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- DissertaçãoAbordagem fônica para remediar a defasagem na aquisição de leitura e escrita: o papel da capacitação de professoresAndrade, Elizabete Maria de Almeida (2012-05-24)
Psicologia
Avaliações nacionais e internacionais revelam que ainda há muitas crianças brasileiras que apresentam dificuldades em ler e escrever corretamente. As políticas educacionais têm ignorado estudos científicos que comparam a eficácia dos métodos de alfabetização. Diante deste quadro, é necessário fazer uma revisão crítica dos Parâmetros Curriculares Nacionais e introduzir métodos de ensino mais eficazes para solucionar ou remediar atrasos no desenvolvimento de habilidades de leitura e escrita. As vantagens das abordagens fônicas são apresentadas em estudos recentes. O objetivo do estudo foi avaliar o efeito de intervenção baseada na abordagem fônica para a superação das dificuldades de leitura e escrita em crianças do ensino fundamental, por meio da capacitação de professores para a alfabetização pelo método fônico. 61 alunos de 3º e 4º anos do ensino fundamental público foram subdivididos em 3 grupos: Grupo Experimental (GE) formado por crianças com dificuldades em leitura e escrita e submetidas à intervenção fônica realizada por dois professores; Grupo de alunos sem dificuldades em leitura e escrita (GC1) que não foram submetidos à intervenção fônica; Grupo formado por alunos com dificuldades em leitura e escrita (GC2), e que não foram submetidos à intervenção fônica. Os participantes foram avaliados no início e no final do ano com os seguintes testes da Bateria de Leitura e Escrita (BALE): Teste de Nomeação de Figura por Escolha (TNF-Escolha), Teste de Competência de Leitura de Palavras (TCLP), Teste de Nomeação de Figura por Escrita (TNF-Escrita), Teste de Compreensão de Sentença Escrita (TCSE). Além disso, foram feitas comparações do nível de consciência fonológica (PCF) e dos estágios de leitura (EL) dos participantes do GE, antes e depois das intervenções. As intervenções foram feitas pelos professores do GE, com a utilização do Programa de Alfabetização Fônica Computadorizada e de Atividades Fônicas Escritas e Orais. Resultados mostraram que houve melhoras significativas do GE em relação ao GC2 em todos os testes da BALE. Também houve melhoras significativas do GE na PCF, no EL e no os subitens do TCLP e do TNF-Escrita, quando comparados os resultados antes e depois das intervenções. Com relação aos grupos que não foram submetidos à intervenção, o GC2 permaneceu estável, sem ganhos significativos e o GC1 apresentou ganhos significativos entre o pré e o pós-teste. Tais resultados sugerem que o efeito da escolarização é maior para as crianças sem dificuldades com a leitura e escrita. No entanto, crianças com dificuldade de leitura e escrita se beneficiaram com a intervenção baseada na abordagem fônica. - DissertaçãoAbordagem “Goal Management Training” no desenvolvimento das funções executivas em adolescentes com queixas de disfunções executivasNunes, Liana Garcia (2018-02-15)
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)
Executive functions are related to an individual's ability to engage in targeted and goal-directed behaviors, are especially required in the face of new situations or circumstances that require behavioral flexibility for the demands of the environment. Executive skills are related to activations in the prefrontal cortex and its connections. Despite the large number of individuals who present complaints of executive dysfunctions in the social environment, few studies have been able to study this issue and investigate proposals to stimulate these functions in a sample of adolescents. In order to do so, this study aims to verify the effectiveness of an intervention proposal called Goal Management Training, which is constantly studied in samples of individuals who had Acquired Brain Injury in the prefrontal region of the brain. The study included 25 adolescents with complaints of executive dysfunctions in the social environment who underwent a neuropsychological evaluation for baseline formation. Immediately after they were allocated, randomly in a control group, who underwent psychoeducation sessions, and experimental group, which was stimulated through the Goal Management Training in eight sessions. The participants then went through another evaluation and a follow-up of 4 weeks. The results showed an improvement in executive functions, more specifically a large effect according to the Hedges' scores and a significant effect according to ANOVA analysis in the ecological activity that evaluates operational memory, IQ measures, flexibility and inhibition immediately after the intervention. In the follow-up evaluation, effects of flexibility and inhibition were observed, medium-size effect in planning and problem solving, and short-term verbal memory. However, due to the limitations of this study, the findings should be interpreted with some caution. - DissertaçãoAção escolar junto aos alunos com necessidades educacionais especiais em situação de inclusãoFreitas, Cristiane Spada (2007-02-27)
Psicologia
With the aim of analyzing the school actions which have been developed with students who own special educational needs as far as inclusion is concerned, a bibliographic and documentary analyses and research has been made, followed by qualified branch and ethnographic related research. All the acquired data has been raised through surveys which have been developed in five public schools in the city of Mairiporã, situated in the Great Metropolitan area of São Paulo, with the support of the Governor s Education Bureau. It has also been shown and discussed taking into consideration the infra-structure features and the types of access conditions these students have. In addition, there have been interviews with each school principals and primary regular school teachers so as to find out criteria to distinguish and identify these special types of students in order to describe the elements which may make this inclusion process in the public city schools easy or hard. The interest for this branch has been grounded on the need of checking the ethic principles of equality and justice which must be guaranteed. Although there has been development, the present study has indicated a huge gap between the speech and the steps which have been taken, and that s why this process values must be checked, as something historic which has already begun and will certainly not end up soon. So, it must be deeply thought and understood within a dynamic focus. The results which have been found out might provide outstanding assistance for possible and necessary changes so as to lead to steps which shall be taken in the above-mentioned city schools. - DissertaçãoAcessibilidade em material didático digital para idosos: estudo de caso em uma plataforma educacional digitalMarino, Mariana Cardozo Herscovici (2020-08-21)
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)
Aging imposes limits on the body and the mind. Even in the face of these limitations - difficulty in memorizing, anomie, declining hearing and visual acuity, the elderly are returning to school, taking short courses and attending university again. Teachers, then, face a new challenge: receiving these students over 60 and including them in an effective way. The main objective of this work was to verify the ease of creating or transforming the didactic material that the teacher has in inclusive digital didactic material for these students and how much a digital platform is able to support this development. Thus, through the use of an ecosystem called SELI (smart ecosystem for learning and inclusion) still under construction, the research participants were able to test it and validate some of its features. The participation of these professionals took place in two courses - one for creating inclusive didactic material and the other for adapting didactic material, both using the ecosystem. The methodology for creating and applying the courses as well as its evaluation by the participants are presented in this work, in addition to a self-analysis of the entire process of creation and application of the courses by the author. - DissertaçãoAções afirmativas para inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho: um estudo sobre concursos públicosPagaime, Adriana (2016-07-27)
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)
Este estudo objetivou refletir sobre a efetividade da Reserva de Vagas em concursos públicos, enquanto política de ação afirmativa, direcionada ao segmento da população com deficiência; sobre a relação entre educação/escolarização e mercado de trabalho para pessoas com deficiência, a partir da comparação dos resultados obtidos nos concursos pelos candidatos com e sem deficiência que concorreram aos cargos de Analista e Técnico Judiciário – Área Administrativa (da Justiça Federal e da Justiça do Trabalho), realizados no período de 2010 a 2014, tomando como universo da investigação os resultados dos respectivos (34) concursos públicos, realizados pela Fundação Carlos Chagas. Foram definidos como objetivos específicos, com base nos (421) concursos públicos, (de âmbitos Municipal, Estadual e Federal) realizados no período de 2000 a 2014: verificar a evolução da participação de pessoas com deficiência; mapear e caracterizar, por sexo e faixa etária, a demanda geral dos candidatos com e sem deficiência; o Decreto Federal nº 3298/1999 foi analisado, no que tange à reserva de vagas em concursos públicos, procurando demarcar suas alterações ao longo dos anos, em razão de ações da sociedade civil e do Ministério Público. Dos 34 concursos públicos selecionados, identificou-se o tipo de deficiência e o tipo de adaptação requerida pelo candidato para a realização das provas, o que permitiu traçar o perfil dos candidatos com deficiência que participaram e, daqueles que lograram habilitação nos concursos. Os resultados apontaram que apesar da norma legal prever a reserva de 5% das vagas ofertadas, a participação de pessoas com deficiência é baixa, tendo atingido 1% apenas em 2013; mesmo que os candidatos com deficiência concorram ao total de vagas em disputa, e concomitantemente, às vagas reservadas, essa população acaba concorrendo entre si, pois, com base na classificação desses candidatos, verifica-se que o desempenho nas provas está aquém do esperado para competir na ampla concorrência, trazendo à baila a questão da qualidade da educação dessa população em relação aos demais alunos. Dentre os candidatos com deficiência que foram aprovados nos concursos, apenas 3% teriam sido aprovados se não existisse a reserva de vagas. Dentre aqueles que conseguem habilitação, em razão da reserva de vagas, a maioria tem deficiência leve que não requer nenhum tipo de adaptação para realização da prova. Em relação aos candidatos com deficiências mais severas, constata-se que, nos cinco anos e nos 34 concursos analisados, dentre os habilitados na lista geral, estavam apenas três cegos, dois cadeirantes e, nenhum candidato surdo. Dados que ratificam a necessidade de se acompanhar e avaliar tanto as políticas de inclusão educacional, quanto às voltadas ao mercado de trabalho, já que, pelo que se verifica, tal ação não tem conseguido amparar as pessoas com deficiências mais severas, que seriam os principais destinatários dessa política. - DissertaçãoAçoes de inclusão de funcionários com deficiência em empresas de diferentes ramos de atividadesOliveira, Elaine Roberta de (2009-01-27)
Psicologia
A inclusão da pessoa com deficiência vem recebendo atenção especial pelas Leis brasileiras. O presente estudo teve como objetivo analisar as ações realizadas pelas empresas na contratação, na inclusão e na qualificação do funcionário com deficiência. Os objetivos específicos foram: identificar quais os tipos de deficiências que as empresas estão incluindo; caracterizar as ações empregadas para a integração das pessoas com deficiência nas empresas e descrever as ações desenvolvidas para a qualificação profissional das pessoas com deficiência. A questão de pesquisa foi: quais as ações que estão sendo realizadas pelas empresas na contratação e na inclusão de funcionários com deficiência? Os dados da pesquisa foram coletados através de uma entrevista semi-estruturada com cinco gestores de empresas que trabalham com a inclusão e com a qualificação de funcionários com deficiência, localizadas na cidade de São Paulo e Cajamar. Para a sistematização dos dados utilizou-se a técnica da análise de conteúdo, chegando-se a 10 categorias que foram estipuladas levando-se em consideração o maior número de respostas semelhantes em relação as categorias levantadas. A análise revelou que inúmeras são as ações de contratação, inclusão e qualificação que as empresas estão desenvolvendo para os funcionários com deficiência. No processo de inclusão as empresas pesquisadas apontaram medidas como: o auxílio de consultorias para encontrar funcionários com deficiência; palestras que visam conscientizar e sensibilizar gestores e equipes de trabalho; aplicação de projetos que buscam aprimorar os conhecimentos dos funcionários com deficiência. O principal objetivo dessas ações é promover aos funcionários com deficiência as mesmas oportunidades de plano de carreira oferecido a todos os funcionários. Entretanto, apesar da realização dessas ações as empresas ainda encontram dificuldades no processo de inclusão do funcionário com deficiência, principalmente no que se refere a escolaridade das pessoas com deficiência. Por fim espera-se, com essa pesquisa, contribuir para o conhecimento das ações desenvolvidas pelas empresas no processo de inclusão, bem como para estimular que novas pesquisas sobre o tema sejam realizadas, propiciando, dessa forma, maior conhecimento sobre a contratação, a inclusão e a qualificação das pessoas com deficiência. - DissertaçãoAdaptação cultural e validade de conteúdo da prova de consciência fonológica por produção oral (PCFO) para o contexto moçambicanoMuitana, Gérson Obede Estevão (2020-06-24)
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)
Dificuldades de aprendizagem referem-se a um grupo heterogêneo de problemas, capazes de impossibilitar assimilação de conteúdos acadêmicos. Um dos fatores apontados é relacionado ao próprio indivíduo, podendo ser identificados precocemente na idade pré-escolar por meio de avaliação de habilidades preditoras de desempenho acadêmico. Uma dessas habilidades é de consciência fonológica, conhecida como capacidade de segmentar os sons da fala. Contudo, para sua avaliação, é necessário ter instrumentos com evidências de validade e fidedignidade. No caso da população moçambicana, não existe nenhum instrumento desenvolvido ou adaptado para avaliação desta habilidade importante. Por conta disso, este estudo tem por objetivo realizar uma adaptação cultural da Prova de Consciência Fonológica por produção Oral para o contexto moçambicano. O processo compreendeu duas fases, nomeadamente: equivalência semântica realizada por nativos e validação de conteúdo realizada por juízes e especialistas. Nas duas fases foram sugeridas mudanças de palavras e expressões que depois foram alteradas no instrumento e produzida a versão final. A concordância dos juízes e especialistas por meio do Índice de Validade de Conteúdo foi de 0,96, índice considerado ótimo. Sendo assim, considera-se que o instrumento apresenta evidências de validade de conteúdo. Contudo, salienta-se que estudos posteriores precisam ser conduzidos para verificar outros parâmetros de validade, fidedignidade e de normatização do instrumento adaptado. Portanto, espera-se que o instrumento contribua para avaliação da consciência fonológica em Moçambique e que acima de tudo a habilidade faça parte das atividades de estimulação e intervenção em crianças pré-escolares com objetivo de reduzir os índices de dificuldades de aprendizagem posteriores. - DissertaçãoAdaptação da versão brasileira do inventário de comportamentos autísticos para o português de AngolaFilipe, Beatriz Tomas da Cruz (2012-08-27)
Psicologia
Introdução: O autismo é um distúrbio do desenvolvimento com designação genérica de Transtornos Globais do Desenvolvimento (TGD), de acordo com os critérios da Associação Americana de Psiquiatria (DSM-IV). As causas são múltiplas, o que motiva a investigação em diversas áreas do conhecimento. O transtorno tem em sua origem uma patogênese neurobiológica com causas ambientais, genéticas ou com a integração de ambas. As manifestações são anormalidades qualitativas e quantitativas que afetam as áreas da interação social, comunicacional e comportamental. A literatura atual tende a designá-las como Transtornos do Espectro do Autismo (TEA). No Brasil existem 4 escalas de triagem para TGD traduzidas e validadas, enquanto que em Angola tais instrumentos inexistem. Objetivos: Realizar a adaptação cultural do Inventário de Comportamentos Autísticos (ICA) de Marteleto e Pedremônico (2005) para a população de Angola; avaliar a aplicabilidade da escala adaptada em alunos com necessidades educacionais especiais em Angola; estimar a frequência da sintomalogia dos comportamentos autísticos segundo algumas variáveis biológicas e sociodemográficas nesses alunos. Métodos: A adaptação transcultural levou em consideração a avaliação de equivalência conceitual, a semântica e a operacionalidade em relação ao contexto cultural e estilo de vida da população alvo da pesquisa. Resultados e conclusão: a adaptação cultural do ICA-BR para o ICA-Angola foi facilmente realizada com alta taxa de equivalência geral no pré-teste, de 80%; a aplicação da escala ICA-Angola na população alvo revelou-se factível com possibilidade de treinamento de outros profissionais; os alunos com deficiência intelectual investigados revelaram altas pontuações no ICA-Angola; será necessária a ampliação da amostra e a confirmação do diagnóstico de Transtornos do Espectro do Autismo para melhor avaliação dos resultados. - DissertaçãoAdaptação de um programa de intervenção em funções executivas e autorregulação no contexto escolar para crianças do 3º ao 5º ano do ensino fundamentalCampos, Ana Paula Soares de (2017-02-10)
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)
Executive Functions (EF) are skills that bring together aspects such as cognitive flexibility, working memory, inhibitory control, planning, self-regulation that allow us to control goal-directed behaviors. These abilities follow distinct trajectories of development until early adulthood. The school provides a rich environment for executive functions stimulation during daily living in the classroom. In Brazil, there is a lack of materials for intervention in these skills for school-age children, especially from the 3rd year. This study aims to adapt a Program of Intervention in Executive Functions and Self-Regulation (PIAFEX) for students in 3rd to 5th grades of Elementary School, to improve teaching practice and students' school performance. This work is divided in two phases, the first one involves the adaptation carried out by the author and the second the evaluation of the adaptation by a group of 6 teachers of children in the 3rd to 5th year of Elementary School, two of them for each school grade. PIAFEX aims at the development of EF in elementary school children, including skills such as organization, planning, inhibition of impulses, attention, working memory, metacognition and emotional regulation. The adaptation considered the adequacy to the contents of each year and the functions that are intended to be developed within the group of EF. In the second phase of this study, the teachers underwent training in EF to understand the skills that can be developed with the adapted material. This training has achieved the main goal of introducing important concepts about EF and self-regulation. All the PIAFEX adapted activities were appreciated by the teachers through assessment questionnaires answered from their classroom reality. In general, the teachers agreed with the activities, and the notes made by them resulted in new adaptations to the material. It was verified with this study that coherent activities were proposed to the development phase of children from 3rd to 5th year for the development of EF and self-regulation in this phase of schooling. - DissertaçãoAdaptação e desenvolvimento de um programa online de estimulação de regulação emocional para adolescentes com Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH)Francisco, Guilherme Carvalho de Paula (2023-08-15)
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)
O Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH) é considerado um transtorno de desenvolvimento marcado por padrões de comportamento de desatenção e hiperatividade-impulsividade com início precoce no desenvolvimento e prevalência de 5% na infância. Entre os problemas cognitivos, emocionais e comportamentais adjuntos do TDAH pode se observar problemas de autorregulação e regulação emocional. Estes problemas estão relacionados à déficits em funções executivas e sustentação atencional e causam prejuízo clinicamente significativo no funcionamento social e emocional do indivíduo. Por mais que está estabelecida na literatura dificuldades em regulação emocional em indivíduos com TDAH, são escassos os estudos que intervenham especificamente nessas dificuldades. Dentre os programas de intervenção que se destinam a trabalhar com regulação emocional pode-se destacar o programa “Terapia de Regulação Infantil” (TRI) que mostra resultados promissores no trabalho de crianças com ansiedade e depressão. O objetivo deste trabalho foi realizar a adaptação do TRI para uso em adolescentes com TDAH em uma intervenção grupal e online e verificar resultados preliminares sobre a eficácia do TRI. Na primeira parte do estudo foi realizada a adaptação o TRI passando por três etapas: adaptação da estrutura da intervenção, adaptação da linguagem para adolescentes e adaptação das atividades da intervenção. O resultado da adaptação gerou o material de intervenção denominado Programa de Alfabetização Emocional para Adolescentes com TDAH (PROALFA). Em seguida, o programa foi submetido a análise de juízes profissionais e pais de adolescentes com TDAH que gerou índices de validade de conteúdo satisfatórios com índices acima de 0,80. Por fim, a terceira etapa do estudo foi aplicação do programa em um grupo piloto com 7 adolescentes com idades entre 12 e 15 anos e seus respectivos pais em uma intervenção online durante oito sessões estruturadas com 1h30 de duração. Foi aplicada a Escala de Trans torno de Déficit de Atenção/Hiperatividade versão Adolescente e Adultos, Inventário de Classificação e de Comportamento de Funções Executivas, Questionário de Capacidade e Dificuldades e a tarefa de Reconhecimento de emoções. Após a intervenção os adolescentes obtiveram maiores escores na tarefa de reconhecimento de emoções (p = 0,01; d= 0,89) e diminuição significativa dos erros de reconhecimento de emoções básicas como raiva (p=0,02; d=0,84) e neutro (p=0,04; d=0,77). Ainda, pais e adolescentes mostraram relatos positivos de ganhos em autorregulação e autoconhecimento de estados emocionais. O PROALFA é um programa pioneiro no Brasil, pois se destina a trabalhar aspectos relacionados a regulação emocional em adolescentes em TDAH podendo ser considerado um programa clínico assim como um programa de promoção de saúde mental. - DissertaçãoAdaptação, desenvolvimento e evidências de validade e precisão de instrumentos de avaliação dos componentes de leitura no ensino fundamental IIBrito, Gabriel Rodriguez (2017-02-09)
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)
Reading is characterized as a complex activity. International prevalence studies indicate that students with difficulties in reading and writing match up to 17.5% of the Elementary School students, which have lower performance according to the level expected in their education. Different models have tried to explain the cognitive processes involved in the reading ability. According to the Componential Model, the reading performance involves several factors, divided into three domains: cognitive, psychological and ecological. Regarding the cognitive domain, reading with comprehension can be understood as the product of the interaction of decoding processes, comprehension and fluency. Studies have shown that the identification of possible difficulties of these abilities can provide appropriate intervention, resulting in significant improvement in the ability and therefore better performance in reading in general. Because of the lack of validated instruments for the reading evaluation in Brazil, this study was divided into three phases in order to, based on the cognitive neuropsychology, adapt and develop assessment tools for reading components focusing on the final years of elementary school. Three instruments were built and adapted on phase one: Teste de Compreensão de Palavras e Pseudopalavras II (TCLPP-II), which aims to investigate word recognition processes; Teste de Fluência de Leitura (TFL), in order to evaluate the fluency in reading single words and in texts; Teste Cloze de Compreensão de Leitura (TCCL) which aims evaluate reading comprehension in narrative and argumentative texts. On phase 2, a pilot study was made with 48 students from a State public school, 29 of them were from the 6th grade and 19 from the 9th grade. Preliminary analyzes of the study oriented modifications and corrections in the three instruments and demonstrated their applicability. In phase 3 an analysis of variance revealed that there was a significant improvement in performance with school progress in most of the measures in the three tests, a statistically significant difference between the 6th and the other grades. Overall, the measures of all tests correlated significantly with each other, with the other tests and with school performance, varying the magnitude of the correlations. As precision analyzes indicate adequate internal consistency of all instruments, especially for the initial grades of Elementary School II. Therefore, this research suggests that all three tests have an adequate psychometric effect. - DissertaçãoAdmiração reverencial e sua ação humanizadora: estudo acerca da desumanização e corporificação das emoçõesEspinosa, Ruth Izabel Vasconcelos Lyra Romero (2019-08-13)
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)
Through two experiments we investigated dehumanization and the role of positive emotions such as awe in humanization. Dehumanization consists in denying uniquely human (UH) or human nature (HN) characteristics to other individuals. In this sense, the non-attribution of secondary emotions to people outside the group is a way of dehumanizing them, as it brings them closer to animality. Another aspect that may indicate dehumanization is the embodiment of emotions, which we seek to evaluate in experiment 1. Such aspect is a phenomenon that occurs when evaluating where in the body each emotion is perceived and felt. Since the non-attribution of secondary emotions is a way of dehumanizing, it can be inferred that the embodiment of emotions occurs differently when one imagines that this emotion belongs to another person, a typically dehumanized group. In experiment 1, we evaluated 3 embodiment groups - 1) himself, 2) a similar one (student like him), and 3) homeless. They were instructed to respond to the task of Bodily Sensations Maps (BSMs) for eighteen emotions that could be basic (anger, fear, joy) and complex (awe, compassion, pride) considering their own emotions (group 1), peer emotions (group 2) or homeless people emotions (group 3). According to the initial hypotheses, no significant differences were found between the BSMs produced for their own emotions and for the homeless in relation to the basic emotions. However, significant differences were found in complex emotions. A greater degree of similarity was observed between maps produced by self-emotions and those of other students compared to maps produced for homeless people. In experiment 2 we evaluated the impact of positive emotion, awe, as it would have a humanizing role, indicated by the attribution of secondary emotions to homeless people. This emotion was translated to Portuguese in our study, maintaining its main characteristics of being an emotion with aspects of admiration and fear, being elicited before something great that defies understanding. In this study we focus in the positive aspect of this emotion, which promotes admiration, diminishing of the self, reevaluating beliefs and increasing pro-social behaviors. For this experiment, the same 3 embodiment groups produced the BSMs, after neutral emotional modulation, awe and joy. Awe intensified the perception of emotions for the three groups, but had a more intense role in group 3. Similarity analysis indicated results according to the hypothesis that the similarity of group 3 is lower with group 1. These findings made possible to observe implicit dehumanization phenomena that are less subject to deliberate choices, and to look at the possibility of modifying the perception of typically dehumanized groups. Importantly, BSMs have proven to be an interesting tool for addressing how others' emotions are perceived - DissertaçãoAdolescentes com TDAH e a pandemia da Covid-19: aspectos escolares, cognitivos e sociais durante as aulas remotas e no retorno presencialDutra, Glênia Kristiny Chaves Rosa (2023-08-15)
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)
A chegada da Pandemia da Covid-19 levou ao fechamento das escolas como medida para contenção da circulação do vírus. Nesse período, as atividades presenciais, em qualquer âmbito, passaram a acontecer na modalidade online. Alguns alunos, especialmente aqueles identificados com transtornos do neurodesenvolvimento, foram impactados por faltas de atendimento educacional especializado neste momento. Dentre este grupo, os adolescentes com Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) experenciaram além das dificuldades escolares, outras também dentro do campo cognitivo e social, bem como no campo emocional. Após uma contenção inicial da Pandemia da Covid-19, a partir do final de 2020, as escolas foram autorizadas a retornarem com atividades presenciais, mesmo com rodízio entre as turmas nas modalidades presencial e online. No contexto de retomada das atividades de ensino presencial, os alunos e dentre eles os adolescentes com TDAH, passaram por uma nova adaptação a esse contexto. O presente trabalho buscou descrever e analisar as facilidades e dificuldades dentro dos aspectos escolares, cognitivos e sociais de adolescentes com TDAH durante a Pandemia da Covid-19, compreendendo o período de aulas não presenciais/online e do retorno presencial à escola, no contexto pós distanciamento social, relatados pelos pais, professores e pelos próprios adolescentes com diagnóstico de TDAH, a partir dos relatos apresentados. Participaram do estudo 8 adolescentes, com idade entre 12 a 16 anos, seus respectivos responsáveis e 8 professores dos segmentos educacionais desses adolescentes, totalizando 24 participantes. Os participantes foram reunidos em grupos de até 4 pessoas, separados por alunos, responsáveis e professores, para a realização da entrevista em grupo. A entrevista foi guiada por um roteiro semiestruturado sobre as principais facilidades e dificuldades nos campos escolar, cognitivo e social desses adolescentes durante o período online e o retorno escolar presencial. Os relatos verbais foram transformados em dados, por meio da transcrição e analisadas quantitativa e qualitativamente com base na Análise de Conteúdo proposta por Bardin e com o auxílio do software Iramuteq. Os resultados encontrados apresentaram que os adolescentes com TDAH vivenciaram mais dificuldades do que facilidades no período de aulas remotas e no retorno presencial. As principais dificuldades escolares, durante as aulas remotas foram: não assimilação do conteúdo, baixa participação nas aulas, baixo interesse nas atividades escolares propostas. No retorno presencial, os adolescentes apresentaram dificuldade em acompanhar o conteúdo programático e assimilar toda a matéria 6 ministrada. A facilidade encontrada, no período de aulas remotas, diz respeito sobre as aulas que foram gravadas permitindo que o adolescente assistisse novamente. As principais dificuldades cognitivas, durante as aulas remotas foram de concentração, foco, organização, manutenção da rotina de estudo. As principais dificuldades cognitivas, no retorno escolar, foram também de concentração e foco. Porém, encontrou-se o resultado de maior facilidade na organização da rotina de estudo e planejamento. As principais dificuldades sociais ocorreram no período de retorno escolar. Sobre as facilidades ligadas à socialização, obteve-se o resultado de que os adolescentes utilizaram das redes sociais com esta finalidade. Encontrou-se o dado de dificuldades emocionais durante o retorno presencial, diante da rotina escolar e da aproximação presencial com colegas e amigos. Tais resultados dizem respeito ao relato de uma amostra de 24 participantes, ligados à uma escola particular do Distrito Federal. Percebe-se a necessidade da realização de outros estudos em outras cidades e com participantes ligados a escolas públicas. - DissertaçãoAdolescentes com Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade: autopercepção do acompanhamento parental das rotinas escolares no ambiente familiarCabral, Patrícia Moraes (2024-02-28)
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)
O Transtorno do Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH) pode levar a impactos negativos no desempenho escolar e maiores riscos para a ocorrência de problemas emocionais e comportamentais. As dificuldades, assim como os sintomas de desatenção e/ou hiperatividade-impulsividade, podem ser agravadas ou atenuadas dependendo da parentalidade exercida pelos pais ou cuidadores. Por exemplo, o engajamento parental em atividades escolares, como monitoramento e estimulação adequada, contribui para o desenvolvimento de habilidades acadêmicas nas crianças e adolescentes com TDAH. Estudos anteriores exploraram tanto a percepção de pais ou cuidadores sobre impactos do TDAH para eles próprios ou para as crianças e adolescentes com TDAH, quanto a autopercepção dos adolescentes com TDAH sobre suas dificuldades. Contudo, existem poucos estudos que exploram a percepção de adolescentes com TDAH sobre o suporte parental que eles recebem em relação à rotina escolar. Diante disto, o presente estudo visou explorar a percepção de adolescentes com TDAH sobre o acompanhamento parental de rotinas escolares no ambiente familiar e sua associação com o nível de conhecimento dos pais sobre o transtorno e problemas emocionais e comportamentais dos adolescentes. O estudo adotou um desenho transversal e exploratório. Participaram do estudo 24 adolescentes com TDAH e seus pais/cuidadores responsáveis, divididos de acordo com a faixa etária: Grupo 1: 12 adolescentes de 11 a 14 anos; e Grupo 2: 12 adolescentes de 15 a 17 anos. Os participantes foram recrutados através de mídias digitais, como Instagram e Facebook, seguindo critérios de conveniência. Os instrumentos de coleta de dados foram: Questionário de Capacidades e Dificuldades/Strengths and Difficulties Questionnaire (SDQ); Questionário de Conhecimento e Opinião Parental sobre Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade; Questionário de Verificação de Acompanhamento Escolar; Questionário de caracterização sociodemográfica da amostra; e Formulário de Classificação socioeconômica. Os resultados evidenciaram que há concordância entre a percepção dos pais e adolescentes sobre suas capacidades e dificuldades está bem alinhada, e há um aumento na convergência com os adolescentes mais velhos. O baixo monitoramento dos pais favorece o desenvolvimento de problemas relacionados à saúde mental dos adolescentes com TDAH, apesar de o nível de conhecimento dos pais acerca do TDAH não estar relacionado com a forma de auxílio oferecida por eles. Os dados apresentados confirmam a necessidade do envolvimento parental no contexto acadêmico dos adolescentes. - DissertaçãoAfetividade nas interações mãe-bebê prematuro no primeiro contato físicoTropiano, Ligia Maria da Costa Canellas (2013-06-10)
Psicologia
O objetivo deste estudo foi descrever como os bebês prematuros se comportam intersubjetivamente na relação com suas mães nas primeiras semanas de vida. Para compreender as interações entre as díades mãe-bebê optou-se por uma metodologia qualitativa e descritiva de pesquisa. Participaram do estudo 4 díades compostas por mães primigestas e seus bebês recém-nascidos prematuros de 28 a 35 semanas, internados na UTI neonatal de uma instituição hospitalar pública da Grande São Paulo, 2 do sexo masculino e 2 do sexo feminino. Os dados foram coletados a partir da filmagem da primeira interação entre a díade ocorrida no colo da mãe, com duração entre 15 a 30 minutos. Após esse registro os comportamentos das díades mãe-bebê foram descritos e categorizados, de acordo com as categorias intersubjetivas propostas por Fiamenghi (1999) e Fiamenghi et al. (2010). Os resultados obtidos partir das descrições das interações das díades demonstrou que os bebês prematuros apresentam comportamentos intersubjetivos frente ao contato com sua mãe. Observou-se emoções positivas demonstradas por sorrisos, expressões de aconchego, sincronia, timing e empatia de sentimentos, atendendo às categorias de interação, convite e imitação (negociadoras) e curiosidade e simpatia (emocionais), baixa frequência de emoções negativas e nenhum comportamento agressivo por parte das mães. Os resultados desta pesquisa podem reforçar a necessidade da abordagem de humanização com os prematuros bem como a inserção da família e o treinamento e conscientização de toda a equipe multidisciplinar. Sugere-se continuidade do estudo com pesquisa de grupo. - DissertaçãoO agente de inclusão escolar no apoio a alunos com deficiência intelectual: um estudo em escolas municipais de São PauloDuque, Luciana Fernandes (2008-08-12)
Psicologia
Esta pesquisa teve o objetivo de analisar criticamente a atuação do Agente de Inclusão Escolar no atendimento aos alunos com deficiência intelectual, matriculados em escolas municipais de São Paulo. O Agente de Inclusão Escolar é um profissional vinculado a uma instituição especializada, que oferece suporte a professores e alunos da escola comum com foco no processo de inclusão. A opção metodológica foi à pesquisa qualitativa etnográfica, sendo dados coletados através de opinionários (questionários) e entrevistas, buscando conhecer a atuação do Agente, o entendimento dos pais e professores sobre o trabalho desempenhado por este profissional e questões relacionadas ao processo de inclusão. Vislumbrou-se também, situações que pudessem contribuir com a prática do Agente e com a inclusão escolar dos alunos com deficiência intelectual. O estudo fundamentou-se na idéia de que as relações entre as pessoas, estabelecidas nesse processo de inclusão, podem ser entendidas como relações de mediação e esses mediadores podem ser a família, a escola, os professores, os colegas e o próprio Agente de Inclusão. Foi possível conhecer as necessidades das famílias, das escolas e do Agente em relação à inclusão escolar e, assim, poder entender e instigar possíveis caminhos de trabalho, que de fato contribuam com uma educação inclusiva de qualidade. Fica claro que é na escola que devemos centrar todas as nossas forças em busca de transformação a favor das pessoas com deficiência e o Agente de Inclusão Escolar é um profissional que realiza todo seu trabalho voltado à escola comum. A luta pela qualidade de ensino não é uma preocupação apenas de teóricos e dos profissionais da área da educação, mas também das famílias, que muitas vezes não são vistas como parceiras, na busca dessa conquista. - DissertaçãoAgressividade: análise sobre a variação e relação com o estresse neuroendócrino e déficit neurocognitivo na infânciaOrlandi, Maria Aparecida Bernardes (2006-12-12)
Psicologia
The aim of this research was to identify in literature, possible variations and some relationship among aggression, neuroendocrine stress and neurocognitive deficit. A meta-analysis was conduct based on reviews, essays and thesis, on electronic database selected from 1996 to 2006, on MEDLINE, ERIC and CAPES. From a total of 371 selected researches, 41 were considered relevant, 330 were rejected because they did not satisfied the criteria of the analysis due to psychobiological context of aggression development in childhood related to the subject. The results suggested at least 7 different perspectives through childhood aggression could be analysed with favorable hypothesis, evidences and considerations related to neuroendocrine stress and neurocognitive deficit as co-occurrent with aggression in case of convergent situations of multifactorial vulnerability of the child. - DissertaçãoAlguns significados para mães de filhos com síndrome de DownFreitas, Denise Esper de (2008-08-28)
Psicologia
How to Know and analyze the meaning of motherhood for mothers of children with Down Syndrome, was the original question of this research. From this enquiry about the perception of these mothers, the research focused on the understanding, trying to check what the challenges faced and how they deal with the situation after the birth of a child with Down Syndrome. Ten questions were asked for mothers of individuals with Down syndrome from APAE of the city of Jaguariúna, Brazil, investigated during the second half of 2007 and first half of 2008. The sample was stratified by age, 05 women with less than 35 years and 05 women over 35 years of age. After, 2 mothers were selected, by deliberate choice, of the 10 that started the program, being one of them illiterate and another with a higher level. It was made a semi-open interview with them, seeking to know the motivations of motherhood, the knowledge of the risk involved and the meaning of having a child with Down Syndrome, finally, to obtain data from first day of the pregnancy until the present day. The results of questions held to the 10 mothers were aware of the risks of gestational and concern about the possibility of the child born disabled, but low number of planned pregnancies, high emotional impact of the diagnosis at birth for most mothers, almost all relate heavy load Working in the care of disabled child; professional support involved, but uncoordinated actions of health in both the public and the private sector; few mothers said that the choice of motherhood was due to take place as a women but almost all women ,however, said that they feel satisfied with motherhood even a disabled child. About the 2 mothers with drastic financial gap and education, to realize that despite all the difficulties of illiterate mother seems to be a better acceptance and adaptation of the child deficient in both subjective afield as the family and social environment in which they live. Is clear to see, in relation to the mother of the best social level a bigger suffering to live with the disabled child, observation corroborated by other similar searches in our area. Finally our results also agree with the view according to with what is today called the maternal instinct, is a feeling more prone to social aspects, psychological and cultural, than the biological determinants. - DissertaçãoAlterações comportamentais e cognitivas em ratos expostos às crises epilépticas intrauterinasNovaes, Gisane Faria (2010-08-05)
Psicologia
It is well established that exposure to teratogenic agents, like valproic acid, increase the risk of developing autism spectrum disorders. Considering that epileptic pregnant woman use antiepileptic therapy, it makes difficult to search evidences whether the epilepsy per se, when uncontrolled, produce alterations on offspring or whether the medication associated with the genetic predisposition are the factor responsible for these alterations. Animal models are useful once variables can be controlled. This study evaluated the behavior of offspring exposed to maternal convulsive seizures in utero. An experimental model of temporal lobe epilepsy was induced in female wistar by pilocarpine administration (350 mg/kg). Control animals received saline injection. After the occurrence of spontaneous seizure, the rats were mated and seizure frequency was recorded (6h/day) during the pregnancy. Early after birth, rat pups from epileptic and control dams were cross-fostered with a control dams. The third group pups born from control dams were maintained with their own mother. Number of pups per litter from epileptic dams was significantly reduced, and malformations were present in 15% of them. The animal behaviors were analyzed from postnatal days 60. Offspring from epileptic dam showed deficit in social interaction and cognition, with no changes in anxiety, suggesting that epileptic seizures during pregnancy is harmful to fetal developing. Furthers studies are need for a broader assessment of animal behavior repertoire across the life span, independently the seizures during pregnancy to be or not a risk factor for developing of autism spectrum disorder. - DissertaçãoAlterações fonológicas e motoras na dislexia de desenvolvimentoLukásová, Katerina (2007-02-06)
Psicologia
Dislexia é uma dificuldade de automatizar as habilidades de leitura e escrita, e suas causas estão sendo intensamente estudadas. Alguns dos fatores apontados como subjacentes da dificuldade na leitura são déficits nas habilidades fonológicas, motoras e visuais. Por meio de avaliação dessas manifestações comportamentais, pode-se compreender melhor o déficit e, por conseqüência, ajudar na descoberta de princípios clínicos e pedagógicos mais adequados para os seus portadores. Um dos meios de acessar o processamento de leitura é através do registro de movimentos oculares, que utiliza medidas mais precisas, tais como: número e tempo total de fixações. O presente trabalho objetivou avaliar habilidades fonológicas, motoras e de leitura em crianças com dislexia e crianças entendidas como "bons leitores". Foram avaliadas 10 crianças com dislexia e 10 controles pareados em função de sexo, idade e escolaridade. As crianças foram avaliadas com uma extensa bateria de testes composta por: Teste de Consciência Fonológica, Teste de Motricidade Perdue Pegboard, Teste de Seguimento Ocular, Teste de Sacada Preditiva, Teste de Leitura de Palavras, Teste de Leitura de Pseudopalavras e Teste de Leitura de Sílabas. Os resultados demonstram desempenhos inferiores no grupo de disléxicos em três domínios investigados: fonológico, motor e de leitura. Para habilidades fonológicas, foi encontrado pior desempenho dos disléxicos no nível de manipulação silábica e fonêmica. Em relação às habilidades motoras, foi encontrada alteração em tarefas de movimento ocular relacionada com o lado esquerdo, mas não foi encontrada diferença no teste de Motricidade Perdue Pegboard. Nas habilidades de leitura com o registro de movimento ocular foram encontrados maiores tempos e números de fixações em cima da palavra. Não foi encontrada interação do grupo com as características psicolingüísticas, tais como freqüência, regularidade ou comprimento da palavra. Isso indica não haver diferença no padrão de movimentos oculares em disléxicos durante a leitura. Os resultados indicam a presença do déficit fonológico e motor nos disléxicos. Outros estudos são necessários para investigar correlação entre ambos os déficits e a especificidade com a dislexia.