Letras - Dissertações - CCL Higienópolis
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Letras - Dissertações - CCL Higienópolis por Título
Agora exibindo 1 - 20 de 407
Resultados por página
Opções de Ordenação
- Dissertação65 anos entre Cinderelas: proposta didático-metodológica para aulas de produção textual do ensino médioQuesada, Rafaela Prinholato (2018-02-09)
Centro de Comunicação e Letras (CCL)
Há anos a produção Cinderela tem encantado pessoas do mundo todo. Desde a versão do longa de 1950, os estúdios Disney consolidaram-na como a princesa mais celebrada e representativa dos sonhos femininos infantis e juvenis. No entanto, com as mudanças de paradigmas que existiam sobre a figura feminina e seu papel social, foi necessário produzir uma releitura mais significativa e condizente com o mundo pós-moderno do famoso conto de fadas. O objetivo era atender às novas expectativas do público atual. Trata-se da versão live action de 2015 homônima. É a partir desse contexto que surge esta pesquisa. Almejou-se discutir, junto a turmas da 2a. série do Ensino Médio de uma escola privada, localizada em São Caetano do Sul, questões voltadas para essas mudanças, que se pautam no feminismo, cujo auge se deu a partir da segunda metade do século XX. Dessa forma, inicialmente, foi necessário estudar referenciais teóricos sobre o ensino de Língua Portuguesa desde a chegada dos jesuítas ao Brasil até os dias atuais. Posteriormente, houve uma análise comparativa entre a versão de 1950 e a de 2015. Esse estudo inicial permitiu a elaboração de uma proposta didático-metodológica, descrita ao longo deste estudo, em que se buscava a produção de um trailer sobre a versão de Cinderela que cada educando gostaria de ver. Em função do reconhecimento da realidade dos alunos, toda a proposta foi calcada nas Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs). Como referenciais teóricos foram usados os pensamentos de Alloa (2015), Brasil (2000), Freire (2011, 2012) e Pastoureau (2007). Por fim, refletiu-se sobre a necessidade do docente, preocupado com a real formação dos seus educandos, observar os produtos culturais consumidos pelos discentes a fim de utilizá-los como ferramenta para a discussão de temas transversais da atualidade. - DissertaçãoA competência oral do professor de inglês da educação básica: formação, percursos e desafiosSilva, Ana Carolina De Melo (2023-08-08)
Centro de Comunicação e Letras (CCL)
Ensinar e aprender um novo idioma é sempre um desafio, especialmente no contexto nacional de educação básica. Assim, este estudo teve por objetivo investigar o percurso de formação e atuação do professor de inglês na educação básica brasileira. Investigar-se-á o ensino da habilidade oral tendo por base teórica a Abordagem Comunicativa de línguas estrangeiras, iniciada por Hymes (1966) e posteriormente desenvolvida por diversos autores, como Richards e Rodgers (2001), Larsen-Freeman; Anderson (2013) e Littlewood (1989). Esta dissertação, com base na pesquisa bibliográfica, examinou a história do ensino de línguas no Brasil, a preparação dos alunos na Licenciatura de Letras- Inglês e analisou dois livros didáticos com o objetivo de investigar o quanto a proficiência oral de professores de inglês é por eles sugerida. Estudos, registros e publicações relevantes sobre o assunto foram estudados para atingir esse objetivo. Constatou-se que muitos cursos ainda apresentam deficiências em termos de prática oral para os alunos de Letras. Embora a teoria linguística seja amplamente discutida, há poucas possibilidades para o desenvolvimento da competência oral, o que acaba por impactar no modo como os futuros professores atuam em sala de aula. Os livros didáticos utilizados nas escolas mostraram uma tendência a uma abordagem mais comunicativa, com maior inclusão de atividades destinadas à prática oral. No entanto, também houve várias falhas, como a falta de realismo das circunstâncias comunicativas hipotéticas e a falta de recursos que teriam auxiliado muito o engajamento e a fluência da fala. Ao destacar a importância de uma formação adequada e de materiais didáticos que valorizem a prática oral autêntica, este estudo bibliográfico busca compreender a importância da competência oral de professores de inglês no processo de ensino-aprendizagem dessa língua na educação básica brasileira. - DissertaçãoA face entre os versos: uma análise literária da alegoria da sabedoria em provérbiosBarbosa, Lucas Romaryo Nascimento (2023-09-22)
Centro de Comunicação e Letras (CCL)
Este trabalho é uma análise literária da alegoria da sabedoria em Provérbios. Objetivou-se compreender e explicar os efeitos de sentido criados por cada elemento que compõe a representação da sabedoria como alegoria dentro do livro, bem como seu desenvolvimento, especificamente nos capítulos 1, 8 e 9. Provérbios é um livro bíblico cuja autoria é atribuída ao famoso rei Salomão. A obra se insere na tradição de livros que constituem o gênero “Sabedoria”, pois trata, com linguagem poética, das discussões sobre “o que é” sabedoria e “como exercê-la” na prática. O percurso investigativo desta pesquisa partiu da compreensão de elementos externos (como a autoria e o gênero) e, depois, elementos internos (a estrutura do livro) para, então, realizar a interpretação da representação literária da sabedoria na obra. Utilizamos ferramentas de interpretação da linha teórica da “Bíblia como literatura” encontradas nos escritos de Robert Alter e João Leonel, bem como métodos de interpretação do conceito de “poesia hebraica bíblica”, como teorizado pelos autores Alonso Schökel e Zuleica Silvano. Como resultado, a pesquisa gerou subsídios para a leitura da poesia bíblica. - DissertaçãoA identificabilidade e a acessibilidade da cadeia referencial de contos brasileirosBorges, Brenda Evelin de Souza (2023-08-10)
Centro de Comunicação e Letras (CCL)
Neste trabalho, identificou-se as formas como uma cadeia referencial, com elementos introduzidos e mantidos nela como itens referenciais, é construída em contos brasileiros e quais são os efeitos de sentido possíveis em alguns desses itens referenciais dos contos selecionados para análise. Para tanto, o corpus da pesquisa foi construído pela seleção de seis contos do livro Os cem melhores contos brasileiros do século, seleção organizada por Italo Moriconi. Os critérios de escolha dos seis textos foram estabelecidos a partir da divisão cronológica que o próprio organizador usa em sua obra, sendo a primeira seção composta por contos publicados de 1900 a 1930, a segunda de 1940 a 1950, a terceira de 1960, a quarta de 1970, a quinta de 1980 e a sexta de 1990. Na primeira parte do trabalho, conceituaram-se os princípios básicos da Linguística sistêmico-funcional, tendo como principal referência a obra An introduction to systemic functional linguistic, de Halliday e Matthiessen (2014); em seguida, conceituou-se contexto e gênero textual, partindo das obras Language, context and text, de Halliday e Hasan (1985), An introduction to systemic functional linguistic, de Eggins (2004), Genre relations, de Martin e Rose (2008) e a A criação literária, de Moisés (1997); e, por fim, referência, um tipo de coesão textual, tendo como base Cohesion in English, de Halliday e Hasan (1976), e Texto e gramática, de Neves (2021). A partir desse referencial teórico, verificaram-se quantitativa e qualitativamente os diferentes esquemas de preenchimento gramatical (sintagma nominal, ou pronome, ou zero) dos principais itens referenciais dos textos selecionados; a partir desses dados, verificou-se qual tipo fórico é mais recorrente em cada cadeia referencial; em seguida, foi feita uma comparação entre os tipos fóricos de pares de contos com algumas décadas de diferença de publicação; por fim, detectou-se qual é o grau de identificação dos tipos fóricos mais recorrentes nos contos analisados. A análise revelou que a depender do efeito de sentido provocado no texto diferentes tipos fóricos são usados para preenchimento das casas fóricas que constroem a cadeia referencial dos itens referenciais analisados. - DissertaçãoA narratividade bíblica no conto “na arca”, de Machado de Assis: uma análise funcionalistaCrispim, Priscila Nery Paixão (2023-08-15)
Centro de Comunicação e Letras (CCL)
Esta dissertação busca verificar como a linguagem (dimensão lexical e construcional) é caracterizada no texto bíblico e no conto literário machadiano. Os textos de análise no trabalho são o conto de Machado de Assis “Na Arca: três capítulos inéditos de Gênesis”, doravante nomeado apenas como “Na Arca”, e o relato bíblico de Gênesis, capítulos 6 e 7, transcrito em uma versão de tradução considerada tradicional, a Almeida Revista e Atualizada (ARA). Verifica-se que o texto bíblico apresenta um relato prescindindo de comentários entremeados na narrativa, e prezando, pois, pelo seu objetivo de ensinar e doutrinar a comunidade religiosa que nela crê. O texto machadiano, por sua vez, cria arte, na apresentação de comentários marcados com fina ironia. O objetivo da pesquisa é pôr em cotejo as características de aproximação e de distanciamento do conto à linguagem bíblica em sua versão tradicional. Para tanto, busca-se aporte teórico sobre tempo narrado e tempo comentado em Weinrich (1968), análise da conversação em Marcuschi (2010), além de recorrer-se à moldura teórica do funcionalismo linguístico analisado em Halliday (2001) e Neves (2001; 2006; 2018a). A amostra permite concluir por uma grande diferença entre as duas narrativas, apesar de ambos os textos tratarem da mesma história. A busca inicial deste trabalho foi verificar se Machado de Assis utilizou aspectos próprios da linguagem bíblica e, se usou, quais são os pontos de distanciamento e de aproximação do conto machadiano (literário) com a linguagem bíblica. A conclusão foi que há mais pontos de distanciamento lexical e mais pontos de aproximação na construção linguística. - DissertaçãoA “atualização” da linguagem nas versões bíblicas de João Ferreira de Almeida vista com o suporte teórico do funcionalismoRibeiro , Artur Freire (2023-06-06)
Centro de Comunicação e Letras (CCL)
Tendo como suporte teórico o paradigma linguístico denominado Funcionalismo, em particular as propostas de Halliday (1970; 1978; 2004; 2014), Halliday e Hasan (1976; 1989), Dik (1997) e Neves (2018a; 2020), esta dissertação busca verificar em que consiste aquilo que os tradutores das versões bíblicas a seguir consideram português brasileiro ‘atual’. Considerando-se que as obras em análise neste trabalho são a Bíblia Sagrada – versão Almeida Revista e Corrigida – 12.ª edição (2008 [referente à 2.ª edição, de 1969], ARC), Bíblia Sagrada – versão Almeida Revista e Atualizada – 2.ª edição (1993, ARA) e Bíblia Sagrada – versão Nova Almeida Atualizada (2017, NAA), a pesquisa objetiva também: (i) diferenciar o que de linguagem foi considerado moderno nas versões ARA e NAA, já que ambas são apresentadas como ‘atualizadas’; (ii) identificar o que determina as mudanças de linguagem nas versões denominadas ‘atualizadas’; (iii) examinar complicadores para a tradução do texto bíblico; e (iv) refletir sobre questões linguísticas, interacionais e socioculturais abrangidas naquilo que as versões mais recentes em análise neste trabalho propõem como ‘atualização’ da linguagem do texto bíblico. Pode-se considerar que a busca operada e as análises conduzidas avançaram na direção programada, pois foi possível verificar que a ‘atualização’ da linguagem de que falam os tradutores sugere, em geral, o uso de léxico mais popular, corrente, convencional e inclusivo de gênero, desde que essas peças do léxico não se refiram a uma doutrina bíblico-teológica; abrasileiramento do português, diminuição da complexidade dos enunciados, uso de mecanismos mais comuns na oralidade informal; bem como uso de construções e expressões coloquiais e distensas, reflexo da cosmovisão cristã protestante e do aprimoramento exegético, como ainda, em menos casos, conservação de estrutura das línguas originárias da Bíblia; a ARA introduz e/ou preserva solenidade à linguagem. Ao contrário disso, a NAA visa a certo despojamento da linguagem. A ‘atualização’ não é ampla e irrestrita; quando os tradutores oferecem uma nova versão da Bíblia, eles levam em conta o público a que ela se destina e nessa consideração a NAA arrisca-se mais do que suas antecessoras, pois, de modo mais franco do que a ARA, a jovem versão tem de dar conta de atingir dois grupos leitores (especializado e leigo) e ser fiel ao texto fonte. Tudo isso impõe limites à tradução, deixando evidente que traduzir a Bíblia é diferente de traduzir outros textos. Em síntese, o propósito de toda a ‘atualização’ visada pelos tradutores andou no sentido de conciliar com eficiência o texto bíblico e o seu leitor, uma tarefa complexa. - DissertaçãoAinda é possível sonhar com a liberdade?: análise hermenêutica do discurso: I have a dreamSantos Filho, Jorge Corrêa dos (2017-08-28)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
The speech “I Have a Dream”, delivered by Martin Luther King, has echoed throughout the world over the years for political, social and religious reasons. Despite being a deeply studied text, this dissertation aims to approach it within the scope of a hermeneutical analysis of the discourse, seeking to better understand its pertinence and adequacy, both at the time of its pronouncement and in the present day. In its original context, Luther King's speech points to the struggle against racial segregation and the exclusion of civil rights of black Americans. The manner in which the speech and the objectives of the March for Rights and Labor were presented took over the US capital city with people aggrieved for suffering segregation and sensitive to this intolerant attitude. For this, this dissertation, as it aims a Hermeneutic Analysis of the Discourse, recovers historical, social, political and religious contexts. The present study also makes intertextual connections to other Luther King’s conferences, as well as with several moments in which the presence of the text of the Sacred Scriptures can be recognized. Finally, under a contemporary view, this research verifies the current relevance of the theme of "I Have a Dream", a discourse that is constantly re-contextualized and whose theme is always urgent. - DissertaçãoO Alienista : eco de vozes sociaisIto, Márcia Camargo (2006-08-11)
Letras
Based on the Line of Research, discursive process and textual production , the present work focuses on the relation between the ethos and the discourse. The ethos is revealed through the discourse, in the same way, the discourse is supported by a body and a voice . We followed the Discourse Analysis of French way, backed to the social historic lingüistic process, in the work O Alienista by Machado de Assis. In this corpus (text) we used the Maingueneau s perspective, that each ethos express a different discourse; considering the Aristotle s principle of verisimility who affirms that to the poet is not necessary to tell what happened exactly; but what could have happened. For this perspective, we analysed many fictional ethé in interaction, that results in a dialogue between many ideologies that argument with each other, promoting the text development. In this fictional world, criated by Machado de Assis, we worked with the concepts of poliphony and interdiscursivity. The presence of many voices has a functional purpose, because they are articuled strategically, to visualize the dialogue between many discourses; and, as a result, the conflit between many ideologies. If we look with attention, we will see that O Alienista projects the structure of a fictional world, reported by the narrator s ironical ethos, that denounces the society of his time, or, apart from this, the society that exists in the eternal present. - DissertaçãoO amor romântico parodiado em A mulher sem pecado, de Nelson RodriguesReis, Rafael de Oliveira (2016-05-17)
Centro de Comunicação e Letras (CCL)
Se pretende en esta investigación, basada en la teoría de la parodia y la retórica, la forma de analizar los discursos y acciones de Olegario y Lidia depreciar el amor y directo a la destrucción de la relación matrimonial. Análisis de la mujer sin pecado tiene la intención de investigar cómo el amor romántico se parodió, destacando las acciones y los diálogos entre Olegario y Lidia, personajes de la obra, así como las acciones y los diálogos entre pares de personajes de novelas románticas: El moreninha , de Joaquim Manuel de Macedo y de la destrucción de Amor, Camilo Castelo Branco, que servirá como elementos parodiado. Por lo tanto, se tendrán en cuenta los contextos históricos; el diálogo intertextual y interdiscursivo Nelson Rodrigues el trabajo de manera que se destacan las inversiones; la capacidad de persuasión de personajes que buscan cambiar las situaciones que serán evidentes a partir del discurso general y discurso partidista; la carnavalización del amor y la relación matrimonial como resultado de mentiras y celos exhibidas por el modernismo y la presencia de la carta como un elemento indispensable permeado importancia. Con el resultado del análisis, se concluye que los discursos de los personajes involucrados en el drama corroborado que se produjo la traición de Lidia, que culminó en una práctica crítica de la contextualización como las representaciones morales y sociales, la eliminación de cualquier representación que huye romántica de la realidad. El amor de gran prestigio para los moralistas periodo determinado llegó a ser subvertido y el choque de la modernidad dio lugar a la amortización de los aspectos antes romanticismo sobreestimado. - DissertaçãoAmor Veríssimo: estudo sobre a adaptação de crônicas de L.F. VeríssimoContave, Natalia de Figueiredo (2016-10-06)
Centro de Comunicação e Letras (CCL)
This study is about the relationship between literature and television, it discusses the point of view of theory, and it also brings up practical application in analysis, which draws a comparative study among the texts of two semiotic spheres. In the theoretical chapters some points are reported, first, on the origin of chronicle and its history and development up to the point it is considered a literary genre, afterwards, the television language is analysed and also its evolution up to present times. Secondly, the issue of audio-visual adaptation is presented, its specifications and processes, focusing on the relationship with literature. The concept here inserted is based on the Bakhtinian theory of dialogism, it is not only a critical analysis based on the loyalty between the literary original work and its adaptation, but, to understand its adaptation as a way of transformation and creation of a new independent work. This dissertation also brings theoretical content related to the target point on fictional narratives, it discusses, at last, a question regarding to both literary theory and audio-visual language. The analysis is made on the chronicles of Luis Fernando Verissimo and the first season of Amor Verissimo as well – a series directed by Arthur Fontes and broadcast by GNT –, from the theoretical features about narrative focus on each one of them and also taking as a complement the pondering relationship between both of the works. - DissertaçãoAnálise do discurso da carta de Pero Vaz de CaminhaBugni, Marcelo Adriano (2018-08-24)
Centro de Comunicação e Letras (CCL)
O discurso do colonizador opõe basicamente dois sujeitos: um é o sujeito detentor do saber, "superior" aos outros e no direito de explorar as terras e/ou os povos com os quais estabelece contato e o Outro é o "inferior", quem não possui os conhecimentos, não pratica a mesma religião, não vive em uma sociedade organizada segundo os moldes do colonizador, são literalmente outros, sem fé, sem lei e sem rei. A presente dissertação analisa o discurso do colonizador presente na Carta escrita por Pero Vaz de Caminha e enviada ao rei D. Manuel em 1500 A.D. Está inserida na Linha de Pesquisa "Língua, literatura e sociedade: discurso na comunicação, discurso religioso, discurso pedagógico, discurso político" no Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Utiliza os pressupostos teórico-metodológicos da Análise do Discurso de linha francesa a partir das concepções apresentadas por ALTHUSSER (1970), FIORIN (1998, 2014, 2015, 2016), FOUCAULT (2008), MAINGUENEAU (2013), ORLANDI (2008, 2011, 2012, 2015) e PÊCHEAUX (2014). Procura observar o discurso do colonizador no século XVI, respondendo ao questionamento sobre por que Caminha se apresenta como escrivão focado no povo e não tão especificamente na terra, refletindo para responder a esse questionamento sobre o papel do sujeito na relação entre o enunciador e o enunciatário bem como busca a análise revelar as formações ideológicas e discursivas que estão presentes na Carta. - DissertaçãoAnálise do discurso literário: o dialogismo, a polifonia e a antítese na formação de figuras femininas em "Grande sertão: veredas" de Guimarães RosaGomes, Mirlane Moreira (2008-02-14)
Letras
Esta pesquisa tem como principal o estudo da obra Grande Sertão: veredas, representante do Modernismo e Neomodernismo brasileiros, escrita pelo autor mineiro Guimarães Rosa , cujo objetivo é, particularmente, a análise de três figuras femininas que fazem parte deste romance, sob o ponto de vista da Análise do Discurso. Neste trabalho, a Análise do Discurso pretende contribuir para que alguns aspectos sejam observados, o que é de interesse para a Literatura e para a Análise do Discurso. A obra apresenta vinte mulheres e grande é a importância das figuras femininas para Rosa, porém, três delas constituem o fulcro do andamento do enredo de todo o romance, por esta razão, Diadorim, Otacília e Nhorinhá são as personagens escolhidas para análise dos elementos discursivos que as personificam. A proposta teórica é a de demonstrar as origens e tendências da Análise do Discurso( AD) e, para isso, alguns autores como Maingueneau, Orlandi e Foucault são citados para serem representantes de propostas atuais de análises que colocam a AD como ciência interdisciplinar. O Dialogismo e a Polifonia, segundo Bakhtin, são conceitos apresentados e analisados nas partes selecionadas para a composição do Corpus. Este procedimento completa a maior questão desta pesquisa que é a de demonstrar como a Antítese, o Dialogismo e a Polifonia são recursos de grande destaque para a formação discursiva das figuras femininas estudadas. - DissertaçãoUma análise do ethos no discurso publicitário da L'Oréal ParisBlasques, Fernanda (2007-02-08)
Letras
The research here developed has had the intention of showing the build up of the ethos in the advertising speech of L Oréal through the analysis of advertising pieces propagated in the printed media in the year 2006.Studied since Aristotle s Rhetoric until our times through the Speech Analysis and authors as Maingueneau and Charaudeau, the ethos takes part into the formation of the enunciative scene, also built by aspects the place and time of the articulation, social condition of the speaker and the listener of the message and the situation in which the speech is being produced. As the ethos is the voice of the speech, it makes interdependent all the other relevant elements for the building of the scene. To achieve the objective, we start by pointing out the definition and presentation of concepts referring to the Speech Analysis (more specifically about the ethos) according to the works of Charaudeau (2006) e Maingueneau (1997, 1999 e 2002), and to aspects of the advertising language according to Carvalho (2003), Carrascoza (2003) and Priore (2000). The considerations about Ideology retake authors as Althusser (1998), Bakhtin (1990) and Neto (1999); theoretic aspects about ethos, rhetoric and persuasion in the works of Aristóteles (199_ e 2000), Maingueneau e Charaudeau. In the analysis, the advertisings were described in their image aspects; after that, they were studied in relation to their speech and ideological formation, and, finally, according to the message transmitted by the speaker of the ethos. As the result, it was verified that, independently of the product announced or the kind of public to be achieved by the speech of the speaker, the same ethos is kept trying to offer the consumers something that may be able to resolve an important problem for the modern women: the necessity of eternal beauty and youth, which are values imposed by the current Ideology. For this to be possible, the speaker of the ethos of L Oréal Paris uses famous models (who posses the values desired for modern women) to give authority to the advertisings. So the ethos suggests always that common women can also become beautiful and young as the stars in the ads. - DissertaçãoAnálise do jornal Nacional e do jornal da Record: do léxico ao discursoDourado, Marisa dos Santos (2006-03-21)
Letras
Pesquisa elaborada na área de Letras analisa dois telejornais: das 20 horas, da Rede Globo - Jornal Nacional - e 20h30, da Rede Record - Jornal da Record. Nosso objetivo específico é, então, analisar como se organiza o discurso utilizado nos telejornais de ambas as emissoras. Seguimos a linha teórica da Análise do Discurso de linha francesa em autores como Bakhtin, Ducrot, Orlandi, que serviram de fundamento teórico desta dissertação. Para alcançarmos o objetivo pretendido, registramos as notícias em gravações midiáticas, transcrevemo-las de acordo com as normas do NURC/SP e as analisamos de acordo com a Análise do Discurso e com o método paramétrico Camlong. As tabelas paramétricas nos ajudaram bastante na verificação da temática das notícias a partir do vocabulário analisado. - DissertaçãoAnálise estilística do romance "Viagens na minha Terra"Cantarin, Benedito Eduardo Soares de Souza (2010-02-10)
Letras
By means of a scientific research (the results of which are recorded in the present text), the author tried to analyze enunciates extracted from the romantic novel Viagens na minha Terra, written by the Portuguese Almeida Garrett. The author aimed to understand the factors of the expressive linguistic use made by this artist, use wich is sense effects producer and use wich is a reflection of romantic ideology preponderant in the first half of the 19th century, ideology on which the Garrett s personality is sedimented. Besides, considering the Stylistic as the science that studies the style and considering style as the manifestation on the linguistic constructions of the writer s personality the author arrived at the conclusion that the notoriety given to the cited romantic novel is due to the stylistic perfection of the Garrett s writing, artist that transmits, by means of his enunciates, information the content of which is not completely contained in the semantic load that exist either in the words, or in the sentences, or in the full text, but rather information the content of which is also contained in the sense effects produced by stylistic facts. - DissertaçãoUma análise lingüística de algumas peças publicitárias: os efeitos de ambigüidade e de humorRomagnolo, José Alexandre (2007-03-08)
Letras
São incontáveis os estudos sobre o humor e sobre aquilo que faz as pessoas rirem; no entanto, enquanto a maioria deles versa sobre questões gerais, muito poucas referem-se aos aspectos lingüísticos envolvidos no humor. A melhor maneira de estabelecer a diferença entre um tratamento lingüístico do humor e outra abordagem qualquer dos mesmos textos talvez seja utilizar os termos segundo os quais a lingüística explica o como e não o porquê do humor. Ou, não se tentará aqui explicar o que os textos de humor, em especial os ambíguos, significam, mas como podem funcionar. Pretende-se aqui, pois, descrever as chaves lingüísticas que são o meio que pode desencadear nosso riso. A Lingüística Textual, por Ducrot, trabalha, com objeto particular de investigação, não mais a palavra ou a frase, mas sim o texto. Ela pode servir para análise de diversos tipos de manifestação da linguagem, e, eventualmente, algumas áreas dessa ciência podem fornecer instrumentos melhores para clarear determinados aspectos da linguagem do humor. Então, este trabalho tem por objetivo analisar especificamente a ambigüidade na produção do humor em textos de propaganda, já que são dados de tipo crucial, com algumas vantagens: encontram-se em grande quantidade e provavelmente em todas as culturas, são dados efetivamente enunciados pelos falantes, não necessitam ser criados ad hoc para experimentos-limite e a maior parte desses textos podem ser divertidos. Para tanto, terá como bases teóricas textos de Abaurre, Bakhtin, Bateson, Becker, Bergson, Bigal, Brait, Carvalho, Carrascoza, Chiaro, Chomsky, Dascal, Dias da Silva, Fernandes, Freud, Huizinga, Jameson, Mennucci, Perelman, Piatelli-Palmarini, Raskin, Salmon, Sant Ana e Ullmann. - DissertaçãoUma análise semiótica dos comentários de leitores de blog e Facebook: tipos de comentários e questões de intolerância na internet.Silva, Denise Barros da (2017-02-09)
Centro de Comunicação e Letras (CCL)
Este trabalho tem como tema a constituição dos tipos de comentários na internet, especificamente no blog e na página de Facebook do jornalista Leonardo Sakamoto. Os objetivos deste trabalho são: mostrar como se constroem os discursos dos comentários de blog e Facebook; mostrar que esses discursos nem sempre dialogam com o discurso postado e muitas vezes não admitem resposta; são, portanto, discursos monofônicos e autoritários; discutir a questão da interatividade na internet, para verificar se esses discursos são realmente interativos ou são discursos surdos, que emudecem os outros e apontar a intolerância, que aparece em muitos dos comentários. A teoria semiótica de linha francesa foi a principal base para as análises dos discursos. Para a questão da intolerância foram utilizados, principalmente, os trabalhos de Barros sobre a constituição dos discursos preconceituosos e intolerantes. Foram analisados nos textos principais e nos comentários os procedimentos discursivos e as relações dialógicas existentes entre os discursos. O corpus de análise é constituído de três textos publicados por Sakamoto em seu blog e quatro comentários de cada texto, totalizando doze comentários analisados. Os comentários foram divididos em quatro categorias: discorda do jornalista e faz ataques pessoais; discorda e refere-se aos argumentos; concorda e faz elogios pessoais e concorda e refere-se aos argumentos. Por meio da análise discursiva foi possível identificar as características constitutivas desses textos, suas relações interacionais e discutir as questões de interatividade e intolerância na internet. - DissertaçãoAprendizagem humanizadora: um relato de experiência com propostas para melhorar o ensino de língua portuguesaAlves, Carla Batista (2020-08-05)
Centro de Comunicação e Letras (CCL)
Refletir a respeito da práxis docente foi o ponto de partida para o desenvolvimento da presente pesquisa. É a partir da reflexão sobre a prática, um aspecto essencial para o professor, que caminhos metodológicos são priorizados e a aprendizagem é facilitada. Uma vez a que vida é dinâmica e a forma de ensinar também precisa desse mesmo dinamismo para acompanhar as novas demandas dos estudantes e do contexto que os cerca, diversas estratégias didático-metodológicas devem ser implementadas na busca de um processo de ensino-aprendizagem mais satisfatório. Nesta dissertação, cujo caminho metodológico privilegiado foi o do relato de experiência, será apresentada uma proposta pedagógica que valorize, como estratégia, a dinâmica de convivência, a roda de conversa, o diálogo e a amorosidade, a fim de que se produza uma relação positiva entre professor e aluno, a qual reverberou em ações pedagógicas que promoveram uma aprendizagem humanizadora e significativa. Tais atividades buscaram desenvolver, nas aulas de Língua Portuguesa, habilidades cognitivas e socioemocionais que resultaram em participações protagonistas dos discentes, permeadas de reflexão, criticidade, autonomia, empatia, solidariedade e amorosidade, à luz da concepção de educação de Paulo Freire que inspirou um olhar humanizador e crítico ao ato de ensinar. - DissertaçãoA apresentação da literatura nos livros didáticos do ensino médioJaconi, Sônia Maria Ribeiro (2006-01-18)
Letras
O ensino de literatura no nível médio é apresentado, tanto nos livros didáticos quanto nas aulas ministradas, como uma matéria que explora muito mais os fatos históricos de uma época que influenciaram determinado movimento artístico do que uma disciplina que possibilita o estudo da arte como força criativa da imaginação e a intenção estética da linguagem escrita. Neste contexto de ensino, a literatura limita-se em divulgar apenas os acontecimentos de um passado muito distante dos dias atuais. Uma vez que a literatura fica restrita ao estudo dos fatos históricos, o lado lúdico, a exploração da língua no seu sentido conotativo, assim como a utilização dos recursos lingüísticos e estilísticos fica num plano secundário. Dessa forma, afastamos do aprendiz o prazer pela leitura dos clássicos e deixamos de apresentar as publicações contemporâneas e pós-modernas, isto é, perdemos mais uma vez a oportunidade de motivar o aluno adequadamente. Com base na observação desta realidade, este trabalho tem como objetivo discutir as condições dessa disciplina no ensino médio, traçando sempre um diálogo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN´s). Este estudo apóia-se na análise de alguns dos livros didáticos indicados pelo Programa Nacional do Livro do Ensino Médio PNLEM/2005, dando uma atenção especial para o conceito de literatura que cada um apresenta e como se faz a concretude desse ensino. - DissertaçãoA argumentação e os processos retóricos no jornalismo opinativoCarmo, Valdemir Manoel do (2006-12-12)
Letras
Este trabalho, baseado principalmente nas concepções de Aristóteles, tem como finalidade estabelecer as relações entre o argumento, como fundamento retórico, e o jornalismo opinativo. Como resultado, notamos a afinidade entre a retórica e a dialética, entre o argumento e a liberdade como forma de expressão essencial no ser humano. É esta demonstração de alvedrio que faz do homem uma especial criação da natureza. Percebemos também que o enunciado jornalístico não é apenas notícia, mas conhecimento composto de sentido em um determinado contexto. E este conhecimento toma características especiais quando do jornalismo em formato opinativo. Ao revisitar os estudos do sábio Aristóteles, vimos como é importante o legado deste grego, que marca, com seus estudos sobre a retórica, toda a estrutura dos textos opinativos que lemos todos os dias.