Controladoria e Finanças Empresariais (Mestrado Profissional) - Dissertações - CCSA Higienópolis

URI Permanente para esta coleção

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 5 de 110
  • Dissertação
    Práticas do conselho consultivo no processo de governança corporativa: uma análise na perspectiva dos profissionais e empresários que atuam em conselhos consultivos
    Souza, Maria Tereza Araújo de (2024-10-09)

    Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)

    Este estudo explorou a Governança Corporativa, destacando sua importância na promoção da transparência, equidade e responsabilidade; elementos cruciais para atrair investidores e melhorar a eficiência organizacional. A Governança Corporativa é definida como um sistema que integra princípios, regras, estruturas e processos para garantir a geração de valor sustentável para a organização e seus stakeholders. No contexto dos Conselhos consultivos, que têm ganho reconhecimento crescente, especialmente em empresas de pequeno e médio porte, estes órgãos oferecem orientação estratégica independente, apoiando a administração na tomada de decisões e no monitoramento das ações. A pesquisa identificou a escassez de estudos práticos sobre as melhores práticas dos Conselhos consultivos e visou a essa lacuna ao mapear e integrar o conhecimento dos profissionais da área. A inclusão de membros independentes nos Conselhos é destacada como uma prática que melhora a qualidade das decisões, alinhando-as aos objetivos de longo prazo das empresas. O principal objetivo deste estudo foi desenvolver um guia orientador das práticas do Conselho Consultivo, contribuindo para sua efetividade dentro da estrutura de Governança Corporativa em empresas privadas de pequeno e médio porte no Brasil. Este guia foi desenvolvido e buscou consolidar práticas que agreguem valor ao processo decisório, promovendo a assertividade na gestão de riscos e a transparência, especialmente em períodos de incerteza econômica e mudanças regulatórias. O estudo ressaltou a importância crescente do tema, dado o impacto da Governança Corporativa no desempenho, valor de mercado e alocação de capital das organizações.
  • Dissertação
    Processo de implementação da LGPD para escritórios de contabilidade
    Esteves, Gustavo Nigro (2024-10-14)

    Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)

    O objetivo desse trabalho é desenvolver um processo de implementação da LGPD para escritórios de contabilidade. A LGPD determinou uma série de obrigações e responsabilidades às empresas, incluindo a implementação de medidas técnicas e administrativas, de natureza ética e de controle, capazes de proteger os dados pessoais, nas operações de coleta, processamento, armazenamento, compartilhamento e descarte de dados pessoais. O Brasil é um dos campeões de ataques cibernéticos e muitos profissionais contábeis não têm perfil adequado para tratar dessa evolução tecnológica. Esse cenário demanda o desenvolvimento de um processo de implementação da LGPD específico para os escritórios de contabilidade, a fim de se garantir a regularidade e continuidade dessas empresas. Quanto ao método, trata-se de uma pesquisa qualitaƟva e quanto aos objeƟvos, essa pesquisa é do Ɵpo descriƟva. O Processo de Implementação da LGPD foi desenvolvido uƟlizando-se, basicamente, dados da Lei 13709/2018 (LGPD), das pesquisas existentes, do checklist de medidas de segurança para agentes de tratamento de pequeno porte da ANPD e de entrevistas semiestruturadas realizadas com encarregados da LGPD em escritórios de contabilidade. A amostra da pesquisa constitui nove escritórios de contabilidade, selecionados por conveniência. Os nove escritórios foram divididos em dois grupos: o primeiro, formado por sete escritórios que já haviam implementado a LGPD, cujos entrevistados forneceram dados e elementos necessários para elaboração do processo de implementação de LGPD; e o segundo grupo, formado por 2 escritórios, que validou o processo elaborado com as informações geradas pelo primeiro grupo. Os dados coletados foram tratados por meio de análise de conteúdo, recomendados por Creswell e Creswell (2021). Foi uƟlizado o soŌware Nvivo (versão 14) para a etapa de análise de dados. Como resultado, desenvolveu-se um processo de implementação da LGPD para escritórios de contabilidade, composto por seis fases (nomeação do DPO e comitê da LGPD, treinamento e conscientização, análise e adaptação de contratos, mapeamento de processos e dados, procedimentos e normas da LGPD, e, revisão periódica e adequação). Adicionalmente, esse estudo identificou as boas práticas da LGPD adotadas pelos escritórios de contabilidade, compreendendo 17 procedimentos, controles e normas utilizadas. Recomenda-se a realização de novos estudos complementares, observando, que a LGPD é uma legislação nova, e a evolução tecnológica é constante, podendo alterar os controles, processos e políƟcas idenƟficadas nesse estudo.
  • Dissertação
    O desempenho dos fornecedores influência nos resultados dos indicadores de continuidade de uma distribuidora de energia elétrica?
    Gomes, Luciana (2021-05-21)

    Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)

    Objetivo do Trabalho: Este trabalho tem como objetivo investigar, através de uma abordagem qualitativa, a relação entre o desempenho dos fornecedores de serviços de manutenção/obras em redes de distribuição e o resultado do indicador coletivo de continuidade – DEC – de uma distribuidora de energia elétrica. Design/Metodologia/Abordagem: Esta pesquisa trata-se de um estudo de caso no qual se objetiva avaliar a relação entre o desempenho dos fornecedores e o desempenho da distribuidora. Para isso foi escolhido o segmento de compras, da área de serviços, com o maior valor líquido contratado pela distribuidora. Para a avaliação dos dados foi aplicado o método qualitativo com análise de conteúdo de entrevistas semi-estruturadas com os gestores de contrato da CEMIG e dos fornecedores. Resultados: De acordo com nossos achados, há evidências de: (i) existência da colaboração na relação comprador-fornecedor; (ii) existência da relação entre o desempenho do fornecedor e do comprador devido à dependência do comprador em relação a seus fornecedores; (iii) os indicadores dos fornecedores são associados a medidas de desempenho da distribuidora, o que possibilita tomadas de decisão mais assertivas e (iv) interrupções de fornecimento afetam negativamente os resultados da distribuidora devido à alta dependência do fornecimento de serviços dos fornecedores. A partir desses resultados, há evidências de que o desempenho dos fornecedores afeta os resultados do indicador coletivo de continuidade – DEC – da distribuidora. Implicações Práticas: Este trabalho possui implicações práticas para: (i) o setor de distribuição de energia elétrica, pois mostra que o desempenho da relação compradorfornecedor pode afetar os resultados estratégicos das distribuidoras, (ii) setores empresariais que possuem alta dependência de seus fornecedores, pois também terão seus resultados dependentes do desempenho de seus fornecedores. Originalidade e Contribuições: O desempenho na relação comprador-fornecedor é muito abordado na literatura. Contudo, no setor de distribuição de energia elétrica brasileiro havia uma carência de estudos que abordassem a gestão da cadeia de suprimentos e seu desempenho. A originalidade deste trabalho está em unir, em um único estudo relativo ao setor elétrico, através de uma abordagem qualitativa, a relação do setor com seus fornecedores considerando-se a gestão da cadeia de suprimentos, o desempenho da relação comprador- fornecedor, a medição do desempenho através de indicadores não financeiros e o risco associado ao objeto contratado. Como contribuição, este estudo sugere que uma boa gestão da cadeia de suprimentos com métricas de desempenho definidas e vinculadas aos resultados da distribuidora, considerando os riscos da relação comprador-fornecedor, pode trazer ganhos para a distribuidora, seus fornecedores e seus clientes e consumidores, pois atingindo melhores resultados, todos os atores dessa relação se beneficiarão.
  • Dissertação
    Escritório contábil como parceiro de negócios
    Zara, Roberta Oliveira (2021-12-15)

    Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)

    Objetivo da Dissertação: Este trabalho tem por objetivo explorar a possibilidade do posicionamento do escritório contábil como “parceiro de negócios” para seus clientes. As crescentes mudanças no ambiente de negócios e desenvolvimento da tecnologia têm exigido da contabilidade novos posicionamentos voltados a visão do negócio e auxílio na tomada de decisões. Neste ambiente de readequação da profissão e diante de um cenário de novas habilidades e competências sendo desenhadas pelo crescente desenvolvimento tecnológico, o desafio está em adaptar a prestação do serviço contábil ao atendimento das expectativas dos clientes, mas também ao desenvolvimento das novas competências. Metodologia: O estudo teve duas etapas: 1) Abordagem quantitativa, estudo exploratório e descritivo, com objetivo de identificar a percepção dos clientes sobre os serviços prestados pelo escritório contábil; 2) Abordagem qualitativa, de natureza intervencionista, com aplicação de uma pesquisa-ação, com apresentação de um novo modelo de prestação de serviços que possibilite a melhoria da percepção do cliente. Resultados: O estudo traz os passos da implantação, apontando as decisões tomadas a cada etapa para mudança do enfoque de atuação do escritório contábil. Implicações práticas: Com o desenvolvimento de um modelo de atuação como Business Partner, outros escritórios contábeis podem se adaptar ou aproveitar o modelo, direcionando suas atividades no mesmo caminho para serem parceiros de negócios, contribuindo para a criação de um novo perfil do contador e dos escritórios contábeis. Contribuições: Este trabalho pode ajudar escritórios contábeis de pequeno porte a terem um novo modelo de negócios, redirecionando suas atividades para se aproximar mais das demandas dos seus clientes. Traz uma descrição das atividades desenvolvidas num escritório, sendo que a mesma pode ser utilizada como um roteiro de implantação para outros escritórios que tenham interesse na atuação como Business Partners. Produto Tecnológico: Como produto tecnológico tem-se um modelo de atuação associado a programas de treinamento para desenvolvimento de habilidades que melhorem a percepção do escritório contábil como parceiro de negócios por seus clientes. Limitações da Pesquisa: Destaca-se que o estudo foi feito em apenas um escritório, havendo assim dificuldades para generalização dos resultados encontrados.
  • Dissertação
    Indicadores gerenciais de desempenho na avaliação do programa de saúde da família
    Martinho, Fábio Henrique (2023-03-31)

    Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)

    Objetivo do Trabalho: Definir o conjunto de indicadores gerenciais atuais que melhor avaliam o programa de saúde da família e seu impacto no desempenho da saúde coletiva. Design/metodologia/abordagem: Trata-se de uma pesquisa intervencionista cientifica aplicada metodologicamente classificada como hipotético-dedutiva. Esse método se caracteriza pelo estabelecimento de hipóteses que devem ser testadas por meio de pesquisa empírica. O enfoque da pesquisa quantitativa irá se basear no método hipotéticodedutivo, considerando: primeiro delineamento de teorias para derivação de hipóteses; após a elaboração das hipóteses estas são submetidas à prova utilizando-se os modelos de pesquisa apropriados e por fim se os resultados forem condizentes com as hipóteses. Esta abordagem utiliza a coleta de análise de dados para responder as questões de pesquisa e testar as hipóteses elaboradas. Também é caracterizado como um estudo correlacional, pois tem como objetivo avaliar se existe a relação entre dois ou mais conceitos, categorias ou variáveis. Através de questionários internacionalmente aplicados: PCATool, PDRQ-9 e NPS, foi realizada a coleta para estabelecer a sua relação com o PSF e seu impacto na saúde coletiva das populações dos munícipios de Pedro Leopoldo (MG) e São Francisco do Sul (SC). Resultados: Foi possível estabelecer a relação positiva dos indicadores gerenciais internacionais para avaliar o PSF bem como a relação negativa com a saúde coletiva da população alvo por reduzir a taxa de mortalidade DCV e % ICSAP e por assim a melhora da saúde coletiva das populações alvo do PSF. Implicações práticas: Fornece aos gestores municipais ferramentas de gestão que permitam a correção nas ações cotidianas para melhora da saúde da população alvo do PSF bem como estreitamento da relação entre os profissionais que compões as eSF com a população alvo de seu atendimento. Controles gerenciais no PSF não apenas protagonizam a melhora da APS na assistência à saúde, mas também: gestão do programa, governança corporativa e uso eficiente de recursos financeiros, isso sendo possível por ações específicas nos recursos tangíveis e intangíveis do PSF, que acabam por resultar a redução das taxas de mortalidade e a ineficiência da utilização hospitalar por redução do % de ICSAP. Originalidade e contribuições: Estudar o comportamento dos controles gerenciais dentro de um conjunto, o que possibilita determinar a valor e a efetividade de cada um e como grupo na gestão do PSF.