Administração do Desenvolvimento de Negócios (Mestrado Profissional) - Dissertações - CCSA Higienópolis
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Navegando Administração do Desenvolvimento de Negócios (Mestrado Profissional) - Dissertações - CCSA Higienópolis por Orientador "Benedetti, Mauricio Henrique"
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- DissertaçãoImplantação de fluxo de trabalho no departamento de marketing para obter vantagem competitiva no mercado educacionalCremonese, Marcus Vinícius Guarizo (2019-02-01)
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
Este trabalho foi realizado a partir da necessidade de aumentar a eficiência das campanhas mercadológicas do departamento de marketing do Instituto Presbiteriano Mackenzie, o qual é o principal elo entre a Universidade Presbiteriana Mackenzie e o mercado educacional. Apesar de sua importância estratégica, o departamento de marketing tem tido dificuldades na elaboração e entrega de campanhas mercadológicas dos serviços que a universidade oferece. Para a elaboração de uma proposta que teve papel de plano piloto, foi escolhido o serviço de graduação presencial, por ser o principal serviço oferecido pela universidade e também pelo seu valor de mercado e representatividade. Por meio de uma metodologia voltada à solução de problemas, foi aplicada uma pesquisa qualitativa em que se obtiveram as dez principais causas para o problema enfrentado pelo marketing. Procedeu-se então ao diagnóstico, onde foram utilizadas técnicas de mapeamento e ferramentas da qualidade, como Diagrama de Ishikawa, Diagrama de Pareto e Escala de Likert a fim de identificar, esclarecer e quantificar as causas de acordo com os níveis de gravidade que mais impactavam os serviços prestados pelo marketing. A partir disso, há a proposta de uma inovação incremental baseada em um plano de ação que contemplou a criação de um protocolo de gestão de projetos, até então inexistente, utilizando-se algumas áreas do conhecimento do PMBOK que se mostraram prioritárias como escopo, cronograma, plano de comunicação, plano de qualidade e avaliação dos riscos. Após a elaboração da proposta e apresentação aos envolvidos, observou-se que com sua implantação haverá potenciais ganhos nas esferas da qualidade, tempo e custo. Foram constatados, ainda, dois pontos críticos que requerem atenção: o tempo, elemento chave para se obter qualidade no desenvolvimento de uma boa campanha e, também, o nível de complexidade, que é alto, devido ao grande número de envolvidos no processo, fator este conjugado à estrutura da empresa, visto que ela não possui uma formatação voltada para projetos. Como benefícios futuros, tem-se a expectativa de que, obtendo resultados positivos com o projeto piloto, crie-se um ambiente favorável para uma segunda fase que poderá estender a aplicação da proposta para outros projetos, passando a incluir todas as áreas de conhecimento conforme o PMBOK e que levarão ao aprimoramento e aprofundamento na gestão das campanhas - DissertaçãoImplantação de metodologia ágil de projetos com uso de Scrum e Kanban na produção de conteúdos educacionaisFontes, Marcelo Henrique Ferreira (2020-08-20)
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
In the current management model adopted by FTD Educação, a provider of educational solutions, there is a frequent delay in the delivery of educational content in time for the school service campaign to begin, resulting on the presentation of incomplete educational solutions that hinder the commercialization process. In this context, the objective of this project was to understand, investigate and diagnose potential causes of delays to propose an applicable solution to the company to eliminate the problem. Questionnaires were prepared and applied to the company's managers, and the results revealed a lack of project management methodologies aimed at creative and collaborative products. The lack of methodology forces editorial managers to adopt inefficient processes and systems for coordinating simultaneous projects, which results in production delays and non-compliance with deadlines. To solve the problem, this work proposes the adoption of two agile methodologies (Scrum and Kanban) with sufficient flexibility and adaptability to be applied on FTD Educação's editorial manufacturing. Scrum is a framework for improving the production process and Kanban is a technique that allows better workflow visualization. The adoption of these methodologies by FTD Educação represents an innovation that contemplates cultural and operational changes that involves all organizational levels and will introduce innovations to the production process, like the new work format for the editorial team. As this is a complex change that involves a significant number of employees and possible impacts on the company's operation, this work proposes the adoption of suggested methodologies in two phases. In the first stage there is the execution of a pilot project to assess the real feasibility and effectiveness of the proposal in solving the problem. The second phase considers the evaluation of the results observed in the pilot project to ascertain the need for adjustments and improvements on the Scrum framework and Kanban board for posterior application in other editorial managements. The predicted impact with the adoption of the suggested methodologies is the production of innovative educational content and continuous support to the company's mission of contributing to society through modern and quality educational solutions, helping children and young people to learn. - DissertaçãoImplantação de metodologia ágil de projetos com uso do Scrum e Kanban na produção de conteúdos educacionaisFontes, Marcelo Henrique Ferreira (2020-08-20)
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
No atual modelo de gestão da FTD Educação, fornecedora de soluções educacionais, há o frequente atraso na entrega de conteúdos educacionais a tempo para início da campanha de atendimento às escolas, com apresentação de soluções educacionais incompletas que dificultam o processo de comercialização. Nesse contexto, o objetivo deste projeto foi entender, investigar e diagnosticar potenciais causas dos atrasos a fim de propor uma solução aplicável na empresa para eliminação do problema. Foram elaborados e aplicados questionários aos gestores da empresa e os resultados demonstraram uma carência de metodologias de gestão de projetos orientadas a produtos criativos e colaborativos. A falta de metodologia força os gestores editoriais a adotar processos e sistemas ineficientes para a coordenação de projetos simultâneos, o que resulta em atrasos na produção e não cumprimento de prazos. Para a solução do problema, este trabalho propõe a adoção de duas metodologias ágeis, o Scrum e o Kanban, com flexibilidade e adaptabilidade suficientes para aplicação na produção editorial da FTD Educação. O Scrum é um framework para aprimoramento do processo de produção e o Kanban, uma técnica que permite melhor visualização do fluxo de trabalho. A adoção dessas metodologias na FTD Educação é uma inovação que contempla mudança cultural e operacional que envolve todos os níveis organizacionais e trará inovações ao processo de produção, como o novo formato de trabalho para a equipe editorial. Por se tratar de uma mudança complexa que envolve uma grande quantidade de colaboradores e possíveis impactos na operação da empresa, este trabalho propõe a adoção das metodologias em duas etapas. Na primeira etapa há a execução de um projeto piloto para avaliação da real viabilidade e eficácia da proposta na solução do problema. A segunda etapa considera a avaliação dos resultados observados no projeto piloto para averiguação de necessidade de ajustes e melhorias no framework Scrum e quadro Kanban para aplicação posterior em outras gerências editoriais. O impacto esperado com a adoção das metodologias é a produção de conteúdos educacionais inovadores e contínuo suporte à missão da empresa de contribuir com a sociedade através de soluções educacionais modernas e de qualidade, auxiliando no aprendizado de crianças e jovens. - DissertaçãoImplementação de gestão de licenças, por meio da tecnologia em nuvem, com baixo risco de perda de clientes atuais e potenciais.Rodrigues, Orozimbo Farias (2020-01-24)
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
O objetivo do trabalho foi desenvolver uma alternativa que pode servir de apoio e de suporte a outras empresas e profissionais, para melhor administrar licenças de software em nuvem. Do ponto de vista processual, tecnológico, teórico e ferramental, são amplamente utilizadas, o que permite uma melhor compreensão de causa e efeito, problema e solução no contexto de empresas SaaS (Software as a Service). O escopo deste estudo está na melhoria da gestão de licenças de software. Para tanto, foi selecionada a empresa Linx, a qual oferece soluções sistêmicas para o segmento de varejo. Os registros seguiram uma metodologia para trabalhos práticos e aplicados e os conceitos abordam o contexto investigado, o entendimento do problema, o diagnóstico e a solução. Foi realizado um mapeamento na empresa para explorar o processo de gestão de licenças de software e foi identificado que o controle de cobrança das licenças não era efetivo. Havia casos de clientes utilizando mais licenças do que, de fato, estava contratado. A complexidade envolvendo o projeto está diretamente ligada ao mapeamento da grande variação de formas de gestão de licenças de cada software, pois as empresas – antes de adquiridas – possuíam motores próprios de gestão e controle que, na sua maioria, não endereçava por completo os controles e as validações necessárias. O trabalho propõe uma solução criativa e inovadora para tornar o controle de licenças mais centralizado, baseado em computação em nuvem, mitigando o risco de perdas de valores econômicos, reduzindo os custos envolvidos na operação atual, eliminando as incertezas nas transações de faturamento e cobrança, permitindo, desta forma, a padronização e ganhos de escala em novas aquisições na operação da Linx. - DissertaçãoInovação incremental em marketing digital : proposta de ferramenta para o planejamento de ações on-lineLoureiro, Gustavo Cotta (2018-08-03)
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
O presente trabalho apresenta um plano de ação para os próximos cinco anos da DMC Digital Marketing Cube LTDA – ME, uma empresa de treinamento e consultoria em marketing digital já constituída. O plano proposto se baseou no uso de uma ferramenta de marketing digital, propondo-a como uma inovação incremental a ser utilizada em dois cenários: estruturação do planejamento de marketing digital em empresas dos mais diversos tamanhos e segmentos do mercado (cliente final, veículos e agências) e como ferramenta de ensino para profissionais que buscam desenvolver suas habilidades e competências na área. A ferramenta será utilizada para explorar as oportunidades de ganhos através de suas prestações de serviços. Para a validação da ferramenta junto ao mercado, foram realizadas entrevistas com aproximadamente dez profissionais em quatro áreas específicas do marketing digital: marketing de conteúdo, mídias sociais, marketing de busca e e-mail marketing. A partir da análise dos dados obtidos, foram identificadas oportunidades para a DMC ou para outras empresas que oferecem consultoria e treinamento em marketing digital. - DissertaçãoProposta de adoção de um novo formato de distribuição de sinais da indústria de radiodifusão de sons e imagens baseado em virtualização de conteúdos e serviçosFacchin, Tiago (2019-02-06)
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
Diante do avanço da tecnologia, crescente demanda por conteúdos audiovisuais e mudanças nos hábitos de consumo de mídia, empresas produtoras têm a necessidade de desenvolverem novas e eficientes plataformas de distribuição dos seus conteúdos, buscando maior abrangência, flexibilidade na entrega e, por consequência, melhora da qualidade da experiência dos usuários. Neste contexto, a indústria de radiodifusão de sons e imagens necessita rever seus processos e reduzir seus custos operacionais na etapa de distribuição de conteúdo a fim de ser competitiva, em um mercado com players mundiais. Para tanto, quebrar paradigmas se tornou fundamental. Com o objetivo de buscar alternativas para solucionar o problema que a indústria em pauta enfrenta e trazer uma contribuição para facilitar a tomada de decisão na análise de implementação de novas tecnologias, a utilização de métodos multicritérios minimiza a possibilidade de erros, mitigando os riscos e aumentando a eficácia no processo decisório. A partir das dimensões competitivas baseadas na teoria da Estratégia de Operações, foi aplicado o método de Análise Hierárquica de Processos (AHP - Analytic Hierarchy Process) para determinar o cenário que apresenta o melhor resultado, de acordo com as variáveis competitivas previamente definidas. Uma vez selecionada a melhor alternativa, para a priorização das ações, foi aplicada a matriz GUT, viabilizando e dando celeridade à sua implementação, bem como suportando a melhoria e a eficácia do processo. Para o desenvolvimento da pesquisa, foram coletadas opiniões de especialistas e interessados. Portanto, tratar com o ineditismo na aplicação de uma nova tecnologia, lidar com interesses conflitantes dos stakeholders e analisar diferentes variáveis no processo de decisão significam que estes desafios deverão ser vencidos para a escolha e o sucesso na implementação da nova plataforma de distribuição de conteúdos. Assim, com um mapeamento estruturado e a visão completa do processo, duas etapas distintas de implementação foram adotadas de maneira sequencial. Como resultado, uma primeira solução foi proposta com o objetivo de redução dos atuais custos operacionais, além de servir de base e estrutura para uma segunda intervenção, que busca novos modelos e oportunidades de negócio. - DissertaçãoProposta de transformação de processos para diagnósticos e tratamentos de pacientes com patologia de riscoVelludo, Sílvio Fontana (2019-02-13)
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
Um dos grandes desafios da Medicina diagnóstica é identificar de forma precisa patologias de risco. Além deste, outro fator de alta relevância é a busca pela diminuição do tempo gasto no tratamento destas doenças. Tendo esta orientação, este trabalho foi desenvolvido com o objetivo de propor e implantar ações que levassem à notificação estratégica, por parte dos médicos radiologistas, e captação de doenças com alto potencial de risco à vida em estágios iniciais principalmente, com a finalidade de que tais casos pudessem ser tratados de maneira mais assertiva e rápida. Os Programas da Mama e do Fast Capture compreendem uma solução eficaz a uma operadora de saúde, com ênfase no planejamento verticalizado e envolvendo diversas especialidades Médicas, colocando o paciente no centro da nossa atenção. No contexto de diagnóstico e tratamento, aliado a metodologia Six Sigma, busca alcançar alta capacidade resolutiva, otimizando etapas, estabelecendo-se protocolos e mapeando processos através do FMEA, com análises críticas e melhorias contínuas em cada fase. A implementação do programa ocorreu mediante as fases do DMAIC, demonstrando resultados mais eficazes nos tratamentos propostos, que incluem principalmente doenças oncológicas e vasculares. Esta proposta surgiu no setor da mamografia, devido ao fato de pacientes com alta suspeição para câncer de mama demorarem muitos dias para realizar exames complementares e consulta com especialista. Assim, com o estudo das etapas deste processo, bem como a mensuração dos tempos, notou-se que havia a necessidade melhorar todo este processo. Com a descrição das etapas e revisão dos processos, foi realizado este estudo visando reduzir o tempo entre diagnóstico e tratamento de doenças de risco, determinando maior sobrevida ao paciente e qualidade na sua rotina. Este trabalho de caráter intervencionista envolveu também o monitoramento dos casos, otimização das filas de exames e consultas, além de disponibilização de maiores informações aos pacientes. A alta complexidade envolvida neste processo de mudança organizacional estabeleceu um eficiente elo de comunicação entre pacientes, médicos e empresa, fazendo com que o foco fosse o acolhimento desses beneficiários por meio da integração das atividades ao longo de todo ciclo. As propostas estabelecidas pelos programas são exemplo de inovação de processos, realizados pela Prevent Senior®, com aumento da eficácia do sistema de diagnóstico e tratamento, além da redução de burocracia. Toda esta transformação de boas práticas clínicas pode ser expandida para outros locais e serviços, trazendo benefícios à sociedade por meio da gestão em saúde. - DissertaçãoProposta para desenvolvimento e lançamento de novo produto no mercado da indústria de artefatos de papelMariani Junior, Paulo Sergio (2020-01-22)
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
This paper has been made with the purpose to prepare the development and launch of a new product in a company that act in the business sector of artefacts of paper. The innovation opportunity has begun with the request of one client, which needed a product that, until that moment was not produced in Brazilian territory and that satisfied the accuracy of specifications demanded by this client. During the development, a mixed survey was applied to many others clients from different business segments, checking an opportunity of increasing sales and focus on quality to grow up the actual quality level on market, reaching a competitive differential, without increasing cost or make the price higher. With the analysis of data obtained from the survey with these other clients, was possible to achieve a diagnosis that, in fact, the opportunity was real for the development of a new product. How the developed product for the opportunity was an improvement of a model manufactured and commercialized by the company, this effort results in a complex incremental innovation whereby has a huge incremental quality benefit, reinforcing a differential between the company and his rivals. The complexity of the project its observed in the process to envelop suppliers, clients, and a change in the internal culture, since for be a small business company, involve more coo participation of workers of all sectors. The internal results obtained with the development and deployment of the action plan, until this phase, are satisfactory, and the action plan will continue phase by phase, keeping the focus on client’s needs and requests on the market’s opportunity to expand the business company. - DissertaçãoSolução para conexão entre atores do ecossistema de startups e fomento da inovação abertaRochetti, Jose Alexandre (2020-02-05)
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
A inovação é de fundamental importância para que empresas se mantenham relevantes em seus mercados. Essa necessidade, por partes das empresas e sua migração do modelo interno, para a forma aberta, em que as empresas se conectam com ambientes externos para desenvolver, colaborativamente, soluções inovadoras para seus mercados, torna-se, por outro lado, um grande desafio para as organizações. Encontrar o parceiro certo de inovação, como as startups, conseguir desenvolver esse relacionamento de maneira que facilite a evolução da solução bem como desenvolver em seus colaboradores uma cultura inovadora, são problemas novos que passam a concorrer com os problemas do dia a dia. Resolver as dificuldades da busca por inovação, a necessidade de maior exposição das startups e ainda o desejo de investidores surge como uma oportunidade a ser explorada. Para endereçar essa questão, a proposta inicial apresentada foi de criar uma plataforma digital de conexões entre os atores desse ecossistema e, neste sentido, monetizar, por meio de cobrança de taxa, dos que expõe e se cadastram nela. A utilização da Metodologia para Trabalhos Práticos e Aplicados combinados com as técnicas do Lean Startup, resultaram numa solução de pivotagem das premissas iniciais de negócio. Os feedbacks colhidos durante o Produto Mínimo Viável (MVP -Minimum Viable Product) indicaram uma mudança de estratégia no posicionamento e monetização da empresa criada para endereçar as necessidades identificadas. Passou-se de uma solução estritamente digital, para uma solução híbrida, onde curadorias, consultorias integram de forma decisiva a solução em conjunto com a utilização da plataforma como ferramenta de busca, mas, principalmente, como instrumento facilitador para que os clientes viabilizem suas ambições de criação de seu ecossistema. Esse relato técnico demonstra que a aplicação de conceitos inovadores de construção de negócios é altamente recomendável e perfeitamente aplicável para ambientes complexos de negócios em que os atores ainda buscam suas formas de se relacionarem, de estruturarem sua atuação e tirar o melhor do ecossistema.