Gestão de Projetos - Monografia - EE Higienópolis
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- MonografiaUm estudo sobre as melhores práticas de gestão de projetos nas organizações : uma comparação entre as metodologias tradicional e ágilKamimura, Camila Gomes (2009)Este estudo aborda a importância das metodologias de Gestão de Projetos utilizadas nas corporações do segmento de Tecnologia da Informação como instrumento para obtenção de inovação e diferenciação frente ao mercado competitivo. Analisa a Gestão de Projetos Tradicional e a Gestão Ágil de Projetos com olhar crítico, a fim de identificar vantagens e deficiências de cada método. Verifica as práticas mais comuns adotadas pelas empresas de TI e contextualiza a aplicação dos métodos, com o intuito de maximizar as taxas de sucesso em projetos deste segmento.
- MonografiaCultura organizacional na gestão de pessoasUchida, Adriana Yukari (2009)A cultura se faz presente no dia-a-dia, e no ambiente de trabalho é cada vez maior a interação com pessoas de diferentes culturas, principalmente pela globalização e constantes processos de fusão e compra de empresas. Com isso, torna-se cada vez mais importante considerar este fator cultural na tomada de decisões de como conduzir as pessoas nos projetos. Por isso, nesta monografia, serão apresentados fatos que enfatizam e sustentam a importância da análise do fator cultural na gestão de pessoas nas organizações.
- MonografiaAcessibilidade em instituições financeiras : direitos conquistadosStorm, Alessandra Baur (2009)A comunidade portadora de necessidades especiais e/ou mobilidade reduzida possui requisitos diferenciados de acesso aos produtos e serviços bancários, pois as limitações físicas ou de comunicação, restringem a interação desses indivíduos pelos meios convencionais de relacionamento. Integrar o cliente, oferecendo conveniência, disponibilidade e portabilidade com segurança em transações financeiras deve ser o objetivo a ser perseguido pelas instituições financeiras. No Brasil, apesar da ampla legislação sobre a inclusão de pessoas com deficiência na sociedade, há lacunas à efetividade destas leis no dia a dia. As organizações devem propor melhorias na oferta de produtos e serviços à sociedade que, mesmo não previstas em lei, ofereçam acessibilidade aos indivíduos portadores de qualquer deficiência, exercendo a verdadeira Responsabilidade Social. Neste cenário, a tecnologia deve buscar formas de dar apoio aos grupos de pessoas, para que cada papel possa ser desempenhado com eficiência, rapidez, conforto e segurança. Compondo eixo econômico importante, os bancos podem contribuir no atendimento de necessidades de grupos específicos, conciliado às suas estratégias organizacionais.
- MonografiaCompetência gerencial : liderança e motivaçãoCosta, Gilberto Soares (2011)Nesse presente trabalho, destacam-se aspectos relacionados ao tema liderança, desde os seus primeiros estudos até as propostas mais modernas, em um ambiente de mudanças. Para tanto, procurou-se junto à literatura especializada, os autores mais ressaltantes e suas contribuições, referentes ao assunto. Encontrou-se uma ampla bibliografia, e um grande espaço é dedicado à sua discussão. Com embasamento nas teorias de liderança, reuniram-se as características dos líderes e suas competências gerenciais permitindo o levantamento da primeira relação das categorias de liderança. Assim, pode-se entender que o desenvolvimento das categorias que compõem o líder apontando que o mesmo necessita passar primeiro por uma procura individual de autoconhecimento que leve a um questionamento profundo do sentido da vida de cada pessoa, visando desta forma criar subsídios que venham a motivar seus colaboradores.
- MonografiaGestão de escopo e tempo : projetos de arquiteturaSegnini, Mariana (2011)O objetivo deste estudo é mostrar como a gestão de escopo e tempo em projetos de arquitetura e na construção civil é de grande valia e melhoria para a área. O método se baseia na análise explorativa e informativa através de bases secundárias (referências bibliográficas). O trabalho abrange os conceitos de projeto, coordenação, gestão, além de mostrar a tentativa do uso da gestão e coordenação de projetos em dois exemplos. Foram escolhidos para isso o projeto de execução da obra do projeto Edificio Selective Morumbi e o Monumento Inaugural do trecho sul do rodoanel Mário Covas, ambos na cidade de São Paulo. Depois de analisado, foi mostrado os pontos positivos e negativos da sua coordenação. Assim é compreendido conceitos de gestão de projetos, os parâmetros para a coordenação de projetos e verificado exemplos da sua aplicação.
- MonografiaGestão do conhecimento como diferencial competitivo em projetosGóes, Andressa Vizigalli Menezes de (2011)Ao longo do tempo o conhecimento foi se tornando o principal diferencial dos negócios e das organizações. As organizações precisaram aprender a trabalhar com o conhecimento, com o profissional do conhecimento e com suas necessidades como estratégia de ganho de competitividade. O aumento da importância do conhecimento dentro das empresas acabou por influenciar o formato de trabalho das organizações com o objetivo de se otimizar os benefícios advindos de uma gestão deste conhecimento. Para reagir às rápidas mudanças do mercado, flexibilizou-se as rígidas estruturas hierárquicas das empresas e organizou-se uma forma de trabalho diferenciada, conjugando equipes específicas, com objetivos concretos regidos por prazos e custos determinados que receberam o nome de equipes de projeto. Como formato de trabalho, os projetos tornaram-se meios de se atingir demandas estratégicas específicas das organizações que não poderiam ser alcançadas apenas por meio das operações normais do negócio. O conhecimento gerado dentro das equipes de projetos, através da interação entre pessoas de diferentes áreas da empresa, é muito superior ao conhecimento individual de cada funcionário, colaborando para o crescimento do conhecimento total da empresa e sua competitividade no mercado. O objetivo deste estudo é demonstrar como a gestão do conhecimento pode proporcionar uma vantagem competitiva para os projetos e para as empresas.
- MonografiaGestão de qualidade na saúdeSakoda, Thomas Jun (2011)Gestão de Qualidade é um tema que vem se destacando cada vez mais na área da Saúde. Eficiência, melhoria no processo, planejamento, controle, dentre outros assuntos que estão em destaques nas instituições de saúde, pois através desses, está o sucesso da instituição. O objetivo principal dessas instituições de saúde é o atendimento ao paciente, mas o fato é que esse atendimento deve ser feito com qualidade, sem erros nos processos e eficiências nos resultados, já que um erro em uma determinada etapa pode ser fatal no atendimento ao paciente. Atualmente, nota-se que hospitais que tem foco na qualidade são hospitais visados pelas operadoras de saúde e pelos seus pacientes, fazendo com que os hospitais busquem cada vez mais a qualidade nos seus serviços, também como forma do diferencial no mercado. Serão destacadas nesse trabalho, as definições da Gestão de Qualidade e as ferramentas utilizadas para o alcance dessa qualidade, ferramentas de qualidade que são utilizadas em outras áreas e que foram inseridas na área de Saúde garantindo resultados positivos. Além disso, serão apresentadas as formas de avaliação que as instituições de saúde estão buscando para garantir a qualidade em seus serviços. Finalmente, será apresentado um estudo de caso de como uma instituição de Saúde da rede privada na cidade de São Paulo, está implantando a Gestão de Qualidade, além de serem apresentadas as conclusões do trabalho, mostrando a importância que essas instituições estão dando para a Gestão de Qualidade na Saúde.
- MonografiaA importância da comunicação estratégica para o sucesso financeiro de um projetoForeste, Deise Ferro (2011)A metodologia empregada para a concepção deste trabalho baseou-se em ampla pesquisa bibliográfica. A pesquisa foi conduzida por meio de consultas em livros da área, sites da internet, com o propósito de obter, por meio destas fontes, o maior número possível de dados e informações que possibilitassem o agrupamento de idéias. O estudo descreve a importância do acompanhamento do projeto desde a fase inicial e evidencia a necessidade de que a comunicação seja clara, transparente, controlada e monitorada constantemente, de tal forma que o gerente de projeto conquiste os resultados esperados e atenda às expectativas entre todas as partes envolvidas: patrocinador, stakeholder, fornecedores (internos e externos). Para fazer frente a esses desafios é necessário o entendimento claro dos fatores de sucesso na gestão de projetos e o uso efetivo das habilidades no planejamento das comunicações, exigidos para nortear os stakeholders a trabalharem juntos, a fim de alcançarem os objetivos Mesmo com as recentes revoluções tecnológicas e da informação na gestão de projetos, as pessoas continuam sendo o termômetro determinante do sucesso ou do fracasso de um projeto, pois são elas que determinam os objetivos, organização, planejamento, direcionamento, coordenação e monitoração das atividades dos projetos. A gestão da comunicação é um assunto hoje amplamente discutido, devido à importância das pessoas para o sucesso das empresas. Entender os fatores humanos que determinam o sucesso do projeto requer pesquisa e experiência específicas para o ambiente de projeto.
- MonografiaGestão de qualidade : atendimento ao cliente em rede bancáriaKimura, Klaus Keiti (2011)Este estudo visa contribuir para a discussão sobre como a qualidade nos bancos beneficia a excelência no atendimento ao cliente. Nos dias atuais a preocupação com a qualidade é muita grande para os administradores das instituições bancárias. A insatisfação com o serviço oferecido pelos bancos pode ocorrer pela falta de comprometimento com seus clientes, e desse modo os clientes podem procurar por outra empresa que lida com as pessoas de um modo que todas as suas solicitações sejam solucionadas com dedicação, cuidado, respeito e confiança. É notável que as instituições bancárias que investem na melhoria em métodos de relacionamento com os clientes, acabam conquistando a credibilidade, lealdade e confiança por parte deles. As instituições tentam duramente ressaltar os fatores que justificam a aplicação de práticas no atendimento ao cliente para melhorar os seus serviços. O conteúdo usado neste trabalho permitirá o leitor visualizar os benefícios dessas práticas quando forem aplicadas dentro da empresa para desenvolver um bom relacionamento com os clientes. Este trabalho conscientizará as pessoas que agir neste quesito pode ser uma das principais ferramentas para atingir o sucesso de qualquer negócio e a excelência no atendimento ao cliente.
- MonografiaElementos da boa comunicação a serem aplicados em um canteiro de obrasGrecco, Fabiana dos Santos (2011)Nesta monografia é abordada a falta de comunicação que existe dentro de um canteiro de obras, mostrando que podemos mudar este quadro fazendo com que os líderes se conscientizem de que as mudanças ocorrem de cima para baixo e que faz parte da nossa obrigação cada vez mais deixar as informações claras, objetivas e circulando de uma maneira que todos tenham acesso ao conteúdo do que ocorre dentro de um canteiro de obras, cujo cenário é bastante dinâmico e que constantemente recebe informações importantes para o andamento da obra, e por falta de uma comunicação eficiente, na maioria dos casos os erros em obra acontecem de uma maneira simples e que muitas vezes ocasiona aumento do custo e do cronograma do empreendimento. Abordando este assunto de uma forma simples e clara, propondo-se mudanças simples que podem auxiliar o processo de comunicação, como, por exemplo, manter na obra murais com as plantas, indicando o desenvolvimento da obra e suas mudanças, estes murais devem estar diariamente atualizados, pois será a chave da informação que chegará aos patamares inferiores e que auxiliará no entendimento a nas tomadas de decisões. Esta monografia se baseia nos princípios do Gerenciamento das Comunicações, baseadas no Guia PMBOK1, capítulo 10, enfatizando as boas práticas usadas na comunicação. Todo o estudo aqui apresentado está embasado no método de pesquisa teórica, as principais colocações sobre o assunto serão acompanhadas de citações que irão comprovar o desenvolvimento de toda a monografia.
- MonografiaO ciclo PDCA como técnica para implantação de uma pesquisa de clima organizacional na Fundação Instituto de Administração (FIA) : um estudo sobre gestão de pessoasBraulino, Caroline de Fatima (2011)O trabalho aborda o estudo da gestão de pessoas e do comportamento organizacional, com foco nas necessidades do colaborador, a fim de identificar fatores relevantes para a implantação de uma pesquisa de clima organizacional na Fundação Instituto de Administração (FIA). A pesquisa será criada com o auxílio de uma ferramenta de gestão de qualidade criada por Walter A. Shewart, modificada e disseminada por William Edward Deming, o Ciclo PDCA (Plan-Do-Check- Act). O objetivo do trabalho condiz em identificar os principais pontos da gestão de pessoas e entender o comportamento e o clima organizacional de uma organização para enriquecer o estudo de caso sobre a atual situação de uma instituição de ensino. Ao obter informações sobre a estrutura e a estratégia de desenvolvimento da Fundação, por meio de entrevista e análise do ambiente, um modelo de pesquisa de clima organizacional será desenvolvido com base em elementos que são considerados essenciais para aperfeiçoamento e evolução da organização, a fim de reconhecer e executar mudanças necessárias para o sucesso do negócio e satisfação do quadro colaborativo.
- MonografiaGerenciamento de escopo em projeto : tecnologia de informaçãoRuiz, Carlos Antonio (2011)Este trabalho objetiva mostrar a importância do envolvimento do profissional de TI na gestão empresarial, exercendo de forma eficaz a governança da tecnologia da informação. Demonstrar por meio de referencial teórico o conceito de gestão estratégica organizacional. Mostrar o conceito de TI e suas características e evolução. Analisar os fatores organizacionais e quais conseqüências traz o processo de implantação de sistemas de tecnologia da informação, e mostrar ainda como a tecnologia da informação pode reduzir a dependência da organização sobre habilidade e motivação dos indivíduos em certos cargos ou aumentar a necessidade de empregados internamente motivados e altamente competentes. O trabalho foi desenvolvido a partir da utilização de pesquisa bibliográfica, livros específicos sobre Tecnologia da Informação, gestão estratégica, entre outros pertinentes ao tema. O presente trabalho é um estudo exploratório, que pretende mostrar como as empresas se comportam diante do novo cenário, onde a tecnologia da informação se tornou um fator relevante na competitividade empresarial.
- MonografiaO desafio de uma liderança eficazRodrigues, Eliane Lima (2011)Liderança é um assunto muito amplo para a qual existem diversas teorias e explicações. Descobrir como a liderança influência no ambiente de trabalho e como líderes e liderados são responsáveis pela produtividade de uma empresa é um desafio a ser alcançado, assim como entender as diversas formas de liderar e os diversos tipos de líderes, por isso, nesse estudo são mostradas algumas características para uma liderança eficaz, alguns estilos de liderança e como cada estilo afeta a sua gestão e a rotina de sua equipe. O estudo mostra ainda como a influência do líder é recebida e como um líder influente pode conquistar o poder sem o uso de força ou coação. As práticas necessárias para uma liderança eficaz também são abordadas, verificando como o ambiente de trabalho afeta a liderança e como as ações do líder afetam toda uma organização, mostra como os líderes influenciam no comportamento e na produtividade de seus liderados e com isso afetam diretamente os resultados das empresas.
- MonografiaGerenciamento de riscos como fator de sucesso em projetos de TICortez, Gabriel Tadeu (2011)Esta pesquisa busca apresentar a importância da gerência de riscos em projetos de TI, abordando a definição, identificação, classificação, resposta e monitoramento dos riscos, apresentando também os motivos mais comuns para projetos de TI não atingirem os objetivos propostos inicialmente. Serão mostradas ainda as ferramentas e técnicas sugeridas pelo PMBOK que podem ser utilizadas para a identificação dos riscos do projeto. Por fim será apresentado o modelo genérico e aplicável em quase todos os projetos sugerido pelo PMBOK para a gestão de riscos de um projeto. A apresentação do tema será feita utilizando a revisão bibliográfica de alguns autores de obras sobre gerenciamento de projetos e riscos. O trabalho está divido em quatro seções: a primeira apresenta as definições básicas de projetos e riscos, a segunda seção identifica os principais motivos para os projetos de tecnologia de informação falhar nos seus objetivos, a terceira seção mostrará as principais técnicas propostas pelo PMBOK para a identificação e análise dos riscos, a quarta seção mostrará o modelo proposto pelo PMBOK para o gerenciamento de riscos do projeto. A apresentação destes itens busca apontar como é de fundamental importância para o sucesso de um projeto de tecnologia da informação a correta gestão de riscos.
- MonografiaGestão de pessoas no ambiente de projetos : enfoque no treinamento e desenvolvimento de pessoas na organizaçãoSá, Cilene Donato (2011)O treinamento e desenvolvimento de pessoas permite a exaltação dos conhecimentos e habilidades de cada pessoa individualmente, a abertura de um grande leque de possibilidades ao se identificar habilidades correspondentes às áreas de trabalho necessárias. A especialização e qualidade do serviço aumentam consideravelmente, e o valor agregado de toda a organização é elevado, com isto consequentemente seu poder de competitividade aumenta garantindo assim, a conquista de mais espaço no mercado e a fidelização de clientes. A boa execução de um projeto e sua concretização de acordo com o cronograma definido demanda uma alta especialização de todos os envolvidos, e isto é possível através de um programa de treinamento e desenvolvimento dos funcionários, porém, é necessário que este programa seja executado por profissionais da área de Gestão de Pessoas, familiarizados com este processo e cientes das metas a serem alcançadas. Este estudo foi realizado para possibilitar o conhecimento de treinamento e desenvolvimento de pessoas não só para gestores da área de Gestão de Projetos, mas qualquer área que envolva pessoas, fornecendo uma ferramenta que agrega valor á toda organização capacitando profissionais para o melhor desempenho de suas funções.
- MonografiaGestãο de escοpο na área de Engenharia Civil : estudο de casο viabilidade técnica e ecοnômica da estaca tipο StraussMelissοpοulοs, Marcοs (2011)Ο οbjetivο desse trabalhο é explοrar ο tema gerenciamentο de escopo em prοjetοs na área de construção civil tendo como foco o processo de execução pois o mesmo é totalmente artesanal e um bom resultado depende de um operador de equipamento experiente e sempre se faz necessário o acompanhamento da execução das estacas por um engenheiro de fundação experiente, com conhecimento em gestão de projetos. Esta pesquisa tem como proposta chegar a algumas conclusões quanto ao comportamento das estacas tipo Strauss. Pretende ainda mostrar que a estaca tipo Strauss é descriminada já algum tempo devido à falta de controle no processo executivo e a baixa qualidade de mão de obra envolvida. A estaca tipo strauss deixou de ser, de certa forma, indicada por especialistas em fundações e executada ainda em obras de grande porte, devido à falta de controle na execução e a baixa qualidade de mão de obra envolvida, porém vale ressaltar que em questões de custos, sua utilização é bastante atrativa e traz bons resultados quando o projeto é bem executado. Este trabalho também ainda abordou a questão da gestão de escopo em projetos quanto à utilização de estacas strauss mostrando sua viabilidade técnica em pequenas e médias obras, sendo essas as mais propícias para este tipo estaqueamento
- MonografiaA importância da qualidade no gerenciamento de projetosRodrigues, Marta Angélica (2011)O cenário atual do mercado está bastante competitivo, isso fez com que as organizações em geral buscassem diferenciais competitivos. A qualidade de produtos e serviços tem papel importante nesse cenário, e as organizações sabem disso, por esse motivo têm se preocupado em investir em ações de melhoria de processos executados na empresa ou em produtos e serviços fornecidos em busca de maior qualidade, porém muitas dessas ações não seriam necessárias se as empresas possuíssem uma gestão de projetos com foco em qualidade mais eficientes. Esse estudo visa, por meio de pesquisa bibliográfica e estudo de caso, elucidar a importância de se ter um processo de gestão continua da qualidade nas instituições financeiras, durante a execução de projetos de forma a aumentar sua eficiência e reduzir os impactos negativos causado pelas falhas. Sua finalidade é explorar a efeito do gerenciamento de qualidade moderno nas instituições financeiras com foco na satisfação do cliente, melhoria contínua e prevenção evitando assim retrabalho, custos adicionais e impacto no cliente.
- MonografiaInvestimento no capital humano como vantagem competitivaNicoletti, Adriana (2012)Aborda-se a evolução histórica da educação e educação corporativa, para melhor compreensão do modelo atual. Relata-se a evolução dos modelos de administração e a atual dinâmica nas organizações modernas. Apresenta-se um debate referente aos ativos intangíveis e seu ganho de destaque em relação aos tradicionais ativos tangíveis. Verifica-se a crescente importância para as organizações da inovação no mundo globalizado, de forma a garantir o alcance a novos mercados e a perpetuação nos já conquistados. Discute-se a forma como as empresas aprendem, e como esse aprendizado pode ser utilizado de forma a desenvolver uma cultura organizacional que atenda às estratégias do negócio. Dialoga sobre a forma como as organizações realizam a gestão de conhecimento. Analisa-se a importância do uso de novas tecnologias para o desenvolvimento de organizações comprometidas com o desenvolvimento de seus colaboradores. Faz-se considerações sobre a importância das lideranças para a criação de organizações pensantes e que estão voltadas para a inovação e conhecimento. Expõem-se cases de sucesso na implantação de sistemas de educação na corporação. Utiliza-se como bibliografia autores especialistas no tema entre os quais Jeanne C Meister, Marisa Eboli e Maria Tereza Leme Fleury.
- MonografiaGerenciamento das comunicações do projeto utilizando a ferramenta de colaboração Microsoft SharepointOliveira, Marcelo Rodrigues Bolló (2012)O Microsoft Sharepoint é uma ferramenta com diversas funcionalidades, podendo ser classificado como uma ferramenta colaborativa acessível a partir de um web site. Este trabalho procurou mostrar através do estudo de caso de uma empresa brasileira de desenvolvimento de softwares para indústria gráfica a utilização do Microsoft Sharepoint no gerenciamento das comunicações do projeto segundo o Guia PMBOK. Fizemos uma breve descrição dos conceitos de projeto e pessoas envolvidas, utilizando exemplos para facilitar a compreensão; em seguida abordamos o conceito de ciclo de vida do projeto juntamente com suas fases, fornecendo subsídios para abordamos o gerenciamento de projetos segundo o Guia PMBOK, com os processos e áreas do conhecimento fornecidos por ele. Abordamos a figura do gerente de projetos com suas características e aptidões, onde considerando uma das aptidões, demonstramos como as organizações avaliam os gerentes de projeto e as comunicações juntamente com as barreiras que os envolvem. Ainda conceituamos o gerenciamento das comunicações do projeto segundo o Guia PMBOK, com os processos, ferramentas e técnicas sugeridas; o processo de colaboração e as ferramentas colaborativas, destacando a ferramenta Microsoft Sharepoint com suas funcionalidades e requisitos. Por fim, apresentamos o estudo de caso da empresa Núcleo Loguin, que utiliza a ferramenta colaborativa Microsoft Sharepoint para o gerenciamento das comunicações do projeto segundo do Guia PMBOK em seus projetos. Assim, procuramos mostrar ao longo deste trabalho que o Microsoft Sharepoint pode ser utilizado como uma ferramenta para auxiliar gerentes de projetos no gerenciamento das comunicações do projeto.
- MonografiaCustos em projetos de TI : como estimar, determinar e controlar custos para projetos de softwaresMarin, Leandro Ap. Papai (2012)Conforme publicação feita pela Harvad Business Review, (HAZRATI, 2011), os projetos de TI têm passado do orçamento estimado em cerca de 200% e tiveram atrasos de 70% dos projetos. Os resultados mostram que os projetos de TI são muitos mais arriscados do que se imagina e custam muito caro para as organizações e que podem até acabar com a saúde financeira das empresas. Este trabalho foi realizado com o intuito de mostrar as principais técnicas de estimativas e métrica de um projeto de TI. As diferentes formas de tratar cada peculiaridade de um projeto de TI podem fazer adotar diferentes formas de estimativas e métricas. Com uma estimativa mais assertiva o gerente de projeto terá um orçamento mais enxuto e a organizações terão uma visão mais claro de quanto o projeto terá de gasto e conseguindo implementar o produto ou serviço final. Também são abordadas as principais técnicas e ferramentas utilizadas para estimativa de projeto de TI como COCOMO II e Pontos por função e além de abordar o controle de custo durante do projeto usando o Valor Agregado.