Letras - Dissertações - CCL Higienópolis
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- DissertaçãoDa referência à referenciação: um percurso histórico por meio da obra de Ingedore Villaça KochCruz, William Campos da (2024-05-17)
Centro de Comunicação e Letras (CCL)
Ingedore Villaça Koch foi uma das pioneiras dos estudos em Linguística Textual (LT) no Brasil e sua obra retrata com clareza as mudanças pelas quais esse campo da linguística passou. Este trabalho, filiando-se ao campo da historiografia da linguística, tem por objetivo analisar os conceitos de referência e referenciação na obra de Ingedore Villaça Koch a fim de identificar de que maneira os diferentes aportes teóricos recebidos pela LT levaram a uma mudança de perspectiva que acarretou a substituição de um termo pelo outro nesse programa de investigação e quais foram seus desdobramentos. Analisar historicamente essa mudança conceitual é uma forma de compreender como a perspectiva teórica molda o objeto de estudo. Para tanto, seguiremos as três fases da pesquisa em historiografia da linguística. Na fase heurística de nosso trabalho, selecionamos três documentos da obra de Koch que tratam do tema em análise (Koch & Fávero, 1984; Koch & Marcuschi, 1998; Koch, 2002) num recorte temporal que vai de 1980 a 2010, elegendo um trabalho como representativo de cada década. Na fase hermenêutica, esse material é submetido a um processo de leitura e interpretação, em que perguntaremos quem eram os interlocutores e quais eram os vínculos institucionais da autora no momento da produção de cada um desses documentos, em que momento e por que optou-se pela substituição do conceito, e como essa mudança reflete a transformação da própria LT; por fim, na fase expositiva, é apresentada a narrativa historiográfica depreendida da leitura desses documentos. Numa primeira fase de sua obra, Koch emprega o conceito de referência, seja na discussão semântica para referir-se aos objetos do mundo, seja para tratar da coesão referencial, atendo-se, sobretudo, ao fenômeno da correferência, entendido como a identificação do antecedente de uma expressão anafórica, numa visão imanente ao cotexto; posteriormente, Koch adota a visão segundo a qual a construção de objetos de discurso é uma atividade discursiva, de maneira que a anáfora estabelece uma ligação, não propriamente entre segmentos linguísticos do cotexto, mas com algum tipo de informação que se encontra na memória discursiva dos interlocutores. Concluímos que as transformações por que a LT passou corresponde à passagem de um programa de investigação descritivista a um programa sociocultural, e a introdução do conceito de referenciação é uma evidência disso. - DissertaçãoPráticas voltadas à difusão da cultura surda no curso de licenciatura em letrasAquino, Luan Vinicius Ramos de (2024-08-08)
Centro de Comunicação e Letras (CCL)
A visão de educação defendida no Brasil, na contemporaneidade, prega o direito de todos à educação e a valorização das diferentes culturas e comunidades linguísticas dentro sala de aula, sob um olhar calcado na Educação Inclusiva. Mesmo assim, o que se vê, na prática, é o pouco contato com a história, cultura e língua de comunidades menorizadas, face à cultura geral brasileira, durante as ações educacionais na sala de aula regular. Quando se fala em Cultura e História Surda, esse processo se torna ainda mais evidente, pois, mesmo tendo uma grande importância histórica para a educação nacional, esses temas não recebem a devida atenção nas aulas de Língua Portuguesa e de Literatura na Educação Básica e nos cursos de Licenciatura em Letras, ainda que os documentos orientadores da educação nacional incentivem práticas representativas e inclusivas, bem como a difusão da cultura e da língua dos Surdos. É a partir dessa realidade que surgiu este estudo, cujo problema de pesquisa é: como se dá, nos cursos de Licenciatura em Letras, o contato com práticas voltadas à difusão da Cultura Surda? O objetivo principal desta dissertação foi caracterizar como se desenvolvem, na formação docente inicial dos cursos de Licenciatura em Letras, práticas voltadas à difusão da Cultura Surda e ao resgate da identidade e da história das pessoas com deficiência. Também se visou a produzir um relato sobre o histórico da Lei Brasileira de Inclusão. No primeiro capítulo, são expostos conceitos sobre inclusão, Comunidade Surda, Cultura Surda e representatividade. No segundo capítulo, disserta-se sobre a legislação brasileira que trata da inclusão. No terceiro e último capítulo, há um breve histórico sobre a formação docente no curso de Letras no país, considerações sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) para o curso de Licenciatura em Letras e apresenta-se uma análise sobre a inserção da Cultura Surda nas grades curriculares e nas ementas dos cursos de Licenciatura em Letras que mais formaram professores de Língua Portuguesa no Brasil, em 2022. - DissertaçãoLiteratura engajada: elementos políticos em “Mar Morto” de Jorge AmadoCavalcanti, Raphael Monteiro (2024-06-26)
Centro de Comunicação e Letras (CCL)
Qual a função da produção literária? O que leva um autor a produzir sua arte? A literatura nasce com um fim além de si, ou a arte se produz pela própria necessidade intrínseca da busca do belo, sem ser tributária de qualquer outro condicionante? Essas são algumas perguntas que norteiam este trabalho. Partindo da premissa que diferentes autores produzem seus textos a partir de diferentes respostas a essas questões de base, assumimos que Jorge Amado, um dos principais autores brasileiros, produz sua literatura sempre com um objetivo que está além dela. Sua literatura sempre foi veículo de um compromisso social e, por vezes, partidário imprimindo em suas obras marcas desse compromisso profundo assumido como necessidade, como compreensão ontológica de produção da arte. Portanto, analisaremos Mar Morto, romance publicado em 1936 a fim de identificar marcadores desse compromisso político marxista e compreender suas relações com o projeto nacional que Jorge Amado, juntamente com a geração de 1930, buscava atingir através da arte. - DissertaçãoO Genesis bíblico em Machado de Assis: uma análise da incorporação dos relatos envolvendo a criação, queda e redenção dos seres humanos no texto bíblico de Genesis 1-3 no conto machadiano “Adão e Eva”Ocanha, Marcos Roberto Bugliani (2024-08-08)
Centro de Comunicação e Letras (CCL)
A genialidade criativa de grandes autores comunica o fato de que estes escritores eram antes de tudo, grandes leitores. Os escritores refletem suas influências literárias a um ponto em que podem ser considerados como filhos de suas leituras reproduzidas no livro. Machado de Assis foi um precursor de um bom número de autores que sempre souberam que a escrita é um subproduto da leitura. Ele também era um leitor da Bíblia. Machado fazia questão de incluir suas leituras da Bíblia dentro de sua produção, mas tratava-se de um processo de apropriação que ia além da simples imitação. Este trabalho pretende apresentar uma leitura intertextual do conto “Adão e Eva” da coleção “Várias Histórias”, a partir de suas relações com o livro Bíblico de Gênesis. Para isso, extrairemos do conto restrições, alusões, ecos, e estilização bíblica para confrontá-las com os textos originais de onde foi retirado e, a partir da compreensão da relação existente entre esses textos, a pesquisa se voltará ao texto machadiano para caracterizar como a incorporação da narrativa bíblica coopera como recursos narrativos empregados por Machado de Assis para desenvolver sua construção discursiva nesta obra, e que lhe permite questionar valores, conceitos imutáveis, relativizar comportamentos, e a própria essência da criação do mundo. A hipótese levantada é a de que o movimento textual que recupera, reutiliza e atualiza a tradição cultural religiosa, que além de dar conta do processo de composição textual, levanta também algumas ideias sobre ética, moral, valores etc., na vida em sociedade, assim como sobre a reflexão que o autor propõe a respeito de sua própria composição literária, foi a carnavalização literária, como descrito no pensamento literário bakhtiniano. - DissertaçãoMãe só tem uma?: as maternidades nos romances A pediatra (2021), de Andréa del Fuego, e Suíte Tóquio (2020), de Giovana MadalossoTeixeira , Bruno Barbosa (2024-08-09)
Centro de Comunicação e Letras (CCL)
A literatura brasileira de autoria feminina do século XXI atravessa um boom de popularidade e tem recebido, cada vez mais, validações da crítica e do meio acadêmico. Ao longo da história literária observa-se que as diferentes autoras se preocuparam em discutir as condições da produção literária escrita por mulheres, no entanto, no século XXI, tendo a mulher consolidado seu espaço para além do ambiente doméstico, surge um novo contexto que se reflete na produção literária de autoria feminina, bem como em um posicionamento crítico a respeito do seu papel social, seja como escritora, seja com mulher. Tendo em vista esse contexto de produção literária, essa dissertação estuda os romances A pediatra (Companhia das Letras, 2021), de Andréa Del Fuego, e Suíte Tóquio (Todavia, 2020), de Giovana Madalosso, a fim de examinar as construções estéticas do feminino e da maternidade presentes nas obras e, também, compreender a ficção contemporânea de autoria feminina como proposta reflexiva que condensa perspectivas socioculturais e identitárias. A maternidade, atribuição majoritariamente feminina, tem recebido especial atenção dessas autoras e nessa dissertação é analisada a relação das personagens femininas com a maternidade e como as ambivalências da mulher em relação a esse tema se materializam através dessas personagens. Além disso, é investigada como as estruturas narrativas dos romances aproximam o leitor dos temas coincidentes nas obras. O eixo teórico em torno do qual foi desenvolvida a análise são os estudos de Regina Dalcastagnè (2012), Karl Erik Schöllhammer (2009), Vera Iaconelli (2023) entre outros teóricos e críticos relevantes.