Letras - Dissertações - CCL Higienópolis

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  • Dissertação
    Resistência à linguagem neutra : preconceito e intolerância
    Fernandes, Júlio César Vieira (2024-02-06)

    Centro de Comunicação e Letras (CCL)

    A língua ampara e subsidia a existência do sujeito conferindo-lhe validação, representatividade e autonomia nas mais diferentes práticas sociais na contemporaneidade. Desse ponto, romper com os paradigmas postulados diante do gênero, por intermédio da linguagem neutra e do que essa preconiza, vai além do que era esperado ou foi designado ao nascimento desse sujeito nesse perfilamento, transcende e culmina em um sujeito livre de preconceitos, ódios e intolerância. Diante disso o objetivo geral deste trabalho é analisar manifestações nas redes sociais sobre a linguagem neutra para evidenciar traços linguístico-discursivos por meio dos quais o preconceito e a intolerância em relação a ela se revelam. Nesse âmbito, constitui objeto de nossa pesquisa as manifestações dos internautas sobre o tema em pauta verificando a reação desse tema em discussão no Twitter (X). O conjunto de dados que analisamos são manifestações de usuários dessa rede, entre setembro de 2021 e julho de 2022. Os fatos que desencadearam as manifestações na rede são os seguintes: a) utilização dos comandos #linguagemneutranão #linguagemneutra; b) o Projeto de Lei 77/21 de Porto Alegre; c) A Lei nº 5.123, de 19/10/2021 de Rondônia, que trouxeram muitas demonstrações de discursos de intolerância e preconceito, sobretudo o linguístico, no tocante à linguagem neutra. Definida, então, a orientação teórica, procuramos dominá-la com base em textos fundamentais que tratam dela: Para tratar das noções sobre linguagem neutra: Fiorin (2022); Othero e Filho (2021); Carvalho (2020); Schwindt (2020); Meyer & Soares (2004); para embasar as noções de preconceito e intolerância: Moreira & Lopes (2020); Ambuja (2012) e Barros (2007; 2014; 2016; 2019;). A base teórica nos abriu o caminho para definir as orientações metodológicas, os critérios de análise e, especialmente, os objetivos da dissertação. Percebemos nelas duas tendências especialmente evidentes: a) a predominância absoluta de posicionamentos intolerantes dos internautas em relação à relevância do tema em si, e intolerância maior ainda com o fato de ele constituir objeto de discussão; b) a vinculação muito frequente da postura de intolerância com posicionamento político.
  • Dissertação
    Samba-enredo: memória cognitivo-discursiva e bem simbólico
    Costa, Anna Beatriz Silva Azevedo (2023-11-23)

    Centro de Comunicação e Letras (CCL)

    Esta dissertação tem como tema a interconexão entre Pré-Discurso, Memória Cogni?vo-discursiva e a designação do Bem Simbólico par?ndo de uma análise enuncia?va das letras de sambasenredos, de 1988 e 2019, da Escola de Samba Estação Primeira de Mangueira. Esse estudo orientou-se pelos construtos teóricos da Análise do Discurso francesa. Propôs-se a estabelecer os conceitos e explicar a relação entre memória coletiva e o bem simbólico de Pierre Bourdieu (2001) usando como caminho metodológico os conceitos do pré-discurso na construção da memória cognitivo-discursiva de Marie-Anne Paveau (2013). Em sequência, analisou-se sob o enfoque enunciativo, as letras de dois sambas-enredo da Escola de Samba Estação Primeira de Mangueira (1988 e 2019), visando verificar como o processo de significação do discurso evidencia a noção do pré-discurso atrelado à construção da memória coletiva e à designação do bem simbólico.
  • Dissertação
    Luiz Gama: escravizado, poeta, advogado, jornalista
    Souza, Santiago Moreno Araujo (2024-02-09)

    Centro de Comunicação e Letras (CCL)

    Esta dissertação, vinculada à linha de pesquisa “Língua, literatura e sociedade” do Programa de Pós Graduação em Letras da Universidade Presbiteriana Mackenzie pretende apresentar e discutir – por meio de episódios de sua vida e de passagens de sua obra- a presença de Luiz Gonzaga Pinto da Gama (Salvador 1830 - São Paulo 1882), mais conhecido como jornalista no panorama literário e político do Brasil do século XIX. Até recentemente, a figura de Luiz Gama não frequentava o discurso crítico mais canônico da literatura brasileira, embora Afrânio Coutinho e Antonio Cândido o mencionem e sua vida tenha chegado às telas: o filme de 2021 da Globo Play – “Doutor Gama”- popularizou muito a figura do poeta baiano. Sua obra poética é representada pelo livro Primeiras Trovas Burlescas (1859 ), cuja autoria é atribuída a Getulino, com uma segunda edição, ampliada, publicada dois anos depois, em 1861. Os textos aqui comentados vêm da edição publicada em 2000 pela Editora Martins Fontes, com organização da Professora Doutora Ligia Fonseca Ferreira.
  • Dissertação
    Bilac e o jornalismo: crônicas de Olavo Bilac sobre a imprensa, a profissão jornalística e vida de escritor
    Oliveira , Ruam (2024-02-08)

    Centro de Comunicação e Letras (CCL)

    Olavo Bilac foi poeta, escritor e também jornalista. Esta última faceta ainda menos conhecida e menos pesquisada na academia. Levando esse contexto em consideração, este trabalho traz análises de crônicas escritas por Bilac nos jornais A Bruxa, Correio Paulistano e O Estado de S. Paulo, que mostram um jornalista preocupado com seu tempo e com a profissionalização do escritor no Brasil. De que forma o príncipe dos poetas, como era conhecido, observava o jornalismo desenvolvido em sua época? Com esta breve seleção de oito crônicas, gênero textual que une literatura e jornalismo, esta pesquisa observa a maneira como Bilac lidou com tais temáticas citadas anteriormente.
  • Dissertação
    Do silêncio ao protagonismo em o lado bom da vida: a função paterna no romance e no filme
    Bragança , Isabela (2024-02-08)

    Centro de Comunicação e Letras (CCL)

    Esta dissertação tem como propósito analisar a relação entre pai e filho tal como caracterizada no romance O lado bom da vida, de Matthew Quick (2012), e em sua homônima adaptação cinematográfica, de David O. Russell (2012), buscando: a) entender quais foram as mudanças essenciais desse relacionamento familiar entre livro e filme; b) explorar as possíveis motivações para essas escolhas; e, principalmente, c) entender como elas impactam na interpretação das obras pelo público. Estudos que envolvem a discussão sobre a adaptação de obras literárias estão consolidados no meio acadêmico, como os desenvolvidos pela autora Linda Hutcheon (2011), que é a principal referência teórica para este trabalho, visto que ela apresenta e defende uma visão ampla e coerente sobre a recepção de uma obra adaptada, entendendo-a como uma produção criativa, que não deve — não se pretende e não conseguiria — ser idêntica à primeira obra. Com este referencial, tomamos a adaptação cinematográfica de Russell (2012) como uma leitura particular do romance de Quick (2012), na qual foi necessário reestruturar alguns episódios e modificar algumas relações entre personagens, primeiramente pela natureza das mídias, que implicam diferentes tempos e espaços, mas também por outras questões técnicas e sociais. A hipótese norteadora da pesquisa foi de que tanto a reestruturação de acontecimentos do romance quanto a modificação de características de alguns personagens e seus relacionamentos são, em grande medida, decorrentes: 1) do fato de que a obra cinematográfica alcança um público diferenciado, que espera uma dinâmica narrativa mais fluida; 2) da relação pessoal do diretor com a obra de Quick (2012) gerar consequências em suas escolhas técnicas; e 3) da expectativa do público, mesmo que inconscientemente, de ver uma relação parental mais expressiva e condizente com a contemporaneidade, na qual tanto pai quanto filho busquem alguma forma de comunicação, ainda que falha. Para seu desenvolvimento, o trabalho foi dividido da seguinte forma: na Introdução da dissertação explicita-se o tema da pesquisa, objetivos, justificativa e metodologia; no Capítulo 2 são esclarecidos conceitos sobre a relação entre obra literária e sociedade, além de serem apresentadas definições tradicionais e modernas de “família” e da função paterna nesta; o terceiro capítulo analisa a relação parental construída especificamente no romance de Quick (2012); o quarto capítulo apresenta essa relação na adaptação cinematográfica, destacando as implicações interpretativas das mudanças observadas para o público telespectador e leitor. O texto é finalizado com as Considerações finais e com as referências que fundamentaram teórica e criticamente a pesquisa realizada.