Gestão de Projetos - Monografia - EE Higienópolis
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- MonografiaAcessibilidade em instituições financeiras : direitos conquistadosStorm, Alessandra Baur (2009)A comunidade portadora de necessidades especiais e/ou mobilidade reduzida possui requisitos diferenciados de acesso aos produtos e serviços bancários, pois as limitações físicas ou de comunicação, restringem a interação desses indivíduos pelos meios convencionais de relacionamento. Integrar o cliente, oferecendo conveniência, disponibilidade e portabilidade com segurança em transações financeiras deve ser o objetivo a ser perseguido pelas instituições financeiras. No Brasil, apesar da ampla legislação sobre a inclusão de pessoas com deficiência na sociedade, há lacunas à efetividade destas leis no dia a dia. As organizações devem propor melhorias na oferta de produtos e serviços à sociedade que, mesmo não previstas em lei, ofereçam acessibilidade aos indivíduos portadores de qualquer deficiência, exercendo a verdadeira Responsabilidade Social. Neste cenário, a tecnologia deve buscar formas de dar apoio aos grupos de pessoas, para que cada papel possa ser desempenhado com eficiência, rapidez, conforto e segurança. Compondo eixo econômico importante, os bancos podem contribuir no atendimento de necessidades de grupos específicos, conciliado às suas estratégias organizacionais.
- MonografiaAplicação prática da gestão de projetos em empresas de serviçosPassos, Cristiane Filatte Ruiz Martins (2013)O presente estudo teve como objetivo analisar como as empresas de serviços estão se adequando a gestão de projetos para se tornarem cada vez mais competitivas, explicitando assim que a implantação de gestão de projetos também agrega valor ao processo de trabalho das empresas deste setor. Para isto, o referencial teórico utilizado foi Kerzner e o PMI (Project Management Institute), com levantamento bibliográfico das características e benefícios do modelo de gerenciamento por projetos, as práticas recomendadas pelo Guia PMBOK, identificando os fatores organizacionais que articulam o alinhamento entre o gerenciamento de projetos e a gestão estratégica, verificação de como os processos de gerenciamento de projetos estão ajudando as empresas a se tornarem competitivas bem como efetuada a avaliação de como a implantação de gestão de projetos em empresas de serviços agrega valor ao processo de trabalho de empresas deste setor.
- MonografiaA arte e a ciência da liderança dentro do gerenciamento de projetosCamões, Joyce Tavares Bresnik (2012)Saber liderar é uma das principais habilidades que um gerente de projetos precisa possuir. A liderança tem sido dentro do processo de Gerenciamento de Projetos, um atributo de valor inestimável, por estar sendo considerado como um dos principais fatores de sucesso no desenvolvimento de um projeto. Sendo assim, um profissional quando alocado nesta posição dentro de um projeto, deverá aperfeiçoar algumas habilidades e desenvolver outras novas, tornando-se assim, um líder efetivo, capaz de desenvolver práticas motivacionais junto aos membros de sua equipe durante todo o processo de desenvolvimento de um projeto, para que esse possa alcançar o seu objetivo inicial e consequentemente ser considerado um projeto de sucesso.
- MonografiaO ciclo PDCA como técnica para implantação de uma pesquisa de clima organizacional na Fundação Instituto de Administração (FIA) : um estudo sobre gestão de pessoasBraulino, Caroline de Fatima (2011)O trabalho aborda o estudo da gestão de pessoas e do comportamento organizacional, com foco nas necessidades do colaborador, a fim de identificar fatores relevantes para a implantação de uma pesquisa de clima organizacional na Fundação Instituto de Administração (FIA). A pesquisa será criada com o auxílio de uma ferramenta de gestão de qualidade criada por Walter A. Shewart, modificada e disseminada por William Edward Deming, o Ciclo PDCA (Plan-Do-Check- Act). O objetivo do trabalho condiz em identificar os principais pontos da gestão de pessoas e entender o comportamento e o clima organizacional de uma organização para enriquecer o estudo de caso sobre a atual situação de uma instituição de ensino. Ao obter informações sobre a estrutura e a estratégia de desenvolvimento da Fundação, por meio de entrevista e análise do ambiente, um modelo de pesquisa de clima organizacional será desenvolvido com base em elementos que são considerados essenciais para aperfeiçoamento e evolução da organização, a fim de reconhecer e executar mudanças necessárias para o sucesso do negócio e satisfação do quadro colaborativo.
- MonografiaComo gerir a geração YCunha, Lilian Paiva Pereira da (2013)O objetivo deste estudo é abordar a gestão de pessoas com ênfase na geração Y, discutindo o impacto desta geração no ambiente de trabalho. O estudo foi baseado em uma revisão de literatura sobre o tema. O ingresso da geração Y no mercado de trabalho tornou o ambiente de trabalho mais dinâmico, em termos de comunicação e uso das tecnologias, sobretudo, de redes sociais. Para receber os jovens da geração Y e, posteriormente, os jovens da geração Z as empresas devem investir em tecnologia de ponta; melhoria dos processos de comunicação empresarial; gestão do conhecimento; gestão de talentos; motivação dos funcionários; e transição de carreiras como uma nova forma de gestão de pessoas para a geração Y. Concluiu-se que a gestão da geração Y deve ser dinâmica, voltada para a motivação dos funcionários, baseada em estratégias voltadas para as perspectivas da cultura organizacional; para as perspectivas dos trabalhadores; e para as perspectivas de liderança no ambiente organizacional. A empresa também deve manter um plano de transição de carreiras, para que o jovem da geração Y reconheça o compromisso da empresa para com seus funcionários.
- MonografiaComo o comportamento humano e as diferenças culturais impactam no sucesso dos projetos das organizações após estas sofrerem os processos de fusão ou aquisiçãoAlmeida, Ricardo Costa de (2012)Este trabalho tem por meio de rico referencial teórico, o objetivo identificar o melhor formato de gestão tanto pelas organizações quanto por seus representantes em situações de fusão ou aquisição. Avaliar como os conflitos culturais, fatores de motivação humana, comunicação e gestão de pessoas interferem diretamente no rendimento de seus funcionários no ambiente de projetos. Além disto, analisar as melhores estratégias visando à orientação das pessoas para a alta performance através da análise comportamental, valorização do capital intelectual, liderança e aplicação das áreas da gestão do conhecimento e gestão de mudanças. Por meio desta pesquisa permitiu-se concluir que a combinação de todos os elementos até então citados juntamente com própria motivação e colaboração dos indivíduos permite que o ambiente organizacional possa ser mais bem modelado e desta forma fazer com que as equipes se tornem mais eficientes no desenvolvimento dos seus projetos.
- MonografiaCompetência gerencial : liderança e motivaçãoCosta, Gilberto Soares (2011)Nesse presente trabalho, destacam-se aspectos relacionados ao tema liderança, desde os seus primeiros estudos até as propostas mais modernas, em um ambiente de mudanças. Para tanto, procurou-se junto à literatura especializada, os autores mais ressaltantes e suas contribuições, referentes ao assunto. Encontrou-se uma ampla bibliografia, e um grande espaço é dedicado à sua discussão. Com embasamento nas teorias de liderança, reuniram-se as características dos líderes e suas competências gerenciais permitindo o levantamento da primeira relação das categorias de liderança. Assim, pode-se entender que o desenvolvimento das categorias que compõem o líder apontando que o mesmo necessita passar primeiro por uma procura individual de autoconhecimento que leve a um questionamento profundo do sentido da vida de cada pessoa, visando desta forma criar subsídios que venham a motivar seus colaboradores.
- MonografiaO conhecimento do não verbal do oponente na negociação : uma vantagem competitiva para os gerentes de projetoPaixão, Henrique Calheiro da (2012)O Conhecimento do Não-Verbal na negociação é uma poderosa arma, para os Gestores de Projetos. A todo instante, estes são obrigados e entrarem nas mais variadas formas e tipos de negociação. Seja na busca por recursos, um cronograma apertado, ou ainda uma súbita mudança no Escopo do Projeto. Sendo assim, saber como reagir, poder prever o comportamento do oponente, saber como e de que forma negociar, torna-se uma poderosa arma nesta atividade em que grande parte do tempo é preciso negociar de uma maneira efetiva, com uma comunicação simples, clara e objetiva. O presente estudo foi realizado através de pesquisa teórica, realizada nas áreas de: Negociação, Comunicação, Vantagem Competitiva, a Linguagem Não Verbal e Gerenciamento de Projetos.
- MonografiaCultura organizacional na gestão de pessoasUchida, Adriana Yukari (2009)A cultura se faz presente no dia-a-dia, e no ambiente de trabalho é cada vez maior a interação com pessoas de diferentes culturas, principalmente pela globalização e constantes processos de fusão e compra de empresas. Com isso, torna-se cada vez mais importante considerar este fator cultural na tomada de decisões de como conduzir as pessoas nos projetos. Por isso, nesta monografia, serão apresentados fatos que enfatizam e sustentam a importância da análise do fator cultural na gestão de pessoas nas organizações.
- MonografiaCustos em projetos de TI : como estimar, determinar e controlar custos para projetos de softwaresMarin, Leandro Ap. Papai (2012)Conforme publicação feita pela Harvad Business Review, (HAZRATI, 2011), os projetos de TI têm passado do orçamento estimado em cerca de 200% e tiveram atrasos de 70% dos projetos. Os resultados mostram que os projetos de TI são muitos mais arriscados do que se imagina e custam muito caro para as organizações e que podem até acabar com a saúde financeira das empresas. Este trabalho foi realizado com o intuito de mostrar as principais técnicas de estimativas e métrica de um projeto de TI. As diferentes formas de tratar cada peculiaridade de um projeto de TI podem fazer adotar diferentes formas de estimativas e métricas. Com uma estimativa mais assertiva o gerente de projeto terá um orçamento mais enxuto e a organizações terão uma visão mais claro de quanto o projeto terá de gasto e conseguindo implementar o produto ou serviço final. Também são abordadas as principais técnicas e ferramentas utilizadas para estimativa de projeto de TI como COCOMO II e Pontos por função e além de abordar o controle de custo durante do projeto usando o Valor Agregado.
- MonografiaDefesa de investimentos na condução de projetos bancáriosPaparelli Junior, Mauro (2013-08-29)O objetivo deste estudo é abordar a importância de investimentos em projetos bancários. O estudo foi baseado em uma revisão de literatura sobre o tema. Concluiu-se que os métodos de avaliação de investimentos são de suma importância para a defesa de investimentos em projetos bancários, inclusive no que se refere ao financiamento de projetos de investimentos, pois, nesse caso, além do risco de retorno, existe o risco de crédito. É possível afirmar que o mercado financeiro é altamente dinâmico e mutável, gerando fatores de incertezas que devem ser incorporados ao processo de análise de riscos – como fatores de risco, após serem quantificados. A partir do emprego de análise de investimentos e da quantificação de riscos, uma vez que o projeto bancário tenha apresentado resultados satisfatórios, acredita-se que a instituição deve realizar o investimento.
- MonografiaO desafio de uma liderança eficazRodrigues, Eliane Lima (2011)Liderança é um assunto muito amplo para a qual existem diversas teorias e explicações. Descobrir como a liderança influência no ambiente de trabalho e como líderes e liderados são responsáveis pela produtividade de uma empresa é um desafio a ser alcançado, assim como entender as diversas formas de liderar e os diversos tipos de líderes, por isso, nesse estudo são mostradas algumas características para uma liderança eficaz, alguns estilos de liderança e como cada estilo afeta a sua gestão e a rotina de sua equipe. O estudo mostra ainda como a influência do líder é recebida e como um líder influente pode conquistar o poder sem o uso de força ou coação. As práticas necessárias para uma liderança eficaz também são abordadas, verificando como o ambiente de trabalho afeta a liderança e como as ações do líder afetam toda uma organização, mostra como os líderes influenciam no comportamento e na produtividade de seus liderados e com isso afetam diretamente os resultados das empresas.
- MonografiaEficácia na gestão da qualidade em projetos de desenvolvimento de softwareBonifácio, Alex (2013)Qualidade é um fator que vem se tornando cada vez mais importante para as organizações prestadoras de serviços de TI. Os clientes de projetos de desenvolvimento de sistemas estão se tornando cada vez mais exigentes com o passar do tempo, sendo que hoje em dia pode-se notar que uma das principais fontes de descontentamento de grande parte deles é a baixa qualidade dos produtos e serviços a eles prestados. Nos últimos anos, cada vez mais empresas têm buscado a melhoria da qualidade de seus produtos e serviços, porém é necessário que a cultura da qualidade seja desenvolvida corretamente nas empresas. O presente trabalho se propõe a analisar os processos de planejamento da qualidade, controle da qualidade e garantia da qualidade em projetos de desenvolvimento de software, visando à melhoria contínua da qualidade em todos os produtos e serviços entregues e nos processos executados, desde as etapas iniciais do projeto até a sua conclusão, além de apresentar uma abordagem importante sobre a gestão do custo da qualidade.
- MonografiaElementos da boa comunicação a serem aplicados em um canteiro de obrasGrecco, Fabiana dos Santos (2011)Nesta monografia é abordada a falta de comunicação que existe dentro de um canteiro de obras, mostrando que podemos mudar este quadro fazendo com que os líderes se conscientizem de que as mudanças ocorrem de cima para baixo e que faz parte da nossa obrigação cada vez mais deixar as informações claras, objetivas e circulando de uma maneira que todos tenham acesso ao conteúdo do que ocorre dentro de um canteiro de obras, cujo cenário é bastante dinâmico e que constantemente recebe informações importantes para o andamento da obra, e por falta de uma comunicação eficiente, na maioria dos casos os erros em obra acontecem de uma maneira simples e que muitas vezes ocasiona aumento do custo e do cronograma do empreendimento. Abordando este assunto de uma forma simples e clara, propondo-se mudanças simples que podem auxiliar o processo de comunicação, como, por exemplo, manter na obra murais com as plantas, indicando o desenvolvimento da obra e suas mudanças, estes murais devem estar diariamente atualizados, pois será a chave da informação que chegará aos patamares inferiores e que auxiliará no entendimento a nas tomadas de decisões. Esta monografia se baseia nos princípios do Gerenciamento das Comunicações, baseadas no Guia PMBOK1, capítulo 10, enfatizando as boas práticas usadas na comunicação. Todo o estudo aqui apresentado está embasado no método de pesquisa teórica, as principais colocações sobre o assunto serão acompanhadas de citações que irão comprovar o desenvolvimento de toda a monografia.
- MonografiaEquipes de alta performance: como desenvolver uma equipe de alta performanceSouza, Andressa Thais de (2012)Tempos atrás as organizações trabalhistas eram vistas como opressivas e predominavam a divisão de tarefas e a especialização. Com a globalização, as empresas passaram a investir mais no capital humano e a quebrar paradigmas hierárquicos. Nos últimos anos observa-se a valorização do trabalho em equipe. Muitas são as publicações e livros em administração tratando do assunto de gerenciamento de projetos e formação de equipe com a finalidade de melhorar a comunicação das equipes e de formar líderes que estimulem a equipes para que haja sinergia. Mas na prática, observa-se que o desenvolvimento de uma equipe de trabalho é um desafio para o gestor e pode nem sempre ser bem sucedida. Desse modo, o presente trabalho tem como objetivo entender as vantagens e dificuldades na organização de equipes de alta performance e a real necessidade de sua criação. Para esse estudo foi utilizado método de pesquisa teórico, baseando-se em revisões da Literatura. Discute-se o que é uma equipe, as dificuldades na sua formação, a necessidade de formação e a importância do gerenciamento na consolidação de uma equipe de alta performance. Deve-se lembrar de que nem toda a atividade requer a formação de uma equipe e que, algumas vezes, o trabalho em equipe pode prejudicar a atividade. Conclui-se com esse trabalho que uma equipe não é apenas um grupo que trabalha junto; são indivíduos com habilidades individuais e complementares que trabalham buscando atingir um objetivo único e bem definido. Conclui-se ainda que montar uma equipe de alta performance é um processo a longo prazo que requer paciência, disciplina, planejamento e gestão eficiente e só deve ser adotada quando realmente se faz necessária.
- MonografiaEstudo acerca de como a tecnologia pode auxiliar a comunicação do gerente de projetosVieira, Tatiana Freire de Sousa (2012)O presente trabalho tem como finalidade apresentar a importância da comunicação entre todos os envolvidos de um projeto. Atualmente o gerenciamento das comunicações é um fator crítico ao sucesso de um projeto e este estudo tem o objetivo de compreender o processo de comunicação de um gerente de projetos, bem como verificar a aplicação das melhores formas de comunicação disponíveis à aplicação no seu ambiente de trabalho e à todos os stakeholders do projeto. No intuito de responder a questão: De que forma a comunicação vem sendo utilizada pelo gerente de projetos? O modelo referencial utilizado para apresentar as práticas de comunicação foi a metodologia do PMI – Project Management Institute e uma combinação de levantamento e revisão bibliográfica juntamente com uma pesquisa, coletando informações com profissionais que atuam/atuaram em algum projeto dentro de instituição financeira. O trabalho está dividido em dois enfoques: Inicialmente é apresentada uma revisão da literatura disponível sobre gestão de projetos, os fundamentos da comunicação, a importância da comunicação em projetos e as ferramentas de comunicação. O segundo enfoque apresenta um estudo de caso entre profissionais que em algum momento já atuaram em algum projeto.
- MonografiaEstudo das influências e contribuições do guia PMBOK nas estruturas projetizadasNishihara, Érica (2013)O Gerenciamento de Projetos tem sido bastante difundido pelo mundo nos últimos anos. Porém, comprovadamente, o número de projetos que atingem o total sucesso é bastante restrito, comparado aos que atingem sucesso parcial ou insucesso. Esse tipo de estatística passa a ser um problema tratando-se de estruturas projetizadas, visto que as mesmas possuem os projetos como sua principal base de negócios. Para minimizar os impactos negativos dos projetos, é imprescindível que o gerente de projetos tenha conhecimentos, habilidades e as técnicas necessárias, considerando que, muitas vezes, o sucesso do projeto está diretamente associado à escolha adequada do gerente de projetos. Outro fator importante é a adoção de boas práticas em gerenciamento de projetos. O Guia PMBOK tende a maximizar os aspectos positivos desse tipo de estrutura, podendo ainda potencializar ainda mais os resultados a partir da sua associação a uma metodologia de gerenciamento de projetos, como o PRINCE2, por exemplo, pois ambos são complementares. O Guia PMBOK também minimiza os aspectos negativos das estruturas projetizadas, auxiliando na prevenção e na correta abordagem gerencial das falhas identificadas, podendo ainda, ser complementado fazendo-se uso da Gestão do Conhecimento.
- MonografiaEstudo de gerenciamento de riscos para projetos de inclusão digital na rede Estadual de ensinoSilva, Nataliane Martins da (2012)Gestão de Projetos é uma área ampla que envolve diversas áreas do conhecimento. A área a ser abordada será Gestão de Riscos, essa área do conhecimento nos últimos anos vem ganhado bastante espaço na Metodologia de Projetos. Os projetos estão sujeitos a inúmeras incertezas dentro do meio a qual se encontram, uma forma de conviver com eles da melhor maneira possível é através do Gerenciamento de Riscos. Através deste Gerenciamento é possível avaliar os riscos positivos e negativos e seu respectivo impacto no projeto, para que essa análise seja completa é interessante identificar, classificar, mensurar o impacto dos riscos e em seguida propor ações a serem tomadas, que podem representar a maximização de uma oportunidade ou a minimização de uma ameaça. O presente trabalho relaciona a importância do estudo dos riscos em relação a inclusão digital, demonstrando o valor deste assunto nos dias atuais, além das mudanças proporcionadas. O estudo de caso foi realizado em cima de um projeto de inclusão digital que abrange mais de 3500 escolas no Estado de São Paulo. A partir deste contexto, o presente estudo teve o foco nas práticas do PMBOK aplicadas no estudo de caso. Através do levantamento e análise das informações do estudo de caso foi possível a criação prévia de um plano de gerenciamento de riscos, do qual tem como base um questionário aplicado dentro da organização e o levantamento de fatos já ocorridos.
- MonografiaEstudo do gerenciamento de projeto como ferramenta para a geração de inteligência corporativaVentura, Tiago Barbano (2013-08-29)As constantes mudanças no cenário empresarial acarretam transformações em todas as áreas do conhecimento. Uma das áreas que mais sofreu modificações foi a Gestão de Projetos, sobretudo com a necessidade de alinhar as iniciativas das empresas com o Planejamento Estratégico, pois alguns conceitos utilizados não são capazes de atender às novas demandas. Entretanto o Planejamento Estratégico utilizado pelas empresas de forma isolada não é suficiente para garantir o alinhamento em sua totalidade. Desta forma o controle sobre o conhecimento é de vital importância, denominado como Gestão do Conhecimento. A junção do Planejamento Estratégico e Gestão do Conhecimento proporciona a criação de objetivos estratégicos mais aderentes, pois as informações disponibilizadas são fidedignas e referentes à empresa. Agregando a Gestão de Projetos à Gestão do Conhecimento é possível identificar os valores agregados gerados pelos projetos e reutilizá-los no Planejamento Estratégico e no seu alinhamento. A partir deste contexto, o presente estudo pautou-se no levantamento e análise das metodologias e boas práticas utilizadas no mercado para a Gestão de Projetos, Gestão do Conhecimento, bem como o Planejamento Estratégico. A análise deste mapeamento permitiu averiguar as lacunas no alinhamento estratégico e a geração do conhecimento através dos projetos para atender as necessidades das grandes organizações.
- MonografiaUm estudo sobre as melhores práticas de gestão de projetos nas organizações : uma comparação entre as metodologias tradicional e ágilKamimura, Camila Gomes (2009)Este estudo aborda a importância das metodologias de Gestão de Projetos utilizadas nas corporações do segmento de Tecnologia da Informação como instrumento para obtenção de inovação e diferenciação frente ao mercado competitivo. Analisa a Gestão de Projetos Tradicional e a Gestão Ágil de Projetos com olhar crítico, a fim de identificar vantagens e deficiências de cada método. Verifica as práticas mais comuns adotadas pelas empresas de TI e contextualiza a aplicação dos métodos, com o intuito de maximizar as taxas de sucesso em projetos deste segmento.