Controladoria e Finanças Empresariais (Mestrado Profissional) - Dissertações - CCSA Higienópolis
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Navegando Controladoria e Finanças Empresariais (Mestrado Profissional) - Dissertações - CCSA Higienópolis por Orientador "Cesar, Ana Maria Roux Valentini Coelho"
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- DissertaçãoAfinal, o que é contabilidade comportamental ? um estudo bibliométrico mapeando a produção científica na áreaVillas Bôas, Juliana Moura (2022-01-31)
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
Objetivo do Trabalho: analisar as publicações sobre Behavioral Accounting (BA) de 1950 a 2020, nas diversas áreas de conhecimento da Contabilidade e as relacionar aos seus diversos aspectos de forma a entender o que se discute sobre BA no Brasil e no mundo, propondo-se uma definição operacional para a área, delimitando-se assim o seu campo de estudo, e um produto tecnológico – guia didático para pesquisas bibliométricas. Metodologia: é um estudo quantitativo com abordagem bibliométrica, aplicando-se a revisão sistemática da literatura, complementado pela aplicação de estudo qualitativo, com a utilização de análise de conteúdo sobre os trabalhos publicados e disponíveis nas plataformas científicas de bases de dados da CAPES, Web of Science, EBSCO e SCOPUS. Resultados: o estudo identificou crescente interesse sobre o tema, principalmente na última década, e tendência à utilização de instrumentos online neste campo de pesquisa. A produção analisada apresentou característica anglo-saxônica e pouca expansão para outros países. O Brasil mostra um esforço de geração de conhecimento na área, embora não se identifique um centro produtor de conhecimento em Contabilidade Comportamental neste país, vislumbra-se um campo de pesquisa a ser explorado. Há indicação de dinamicidade e importância do tema na contemporaneidade devido ao aumento no número de citações das publicações analisadas na última década. A produção apareceu esparsa, distribuída por diferentes instituições, porém a Auburn University, no Estado do Alabama, EUA, aparece como um possível centro produtor do conhecimento, podendo vir a constituir-se numa oportunidade de pesquisa conjunta para pesquisadores brasileiros. Notou-se que os estudos têm, em sua maioria, ênfase na abordagem positiva superando a normativa, enfoque comportamental, área temática ensino e pesquisa e foco em indivíduos e condições ambientais. A análise de conteúdo temática, através da categorização de seus conceitos, permitiu identificar as diversas características que compõem o corpus de documentos e o desenho de uma definição operacional para o tema, apresentada nos resultados deste estudo. Tanto na análise bibliométrica, quanto na análise de conteúdo, observou-se a orientação da produção em BA para a educação e pesquisa, indicando uma tendência do tema se tornar uma disciplina essencial na formação de profissionais da área contábil, especialmente em programas profissionais que aproximam a teoria à prática. Implicações práticas: para os programas de ensino, para os pesquisadores e demais interessados na produção científica das diversas áreas de atuação da contabilidade, permitindo aplicação deste conhecimento em seus estudos, além dos desdobramentos na atuação desses profissionais enquanto se especializam em programas profissionais, aproximando a teoria que aprendem às práticas nas organizações em que atuam. Originalidade e contribuições: as questões exploradas e compiladas neste trabalho poderão ajudar outros pesquisadores, facilitando seus trabalhos de pesquisa, pois traz, além do entendimento e identificação operacional sobre o que é BA, a compilação da metodologia utilizada nesta pesquisa através de uma guia didático, que será disponibilizado e poderá ser consultado por aqueles que pretenderem aplicar a mesma metodologia em suas pesquisas. - DissertaçãoAplicação de ferramentas de nudges e sua influência nas decisões de investimentos no mercado de ações: um estudo em uma instituição financeira.Pereira, Thiago Bandeira Lima (2021-02-01)
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
Objective: This work aimed to analyze the influence of nudges on investment decisions in shares, on customers of a large bank, who do not participate in the Brazilian stock market. The justification for this study is based mainly on the growth potential of the capital market in Brazil, coupled with the biases existing in investors and the existence of nudges in order to mitigate such impact. Design / methodology / approach: This work involves a combination of methodologies with quantitative and qualitative approaches, with an explanatory objective, with applications of qualitative and quantitative procedures. In methodological terms, the study is an applied research, using joint methods and the study was considered to be exploratory, since the sampling procedure was non-probabilistic. For data collection, a questionnaire with a 10-point ordinal scale was developed in the first phase. In the second phase, the questionnaire was developed in four parts, with different scales, qualified to capture from the respondents: the demographic profile, the importance of the nudges, the investment profiles and the types of bias heuristics. In the first phase, an analysis was made of the classification of nudges by type, as well as factorial analysis of them. In the second phase, the descriptive analysis and logistic regression of the nudges was performed. Results: Initially, it was possible to identify 25 tips and information released by brazilian capital Market regulatory entities, which were classified and validated as nudges. The nudges could be classified into 6 different factors and for the factors with the highest amount of nudges, nudges of Reminder and Alert were predominant. Through the second phase, it was found that nudges have the potential to influence investment decisions, including in individuals who showed bias and heuristics. Most respondents demonstrated an intention to invest, after receiving the nudges, with different results depending on the investment profiles and also according to each type of nudge, with a greater predominance of Remember and Alert nudges among those most selected by the respondents as influencers. Practical implications: The results obtained in this work shows nudges as tools to optimize decisions and will allow Banco B to define strategies with the objective of increasing the number of clients who invest in shares, increasing the investor base in this type of capital market asset. The Bank can use this tool adapting their use to the investment profiles defined by the Bank. Originality and contributions: This study innovates by making available low-cost tools that can be used by capital market participants, including regulatory entities and other financial institutions, in order to use the nudges of this work to encourage the number of people who invest in the stock market, with the potential to bring development, maturation and growth to the Brazilian capital market, with evident positive consequences for the entire economy of the country. - DissertaçãoAplicação dos conceitos de Lean Startup e Open Innovation na criação de startup direcionada ao ensino de empreendedorismo, cidadania fiscal, ética e contabilidadeLucio, Ronaldo de (2019-03-21)
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
Study objectives: The indicators of entrepreneurship and the conditions of to undertake in Brazil, show a high index of business mortality and low educational level in entrepreneurship and innovation, to undertake without using a framework of a traditional business plan, may represent an alternative to new entrepreneurs, in this context, this applied study seeks to demonstrate the process of creating a startup based on the lean startup model and the concepts of open innovation. Design / methodology / approach: This work is of an applied nature, is a unique case study with exploratory objectives, of the unit case called GatoXadrez.com that will act in the area of education with themes of entrepreneurship, ethics, fiscal citizenship and accounting. With qualitative approach, for to analyze non quantifiable aspects and quantitative aiming for greater precision of the results. Data collection was done through: data collection by secondary and direct sources, direct observation and application of 270 questionnaires. Data analysis was performed through: content analysis, multivariate, descriptive and documentary analysis. Results: The results showed that the use of the lean startup model allowed the creation of the new company and its first MVP, favoring the process of validation of the premises and confirming its viability. The union of the lean startup model with the concepts of open innovation were also viable, as it gathered the professionals needed to develop the first product and develop the business. Practical implications: New entrepreneurs will be able to use these concepts to create companies with the minimum of financial resources, without the use of traditional business plans, using besides accounting control and gradual implementation of management controls, the accounting for innovation, which results in opportunities for success. This combination also suggests a new way of teaching entrepreneurship concepts to children from collaboration. Originality and contributions: The lean startup model propose a new way of thinking and building products and services and the concepts of open innovation can meet the demands of the new business. The work seeks to contribute to the ecosystem of entrepreneurship, with a new way of undertaking. The unit case is also relevant when seeking to teach children in a playful way, preparing them for the future, concepts of entrepreneurship, accounting, ethics and fiscal citizenship. - DissertaçãoCompetências comportamentais utilizadas pelo profissional contábil nas organizações empresariaisSilva, Valdério Matias da (2018-02-05)
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
This work aims to identify if the behavioral skills used by accounting professionals in the organizational environment are in line with the behavioral skills of International Education Standard 3 (IES3). As a theoretical basis for the study, the M.A.R.E. Diagnostic for mapping the skills of accounting professionals. The work was developed from the application of a questionnaire with structured questions. The questionnaires were sent to approximately 450 accounting professionals of the Sindicato das Empresas das Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisa do Estado de São Paulo (SESCON-SP). In the end, a sample of 66 cases with all the valid answers was obtained, the respondents being accountants. The data were analyzed with descriptive statistics to evaluate the correlations between the constructs suggested by the theoretical reference. Among the results found, the low relation between the IES3 and the behavioral competences exercised by the accounting professionals stands out. This means that accounting professionals are applying, but not consistently, the behavioral competencies that IES3 understands are necessary for accounting professionals to perform their functions in accordance with the new demands of the market. This research has practical implications for accounting professionals of SESCON-SP because it presents opportunities for improvement in the development of these professionals, highlighting the need to develop programs for the development of behavioral skills. The questions explored in this work help in the construction of new courses to be developed by Higher Education Institutions and Consultants in the development of the behavioral skills of accounting professionals, mainly by SESCON-SP with its associates, in order to comply with IES3. - DissertaçãoCultura organizacional como elemento facilitador na implantação do programa de compliance na área de infraestrutura da Odebrecht Engenharia e ConstruçãoLevorato, Danielle Cristine da Silva (2018-10-08)
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
This applied paper presents a case study on which aspects of the organizational culture can facilitate the implementation of the compliance program in the Infrastructure area of Odebrecht Engineering and Construction, according to Decree nº 8.420/15. The compliance theme is a topic on the agenda in national studies, especially from the operations related to the fight against corruption that were deflagrated in 2014 with Operation Lava Jato. However, the implementation process of the compliance program may vary in organizations with different cultures. The paper was developed from a single case study, with data collection through documents and records in organizational files, related to the culture and the actions of implementation of the compliance system, and public domain documents produced in the year 2017, the year following the signing of the leniency agreement of the company with the Federal Public Ministry, and an in person interview with the compliance coordinator of Odebrecht Engineering and Construction. The data were examined through content analysis with the categorical analysis of the documents. Among the results found, the role of the organizational culture in the implementation of the compliance program in the Infrastructure area of Odebrecht Engineering and Construction stands out; the current culture, widely disseminated to employees through communication and training actions, throughout the company's years, is a variable that can minimize resistance to the implementation of the compliance program, encouraging the collaboration of the members through actions that reinforce the values conveyed in the documents that present Odebrecht culture. This paper has practical implications for Brazilian organizations that are implementing compliance programs, because the issues explored here help to highlight how compliance programs can be structured in accordance with Decree nº 8.420/15 in alignment with the existing organizational culture, seeking the engagement of the members in the implementation process, avoiding resistance from these members. It is a relevant contribution considering the company chosen for the study, which holds a prominent position in the national and international scenarios in the various segments in which it operates, and which was heavily involved in corruption actions. The ongoing compliance program in the organization shows the path of the company's restructuring towards the foundational values proposed by its founder. - DissertaçãoEscritório contábil como parceiro de negóciosZara, Roberta Oliveira (2021-12-15)
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
Objetivo da Dissertação: Este trabalho tem por objetivo explorar a possibilidade do posicionamento do escritório contábil como “parceiro de negócios” para seus clientes. As crescentes mudanças no ambiente de negócios e desenvolvimento da tecnologia têm exigido da contabilidade novos posicionamentos voltados a visão do negócio e auxílio na tomada de decisões. Neste ambiente de readequação da profissão e diante de um cenário de novas habilidades e competências sendo desenhadas pelo crescente desenvolvimento tecnológico, o desafio está em adaptar a prestação do serviço contábil ao atendimento das expectativas dos clientes, mas também ao desenvolvimento das novas competências. Metodologia: O estudo teve duas etapas: 1) Abordagem quantitativa, estudo exploratório e descritivo, com objetivo de identificar a percepção dos clientes sobre os serviços prestados pelo escritório contábil; 2) Abordagem qualitativa, de natureza intervencionista, com aplicação de uma pesquisa-ação, com apresentação de um novo modelo de prestação de serviços que possibilite a melhoria da percepção do cliente. Resultados: O estudo traz os passos da implantação, apontando as decisões tomadas a cada etapa para mudança do enfoque de atuação do escritório contábil. Implicações práticas: Com o desenvolvimento de um modelo de atuação como Business Partner, outros escritórios contábeis podem se adaptar ou aproveitar o modelo, direcionando suas atividades no mesmo caminho para serem parceiros de negócios, contribuindo para a criação de um novo perfil do contador e dos escritórios contábeis. Contribuições: Este trabalho pode ajudar escritórios contábeis de pequeno porte a terem um novo modelo de negócios, redirecionando suas atividades para se aproximar mais das demandas dos seus clientes. Traz uma descrição das atividades desenvolvidas num escritório, sendo que a mesma pode ser utilizada como um roteiro de implantação para outros escritórios que tenham interesse na atuação como Business Partners. Produto Tecnológico: Como produto tecnológico tem-se um modelo de atuação associado a programas de treinamento para desenvolvimento de habilidades que melhorem a percepção do escritório contábil como parceiro de negócios por seus clientes. Limitações da Pesquisa: Destaca-se que o estudo foi feito em apenas um escritório, havendo assim dificuldades para generalização dos resultados encontrados. - DissertaçãoImpacto dos programas de diversidade no desempenho da organização de acordo com a visão dos líderes / gestoresCampos, Paulo Henrique Teixeira Nunes de (2024-08-06)
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
A promoção de programas de diversidade e inclusão nas empresas é de extrema importância por vários motivos, como a melhora na cultura da empresa, inovação e criatividade, retenção de talentos. Iniciativas de diversidade, equidade e inclusão são essenciais para promover uma cultura de trabalho positiva. O cenário que se tem na sociedade brasileira não é refletido dentro das organizações, devido a isso, a implementação de programas de diversidade é necessária para que se possa chegar em um cenário mais próximo da realidade que se vive, especialmente pelo fato de o Brasil ter aderido aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU (Organização das Nações Unidas) que se referem às questões de equidade e diversidade (ODS 5 – Igualdade de Gênero; ODS 10 – Redução das Desigualdades). Em termos teóricos, o estudo se apoiou nas teorias de legitimidade, para a qual as empresas buscam divulgar informações sobre as suas atividades com o intuito de atender as expectativas da sociedade, e a teoria da ação planejada, na qual as intenções têm grande impacto nos indivíduos. O objetivo do estudo foi identificar quais são os programas de diversidade adotados por uma instituição financeira de grande porte, e o impacto desses programas no desempenho geral da organização, de acordo com a visão de líderes/gestores. O estudo foi feito dentro de uma organização financeira (banco). A abordagem foi qualitativa. Os dados foram coletados por entrevistas semiestruturadas, todas gravadas e posteriormente transcritas para análise. A metodologia de análise foi a Análise de Conteúdo de Bardin. A amostra do estudo foi composta por funcionários do banco que ocupavam cargos de gestão, superintendência, diretoria e presidência, sendo oito do gênero masculino e seis do feminino. O resultado das entrevistas permitiu a identificação de quais são os programas de diversidade adotados, e o impacto desses programas no desempenho geral da organização. Também foram discutidos possíveis avanços necessários para que a organização possa ter um ambiente mais bem preparado para esses programas de diversidade e inclusão. Observou-se que, embora todos os entrevistados apontassem a importância dos programas de diversidade, não houve consenso na definição do conceito de diversidade. Isso aponta a necessidade de equalização da visão dos líderes como um primeiro passo para a discussão dos programas de diversidade e inclusão no âmbito geral da organização. Como resultado prático, a alta direção (diretora e presidente do banco) já solicitou que o autor faça um evento corporativo em setembro voltado à área de diversidade, tendo como público-alvo os gestores; também foi solicitado um segundo evento corporativo, sobre o mesmo tema, para todos os funcionários do banco, a ocorrer após o evento inicial de sensibilização da cúpula do banco. - DissertaçãoLei Sarbanes-Oxley: relevância do uso de um sistema do tipo ERP para automação dos registros contábeis e financeirosPurcinelli, Lilian Meira (2019-08-13)
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
Objetivo do trabalho: este estudo teve como objetivo principal discutir a relevância do uso de um sistema do tipo ERP, sob a ótica da teoria institucional, para automação dos registros contábeis e financeiros, de acordo com as determinações da Lei Sarbane-Oxley. Design e metodologia: metodologicamente, este estudo classifica-se segundo à forma de abordagem como qualitativa básica; quanto aos objetivos como descritivo e exploratório; e quanto à sua natureza como uma pesquisa científica aplicada. A coleta dos dados primários foi efetuada através de entrevistas semi-estruturadas, com um roteiro proposto de perguntas abertas criadas a partir de sete processos analisados e apresentados no macroprocesso integrado endto- end. O critério de escolha dos entrevistados foi classificado como do tipo “não probabilístico, por seleção racional, composta por 10 pessoas, sendo: 4 gestores de empresas multinacionais, 4 auditores e revisores de contas e 2 acadêmicos, localizados nas cidades de São Paulo (Brasil), Guarda e Lisboa (Portugal). Para o tratamento dos dados foi aplicada a técnica de análise de conteúdo. Resultados obtidos: os resultados apontam que o “macroprocesso” integrado end-to-end, inter sistemas entre as sete áreas analisadas, alinhado a um sistema do tipo ERP, pode suportar a implementação de controles internos eficientes, estabelecidos a partir da área de Sourcing (compras), desde o início do processo licitatório (bidding process - Bid) até os registros contábeis, fiscais e de pagamentos de forma automatizada, atende aos requisitos da Lei SOX, assim como, aos requerimentos de negócio de segurança e de confiança, estabelecidos pelo COSO. Implicações práticas: estão relacionadas com mecanismos de controle e de segurança, confiáveis e eficientes para a área de Sourcing relacionadas às aquisições de bens, materiais e prestações de serviços (Opex ou Capex), na busca de promover a melhoria contínua dos processos e que possam garantir a conformidade com as políticas e procedimentos estabelecidos pela empresa. Originalidade e contribuição: a contribuição deste estudo está em apresentar um macroprocesso com integração inter sistemas end-to-end, através do uso de um sistema do tipo ERP, com sugestão de controles internos desde o início do processo de Bid, com consequente registros contábeis, fiscais e de pagamentos de forma automatizada para apoio à decisão econômica-financeira das empresas. - DissertaçãoOferta de serviços contábeis e as demandas das micro e pequenas empresa : uma questão de alinhamentoValle, Vitor Renato Dias do (2019-12-17)
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
Objective: This work had as objective there identified the alignment between the perception of the accounting offices as for the efficiency the services offered to the micro and small enterprises and the satisfaction of these enterprises with these services. The justification for this study is in the interest in knowing the profiles of the wrapped parts of way to there be developed a digital platform that brings near the offer of accounting services and the enterprises demands for these services. Design / methodology / approach: For this inquiry one opted for the quantitative approach and it was considered that the study was exploratory, since the sampling proceeding was not probabilístico. For data collection invitations were shot, he was seeing social mediae (email, facebook, whatsapp, linkedin, etc.) for two different populations: owners of accounting offices of small transport and a half; business men (or gestores) of micro and small enterprise, of several activity branches. Two samples were based on prior contacts of the investigator or for indication of other persons. Two inquiry instruments were developed: the first one for the offices, with predominance of scales of categorical nature, mapeando and when clients are categorizing the services offered by the offices and his relation with the enterprises; the second, for the enterprises, mapping the satisfaction of same with the services given by the offices of accounting that attend them, the technical advisory body that they receive as well as his main demands, when there is predominance of ordinal scales (of ten points) supposed like meters, specially in the questions for satisfaction evaluation. Results: Among the results, in the vision of the offices, it was noticed that they think that they help with efficiency the enterprises that contract them, they think that to make services available in digital platforms can maximize the captivation of new clients and minimize the escape of active clients and that they have interest in investing to make his services available in a digital platform. Already in the vision of the enterprises, it was noticed that they are declared satisfied with the services given by the offices of accounting, in terms of technical advisory body, though great most of the respondentes do not know the possibility of the offices they offer support reports to the decision; they believe that the documents for fulfillment of the legal obligations it is the only paper of the offices; they point also what receive documents out of the term and reports with delays that arrive to months. The enterprises show interest in contracting accounting services for digital platforms, depending on the relation I cost versus benefit. Practical implications: This work has practical implications for entrepreneurs and micro and small enterprises managers that look for better control and business management, as well as for accounting offices. For the enterprises the digital platform can be a facilitating tool in the search of services necessary for the management of his business with bigger reliability. For the accounting professionals the digital platform can provide the increase of the clients' wallet, develop services with enterprising improvements, create strategies and technological tools that make easy the contact between accountants and enterprises. Originality and contributions: This study innovates while looking to understand the relation between demands of the micro and small enterprises for accounting services besides the legal obligations, and the vision of the offices about means of given services so that they can compete with the existent digital platforms, which offer operational services to a client, but not services of support to the management and to the taking decision. The inquiry studies the viability of the creation of the digital platform aiming to pay attention to the necessities of accounting professionals and enterprises. - DissertaçãoProcesso orçamentário em empresa comercial : um estudo de caso sobre a proposição e implantação de ações de melhoriasDezidério, Luiz Augusto (2019-08-15)
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
Objetivo do trabalho: Analisar o grau de importância do orçamento empresarial em uma empresa, a visão dos gestores do processo orçamentário atual, os fatores que impactam seu grau de importância, identificar e adotar melhorias no processo e analisar os resultados. Designer/metodologia/abordagem: Este trabalho é de natureza aplicada, é uma pesquisa intervencionista (vertente da pesquisa-ação) único com objetivos exploratórios e foi aplicado em empresa multinacional de origem asiática que adota este artefato como ferramenta de gestão. A metodologia escolhida foi a pesquisa qualitativa, com abordagem de pesquisa construtiva, utilizando-se um roteiro de perguntas semiestruturadas. Foram entrevistados os gestores responsáveis pela confecção do orçamento no período de 09 a 19 de outubro de 2018. Resultados: Os resultados registraram cinco propostas de melhorias que a Alta Administração deveria adotar: 1) comunicar o planejamento estratégico da empresa, com diretrizes e metas mais claras, amplas e precisas; 2) orientar sobre os caminhos utilizados para atingir essas metas, compartilhando as informações com os gestores da empresa para que todos estejam alinhados e na mesma direção, com a implementação do Comitê de Orçamentos para eliminar a abordagem de “cima para baixo”; 3) explicar aos gestores a importância do orçamento empresarial para a empresa, dando-lhes treinamento; 4) comunicar se as metas da empresa têm sido atingidas e recompensar os gestores com uma remuneração variável (bônus) e; 5) fazer uma revisão tempestiva do orçamento para contemplar as mudanças do ambiente interno e externo de negócios (Rolling Forecasts). As propostas de melhorias foram incluídas no processo orçamentário de 2019 e não foram implementadas por que a empresa possui sua gestão centralizada. A explicação deste fenômeno pode ser justificada por razões culturais e históricas. Implicações práticas: Os resultados dos achados poderão ser confrontados com pesquisas futuras sobre o orçamento empresarial em empresas as quais esta ferramenta é amplamente utilizada e inserida no sistema de controles gerenciais. A adoção de orçamentos contínuos (Rolling Forecast) pode ser uma alternativa para empresas que operam em ambientes de negócios em constante transformação como é o caso da empresa objeto deste estudo. Originalidade e contribuições: A principal contribuição deste estudo foi a análise do processo orçamentário em uma organização e como a cultura e o estilo de gestão podem influenciar na utilização do orçamento empresarial. - DissertaçãoO uso de nudges em um FIDC como ferramenta para controle da inadimplênciaPera, Isabella Gil (2022-08-02)
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
Objetivo do Trabalho: Este trabalho teve como objetivo implantar o uso de nudges em uma empresa de antecipação de recebíveis (FIDC) como ferramenta de apoio para o controle da inadimplência. Metodologia: O trabalho foi desenvolvido a partir da aplicação da metodologia experimental, desenvolvendo-se um estudo de campo em formato de quase-experimento. Foi considerado como critério para inclusão no grupo experimental clientes do FIDC que possuíam sacados pulverizados no Brasil e assim foram selecionadas duas empresas cujos sacados foram sujeitos do experimento (Grupo 1 e 2). A intervenção (ou tratamento) ocorreu através do envio de nudges via e-mail, em formato de lembretes, com mensagens avisando sobre a proximidade da data de vencimento do boleto ou informando do atraso no pagamento. Resultados: O resultado da inadimplência dos dois grupos, comparado com a inadimplência total do FIDC, ficou menor na maior parte do experimento, evidenciando que os nudges impactaram o resultado dos dois grupos experimentais. Implicações práticas: Com o resultado deste estudo foi montado um manual para que os FIDCs e micro e pequenas empresas possam usar os nudges como ferramenta de controle da inadimplência. Originalidade e contribuições: O tema do presente trabalho foi escolhido pela importância do controle da inadimplência dentro dos FIDCs e pela implementação do uso de nudges neste segmento, não havia nenhum estudo utilizando a ferramenta nudge nessa área. A contribuição desse estudo está no fato de incentivar os sacados a realizarem o pagamento dentro do prazo acordado não tendo que pagar juros e multa e consequentemente diminuir a inadimplência nos FIDCs, utilizando para isso os nudges como uma das ferramentas de arquitetura da escolha. - DissertaçãoUso de nudges no combate à fraude em programas de integridadeCarvalho, Barbara Padilha de (2019-08-14)
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
Objective of the Paper: This paper aimed to identify which nudges can be used by organizations to institutionalize fraud risk prevention in compliance programs, implemented in accordance to the Law 12.846 / 2013. In terms of theories, the research was based on the concepts of fraud, institutional theory, compliance program and nudges. Design / methodology / approach: Methodologically, this study is classified as qualitative, using a non-experimental, transversal, exploratory and descriptive research model. Data collection was done through interviews, in which a questionnaire of open questions was applied, to eight professionals who are responsible for the implementation of compliance programs (compliance officers), professionals responsible for internal auditing, professionals who act as external auditors and professionals who work in the area of consulting for compliance purposes (investigation, testing on controls). All interviews were recorded and transcribed and the data were examined using Content Analysis. Results: As a result of this paper, it is worth mentioning the transformation of the organizational culture to the legitimacy of compliance programs in organizations. This legitimization process must start at the top (tone at the top) to inspire people to adopt internal controls effectively and efficiently. The opportunities for fraud occur through failures in the system and through the existence of people who have the motivation and rationalize a fraud, therefore, as a result of this work, a list of the important characteristics that the professionals who act in the management of compliance programs should present in their profiles was provided. In addition, the results of this research have presented the key controls to mitigate the risk of fraud correlated with the legitimation mechanisms of compliance programs. Finally, the results point to the benefits of implementing integrity programs, correlating the nudges that must be used in these programs to avoid frauds. Nudges, once they are behavioral mechanisms, should support relevantly in this process of cultural transformation and legitimation of compliance programs. Practical implications: This work has practical implications for Brazilian organizations that have implemented or plan to implement compliance programs, a topic in national studies, especially since the enactment of Law 12.846 / 2013 and Decree No. 8,420 / 15, as well as the notoriety given to the topic after the outbreak of operations of corruption investigations, starting in 2014, such as Operation Lava Jato. Originality and contributions: This study aimed to contribute to the process of legitimizing compliance programs to be adopted or already adopted by organizations, through the use of nudges, bringing a concept of behavioral economics to the field of the internal control environment, whose objective, among others, is to prevent and detect fraud in organizations. The issues explored in this study support the institutionalization of compliance programs in a mimetic way, that is, based on best market practices to the detriment of coercive and / or normative forms. In addressing the mimetic form of institutionalization, we also addressed the engagement of the executives responsible for both Governance and the activities of organizations in line with the compliance programs, in order to support the legitimation of a new organizational culture that sees the benefits of implementing these programs qualitatively. - DissertaçãoVieses Cognitivos: Um estudo sobre o viés de confirmação e sua aplicabilidade na tomada de decisão no processo de execução do planejamento orçamentário.Moraes, Daniela Correia Lins de (2021-09-02)
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
Work Objective: This study aimed to identify whether managers incur in the confirmation bias and in the anchoring and adjustment heuristic when making estimates of budget targets. It discusses the Prospect Theory, which encompasses concepts from cognitive psychology, going deeper into the contexts of economic and financial environments and their decision-making. The concepts of heuristics and cognitive biases in decision-making processes are explored, relating them to the fact that people rely more on loss than gain values to make a decision, thus nurturing a certain risk aversion. Methodology: The study is categorized as exploratory-descriptive in nature, using a quantitative approach. The sample consisted of a non-probabilistic sampling procedure, with 114 respondents, all of whom are responsible for the decision-making process in relation to budget planning in the companies in which they work. Data were collected through a questionnaire, with closed questions, sent through social media. Data analysis was performed using descriptive statistics, using R and Excel software. Practical implications: With the execution of this work, a manual tool was developed as a product, containing proposals for actions to be taken (to do) and avoided (don't), in order to assist managers in training their teams, minimizing the risk of errors confirmation bias in budget planning. It is understood that this tool can also help decision makers to self-assess and, as a result, to avoid certain patterns that lead to decision biases, especially confirmation bias. Originality and contributions: This project brings as originality the discussion of topics of cognitive psychology and behavioral economics to the area of management accounting, specifically applied to the budget planning process and its complexity. It is understood that through the managed tool, a self-analysis contribution can be made by the respondent decision makers and other managers who are responsible for decision making in a budget process. The main objective of generating such a tool is that such decision makers can identify the patterns that lead them to decision biases, especially confirmation bias. Keywords: