Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT) por Título
Resultados por página
Opções de Ordenação
- Dissertação27ª Bienal de São Paulo: é possivel viver junto? Os profissionais de bastidores e a arte contemporâneaCosta Junior, Gilberto Garcia da (2008-08-04)
Educação, Arte e História
Esta investigação parte dos pressupostos de que a arte, necessariamente, atinge as pessoas e de que todos podem compartilhar de uma experiência estética, independentemente do conhecimento prévio sobre o universo da arte. Para isso, escolhemos como corpus do trabalho a 27ª Bienal de São Paulo e os seus profissionais de bastidores, termo que abrange seguranças/orientadores de público, faxineiros e montadores desse evento. Sempre existe uma experiência estética quando alguém se debruça sobre uma obra de arte. O trabalho resgata o panorama histórico das Bienais para concentrar-se na 27ª Bienal de São Paulo, que teve no Como Viver Junto, o seu tema gerador. O conceito utilizado pela curadoria foi extraído de palestras e seminários proferidos na década de setenta do século XX pelo semiólogo francês Roland Barthes. O trabalho constata que os profissionais envolvidos nos bastidores da Bienal não se vêem como pertencentes ao universo no qual, no momento, estavam inseridos. E um dos motivos é o fato de a própria instituição não levar em consideração esses profissionais como público do evento, desejo que é manifestado por eles nos depoimentos coletados. Podemos perceber também que, no decorrer da mostra, os profissionais de bastidores criaram discursos. Sejam eles próprios ou apropriados dos discursos de outras pessoas (artistas, monitores, público). - Dissertação500 anos do Gueto de VenezaCaon, Paolo Simeone (2019-08-15)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
O objetivo deste trabalho foi pesquisar a origem, o desenvolvimento e o quotidiano do Gueto de Veneza, que registrou 500 anos de existência tendo como força de atração aspectos étnicos e de identidade manifestados no exercício da religião judaica, dentro da evolução histórica da República de Veneza e no contexto da relação dos judeus com a comunidade mais ampla. O gueto se localiza na cidade de Veneza, no bairro de Canareggio, desde sua fundação em 1516 até os dias atuais. O primeiro capítulo trata das origens do Gueto, desde o significado do nome ao relacionamento da República de Veneza com o judeus que comercializavam em “terra firme”, a necessidade de financiamento da sociedade veneziana em contraposição com a usura não permitida pela Igreja, chegando-se finalmente ao decreto de 1516 com a criação institucional do Gueto e suas atividades iniciais com a inauguração dos bancos de penhor. O segundo capítulo aborda a chegada de três diferentes nações (todescos, levantinos e ponentinos), que ocasionará a expansão do Gueto e forte atividade cultural, e apresenta os principais desdobramentos até a extinção oficial do Gueto por Napoleão em 1797. O terceiro capítulo descreve o Gueto na atualidade. A pesquisa foi de natureza histórica (dedutiva) e antropológica, pois o trabalho desenvolvido pertence ao campo teórico relacionado à teoria da identidade, abrangendo aspectos pertinentes à etnicidade e à identidade religiosa. Assim, houve uma busca por elementos indicativos de preconceito, discriminação, segregação e autossegregação no objeto de estudo. A metodologia baseou-se em uma pesquisa de campo exploratória (survey) que incluiu entrevistas com pesquisadores italianos sobre o assunto e moradores atuais do Gueto, com o propósito de identificar as características contemporâneas do lugar. Para a realização das entrevistas e levantamento de informações foram feitas três visitas ao Gueto. Durante as três visitas, ocorreram encontros/aulas com o historiador Umberto Fortis, um dos principais estudiosos do assunto. Ademais, o professor Fortis forneceu grande parte do material utilizado neste trabalho e autorizou o seu uso. Uma vez que esse material não foi publicado pelo autor, não foi possível fazer-lhe referência explícita. - TCCA aprendizagem de uma criança com Síndrome de Doose: percepções de uma pedagogaIglezia , Tania Regina Santana Rodrigues (2022-06-08)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
A finalidade desta pesquisa é analisar um estudo de caso de um aluno com Síndrome de Doose (SD), cujo nome fictício é Rafael. A SD é uma síndrome rara, considerada epilepsia mioclônico-atônico. A análise é feita a partir de sua vivência no Colégio Edificare, também de nome fictício. Assim sendo, verifica-se os desafios enfrentados pelos professores desde o seu ingresso na escola, através de seu prontuário, como também as condições e situações que contribuíram para o seu aprendizado, revelando assim a sua convivência social, além de destacar as suas potencialidades e a forma pela qual a inclusão escolar foi relevante para o seu avanço. O Colégio Edificare tem envidado esforços, através da prática ensinoaprendizagem dos professores relacionada a este aluno. É constatado que, em relação aos fatores determinantes para o aprendizado de Rafael, os desafios são constantes, o que corrobora com as investigações deste estudo. A metodologia utilizada neste estudo foi estudo de caso exploratório de análise qualitativa. A coleta de dados foi realizada a partir de toda a trajetória de sua vida escolar por meio de registros e prontuário escolar, laudos médicos, Programa Educativo Individual (PEI), como também de seu currículo específico. Os resultados indicam que: 1) Rafael foi alfabetizado; 2) A afetividade foi determinante para a sua aprendizagem e permanência na escola; 3) O quão é importante o Diretor, coordenadores, psicopedagoga, professores, inspetores formarem uma equipe coesa, de forma que, as estratégias educativas implementadas atinjam os objetivos almejados; 4) O respeito às necessidades, limitações e ritmo de aprendizagem de Rafael, pela escola, foi um fator extremamente importante para concretizar seus avanços; 5) O que concerne à sua convivência familiar contribuiu significativamente em sua formação de caráter, como também na interação, socialização e aprendizagem na 1 Graduanda do curso de Pedagogia da Universidade Presbiteriana Mackenzie. 2 Profa. Dra. do curso de Pedagogia da Universidade Presbiteriana Mackenzie. 2 escola. Conclui-se que a educação inclusiva com crianças com essa síndrome rara pode ser realizada uma vez que houve aprendizagem e desenvolvimentos que a criança não teria alcançado fora da escola. Indica-se o aprofundamento de pesquisa com essa população, pois a síndrome é rara e há pouco conhecimento sobre esse quadro no Brasil. - DissertaçãoA ascensão do queijo artesanal paulistaCrivellaro, Mariana Pardo (2024-08-12)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
A presente dissertação tem como objetivo descrever a história e a produção do queijo artesanal paulista enquanto patrimônio histórico cultural. Registros e documentos históricos que relatam a importância dessa produção no cotidiano rural no passado e no presente instigam reflexões sob as lentes da história cultural e da interdisciplinaridade. A partir dessa leitura, o queijo ganha protagonismo e é entendido como patrimônio que expressa identidade. Assim, por meio da metodologia qualitativa, levantamentos de dados bibliográficos e conversas com produtores, foram descritos processos de produção, comercialização dos queijos e as tramas que envolvem o cuidado com o animal, o pasto, a produção dos queijos, as legislações, a comercialização e o movimento chamada “revolução queijeira" carregado de aspectos históricos, ou seja, o queijo artesanal construindo uma cultura queijeira no estado. Assim, a partir dessa perspectiva problematizou se o queijo artesanal Paulista e a cultura alimentar que o faz presente como produto nacional apontando novos olhares para pequeno produtor, para a tradição e inovação. - TCCA automutilação na escola: olhar do professor para aspectos socioemocionais e repercussões sobre a aprendizagem em alunos do Ensino Fundamental IIDiner , Daniela Pavlosvisky; Furlanetti , Maria Rafaella (2023-12-11)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
A automutilação é um comportamento autoagressivo no qual a pessoa causa dor a si mesma e acarreta prejuízos no desenvolvimento emocional, cognitivo e social. O professor e a escola são importantes para ajudar a identificar, encaminhar e intervir nessas situações. Por isso, o objetivo deste trabalho é compreender a formação inicial e continuada dos professores sobre o comportamento de automutilação no Ensino Fundamental II. Os procedimentos metodológicos usados na pesquisa foram: estudo de campo exploratório de análise multimodal, com aplicação de questionário on-line para 17 professores atuantes no ensino fundamental II. Os principais resultados do trabalho indicam que a maioria dos professores conseguem sinalizar um aluno com comportamentos de automutilação, os professores reconhecem a ajuda multidisciplinar, da família e, principalmente, do psicólogo para o tratamento. A automutilação impacta sim na vida acadêmica do aluno. Conclui- se que o tema é de interesse da comunidade escolar e que o professor é um profissional que precisa estar em constante aperfeiçoamento para contemplar as distintas demandas que envolvem a docência. Por fim, há necessidade de realizar mais estudos que contemplem a automutilação na adolescência nos contextos escolar e familiar. - TCCA brincadeira e a interação como potencializadoras do desenvolvimento e aprendizagem na Educação InfantilLima , Maria Janaina Freire de (2022-06-15)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
A pesquisa aborda uma temática de grande relevância, a inserção de jogos e brincadeiras que são acentuadas como a ludicidade no processo de ensino aprendizagem das crianças da Educação Infantil e suas interações, pois na Educação Infantil as crianças compartilham de um conjunto de situações que promovem as ações estruturantes para o bem-estar dentro da escola e com base nos seus valores significativos da interação social, na autonomia e cooperação. O objetivo desta pesquisa é apresentar um estudo sobre a importância e os benefícios inerentes a inserção dos jogos e brincadeiras na interação como potencializadoras no desenvolvimento da aprendizagem da Educação Infantil. Os métodos aplicados para a realização dessa pesquisa consistem em uma pesquisa bibliográfica em caráter exploratório, pois a parte inerente a contextualização condiz com materiais como artigos e demais periódicos retirados das bases de dados Scielo, Google Acadêmico e CAPES com a aplicação de descritores que melhor condizem com a temática abordada. Os resultados demonstraram que a escola é um ambiente interessante e atraente, servindo como base para estimular o desenvolvimento integral da criança, que possibilitam as manifestações corporais, para que se encontrem o significado na relação em que as crianças mantêm com o mundo, de forma que garantam os resultados positivos inerentes a esse processo. Concluiu-se que os jogos e brincadeiras abriram possibilidades de interação com a cultura infantil que envolve a ludicidade. - DissertaçãoA diversidade cultural brasileira como vivência para experienciar alteridade e empatia através da arte Naif.Marcelino, Daverson (2024-02-28)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
O objetivo desta pesquisa foi investigar a expressão da cultura brasileira de pintores da arte naif que estabelecem um diálogo com o cotidiano, levantando questionamentos de conduta em relação às diferenças culturais. Ao analisar as obras selecionadas, identificando os elementos culturais presentes e compreendendo como essas representações artísticas podem estimular a reflexão e a transformação de atitudes em relação à diversidade cultural nos alunos, procurou-se explorar se o comportamento empático pode ser gerado a partir de experiências estéticas. Foi realizado um estudo de caso com crianças de classes média e média alta, por meio de oficinas realizadas com dois grupos distintos. O primeiro, em uma escola particular durante uma feira cultural e, um segundo, realizado em um condomínio fechado, com crianças da cidade de Guarulhos, região metropolitana da grande São Paulo. Houve a necessidade de uma abordagem qualitativa fundamentando-se na revisão bibliográfica embasada nos estudos de teóricos como Carl Rogers (1975), Ana Mae Barbosa (1995), Jean Piaget (2010), John Dewey (1934) e Sérgio Buarque de Holanda (1936). Na pesquisa em campo, houve a necessidade da criação e desenvolvimento de um jogo de tabuleiro como um artefato para vivenciar o olhar artístico e a contextualização, além de um trabalho artístico em conjunto com as crianças, incentivando a cooperação entre elas, e de maneira positiva, agregando não somente um conhecimento artístico, mas sobretudo, evidenciando assim um comportamento empático. - TeseA Educação Ambiental (EA) em contexto de ressocialização de adolescentes em conflito com a lei: mudanças de percepção ambiental e éticaVarela , Daniel Rodrigues Silva Fernandes (2024-08-16)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
A presente pesquisa teve como objetivo investigar a educação ambiental (EA) como uma ação modificadora da percepção ambiental e ética de adolescentes em conflito com a lei. Deu-se a partir da construção de um caminho teórico, utilizando autores que debatem as relações da construção ética e educacional para verificação da educação ambiental como processo deflagrador de construção de consciência ética e ambiental desses jovens em medidas de restrição de liberdade. O estudo percorreu as problemáticas ambientais históricas e contemporâneas a fim de relacionar as questões ambientais e sociais, que levam ao racismo e racismo ambiental e, consequentemente, ao processo de criminalidade de adolescentes em estado de vulnerabilidade social. Com base em conceitos e ações propositivas em educação ambiental e ética, a pesquisa buscou construir novos valores sociais e ambientais. A formação básica em EA foi oferecida aos servidores do sistema socioeducativo das unidades de internação CASE, capacitando-os para aplicar atividades de EA. Através de entrevistas, foi possível avaliar os comportamentos esperados dos adolescentes que participaram dessas ações e projetos. Os resultados indicam caminhos viáveis para incorporar a EA como uma atividade permanente e essencial no processo de ressocialização. Além disso, propõe-se o cumprimento das prerrogativas legais brasileiras, como a Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA) e o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (SINASE). - TeseA escritura digital expandida de Wilton Azevedo : influências criativas entre artistas, professores e pesquisadoresMoreira, Hugo Daniel Rizolli (2023-10-27)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
A pesquisa aqui proposta investiga as influências criativas que nascem das relações entre Wilton Azevedo, professores, artistas e pesquisadores. Se desenvolve no contato entre as linguagens da arte, relações homem-máquina e dispositivos digitais. Esse estudo reflete sobre o desenvolvimento de escrituras estabelecidas há séculos, desde o surgimento do código binário até ambientes virtuais, inspirado em experiências de Azevedo na elaboração do conceito de Escritura Digital Expandida. Essas mediações se constituíram nas trocas de Azevedo com os pesquisadores Menezes, Bairon, Santos e Bootz, e ganham potência criativa em relações artísticas, docentes e de pesquisa. Analisou-se os processos metodológicos e procedimentais, embasados em autores como Lieser, Salles, Flusser e Reas & McWilliams, que influenciaram criativamente professores, artistas e pesquisadores egressos do PPG-EAHC da Universidade Presbiteriana Mackenzie, discutindo elementos que podem ser considerados como embriões de uma nova teoria da gestalt, pensada a partir de conceitos como repetição, iteração, parametrização e mineração. Apesar da morte de Azevedo, sua alma intelectual resiste ao tempo, continuando a influenciar, além da geração que foi diretamente impactada por ele, o futuro de seus orientandos e pesquisadores que orbitaram em sua mente criativa, revelado em esboços, fotografias, performances e experiências teatrais. Foram entrevistados os ex-alunos de Azevedo: Vigna, Dimitre, Varlesi, Abiorana e Bellicieri, que pensaram seus percursos acadêmicos, docentes e artísticos, legitimando esses rastros criativos contemporâneos. Os resultados foram demonstrados além de textos reflexivos, na construção de mapas mentais que exploram relações de percepção, sentidos, processos e experiências de criação, em aquarelas desenvolvidas no decorrer da pesquisa. Demonstra-se que a troca de linguagens de nosso tempo não se encontra somente na representação direta de formas, cores, sons e movimentos, mas no diálogo conceitual, prático e criativo que se estabelece entre as mentes humanas e experiências digitais inventadas pelo próprio homem, que se constituem como processos criativos entre artistas, professores e pesquisadores. - DissertaçãoA estética do terror: perspectiva visual, sociocultural e religiosa nos vídeos de execução do Estado IslâmicoSantos, Jesner Esequiel dos (2023-08-14)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
Após os ataques às torres gêmeas do World Trade Center (2001) houve uma crescente desestabilização em alguns países do Oriente Médio, gerando aquilo que ficou conhecido como a “guerra ao terror”, e posteriormente a Primavera Árabe. Esses movimentos bélicos e sociais possibilitaram a criação de diversos grupos armados sem ligação com o Estado, principalmente na Líbia, Iraque e Síria, trazendo ideologias, teologias e etnias diferentes, gerando um caos ainda maior. Dentre esses grupos, uma ramificação da Al-Qaeda do Iraque destacou-se de todos os demais, pois dominaram grandes porções territoriais e iniciaram a produção em massa de vídeos de execução que imitavam a estética de Hollywood, chamando imediatamente a atenção do Ocidente. Eles possuíam produtoras bem organizadas, equipamentos de qualidade, seus membros falavam inglês fluente e centenas de estrangeiros foram recrutados em pouco tempo. Nossa pesquisa analisa os vídeos de execução do Estado Islâmico, apontando caminhos interdisciplinares que perpassam a estrutura audiovisual, histórica, sociocultural e religiosa. Portanto, apontamos um resumo histórico dos principais fatores que contribuíram para a criação do grupo, mostramos a gênese dos vídeos de execução, analisamos os vídeos produzidos pela Al-Qaeda, Free Syrian Army, Al-Nusra e pôr fim do Estado Islâmico, apresentando os principais elementos audiovisuais que foram refinados esteticamente de seus predecessores e os motivos estéticos, socioculturais e religiosos que impulsionaram esse grupo na busca por pessoas do Ocidente, mostrando o perfil daqueles que aceitaram o chamado da jihad e migraram para o Iraque ou Síria. - TeseA expressão cromática: como os artistas se encantam com as coresNovaes, Gilson Alberto (2024-02-21)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
O presente trabalho é fruto de uma pesquisa sobre as cores! As cores encantam as pessoas de todas as idades: crianças, jovens, adultos, idosos... Um olhar mais cuidadoso sobre os grandes mestres da pintura e logo percebe-se como, cada um em sua modalidade de atuação, manifestou sua preferência por determinada cor, manifestações essas no tempo, no espaço e em diferentes materialidades e técnicas artísticas. Essa pesquisa estuda a “Teoria da Cor”, basicamente, nas obras de Leonardo da Vinci, Isaac Newton, Johann Wolfgang von Goethe, Michel Eugène Chevreul, Konrad Fiedler e Johannes Itten, oferecendo ênfase aos discos das cores criados por alguns deles, buscando sintetizar cada teoria, no seu devido tempo, na profissão de cada um, bem como em suas regiões geográficas e como fizeram abordagens diferentes sobre o tema “Teoria das Cores”. Adotou-se como campo de estudo, um fenômeno de interesse interdisciplinar. As diferentes teorias das cores desses estudiosos da visualidade foram desenvolvidas em diferentes campos do conhecimento, o que mostra claramente a potência interdisciplinar do presente objeto de estudo, cujo argumento é a cor. Leonardo era um artista italiano, Newton, um físico inglês, Goethe, um filósofo alemão, Chevreul, um químico francês, Fiedler, um escritor e artista belga e Itten, um pintor, professor e escritor suíço. Apresentadas as teorias, a pesquisa vai mostrar no tempo e no espaço, uma relação “Artista/Cor”, buscando n’a expressão cromática, como os artistas se encantam com as cores. Por meio de revisão bibliográfica e análise de documentos, pesquisou-se as cores primárias — amarelo, vermelho e azul — e as secundárias — roxo, verde e laranja —, além de uma cor terciária — o marrom. Para cada cor, identificou-se um artista que a tenha usado com mais frequência em sua obra, usando-a com prioridade sobre as demais, combinando e interagindo umas com as outras. As sete cores e os sete artistas pesquisados, geraram no presente trabalho, seus respectivos “discos das cores”, mostrando no círculo cromático, as cores de preferência de cada um. Estudar as cores ao longo do tempo e do espaço, permitirá conhecer como esses artistas viveram seus dias e suas opções por determinadas cores em detrimento de outras. A presente pesquisa pretende atingir artistas, estudantes de arte, acadêmicos de um modo geral, abordando um tema que até então não se tem notícia, porém sendo notória aos olhos dos críticos de arte, a predileção desses pintores e artistas sobre determinadas cores: Van Gogh, Yves Klein, Matisse, Monet, Tom Wesselmann, Iberê Camargo e Rembrandt. - DissertaçãoA formação de professores indígenas em Rondônia : Programa de Licenciatura InterculturalSantos, Jackson de Souza (2023-12-14)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
A presente pesquisa teve como objetivo principal descrever o Programa de Licenciatura Básica Intercultural, um Curso para Formação de Professores Indígenas, criado e desenvolvido pela Universidade Federal de Rondônia – campus de Jí-Paraná/RO (UNIR/Jí-Paraná-RO). O referido curso surgiu a partir das reivindicações das lideranças indígenas e indigenistas da região, foi inaugurado em 2009 e conta, até o final de 2022 com um universo de 430 vagas oferecidas em 8 processos seletivos, 416 matrículas efetivadas e 88 professores indígenas já licenciados. O diálogo construído foi impulsionado pela pergunta: O Programa de Licenciatura Básica Intercultural oferecido pela UNIR/Jí-Paraná-RO para formação de Professores Indígenas é um programa significativo? Nesse caminho, a investigação tentou responder também as seguintes questões: a) Como os professores indígenas são recrutados para participarem do Programa? b) O que se ensina? c) Como se ensina? d) Quais impactos sociais são possíveis perceber na vida das comunidades onde os professores participantes do Programa atuam? Por meio de uma abordagem qualitativa, a pesquisa buscou contemplar em seu desenvolvimento, os desafios relacionados às atividades docentes no contexto da formação superior indígena, utilizando como metodologia a pesquisa bibliográfica. O Estudo estruturou-se em 3 capítulos: 1º) Concepções Histórico-Críticas quanto a Formação de Professores Indígenas; 2º) Concepções Teóricas quanto a Formação de professores Indígenas e 3º) A Descrição do referido Programa. A perspectiva integral da pesquisa permitiu aproximar o pesquisador e, certamente, o leitor das práticas docentes desenvolvidas, tanto pelos professores-formadores, quanto dos professores-indígenas-alunos; a investigação nos ajuda a compreender o amplo e complexo processo formativo no qual os indígenas estão inseridos e também a nos aprofundar no princípio norteador do referido programa, a interculturalidade, que preza pelo diálogo com a diversidade de sujeitos e saberes, e, busca tornar a educação, incluindo a formação em nível superior, um processo cada vez mais democrático, inclusivo e humano. - TCCA gamificação com apoio tecnológico como recurso didático para o ensino de filosofia: Um estudo de casoButtri, Patrick Faustini; Paula , Rodrigo Varoni de (2022-12-07)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
O presente trabalho busca discutir a potência da gamificação com apoio tecnológico utilizado como recurso didático para o ensino de filosofia. A pesquisa se desenvolveu a partir do estudo sobre o perfil dos alunos do século XXI e debruçou-se sobre a relevância dos jogos e como a gamificação pode ser utilizada como recurso didático no ensino de filosofia. A partir da construção do referencial teórico que se apoiou em autores como Huizinga (2019), Prensky (2012), Bannell, et al (2017), Santos (2018), entre outros. Num segundo momento, discute-se a gamificação como estratégia de ensino condizente com as novas demandas educacionais. Este estudo culminou na realização de uma pesquisa de campo, por meio de um estudo de caso realizado, a partir da sistematização, aplicação e análise de uma estratégia gamificada utilizando recursos digitais, a fim de compreender a viabilidade da proposta. A estratégia foi aplicada em duas turmas de 1ª série do Ensino Médio no componente de Filosofia e contou com a participação de cerca de 45 alunos, em uma escola da rede pública de ensino em Barueri, SP. A análise se apoiou nas respostas dos estudantes, por meio de um questionário aplicado via Google forms, enquanto atividade de autoavaliação vinculada à estratégia de ensino. A partir dos dados coletados, foram criadas duas categorias de análise, que apresenta: (I) a percepção dos estudantes sobre a experiência e (II) as possibilidades para ampliar metodologia no ensino de filosofia. Os resultados apontam a experiência como exitosa e que efetivamente contempla os objetivos propostos no início da pesquisa. A gamificação se apresentou como recurso didático que desperta o interesse, o engajamento e promove o protagonismo dos estudantes na construção de conhecimentos e no desenvolvimento das competências e habilidades por parte dos estudantes. - TCCA importância da educação socioemocional para o desenvolvimento infantilDiaferia, Dora Silvia Vassilieff (2023-12-14)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
Compreendendo a crescente preocupação com a saúde mental e as questões de cunho emocional de crianças e jovens nas instituições educacionais, o trabalho tem como objetivo conhecer e estabelecer relações entre as emoções e o processo de aprendizagem. Por meio da revisão bibliográfica das obras de Daniel Goleman e outros autores, foi possível identificar as possíveis contribuições da educação socioemocional no processo de ensino-aprendizagem, bem como a forma de trabalhar com elas em sala de aula. Ainda, busca avaliar se o modelo de ensino vigente é o mais adequado para os dias atuais, compreendendo que tem como objetivo o desenvolvimento cognitivo e acadêmico, negligenciando as demais áreas de desenvolvimento, tais como emocional, social e física. - TCCA importância da interação entre a escola e família para a criança surdaVieira, Miriam Cazuza Escanhuela (2022-06-15)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
A surdez é tão antiga quanto a humanidade, sempre existiram surdos, porém nos diferentes momentos históricos nem sempre foram respeitados, por muito tempo os surdos foram vítimas de uma concepção equivocada que vinculava a surdez à falta de inteligência, acreditava-se que por não poder falar, não desenvolveriam a linguagem, não poderiam pensar e por conseguinte sem possibilidade de aprendizagem formal, levando-os a serem marginalizados. A reversão desse quadro conceitual começou a ter início no final da Idade Média, mas foi no século XX que os princípios da inclusão ganharam força. Gradativamente emergiu uma nova concepção: a inclusão, e por conseguinte a educação inclusiva. Partindo da premissa de que todos são diferentes e nas diferenças os direitos são abarcados, torna-se importante considerarmos e conhecer a legislação que garantem os direitos da pessoa surda. A Constituição Brasileira de 1988 regulamenta que a educação é dever do Estado e da família, portanto, é imprescindível a união e cooperação entre essas duas forças e a inquestionável importância da participação da família na vida escolar. A família é o agente primário de socialização, é considerada a principal responsável pela formação do caráter de uma pessoa e ajuda a construir a identidade própria, no caso da criança surda o uso da Língua Brasileira de Sinais (Libras) é imprescindível. Libras traz benefícios no convívio familiar, na inserção no processo educacional, social e cultural, e também cumpre papel fundamental no desenvolvimento linguístico e precisa ser inserida na vida da criança nos três primeiros anos de vida. O objetivo deste trabalho foi analisar as leis para o ensino de crianças surdas, conhecer a relevância da participação da família na educação de crianças surdas e a importância da interação entre a escola e a família, e com a finalidade de enriquecer o trabalho foi realizada uma entrevista semiestruturada para conhecer a lei municipal, a implementação e as ações educacionais inclusivas para criança surda do município de Guarulhos no Estado de São Paulo. - TCCA importância da interação entre a escola e família para a criança surdaVieira , Miriam Cazuza Escanhuela (2022-06-15)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
A surdez é tão antiga quanto a humanidade, sempre existiram surdos, porém nos diferentes momentos históricos nem sempre foram respeitados, por muito tempo os surdos foram vítimas de uma concepção equivocada que vinculava a surdez à falta de inteligência, acreditava-se que por não poder falar, não desenvolveriam a linguagem, não poderiam pensar e por conseguinte sem possibilidade de aprendizagem formal, levando-os a serem marginalizados. A reversão desse quadro conceitual começou a ter início no final da Idade Média, mas foi no século XX que os princípios da inclusão ganharam força. Gradativamente emergiu uma nova concepção: a inclusão, e por conseguinte a educação inclusiva. Partindo da premissa de que todos são diferentes e nas diferenças os direitos são abarcados, torna-se importante considerarmos e conhecer a legislação que garantem os direitos da pessoa surda. A Constituição Brasileira de 1988 regulamenta que a educação é dever do Estado e da família, portanto, é imprescindível a união e cooperação entre essas duas forças e a inquestionável importância da participação da família na vida escolar. A família é o agente primário de socialização, é considerada a principal responsável pela formação do caráter de uma pessoa e ajuda a construir a identidade própria, no caso da criança surda o uso da Língua Brasileira de Sinais (Libras) é imprescindível. Libras traz benefícios no convívio familiar, na inserção no processo educacional, social e cultural, e também cumpre papel fundamental no desenvolvimento linguístico e precisa ser inserida na vida da criança nos três primeiros anos de vida. O objetivo deste trabalho foi analisar as leis para o ensino de crianças surdas, conhecer a relevância da participação da família na educação de crianças surdas e a importância da interação entre a escola e a família, e com a finalidade de enriquecer o trabalho foi realizada uma entrevista semiestruturada para conhecer a lei municipal, a implementação e as ações educacionais inclusivas para criança surda do município de Guarulhos no Estado de São Paulo. - TCCA importância da intervenção pedagógica em crianças com Transtorno do Espectro Autista na educação infantilSoares , Aialas Maciel (2023-06-07)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
As crianças com TEA podem apresentar prejuízos em suas interações sociais, dificuldade de comunicação, comportamentos rígidos e ritualísticos com interesses restritos, impactando o curso de vida das crianças e de suas famílias. Na educação infantil, é fundamental que haja um entendimento adequado sobre o TEA e estratégias de intervenções específicas para atender às necessidades destas crianças. O objetivo geral desse estudo é apresentar a importância e os benefícios das intervenções pedagógicas para a inclusão de alunos com autismo na Educação Infantil. Os procedimentos metodológicos escolhidos são pesquisas bibliográficas descritivas de análise qualitativa. Os resultados indicam que as práticas pedagógicas importantes para o professor são a criação de ambientes organizados, flexibilidade e adaptações curriculares, conhecimento e estímulo das potencialidades de cada aluno, reconhecimento sobre o brincar e o lúdico como recursos importantes no processo de ensino-aprendizagem das crianças com autismo e necessidade de os professores estarem conscientes de suas responsabilidades e de formação continuada. Conclui-se que há necessidade de aprimoramento nos processos de inclusão escolar desse aluno e que o professor tem um papel importante no desenvolvimento de crianças com TEA. Estudos de campo precisam ser desenvolvidos para que novas estratégias possam ser apontadas e ampliados os repertórios de intervenções pedagógicas dos professores que atuam na Educação Infantil com essa população. - TCCA importância da música na constituição do ser humano e sua contribuição no processo de alfabetizaçãoJesus , Vanessa Martins de (2023-12-12)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
O presente estudo aborda a importância da música na constituição do ser humano e sua contribuição no processo de alfabetização, tendo em vista o problema dos baixos índices de alfabetização alcançados no Brasil, que ocupa os últimos lugares em provas internacionais de alfabetização. A metodologia usada foi a de revisão bibliográfica e entrevistas semiestruturadas. Os resultados apontam que a música contribui de forma significativa no processo de alfabetização, promove o desenvolvimento da consciência fonológica, despertando na criança a possibilidade de segmentação sonora ao se trabalhar com cantigas de roda, levando-a a identificar pedaços de palavras que correspondem a rima. - TCCA importância das brincadeiras na formação da criança durante a Educação InfantilLaurencio , Fabiane Pereira (2023-06-16)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
A presente pesquisa científica foi idealizada, com o objetivo de conscientizar o educador sobre os objetivos formativos da educação infantil, enfatizando a importância do brincar no desenvolvimento integral da criança e também no sentido de resgatar o interesse, o prazer, e o entusiasmo pelo ato de aprender nesta faixa etária. O objetivo geral desta pesquisa consiste em discutir a necessidade e a importância das brincadeiras no aprendizado infantil, entendidas como promotoras do ato de aprender, despertando o interesse pela escola e pelo ensino por parte do aluno da Educação Infantil. O estudo procurará conceituar o lúdico, demonstrando sua importância no desenvolvimento infantil e na educação, como ferramenta útil ao processo de ensino e aprendizagem. A partir desta pesquisa os educadores poderão repensar um novo futuro mais dinâmico e ágil, adequado aos nossos educandos, sem dissociar o lúdico da pratica educativa. - TCCA importância das brincadeiras na formação da criança durante a Educação InfantilLaurencio , Fabiane Pereira (2023-06-16)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
A presente pesquisa científica foi idealizada, com o objetivo de conscientizar o educador sobre os objetivos formativos da educação infantil, enfatizando a importância do brincar no desenvolvimento integral da criança e também no sentido de resgatar o interesse, o prazer, e o entusiasmo pelo ato de aprender nesta faixa etária. O objetivo geral desta pesquisa consiste em discutir a necessidade e a importância das brincadeiras no aprendizado infantil, entendidas como promotoras do ato de aprender, despertando o interesse pela escola e pelo ensino por parte do aluno da Educação Infantil. O estudo procurará conceituar o lúdico, demonstrando sua importância no desenvolvimento infantil e na educação, como ferramenta útil ao processo de ensino e aprendizagem. A partir desta pesquisa os educadores poderão repensar um novo futuro mais dinâmico e ágil, adequado aos nossos educandos, sem dissociar o lúdico da pratica educativa.