Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)
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- TCCAnálise do desempenho de perfis em relação às forças de arrasto e sustentaçãoScalioni, Aleph Bortolosso; Oliveira, Rodrigo Assumpção de; Sobottka, Victor Lima (2019-06)
Escola de Engenharia (EE)
Este trabalho tem como o intuito a análise das forças de sustentação e arrasto, os ângulos de ataques de 3 diferentes geometrias de perfis. Para isso foi utilizado a análise tanto computacional quanto a prática realizada em um túnel de vento. Para o ensaio prático foi realizada a prototipagem de um perfil utilizando a impressão 3D, o protótipo foi ensaiado no túnel de vento utilizando um sistema de aquisição de dados ligado a duas células de carga, que obteve as forças de sustentação e arrasto com as variações de ângulo definidas. Ao comparar com o modelo computacional foi observado que o perfil ensaiado no túnel de vento teve resultado similares ao que foi ensaiado computacionalmente. Deste modo validando a análise computacional, mostrando que os resultados são reais. E a influência que a geometria do perfil tem nas forças para o voo do avião. - TCCAnálise da estabilização química de agregado reciclado de cerâmica vermelha com adição de cal por reação pozolânica para utilização em camadas de pavimentosGranado, Jaqueline Santana Campos; Tonelli, João Guilherme Francisconi; Santos, Márcia Lorena; Rodrigues, Rafael Marques; Sousa, Thais Duarte Mangueira de (2019-06)
Escola de Engenharia (EE)
Este artigo tem como objetivo analisar o comportamento mecânico de agregados reciclados de resíduos de cerâmica vermelha, estabilizados quimicamente com a adição de cal, visando à obtenção de reatividade pozolânica do material para assim ser utilizado em camadas de pavimentos, em substituição ao cimento. Para cada amostra de agregado de cerâmica vermelha foram utilizadas duas porcentagens de cal: 6,0% e 8,0%. Concomitantemente, foram avaliadas a contribuição do processo de cura para a estabilização e a ocorrência de reação pozolânica no material estudado. Para obter esses resultados, realizaram-se ensaios de resistência à compressão simples (RCS) em corpos de prova de três diferentes idades: 7 dias, 28 dias e 91 dias. A reação pozolânica foi avaliada a partir de ensaios de Termogravimetria, caracterizando os materiais por seus picos de temperatura. Os resultados permitiram verificar que o aumento do teor de cal, em paralelo ao aumento do tempo de cura, confere ao agregado de cerâmica vermelha maior resistência à compressão simples, ocorrência que pode ser confirmada pelos ensaios de termogravimetria que indicaram o aumento de hidratos com o processo de cura (de 1 para 7 dias), além disso para a mistura com o teor de 8,0% de cal CH-I, foi observado diminuição do Ca(OH)2 e aumento de C-S-H e C-A-H, o que pode comprovar a ocorrência de reação pozolânica na mistura estudada já aos 7 dias de cura, indicando que o ganho de resistência à compressão simples neste período é devida à estabilização química proporcionada pela reação pozolânica. - TCCObtenção de argamassas com agregados reciclados de gesso e cerâmica vermelha para uso em revestimentoFávaro, André Prati; Anzai, Diogo Heidji Sartori; Paula, Giovanna Benante de; Barros, Larissa Bussi de; Pais, Larissa da Silva (2019-06)
Escola de Engenharia (EE)
Uma grande preocupação dos tempos atuais é a preservação do meio ambiente bem como a redução do consumo da matéria prima natural e da geração de resíduos. A indústria da construção civil é responsável por gerar grande parte dos resíduos sólidos, porém tem a capacidade de absorver quase a totalidade dos resíduos gerados. A Resolução 307 do Conselho Nacional do Meio Ambiente, determinou que todo gerador é responsável pelo gerenciamento destes resíduos. Prevendo isto este trabalho procura contribuir para que os resíduos sólidos de construção civil deixem de ser depositados em locais inapropriados e passe a ser visto como material alternativo para agregados em argamassas de revestimento. Para tanto será estudado a argamassa referência, a argamassa com 20% de agregado reciclado de cerâmica vermelha e 4% de agregado reciclado de gesso. Para que a argamassa possa cumprir adequadamente as suas funções foram analisadas a consistência, a trabalhabilidade, a plasticidade, a retenção de água, o teor de ar incorporado e resistência mecânica e resistência à aderência. As argamassas contendo agregado reciclado de cerâmica vermelha tiveram aumento de resistência mecânica em relação a argamassa padrão. Ainda que viáveis, são necessários mais estudos para total confiabilidade no uso do agregado reciclado. - TCCPerspectivas para a energia nuclear no BrasilBastos, Marcello Costa; Moraes, Rafael Camargo de (2019-06)
Escola de Engenharia (EE)
O setor elétrico brasileiro é dependente das usinas hidrelétricas, sendo muito influenciado pelo clima. Complementando sua matriz energética, há o uso de usinas termoelétricas a combustíveis fósseis que geram gases do efeito estufa, usinas eólicas e solares que também são dependentes do clima e usinas termonucleares, uma fonte confiável e com baixa emissão de poluentes. O Brasil possui uma das maiores reservas de urânio do mundo e detém a tecnologia para seu enriquecimento com potencial de expandir o setor, mas com pouco uso tendo apenas duas usinas em funcionamento, Angra 1 e Angra 2. Pouco é conhecido e explicado sobre o funcionamento das termonucleares, influenciando a opinião pública ser tão contrária a esse tipo de geração, porém as populações vizinhas a usinas nucleares possuem uma maior aceitação, pois conhecem seu nível de segurança e sabem que sua presença alavanca a economia, gerando uma melhora social na região. Apesar de algumas entidades tentarem mostrar que a presença de reatores nucleares representa uma ameaça iminente, os riscos conhecidos e seus impactos são previstos durante o projeto da usina e monitorados durante sua vida útil e descomissionamento, reduzindo a chance de contaminação e danos ao meio ambiente. Familiarizando o leitor aos processos inerentes à vida útil de uma usina nuclear demonstra-se que há espaço para o crescimento do programa nuclear brasileiro com segurança. - TCCSíntese de novas nitrocicloexanonas derivadas de dichalconas substituídasGalvão, Bruna Corrêa; Oliveira, Welisson Vilarindo de (2019-06)
Escola de Engenharia (EE)
A síntese de novas dichalconas, de seus sais e de derivados como as 4-nitrocicloexanonas, é de imensa importância para a química orgânica pois são moléculas com alto potencial bioativo, alta conjugação e elevada reatividade, o que garante diversas aplicações. Os objetivos a serem alcançados neste trabalho visam a síntese de dichalconas e seus sais de sódio, com diferentes substituintes nos anéis aromáticos juntamente com a possibilidade de que esses compostos, sejam matérias primas para a síntese de 4-nitrocicloexanonas. Uma nova metodologia para a síntese de dichalconas substituídas foi adotada, sendo também a rota direta para a formação de seus respectivos sais. No trabalho foi demonstrado a efetividade da reação de adição Michael de nitrometano as dichalconas e seus sais na formação das 4-nitrocicloexanonas. Os dados espectrais juntamente com os Rf determinados na cromatografia de camada delgada (CCD) e os pontos de fusão, ratificam as estruturas dos compostos que foram sintetizados. Um fato interessante é o deslocamento a menor frequências da banda do grupo carbonila nos espectros infravermelhos das dichalconas pela alta conjugação que apresentam, quando comparado aos espectros das 4-nitrocicloexanonas sintetizadas de menor conjugação. - TCCBlendas poliméricas de alto desempenho mecânicoCoelho, Heloá Catarina (2019-06)
Escola de Engenharia (EE)
O lixo urbano concentra uma grande quantidade de material polimérico proveniente de diversas industrias, por exemplo: industrias de embalagem e indústria automobilística. O desenvolvimento de blendas poliméricas com boa relação custo/benefício é uma saída ao descarte em excesso de materiais e uma boa alternativa à sintetização de novos polímeros. O objetivo deste trabalho foi caracterizar mecanicamente blendas poliméricas compostas por poliestireno de alto impacto – PSAI e borracha estireno-butadieno – SBR. A composição 90/10 (PSAI/SBR) foi mantida, variando apenas a granulometria do resíduo de SBR usado, 0,59mm , 0,177mm e 0,149mm. Foram realizados ensaios mecânicos de tração e impacto no PSAI puro e nas blendas. Os resultados indicaram que a adição da SBR não contribuiu para tenacificação do PSAI, muito provavelmente devido à baixa compatibilidade entre as fases e/ou a degradação já presente na borracha SBR o que a torna extremamente rígida. Os resultados mostraram também aumento nas propriedades em tração da maioria das blendas, como a tensão e o modulo de elasticidade. - TCCMinimização de custos por meio de otimização de processos de um hotel fazendaSilva, André Felipe Kato Carneiro e; Arrais, Arthur Ramos (2019-06)
Escola de Engenharia (EE)
O presente trabalho tem como foco o estudo da viabilidade da redução de custos de um hotel fazenda por meio do mapeamento, análise e otimização de seus principais processos. Inserido em uma era com mudanças significativas dos hábitos de consumo e a diversificação da concorrência, a pressão de custos leva o hotel à perseguição da otimização de sua operação. Para suportar as análises foi levantado um referencial teórico que buscou a multidisciplinaridade, com abordagens de autores dos ramos de hotelaria, processos, custos e finanças. A fim de identificar a situação atual do estabelecimento, foram realizadas visitas a campo em diversas áreas. Isto posto, construiu-se uma metodologia capaz de guiar o tomador de decisão aos direcionadores das atividades mais onerosas. Verifica-se que existe a possibilidade de ganho financeiro através do redesenho de processos. - TCCAplicação do método multicritério AHP (analytic hierarchy process) para seleção de fornecedores em uma empresa de pequeno porte do ramo de construção civilSantos, Lucas Vinicius Nunes dos; Miranda, Paulo Cesar (2019-06)
Escola de Engenharia (EE)
Atualmente as empresas estão buscando focar suas atividades nas funções principais de seus produtos e serviços com o objetivo de obter vantagem competitiva. Esta característica tem gerado o aumento da cadeia de fornecedores e consequentemente do processo de seleção destes fornecedores. Esse trabalho tem por objetivo analisar a aplicação de um método multicritério AHP (Analytic Hierarchy Process) para seleção de fornecedores em uma empresa de pequeno porte do ramo de construção civil. Para atender a este objetivo realizou-se um estudo de caso para entender como a empresa faz a seleção de fornecedores e verificar a possibilidade e as vantagens da aplicação do método AHP. Os resultados conseguidos com a aplicação do método multicritérios AHP permitem chegar à um ranking para os fornecedores, para auxiliar a empresa na seleção de fornecedores conforme critérios os definidos pelo decisor. - TCCRegularização fundiária: a atuação da engenharia civilTonetti, Carina Rodrigues De Campos; Rocha, Felipe Costa Azevedo; Coimbra, Gabriel Leonardi Menke; Freitas, Lucas Gil; Figueiredo, Renato Rachid (2019-06)
Escola de Engenharia (EE)
Com o crescimento populacional no Brasil observado nas últimas décadas, a quantidade de pessoas habitando em situação irregular vem aumentando exponencialmente, resultando assim num quadro de crescimento insustentável e ambientalmente destrutivo. A maioria das cidades brasileiras apresenta algum tipo de núcleo urbano informal, desprovido de infraestrutura, equipamentos urbanos e comunitários mínimos, pois o crescimento desordenado gerou a fragmentação do espaço e a exclusão social, e em consequência, surgiram áreas extremamente carentes. Esta é a realidade de milhares de brasileiros, excluídos dos sistemas financeiros formais da habitação e do acesso à terra regularizada e urbanizada, cidadãos que acabam ocupando as chamadas áreas de risco, como encostas e locais suscetíveis de alagamento. Tendo em vista este panorama encontrado no Brasil, evidencia-se a importância da Regularização Fundiária (Reurb). Esta é uma área de atuação majoritariamente de arquitetos e urbanistas, devido às suas atribuições e conhecimentos sobre a organização do espaço urbano. O presente estudo analisou as possíveis frentes de atuação e a importância do Engenheiro Civil, que pela sua formação e especificidade, possibilita a aplicação de soluções mais viáveis para cada realidade específica, para cada ocupação irregular a ser analisada, fundamentado nos equipamentos de infraestrutura presentes nos núcleos alvos de processos de regularização fundiária, analisados por meio de estudos de caso. Nos casos analisados foram realizados levantamentos das condições dos equipamentos de infraestrutura, as intervenções propostas e os resultados das intervenções. Ficou evidente o impacto positivo das intervenções em equipamentos de infraestrutura para a saúde da população, do meio ambiente e do espaço urbano como um todo. - TCCEstudo de redução do prazo de execução de um empreendimento pelo emprego de estacas mega como fundaçãoBrasil Junior, Mario Sergio; Taira, Rodrigo; Silva, Thales Mazieiro Vergueiro da; Barone, Vinicius Alves (2019-06)
Escola de Engenharia (EE)
Por inúmeros motivos, existem casos de obras que apresentam problemas em suas fundações e que apresentam a necessidade de execução de um reforço da mesma. Uma das possibilidades de reforço são as estacas Mega, que possibilitam um acréscimo na capacidade de suporte e o aumento imediato da segurança após a sua cravação, além de não causar qualquer trauma à superestrutura e sua execução ser silenciosa. Com o objetivo de aprofundar os conhecimentos ao meio técnico sobre este tipo de fundação, foi realizado uma pesquisa em que a estaca Mega é utilizada como fundação principal de um edifício, propiciando economia no tempo de execução da obra. Em um primeiro momento, os blocos de coroamento foram considerados como fundação direta e provisória para que fosse possível a execução da superestrutura. Sem que ocorresse a programação de uma interrupção da obra, as estacas Mega foram utilizadas como fundação principal, e sua execução foi considerada concomitante com serviços, como acabamento ou instalações elétricas e hidráulicas estiverem em andamento. - TCCAplicação de AHP-PROMETHEE como apoio à seleção de fornecedores de produtos de limpeza para uma empresa hospitalarBernardi, Ana Julia Goulardins; Souza, Guilherme de; Suarez, Juan Carlos Martinez; Paiva, Maria Luisa Marques de (2019-06)
Escola de Engenharia (EE)
O presente estudo teve por objetivo apresentar uma proposta de redução da base de fornecedores cadastrados em um hospital de grande porte utilizando o método de tomada de decisão AHP-PROMETHEE, envolvendo a colaboração dos dirigentes deste hospital. Este método foi utilizado para ranquear as propostas enviadas pelos fornecedores, sendo eles distribuidores, do ramo de limpeza e higiene através de uma RFP (Request for Proposal) com o intuito de selecionar os mais bem colocados. Os decisores responderam a um questionário sobre os critérios a serem relevantes na pesquisa aplicados ao método apresentado. Posteriormente, ao resultado dos melhores fornecedores ranqueados, foram apresentados gráficos de radar, para melhor compreensão e sugestões de possíveis melhorias para fornecedores em potenciais. Sendo concluído que este método híbrido é eficaz para a redução de fornecedores, alcançando os objetivos definidos. - TCCContenções em subsolos – comparação entre cortina atirantada e parede diafragmaFerraro, Christopher Budny Juliano; Cunha, Gustavo Henrique Padua da; Sousa Júnior, José Ernane de; Parreira, Lucas Matos; Portes, Renato Ramiro (2019-06)
Escola de Engenharia (EE)
Este artigo contempla um estudo comparativo entre duas soluções técnicas para obras de contenções, baseada no estudo de solos, materiais e equipamentos, especificações do projeto, vantagens e desvantagens, composição do custo unitário, custo final e check list das atividades. Conhecer as principais características dos vários tipos de contenções, que não depende somente do sistema de contenção em si, mas também das características do subsolo, da posição do lençol freático, das construções vizinhas e do espaço da sua implantação. Cortina atirantada e parede diafragma ambas são opções para contenção de encostas naturais, cortes e aterros para rodovias ou ferrovias, escavações para metrô, túneis ou subsolos, sendo ambas construídas de cima para baixo. O que as diferencia é o processo construtivo. Sobre os aspectos econômicos, a cortina atirantada é aproximadamente 57% do valor correspondente à execução de contenção em parede diafragma. O único impedimento, sob o aspecto técnico, ocorre quando o fundo da escavação estiver situado abaixo do lençol freático, situação em que somente é indicada a execução de parede diafragma. - TCCSíntese e caracterização de materiais híbridos à base de sílica-óxido de grafeno contendo ftalocianina de níquel: aplicação como sensor eletroquímicoDionisi, Giovanna Benvenuti; Cippiciani, Lais Alves; Martino, Pietro Carrillo de (2019-06)
Escola de Engenharia (EE)
Nesta pesquisa foi realizada a síntese da ftalocianina de níquel in situ na matriz híbrida de sílica-óxido de grafeno, denominada SMD/GO. Este material híbrido foi caracterizado por meio das técnicas de espectroscopia de absorção na região de infravermelho, espectroscopia Raman, difração de raios- X e pelas técnicas eletroquímicas de voltametria cíclica e voltametria de pulso diferencial. O estudo das propriedades eletrocatalíticas do material híbrido contendo, ftalocianina de níquel, foi realizado por meio da determinação de dopamina, em pH 7,0, com a concentração variando de 5,0μmol L-1 até 9,0μmol L-1, no qual apresentou limite de detecção por volta de 0,1μmol L-1. A partir destes resultados o biossensor eletroquímicos poderá ser aplicado para determinação de dopamina em para amostras reais. - TCCEstudo de caso sobre migração de consumidor cativo para o mercado livreRocha, Francisco Siqueira Neves da; Gallucci, Guilherme Noca (2019-06)
Escola de Engenharia (EE)
O setor elétrico brasileiro vem sofrendo rápidas e profundas alterações em sua estrutura, uma destas modernizações é a atualização do cálculo do Preço de Liquidação das Diferenças (PLD) cujo órgão responsável é a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), esta inovação consiste na mudança da periodicidade dos preços do PLD, que atualmente possui uma periodicidade semanalmente, e que com a implementação do modelo computacional DESSEM se tornará horário, assim refletindo no preço do mercado spot a flutuação da curva de carga do Sistema Interligado Nacional (SIN) ao decorrer da variação do consumo de energia elétrica do Brasil. Com o intuído de mitigar o impacto causado pela mudança de metodologia, a CCEE vem compartilhando os valores gerados pelo DESSEM apesar de eles ainda não estarem em vigor, a denominada operação sombra é disponibilizada no site da CCEE desde abril de 2018. Na presente data da elaboração deste artigo, a operação completa 1 ano, possibilitando a análise de sazonalidade anual para a construção deste projeto de identificação do impacto econômico de uma migração do Ambiente de Contratação Regulada (ACR) para o Ambiente de Contratação Livre (ACL). - TCCRodovias – projeto e construção: relação entre acidentes de trânsito e níveis de serviçoNakama, Claudio Shigeo; Costa, Henrique Junqueira de Andrade; Pacheco, José Euclydes Abranches; Yamauchi, Luis Masao; Silva, Rodrigo de Oliveira e (2019-06)
Escola de Engenharia (EE)
Este trabalho estuda as variáveis que levam à ocorrência dos acidentes nas estradas e rodovias. De forma geral, os fatores relacionados aos acidentes podem ser: humano, viário, sócio econômico, meio ambiente, institucional/social e fator estatístico. Foi focado no trabalho, especialmente, a condição de saturação do tráfego nas estradas brasileiras, fator este avaliado por meio de faixas de contagem, denominadas de níveis de serviço. A metodologia foi construída a partir de uma base teórica em que dados e informações foram buscados em manuais de diversos órgãos como DNER, CONTRAN, DETRAN e CTB, além de dados estatísticos obtidos em pesquisas que têm como fontes: Ministério dos Transportes, CNT, IPEA, ONSV e OMS. A pesquisa identificou aumento na ocorrência de acidentes para níveis de serviço mais elevados, em número e frequência, a partir da análise de gráficos elaborados para duas vias (rodovia Fernão Dias e rodovia Presidente Dutra), quando estas atingem os patamares “E” e “F”, limites superiores. - TCCAutomação de um protótipo de elevadorSousa, Arthur Puk G L de; Silva, Bruno Henrique da Costa e; Vicente, Rodrigo Mariano Gonçalves (2019-06)
Escola de Engenharia (EE)
Este artigo cujo tema fala sobre uma Automação de um Protótipo de Elevador controlado eletronicamente por um Arduino, apresenta a montagem e a programação desenvolvida em C++ para controlar botões de emergência em cada andar do elevador, para pessoas que precisam se locomover o mais rápido possível para determinado andar, tanto em prédios comerciais como residenciais. Se um botão de emergência for pressionado, todos os chamados anteriores do elevador são ignorados e o elevador mais próximo se direciona diretamente para o andar emergencial, com velocidade levemente elevada. - TCCEdifícios energeticamente eficientes: os desafios para implementação e certificação de novos edifícios de serviço no Brasil e em PortugalSantos, Fabio de Oliveira (2019-06)
Escola de Engenharia (EE)
A preocupação com os impactos causados pelas atividades antrópicas no meio ambiente é oriunda da primeira crise energética mundial, a Crise do petróleo em 1973. Sendo a Construção Civil, um dos setores de maior geração de resíduos e interferência no ambiente, além de representar um elevado potencial energético seja em sua execução, operação ou manuteção, as certificações ambientais tem grande importância na aplicação e controle destes impactos. Tendo em vista que o desenvolvimento de um país, de forma geral, está relacionado diretamente ao seu respectivo potencial energético, tornase essencial observar os valores e buscar alternativas para obter eficiência e otimização energética em cada um dos mais diversos ambientes. Seja no Brasil ou em Portugal, a certificação de eficiência energética em edificações é ainda pouco expressiva, embora seja uma das alternativas de maior impacto tanto para fatores internos (econômico, social, entre outros) a cada um dos países, quanto para os efeitos sobre a qualidade do ambiente. O presente trabalho busca entender melhor os entraves que justificam a baixa adoção de certificações de eficiência energética em ambos os países. Para isso foram estudadas as principais certificações empregadas no Brasil (Procel Edifica) e em Portugal (SBTool), além de feita uma investigação sobre o consumo energético nos últimos anos, sobre as normas e legislações atualmente empregadas juntamente com políticas de incentivo, e um breve levantamento sobre o ciclo de vida das estruturas juntamente com alguns valores envolvidos e ferramentas que potencializam o planejamento e gestão de recursos. E, a partir destas informações, foi possível identificar que questões relacionadas à técnica empregada no processo de avaliação das certificações estudadas, aos custos envolvidos na certificação, às legislações e normas existentes e políticas empregadas em ambos os países apresentam alguns pontos de fragilidade e, assim, tornamse barreiras para novos edifícios eficientes certificados. Portanto, é necessário atuar justamente sobre estes pontos para obter em maior número estes sistemas em países como Brasil e Portugal. - TCCSistema de transferência de energia sem fioChaubet, Allan Seiti Sassaqui (2019-06)
Escola de Engenharia (EE)
Os sistemas de transferência de energia sem fio baseiam-se no acoplamento magnético de bobinas e permitem que diversos dispositivos sejam alimentados sem o uso de cabos. Após estudar alguns trabalhos realizados na área e conceitos teóricos que influenciam estes sistemas, como o efeito da ressonância, a indução magnética e o efeito pelicular, foi possível desenvolver o protótipo completo apresentado neste trabalho. O sistema apresentado neste trabalho é composto por um oscilador simples, responsável por gerar um sinal alternado a partir de uma fonte de alimentação de corrente contínua, que alimenta a bobina transmissora, que está acoplada magneticamente à bobina receptora, que coleta a energia emitida, seguida de um circuito retificador com um regulador de tensão de 5V, possibilitando alimentar uma carga. Os circuitos foram montados em matriz de contato e foram confeccionadas 4 bobinas em circuito impresso, sendo 2 modelos de bobinas transmissoras e 2 modelos de bobinas receptoras, que permitiram a realização de testes com diferentes configurações de bobinas. Observou-se o impacto da variação da frequência, da tensão na bobina transmissora, da variação da distância entre as bobinas e do número de espiras das bobinas. A análise destes testes permitiu também observar a eficiência das configurações propostas e também a capacidade de alimentar cargas resistivas, resultando em possibilidades para diversas aplicações. - TCCVeículos elétricos: estudo exploratório do comportamento do potencial mercado consumidor do BrasilBarsotti, Julia; Cunha, Julia Maria Sawaya da (2019-06)
Escola de Engenharia (EE)
Este artigo apresenta um estudo exploratório sobre veículos elétricos para diagnosticar o comportamento de um grupo representativo do potencial mercado consumidor no contexto atual do Brasil. Para isso foi necessário realizar um estudo bibliográfico sobre os carros elétricos e híbridos. Para compreender o potencial mercado em questão, foram realizadas duas pesquisas. Primeiramente uma pesquisa qualitativa, com um grupo focal de dez participantes tendo como tema central a comercialização de carros elétricos no Brasil. O resultado do grupo focal serviu como base para elaborar as questões da pesquisa survey aplicada posteriormente, via questionário eletrônico, seguida de uma análise estatística dos dados obtidos. Dentre outros resultados significativos tem-se que as características relacionadas ao produto, como desempenho, autonomia e conforto parecem ter menor importância do que as características geralmente consideradas viabilizadoras da comercialização, como os incentivos, o preço de compra e a infraestrutura adequada. Estas últimas foram tornando-se então detratores da comercialização. A faixas etária mais adepta à tecnologia é aquela entre 25 a 36 anos e a mais resistente são os maiores de 46 anos. - TCCEstudo da utilização do pêndulo duplo para geração de energia: estudo da energia maremotrizSantos, André Martinez Araujo dos; Bonitatibus, Carlos Henrique; Arnoldi, Fabio Khouri (2019-06)
Escola de Engenharia (EE)
O presente estudo tem o objetivo de dissertar de forma clara e sucinta acerca da concepção e aplicação do sistema de energia maremotriz. O estudo tem início com a dissertação acerca da aplicação do conceito de energia, das formas de geração e da importância histórica da energia para a sociedade como um todo. Em seguida, há a explanação acerca das fontes de geração de energia, separadas em renováveis e não renováveis, apontando vantagens e desvantagens de cada uma, introduzindo ao assunto central do estudo, que é a energia maremotriz, trazendo a sua funcionalidade, formas de esquematização, e trazendo um apanhado histórico da sua concepção, possibilitando um comparativo entre o modelo com os outros existentes, mostrando a viabilidade do mesmo em projetos de diversos países, com ênfase no projeto de Pecém, no Ceará.