Controladoria e Finanças Empresariais (M. Profissional) - Dissertações - CCSA Higienópolis

URI Permanente para esta coleção

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 5 de 107
  • Dissertação
    A evolução da controladoria através do seu papel junto à administração de uma indústria farmacêutica: um modelo de business partnering proposto num cenário pós cisão
    Calheiros , Newton dos Santos (2023-08-29)

    Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)

    Objetivo do trabalho: Propor um modelo para a evolução da controladoria com a abordagem de business partner para uma empresa farmacêutica após um processo de cisão. Metodologia: Realizado por meio de estudo intervencionista, propõe um modelo futuro da controladoria através das suas tarefas, buscando a evolução da Controladoria de uma empresa farmacêutica após um processo de cisão. Implicações práticas: A aplicação de um modelo de desenvolvimento é relevante para a evolução do controller, da controladoria e seu papel como business partner na organização em atua. Originalidade e contribuições: desenvolvimento de um modelo futuro com implicações práticas para a indústria farmacêutica e os profissionais que nela atuam, com potencial de aplicação em outras indústrias com modelos de negócios similares. Resultados esperados: aumento da influência da controladoria na administração da organização através de um modelo capaz de demonstrar sua evolução através de suas tarefas e contribuições com os demais gerentes e aos administradores da organização.
  • Tese
    Processo de implementação de total quality management (TQM): um estudo de caso intervencionista
    Carneiro, Welington Noberto (2023-06-12)

    Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)

    Objetivo – O objetivo desta tese é apresentar um discurso reflexivo, com uma abordagem crítica, sobre a questão pouco explorada de como uma pesquisa intervencionista (IVR) é conduzida na prática durante a implementação de Total Quality Management (TQM), as dificuldades e tensões envolvidas, e as formas encontradas para superá-las. Metodologia/Abordagem – Utilizou-se a IVR com uma abordagem qualitativa e de pesquisa interpretativista com aplicação da teoria prática Bourdieusiana, com análise de conteúdo para examinar os dados adquiridos por meio de reuniões de brainstorming, treinamentos e diversas interações e encontros periódicos de atualização de projetos. Resultados – O comprometimento dos colaboradores, aliado aos treinamentos, foram fundamentais para o sucesso da TQM. Ferramentas de processos padrão foram implementadas, uma adoção de comitê de funcionários facilitou a formação de capital simbólico (prestígio) por parte dos empregados. Os habitus dos agentes foram modificados através do aprendizado das novas ideias (inculcação), qual foi facilitado através dos treinamentos e formação de um ambiente propício para rápidas mudanças. Além disso, o comitê formal de qualidade e o pesquisador atuando também como um “solucionador de problemas” contribuíram para o êxito da implementação. Implicações práticas para a empresa objeto do estudo e para o setor econômico – O sucesso da adoção do TQM demonstra um avanço do uso de IVR para melhorias das práticas nas organizações. Implicações Sociais – Do ponto de vista social, o compartilhamento de conhecimento através de treinamentos foi percebido como um ganho relevante para a empresa. Originalidade e contribuições – Esta tese contribui para a melhoria da realidade da indústria de serviço nacional, ao trazer um estudo inédito, salvo melhor juízo, sobre a implementação de TQM com uso de IVR no Brasil sob a perspectiva da teoria prática Bourdieusiana. Produto Tecnológico – Através da experimentação numa abordagem iterativa disponível, o investigador intervencionista identificou os problemas propondo soluções para a empresa, demonstrando dessa forma, como a IVR pode facilitar uma implementação complexa de novas práticas de gestão no contexto das PME. Limitações da Pesquisa – Por tratar-se de um estudo de caso, as generalizações desse estudo precisam ser feitas com certo cuidado e considerando contextos similares.
  • Dissertação
    Diagnóstico de procedimentos de controle interno da Companhia Docas de Santana – Amapá sob as perspectivas do COSO
    Chaves, Lúcia Claudia Alves (2023-04-14)

    Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)

    Os controles internos são procedimentos e métodos adotados para apoiar o atingimento dos objetivos de uma organização. Sob a perspectiva do COSO, este trabalho buscou recomendar procedimentos de controle interno para gerenciamento de riscos na Companhia Docas de Santana — CDSA, uma Autoridade Portuária localizada na cidade de Santana, no Amapá. Para isso, foi realizada uma pesquisa qualitativa através de um estudo de caso na CDSA, utilizando questionários e entrevistas com membros da Direção Executiva, gerência e supervisão da empresa. As implicações práticas deste estudo são fornecer subsídios para o Presidente, Diretores, Gerentes e Supervisores, conhecerem melhor os controles internos já existentes na companhia, e recomendar novos procedimentos de controle necessários para atender as demandas de órgãos do controle externo, e ainda, melhorar as operações da organização. As contribuições originais deste trabalho estão relacionadas a recomendações de ações preventivas, em conformidade aos aspectos de fiscalização e monitoramento. Os resultados indicam que os procedimentos de controle interno e gerenciamento de riscos da CDSA não estão em conformidade com o COSO, e que para os entrevistados, o controle interno está fundamentado pela figura do regimento interno, entendendo que o controle interno é o próprio regimento interno. Sabendo que as pessoas são um fator de sucesso em qualquer sistema organizacional, em relação ao ambiente de controle, é sugerida a elaboração de políticas internas para padronização dos procedimentos, com ações de capacitação para todos os colaboradores. Torna-se pertinente também, que sejam desenvolvidas práticas de inclusão dos colaboradores para identificação e formalização dos processos.
  • Dissertação
    Implantação de uma loja de atacarejo ajustada à nova realidade do mercado varejista brasileiro
    Rodríguez, José Antonio León (2023-02-14)

    Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)

    Objetivo: Este trabalho apresenta as etapas do processo de análise para o aproveitamento da oportunidade de instalação de uma nova loja de uma rede de supermercados que contempla a implantação de uma unidade no formato Cash&Carry, denominada "Grandão Super Atacarejo" como novo vetor de expansão e crescimento da rede. Aplicação: Com a abertura dessa loja, busca-se ocupar uma lacuna deixada por hipermercados e supermercados tradicionais ao oferecer aos consumidores uma nova proposta de valor que atenda melhor suas reais e atuais necessidades, o modelo de Atacarejo. Inovação: O modelo de Atacarejo vem atendendo os clientes naquilo que mais buscam na atualidade: equilíbrio custo/benefício. As características próprias do modelo permitem a redução de custos operacionais, possibilitando uma oferta de produtos com preços mais atrativos que de todos os demais modelos de varejo físico. Este modelo de negócio atacadista/varejista apresenta vantagens competitivas de longo prazo e cria grande impacto no mercado consumidor através de sua estratégia de liderança em custos. Complexidade: A complexidade deste trabalho está associada ao número significativo de variáveis interrelacionadas que devem ser analisadas para a decisão de seguir com o investimento, bem como para definição do projeto de instalação. Desde análise de potencial de mercado, segmentação, estudo de localização, questões legais, posicionamento estratégico e aspectos de diferenciação, modelo de negócio, mix de produtos e projeto executivo. Impacto: Este projeto se mostra viável e promissor. Espera-se que traga impacto positivo no desenvolvimento econômico e social da população da região de São José de Rio Preto, no interior do estado de São Paulo, onde se propõe a construção da nova loja objeto deste estudo. Adicionalmente, o sucesso do novo modelo deverá impactar a saúde financeira da rede Grandão Supermercados que poderá expandir seus negócios abrindo rapidamente mais lojas dentro do novo conceito de Atacarejo, impactando a economia local ao criar empregos, atrair outros negócios e pessoas para a região, que contará com uma nova proposta de valor, o Grandão Super Atacarejo. Do ponto de vista acadêmico, este trabalho poderá ser utilizado como fonte de informação e referência para futuros estudos sobre as tendências do varejo brasileiro atual. Método: Seguiu-se o método de solução de problemas e aproveitamento de oportunidades proposto por Marcondes, Miguel, Franklin e Perez (2017).
  • Dissertação
    O papel da controladoria em indústrias e empresas que participam do contexto da indústria 4.0
    Hiroi, Jaqueline (2023-02-20)

    Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)

    Em um ambiente VUCA (volatility, uncertainty, complexity, ambiguity), entende-se existir baixo volume de publicações sobre Controladoria e sua atuação em organizações inseridas no contexto da Indústria 4.0, frente a esta lacuna, este estudo tem como objetivo elaborar um framework com o papel da Controladoria, a partir da percepção das atividades desempenhadas por controllers, em indústrias e empresas inseridas neste cenário. A coleta dos dados se deu por meio da aplicação de survey, enviada por e-mail à uma base de clientes fornecida pela “Empresa F”, isto é, indústrias ou empresas que participam do contexto deste estudo, além da publicação, em rede social. O processamento dos dados foi realizado através da análise de cluster, com a finalidade de agregar elementos com características semelhantes e visualização sintética dos grupos. O questionário obteve 51 respondentes, de maioria gestores (36,7%), engenheiros (30,0%), entre 35 e 44 anos (46,7%), que se identificam com o gênero masculino (80%) e que atuam em empresas onde 47,06% tem a Controladoria como área de suporte à gestão, além desta área também ser responsável por outras, como por exemplo, a Financeira. As ações da Controladoria foram agrupadas em 4 clusters que refletem, de maneira sintética, campos de atuação da Área. Quanto as atividades desempenhadas pelos controllers, as vinte e duas assertivas, foram aglutinadas em 06 clusters, evidenciando que todas as práticas questionadas são percebidas como de responsabilidade destes profissionais, em maior ou menor escala. A partir da percepção dos respondentes sobre as ações da Controladoria e as atividades realizadas pelo controller nas organizações onde atuam, foi elaborado um framework para melhor compreensão do papel da Área em organizações inseridas no contexto da Indústria 4.0.