Dissertações
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Dissertações por Data de Publicação
Agora exibindo 1 - 20 de 437
Resultados por página
Opções de Ordenação
- DissertaçãoContando histórias para crianças com deficiências: uma possibilidade de atuação fonoaudiológica na estimulação da linguagemMarra, Silvia Cristina (2006-03-13)
Psicologia
Este estudo objetivou verificar a possibilidade de utilizar a contação de histórias como estratégia de estimulação de linguagem, de crianças com paralisia cerebral e deficiência mental, na atuação fonoaudiológica. Inclui a fundamentação desta dissertação revisão teórica sobre as concepções de histórias, fábulas, contação de histórias, narrativa presente na formação do homem, concepção de linguagem, paralisia cerebral e deficiência mental. Descreve o contexto de atendimento a quatro crianças entre 4 e 5 anos, duas do sexo feminino e duas do sexo masculino, com paralisia cerebral e deficiência mental, acompanhadas de suas mães, durante cinco meses em oito encontros quinzenais para contação de histórias, previamente adaptadas e moldadas às necessidades específicas destas crianças atendidas no setor de Fonoaudiologia do Ambulatório de Deficiência Mental das Casas André Luiz. A coleta e os registros de dados foram realizados por meio da filmagem dos encontros, com observações anotadas no momento da contação e complementados pelas respostas das mães a dois questionários, um inicial referente a elas e outro final referente aos seus filhos. A análise dos dados, realizada confrontando expectativas familiares iniciais com constatações finais e recortes de episódios dos atendimentos, mostrou que a estimulação da linguagem de crianças deficientes pode ser feita através da contação de histórias, desde que haja algumas adaptações e modificações com base nas necessidades dos sujeitos. Os resultados apontam para uma melhora na interação social, na intenção comunicativa, na atenção, memória e vocalização. - DissertaçãoInclusão social e escolar de pessoas com deficiência visual: estudo sobre a importância do brinquedo e do brincarSiaulys, Mara Olimpia de Campos (2006-03-14)
Psicologia
This research seeks to verify the importance of toys and playing for the development and inclusion of children with visual impairment. The researcher´s involvement in the field of visual impairment began with the birth of her youngest child, who is congenitally blind, and continued with voluntary work and eventually the founding of Laramara Brazilian Association for Assistance to People with Visual. In educating her daughter, she used playing and toys, which encourage interaction and promote learning. Her preoccupation with her daughter s education motivated her to seek special education training at the University of São Paulo and to later work in the field. She developed playing activities and special toys and sought to share these ideas with families, introducing similar strategies at Laramara. She is a follower of Vygotsky s social-historical and cultural ideas, which emphasize social interaction and cultural instruments among them toys as determining factors for children s development. To respond to children s needs, she created special toys currently a total of 109 that are accessible to all Brazilian children through the publication Brincar para Todos (Playing for All), which shows how to construct and use them. The issues researched are: what is the role of playing and of specialized toys for the learning, development and inclusion of people with visual impairment? The goals were to verify the importance of specialized toys for the development of youths who used them in their infancy and to learn how families viewed playing as a mediating tool in their children s development. The methods used were qualitative ethnographic research, participative observation, in-depth interviewing, video documentation and document analysis. Five young men and women who participated in the researcher´s work when they were very young and who continue receiving services at the organization were interviewed. Also included in the research were five mothers of young children who are involved in toy and play-related projects at Laramara. The results show that the youths value the playing and the specialized toys for their learning and for their mainstream educational and social inclusion. Parents highlight the importance of the openness of the institutional area and its stimulating atmosphere as well as the specialized toys and playing activities, which are essential for the development and social inclusion of their children. - DissertaçãoA avaliação da aprendizagem no atendimento de alunos com necessidades educacionais especiais na classe comumAraújo, Suzana Soós (2006-04-04)
Psicologia
Esta pesquisa pretende contribuir para a reflexão sobre alguns dilemas epistemológicos e éticos atualmente presentes no sistema de avaliação da aprendizagem, referindo-se basicamente aos alunos com necessidades educacionais especiais e à maneira como estes vêm sendo avaliados na escola regular. Para compreendermos a condição presente, recorremos à história da educação especial e do sistema de avaliação enfatizando a legislação que normatiza o ensino e a prática de avaliação da aprendizagem, tal como ela é executada pelos professores da Rede Estadual de Ensino de São Paulo. A pesquisa, de natureza qualitativa e exploratória, foi feita por meio de questionários respondidos por professores de 5ª série do Ensino Fundamental de uma escola pública estadual. Os resultados sinalizam aspectos contraditórios, particularmente no que se refere à identificação de necessidades educacionais dos alunos, bem como no que tange ao conhecimento de especificidades possíveis no processo de avaliação destes. Evidencia-se assim a importância do processo de repensar a avaliação da aprendizagem de alunos com necessidades educacionais especiais matriculados em classe comum, considerando-se a real importância de adaptar a avaliação, que possa eventualmente surgir, bem como, a adequação desta. - DissertaçãoEstudo do olhar com intenção comunicativa e vocabulário receptivo de meninas com síndrome de Rett através do instrumento Eyegaze®Amorosino, Cristiane (2006-08-01)
Psicologia
A Síndrome de Rett (SR) foi descrita pela primeira vez por Andreas Rett (1966). Caracteriza-se por uma desordem neurobiológica que afeta preferentemente o sexo feminino. Sua causa é decorrente de uma alteração genética ligada ao cromossomo X. Devido ao complexo quadro, sua comunicação verbal e gestual encontram-se prejudicadas e, muitas vezes, inexistentes, o que acarreta sérias dificuldades no desenvolvimento social, cognitivo e emocional dessas meninas. Apesar do crescente número de investigações nesta área, o potencial comunicativo ainda é uma incógnita e um grande desafio para educadores, familiares e profissionais da saúde. O objetivo desse estudo foi comprovar o olhar com intenção comunicativa e avaliar o vocabulário receptivo. Foram estudadas 14 pacientes pertencentes a forma clássica da Síndrome de Rett, classificadas nos estágio III e IV de evolução da síndrome e cadastradas na Associação Brasileira de Síndrome de Rett de São Paulo (ABRE-TE/SP). Foi utilizado o equipamento Eyegaze®, que avalia e registra a varredura visual de um sujeito frente a um estimulo visual projetado na tela. Os instrumentos de avaliação utilizados foram: o Teste de Vocabulário por Imagens Peabody - TVIP computadorizado e sua variação o Teste de Vocabulário Receptivo com fotos coloridas - TVRF colorido. Resultados: ANOVAS Unifatorial revelaram diferença significativa no número de ítens corretos no TVIP (F]5,33]= 44,761; p<0,000) e no TVRF( F]5,33] = 28,3131; p< 0,000) em função da idade . Análise post hoc Bonferroni mostrou não haver diferença entre meninas com SR e os controles de 2 e 3 anos de idade; embora a média de idade fosse significativamente maior do que aquelas crianças normais, elas obtiveram resultados semelhantes de acertos nas duas versões do teste de vocabulário. As meninas Rett que obtiveram pior desempenho no TVIP foram exatamente as mais novas. No entanto, o número de ítens corretos no TVRF foi maior do que o observado no TVIP. Tais dados parecem sugerir que o uso de fotos para estas meninas tem efeito melhor para a avaliação de vocabulário do que de desenhos simples, tal como o do TVIP. Os resultados da análise dos dados evidenciaram o olhar com intenção comunicativa e demonstraram que o vocabulário receptivo destas meninas pode ser avaliado através do instrumento TVIP computadorizado e sua variação, o TVRF. - DissertaçãoAvaliação das condições de saúde bucal em pacientes com síndrome de RettYasui, Érika Miti (2006-08-03)
Psicologia
A síndrome de Rett é uma condição neurobiológica, que afeta quase que exclusivamente o sexo feminino, ocorrendo em uma diversidade de grupos raciais e étnicos no mundo inteiro. Desde que foi descrita pela primeira vez, por Andreas Rett em 1966, grandes avanços das pesquisas sobre diversos aspectos da síndrome foram realizados. Porém, na área odontológica, pouco se conhece a respeito de suas manifestações bucais. Esse desconhecimento dificulta a detecção da necessidade de elaboração de tratamento odontológico preventivo e terapêutico específico. O objetivo desse estudo foi detectar as manifestações bucais da síndrome de Rett e as condições de saúde bucal apresentadas por 21 portadoras da síndrome de Rett e avaliar a necessidade de tratamento odontológico preventivo e terapêutico específico. Foram estudadas 21 pacientes atendidas na Associação Brasileira de Síndrome de Rett de São Paulo, classificadas de acordo com o estágio de evolução da síndrome. A coleta de dados utilizou questionário sobre as condições de saúde geral e bucal das pacientes, dirigido aos responsáveis; avaliação das condições saúde bucal realizada por meio de exame de inspeção com a utilização de espelho clínico, sonda periodontal CPI (OMS) e corante para evidenciação de biofilme dental e exame radiológico (radiografia panorâmica) para detecção de eventuais alterações ósseas e dentárias. Os dados coletados foram armazenados e analisados em banco de dados do programa Epi6, versão 6.04d, 2001. Os índices utilizados para análise das condições de saúde bucal foram: índice de experiência de cárie (CPOD), índice de higiene oral simplificado (IHO-S) e índice de necessidade de tratamento (INTO). O bruxismo excêntrico diurno foi observado em 17 pacientes (80,9%), sendo o principal motivo para consultas odontológicas. Não foram observadas alterações de forma, tamanho ou cronologia de erupção dos dentes ou das estruturas ósseas das pacientes examinadas. Somente 7,6% das superfícies dentárias examinadas apresentavam-se isentas de biofilme dental e 12 pacientes apresentaram sangramento gengival (57,1%). O responsável pela higiene bucal das portadoras de síndrome de Rett é, na maioria dos casos, a mãe (n=17), que apresenta nível de escolaridade elevada e relata não ter recebido orientação profissional para realizar a higiene bucal de sua filha. Apesar de 14 pacientes não apresentarem necessidades de tratamento odontológico (índice INTO=0), essa necessidade aumenta de acordo com a idade das pacientes. Conclui-se que no presente estudo não foram detectadas alterações clínicas ou radiográficas específicas, relacionadas com a síndrome de Rett, sendo o bruxismo excêntrico diurno a principal manifestação bucal observada, devendo sofrer intervenção sempre que possível. As pacientes com síndrome de Rett não apresentaram condições de higiene bucal satisfatórias, independente da idade e estágio de evolução da síndrome. As características clínicas apresentadas por essas pacientes dificultam a realização da higiene bucal por seus responsáveis, evidenciando a necessidade de implementação de programas odontológicos preventivos e terapêuticos para essas pacientes, além da necessidade de formação e treinamento de profissionais capazes de trabalhar de forma multidisciplinar, com uma visão integral de seus pacientes e de suas necessidades odontológicas. - DissertaçãoExpectativa do professor com relação a atuação do fisioterapeuta no processo de inclusão escolar com ênfase no brincar da criança com deficiência físicaJorqueira, Adriana Cristina (2006-08-08)
Psicologia
The improvement and the scientific search for new productions and research regarding the questions that accumulate of stocks the process of pertaining to school inclusion are each time more present, in the intention of better understanding and making possible together responsible action to the educational process of people with disability. Thinking about this, the present work intend to point out the importance of the support to the school, the professors and the students that they lives deeply this process, with the purpose to guarantee better conditions of participation and educational exploitation. For being extensive the different ways of intervention and support to the school, this work had as objective identify the expectations of the professors with relation to the performance of the physiotherapist in the proposal of pertaining to the school inclusion of students with physical disability with or without neurological deficiency to ratify the action of this professional at the moments of to play and motor activities in the school. The research was happened in Barueri City, in 14 schools of the Infantile Education, having the participation of 16 professors who was teaching for students with physical disability. The result of the research had been presented through quantitative analyses and qualitative analyses, from the application of a questionnaire for each participant. With the gotten results , it was identified the necessity of support to the schools, the professors and the students, since it does not have offered services and supports, and is many the difficulties of the professors in becoming accomplishes the participation of the students who present physical deficiency at the moments of to play and motor activities. The physiotherapist, according to expectations of the professors, can play important role in this challenge, being a professional capable to integrate a work in set with the professor in favor of the student who lives deeply the process of pertaining to school inclusion. - DissertaçãoQualidade de vida de mães de pessoas com diagnóstico de autismoGallo-Penna, Eliana Cristina (2006-08-14)
Psicologia
Esta pesquisa tem o objetivo de investigar a qualidade de vida de mães de pessoas com diagnóstico de autismo que freqüentam os serviços prestados por uma instituição especializada da cidade de Campinas-SP. O estudo prevê a participação de três grupos, o primeiro composto por 18 mães de pessoas com diagnóstico de autismo; o segundo formado por 23 mães de pessoas com Síndrome de Down; e por último 23 mães de pessoas normais. Essas mães participam de serviços desenvolvidos por instituições de serviços educacionais. O instrumento utilizado para medir a qualidade de vida é o WHOQOL-breve, desenvolvido pela OMS, o próprio conceito de qualidade de vida advém da mesma organização. Para adequado controle das variáveis, bem como dos critérios de inclusão e exclusão de participantes da pesquisa, são usados os instrumentos Escala de nível sócio-econômico da ABEP; o ASQ, escala para detecção de sinais de autismo; a Escala de Vineland Doll para medir o nível de Quociente Social, todos instrumentos auto-aplicáveis. Pela necessidade de melhor detalhar o perfil sócio-demográfico do grupo caso é aplicado, após o WHOQOL-breve, a ficha de anamenese. Os resultados da pesquisa demonstram que a qualidade de vida das mães dos grupos pesquisados é boa, não havendo diferenças significativas entre os grupos. No grupo caso, mães de pessoas com autismo, os relatos feitos durante a aplicação da ficha de anamnese revelam algumas discrepâncias entre os resultados obtidos entre os instrumentos, mas que podem ser entendidas pela influência dos domínios ambiente e relações sociais, apontados como mais significativos neste grupo. Nos grupos controles o domínio ambiente permanece como significativo para a qualidade de vida, com diferença entre o domínio social para o grupo de mães com filhos com Síndrome de Down; e domínio psicológico para o grupo de mães com filhos normais. De forma geral os instrumentos atendem aos objetivos da pesquisa, sendo os resultados satisfatórios para a análise da qualidade de vida. - DissertaçãoO fisioterapeuta, a interdisciplinaridade e a inclusão escolar segundo as expectativas de professores que lecionam para alunos com deficiênciasGraça, Patricia da (2006-08-21)
Psicologia
The fundamental objective of this dissertation is.... - DissertaçãoO domínio de atividades de vida autônoma e social referentes à alimentação de crianças surdocegas com fissura lábio palatalFrederico, Carlos Eduardo (2006-08-23)
Psicologia
Essa pesquisa consiste no depoimento de mães e professores sobre o domínio de atividades de vida autônoma e social referentes à alimentação de crianças surdocegas com fissura lábio palatal. A presente pesquisa fundamentou-se em estudos sobre a história da surdocegueira, seus principais aspectos, etiologias, a importância da comunicação e linguagem do surdocego, os modelos curriculares básicos que possam ser facilitadoras para a aprendizagem do surdocego em relação as suas atividades de vida autônoma e social, bem como para identificar como se estrutura a comunicação na organização das atividades de vida autônoma e social desta criança referentes a alimentação, buscando seu desenvolvimento pessoal e social, tendo em vista a sua independência e convivência social. Teve como objetivo analisar a intervenção da família e dos professores na aquisição dos hábitos alimentares e mostrar a importância dessa aquisição à família e sociedade. Para alcançar esses objetivos foi realizada a coleta de dados no setor do surdocego (CENTRAU) em Curitiba, por meio de entrevistas com mães e professores sobre as formas de como ocorre a alimentação dessas crianças. Buscou-se analisar o significado da amamentação e a relação da alimentação com a família e escola considerando sua influência cultural, social, psíquica e biológica no decorrer da vida do surdocego. O processo de análise ocorreu em três etapas: 1) leitura e releitura do material registrado, referentes às entrevistas; 2) organização dos dados em quadros referentes às respostas das mães e professores; 3) reflexão sobre os itens analisados nas duas etapas anteriores. A análise mostrou a falta de informações recebidas pelas mães após o nascimento da criança pelos profissionais da área médica, a falta de estímulos recebidos de forma adequada por esta criança, a falta de informações dos professores sobre esta criança sobre aquilo que poderia facilitar sua aprendizagem. - DissertaçãoEstudo da ocorrência das queixas de distúrbios do sono em crianças e adolescentes com deficiência visual: cegueira e baixa visãoFelippe, Maria Cristina Godoy Cruz (2006-08-24)
Psicologia
Esta pesquisa tem o objetivo de estudar os problemas e levantar dados referentes à ocorrência de queixas de distúrbios do sono em crianças e adolescentes com deficiência visual: cegueira e baixa visão, atendidos na Fundação Dorina Nowill para Cegos, na cidade de São Paulo. Trata-se de um estudo descritivo transversal baseado no método quantitativo, realizado por meio de levantamento de dados dos prontuários para caracterização da amostra e entrevistas estruturadas, junto às mães dos sujeitos, de acordo com a Escala de Distúrbios do Sono para Crianças de Bruni et al. (1996). Participaram do estudo 117 sujeitos, com idade variando de 6 a 16 anos, divididos em três grupos: indivíduos com deficiência visual com cegueira (N=28); indivíduos com baixa visão grave ou profunda (N=28); e sujeitos do grupo controle formado pelos irmãos videntes dos próprios sujeitos com deficiência visual (N=61). Os três grupos foram pareados para idade e sexo. Todos os participantes com deficiência visual freqüentam o ensino fundamental e mesmo nível sócio econômico, com renda mensal de até três salários mínimos. A deficiência visual é mais freqüentemente congênita. Todos os sujeitos com deficiência visual possuem em seu prontuário de atendimento, o relatório oftalmológico. Análise das questões da Escala de Distúrbios do Sono revelou, de modo geral, que os sujeitos do grupo de deficiência visual apresentam maiores índices de queixa com relação ao sono quando comparados aos controles para os seguintes aspectos: Iniciar e manter o sono; Transição sono/vigília e Sonolência excessiva. Na pontuação total da Escala o grupo de deficiência visual apresenta queixas de distúrbios do sono significativamente pior do que aqueles do grupo controle (p< 0,001). Análise dos 3 grupos separadamente indica que o grupo de baixa visão apresenta queixas de sono pior do que o grupo controle para os seguintes aspectos: Iniciar e manter o sono e Transição sono/vigília. Conclui-se que as queixas e os distúrbios de sono foram mais freqüentes na população com deficiência visual. Além do mais, o grupo de sujeitos com baixa visão relatou maior ocorrência de queixa de sono do que o grupo com cegueira. - DissertaçãoViolência doméstica e desenvolvimento infantil: estudo exploratório sobre atitudes de profissionais de saúde em um hospital pediátricoSilva, Christiane Sanches (2006-08-30)
Psicologia
This study has an objective to describe and to understand the behavior of professionals in the health area towards the domestic violence situations with children and the importance of using the instruments to protect minors, such as the notification of authorities. To understand better the interconnections between domestic violence and child development, it was necessary to analyze the theme from the beginning of the cultural history path in the world until nowadays, through bibliography references. With the objective to reach an understanding of these professionals about this theme we used a group of problem situations concerning many different forms of domestic violence, and these situations were adapted by a pilot research. The study was done in a Children s Public Hospital in São Paulo City, with 27 professionals from different health departments, which attend in the infirmary and in the emergency room. The analysis of the information allowed observes the understanding and the behavior of these professionals facing the dynamic of the domestic violence phenomenon expressions. In order of an exploratory research, the data reveal how the health professionals faced this phenomenon on a daily basis, highlighting the search of interdisciplinary team resources to break down the relevant factor of the families silence conspiracy . - DissertaçãoAvaliação de leitura e escrita em estudantes surdos no Ciclo II do ensino fundamental regularPenna, James dos Santos (2006-08-31)
Psicologia
O desenvolvimento de instrumentos para avaliação cognitiva de escolares surdos brasileiros tem possibilitado a compreensão das habilidades de leitura, escrita, vocabulário e de língua de sinais brasileiros (LIBRAS). Tais instrumentos tradicionalmente são desenvolvidos para serem aplicados na forma de papel e lápis. A presente dissertação teve por objetivo verificar a viabilidade de uma bateria computadorizada de avaliação de leitura, escrita e conhecimento de língua de sinais (BALES) por meio de: correlação entre os testes que compõe a bateria, comparação entre as séries escolares e com os dados obtidos na aplicação tradicional. Foram avaliados 44 em surdos do 1° e 2° ano do ciclo II, do Ensino Fundamental de 3 escolas públicas da Grande São Paulo. Foi aplicada a versão computadorizada da BALES, que era composta de 11 testes: Teste de Competência de Leitura de Palavras (TCLP 1.1); Teste de Competência de Leitura de Sentenças (TCLS 1.1); Teste de Nomeação de Figuras por escolha (TNF 1.1); Teste de Nomeação de Figuras por escrita (TNF 1.1); Teste de nomeação de figuras por escolha (TNF 2.1); Teste de nomeação de figuras por escrita (TNF 2.1); Teste de nomeação de sinais por escolha de palavras escritas (TNS 1.1); Teste de nomeação de sinais por escrita (TNS 1.1); Teste de nomeação de sinais por escolha (TNS 2.1); Teste de nomeação de sinais por escrita (TNS 2.1); Teste de Vocabulário Receptivo de Sinais da Libras (TVRSL 1.1). Resultados mostraram correlações positivas entre 10 testes que compõem a bateria, sendo que o único teste que apresentou baixas correlações com os demais foi o TVRSL. A comparação do desempenho dos sujeitos em função da série escolar revelou não haver diferenças significativas entre as duas séries avaliadas através dos testes computadorizados, esta ausência de diferença também foi observada na verão lápis e papel. Por fim, os valores médios de acertos nos teste que compõe a bateria foram muito semelhantes aqueles obtidos através da avaliação tradicional. Os dados encontrados mostram a viabilidade da BALES-on line como instrumento de avaliação de habilidades de leitura, escrita e conhecimento de sinais da LIBRAS. - DissertaçãoA sobrecarga em cuidadores familiares de crianças portadoras de paralisia cerebral graveFrancischetti, Sandra Sofia Rato (2006-09-04)
Psicologia
Cuidador familiar é a pessoa que proporciona a maior parte da assistência e apoio diário ao paciente incapacitado. As crianças com paralisia cerebral grave, dependem exclusivamente de outra pessoa para realizar suas atividades de vida diária, podendo apresentar complicações associadas ao quadro, e necessitam de suporte terapêutico moderno e contínuo. Esta condição faz com que a presença da figura do cuidador, torne-se personagem fundamental para a manutenção do bem-estar da criança. Esta atividade rotineira de cuidar, entretanto, pode expor o cuidador ao desgaste, acabando por sofrer algum reflexo desta tarefa em suas vidas, apresentando níveis de stress, depressão, ansiedade, insônia, sintomas físicos como dores musculares e hipertensão, aumentando até os fatores de risco para a morte. Neste trabalho, foi investigada a sobrecarga de 18 cuidadoras familiares de crianças portadoras de paralisia cerebral grave, inseridas em um programa de acompanhamento domiciliar, por meio do Questionário de Sobrecarga do Cuidador Zarit Burden Interview. Os resultados apontam para uma avaliação da sobrecarga de ausente a moderada nestas cuidadoras, achado diferente das investigações de cuidadores de doentes crônicos adultos. Tal fato pode estar influenciado pela assistência periódica recebida, ou seja, uma rede de apoio social permanente e pela relação materna das cuidadoras. - DissertaçãoLeitura e consciência fonológica na deficiência mental: intervenções com o programa "Alfabetização Fônica Computadorizada"Hein, Júlia Margarida (2006-09-04)
Psicologia
O objetivo desta pesquisa foi verificar a eficácia da intervenção com o programa Alfabetização Fônica Computadorizada em alunos com deficiência mental. O programa propõe estimular e desenvolver a consciência fonológica que se faz importante para habilidade de leitura. Concluíram este estudo 20 crianças e adolescentes com idades entre 10 à 17 anos de duas instituições especializadas. Ao longo do trabalho, foram formados dois grupos de participantes identificados como grupo controle e experimental com características semelhantes. Foram realizadas 16 sessões de intervenção individual no grupo experimental e avaliações paralelas antes e depois da intervenção nos dois grupos. Os resultados foram analisados estatisticamente, comparando as médias de acertos através dos testes de habilidade de leitura e escrita e da prova de consciência fonológica. Houve a indicação de uma melhoria considerável do grupo experimental em relação ao grupo controle. De um modo geral, a iniciativa deste trabalho demonstrou boas respostas à melhoria da leitura e consciência fonológica com a utilização de programa de computador adequado tornando-se um recurso importante para o incentivo a leitura de alunos com Deficiência Mental. - DissertaçãoAlunos com deficiência mental incluídos no ensino regular em município do Litoral Norte paulistaGomes, Enaida Rodrigues (2006-09-05)
Psicologia
The present study investigated the student's inclusion with deficiency in the schools common of basic education in municipal district of the coast north from São Paulo, focalizing the access to the and support to the student with mental deficiency of the classes from 1st to 4th series of the Fundamental Teaching. It is known that the student's inclusion with deficiency is right constituted in the public politics of the Brazilian education. In that sense, guidelines and norms were analyzed from the referring education to the spheres federal, state and municipal, as well as, relative bibliography to the theme. I tried to map the students' distribution with deficiency physical, sensorial, mental and multiple, in order to analyze the conformity among the enunciated beginnings, the organization and attendance offered in the municipal net of education. The documental analysis it indicated that the student's inclusion with mental deficiency, implicates to add responsibilities of all, of the professionals of the teaching net, of the professionals of the schools in all the actions, beginning with the student's identification in the intention of implementing attendance to your school needs, such as special educational resources that guarantee the quality education for all. - DissertaçãoEfeito da administração de ácido valpróico no comportamento de brincar na prole de ratos: um modelo animal para autismoCampos, Maria Lucila Ribeiro (2006-09-12)
Psicologia
Autism is a pervasive development disorder characterized by impairment in three areas: sociability, communication and repetitive behaviors, having a multicausal etiology, including genetic and environmental agents. In the late years, the seizures treatment with VPA during pregnancy has been related to higher occurrence of autism. In order to investigate the possible causes of autism, animal models had been used with expressive results. This study explores the impact in the sociability development in animals exposed to VPA during gestation. Pregnant rats were treated VPA in the 9th day of gestation and social behavior of the offspring were analyzed. The results showed a significant impairment in several forms of social behavior. Recent publications show abnormal serotonin neuron migration associated with VPA which might be underlying the mechanisms of these behaviors. - DissertaçãoEstudo de triagem de transtornos invasivos do desenvolvimento em crianças e adolescentes com síndrome de Down em Curitiba - ParanáLowenthal, Rosane (2006-09-12)
Psicologia
The literature has reported frequencies from 1% to 11% of pervasive developmental disorder (PDD) in Down s syndrome (DS). It is not clear, if the frequency of this co-occurrence is higher or lower than in other mental retardations. The aim of the study was to identify the comorbidity of autistic spectrum disorders in children and adolescents with DS from Curitiba Brasil. 205 parents of children and adolescents with DS, between 5 and 19 years-old were asked to complete the self-report Autism Screening Questionnaire (ASQ) and the family history questionnaire (provided by Prof. C. Gillberg). The frequency of PDD in the DS sample was 15.6%, with 5.58% of autism (8 males and 2 females) and 10.05% of PDD non autism (9 males and 9 females). This study showed a higher frequency of TID in SD, even though more studies are needed to answer if this frequency is higher than in other mental retardations. - DissertaçãoA história familiar de indivíduos com transtornos invasivos do desenvolvimento: aplicação de um protocoloDurce, Karina (2006-09-14)
Psicologia
Os Transtornos Invasivos do Desenvolvimento são caracterizados por anormalidades qualitativas graves e abrangentes, manifestadas nas áreas de interação social, comunicação e comportamentos repetitivos e estereotipados. A potencial importância da etiologia genética é apontada por inúmeros estudiosos e revelada na história familiar. A Clínica de Transtornos Invasivos do Desenvolvimento da Universidade Prebisteriana Mackenzie (TID-MACK) vem desenvolvendo pesquisas na área, se tornado necessária à sistematização de um protocolo de avaliação da história familiar. Neste estudo foi realizada a tradução do protocolo de Estudo da História Familiar de Autismo da Universidade da Califórnia e posterior aplicada em 4 famílias de 5 sujeitos atendidos na Clínica TID-MACK. Em conclusão aos resultados obtidos, pode-se observar que grande parte das questões contidas no protocolo estão contempladas em outros estudos que investigam a história familiar de indivíduos com TID. Porém, devido à extensão das questões e algumas semelhanças, faz-se necessário uma adaptação para o seu melhor aproveitamento. - DissertaçãoA visão do coordenador pedagógico sobre sua atuação no processo de inclusão de alunos com deficiênciaAguiar, Lucia Gusson (2006-09-14)
Psicologia
Esta pesquisa teve como objetivo conhecer a visão do coordenador pedagógico do município de Embu das Artes, São Paulo, sobre o processo de inclusão de alunos com deficiência no ensino regular e sobre sua atribuição enquanto orientador do professor nesse processo. Participarem desta pesquisa sete coordenadores pedagógicos, do universo de trinta coordenadores pedagógicos do referido município. A metodologia utilizada foi de caráter qualitativo, e foi aplicado questionário elaborado pela pesquisadora, com questões abertas e fechadas. O universo de participantes, de sexo feminino, encontra-se na faixa etária entre 26 e 56 anos Quando questionadas sobre suas principais atribuições, identificamos dois eixos: o primeiro indicando a importância do aspecto relacional do coordenador com o professor e a comunidade para a consecução de um bom trabalho; o segundo eixo indicando sua contribuição no aspecto didático-pedagógico junto ao professor, aluno e na construção e acompanhamento do projeto político-pedagógico da escola. A segunda questão dirigia-se à compreensão de sua atribuição de orientar o professor no processo de inclusão; seis responderam afirmativamente, embora não se sintam preparados. Um respondeu negativamente, alegando não ser especialista. Nossa consideração é que os seis coordenadores esperam conseguir desempenhar esta atribuição contando com fatores externos aos encontrados no interior da prática escolar, uma vez que se mostram acessíveis para novos conhecimentos. A fala do coordenador que respondeu negativamente demonstra não incorporação de sua atuação no processo de inclusão, talvez por excesso de zelo ou negação do diferente. Evidenciamos, entretanto, ser a escola o local de encontro entre a prática e a teoria para a formação contínua dos professores, coordenadores e demais trabalhadores, na busca da qualidade do atendimento, para efetivação do processo de inclusão de alunos com deficiência no ensino regular. - DissertaçãoAgressividade: análise sobre a variação e relação com o estresse neuroendócrino e déficit neurocognitivo na infânciaOrlandi, Maria Aparecida Bernardes (2006-12-12)
Psicologia
The aim of this research was to identify in literature, possible variations and some relationship among aggression, neuroendocrine stress and neurocognitive deficit. A meta-analysis was conduct based on reviews, essays and thesis, on electronic database selected from 1996 to 2006, on MEDLINE, ERIC and CAPES. From a total of 371 selected researches, 41 were considered relevant, 330 were rejected because they did not satisfied the criteria of the analysis due to psychobiological context of aggression development in childhood related to the subject. The results suggested at least 7 different perspectives through childhood aggression could be analysed with favorable hypothesis, evidences and considerations related to neuroendocrine stress and neurocognitive deficit as co-occurrent with aggression in case of convergent situations of multifactorial vulnerability of the child.