Letras - Dissertações - CCL Higienópolis
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- DissertaçãoA apresentação da literatura nos livros didáticos do ensino médioJaconi, Sônia Maria Ribeiro (2006-01-18)
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O ensino de literatura no nível médio é apresentado, tanto nos livros didáticos quanto nas aulas ministradas, como uma matéria que explora muito mais os fatos históricos de uma época que influenciaram determinado movimento artístico do que uma disciplina que possibilita o estudo da arte como força criativa da imaginação e a intenção estética da linguagem escrita. Neste contexto de ensino, a literatura limita-se em divulgar apenas os acontecimentos de um passado muito distante dos dias atuais. Uma vez que a literatura fica restrita ao estudo dos fatos históricos, o lado lúdico, a exploração da língua no seu sentido conotativo, assim como a utilização dos recursos lingüísticos e estilísticos fica num plano secundário. Dessa forma, afastamos do aprendiz o prazer pela leitura dos clássicos e deixamos de apresentar as publicações contemporâneas e pós-modernas, isto é, perdemos mais uma vez a oportunidade de motivar o aluno adequadamente. Com base na observação desta realidade, este trabalho tem como objetivo discutir as condições dessa disciplina no ensino médio, traçando sempre um diálogo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN´s). Este estudo apóia-se na análise de alguns dos livros didáticos indicados pelo Programa Nacional do Livro do Ensino Médio PNLEM/2005, dando uma atenção especial para o conceito de literatura que cada um apresenta e como se faz a concretude desse ensino. - DissertaçãoO discurso publicitário de "lingerie da marca Duloren": um estudo semióticoCoelho, Patrícia Margarida Farias (2006-02-01)
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O objetivo deste trabalho foi examinar a construção da imagem do sujeito (mulher) nos anúncios de lingerie da marca Duloren (de 1997, 2000 e 2005) e quais as estratégias usadas nesses anúncios para persuadir as leitoras a comprar e usar os produtos da marca Duloren. Foram analisados três anúncios de lingerie da Duloren publicados na revista Nova , veiculada no Brasil, na perspectiva teórica da semiótica discursiva de linha francesa. Os resultados da pesquisa mostraram que todos os níveis analisados, os anúncios constroem imagens estereotipadas de mulher e trataram do tema poder ter o prazer proibido e impossível (diferentes formas de prazer e proibição). Os anúncios enfatizaram apenas um traço do feminismo, que é a luta da mulher pela liberdade sexual (mulher ativa). Percebe-se que a imagem construída da mulher nos anúncios reproduz os valores da classe média brasileira (classe C). A pesquisa aponta também quais foram às estratégias lingüísticas e discursivas utilizadas na construção dessas imagens. - DissertaçãoPolicarpo e Juarez: duas trajetórias nacionalistas - de Triste Fim a Tudo BemFurniel, Fernanda (2006-02-14)
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A partir do estudo das obras, Triste fim de Policarpo Quaresma (1915) e Tudo bem (1978), situadas em campos sígnicos distintos: o literário e o fílmico, buscaremos estabelecer semelhanças e diferenças, um diálogo entre as personagens principais: Policarpo Quaresma e Juarez Ramos Barata que revelam ricas e conflitantes trajetórias nacionalistas. Para tanto enfocaremos Lima Barreto e sua obra literária; o Cinema como sétima arte, o movimento Cinema Novo; Arnaldo Jabor e suas obras. Ao buscar um diálogo entre os dois campos, o literário e o fílmico, analisaremos as duas narrativas e as personagens de ficção. Apoiando-nos nos estudos bakhtinianos principalmente no que diz respeito à ideologia na linguagem, à polifonia e à carnavalização. - DissertaçãoA intertextualidade do mito pagão e cristâo em The Waste Land, de T. S. EliotSilva, Tania de Fátima da (2006-02-24)
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O presente trabalho tem por objetivo analisar a intertextualidade no poema The Waste Land, do poeta e ensaísta anglo-americano Thomas Stearns Eliot, publicado em 1922. Focaliza o mito e sua função dentro do poema. Foram escolhidos particularmente quatro mitos, três pagãos (Sibila, Tirésias e Rei Pescador) e um cristão (Santo Graal), sendo que este último tem uma relação estreita com o mito do Rei Pescador. Examinar-se-ão postulados teóricos sobre o mito, a intertextualidade e a situação político-social da Europa, na época em que Eliot compôs o poema, bem como da trajetória do poeta. - DissertaçãoO processo discursivo do presidente Luiz Inácio Lula da SilvaMermelstein, Sheila (2006-03-15)
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The president Luiz Inácio Lula da Silva always generated interest in the social stand point. Born in Garanhuns, he came to São Paulo in a pau-de-arara (truck used to transport workers in very precarious conditions) and reached the highest point at the national hierarchy: the President of the Republic of Brazil. His speeches have always drawn multitudes of people: first, as a union leader at the doors of industries, then as president of the Workers Party (Partido dos Trabalhadores) and, finally, as the President of the Republic. With that in mind, this essay intends to evaluate the contents of two of Lula s speeches. The first one made soon after the victory on the second round of the electoral poles for the presidency and the second at the day he took over as the president of Brazil. Two different contents, tow different speech processes, two different moments seen under the light of the French Method for Speech Analysis, which focuses on the examination of the deixis, the development of the speech formation and the presuppose. - DissertaçãoAnálise do jornal Nacional e do jornal da Record: do léxico ao discursoDourado, Marisa dos Santos (2006-03-21)
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Pesquisa elaborada na área de Letras analisa dois telejornais: das 20 horas, da Rede Globo - Jornal Nacional - e 20h30, da Rede Record - Jornal da Record. Nosso objetivo específico é, então, analisar como se organiza o discurso utilizado nos telejornais de ambas as emissoras. Seguimos a linha teórica da Análise do Discurso de linha francesa em autores como Bakhtin, Ducrot, Orlandi, que serviram de fundamento teórico desta dissertação. Para alcançarmos o objetivo pretendido, registramos as notícias em gravações midiáticas, transcrevemo-las de acordo com as normas do NURC/SP e as analisamos de acordo com a Análise do Discurso e com o método paramétrico Camlong. As tabelas paramétricas nos ajudaram bastante na verificação da temática das notícias a partir do vocabulário analisado. - DissertaçãoO belo e o grotesco em personagens femininas de Memórias póstumas de Brás CubasAzevedo, Patrícia Aparecida de (2006-05-26)
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Esta dissertação tem como objetivo apresentar uma análise interpretativa das personagens femininas que compõem o universo de Memórias póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis, sob as perspectivas teóricas das personagens e das imagens grotescas, com enfoque no par de personagens Virgília e Eugênia, estabelecendo um paradigma com as demais personagens femininas presentes neste romance. Para tecer a diversidade utilizada por Machado de Assis na constituição dessas personagens femininas, apresentamos, no capítulo teórico, os subsídios referentes não só à construção da personagem, como também ao grotesco. Na construção das personagens e do grotesco na literatura, utilizamos as teorias apresentadas por Foster, Bakhtin, Rosenfeld, Antonio Cândido e Kayser, entre outros escritores. Partimos do pressuposto de que as personagens femininas machadianas têm forte personalidade. Algumas delas estão sempre no comando da situação em que vivem; outras, embora com menor expressividade, também deixam suas marcas significativas por onde passam. As personagens femininas Virgília e Eugênia, bem como as outras por nós analisadas, presentes no romance, nem sequer são as protagonistas da história, mas são tão marcantes que sobressaem mais do que o próprio Brás Cubas, pela maneira como se comportam, pela posição que ocupam na sociedade e pelo poder das decisões que tomam perante as circunstâncias que a vida lhes impõe. A análise das personagens femininas mostra que Machado é o primeiro autor a inovar na constituição dessas mulheres, principalmente em termos de autonomia. Por isso o romance em pauta, mesmo tendo sido escrito nos fins do século XIX, a cada leitura surpreende seu leitor de maneira apaixonante. - DissertaçãoA mitologia grega na obra do minotauro de Monteiro LobatoBratsiotis, Ericka Sophie (2006-05-29)
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As histórias da mitologia tentam expressar uma verdade que não pode ser captada de outra maneira. Os mitos são a busca dessa verdade. Monteiro Lobato, ao contar histórias, buscava a verdade levando seus personagens em viagens através dos tempos. A presente dissertação tem por objetivo contrastar, à luz da intertextualidade, o texto de Monteiro Lobato em sua obra O Minotauro com textos da mitologia grega escritos por outros autores, ressaltando a maneira como a história é narrada e o conhecimento transmitido ao leitor. Para que isso seja possível, este trabalho alicerçará seus estudos em Monteiro Lobato, A. S. Franchini, André Gide, Carmen Seganfredo, Joseph Campbell, Junito Brandão, Odile Gandon, Thomas Bulfinch e Viktor D. Salis. Para a análise da intertextualidade, tomou-se como referência os autores Barros e Fiorin, Bakhtin, Kristeva, Koch e Travaglia. Lobato, em seu texto, utiliza-se de uma linguagem simples para contar a história da Grécia Antiga e, ao longo da narrativa, dá definições de vocábulos e deixa claro o quanto este país foi importante para o desenvolvimento da arte, da ciência e, a influência que a língua grega tem na língua portuguesa. - DissertaçãoAs relações entre as descrições gramaticais do present perfect e o seu uso: estudo de uma amostraTucci, Helio (2006-06-14)
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This work is a study of correspondence in the area of English and Portuguese verb tenses, and takes as focus the Present Perfect verb tense. In this study it is used as corpus the occurrences of this English verb tense in North American articles of the National Geographic magazine, and its statements and sense effects compared with the translations of the respective Brazilian articles. With the purpose of reflecting on this correspondence, this work is based on the description of the Present Perfect presented by grammars of different theoretical orientations, on the analysis of the grammatical categories of aspect and tense in both English and Portuguese languages, and, also, on theoretical aspects related to the problem of foreign language acquisition. - DissertaçãoOs parâmetros curriculares nacionais e o ensino da língua inglesa: sintonia entre teoria e prática?Covino, Liliana (2006-06-30)
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O Ministério da Educação lançou, em 1998, um documento com orientações didáticas e pedagógicas para que os professores adotassem um novo sistema de ensino, tornando-o mais relevante e significativo para o aluno: Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs). Eles sugerem que os professores adotem uma abordagem sociointeracional para o ensino da língua estrangeira. Como professora do curso de Letras Português/Inglês de instituição de ensino Superior da Grande São Paulo, lecionando a disciplina de Prática de Ensino e Estágio Supervisionado de Língua Inglesa , a pesquisadora sentiu a necessidade de um estudo mais aprofundado para, ao entender melhor a questão, poder implementar melhorias em sua própria prática docente. Sendo assim, essa pesquisa tem como objetivo verificar até que ponto a prática docente dos professores de Língua Inglesa, nas escolas de ensino fundamental da Grande São Paulo, se aproxima do preconizado pelo documento Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs). A pesquisa traz uma breve retrospectiva da educação no Brasil com o propósito de esclarecer como a situação do ensino de línguas chegou ao ponto em que se encontra hoje e faz uma reflexão sobre os aspectos teóricos dos Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Estrangeira para terceiro e quarto ciclos do ensino Fundamental, comparando essa teoria com a prática docente. Notou-se que, na teoria, o fazer docente tornou-se mais complexo, pois foi atribuído ao professor uma série de papéis e, na prática, ele ainda assume o papel de simples transmissor do conhecimento, como observado na análise dos relatórios de observação de estágio. - DissertaçãoO frasco aberto: análise de contos de Jaime Bayly e Caio Fernando AbreuArriagada, Raul Ignacio Valdivia (2006-08-09)
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EL Frasco Abierto es un análisis comparativo de los cuentos de Jaime Bayly ( Extrañando a Diego , 1996) y Caio Fernando Abreu ( Aqueles dois , 1982). El interés por el análisis de estos dos cuentos nació por la fuerza, creatividad y frescor que los dos autores dotaron a la literatura contemporánea latinoamericana. La narrativa de ambos dialoga con la contemporaneidad permitiendo una reflexión crítica sobre las relaciones sociales. El cuento Aqueles dois , de Caio Fernando Abreu, fue recogido de la obra Morangos mofados, lanzado por primera vez por la editora Brasiliense, en la colección Cantadas Literárias en los años 1980. Esta colección estaba destinada a revelar la producción de prosa y poesía de autores brasileños, novatos y consagrados. Es importante resaltar que en aquella década Brasil vivía el proceso de redemocratización y apertura política, lo que fue muy significativo para la producción literaria y artística del país. Extrañando a Diego de Jaime Bayly también pertenece a un momento literario y político relevante de América Latina. El cuento aparece por primera vez en la antología McOndo, obra significativa de los años 1990 por reunir la nueva producción de jóvenes autores del continente que buscaban desvincularse del Realismo Mágico. Alberto Fuguet y Sergio Gómez fueron los responsables por el proyecto que reveló los nuevos talentos hispánicos. El trabajo que se desarrolla en las páginas siguientes investiga el análisis del discurso que se construye en los dos cuentos. Busca fijarse en las estructuras erguidas para tratar de temas como la posmodernidad, la homosexualidad, el momento político, la denuncia social y la intertextualidad presente. - DissertaçãoO Alienista : eco de vozes sociaisIto, Márcia Camargo (2006-08-11)
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Based on the Line of Research, discursive process and textual production , the present work focuses on the relation between the ethos and the discourse. The ethos is revealed through the discourse, in the same way, the discourse is supported by a body and a voice . We followed the Discourse Analysis of French way, backed to the social historic lingüistic process, in the work O Alienista by Machado de Assis. In this corpus (text) we used the Maingueneau s perspective, that each ethos express a different discourse; considering the Aristotle s principle of verisimility who affirms that to the poet is not necessary to tell what happened exactly; but what could have happened. For this perspective, we analysed many fictional ethé in interaction, that results in a dialogue between many ideologies that argument with each other, promoting the text development. In this fictional world, criated by Machado de Assis, we worked with the concepts of poliphony and interdiscursivity. The presence of many voices has a functional purpose, because they are articuled strategically, to visualize the dialogue between many discourses; and, as a result, the conflit between many ideologies. If we look with attention, we will see that O Alienista projects the structure of a fictional world, reported by the narrator s ironical ethos, that denounces the society of his time, or, apart from this, the society that exists in the eternal present. - DissertaçãoA questão de Timor-Leste no jornal público: a voz do BartoonCalgaro, Gisele (2006-08-11)
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This research work is primarily based on the analysis of the Bartoons a series of comic strips made by the Portuguese cartoonist Luís Afonso. Special attention is drawn to the voice that emerges from the enunciation of its discourse and how it has contributed to make the Portuguese reader reflect upon the independence of East Timor from Indonesia. For the purpose of this study, seven Bartoons published between the 6th and the 24th of September 1999, in the Espaço Público section in the Portuguese newspaper Público, were chosen at random. Since the Bartoons re-create, intertextually, the social political moment prior to the arrival of ONU s Peace Force and the conquest of East Timor independence, a brief historical retrospective and some contextualization of the country s situation are presented. In order to provide a detailed discussion, it was necessary to refer to the constituent elements of the comic strip genre. Thus, McCloud (2005) and Eisner (2001; 2005) were taken into account. Considering the general aspects involving the construction of the ethos in the Discourse Analysis, Maingueneau s theory (1997; 2005) revealed as the most appropriate one. At last, this analysis tried to reveal the satirical voice used in the making of the strips wisely associated with the discoursive denunciation presented in the drawings. Moreover, by using irony, the analysis empathizes with the East Timorese s suffering and disqualifies their oppressors, trying to touch the reader and persuade him/her to feel indignant and think over the subject. - DissertaçãoEscrita e reescrita: produção de textos no ensino médio sob a perspectiva dos rascunhosPincinato, Micaela Deyust dos Santos (2006-08-30)
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Atualmente, o trabalho com a palavra escrita na escola segue uma metodologia e explora concepções ultrapassadas de ensino-aprendizagem e, por isso, parecem ser os resultados alcançados nas aulas de redação diferentes daqueles esperados: que o aluno consiga produzir um texto escrito de forma proficiente, organizada e coesa. A vivência na sala de aula intensifica a reflexão que o professor deve fazer quanto ao ensino da prática de produção de textos dos alunos. Tal ato reflexivo permite a nós, professores, aprimorar nossa própria prática de ensino de redação em língua materna e nossa interferência no processo de escrita do aluno. Uma dessas interferências diz respeito ao trabalho que esta pesquisadora faz com os rascunhos elaborados pelos estudantes de 2ª e 3ª séries do Ensino Médio em uma escola particular de Jundiaí-SP. Estes rascunhos mostram a maturidade que os jovens adquirem em sua aprendizagem de escrita. Além disso, evidenciam as preocupações deles quanto às suas inquietações lingüísticas e os caminhos escolhidos na reescritura de um texto que se quer coerente e coeso. A metodologia utilizada proporciona, ao professor e ao aluno, um trabalho interativo, cuja troca de textos/rascunhos entre os alunos em sala de aula é constante e acompanhada pelo professor que comenta tais rascunhos até o texto final. Alguns resultados podem ser extraídos deste trabalho. Ao analisarmos o rascunho e texto final dos alunos, percebemos que nem sempre a preocupação imediata deles diz respeito às correções ortográficas e de pontuação. Posteriormente, à medida que o interfere no rascunho, cujas observações referem-se especialmente à organização do texto e coesão, os estudantes demonstram preocupar-se muito mais com o encadeamento das idéias o produto final evidencia as escolhas que o jovem faz para manter coerente a organização de seu pensamento pela escrita. - DissertaçãoOs doze trabalhos de Hércules: a estilização do mito na obra LobatianaOliveira, Diva de (2006-09-04)
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The aim of this work is a dialogism approach between the basis-text, Héracles de Eurípedes, As metamorfoses de Ovídio and Os Doze de Trabalhos de Hércules by Monteiro Lobato. Firstly, it will be researched how Hercules, the Greek mith was stylised by Monteiro Lobato, throughout the gathering of signs inserted in the dialogical variety text pointing to the likeness and the difference concerning to the basis-texts. It will prosecuted, hence, the meeting between the theory about Mikhail Bakhtin s dialogism and the development about Julia Kristeva s theory related to the Bakhtin s proposals - The intertextuality. It will be still intended to demonstrate how the Taubaté s writer contributed to the formation of the Brazilian childish literature and the improvements idealized by him in several performance fields. - DissertaçãoA Hora da Estrela: o eu e o outro um estudo da dêixis e da alteridadeSilva, Márcia Breguês Marques da (2006-09-13)
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O presente trabalho tem por objetivo analisar, através de uma leitura lingüístico-discursiva, o tema da identidade na obra A Hora da Estrela, de Clarice Lispector. A questão identitária é apresentada, no romance, como uma das faces do mundo contemporâneo, composta por uma amálgama de fatores distintos, mas, ao mesmo tempo, inter-relacionados, através de fenômenos como a desreferencialização e a fragmentação do homem. Nesse estudo, será examinado como a linguagem poética opera com as formações ideológicas cristalizadas na sociedade capitalista, reproduzindo, nos discursos, o processo de dessubstancialização do homem. Sendo inúmeros os expedientes narrativos criados para expressar essa imagem humana, serão privilegiados os dêiticos, que investigaremos com o intento de compreender de que maneira eles atuam, na narrativa, marginalizando os indivíduos, vincando-lhes o sentimento de auto-anulação. Examinar-se-á o emprego da dêixis como marcador da posição ideológica do locutor, constituído na enunciação, em relação ao outro, evidenciando a segregação social na narrativa. Neste esforço interpretativo, observar-se-á que os dêiticos permeiam as falas representativas do meio, que apontam para protagonista da obra, Macabéa, como um ser marginalizado e inconsciente, dificultando, assim, a formação da sua identidade. Entrelaçando a análise dêitica e o conceito de alteridade, desponta o narrador-personagem, Rodrigo S.M. e a sua percepção a respeito do outro (Macabéa), reconstruindo, desta forma, os principais episódios deste jogo de identidades intercambiáveis. Serão observados que a identidade do narrador constituir-se-á do adiamento e da recusa, embora inúteis, de se reconhecer na alteridade, manifestada, sobretudo, por um discurso pautado na circularidade do emprego dos dêiticos. - DissertaçãoO impacto das personagens ausentes na obra de Clarice LispectorFazilari, Fábio Luiz (2006-09-13)
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This essay aims to analyse Clarice Lispector s literary work, A Paixão Segundo G.H. and the short story, O Búfalo which is found in Laços de Família. It is intended the equalization concerning to the both of the literary works through the analyses of the secondary characters, depicting their relevance on conducing of the narrative cells. It will also be searched the role of the secondary characters in Lispector s plot, relating to the building and to the supporting of the main characters existential disagreement during the narrative course. It will be added to this work the research about some stylistic strategies applied by the writer, aiming at a harmonious uniformity argumentative, connected to a natural and creative production achieving its plenitude through an interchange between form and subject. It will also be prosecuted the dialog between literary theory and other sciences which arise in Clarice Lispector s works. - DissertaçãoConstituições moçambicanas na perspectiva da análise do discursoSantana, Beatriz Pereira de (2006-09-13)
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Buscando contribuir para os estudos na área da lusofonia, este trabalho consiste em uma análise comparativa das Constituições Moçambicanas de 1975 e 1990 à luz da Análise do Discurso de linha francesa, fundamentando-se especialmente em Althusser (1998), Maingueneau (1997, 1998, 2002 e 2004) e Charaudeau (2004 e 2006). Além de recorrer a pesquisadores moçambicanos para tratar da problemática das línguas nacionais e da língua portuguesa em Moçambique tais como Firmino (2002), Lopes (2002), Namburete (2006) e Gonçalves (1985, 1996) este estudo apresenta um recorte da História de Moçambique, de 1960 (quando se iniciam os movimentos em prol da liberdade), passando por 1975 (ano da independência), até os dias atuais. Considerando-se as condições histórico-lingüísticas desse período, nas quais foram produzidos esses documentos, buscar-se-á verificar a presença de um discurso político-partidário marcado e identificar a ideologia e a voz (o ethos) que permeiam esse discurso. Os resultados da análise apontam para a presença de um discurso que, ao se revestir de uma fôrma jurídica, mascara o seu caráter político e dissimula a sua posição autoritária da Frente de Libertação Moçambicana (FRELIMO) e, ao mesmo tempo, constrói e reforça a imagem de condutora da libertação da nação moçambicana frente ao colonialismo português. Com isso, institucionaliza-se, por meio da Constituição da República Popular de Moçambique 1975, um discurso antidemocrático e monopartidário e, conseqüentemente, uma administração imperialista. Essa maneira de administrar promove o surgimento da Resistência Nacional Moçambicana (RENAMO) que, contrária à atuação do governo frelimoniano, argumenta a necessidade de eleições multipartidárias e a elaboração da nova Constituição da República de Moçambique (1990). - DissertaçãoO signo da jagunçagem como fator ritualizante: a carnavalização rizomática em DiadorimLobo, Dalva de Souza (2006-10-31)
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Na tessitura de um discurso, observa-se que elementos diversos são de suma relevância, uma vez que auxiliam no construto de uma personagem. Na obra Grande Sertão: Veredas, de João Guimarães Rosa, privilegiou-se a construção da personagem Diadorim, a partir de seu discurso de duplo-gênero, visando trabalhar a carnavalização literária, tema central desta pesquisa. A fundamentação teórica para o estudo ancorou-se no conceito de carnavalização de Bakhtin, que trata das relações ambíguas travadas no espaço do entrudo, relações estas que, em se tratando da personagem, romperam os paradigmas da sociedade jagunça, congregando as diferenças e consagrando a polifonia discursiva. Outros fatores que nortearam o construto de Diadorim abarcam os postulados de rizomas e de dobras, ambos relevantes para a constituição da identidade social e sexual da personagem, por corroborarem o discurso dual que se elevou à multiplicidade, tendo na jagunçagem o fator ritualizante da carnavalização rizomática evidenciada no discurso. O processo metodológico baseou-se, então, na análise de um discurso originalmente ambíguo, em cuja linguagem observou-se que a subversão foi a condição que possibilitou a diluição do gênero, produzindo uma rizomatização, ou seja, uma cartografia em forma de voz polifônica disseminada entre as veredas do Grande Sertão, do qual Diadorim foi fator expoente. - DissertaçãoA argumentação e os processos retóricos no jornalismo opinativoCarmo, Valdemir Manoel do (2006-12-12)
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Este trabalho, baseado principalmente nas concepções de Aristóteles, tem como finalidade estabelecer as relações entre o argumento, como fundamento retórico, e o jornalismo opinativo. Como resultado, notamos a afinidade entre a retórica e a dialética, entre o argumento e a liberdade como forma de expressão essencial no ser humano. É esta demonstração de alvedrio que faz do homem uma especial criação da natureza. Percebemos também que o enunciado jornalístico não é apenas notícia, mas conhecimento composto de sentido em um determinado contexto. E este conhecimento toma características especiais quando do jornalismo em formato opinativo. Ao revisitar os estudos do sábio Aristóteles, vimos como é importante o legado deste grego, que marca, com seus estudos sobre a retórica, toda a estrutura dos textos opinativos que lemos todos os dias.