Letras - TCC – CCL Higienópolis
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Letras - TCC – CCL Higienópolis por Orientador "Corrêa, Lilian Cristina"
Agora exibindo 1 - 9 de 9
Resultados por página
Opções de Ordenação
- TCCAnálise do arco narrativo de corrupção sob a perspectiva feminina de Fogo e Sangue (2018), de George R. R. MartinRamos, Ana Beatriz (2023-12-13)
Centro de Comunicação e Letras (CCL)
Este trabalho tem como objetivo analisar a Jornada de Corrupção e Queda do Herói, tendo por base as teorias da Jornada do Herói elaboradas por Joseph Campbell (1949) e Cristopher Vogler (2015), sob a perspectiva feminina da personagem Rhaenyra Targeryen da obra Fogo e Sangue (2018), de George R. R. Martin. Para tanto, a presente pesquisa propõe um afastamento da tradicional Jornada do Herói, fundamentada por um sistema patriarcal que exclui as mulheres e catalisa seu processo de corrupção. Sob a luz da teoria, a respectiva pesquisa pode estruturar a jornada da personagem objeto de estudo, enfatizando as causas e consequências de seu desfecho. Além de trabalhar com os arquétipos que permeiam a narrativa e justificar a presença de uma aproximação do fantástico com a realidade. Assim, é possível considerer que A Jornada de Rhaenyra Targeryen representa não só um afastamento do tradicional, mas propõe uma interessante reflexão sobre as consequências da antagonização feminina, e como isso pode resultar na construção de vilãs e anti-heroínas autênticas. - TCCO aspecto temático-atemporal em narrativas de terrorDubra, Santiago Daniel (2022-07-09)
Centro de Comunicação e Letras (CCL)
Os seres humanos contam histórias desde seu surgimento, como uma maneira de compreender e entrar em harmonia com o mundo ao seu redor, tornando o contexto um fator de influência na construção de narrativas. Portanto, surge o questionamento de como narrativas produzidas em diferentes períodos e locais possuem ressonância com leitores de diferentes contextos, com a recorrência de elementos temáticos semelhantes em narrativas mitológicas de diferentes locais nos permitindo levantar a hipótese da existência de problemáticas humanas e universais, que se manifestam em narrativas durante toda a trajetória da humanidade. Este trabalho de conclusão de curso teve como objetivo analisar os romances Frankenstein, ou o Prometeu Moderno (1818) de Mary Shelley, O Médico e o monstro (1886) de Robert Louis Stevenson e Drácula (1897) de Bram Stoker, vista a influência das obras na cultura popular contemporânea e sua presença recorrente como ícones narrativos, apesar da publicação que data mais de um século. Esta análise pauta-se nas teorizações de Joseph Campbell (1991), José Luiz Fiorin (2016), Antônio Candido (2006), Martha Nussbaum (2010), Stuart Hall (2005) e Jerrold E. Hogle (2002) com o intuito de estabelecer paralelos entre as temáticas apresentadas nas obras e problemáticas da sociedade contemporânea como maneira de comprovar o aspecto temático-atemporal nestas narrativas. - TCCEntre fios e páginas: o protagonismo de Penélope na Odisséia de Margaret AtwoodBarbara, Esther dos Santos Menah (2023-12-08)
Centro de Comunicação e Letras (CCL)
Não é de hoje que a representação de figuras femininas popularizadas pela mitologia antiga está distante de noções da sociedade atual. Com a modernização dos papéis de gênero na ordem social, surge a necessidade de se observar de que maneira essas representações acompanharam tais mudanças. Na tentativa de se constatar se essa mesma modernização tem acontecido nos livros contemporâneos e na noção de heroísmo que foi fundada no decorrer dos séculos, o trabalho de conclusão de curso em questão se propõe a analisar a obra de Margaret Atwood, A Odisseia de Penélope (2005), a partir de um modelo diferente da jornada do herói, focalizando agora no protagonismo feminino. Ao resgatar Penélope, a personagem clássica que ficou conhecida pela Odisseia de Homero, e as doze criadas assassinadas, o livro atualiza a visão masculina de sua primeira construção e desmistifica determinados aspectos das figuras mitológica, cabendo observar, aqui, de que forma essa subversão se filia às novas tendências socioculturais. - TCCEstudo comparativo entre teatro e cinema em transposição: Romeu e Julieta, de William Shakespeare, e West Side Story, de Jerome Robbins e Robert WiseBezerra, Isly Ferraz (2022-07-17)
Centro de Comunicação e Letras (CCL)
O presente estudo comparativo visa analisar a tragédia Romeu e Julieta (1597), do dramaturgo William Shakespeare, em paralelo com a sua adaptação cinematográfica, no gênero musical, West Side Story (1961), ou Amor Sublime Amor (em português), dirigida por Jerome Robbins e Robert Wise. Assim, foram colocadas em evidência as temáticas recorrentes nas duas obras, bem como os elementos técnicos envolvidos na transposição intermidiática. O principal propósito para tal análise consiste em observar quais fatores e recursos adaptativos atuaram nesse fenômeno, no que diz respeito às mudanças propostas para o encaixe no contexto pretendido, a fim de notar a afinidade e proximidade do leitor e do espectador com as composições estudadas. Sob este prisma, fica clara a relevância e presença do resgate das características da peça trágica de Shakespeare na obra cinematográfica e a contemporaneidade de princípios expostos em ambos os objetos de análise para a sociedade do contexto em questão. - TCCA formação do ethos e o processo discursivo das redações do Enem: análise do canal de Lucas FelpiArranna, Luiz Gabriel Matheus (2022-07-16)
Centro de Comunicação e Letras (CCL)
O ENEM –Exame Nacional do Ensino Médio –avalia os estudantes a partir dos conteúdos aprendidos durante o ensino médio e também é utilizado como ferramenta de ingresso para o ensino superior. Por meio disso, os alunos também utilizam suas notas para ingressarem em outras faculdades que não estão alocadas no Brasil. O exame exige uma redação dissertativa-argumentativa para verificar se os concorrentes têm aptidão com as normas padrões da língua portuguesa e, consequentemente, essas redações são avaliadas por avaliadores escolhidos pela própria banca. Nota-se que há dificuldades em realizar a redação do exame por parte dos alunos e, com isso, existe cursos disponibilizados no You-tube por ex-candidatos que ensinam outros concorrentes a desenvolverem, estruturarem e a escreverem uma redação de acordo com o que está sendo pedido pelo INEP. Isso implica em fazer com que os candidatos apenas decorem estruturas de redações notas 1000 disponibilizadas por esses criadores de conteúdos e, infelizmente, faz com que não haja uma representação da aprendizagem do estudante durante o seu ensino básico. Assim, depara-se com um youtuber intitulado Lucas Felpi, o qual também obteve uma boa nota e –atualmente –busca ensinar outros sujeitos a conseguirem notas similares, demonstrando estruturas e como desenvolver uma redação a partir do que é ensinado apenas em seus vídeos. Por essa ótica, o objetivo desta pesquisa é analisar a maneira que Felpi cria o seu ethos para comercializar o seu curso de redações na plataforma de informações, destacando materiais que são passados por Lucas em seus vídeos e, especialmente, o que é falado. - TCCMadame Bovary, de Gustave Flaubert e The House of Mirth, de Edith Wharton: estudo e comparação de duas protagonistas da literatura realistaRodrigues, Daniela Bulgarelli (2023-12-11)
Centro de Comunicação e Letras (CCL)
Emma Bovary e Lily Bart, protagonistas dos romances Madame Bovary (1856), de Gustave Flaubert, e A Casa da Alegria (1905), de Edith Wharton, inicialmente não parecem ter muito em comum, além de serem algumas vezes categorizadas juntas como pertencendo ao movimento literário Realista: Emma é uma esposa pobre e idealista do campo, enquanto Lily é uma moça cínica e charmosa de uma antiga família rica na cidade de Nova York. Entretanto, apesar das aparentes diferenças entre as duas personagens, elas na verdade são muito mais parecidas do que se imagina. Este estudo busca primeiramente analisar o contexto histórico-social dos autores e das duas obras através do trabalho dos historiadores e biógrafos Greg King, Frederick Brown e Anne Green, apontando como as percepções sociais em relação a figura e psicologia da mulher podem ter influenciado o desenvolvimento das protagonistas, e então comparar as duas personagens usando três diferentes pontos de referência, determinando similaridades e divergências entre elas. - TCCScarlet, Emerald and Murder: um estudo comparativoOliveira, Caio Tancsik de (2022-07-13)
Centro de Comunicação e Letras (CCL)
O presente trabalho tem como objetivo fazer um estudo comparativo de duas narrativas que são apresentadas em formatos distintos: um romance e uma graphic novel. Mais especificamente, Um Estudo em Vermelho(1887), de Sir Arthur Conan Doyle e Um Estudo em Esmeralda(2003), de Neil Gaiman.O trabalho partirá de uma contextualização dos conceitos de graphic novele romance, a fim de expor o caminho metodológico escolhido para a análise. Após isso, serão expostas tendências literárias, tanto da épocaVitoriana, quanto do período pós-guerra,bem como a presença de Conan Doylee Neil Gaimancomo partesintegrantesda produção literária desuas respectivas épocas. Feito isso, entraremos no âmbito da comparação per se, traçando paralelos e dissonâncias entre as obras, tendo como suporte teórico a ideia de dialogismo proposta por Bakhtin. - TCCTaylor Swift e literatura: uma análise da intermidialidade entre sua discografia e a obra Jogos VorazesBernardo, Letícia Sousa (2023-12-08)
Centro de Comunicação e Letras (CCL)
O propósito deste estudo é abordar as músicas compostas por Taylor Swift para a trilha sonora do filme Jogos Vorazes (2012), dirigido por Gary Ross, Lionsgate, que foi baseado no primeiro livro da trilogia de mesmo nome, e como as canções ajudam o telespectador do filme e o leitor do livro a terem um entendimento melhor da narrativa contada. Para isso, o trabalho é iniciado com uma explicação sobre quem é a cantora Taylor Swift e como sua carreira se iniciou. Também são investigados nesse estudo, as diferentes partes da discografia de Taylor Swift, como as diferentes fases de sua carreira, que são conhecidas como eras, e como essas diferenças lhe ajudaram a chegar no mesmo patamar de artistas de renome, como The Beatles, e a longevidade que esse grupo possui, e o seu impacto na cultura e na sociedade atual. O estudo aprofunda a identidade que a cantora expõe para o mundo e utiliza a teoria de Zygmunt Bauman (2001) e Stuart Hall (2006) para isso. Em seguida, o que é Intermidialidade, qual é o objeto de estudo desse campo de pesquisa e as relações entre diferentes formatos de mídias, com foco entre literatura, música e audiovisual. E finalmente é apresentada uma análise detalhada das duas músicas lançadas para o filme e qual é a relação delas com o livro. - TCCVampiros e lobisomens: uma análise dos elementos sobrenaturais na saga Crepúsculo, de Stephanie MeyerPelissari, Geovana Aparecida (2023-12-07)
Centro de Comunicação e Letras (CCL)
A influência de tradições e mitologia na literatura é uma interação rica e essencial que enriquece as obras literárias, fornecendo profundidade cultural, simbolismo e uma base para a expressão artística. Ao longo dos séculos, a literatura tem servido como um veículo para preservar e transmitir tradições e mitos, desempenhando um papel crucial na preservação da identidade cultural e na transmissão de valores fundamentais. O foco dessa análise recai sobre a saga Crepúsculo (2006-2009), considerando principalmente as marcas deixadas pelo cânone literário, especialmente pela obra Drácula (1897) e de outros elementos da literatura gótica, romantismo tardio e literatura vitoriana, literatura fantástica e de fantasia. Para isso, será feita uma análise sobre os aspectos do romance, considerando majoritariamente as ideias de Moisés Massaud (1967), Antônio Cândido (2014) e Edward Foster (2005). Depois, serão analisados os elementos da literatura gótica, principalmente de acordo com Morgan Howard (2015) e Julio França (2015), da literatura fantástica, a partir dos conceitos discutidos por Tzevetan Todorov (1975), e da literatura de fantasia, considerando as colocações feitas por Rosemary Jackson (1981) e Lucie Armitt (2005). Por fim, a discussão sobre o duplo na literatura presente nas relações das personagens Edward e Jacob serão pautadas principalmente nas ideias levantadas por Otto Rank (1914).