Pedagogia - TCC – CEFT Higienópolis
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Navegando Pedagogia - TCC – CEFT Higienópolis por Orientador "Souza , Sheila Carla de"
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- TCCA aprendizagem de uma criança com Síndrome de Doose: percepções de uma pedagogaIglezia , Tania Regina Santana Rodrigues (2022-06-08)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
A finalidade desta pesquisa é analisar um estudo de caso de um aluno com Síndrome de Doose (SD), cujo nome fictício é Rafael. A SD é uma síndrome rara, considerada epilepsia mioclônico-atônico. A análise é feita a partir de sua vivência no Colégio Edificare, também de nome fictício. Assim sendo, verifica-se os desafios enfrentados pelos professores desde o seu ingresso na escola, através de seu prontuário, como também as condições e situações que contribuíram para o seu aprendizado, revelando assim a sua convivência social, além de destacar as suas potencialidades e a forma pela qual a inclusão escolar foi relevante para o seu avanço. O Colégio Edificare tem envidado esforços, através da prática ensinoaprendizagem dos professores relacionada a este aluno. É constatado que, em relação aos fatores determinantes para o aprendizado de Rafael, os desafios são constantes, o que corrobora com as investigações deste estudo. A metodologia utilizada neste estudo foi estudo de caso exploratório de análise qualitativa. A coleta de dados foi realizada a partir de toda a trajetória de sua vida escolar por meio de registros e prontuário escolar, laudos médicos, Programa Educativo Individual (PEI), como também de seu currículo específico. Os resultados indicam que: 1) Rafael foi alfabetizado; 2) A afetividade foi determinante para a sua aprendizagem e permanência na escola; 3) O quão é importante o Diretor, coordenadores, psicopedagoga, professores, inspetores formarem uma equipe coesa, de forma que, as estratégias educativas implementadas atinjam os objetivos almejados; 4) O respeito às necessidades, limitações e ritmo de aprendizagem de Rafael, pela escola, foi um fator extremamente importante para concretizar seus avanços; 5) O que concerne à sua convivência familiar contribuiu significativamente em sua formação de caráter, como também na interação, socialização e aprendizagem na 1 Graduanda do curso de Pedagogia da Universidade Presbiteriana Mackenzie. 2 Profa. Dra. do curso de Pedagogia da Universidade Presbiteriana Mackenzie. 2 escola. Conclui-se que a educação inclusiva com crianças com essa síndrome rara pode ser realizada uma vez que houve aprendizagem e desenvolvimentos que a criança não teria alcançado fora da escola. Indica-se o aprofundamento de pesquisa com essa população, pois a síndrome é rara e há pouco conhecimento sobre esse quadro no Brasil. - TCCA automutilação na escola: olhar do professor para aspectos socioemocionais e repercussões sobre a aprendizagem em alunos do Ensino Fundamental IIDiner , Daniela Pavlosvisky; Furlanetti , Maria Rafaella (2023-12-11)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
A automutilação é um comportamento autoagressivo no qual a pessoa causa dor a si mesma e acarreta prejuízos no desenvolvimento emocional, cognitivo e social. O professor e a escola são importantes para ajudar a identificar, encaminhar e intervir nessas situações. Por isso, o objetivo deste trabalho é compreender a formação inicial e continuada dos professores sobre o comportamento de automutilação no Ensino Fundamental II. Os procedimentos metodológicos usados na pesquisa foram: estudo de campo exploratório de análise multimodal, com aplicação de questionário on-line para 17 professores atuantes no ensino fundamental II. Os principais resultados do trabalho indicam que a maioria dos professores conseguem sinalizar um aluno com comportamentos de automutilação, os professores reconhecem a ajuda multidisciplinar, da família e, principalmente, do psicólogo para o tratamento. A automutilação impacta sim na vida acadêmica do aluno. Conclui- se que o tema é de interesse da comunidade escolar e que o professor é um profissional que precisa estar em constante aperfeiçoamento para contemplar as distintas demandas que envolvem a docência. Por fim, há necessidade de realizar mais estudos que contemplem a automutilação na adolescência nos contextos escolar e familiar. - TCCAções de professores para redução de danos no Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade no período de isolamento social da Covid-19Almeida , Elizangela Primo de; Coelho, Geisa Carina Silva (2023-06-08)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
O Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade -TDAH - é um transtorno do neurodesenvolvimento que impacta o curso do desenvolvimento infantil, com a manifestação de sintomas de desatenção, hiperatividade e impulsividade, acarretando prejuízos comportamentais, sociais e de aprendizagem, podendo resultar em desempenho abaixo da média, faltas e evasão escolar em estudantes de todo o mundo. Frente a isso, essa pesquisa tem o objetivo de estudar o TDAH e as ações de professores desse no período de isolamento social da COVID-19. Para isso, usa-se pesquisa bibliográfica descritiva de análise qualitativa. Os resultados indicam que o pedagogo é um profissional fundamental para ajudar o aluno com TDAH na eliminação de barreiras acadêmicas e comportamentais, ajudando-o a desenvolver novas estratégias sociais e cognitivas que serão úteis não apenas na fase escolar, mas ao longo da vida. O isolamento social impactou distintas comunidades, inclusive, a escolar. Portanto, conclui-se que a realização de pesquisas de campo com alunos com TDAH é urgente. Estudos de campo e intervenções adequadas podem minimizar os impactos e potencializar o desenvolvimento de pessoas nessas condições. - TCCAlfabetização bilíngue em crianças com o Transtorno do Espectro AutistaSchimitt, Julia Ann (2022-12-01)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
Essa pesquisa tem como objetivo compreender como a educação e a alfabetização bilíngue influenciam o processo de desenvolvimento e aprendizagem de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), explorando se os benefícios apresentados em crianças neurotípicas também se aplicam às crianças com autismo. A metodologia adotada foi bibliográfica, com análise de dados multimodal (quantitativo/qualitativo), relacionando os resultados e conclusões de cada artigo com a perspectiva de Lev Vygotsky e Emilia Ferreiro. Os resultados indicam uma escassez de estudos sobre o tema, especialmente de artigos escritos em português e uma tendência cronológica em termos de metodologia adotada, onde observa-se que foram realizados estudos bibliográficos acerca do tema primeiro para abrir espaço para estudos de caso e pesquisas de campo nos anos subsequentes. Além disso, foram analisados os resultados dos artigos e notou-se que não há prejuízos comprovados com relação à educação bilíngue para crianças com TEA, mas que os ganhos culturais, cognitivos, sociais e metalinguísticos contribuem para o desenvolvimento das crianças que apresentam espectro autista. Para o melhor desenvolvimento desses alunos, é esperado que haja uma ação inclusiva que inclui um mediador para auxiliá-los e um ambiente escolar pronto para realizar ações que acomodem suas necessidades. - TCCEstratégias pedagógicas para alfabetizar crianças com o transtorno do espectro do autismo: o olhar do professorGronymo, Camila de Jesus; Prado , Regina Guazzelli do (2022-12-06)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
O Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) é um transtorno do neurodesenvolvimento que afeta a comunicação social, verbal, não verbal e o comportamento e impacta a vida social e acadêmica do indivíduo. O objetivo geral desta pesquisa é compreender as estratégias de alfabetização utilizadas pelos professores do Ensino Fundamental I com esse alunado no ambiente escolar. O procedimento metodológico adotado foi pesquisa de campo exploratória, com aplicação de questionário semiestruturado em professores de escolas públicas e privadas do município de São Paulo. No total, 30 professores responderam ao questionário e, de acordo com a amostra investigada, há possibilidade de alfabetizar alunos com autismo de acordo com as suas potencialidades, adaptando o ambiente para que essa aprendizagem ocorra e um método facilitador é a tecnologia. Conclui-se que todas as estratégias são fundamentais para que o aluno com autismo possa se desenvolver cognitivamente e socialmente dentro do espaço escolar, sendo priorizado e respeitado pelos demais dentro da sala de aula. Finaliza-se esse estudo destacando a necessidade de pesquisas de campo com alunos com autismo em processos de alfabetização. - TCCFormação de professores e a neurociência aplicada à Educação InfantilSantos , Leticia Maria dos (2022-12-06)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
Os estudos das neurociências no campo da educação são uma alternativa para pensar em práticas pedagógicas na contemporaneidade. Este artigo se propõe a refletir sobre as contribuições das neurociências para os processos de ensinoaprendizagem aplicada à prática do professor da Educação Infantil. Para isso, o procedimento metodológico adotado foi pesquisa bibliográfica de natureza descritiva, realizada por meio de seleção e leitura de artigos científicos indexados nas bases dados Scielo, Pubmed e Google Acadêmico e, também, livros relacionados ao assunto investigado. Os critérios de seleção foram publicações realizadas entre os anos de 1999-2022, com cruzamento das palavras-chave Neurociência x Educação; Neurociência x Educação Infantil; neurociência x formação de professores; funções executivas; neurociência x pratica pedagógica. Os principais resultados de pesquisa indicam que a neurociência aplicada à educação fornece suporte teórico para a ação do professor, porque entender como o cérebro funciona permite uma melhor compreensão da aprendizagem e, como resultado, melhora a didática em sala. Implicitamente, aponta-se a necessidade que as estruturas dos cursos de formação de professores intensificassem os estudos e aplicabilidade das neurociências à educação infantil. Por fim, reflete-se que as teorias pedagógicas que ligam a neurociência a educação não devem ser apenas um tema de discussão proposto aos alunos durante sua formação acadêmica, mas que podem ser estendidos ao longo do curso, pois contribui para a formulação de condutas e orientações pedagógicas que embasam os processos de ensino-aprendizagem. - TCCPreconceito e barreiras atitudinais na escola pública: os desafios da educação especial inclusivaRodrigues , Leticia Renedo (2022-06-15)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
: O preconceito e as barreiras atitudinais são sentimentos e comportamentos que interferem negativamente e impactam os processos de inclusão das crianças com deficiência nas escolas. Frente a isso, este trabalho tem o objetivo de compreender as relações e manifestações entre o preconceito e as barreiras atitudinais de professores que atuam na educação inclusiva nas escolas regulares. Para isso, adota-se a pesquisa bibliográfica em livros, artigos e materiais científicos indexados em bases de dados. Conclui-se que, apesar de a maioria dos professores do ensino básico se auto declararem como professores inclusivos, há preconceito por parte destes, mesmo que em um nível subconsciente. Este preconceito é uma das principais barreiras no desenvolvimento dos alunos com deficiência, tendo em vista que, é dentro da sala de aula que efetivamente ocorre a inclusão. O problema do preconceito só será resolvido desde que, haja consciência sobre sua existência sem que isto se torne um motivo para julgamento moral, mas há de ser admitido, para que, desta forma saiba-se como superá-lo. Por fim, indica-se que haja aprofundamento e ampliação de estudos científicos sobre essa temática.