Distúrbios do Desenvolvimento - Dissertações - CCBS Higienópolis
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Navegando Distúrbios do Desenvolvimento - Dissertações - CCBS Higienópolis por Orientador "Assis, Silvana Maria Blascovi de"
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- DissertaçãoAfetividade nas interações mãe-bebê prematuro no primeiro contato físicoTropiano, Ligia Maria da Costa Canellas (2013-06-10)
Psicologia
O objetivo deste estudo foi descrever como os bebês prematuros se comportam intersubjetivamente na relação com suas mães nas primeiras semanas de vida. Para compreender as interações entre as díades mãe-bebê optou-se por uma metodologia qualitativa e descritiva de pesquisa. Participaram do estudo 4 díades compostas por mães primigestas e seus bebês recém-nascidos prematuros de 28 a 35 semanas, internados na UTI neonatal de uma instituição hospitalar pública da Grande São Paulo, 2 do sexo masculino e 2 do sexo feminino. Os dados foram coletados a partir da filmagem da primeira interação entre a díade ocorrida no colo da mãe, com duração entre 15 a 30 minutos. Após esse registro os comportamentos das díades mãe-bebê foram descritos e categorizados, de acordo com as categorias intersubjetivas propostas por Fiamenghi (1999) e Fiamenghi et al. (2010). Os resultados obtidos partir das descrições das interações das díades demonstrou que os bebês prematuros apresentam comportamentos intersubjetivos frente ao contato com sua mãe. Observou-se emoções positivas demonstradas por sorrisos, expressões de aconchego, sincronia, timing e empatia de sentimentos, atendendo às categorias de interação, convite e imitação (negociadoras) e curiosidade e simpatia (emocionais), baixa frequência de emoções negativas e nenhum comportamento agressivo por parte das mães. Os resultados desta pesquisa podem reforçar a necessidade da abordagem de humanização com os prematuros bem como a inserção da família e o treinamento e conscientização de toda a equipe multidisciplinar. Sugere-se continuidade do estudo com pesquisa de grupo. - DissertaçãoAnálise cinemática do arremesso da bocha adaptada e sua relação com a realidade virtualArroxellas, Raquel Daffre de (2015-02-09)
Psicologia
A bocha adaptada é um esporte que, apesar de ter surgido para atender às pessoas com paralisia cerebral severa, hoje em dia permite a participação de outras deficiências, desde que os atletas sejam tetraplégicos e se enquadrem em uma das quatro classes funcionais da modalidade. até a presente data, não foram encontrados estudos que relacionassem a biomecânica do arremesso da bola de bocha adaptada com a biomecânica do arremesso realizado nos jogos virtuais, jogos estes, que permitem a manipulação do mundo virtual por meio de movimentos reais. partindo dessas inquietações, os objetivos deste estudo são descrever e correlacionar a análise cinemática do membro superior no arremesso da bola de bocha adaptada e no arremesso no jogo de boliche do kinect sports, microsoft game studios® do videogame xbox (boliche kx). foram analisados os melhores arremessos de 6 sujeitos (3, pertencentes a classe bc2 e 3, a classe bc4) tanto com a bola de bocha adaptada quanto no jogo do boliche kx. para realizar as coletas, foi elaborado um protocolo de análise cinemática, que se demonstrou eficiente para o proposto. o tratamento das imagens foi realizado no programa dvideow, sendo possível analisar os ângulos de punho e cotovelo, assim como a velocidade linear de cada marcador, em cada quadro do arremesso. não houve diferença significante entre os ângulos de punho nos arremessos realizados com a bola de bocha adaptada e nos arremessos realizados no jogo do boliche kx para três sujeitos, enquanto os ângulos de cotovelo foram iguais para apenas um sujeito. os resultados obtidos indicam que estatisticamente não é possível afirmar que o gestor motor do arremesso da bola de bocha adaptada é similar ao arremesso do jogo do boliche kx, porém, quando analisados os gráficos de tais arremessos, pode-se indicar algumas semelhanças na angulação do punho e do cotovelo. a média da velocidade linear dos arremessos foi semelhante para todos os sujeitos analisados. dessa forma, a prática do jogo do boliche kx poderá auxiliar no treinamento da velocidade linear dos arremessos realizados nas circunstâncias deste estudo. - DissertaçãoAnálise de medidas de aceleração do movimento na prática de jogos virtuais em adolescentes com síndrome de DownVianna, Daniela Carrogi (2013-08-08)
Psicologia
Introdução: O comportamento motor da população com síndrome de Down apresenta características peculiares, acarretando atraso global no desenvolvimento. Esses indivíduos não especificam um padrão de contrações musculares, possuindo grande dificuldade para estabelecer relações temporais entre os componentes de uma tarefa, apresentando movimentos tipicamente lentos e variáveis. Objetivo: Avaliar as características da aceleração do movimento de adolescentes com síndrome de Down e com desenvolvimento típico nos jogos de boliche e golfe do videogame Nintendo® Wii . Método: Participaram 21 adolescentes com diagnóstico de SD (GSD) e 33 com desenvolvimento típico (GC), de ambos os sexos, com idade entre 10 e 14 anos. Os dados foram coletados por meio de acelerômetros triaxiais capacitivos, em uma única avaliação, em escolas regulares e em instituições especializadas no Estado de São Paulo. Os quatro grupos estudados (GSDF, GSDM, GCF e GCM) foram submetidos a testes de aderência à normalidade, separados por sexo (F e M). Resultados: No jogo de boliche, nos quatro casos, os grupos aderiram à normalidade. Os resultados indicaram que as médias do pico máximo de aceleração são menores para o GSD tanto para meninas como para meninos. Já, para o jogo de golfe, três grupos aderiram à normalidade com valores para GCF, GCM e GSDF. Os resultados indicaram que as médias do pico máximo de aceleração são menores para o GSD tanto para meninos quanto para meninas. O grupo dos meninos obteve média superior ao grupo das meninas, tanto para o GC como para o GSD. Conclusões: Por meio da técnica da acelerometria foi possível avaliar as características da aceleração do movimento de adolescentes com diagnóstico de SD, durante a prática dos jogos virtuais de boliche e golfe do console Nintendo® Wii e estudos de caracterização da motricidade para estes indivíduos podem contribuir na elaboração de programas de intervenção e melhora do desempenho. - DissertaçãoAutoconceito, comportamento e estilos parentais: características de um grupo de adolescentes irmãos de pessoas com trissomia 21Almeida, Caroline Nóbrega de (2021-04-29)
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)
O nascimento de uma criança com deficiência traz implicações e mudanças no ambiente e na dinâmica familiar como um todo. A família passa por um processo de superação até a aceitação da criança com deficiência e a instalação de um ambiente familiar propício que a inclua e atenda às suas necessidades. Estudos sobre irmãos de crianças com deficiência, concluem que, nesse contexto, irmãos costumam assumir papel de cuidador, independentemente da idade ou ordem de nascimento. A trissomia 21 (T21) é a anomalia genética mais frequente dentre as diagnosticadas. As pessoas com T21 apresentam como característica principal a deficiência intelectual, além de um atraso global no desenvolvimento. Autores afirmam que irmãos de crianças com deficiências são um grupo mais suscetível a apresentar problemas psicológicos. Este estudo teve como objetivo, caracterizar os estilos parentais, o autoconceito e os aspectos comportamentais e emocionais de irmãos com idades entre 11 e 16 anos de crianças e adolescentes com T21, a fim de conhecer o impacto da deficiência para os participantes no contexto familiar e social. Foi um estudo de caráter transversal e descritivo, com análise estatística inferencial e qualitativa. A amostra foi composta por 35 participantes, sendo 18 adolescentes com idades entre 11 e 16 anos, irmãos de pessoas com T21 e 17 responsáveis por tais adolescentes. Os instrumentos utilizados foram: Questionário de Nível Socioeconômico da ABEP (2018), Child Behavior Checklist (CBCL/6-18), Questionário de Estilos e Dimensões Parentais (QEDP), Escala de Autoconceito Infanto-Juvenil (EAC-IJ) e Roteiro de entrevista semiestruturada. A fase 1 consistiu no envio do link de divulgação com o questionário de identificação do participante em grupos existentes em Redes Sociais, que tinham como objetivo reunir familiares e interessados na temática da T21. Aos interessados que responderam foi enviado o segundo link sobre o filho sem T21 e o QEDP. Após a finalização do preenchimento dos primeiros questionários, foi disponibilizado ao participante um link para prosseguimento com os dados do CBCL/6-18. Todos os responsáveis que compuseram a amostra final autorizaram o filho sem T21 a participar da segunda fase do estudo. A fase 2 consistiu na aplicação do EAC-IJ e a entrevista semiestruturada. Todas as entrevistas foram realizadas remotamente, por meio de chamada de vídeo pelo WhatsApp, atendendo as recomendações de segurança e distanciamento social decorrentes da pandemia Covid-19 ocorrida no ano de 2020. As entrevistas foram gravadas e transcritas e tiveram duração média de 10 a 15 minutos. Os instrumentos foram analisados a partir dos escores obtidos. Foram aplicados testes estatísticos para análise da frequência e distribuição dos dados categóricos e possíveis associações entre as variáveis autoconceito, estilos parentais e Problemas de comportamento. As entrevistas foram analisadas qualitativamente a partir da criação de núcleos temáticos e categorias. O grupo estudado, foi avaliado em relação aos problemas de comportamento, autoconceito e estilos parentais. Os resultados reforçam o fato de se ter um irmão com deficiência, não é preditivo para o desenvolvimento de problemas emocionais ou comportamentais trazendo a importância das relações familiares como um fator segurança e acolhimento das necessidades dos irmãos. - DissertaçãoAvaliação da destreza manual em pessoas com síndrome de DownGermano, Renata Guimarães (2009-02-17)
Psicologia
O desenvolvimento da criança com síndrome de Down (SD) ocorre de forma mais lenta que a criança normal e apresenta prejuízo nas áreas de linguagem, cognição e psicomotricidade. A avaliação quantitativa do desempenho motor de membros superiores em crianças com SD é importante para estabelecer estratégias de estimulação precoce e condutas terapêuticas adequadas para esta população. A carência de resultados e instrumentos para avaliação quantitativa da destreza manual foi a motivação deste estudo, que tem por objetivo avaliar a destreza manual de crianças e adolescentes com SD nas idades de 7, 8, 9, 14 e 15 anos, utilizando para isso o Teste de Caixa e Blocos (TCB). Embora não tendo sido desenvolvido originalmente para esta população, o TCB foi escolhido por possibilitar uma avaliação quantitativa centrada na atividade motora, sem exigências cognitivas mais complexas. É um teste de fácil aplicação, barato, exige pouco treinamento para sua aplicação e é de fácil compreensão mesmo por populações com déficits intelectuais. O resultado da destreza é dado pelo número de blocos transferidos por minuto (BPM) dentro de uma caixa padronizada com duas divisões. Participaram do estudo 50 crianças e jovens com SD, de ambos os sexos, que compuseram o grupo estudado (GSD), e 50 sem a síndrome, que constituíram o grupo controle (GC). O teste foi aplicado individualmente para cada participante nas dependências das instituições colaboradoras no interior do Estado de São Paulo após aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa. Os resultados indicaram que há desvantagem na destreza manual dos participantes com SD quando comparados ao GC. Observou-se também que não houve alteração estatisticamente significativa na destreza manual para o GSD entre as idades de 7 a 9 anos em comparação com as idades de 14 e 15 anos (7a = 30 BPM, 8a = 29 BPM, 9a = 29 BPM), (14a = 32 BPM, 15a = 34 BPM), evidenciando que quase não há evolução na destreza manual com a idade neste grupo. Já para o GC essa evolução foi observada, com os resultados de destreza manual linearmente dependentes da idade dos participantes (7a = 63 BPM, 8a = 66 BPM, 9a = 68 BPM, 14a = 80 BPM, 15a = 81 BPM). Adicionalmente, foram observadas diferenças na forma de preensão dos blocos nos participantes do GSD, com a utilização da pinça entre os dedos polegar e médio em 36% dos casos contra 4% no GC. Conclui-se que o Teste de Caixa e Blocos é uma solução eficiente e objetiva para a quantificação da destreza manual em populações com déficits intelectuais, pela qualidade e rapidez da informação, e por ser de fácil aplicação e compreensão pelos avaliados. - DissertaçãoAvaliação das relações entre medidas antropométricas, composição corporal e condicionamento físico em jovens com síndrome de DownBarrozo, Amanda Faria (2013-02-04)
Psicologia
Introduction: Down syndrome (DS) is the leading genetic cause of intellectual disability. The clinical characterization is broad and includes: hypotonic, muscle weakness, low physical fitness, stunting and overweight. The literatures shows a relationship between physical fitness and body composition, which can be assessed by anthropometric indicators such as body mass index (BMI), waist circumference (WC) and skinfold thickness along with bioelectrical impedance analysis (BIA). Physical fitness can be assessed by 6-minute walk test (6MWT). Objective: To evaluate and correlate the distance covered on the 6MWT with anthropometric measurements and body composition of adolescents with DS that not practicing sport in competition regime. Methods: It was conducted an observational study of 22 young males with DS between September and October 2012. The data collected were: height and weight to calculate BMI and realize the nutritional classification, waist circumference to assess the presence of central fat and skinfold thickness to calculate %body fat (% BF). Furthermore, it was evaluated the lean mass (LM) using BIA and performed the 6MWT to assess the physical fitness of the individuals. The adolescents were divided into three age groups. It was adopted as the level of statistical significance set at p <0.05. Results: The mean of the sample variables were: age: 15.59 years, body mass: 62.28 kg, height: 1.53 m, BMI: 26.31 kg/m2, WC: 87.57 cm, %BF: 37.8%, LM: 50.87 kg and 6MWT distance was 478m. Among the participantes, 9 were classified as normal weight, 12 overweight and 1 obese. WC had increased in 13 adolescents and only 1 participant showed a normal %BF. There was significant difference between groups for BMI, WC and LM lean mass and a positive correlation between all anthropometric measurements and lean mass mesured by BIA. However, it was not observed for the 6MWT. Conclusions: All anthropometric indicators showed good correlation with each other and LM given by the BIA. There has been a growing trend among age groups for BMI and WC and decreasing for lean mass. However, no difference was observed between groups for both BF% given by the skinfold thickness and the distance covered in 6MWT. Moreover, the distance did not correlate with any other variable. The distance walked during the 6MWT may be impaired in people with intellectual deficit by understanding issues, since no correlations were obtained between anthropometric data, body composition and performance in the test. - DissertaçãoAvaliação do equilíbrio estático de crianças e adolescentes com síndrome de downMeneghetti, Cristiane Helita Zorel (2008-06-09)
Psicologia
O objetivo deste estudo foi avaliar o equilíbrio estático de crianças e adolescentes com Síndrome de Down, e verificar a influencia da visão no equilíbrio estático. Participaram do estudo 11 crianças e adolescentes com SD e 14 crianças e adolescentes neurologicamente normais, que compuseram o grupo controle. Durante as filmagens os participantes se mantiveram na posição ortostática com os braços posicionados ao lado do corpo com os pés paralelos sobre uma superfície plana, olhando para um alvo posicionado na parede frontal da sala na altura dos olhos. As crianças de ambos os grupos foram filmadas na vista anterior (plano frontal) e na vista de perfil direito (plano sagital) nas condições com visão e sem visão. Nas filmagens na condição de olhos fechados, foi utilizado um óculos de natação totalmente vedado, com a finalidade do participante não ter nenhuma informação visual. O instrumento utilizado foi a Biofotogrametria Computadorizada que serviu como referência angular para verificar as oscilações do corpo em equilíbrio estático. Os resultados deste estudo mostraram que as crianças e adolescentes com SD oscilam mais que o grupo controle e, quando a informação visual é manipulada às oscilações tanto ântero-posterior como latero-lateral mostraram fortes indícios (p<0,01) da existência de diferenças quando comparadas com as crianças do grupo controle. - DissertaçãoAvaliação e intervenção psicomotora para crianças com Transtorno do Espectro AutistaCosta, Cintia Campos (2021-09-27)
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)
O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um transtorno do neurodesenvolvimento que apresenta sinais precoces no decorrer da primeira infância. A identificação desses sinais precocemente tem sido alvo de pesquisas, pois oportuniza intervenções adequadas fundamentais para o prognóstico do desenvolvimento infantil. O objetivo deste estudo foi elaborar e avaliar o efeito de um programa de intervenção fisioterapêutica, baseado em atividades psicomotoras associado com estratégias comportamentais da Análise do comportamento aplicada (ABA), no desenvolvimento de crianças com TEA, nas áreas pessoal-social, motor fino-adaptativo, linguagem, motor grosso e comportamento. Método: O estudo de intervenção com caso controle, de caráter descritivo e comparativo ocorreu na cidade de Porto Velho, no Estado de Rondônia e teve uma amostra de 22 crianças do sexo masculino, com idade entre 2 e 5 anos, que foram classificadas com TEA pela escala de rastreio CARS. As crianças foram avaliadas com o uso dos instrumentos ASQ 3, Denver II e CBCL e posteriormente foram divididas em dois grupos aleatórios GI (intervenção) e GC (controle). Um protocolo de intervenção foi elaborado com 21 atividades e estratégias comportamentais e foi aplicado nas crianças do GI, com frequência de duas vezes por semana. Após 2 meses, as crianças foram reavaliadas para verificar a eficácia da intervenção. Resultados e Discussão: Os instrumentos ASQ-3 e CBCL foram aplicados de forma satisfatória, sendo possível classificar as crianças avaliadas de acordo com a proposta do teste. No entanto, a aplicação do Teste Denver II foi conclusiva apenas em crianças com grau leve e moderado do TEA. O protocolo de intervenção teve como foco principal a estimulação e desenvolvimento dos aspectos motores, contudo, foi elaborado utilizando estratégias comportamentais baseadas na Análise do comportamento (ABA) e isso contribuiu para melhorar o desempenho em outras áreas do desenvolvimento infantil, além da motora. As crianças com TEA apresentaram prejuízos no desenvolvimento nas áreas de domínios motor grosso e fino, pessoal-social, resoluções de problemas e comunicação. A intervenção favoreceu o melhor desenvolvimento do GI, com resultados significativos para algumas das variáveis estudadas, indicando que os efeitos do programa foram benéficos ao desenvolvimento. Conclusão: O protocolo de intervenção fisioterapêutica elaborado neste estudo, baseado na psicomotricidade com a utilização de estratégias comportamentais, foi eficaz para a melhora do desenvolvimento infantil. A partir dos instrumentos utilizados na pesquisa foi possível identificar e descrever o desenvolvimento de todas as crianças com sinais de TEA e verificar a eficácia do protocolo de intervenção fisioterapêutica. - DissertaçãoAvaliação postural em adolescentes com síndrome de Down: análise pela biofotogrametriaRodrigues, Cinthya de Almeida de (2008-02-18)
Psicologia
A síndrome de Down (SD) é a alteração cromossômica mais encontrada na espécie humana. As alterações posturais presentes nesses indivíduos são observadas com muita freqüência e na maioria das vezes advêm da frouxidão ligamentar e hipotonia muscular. Quando essas alterações estão associadas ao sobrepeso e à obesidade, condição comum nesta população presente em faixas etárias cada vez mais precoces, suas manifestações podem ser ainda maiores e se não forem diagnosticadas precocemente podem se tornar severas e irreversíveis na fase adulta. Este estudo de caráter analítico transversal e correlacional, teve como objetivo estabelecer relações entre a postura corporal e a presença de sobrepeso e/ou obesidade em adolescentes com idade entre 15 e 19 anos, de ambos os gêneros (masculino e feminino), com SD, pela biofotogrametria. e compará-las às de adolescentes com síndrome de Down com peso normal. A pesquisa foi realizada em duas instituições da cidade de São Paulo, no primeiro semestre de 2007. Os dados para o estudo foram coletados através de uma avaliação funcional que constou do cálculo do Índice de Massa Corporal (IMC) e da avaliação postural realizada pela biofotogrametria. Os ângulos e distâncias lineares foram encontrados através de uma análise feita pelo software CorelDraw-13. Todos os procedimentos estatísticos foram realizados utilizando-se o software BioEstat versão 4.0. Nos resultados, as alterações posturais foram observadas com mais freqüência nos adolescentes com síndrome de Down com excesso de peso, sendo elas, o aumento da hiperlordose lombar, anteversão pélvica, joelho valgo, anteriorização da cabeça e a escoliose. Desta forma pode-se sugerir que a obesidade é um fator responsável por aumentar significativamente as alterações na postura corporal. - DissertaçãoCompetência em leitura, escrita, aritmética e desempenho psicomotor em escolaresAmorim, Ana Rita Avelino (2018-02-01)
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)
Difficulties in learning are challenges for schools, teachers and parents. Understanding the aspects that interfere in learning allows the teacher to devise strategies that enable not only the teaching-learning process, but also provides new perspectives in the pedagogical procedures. Studies point to several factors that interfere in learning, among them, there is psychomotor performance, since motor skills are considered necessary for the learning of writing, reading and arithmetic. The purpose of this cross-sectional study was to investigate psychomotor performance in a group of elementary school students classified in the lower levels of reading, writing and arithmetic competence tests. The participants were students of the 2nd, 3rd, 4th and 5th years of a Municipal Primary School in São Paulo, both genders, aged 7 to 11 years. Initially the teachers pointed, through a specific questionnaire, which students presented impairments in school performance. Subsequently, a period of evaluation of all participants allowed a comparison between the information provided by the teachers and the results obtained in the tests. Thus, 104 participants were evaluated using three different psychometric instruments related to reading, writing and arithmetic in order to obtain the sample group of this work. Respectively, the Prova de Escrita sob Ditado (Written test under Dictation) reduced version - PED-vr, Teste de Competência de Leitura de Palavras e Pseudopalavras (Test of Competence of Reading of Words and Pseudowords) - TCLPP and the Prova de Aritmética (Test of Arithmetic) - PA were used as evaluations. The final group consisted of 35 students, who had, in any of the tests, a standard score between 70 and 84, considered low, and a standard score below 70, considered very low. This group was then evaluated by the Motor Development Scale - EDM, to verify their motor performance. The results showed that there was a high concentration of students with low competence in the reading, writing and arithmetic tests in the lower and much lower classifications of EDM. The correlations between the academic tests and the EDM were more evidenced when segmented by sex, mainly in the female group. Considering the data obtained in this study, is suggested here to deepen the issues raised regarding the correlation found between the skills in reading, writing, arithmetic and psychomotricity skills in the groups segmented by sex. It is concluded that the students who presented low competence in the tests evaluated also showed worse results in the psychomotor performance. - DissertaçãoDilemas éticos ligados à prática do fisioterapeuta no atendimento da criança com deficiência física ou mentalPereira, Rita Aparecida Bettini (2007-02-26)
Psicologia
Define-se como dilema ético situação onde duas abordagens são possíveis e defensáveis tecnicamente, existindo dúvidas quanto à adequação moral de cada escolha (GOLDIM, 2002). À primeira vista a Fisioterapia não tem familiaridade com a Sociologia e Filosofia, que são áreas que nos aproximam das discussões sobre ética. Torna-se importante estabelecer uma reflexão sobre o tema, já que a ética está presente em nossa prática profissional. O objetivo deste trabalho foi verificar a partir de um estudo transversal, os dilemas éticos presentes na prática profissional de fisioterapeutas, os quais orientam a construção de sua relação terapêutica com a criança com deficiência física e/ou mental e suas famílias. Foi realizado um estudo tipo survey , com fisioterapeutas da cidade de Campinas, interior de São Paulo. O instrumento utilizado foi um questionário semiestruturado, contendo perguntas abertas e fechadas, encaminhado a todos os fisioterapeutas inscritos no Crefito-3, sendo porém considerados para este estudo apenas os que atendem atualmente crianças com deficiência física. Os resultados apontam que os fisioterapeutas , em sua maioria, não se deparam com dilemas ou questões éticas no atendimento das crianças com deficiência física e /ou mental. O baixo índice de devolução dos questionários pode indicar pouco envolvimento destes profissionais, a falta de compreensão dos objetivos desta pesquisa, a falta de hábito de refletir sobre a ética e situações conflitantes no dia-a-dia, suas implicações na prática, assim como as repercussões que um trabalho sobre esta temática pode ter em futuros estudos e suas conseqüências para a categoria profissional e para a qualidade dos atendimentos. - DissertaçãoElaboração e validação de um instrumento de avaliação de acessibilidade para pessoas com deficiência física em locais de lazerRibeiro, Nildo Manoel da Silva (2008-08-19)
Psicologia
O objetivo do trabalho foi elaborar e validar um instrumento de avaliação de acessibilidade para pessoas com deficiência física em locais de lazer. O instrumento elaborado e proposto como instrumento de avaliação foi baseado em dois documentos: A norma 9050/2004 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e na Classificação Internacional de Funcionalidade Incapacidade e Saúde (CIF). A pesquisa teórica abrangeu a conceituação de acessibilidade, acessibilidade e inclusão social, acessibilidade e lazer para pessoas com deficiência física, e sobre a Classificação Internacional de Funcionalidade Incapacidade e Saúde. A pesquisa de campo foi realizada por dois grupos de avaliadores que fizeram a avaliação e aplicação do instrumento proposto em cinco locais de lazer na cidade de Salvador-BA. O grupo um de juízes especialistas composto por profissionais fisioterapeutas, e o grupo dois composto por pessoas usuárias de cadeira de rodas e com mobilidade reduzida. Esses grupos participaram de reuniões de treinamento para aplicação do instrumento e receberam um manual de orientação para preenchimento do mesmo. Após aplicação foram analisados os dados coletados bem como as observações sobre utilização do instrumento e sobre o manual de orientação. Após essa análise as observações feitas pelos juízes foram consideradas pelos pesquisadores e foi realizada adaptação do manual de orientação. Também foi observado um alto grau de concordância no escore final entre os juízes. Desta forma foi possível concluir, que o instrumento proposto e elaborado pode ser utilizado para avaliação de acessibilidade para pessoas com deficiência física em locais de lazer. Além de mostrar-se simples e eficaz para ser utilizado também por avaliadores com qualificação diversificada, desde que tenha contato preliminar com o manual de orientação. - DissertaçãoExpectativa do professor com relação a atuação do fisioterapeuta no processo de inclusão escolar com ênfase no brincar da criança com deficiência físicaJorqueira, Adriana Cristina (2006-08-08)
Psicologia
The improvement and the scientific search for new productions and research regarding the questions that accumulate of stocks the process of pertaining to school inclusion are each time more present, in the intention of better understanding and making possible together responsible action to the educational process of people with disability. Thinking about this, the present work intend to point out the importance of the support to the school, the professors and the students that they lives deeply this process, with the purpose to guarantee better conditions of participation and educational exploitation. For being extensive the different ways of intervention and support to the school, this work had as objective identify the expectations of the professors with relation to the performance of the physiotherapist in the proposal of pertaining to the school inclusion of students with physical disability with or without neurological deficiency to ratify the action of this professional at the moments of to play and motor activities in the school. The research was happened in Barueri City, in 14 schools of the Infantile Education, having the participation of 16 professors who was teaching for students with physical disability. The result of the research had been presented through quantitative analyses and qualitative analyses, from the application of a questionnaire for each participant. With the gotten results , it was identified the necessity of support to the schools, the professors and the students, since it does not have offered services and supports, and is many the difficulties of the professors in becoming accomplishes the participation of the students who present physical deficiency at the moments of to play and motor activities. The physiotherapist, according to expectations of the professors, can play important role in this challenge, being a professional capable to integrate a work in set with the professor in favor of the student who lives deeply the process of pertaining to school inclusion. - DissertaçãoO fisioterapeuta e a acessibilidade das pessoas com deficiência físicaNogueira, Cintia Mara Persona (2007-08-28)
Psicologia
After the graduation the physiotherapist find the most varied subjects in the daily practice and, starting from the experience and professional existence in the area the same happen not only to know your patients as well as the difficulties faced by them in the several atmospheres that he/she occupies, being in study situations, work or leisure. The present study had for objective to identify and to analyze the point of view of professionals of the physiotherapy in relation to the accessibility of the physical deficient ones. It was interviewed 10 physiotherapists that act in the neurology area, close to a University in the State of Paraná. Starting from the results it was identified the great support need to the physical deficient seeing that although there is specific legislation about the accessibility there are not services and enough supports offered for them. The interviewees considered important the approach of the inclusion of the physical deficient during the physiotherapist's formation, as well as the participation in debates, seminars and lectures about the theme. It was also considered important the approach of that thematic in the new professionals' formation, so the same ones can perform with larger conscience his/her social paper in the process of rehabilitation of a person with physical deficiency. - DissertaçãoForça de preensão e destreza manual na criança com síndrome de DownPriosti, Paula Aivazoglou (2009-08-25)
Psicologia
Crianças com Síndrome de Down (SD) apresentam atrasos nas aquisições das habilidades motoras, que ocorrem em tempo diferenciado ao de crianças com desenvolvimento normal. As principais razões pelo atraso no desenvolvimento motor são decorrentes de características da própria síndrome, que podem interferir em atividades motoras grossas e finas, como a força de preensão e a destreza manual. A análise da força de preensão e destreza manual pode ser considerada uma das formas de verificação da funcionalidade manual. As tarefas motoras e sensoriais executadas pela mão são organizadas de forma a atender o bom funcionamento geral do corpo em termos de desempenho, nas atividades de vida diária, necessárias para sobrevivência. O objetivo deste estudo foi caracterizar o desempenho da força de preensão e destreza manual na criança com SD na faixa etária entre 7 e 9 anos. Participaram deste estudo 26 crianças com SD, de ambos os sexos, com idade entre 7 e 9 anos, que constituíram o grupo SD e também 30 crianças sem a síndrome, que compuseram o grupo controle e foram pareadas com o grupo SD por idade e sexo. As avaliações dos sujeitos da pesquisa foram feitas através do teste de preensão manual, com o dinamômetro Jamar e através do Teste da Caixa e Blocos para avaliação da destreza manual. Os resultados mostraram que o grupo com SD apresentou desempenho inferior ao grupo controle tanto na força de preensão quanto na destreza manual; não houve relação significativa entre a força de preensão e a destreza manual no grupo com SD; no grupo controle, percebeu-se que existe essa relação entre força de preensão e destreza manual; não houve diferença de desempenho entre os gêneros para os itens avaliados em ambos os grupos; o desempenho para os testes de força de preensão e destreza manual, no grupo controle, mostrou uma evolução com o decorrer da idade; no grupo das crianças com SD, esta evolução não ocorreu; percebe-se a necessidade da realização de novos estudos que tragam informações mais detalhadas sobre a força de preensão e destreza manual nas crianças com SD. - DissertaçãoInfluência do ritmo circadiano na coordenação motora corporal em meninos de 11 e 12 anosSouza, Paulo Roberto Pereira de (2013-02-19)
Psicologia
The Chronobiology studies the biological rhythms found in all kind of life. When these rhythms follow a cycle of about 24 hours are called Circadian Rhythms (from the Latin circa = about and diem = day). The body temperature, the release of cortisol, changes in heart rate and blood pressure are examples of Circadian Rhythms. These conditions are associated with rhythmicity exogenous and endogenous factors. In exogenous factors we mention the temperature, environment, sleep/wake cycle, day light, seasons, oxygen tension and gravity cycles. In endogenous factors, the Circadian Rhythm is under direct influence of hormones secreted. With the variations of geophysical cycles is possible to classify people as morningness, intermediate and eveningness. The morning wake rather early, around 5 to 7 am and has a preference for an early night, the evening have a preference for sleeping and waking up late, showing better performance in the afternoon and evening. The intermediaries are indifferent because they have no specific preference for bedtime and waking, playing well activities at any time of day. To sort the chronotype of each individual, we used a validated questionnaire which determines how the individual through structured questions. Motor coordination is the ability to integrate systems with multiple sensory modalities engines within an efficient movement and cognitive skills, mature as wherein the maturation of the central nervous system develops, allowing the progressive learning these skills. To evaluate and assess their motor coordination skills body, we applied the test of motor coordination body for children. The objective of the research was to investigate the influence of Circadian Rhythm on motor coordination body in the boys with 11 and 12 years old comparing the performance of young soccer players, and healthy students children and with Down syndrome. For research questionnaire was used to identify and evaluate which chronotype ant to motor coordination test was applied KTK (Motor Coordination Test for Children), applied at different times of the day, a battery in the morning between 8:00 am and 10:00 am, and another in the afternoon between 2:00 pm and 4:00 pm. The results showed that the chronotype of the three groups involved were the same as the general population, which is most of the morning and intermediate characteristics. In KTK tests comparing the periods, there were no statistically significant results. The results showed similarities in groups of soccer players and healthy students with mild improvement of these values in the afternoon. The group of boys with Down syndrome showed lower values in tests, keeping statistical values not significant between morning and afternoon. - DissertaçãoInterdisciplinaridade: a percepção das mães sobre os diferentes atendimentos recebidos por crianças com paralisia cerebralSilva, João Roberto de Souza (2011-11-17)
Psicologia
O processo de saúde e educação de crianças com Distúrbios do Desenvolvimento é extremamente complexo e interdependente. A interdisciplinaridade apresenta-se como alternativa de construção de um modelo que possibilite discussões que podem resultar em novas propostas de ação e intervenção para além das fronteiras impostas pelas especialidades, estabelecendo, assim, parâmetros conceituais e metodológicos que possam colaborar com o diagnóstico e a intervenção. A Paralisia Cerebral (PC) é descrita como uma lesão encefálica não progressiva. Tem como principal característica a disfunção motora, porém, pode, em alguns casos, apresentar defasagem cognitiva, de linguagem ou sensorial. O objetivo deste estudo foi investigar o tipo de atendimento recebido por crianças até 08 anos com PC e conhecer a percepção sobre a interdisciplinaridade no atendimento dessas pessoas a partir do relato de suas mães. O método caracteriza-se por um estudo clínico qualitativo, a coleta de dados foi feita por meio de sessões de entrevista grupal com as mães com duração de aproximadamente noventa minutos. Os resultados foram obtidos por meio da análise de conteúdo. A interação entre os profissionais que atendem a criança é percebida e traduzida pelas mães como uma tentativa de formação de equipes interdisciplinares, porém, com práticas multidisciplinares, ou seja, são equipes compostas por profissionais de diferentes áreas da saúde, mas sem uma integração e colaboração efetivas entre as especialidades. Devido à complexidade do quadro da paralisia cerebral, a teoria e a prática interdisciplinar tornam-se fundamentais e necessárias para uma intervenção junto a estas crianças. Continuar explorando e aprofundando outros aspectos da interdisciplinaridade, com o objetivo final de proporcionar uma assistência mais adequada às crianças com PC e suas famílias, assim como os demais Distúrbios do Desenvolvimento deve ser prioridade no planejamento, conduta e formação de profissionais das áreas da saúde e da educação. - DissertaçãoInvestigação dos hábitos intestinais de crianças, jovens e adultos com Síndrome de Down e proposta de intervenção por meio de um protocolo fisioterapêutico em crianças até os três anosLando, Aline Abreu (2019-02-25)
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)
A função intestinal é um parâmetro amplamente avaliado e associado à boa manutenção da saúde e bem-estar dos indivíduos. Pessoas com deficiência intelectual possuem um aumento dos fatores de risco para desenvolver constipação intestinal, porém poucos trabalhos mostram alternativas para melhoria desta condição. Objetivo: Investigar os hábitos intestinais de crianças, jovens e adultos com Síndrome de Down (SD) para identificação da prevalência de constipação intestinal e avaliar os efeitos da aplicação de um protocolo fisioterapêutico baseado no “Método Busquet” em crianças constipadas na faixa etária de maior prevalência, no caso, até os três anos incompletos. Método: Participaram 130 pessoas com SD, de ambos os sexos, com idade entre sete meses e cinquenta anos, atendidas em uma Instituição de apoio a pessoas com necessidades especiais em São Paulo. Foi aplicado um questionário sobre os hábitos intestinais, criado a partir dos Critérios de Roma IV, juntamente com as recomendações fornecidas pela Organização Mundial de Gastroenterologia (WGO), pelas Associações de Gastroenterologia, Hepatologia e Nutrição Pediátrica Norte-americana e Europeia (ESPGHAN e NASPGHAN), assim como a Escala de Bristol. Foi utilizado o Questionário de Capacidades e Dificuldades (Strengths and Difficulties Questionnaire - SDQ) para análise comportamental dos participantes. Na segunda etapa do estudo, constituída pela intervenção, participaram 13 crianças constipadas com idade entre sete meses e três anos incompletos, divididas em Grupo Intervenção (GI) com seis participantes e Grupo Controle (GC) com sete participantes. Na terceira fase do estudo ambos os grupos foram reavaliados pelo mesmo instrumento da fase inicial. Resultados: Os dados obtidos foram analisados de acordo com os grupos etários: G1 (0 a 35 meses), G2 (3 a 5 anos e 11 meses), G3 (6 a 11 anos e 11 meses), G4 (12 a 19 anos e 11 meses) e G5 (acima dos 20 anos). Dos 130 avaliados foi encontrado um total de 43 participantes constipados (33,1%), distribuídos respectivamente em 47,2%, 40%, 22,2%, 28,6%, 17,4% segundo os grupos, obtendo-se maior prevalência de constipação entre os participantes com idades inferiores, sem diferença significativa em função do sexo. Após a intervenção, a quantidade de critérios diagnósticos de constipação foi significativamente menor no GI do que no GC (p=0,051), dessa forma cinco dos seis participantes do GI foram reavaliados como não constipados. A análise dos problemas comportamentais demonstrou que os participantes com SD que apresentaram constipação atingiram maior quantidade de problemas de conduta (p=0,044), hiperatividade (p=0,048) e problemas totais (p=0,016) do que os não constipados. Discussão: Apesar da criação de diretrizes a respeito dos cuidados aos nascidos com SD, observa-se a falta de direcionamento e ênfase na avaliação dos hábitos intestinais. O tratamento precoce da constipação intestinal é essencial para prevenir complicações como incontinência fecal descrita em alguns casos, dor abdominal recorrente e infecção urinária. Conclusão: A execução de um protocolo de massagem abdominal baseada no Método Busquet, se mostrou eficiente para o tratamento da constipação na população estudada, no entanto esse recurso não tem feito parte das indicações terapêuticas, mesmo sendo uma técnica não invasiva, de baixo custo e fácil aplicação pelos cuidadores. - DissertaçãoO modelo lúdico na análise do brincar de crianças com Síndrome de DownDiegues, Débora (2015-08-04)
Psicologia
Na literatura de psicologia existe considerável acervo sobre o desenvolvimento do brincar, em seu conceito universal, porém, o mesmo não tem acontecido quando se pensa em estudos sobre o brincar de crianças com deficiência, mais especificamente a Síndrome de Down (SD). Criado em 1994 o Modelo Lúdico (ou Modéle Ludique) é um referencial teórico para intervenção clínica, desenvolvido por Francine Ferland, terapeuta ocupacional, que tem como foco de investigação o brincar na prática clínica com crianças com deficiência física. Com base neste referencial, Ferland propõe dois protocolos de avaliação: Entrevista Inicial com os Pais (EIP) e Avaliação do Comportamento Lúdico (ACL) da criança com deficiência física em idade pré-escolar. Assim, o seguinte estudo tem como objetivo verificar possíveis contribuições destes protocolos para análise e caracterização do brincar de crianças com SD, que apresentam como característica principal o atraso global no desenvolvimento. Participaram do estudo oito crianças de ambos os sexos com diagnóstico de SD, com idade entre seis e dez anos, além de seus responsáveis legais. Os procedimentos de análise dos dados tiveram como base o Modelo Lúdico, traduzido e adaptado para o português. Os resultados indicam que as crianças apresentaram interesse principalmente por estímulos sonoros, espontaneidade e prazer ao brincar. No entanto, nem todas as crianças apresentaram senso de humor, gosto por desafios e iniciativa, demonstrando uma forma de brincar mais passiva. Concluiu-se como uma das possibilidades, intervenção em Atitude Lúdica . Finalmente, o presente estudo oferece subsídios para que o profissional de saúde possa analisar sessões lúdicas de crianças com SD e determinar focos de intervenção, considerando a carência de instrumentos com esse objetivo. - DissertaçãoPadrão postural, personalidade e aspectos comportamentais em jovens universitários entre 18 e 24 anosChiarioni, Camila Parise (2021-05-06)
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)
The acquisition of new gestures, movements and postures mark each stage of typical neurodevelopment. Each stage of development is influenced by environment, culture and genetics, but also motivated by psychobehavioral aspects. Upon reaching youth, admission to university is an important decision in a young person's life. This phase is subject to changes that can be behavioral, social and/or physical. Postural changes are influenced by biomechanical and/or psychobehavioral aspects. Objectives: The objectives were to investigate possible associations between postural patterns and personality and postural patterns and behavioral aspects in university students of both sexes, aged between 18 and 24 years. Method: 30 participants were selected, using the Snowball technique. The study was approved by the research ethics committee of Universidade Presbiteriana Mackenzie under number 3,889,608. Two (2) instruments were applied for data collection: a questionnaire for psychological personality types - QUATI - and another for Behavior Problems - ASR. In addition, a postural assessment was performed based on the Godelieve Denys-Struyf muscle and joint chain method (GDS) using the posture assessment software DIPA© Results: The association between the postural pattern of the muscle and joint chain PL, of the GDS method, and the extroverted personality, was statistically significant with a p-value 0,00 0.004. A tendency was found for this evaluated group to present the postural pattern of the PA muscle chain, with a frequency of 56.7%, for the behavioral axis, and AL for the relational axis, also with a frequency of 56.7%. As for behavior problems, 53.3% of the participants were in the clinical range for internalizing problems, and 36.7% for externalizing problems. Conclusion: The association between the postural pattern of the PL muscle chain and the extraversion personality characteristic is concluded, confirming the associations proposed in the postural and behavioral analysis of the G.D.S method for the PL chain. As well as a trend towards the postural pattern of the muscle and joint chains PA for the behavioral axis and AL for the relational axis. The context of the pandemic that occurred during data collection should be considered when interpreting the results presented, and it may have influenced, mainly, the indices found in behavior problems.