Pedagogia (EAD) - TCC – CEFT Higienópolis
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Pedagogia (EAD) - TCC – CEFT Higienópolis por Orientador "Nunes , Élida Jacomini"
Agora exibindo 1 - 9 de 9
Resultados por página
Opções de Ordenação
- TCCBilinguismo e autismo: uma análise sobre o desenvolvimento sociocognitivo de crianças autistas em escolas bilíngues no BrasilRibeiro , Giovana Rocha Aveiro; Pereira , Natália Bispo (2023-12-05)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
Diante da falta de consenso entre especialistas no debate sobre o tema do autismo em contexto bilíngue, esta monografia visa realizar uma análise abrangente sobre os benefícios e desafios do bilinguismo para o desenvolvimento social e cognitivo da aquisição da linguagem em crianças com autismo. A análise é fundamentada nas conexões estabelecidas a partir das entrevistas conduzidas pelas pesquisadoras, considerando as contribuições de especialistas renomados, como Celia Romero e Lucina Q. Uddin, Luciana Brentano, Soyoung Park e Ellen Bialystok. O escopo da análise teórica busca compreender o desenvolvimento de habilidades em duas línguas, especificamente o Português e o Inglês, e sua relação com o desenvolvimento cognitivo e social desses alunos. Esse enfoque é direcionado à avaliação desse cenário no contexto brasileiro, abrangendo a faixa etária de crianças de 4 a 11 anos. Apesar da limitação quanto à disponibilidade de material nacional sobre o tema, os resultados obtidos por meio desta pesquisa apontam que os benefícios do bilinguismo em crianças autistas são notáveis e significativos, enquanto nenhum malefício foi identificado. Com este estudo, buscamos agregar valor à sociedade, fornecendo embasamento científico para que educadores e profissionais da educação possam embasar suas práticas no contexto brasileiro. - TCCBilinguismo na educação básica: aplicação da BNCC na abordagem CLIL do programa bilíngueEymery , Guillaume Franck (2023-12-06)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
O ensino com programa bilingue português-inglês está se desenvolvendo nas escolas da educação básica no país, especialmente nas escolas particulares dos grandes centros urbanos. Esse ensino acontece principalmente usando a abordagem CLIL que foca ao mesmo tempo na língua e no conteúdo. Nesse tipo de abordagem, o currículo escolar é ensinado nas duas línguas. Desde 2018, a BNCC norteia a construção curricular de cada escola. Assim, mesmo se ela não menciona o ensino bilingue português-inglês, os professores têm a obrigação legal de aplicar os elementos da BNCC no programa bilingue com abordagem CLIL. O objetivo desse trabalho é investigar essa aplicação usando a pesquisa bibliográfica colocada em perspectiva com a pesquisa de campo, essa sendo a observação qualitativa na sala de aula do programa bilíngue no ensino fundamental – anos finais num colégio particular bilíngue da grande São Paulo. Os resultados encontrados confirmaram as proximidades teóricas entre a BNCC e a abordagem CLIL e a pertinência da sua aplicação no programa bilingue. Porém, apareceu algumas persistências das práticas do ensino tradicional na escola que podem prejudicar o sucesso da abordagem e as suas articulações com o conteúdo curricular. - TCCBilinguismo: benefícios de aprender inglês na Primeira InfânciaSobral , Karen de Sousa (2023-12-06)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
Este artigo na condição de trabalho de conclusão de curso tem como escopo decorrer sobre as vantagens do bilinguismo em crianças e como um currículo bilíngue em instituições de ensino infantil pode corroborar para benefícios a curto e longo prazo. O bilinguismo, como habilidade, caracteriza-se pela utilização de idiomas diferentes para exercício da comunicação e para tal finalidade, o presente artigo visa analisar as consequências cognitivas e sociais, além da propugnação da educação bilíngue em decorrência de seu crescimento em território nacional. A metodologia utilizada será de pesquisa bibliográfica e os resultados reverberam as inferências do bilinguismo na educação e sociedade. - TCCDesdobramentos da alfabetização e letramento no contexto do bilinguismoMattos , Gabriela Pereira (2023-12-06)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
Chamamos de processo de alfabetização a aquisição da leitura e da escrita, sendo que este processo não leva em consideração somente decodificação de textos, como também faz o indivíduo compreender o mundo que o cerca. Sabemos que a leitura é essencial para a sobrevivência e o convívio crítico em sociedade. Com a melhoria das conexões intercambistas, seja por finalidades de trabalho ou por afinidades culturais, cresce a oferta de escolas bilíngues no Brasil, garantindo não só a aquisição de uma segunda língua, mas prometendo a alfabetização simultânea em duas línguas. Sendo assim, surge a necessidade de regulamentação e fiscalização deste ensino. O progresso do estudante bilíngue, não apenas cognitivo, mas também crítico e social, vem sendo estudado por diversas áreas do conhecimento, como linguísticas e neurocientíficas. Por isso, procura-se introduzir o processo de alfabetização e letramento analisando-o, também, sob o ponto de vista do bilinguismo. A partir disso, busca-se destacar movimentações legislativas acerca do tema e utilizar de interpretações conceituais sobre o processo de alfabetização no bilinguismo. - TCCO impacto da alfabetização simultânea da Língua Portuguesa e da Língua Inglesa no primeiro ano do Ensino Fundamental lCazetta, Carolina Gasprini; Fontanelli , Gabriele Alberico (2023-06-13)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
O objetivo deste trabalho foi realizar uma pesquisa bibliográfica sobre o impacto da alfabetização simultânea de L1 (língua materna) e L2 (língua inglesa), no primeiro ano do ensino fundamental, visto que esse é um tema polêmico entre pais e profissionais. Por um lado, muitos acreditam que não seja benéfico o ensino de uma segunda língua, paralela ao ensino da língua materna, no período da alfabetização. Por outro lado, o tema é defendido e debatido por especialistas. Nosso artigo será dividido em introdução, conceitos de alfabetização e ensino bilíngue, apresentação das principais pesquisas realizadas sobre o tema, e discussão dos principais achados. Pensando principalmente no tema e em fatores concretos de modo amplo, observamos que há uma grande variedade de metodologias. A metodologia utilizada será Artigo Científico de Revisão Bibliográfica, que se propõe a fazer uma análise de livros e artigos sobre os assuntos escritos por autores estrangeiros e brasileiros a fim de construir uma linha de raciocínio consistente para alcançar os objetivos deste estudo. Concluímos então, que as pesquisas defendem o ensino bilíngue e comprovam que há ganhos cognitivos importantes, especialmente na faixa etária do primeiro ano do ensino fundamental, de acordo Ellen Byalistok (2012) que, sendo referência na área, analisa como crianças que aprendem dois idiomas na primeira infância desenvolvem habilidades cognitivas linguísticas e não linguísticas. - TCCO impacto da alfabetização simultânea da língua portuguesa e da língua inglesa, no primeiro ano do Ensino Fundamental lCazetta , Carolina Gasperini; Fontanelli , Gabriele Alberico (2023-06-13)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
O objetivo deste trabalho foi realizar uma pesquisa bibliográfica sobre o impacto da alfabetização simultânea de L1 (língua materna) e L2 (língua inglesa), no primeiro ano do ensino fundamental, visto que esse é um tema polêmico entre pais e profissionais. Por um lado, muitos acreditam que não seja benéfico o ensino de uma segunda língua, paralela ao ensino da língua materna, no período da alfabetização. Por outro lado, o tema é defendido e debatido por especialistas. Nosso artigo será dividido em introdução, conceitos de alfabetização e ensino bilíngue, apresentação das principais pesquisas realizadas sobre o tema, e discussão dos principais achados. Pensando principalmente no tema e em fatores concretos de modo amplo, observamos que há uma grande variedade de metodologias. A metodologia utilizada será Artigo Científico de Revisão Bibliográfica, que se propõe a fazer uma análise de livros e artigos sobre os assuntos escritos por autores estrangeiros e brasileiros a fim de construir uma linha de raciocínio consistente para alcançar os objetivos deste estudo. Concluímos então, que as pesquisas defendem o ensino bilíngue e comprovam que há ganhos cognitivos importantes, especialmente na faixa etária do primeiro ano do ensino fundamental, de acordo Ellen Byalistok (2012) que, sendo referência na área, analisa como crianças que aprendem dois idiomas na primeira infância desenvolvem habilidades cognitivas linguísticas e não linguísticas. - TCCO impacto da alfabetização simultânea da Língua Portuguesa e da Língua Inglesa, no primeiro ano do Ensino Fundamental lCazetta, Carolina Gasperini; Fontanelli , Gabiele Alberico (2023-06-13)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
O objetivo deste trabalho foi realizar uma pesquisa bibliográfica sobre o impacto da alfabetização simultânea de L1 (língua materna) e L2 (língua inglesa), no primeiro ano do ensino fundamental, visto que esse é um tema polêmico entre pais e profissionais. Por um lado, muitos acreditam que não seja benéfico o ensino de uma segunda língua, paralela ao ensino da língua materna, no período da alfabetização. Por outro lado, o tema é defendido e debatido por especialistas. Nosso artigo será dividido em introdução, conceitos de alfabetização e ensino bilíngue, apresentação das principais pesquisas realizadas sobre o tema, e discussão dos principais achados. Pensando principalmente no tema e em fatores concretos de modo amplo, observamos que há uma grande variedade de metodologias. A metodologia utilizada será Artigo Científico de Revisão Bibliográfica, que se propõe a fazer uma análise de livros e artigos sobre os assuntos escritos por autores estrangeiros e brasileiros a fim de construir uma linha de raciocínio consistente para alcançar os objetivos deste estudo. Concluímos então, que as pesquisas defendem o ensino bilíngue e comprovam que há ganhos cognitivos importantes, especialmente na faixa etária do primeiro ano do ensino fundamental, de acordo Ellen Byalistok (2012) que, sendo referência na área, analisa como crianças que aprendem dois idiomas na primeira infância desenvolvem habilidades cognitivas linguísticas e não linguísticas. - TCCO uso das tecnologias digitais no ensino remoto ocasionado pela pandemia da Covid-19Laguna , Victoria Rivke (2022-06-15)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
Diante do cenário ocasionado pelo novo coronavírus, as aulas presenciais tiveram de ser interrompidas e com isto, os professores tiveram de se reinventar e se adaptar ao novo modelo educacional do ensino remoto, repercutindo na maior utilização das Tecnologias Digitais. Com o objetivo de averiguar o impacto dessas mudanças no dia a dia profissional dos docentes, esta monografia traz uma investigação qualitativa com o uso da plataforma “Google forms”, na qual foi elaborado um questionário anônimo e voluntário que coletou 40 respostas. Os participantes do questionário foram professores do Ensino Infantil e do Ensino Fundamental I de uma escola particular da cidade de São Paulo. A análise das respostas coletadas informaram diferentes possibilidades e dificuldades dos docentes. Dentre os pontos positivos, surgiram oportunidades para esses profissionais utilizarem novas ferramentas digitais de ensino, até então pouco empregadas na prática docente, fazendo-os experienciar as tecnologias digitais como aliadas do processo de ensino-aprendizagem e fazendo-os ver que as aulas podem estar mais alinhadas ao aluno contemporâneo, com aulas mais inovadoras para os mesmos. Quanto aos pontos negativos, observamos a falta de preparo dos docentes diante das novas tecnologias e das rápidas adaptações que tiveram de ocorrer em um curto espaço de tempo a fim de prosseguirem com o processo de ensino. O mundo está passando por transformações a todo instante e diante das mudanças, novas metodologias devem ser estudadas e atribuídas ao aluno de hoje. Nesse sentido, a tecnologia se torna uma oportunidade de contribuir positivamente tanto no ensino remoto, quanto aos processos de aprendizagem, proporcionando novas formas de ensinar e de aprender. - TCCResidência pedagógica: um estudo sobre avaliação e multiletramentoSilva , Maria Isabela Vieira Nunes da (2023-12-05)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
Tendo como compromisso ser reflexo social, a educação contemporânea, todavia apoia-se em um ensino evidências colonizadoras, baseando-se em conteúdo e renegando o protagonismo e visibilidade do sujeito aluno. A BNCC exige que a educação normatize os multiletramentos e a cultura digital, com base na sociedade. A partir de uma experiência em uma escola pelo Programa de Residência Pedagógica, o objetivo desta pesquisa foi analisar as práticas e estratégias de multiletramento desenvolvidas na didática da professora-preceptora do programa, que sucederam a partir dos resultados do seu processo de avaliação da aprendizagem dos alunos. Com base em uma pesquisa de campo, diálogos com a professora, registros e observação, foram utilizadas linguagens como o uso de hipermídia baseada em vídeo, hipermídia baseada em design, jogos, Ambientes Educativos e Língua Brasileira de Sinais a fim de promover a diversidade cultural e sujeitos letrados. A avaliação da aprendizagem deve ser uma das bases da didática do professor para progredir no aprendizado do aluno, tornando-o protagonista do seu processo de ensino-aprendizagem, além de o professor procurar por caminhos alterativos e diversos nesse processo. Assim, para este apoio pedagógico, a Pedagogia do Multiletramento é esta metodologia para as múltiplas linguagens que devem ser parte das práticas de ensino e letramento, a fim de trazer a diversidade cultural para a sala de aula e formar sujeitos conscientes da realidade social.