. Dados técnicos como IDH, IBGE e PIB foram levados em conta na hora da análise. O livro procura retratar ao máximo a influência do Rio Jequitinhonha na vida dos habitantes e das cidades que o cercam. - TCCRevista voz: relatório de realização de uma revista especializada em cinema e diversidadeSilva, Matheus Felipe Lima da (2018-07)
Centro de Comunicação e Letras (CCL)
A Revista Voz é uma publicação especializada em cinema e diversidade que produz reportagens, críticas e entrevistas com pessoas que trabalhem com essas duas áreas. Nesta edição, foi desenvolvida reportagens sobre o cinema LGBTQ+, mulheres diretoras e a importância de Viola Davis. Também foram realizadas entrevistas com Alice Riff, diretora de Meu Corpo É Político, e com Keyla Serruya, uma das principais diretoras do cinema Amazonense. Além disso, a publicação também contém críticas dos filmes Corpo Elétrico, Uma Mulher Fantástica, Corra! e Eu Não Sou Um Homem Fácil. Para a realização deste projeto, foi fundamental a pesquisa sobre jornalismo de revista, tendo como base principal os autores Patrícia Ceolin Nascimento, Marília Scalzo e Marcelo Freire; crítica de cinema e diversidade no audiovisual, tendo como base os autores Leonardo Campos, Celso Oliveira, Felipe Severo e Regina Gomes. - TCCA gestão do futebol brasileiro: aspectos extracampo do esporteIzzo, João Pedro (2018-07)
Centro de Comunicação e Letras (CCL)
Este relatório tem como objetivo apresentar o embasamento teórico necessário para o desenvolvimento e construção de uma grande reportagem on-line, organizada em forma de portal. O produto em questão leva ao leitor dez entrevistas, com cinco especialistas e cinco personagens sobre a temática da gestão do futebol brasileiro, isto é, os aspectos extracampos deste esporte. Além disso, há uma estruturação de décadas (1970 a 2010) com os avanços do futebol brasileiro fora das quatro linhas. Desta forma, para a execução da peça, a busca por referências de autores que já tinham trabalhado sobre tais assuntos foi essencial, assim como a evolução da gestão neste esporte no país, a economia do futebol brasileiro e até mesmo a realização de uma grande reportagem on-line. O relato também mostra todo o planejamento feito para a produção do portal, bem como sua execução prático e os resultados finais. No trabalho, o processo de captação de fontes, redação e edição tem seus detalhamentos. Todas as alterações necessárias para a realização do projeto ao longo do período de criação também são representadas. - TCCFesta Literária Internacional de Paraty: discussões sociais contemporâneas no cenário independente. Relatório de elaboração do livro-reportagem: “Esse não é um livro sobre a FLIP”Firmino, Júlia Jorge (2018-07)
Centro de Comunicação e Letras (CCL)
O presente trabalho de conclusão de curso teve como principal objetivo produzir um livro-reportagem sobre conexões existentes na Festa Literária Internacional de Paraty (FLIP). Construído a partir de temas de cunho sociopolítico, são exploradas as relações entre o território e seus moradores, entre a literatura, a poesia e o feminino. O processo de apuração foi dividido em pré-apuração, na qual foram coletadas informações gerais sobre a FLIP, editoras independentes, a autora homenageada Hilda Hilst e sobre tendências contemporâneas da literatura; e apuração in loco, que resultou nas personagens presentes no livro, que se relacionam com os temas pesquisados no processo de pré-apuração, resultando na reportagem “Esse não é um livro sobre a FLIP”. - TCCAs possíveis escritas do jornalismo cultural para o circo contemporâneoGondor, Flavia Barros (2018-07)
Centro de Comunicação e Letras (CCL)
O retrato inconsistente do circo pela imprensa cultural digital e impressa tem suas razões verificadas tanto pela falta de familiaridade de jornalistas com a linguagem circense quanto pelas circunstâncias atuais do próprio ofício, o qual é permeado pelas dinâmicas de mercadoria e pela ampliação das plataformas midiáticas e de público. Nesse ínterim lógico, a apreciação crítica dos espetáculos contemporâneos desvela uma escrita marcada pela confusão de conceitos basilares do circo, tais como “tradição”, “picadeiro” e “novo-circo”, bem como, a anulação do “circo” como uma categoria suis generis dentre as apresentações vivas. Para trabalhar a referida problemática, a investigação emprega o revezamento entre teorias comunicacionais e de cultura, a avaliação prática da cobertura jornalística e o envolvimento empírico da autora com o mundo circense para sugerir escritas mais assertivas sobre o circo. - TCCRepresentatividade feminina nas histórias em quadrinhosRuiz, Luiza Trindade (2018-07)
Centro de Comunicação e Letras (CCL)
A representatividade feminina é abordada em diversas esferas da sociedade, e a luta da mulher para estar presente em todos os lugares é diária. No meio nerd/geek ainda existe uma barreira grande para as mulheres, tanto como representações do feminino, na maioria das vezes objetificadas em HQs, quanto em representatividade dentro das editoras de quadrinhos. O objetivo dessa matéria hipermídia é entender o contexto que levou as mulheres a serem representadas como são nas histórias, o porquê da dificuldade de entrar nesse mercado, e qual a opinião das quadrinistas e consumidoras desses produtos, tomando como base os trabalhos de Selma Regina Oliveira, Dan Mazur e Alexander Danner, escritores que colocaram a história dos quadrinhos em obras literárias, Jay e Patty Baker, documentaristas, além de Marshall McLuhan e Steven Johnson, estudiosos da mídia que colaboraram para a construção do jornalismo online. - TCCA influência de Frida Kahlo na moda atualMarques, Letícia Nascimento (2018-07)
Centro de Comunicação e Letras (CCL)
Este trabalho tem como principal objetivo mostrar a importância de Frida Kahlo nos dias atuais. A famosa pintora mexicana, além de deixar grande legado para a arte e cultura mexicana com seus quadros únicos e exuberantes, trouxe com sua personalidade um estilo de vida que é seguido por muitas mulheres nos dias atuais. Sua forma de encarar sua complicada vida e também de enfrentar os pesados preconceitos da época em que viveu, viraram referência e até hoje são elogiados. Contrariou os costumes de sua época a partir de suas vestimentas, acessórios, sexualidade e principalmente pela forma de lidava com os seus significativos problemas pessoais. Kahlo, além de ser diferenciada, sofreu muito em sua vida com doenças e também com um acidente que quase a matou quando era jovem. Devido à essas circunstâncias, ela foi submetida a diversos tratamentos pesados que dificultaram sua locomoção, assim deixando-a de cama por muito tempo. Por conta desses acidentes de sua vida, Frida incorporou em seu dia a dia uma forma de esconder suas imperfeições criando uma moda única e própria. Com uma mistura da cultura mexicana, européia e americana, ela adaptou seu estilo e se transformou em uma grande referência na moda atual. Os vestidos, saias e até mesmo ternos usados por ela, passaram a ser uma linguagem pessoal da artista. Atualmente, grandes marcas internacionais e nacionais, como Givenchy e Cavalera, realizam desfiles inspirados na artista.