Letras - Dissertações - CCL Higienópolis

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  • Dissertação
    O romance Nossa Parte de Noite (2019), de Mariana Enriquez, e a construção do horror gótico: locus horribilis e a monstruosidade
    Dubra, Santiago Daniel (2025-02-06)

    Centro de Comunicação e Letras (CCL)

    Esta dissertação estuda a relação entre o horror gótico e o contexto sócio-histórico presente na tessitura do romance Nossa Parte de Noite (2019), de Mariana Enriquez, bem como os diálogos com o gênero gótico, sedimentado em obras clássicas como Frankenstein, ou O Prometeu Moderno (1818), de Mary Shelley, O Médico e o Monstro (1886), de Robert Louis Stevenson e Drácula (1897), de Bram Stoker. Explora como a presença dos elementos característicos do horror gótico, o locus horribilis, a presença fantasmagórica do passado e a personagem monstruosa, são ressignificados em uma obra contemporânea. O espaço narrativo construído por Mariana Enriquez sob a perspectiva da ditadura militar argentina revela-se como locus horribilis, central na obra, bem como os personagens Juan Peterson e Gaspar, são referências à constituição da monstruosidade e remetem às figuras do Conde Drácula, de Drácula (1897), do Sr. Hyde, de O Médico e o Monstro (1886), e a Criatura, de Frankenstein, ou O Prometeu Moderno (1818). Com base em teóricos como Joseph Campbell (1991), David Roas (2013), e Martha Nussbaum (2010), assim como estudos críticos de Stephen T. Asma (2009), Jerold E. Hogle (2002), e Óscar Nestarez (2017), evidencia-se como o horror gótico se adapta e se renova, mantendo-se relevante ao explorar dilemas humanos universais e sociais. Nessa dissertação, a compreensão das dinâmicas do horror gótico em narrativas de contextos diversos permite analisar a reconfiguração e a potência dos elementos locus horribilis e a monstruosidade na reflexão sobre literatura latino-americana contemporânea.
  • Dissertação
    As formas da nostalgia no speedrun: uma análise semiótico-discursiva
    Kinchoku, Cibele Aparecida Miyuki (2025-02-17)

    Centro de Comunicação e Letras (CCL)

    No mundo contemporâneo, o mercado de jogos eletrônicos emerge como um dos mais ascendentes, impulsionado pela facilidade de compartilhamento de informações proporcionada pela tecnologia. Contudo, essa dinâmica também reduziu a vida útil das obras, à medida que a demanda aumentou, fazendo com que o efeito de novidade tenha durado menos. Para contornar esse problema, alguns jogadores desafiam-se a terminar os jogos o mais rápido possível, compartilhando suas proezas no site speedrun.com, cujo nome reflete essa prática. Frequentemente, esses indivíduos são motivados pela nostalgia em relação aos jogos. Esta dissertação tem como objetivo geral compreender o fenômeno do speedrun, e seus objetivos específicos são: analisar a influência da nostalgia na comunidade, por meio da análise dos comentários nos vídeos de speedrun dos jogos Super Mario Bros (1990) e The Legend of Zelda (1991), já que essa prática está em ascensão, como demonstrado em eventos como o Games Done Quick (SGDQ) (2010). A metodologia adotada é a análise semiótica dos comentários dos vídeos de speedrun, baseando-se na abordagem semiótica de Barros (2002, 2005, 2011, 2016 e 2023), Carreta (2018), Fiorin (2007, 2009 e 2022), Greimas (2022), Greimas e Courtés (1979) e Lima (2017). Para compreender a importância dos jogos, são utilizados os referenciais de Ayub e Silva (2022), Butcher (2021), Karasinski (2011), Monteiro (2017), Padula (2019), Scaff (2022), Silveira e Alves (2020) e Vinha (2024). Em relação ao fenômeno do speedrun, a metodologia teórica baseia-se em Ford (2018), Goldenboy (2021), Martinez e Lopes (2021), Morbi (2013), Sanches (2022) e Statista (2024).
  • Dissertação
    Da referência à referenciação: um percurso histórico por meio da obra de Ingedore Villaça Koch
    Cruz, William Campos da (2024-05-17)

    Centro de Comunicação e Letras (CCL)

    Ingedore Villaça Koch foi uma das pioneiras dos estudos em Linguística Textual (LT) no Brasil e sua obra retrata com clareza as mudanças pelas quais esse campo da linguística passou. Este trabalho, filiando-se ao campo da historiografia da linguística, tem por objetivo analisar os conceitos de referência e referenciação na obra de Ingedore Villaça Koch a fim de identificar de que maneira os diferentes aportes teóricos recebidos pela LT levaram a uma mudança de perspectiva que acarretou a substituição de um termo pelo outro nesse programa de investigação e quais foram seus desdobramentos. Analisar historicamente essa mudança conceitual é uma forma de compreender como a perspectiva teórica molda o objeto de estudo. Para tanto, seguiremos as três fases da pesquisa em historiografia da linguística. Na fase heurística de nosso trabalho, selecionamos três documentos da obra de Koch que tratam do tema em análise (Koch & Fávero, 1984; Koch & Marcuschi, 1998; Koch, 2002) num recorte temporal que vai de 1980 a 2010, elegendo um trabalho como representativo de cada década. Na fase hermenêutica, esse material é submetido a um processo de leitura e interpretação, em que perguntaremos quem eram os interlocutores e quais eram os vínculos institucionais da autora no momento da produção de cada um desses documentos, em que momento e por que optou-se pela substituição do conceito, e como essa mudança reflete a transformação da própria LT; por fim, na fase expositiva, é apresentada a narrativa historiográfica depreendida da leitura desses documentos. Numa primeira fase de sua obra, Koch emprega o conceito de referência, seja na discussão semântica para referir-se aos objetos do mundo, seja para tratar da coesão referencial, atendo-se, sobretudo, ao fenômeno da correferência, entendido como a identificação do antecedente de uma expressão anafórica, numa visão imanente ao cotexto; posteriormente, Koch adota a visão segundo a qual a construção de objetos de discurso é uma atividade discursiva, de maneira que a anáfora estabelece uma ligação, não propriamente entre segmentos linguísticos do cotexto, mas com algum tipo de informação que se encontra na memória discursiva dos interlocutores. Concluímos que as transformações por que a LT passou corresponde à passagem de um programa de investigação descritivista a um programa sociocultural, e a introdução do conceito de referenciação é uma evidência disso.
  • Dissertação
    Práticas voltadas à difusão da cultura surda no curso de licenciatura em letras
    Aquino, Luan Vinicius Ramos de (2024-08-08)

    Centro de Comunicação e Letras (CCL)

    A visão de educação defendida no Brasil, na contemporaneidade, prega o direito de todos à educação e a valorização das diferentes culturas e comunidades linguísticas dentro sala de aula, sob um olhar calcado na Educação Inclusiva. Mesmo assim, o que se vê, na prática, é o pouco contato com a história, cultura e língua de comunidades menorizadas, face à cultura geral brasileira, durante as ações educacionais na sala de aula regular. Quando se fala em Cultura e História Surda, esse processo se torna ainda mais evidente, pois, mesmo tendo uma grande importância histórica para a educação nacional, esses temas não recebem a devida atenção nas aulas de Língua Portuguesa e de Literatura na Educação Básica e nos cursos de Licenciatura em Letras, ainda que os documentos orientadores da educação nacional incentivem práticas representativas e inclusivas, bem como a difusão da cultura e da língua dos Surdos. É a partir dessa realidade que surgiu este estudo, cujo problema de pesquisa é: como se dá, nos cursos de Licenciatura em Letras, o contato com práticas voltadas à difusão da Cultura Surda? O objetivo principal desta dissertação foi caracterizar como se desenvolvem, na formação docente inicial dos cursos de Licenciatura em Letras, práticas voltadas à difusão da Cultura Surda e ao resgate da identidade e da história das pessoas com deficiência. Também se visou a produzir um relato sobre o histórico da Lei Brasileira de Inclusão. No primeiro capítulo, são expostos conceitos sobre inclusão, Comunidade Surda, Cultura Surda e representatividade. No segundo capítulo, disserta-se sobre a legislação brasileira que trata da inclusão. No terceiro e último capítulo, há um breve histórico sobre a formação docente no curso de Letras no país, considerações sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) para o curso de Licenciatura em Letras e apresenta-se uma análise sobre a inserção da Cultura Surda nas grades curriculares e nas ementas dos cursos de Licenciatura em Letras que mais formaram professores de Língua Portuguesa no Brasil, em 2022.
  • Dissertação
    Literatura engajada: elementos políticos em “Mar Morto” de Jorge Amado
    Cavalcanti, Raphael Monteiro (2024-06-26)

    Centro de Comunicação e Letras (CCL)

    Qual a função da produção literária? O que leva um autor a produzir sua arte? A literatura nasce com um fim além de si, ou a arte se produz pela própria necessidade intrínseca da busca do belo, sem ser tributária de qualquer outro condicionante? Essas são algumas perguntas que norteiam este trabalho. Partindo da premissa que diferentes autores produzem seus textos a partir de diferentes respostas a essas questões de base, assumimos que Jorge Amado, um dos principais autores brasileiros, produz sua literatura sempre com um objetivo que está além dela. Sua literatura sempre foi veículo de um compromisso social e, por vezes, partidário imprimindo em suas obras marcas desse compromisso profundo assumido como necessidade, como compreensão ontológica de produção da arte. Portanto, analisaremos Mar Morto, romance publicado em 1936 a fim de identificar marcadores desse compromisso político marxista e compreender suas relações com o projeto nacional que Jorge Amado, juntamente com a geração de 1930, buscava atingir através da arte.