Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) por Data de Publicação
Agora exibindo 1 - 20 de 405
Resultados por página
Opções de Ordenação
- TCCEstudo da separação térmica em tubo de vórticeMichelan, Danilo Pagamisse; Boccia, Jayme Berdague; Cascelli, Luis Antonio Matile (2019-06)O artigo apresenta um estudo de um dispositivo denominado tubo de Ranque-Hilsch, também conhecido por tubo de vórtice. Ele é um aparelho simples, sem partes móveis ou eletrônicas que a partir da injeção tangencial ao tubo de ar comprimido em temperatura ambiente são gerados vórtices que provocam duas correntes em direções opostas;umaquente que deixa o tubo por uma saída anelar e outra fria que emerge por um orifício.Foi feito um levantamento bibliográfico dos estudos já realizados sobre o tema e a partir desse estudo um modelo de geometria foi definida para a construção de modelo tridimensional com posterior análise numérica, a fim de se obter parâmetros de operação.As simulações numéricas foram realizadas através do software comercial - Ansys CFX®, onde o método dos volumes finitos foi utilizado para resolução das equações de conservação.Foram testados 6 tubos com dimensões diferentes. Os resultados mostram que o tubo que possui a relação entre o comprimento (L) e o diâmetro interno (D) igual a 18 (L/D = 18) apresenta maior separação térmica. Nas condições estudadas, o maior resfriamento do ar foi de 20°C com aumento de 43°C na saída de ar quente. Foi capturada com sucesso a formação de vórtices no interior do tubo. Foram observados escoamentos contrários no interior do tubo, um na região central em direção à saída fria e outro na periferia do tubo em direção à saída quente. O perfil de pressão mostrou forte expansão na região da saída fria.
- TCCAvaliação do desempenho do plástico biodegradável com óxido de grafenoSantos, Barbara Luiza Souza; Sasso, Marjory de Oliveira (2019-06)O objetivo deste trabalho foi desenvolver um bioplástico flexível, à base de um material natural de fontes renovável (amido). Inicialmente, foi realizada a caracterização visual de biofilmes à base de amido elaborados pela técnica de solução (casting), visando a escolha das melhores formulações para serem utilizadas na produção. Foi adicionado óxido de grafeno a fim de verificar o desempenho do mesmo e se há melhora de propriedades. As soluções de amido de milho foram preparadas com incrementos de óxido de grafeno nas concentrações de 0,0%, 0,06% e 0,5% e plastificados com glicerina. Os biofilmes de amido puro tiveram a coloração transparente enquanto os que continham óxido de grafeno ficaram com a coloração marrom. A partir da análise de resistividade elétrica volumétrica não evidenciou aumento significativo na condutividade. Através da espectroscopia no infravermelho, FTIR, foi possível verificar todos os picos característicos tanto do amido quanto do GO. O gráfico de calorimetria exploratória diferencial (DSC) não apresentou nenhum evento térmico característico. Na análise do gráfico de termogravimetria (TGA) foi possível verificar a perda de massa entre as temperaturas de entre 24 a 142ºC, 250 a 390ºC e 24 a 800ºC para todas as amostras. Na análise de resistência mecânica por tração verificou-se a deformação de cada amostra até sua ruptura total. As amostras, também, sofreram um aumento em suas massas e comprimentos, apresentaram, também, de mudança na coloração, além do surgimento de fissuras quando ficaram submersas em água durante 48h.
- TCCProjeto de automação predial em centros comerciaisTitotto, Pedro Martim Pereira; Gondim, Rafael Arouck (2019-06)Este trabalho consiste em uma análise e estudo sobre os sistemas de automação predial, dentre os sistemas de automação utilizados, elaboramos um referencial teórico, projetados para sistemas automatizados, fazendo-se uso das informações adquiridas junto à algumas bibliografias e projetos identificando e descrevendo suas medidas empregadas no projeto. Abrangemos alguns itens abrangidos dentro desse setor, tais como iot, big data, inteligência artificial, edifícios sustentáveis, energias renováveis, impacto ao meio ambiente e a economia obtida com a adoção de sistemas de automação predial e outras medidas tomadas em conjunto. Também foi feito uma abordagem sobre os impactos da automação, sendo eles impactos sociais, ambientais e econômicos, além de um pequeno panorama do que se esperar para automação nos próximos anos. Também foi ressaltada a importância que os edifícios com sistemas de automação têm ou podem vir a ter em relação a outros campos tais como smart cities e smart grids e o papel de destaque dos edifícios inteligentes dentro desse contexto, quais os impactos da automação nesse meio. Foi realizado um estudo do impacto da automação e como houve influências não só na economia de energia como também na sustentabilidade.
- MonografiaModelo matemático para estimativa de prejuízos econômicos domiciliares causados por inundações: o caso do Jardim PantanalSantos, Francielle Aparecida Soares dos; Barbosa, José Lindemberg Vidal; Cicolani, Matheus Dreher; Carmona, Rodrigo Morales Figueiró (2019-06)Este trabalho tem por objetivo apresentar um modelo matemático capaz de valorar os prejuízos aos domicílios causados por inundações do bairro Jardim Pantanal, em São Paulo, para diferentes períodos de retorno de vazões do Rio Tietê. O local de estudo foi escolhido devido à sua alta vulnerabilidade social e ao seu histórico frequente de inundações, que se confunde com a própria história do bairro. Para tanto, foram obtidas as informações topográficas e econômicas locais, através de dados oficiais de Estado, que foram correlacionadas através de softwares de geoprocessamento e de planilhas eletrônicas. Em seguida, a série histórica de cotas foi inserida na curva cota-vazão e as vazões, pelo Método de Gumbel, extrapoladas para períodos de retorno usuais. Com as cotas médias dos setores do terreno associadas às vazões extrapoladas, foram geoprocessadas manchas de inundação atreladas ao respectivo risco hidrológico. Com os dados econômicos de cada setor do terreno, modelou-se a relação prejuízo e cota e, desta forma, foi possível chegar à probabilidade de perda dos domicílios padrões da região estudada. Para os prejuízos estimados, calculou-se o tempo necessário para a recuperação do bem-estar social anterior a um evento de perda total, desconsiderando os encargos sociais sobre a renda e os custos de subsistência; se inclusos, aumentariam o tempo de recuperação. Ainda, considerando a alta suscetibilidade do local a enchentes, estima-se que o tempo para recuperação total do prejuízo econômico é superior ao período de retorno de eventos semelhantes. Por fim, discute-se medida não estrutural simples que permite uma solução para o problema, dentre tantas outras.
- TCCProjeto de máquina de um apontador para trefiladorasObelleiro, Guilherme Amorim; Silva, Kristian Matheus Franca da; Bressan Neto, Oswaldo (2019-06)Os materiais provenientes das siderúrgicas, e que sofrem processo de trefilação, possuem características geométricas irregulares, necessitando de um preparo prévio, mediante a estudos, este trabalho sugere uma alternativa para acabamento das pontas dos arames que serão trefilados, de modo a calibrá-los com a medida da fieira, sugerindo assim a otimização do processo de preparação, utilizando um laminador de bancada com centro deslocado para execução desta atividade. Por meio do estudo e da realização dos cálculos pertinentes, foi dimensionado e fabricado o protótipo de um laminador de bancada para apontamento de arames que atendeu as expectativas do projeto, entregando um desempenho padrão para a calibragem das seções, otimizando o tempo gasto e melhorando a qualidade no acabamento das pontas, deixando os arames prontos para o processo de trefilação.
- TCCAvaliação de modelos de previsão de demanda intermitente: aplicação a peças de reposição de bens de consumoCosta, Lucas Gonçalves (2019-06)O serviço de pós-venda busca garantir as atividades de suporte técnico e serviços adicionais a fim de assegurar maior proveito e valor para o produto-serviço, minimizando ou até revertendo a experiência negativa do cliente, ajudando em sua fidelização. Entretanto, observa-se o desafio de se manter estoques baixos, a fim de garantir eficiência em custos de peças de reposição, e ao mesmo tempo garantir o nível de serviço desejado exigido pelo mercado, pois métodos tradicionais não são capazes de prever o comportamento da demanda característica esporádica desses itens. O objetivo principal deste estudo é avaliar métodos de previsão de demanda para gestão de estoques de peças que apresentam demanda intermitente a fim de criar um modelo de previsão que melhor corrobore ao planejamento de estoques dessas peças em uma empresa do setor de bens de consumo. A partir da análise de dados de três anos de pedidos de venda de um item de reposição de uma empresa de bens de consumo, foram testados os métodos de Média Móvel Ponderada, Suavização Exponencial Simples, Croston e Syntetos-Boylan, onde foi identificado leve melhora no desempenho de previsão quando utilizado o método de média móvel ponderada.
- TCCA influência da consciência ambiental sobre o comportamento do consumidor no segmento de higiene pessoalPieri, Gabriel de; Andriello, Isabela; Barbosa, Thais Cruz (2019-06)O presente trabalho visa identificar o quão influenciado os consumidores se apresentam em relação à consciência ambiental no momento da compra de um produto do segmento de higiene pessoal e os critérios a serem considerados neste momento de decisão. Por meio de um questionário respondido de forma online divulgado pelas redes sociais, foram coletados dados que estabeleceram o perfil do consumidor, o comportamento ecológico, os fatores relevantes no ato da compra e a consciência ambiental dos respondentes, além de indicar a relação entre a conduta alimentar vegetariana/vegana e o perfil do consumidor verde e analisar a contribuição de estratégias comerciais verdes na consciência ambiental do comprador. Observando-se os dados obtidos, notou-se que a amostra analisada possui consciência ambiental e uma perspectiva positiva quanto a tornarem-se consumidores verdes, apesar de o fator “Impacto ambiental” se apresentar na posição de 4º lugar ao serem analisados os critérios relevantes de compra. Em relação ao grupo de vegetarianos/veganos, foi possível concluir que os mesmos possuem práticas mais conscientes e sensatas, além de uma consideração elevada ao meio, priorizando o ambientalmente correto.
- TCCSustentabilidade organizacional: um estudo dos aspectos sociaisMaciel, Bruna Mariano; Trigo, Daniel Libois Franco do Amaral; Faustino, Mirella Ribeiro (2019-06)A crescente preocupação social, econômica e ambiental nas últimas décadas, assim como o comportamento das empresas diante dela, resultou no aumento das discussões e debates a respeito do desenvolvimento sustentável nos meios acadêmico e empresarial. O presente estudobusca mapear na literatura os indicadores sociais de sustentabilidade existentes e verificar quais são os que impactam na sustentabilidade das empresas no município de São Paulo. Foi realizada, inicialmente, uma revisão bibliográfica dos conceitos gerais de sustentabilidade, os três pilares básicos do Triple Bottom Line (TBL) e os modelos e índices existentes, porém o foco do presente estudo são os indicadores sociais. Por meio de pesquisa descritiva, exploratória e de campo, aplicando um instrumento de pesquisa do tipo questionário estruturado e utilizando a escala do tipo Likert de cinco pontos com os líderes das empresas, foi avaliada a relevância e aplicação dos indicadores sociais nas organizações. Buscou-se ainda realizar a análise dos sete principais indicadores sociais pesquisadosapontados como relevantes pela literatura estudada e relacionados ao tema estudado. Obteve-se como resultados obtidos a média das notas de cada indicador de acordo com a compreensão dos líderes, a partir de onde se constatou graus de não concordância entre a opinião pessoal e a aplicação na empresa em que os respondentes trabalham. Foram, portanto, apresentadas propostas de ações estratégicas visando aumentar as notas médias dos indicadores sociais e no sentido de promover o desenvolvimento sustentável nas organizações.
- TCCDimensionamento energético de uma célula combustível para um veículo conceito urbanoCamargo, Gabriel Luiz de Araújo; Oliveira, Luiz Pedro Andrade de (2019-06)A necessidade por uma alternativa limpa aos combustíveis fósseis no transporte urbano vem se tornando mais urgente, visto que se trata de um recurso natural escasso, e cujo processo de obtenção de energia é prejudicial ao meio ambiente. Para isso, a principal solução em vista são os veículos elétricos. Ao mesmo tempo que os veículos elétricos emergem como solução, as baterias que alimentam os motores e sistemas elétricos também enfrentam o problema de escassez de matériaprima, o que afeta a escalabilidade desta como solução. Propõe-se neste trabalho a utilização de uma célula de hidrogênio (fuel cell) como alternativa a estas baterias, visto que o hidrogênio não é uma matéria-prima escassa, e o processo de obtenção de energia não é nocivo ao ambiente. O propósito deste trabalho é dimensionar a célula de hidrogênio e o powertrain de um veículo elétrico, visando a Shell Eco-Marathon, competição internacional que fomenta as pesquisas ligadas a veículos de alta eficiência energética no âmbito acadêmico.
- TCCUso dos aplicativos de química para melhoria do processo de ensino aprendizagemLourenço, Débora Fêu; Trevisan, Jéssica Thais (2019-06)O uso da Tecnologia em sala de aula é um dos assuntos mais comentados na atualidade. Nos estágios realizados no curso de Licenciatura Plena em Química, notou-se inúmeras dificuldades dos docentes na utilização de tecnologias que interagissem com os alunos, pois foi possível perceber que os próprios docentes desconheciam completamente o uso dessas tecnologias. O presente trabalho tem como objetivo elaborar um manual para o docente com uma seleção de aplicativos de química gratuitos que possam auxiliar no processo de ensino e aprendizagem da matéria de química em sala de aula. A metodologia utilizada caracterizou-se em uma pesquisa exploratória com abordagem quantitativa no intuito de recolher dados referente a utilização de tal tecnologia em sala de aula, afim de obter informações sobre a relevância de tais ferramentas tecnológicas. Foram escolhidos quatro aplicativos: Laboratório de Reações, Átomos, Elementos e Moléculas, Substâncias Químicas, Química Orgânica e Inorgânica e Elementos Químicos e Tabela Periódica. A aplicação prática em sala de aula, se deu por meio do professor que utilizou somente dois aplicativos, o Laboratório de Reações e os Elementos Químicos e Tabela Periódica. Após a utilização pelos alunos e da posterior aplicação de um questionário para obter o Feedback dos alunos, foi possível observar a integração do aluno com os aplicativos a partir do incentivo do professor e da prévia explicação feita por ele, indicando a importância do mediador conhecer tais ferramentas para melhorar o processo de ensino aprendizagem de Química.
- TCCA melhoria da gestão de estoques de uma loja de pequeno porteGuedes, Natália Gaspar; Tavares, Nathália Telles; Teresinho, Renata Guedes (2019-06)Este trabalho tem como objetivo estudar a gestão de estoque de uma loja de pequeno porte que atua no ramo de expositores para lojas e que, devido ao seu amplo portfólio de produtos, possui um estoque bastante diversificado e com grande quantidade de itens com baixo giro ou sem movimentação. Os itens presentes no estoque foram classificados com a utilização das ferramentas Curva ABC e previsão de demanda durante um determinado período, conforme sua representatividade no valor total do estoque, a fim de focar o estudo nos itens de maior relevância. O estudo realizado obteve dados que ajudaram a validar a opção de melhoria mais viável, apesar da dificuldade constatada em se implementar métodos de previsão de demanda. Conclui-se por meio da pesquisa que a metodologia enxuta gera grande potencial de eliminação de desperdícios no espaço físico e nos processos da loja estudada.
- TCCEstudo bibliométrico da pesquisa científica sobre a indústria 4.0Markovits, Alexandre; Nese, Leticia Lazzareschi; Salvadio, Pedro de Oliveira; Piassa, Rafael Carlos; Scapin, Vinicius de Andrade (2019-06)O desenvolvimento da Indústria 4.0 traz mudanças sistêmicas tanto tecnológicas quanto humanísticas na sociedade como um todo. Novos conceitos surgem como Sistemas Ciber- Físicos, Big Data, Internet das Coisas, Computação em Nuvem, entre outros, que são abordados frequentemente como os pilares da 4ª Revolução Industrial. Levando em consideração a baixa incidência de aplicação e integração entre os pilares da Indústria 4.0, foi-se necessário o desenvolvimento de uma revisão sistemática da literatura sobre a pesquisa cientifica deste tema. Com o objetivo de apresentar o desenvolvimento e os resultados de uma pesquisa sobre o conceito de Indústria 4.0, no presente trabalho são mostrados os principais autores que pesquisam sobre o tema, os principais países, principais pilares, entre outros pontos, com o intuito de realizar o mapeamento teórico do assunto. Em seguida, foi-se analisado o conteúdo dos artigos com aplicações do tema. Dentre outros resultados significativos, identificou- se que na Ásia, Américas e Europa, a maioria das pesquisas tratam de Sistemas Ciber-Físicos, Realidade Aumentada e Big Data.
- TCCEstudo das propriedades da aloe vera como espessanteMota, Amanda Rodrigues; Maia, Ingrid Sodre; Neves, Rodrigo Dos Santos (2019-06)Este trabalho teve como objetivo estudar Aloe barbadensis (Aloe Vera), popularmente conhecida como “babosa”, que é utilizada mundialmente em fins medicinais, cosméticos entre outras aplicações, devido a sua atividade espessante, proporcionado pela acemanana, um de seus principais componentes. A acemanana é obtida por extração do parênquima das folhas de Aloe Vera, sendo a substância responsável pelas características gelificante e emoliente. Neste estudo o gel extraído das folhas de Aloe Vera foi liofilizado e com o material isento de água foi formulado um shampoo de baixo custo e baixo impacto ambiental substituindo os usuais espessantes comerciais utilizados para dar viscosidade pela Aloe Vera liofilizada.
- TCCObtenção de argamassas com agregados reciclados de gesso e cerâmica vermelha para uso em revestimentoFávaro, André Prati; Anzai, Diogo Heidji Sartori; Paula, Giovanna Benante de; Barros, Larissa Bussi de; Pais, Larissa da Silva (2019-06)Uma grande preocupação dos tempos atuais é a preservação do meio ambiente bem como a redução do consumo da matéria prima natural e da geração de resíduos. A indústria da construção civil é responsável por gerar grande parte dos resíduos sólidos, porém tem a capacidade de absorver quase a totalidade dos resíduos gerados. A Resolução 307 do Conselho Nacional do Meio Ambiente, determinou que todo gerador é responsável pelo gerenciamento destes resíduos. Prevendo isto este trabalho procura contribuir para que os resíduos sólidos de construção civil deixem de ser depositados em locais inapropriados e passe a ser visto como material alternativo para agregados em argamassas de revestimento. Para tanto será estudado a argamassa referência, a argamassa com 20% de agregado reciclado de cerâmica vermelha e 4% de agregado reciclado de gesso. Para que a argamassa possa cumprir adequadamente as suas funções foram analisadas a consistência, a trabalhabilidade, a plasticidade, a retenção de água, o teor de ar incorporado e resistência mecânica e resistência à aderência. As argamassas contendo agregado reciclado de cerâmica vermelha tiveram aumento de resistência mecânica em relação a argamassa padrão. Ainda que viáveis, são necessários mais estudos para total confiabilidade no uso do agregado reciclado.
- TCCAvaliação do uso de métodos de previsão de demanda em uma empresa de fast foodPaz, Bárbara; Matias, Gabriela de Almeida (2019-06)A população global está crescendo constantemente, assim como o comércio alimentício também. Portanto, as empresas desse setor tem o grande desafio de estarem sempre a frente da concorrência para conseguir dominar o mercado e garantir seu sucesso. Em vista disso, as administrações das companhias viram a necessidade de implantar alternativas que viabilize o favorecimento, e consequentemente o aumento da lucratividade. A fim de alcançar o resultado almejado, é indispensável garantir a eficiência da logística e do planejamento de todas as atividades, principalmente relacionadas à previsão de demandas com o propósito de atender a seus clientes. Pois, na medida que uma entidade determina o valor otimizado para as vendas futuras de produtos e/ou serviços, a mesma tenderá a obter resultados mais satisfatórios nas compras realizadas, reduzir os custos de operação e ter retorno do capital investido. No estudo de caso realizado, foi avaliada a situação atual de uma empresa de fast food, onde foram priorizadas as seis categorias de alimentos de maior importância. Com o objetivo de analisar a eficiência do método de previsão de demanda utilizada pela companhia, comparou-se com outros três métodos disponíveis na literatura, bem como o grau de assertividade de cada uma delas em relação ao comportamento da demanda real para cada categoria em 2018. Concluiu-se que o método do último período foi o único que conseguiu obter resultados melhores que da empresa nas categorias Dairy Ice Cream, Dairy Cheese e Bakery&Pastry. Já para as categorias Beef, Potato e Beverage Soft, a projeção da empresa mostrou-se mais adequada. Apresentando para a companhia a possibilidade de integrar o método do último período em suas previsões de demandas, uma vez que mostrou ser eficiente para 50% das categorias estudadas.
- TCCAnálise técnica e comercial para implantação de sistema de minigeração distribuída fotovoltaicaLuna, Carlos Coutinho de; Wissinieuski, Felipe Cury; Silva, Luiz Henrique Cabral da (2019-06)Este trabalho avaliou o dimensionamento de um sistema de minigeração distribuída fotovoltaica, através do modelo de autoconsumo remoto definido pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), em sua Resolução Normativa 482/2012 e 687/2015 para gerar economia para uma universidade particular localizada no estado de São Paulo. Foi dimensionada a geração de 500kW que demandou 1520 módulos fotovoltaicos policristalinos com potência nominal de 335W e 4 inversores de frequência com potência nominal de 100kW integrados a rede de distribuição de energia elétrica, além de todos os demais componentes necessários para o seu efetivo funcionamento. O projeto exigiu uma área de aproximadamente 20.000 m², onde foi selecionado um terreno localizado no município de Juquitiba, SP, para sua implantação, respeitando a área de concessão da distribuidora para a qual o consumidor interessado está alocado. Foi realizada a simulação do funcionamento do projeto a partir do software PV*Sol, que possibilitou analisar suas características e, por fim, calculou-se o tempo de retorno do investimento do sistema fotovoltaico que foi de aproximadamente 9 anos, concluindo a respeito da sua aplicabilidade técnica e comercial.
- TCCAnálise do desempenho de perfis em relação às forças de arrasto e sustentaçãoScalioni, Aleph Bortolosso; Oliveira, Rodrigo Assumpção de; Sobottka, Victor Lima (2019-06)Este trabalho tem como o intuito a análise das forças de sustentação e arrasto, os ângulos de ataques de 3 diferentes geometrias de perfis. Para isso foi utilizado a análise tanto computacional quanto a prática realizada em um túnel de vento. Para o ensaio prático foi realizada a prototipagem de um perfil utilizando a impressão 3D, o protótipo foi ensaiado no túnel de vento utilizando um sistema de aquisição de dados ligado a duas células de carga, que obteve as forças de sustentação e arrasto com as variações de ângulo definidas. Ao comparar com o modelo computacional foi observado que o perfil ensaiado no túnel de vento teve resultado similares ao que foi ensaiado computacionalmente. Deste modo validando a análise computacional, mostrando que os resultados são reais. E a influência que a geometria do perfil tem nas forças para o voo do avião.
- TCCAnálise da estabilização química de agregado reciclado de cerâmica vermelha com adição de cal por reação pozolânica para utilização em camadas de pavimentosGranado, Jaqueline Santana Campos; Tonelli, João Guilherme Francisconi; Santos, Márcia Lorena; Rodrigues, Rafael Marques; Sousa, Thais Duarte Mangueira de (2019-06)Este artigo tem como objetivo analisar o comportamento mecânico de agregados reciclados de resíduos de cerâmica vermelha, estabilizados quimicamente com a adição de cal, visando à obtenção de reatividade pozolânica do material para assim ser utilizado em camadas de pavimentos, em substituição ao cimento. Para cada amostra de agregado de cerâmica vermelha foram utilizadas duas porcentagens de cal: 6,0% e 8,0%. Concomitantemente, foram avaliadas a contribuição do processo de cura para a estabilização e a ocorrência de reação pozolânica no material estudado. Para obter esses resultados, realizaram-se ensaios de resistência à compressão simples (RCS) em corpos de prova de três diferentes idades: 7 dias, 28 dias e 91 dias. A reação pozolânica foi avaliada a partir de ensaios de Termogravimetria, caracterizando os materiais por seus picos de temperatura. Os resultados permitiram verificar que o aumento do teor de cal, em paralelo ao aumento do tempo de cura, confere ao agregado de cerâmica vermelha maior resistência à compressão simples, ocorrência que pode ser confirmada pelos ensaios de termogravimetria que indicaram o aumento de hidratos com o processo de cura (de 1 para 7 dias), além disso para a mistura com o teor de 8,0% de cal CH-I, foi observado diminuição do Ca(OH)2 e aumento de C-S-H e C-A-H, o que pode comprovar a ocorrência de reação pozolânica na mistura estudada já aos 7 dias de cura, indicando que o ganho de resistência à compressão simples neste período é devida à estabilização química proporcionada pela reação pozolânica.
- TCCEstudo de caso sobre migração de consumidor cativo para o mercado livreRocha, Francisco Siqueira Neves da; Gallucci, Guilherme Noca (2019-06)O setor elétrico brasileiro vem sofrendo rápidas e profundas alterações em sua estrutura, uma destas modernizações é a atualização do cálculo do Preço de Liquidação das Diferenças (PLD) cujo órgão responsável é a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), esta inovação consiste na mudança da periodicidade dos preços do PLD, que atualmente possui uma periodicidade semanalmente, e que com a implementação do modelo computacional DESSEM se tornará horário, assim refletindo no preço do mercado spot a flutuação da curva de carga do Sistema Interligado Nacional (SIN) ao decorrer da variação do consumo de energia elétrica do Brasil. Com o intuído de mitigar o impacto causado pela mudança de metodologia, a CCEE vem compartilhando os valores gerados pelo DESSEM apesar de eles ainda não estarem em vigor, a denominada operação sombra é disponibilizada no site da CCEE desde abril de 2018. Na presente data da elaboração deste artigo, a operação completa 1 ano, possibilitando a análise de sazonalidade anual para a construção deste projeto de identificação do impacto econômico de uma migração do Ambiente de Contratação Regulada (ACR) para o Ambiente de Contratação Livre (ACL).
- TCCContenções em subsolos – comparação entre cortina atirantada e parede diafragmaFerraro, Christopher Budny Juliano; Cunha, Gustavo Henrique Padua da; Sousa Júnior, José Ernane de; Parreira, Lucas Matos; Portes, Renato Ramiro (2019-06)Este artigo contempla um estudo comparativo entre duas soluções técnicas para obras de contenções, baseada no estudo de solos, materiais e equipamentos, especificações do projeto, vantagens e desvantagens, composição do custo unitário, custo final e check list das atividades. Conhecer as principais características dos vários tipos de contenções, que não depende somente do sistema de contenção em si, mas também das características do subsolo, da posição do lençol freático, das construções vizinhas e do espaço da sua implantação. Cortina atirantada e parede diafragma ambas são opções para contenção de encostas naturais, cortes e aterros para rodovias ou ferrovias, escavações para metrô, túneis ou subsolos, sendo ambas construídas de cima para baixo. O que as diferencia é o processo construtivo. Sobre os aspectos econômicos, a cortina atirantada é aproximadamente 57% do valor correspondente à execução de contenção em parede diafragma. O único impedimento, sob o aspecto técnico, ocorre quando o fundo da escavação estiver situado abaixo do lençol freático, situação em que somente é indicada a execução de parede diafragma.