Arquitetura e Urbanismo - Teses - FAU Higienópolis
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- TeseAberto ao público? espaços privados de uso público em São Paulo e Nova YorkRodrigues, Giselly Barros (2018-10-24)
Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU)
The object of analysis of this research is the privately owned public space or public domain, studying such a theme is important in Brazilian cities, and especially in São Paulo, considering the new Regulatory Framework in force in the city, which includes the São Paulo Strategic Master Plan (2014) and the Soil Land Utilization and Utilization Law (2016), they encourage or determine the insertion of public fruition in private enterprises. As these spaces are inserted in numerous typologies, we sought to investigate the open-air public places - in open areas - and integrated the multifunctional and corporate buildings, with a focus on discussing the main issues surrounding privately owned public plazas investigating the local society and the public space, the applied urban instruments, the aspects that involve the urbanity and the urban accessibility existing in these spaces that are open to the public. This research investigates case studies in the cities of São Paulo and New York - where there is a Regulatory Framework internationally known as POPS (Privately Owned Public Space), which was also a source of inspiration for other cities that implemented similar instruments. The analyzes carried out in the case studies in the cities of São Paulo and New York seek to provide criteria so that the projects of the public plazas of private property are focused on the people, generating urbanity and the maximum of public accessibility possible - TeseAcumulação e assimetria socioespacial na cidade de São PauloPaiva, Lincoln (2022-04-12)
Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU)
A base patrimonial dos contribuintes do IPTU, cujos imóveis possuíam valores venais acima de R$1.000.000,00 até R$ 5.000.000,00 na capital paulista, eram de 743 unidades em 1995, saltaram para 78.021 unidades residenciais em 2020, nada cresceu tanto no país, segundo dados do IBGE do mesmo período, a população do município de São Paulo, cresceu de 9.8 milhões de habitantes para mais de 12 milhões em 2020 e a desigualdade de renda, que era um fenômeno que já crescia desde os anos 1960, teve na década de 1990 sua maior expansão e voltaria a crescer pós 2014. Enquanto a população crescia 20%, a renda média caia, o patrimônio registrado em imóveis formais, cujo valor venal ultrapassavam R$ 1 milhão, cresceu 104 vezes nos últimos 25 anos. A política fiscal territorial virou uma espécie de estratégia de segregação e fragmentação do território e refletiu na desigualdade socioespacial da cidade de São Paulo. Os dados de crescimento populacionais e de desigualdade não justificaram o grau de concentração patrimonial na cidade de São Paulo. Em 1995, os contribuintes pagantes eram cerca de 1% e passou para 2% em 2000, subiu para 12% em 2005 e caiu em 2010 para 6% e voltou a subiu em 2015 para 8%, essa diferença de gestão fiscal territorial demonstrava uma política tributária sem continuidade, sem fim e sem finalidade. Os dados obtidos mostraram que a valorização imobiliária durante esse período que já era pífia em 1995, cresceu e se concentrou numa pequena elite ao longo dos anos, ou seja, a maioria dos imóveis mais valorizados da cidade passaram para as mãos de poucas pessoas, e o valor venal desse patrimônio no topo da valorização imobiliária já superava em muito a metade da valorização imobiliária de toda cidade, isso equivale a dizer que menos de 10% da população teria mais do que 50% da valorização imobiliária de toda a cidade, o que mostrava uma cidade muito mais concentrada e desigual do que os índices de desigualdade de renda conseguiriam revelar. Mais quais seriam os resultados de uma política que privilegiava uma parte da cidade e a outra não? Para analisar a valorização verificou-se a necessidade de criar indicadores de desigualdade utilizando o cadastro do IPTU para que as comparações pudessem ser realizadas com mais precisão, desta forma, conseguimos avaliar se as políticas tributárias adotadas ao longo dos anos teriam sido eficazes para evitar a segregação e fragmentação socioespacial que dividiam a cidade, já que reduzir a desigualdade nunca havia sido prioridade na cidade. Nesta tese, apresentamos e propomos pela primeira vez o desenvolvimento de um índice GINI de valorização imobiliária, combinada com o Índice ICE, prevendo que novos esforços, visões, novas fórmulas serão agregadas, como contributo a gestores e planejadores urbanos para o maior controle sobre o uso e ocupação do solo urbano, medir com mais eficiência as políticas públicas para o combate à fragmentação, segregação territorial e desigualdade socioespacial e ainda priorizar a implantação de infraestrutura urbana nas áreas de maior vulnerabilidade social, melhorar a gestão e a distribuição dos recursos públicos, a gestão da arrecadação de IPTU e finalmente fazer justiça socioespacial a partir de políticas públicas adequadas. - TeseAdolf Franz Heep: um arquiteto modernoBarbosa, Marcelo Consiglio (2012-02-02)
Arquitetura e Urbanismo
O objetivo desta pesquisa é analisar a produção arquitetônica de Franz Heep, à luz do desenvolvimento da cidade de São Paulo no pós guerra, financiado pelo capital cafeeiro e em parte pelo capital estrangeiro e a contribuição dos arquitetos imigrantes, auxiliando na construção da metrópole emergente entre 1945 e 1960. A motivação desta tese não é somente escrever uma biografia intelectual, mas entender as diversas interlocuções na obra de Heep e sua relação com a cidade. É também entender a questão da transposição cultural, onde um conjunto de princípios culturais de seu ambiente de origem, a Alemanha da década de 1920 e a França da década de 1930, terão vários ajustes para seu entrosamento no ambiente cultural do Brasil, procurando a pesquisa por vezes distanciar-se do foco somente à obra de Franz Heep e tentar compreender o cenário arquitetônico da época de sua estada no Brasil e seus personagens, atenta às trocas de diálogos culturais, econômicos, políticos e sociais da metrópole com o arquiteto. Na pesquisa são analisadas as origens de sua formação, suas escolhas profissionais, seu primeiro escritório em sociedade com Jean Ginsberg, em Paris da década de 1930, a contribuição dos arquitetos imigrantes como vetores de modernidade para o mercado imobiliário, o trabalho de Heep com Jacques Pilon de 1948 a 1952 e seu próprio escritório, onde desenvolve vários prédios no centro de São Paulo e define uma marca de excelência no prelúdio do mercado imobiliário de 1952 a 1960. - TeseAeronave de treinamento primário/básico: análise do sistema de instrução de vôo, dos fatores de engenharia e sua implicação nos requisitos de projeto de uma nova aeronaveOliveira, Marcelo Silva (2010-08-25)
Arquitetura e Urbanismo
O presente trabalho é o amadurecimento da pesquisa de requisitos para o projeto de uma aeronave de treinamento primário/básico, para substituir os atuais treinadores de fabricação nacional Neiva T-25C Universal. Estas aeronaves estão no término de suas vidas operacionais e, até o presente momento, não há ainda uma aeronave escolhida para dar continuidade à tarefa de instrução dos cadetes na Academia da Força Aérea Brasileira (AFA). Na busca por requisitos e normas para a definição das características do novo treinador, o autor acabou por utilizar uma metodologia de análise, emprestada da Engenharia de Sistemas, onde, sob uma ótica mais holística e macro, destacou três principais aspectos do sistema de instrução: Homem, Máquina e Método. O trabalho inicia-se com a definição das interfaces entre: engenharia, design e arquitetura, seguindo a uma exposição dos objetivos do trabalho e uma revisão do processo de pilotagem civil e militar neste país, procurando enfatizar os problemas, para a construção das hipóteses e da tese. Foi discutida, após análise e comparação do sistema brasileiro com o processo de instrução da USAF (Força Aérea dos Estados Unidos), a mudança no programa de instrução brasileiro, que passaria a contar com uma fase inicial de instrução utilizando-se aeronaves leves, que além de contribuir para a diminuição do número de atrito desligamentos dos cadetes não adaptados para a tarefa do vôo), economizaria aos cofres públicos uma centena de milhares de reais por ano. Foi realizada uma pesquisa com os instrutores da AFA, visando saber das restrições, problemas e características ideais para o cumprimento da tarefa de instrução na força aérea brasileira. Há ainda uma revisão do processo de engenharia de sistemas e seu emprego na indústria aeronáutica. Na parte final do volume, pode ser encontrada um estudo comparativo entre aeronaves de instrução disponíveis comercialmente no mercado. A comparação se faz com o objetivo de estabelecer um cenário para a mudança no sistema de treinamento e a inclusão do novo vetor de instrução. Foram gerados requisitos gerais com relação à configuração, características e desempenho em voo, que podem servir para embasar o processo de seleção ou projeto de uma nova aeronave de instrução. - TeseAgenda 21 local como instrumento da boa governança: estudo de caso da Estância Turística de Tupã / SPBenini, Sandra Medina (2016-04-26)
Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU)
This thesis aimed to analyze if Agenda 21 of Estância Turística de Tupã/SP as governance tool, could contribute to improving the environmental quality of the urban space. Concerning that governance means the state's capacity to implement public policies, to meet the social demands pivotally to the Government's decision, through active mechanisms and procedures. Also, that good governance can be assessed by the quality of public services. For the development of this research, it was adopted reference parameters of the governance process, searching for the use of policy instruments such as Agenda 21 and the Plan Director, considering the dialogue of public managers with social characters and the intervention of the public prosecutor. Thus, to assess good governance, planning and management of public green areas were used as a qualitative parameter in Estância Turística de Tupã/SP. As methodological procedure, qualitative research was chosen, in which the empirical construction was bounded by the concrete and historical realities that show the social, technical and policy in public management (period 2001-2016). In conclusion, the present research has found that the process of Agenda 21 adopted in public management between 2005/2008 and 2009/2012, not only subsidized, but also legitimized the implementation of the Master Plan and its possibilities in several actions ensuring effective of good governance. - TeseO alcance da política urbana de MairiporãPinto, Celina Maria Rodrigues (2015-08-17)
Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU)
O Alcance da Política Urbana de Mairiporã, tese junto ao Programa de Pós Graduação Stricto Sensu em Arquitetura e Urbanismo, Universidade Presbiteriana Mackenzie. Trata de entender como as políticas ambientais e urbanas estão sendo implantadas no município e se tem resultado em um meio ambiente sustentável. Para tanto se subdivide o enfoque em três pesquisas específicas: aquela que trata da urbanização irregular e clandestina do território; aquela que procurou averiguar as peculiaridades ambientais dos loteamentos em Zonas Especiais de Interesse Social/Programa de Recuperação de Interesse Social, objetivos da política de implantação de moradias sociais; e, finalmente aquela que objetiva verificar a eficácia da política urbana que se iniciou com o Plano Diretor 2006-2015. Assim sendo, conseguiu se testar a hipótese da tese que se revelou pertinente: a política urbana de Mairiporã, além de contribuir para a formalização dos loteamentos irregulares e clandestinos, contribui também para preservar os mananciais da região. - TeseAldary Toledo : entre arte e arquiteturaMarques, Andre Felipe Rocha (2018-02-23)
Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU)
Aldary Henriques Toledo (1915-1998), arquiteto e pintor, dedicou 59 anos de sua vida profissional dividido entre arquiteto e artista. Com 28 anos de idade, participou da mais importante exposição sobre a obras arquitetônicas brasileiras, Brazil Builds: Architecture New and Old, 1652-1942, do Museu de Arte Moderna de Nova York. Sua trajetória chegou ao século 21 em total desconhecimento do público especializado. No início anos 1940, mesmo período em que entrou no Instituto de Aposentados e Pensionista Bancários — IAPB, participou dos principais projetos arquitetônicos modernos para a cidade de Cataguases MG, com destaque para Cine Teatro Cataguases, em parceria com Carlos Ledo, a residência José Pacheco de Medeiros e o Hotel Cataguases. Juntamente com as obras de seus colegas Oscar Niemeyar a Francisco Bolonha, estes proietos são parte do processo de modernização da cidade que teve início na literatura, com a Revisto Verde, e no cinema, com a figura de Humberto Mauro. Por quase dez anos trabalhou simultaneamente nos escritórios do IAPB e do Escritório Técnico da Universidade do Brasil — ETUB, em parceria, respectivamente, com Carlos Leão e Jorge Machado Moreira — ambos arquitetos integrantes do grupo, liderado por Lúcio Costa, responsável pelo projeto do Ministério da Educação e Saúde - MÊS. Para compreender a importância e o atual ostracismo no qual se encontra Aldary Toledo, Garry Stevens é autor importante para a construção desta tese. Tendo como base conceitos antropológicos de Pierre Bourdieu, em seu livro O círculo privilegiado, Stevens explica a construção cultural da arquitetura como Profissão. E desmistifica a ideia de gênio criativo ao mostrar que, por trás dos Indivíduos de destaque, existe uma rede social que os sustenta e da qual elas também fazem parte. A tese reconstrói a trajetória profissional da Aldary Toledo, mostrando sua importância dentro do campo da arquitetura moderna brasileira no seu período de consolidação; a as ramificações que este grupo geracional, no qual Aldary faz parte, teve no campo da cultura brasileira. A tese destaca que os mestres, colegas e pupilos de Aldary Toledo, um verdadeiro "círculo privilegiado" segundo a denominação de Garry Stevens, foram os principais agentes da cultura brasileirado século 20 em diversos campos: música, teatro, pintura, escultura, arquitetura e literatura. Aluno de Cândido Portinari, com quem aprendeu o oficio de artista; colega de Carlos Drummond de Andrade, com quem trocava desenhos por poemas; parceiro de Vinícius de Moraes, com os desenhos para o livro Um signo, uma mulher; e de José Silveira Sampaio, para quem fez um painel na parede do Teatro de Bolso; e arquiteto de Dorival Caymmi, para quem projetou uma casa na Ilha do Governador, no Rio de Janeiro RJ. Com esta distinta "patota", responsável pela construção da cultura moderna brasileira, passava os finais de tarde tomando um chope nos bares cariocas, tornando o ócio uma forma da orla. - TeseAlvarás de construção: caminho e descaminhosGuimarães, Ana Paula Momose (2018-08-20)
Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU)
This thesis has as a multidisciplinary challenge, to discuss the various types of construction permits, as a more democratic theme and to prove that there is a difficult, complex, and full of obstacles (mischief) about the licensing of civil construction in Brazil. To elaborate on the difficulties that we face professionally, in obtaining the official and legal documents for the effective realization of the regular architectural good, in face of the numerous irregularities and cultural contradictions of the Brazilian edile building, with emphasis only the jurisdiction of the State of São Paulo. Due to the great complexity of the legislation and the plurality of technical norms, we seek to organize and write on the theme of the path of regular edlic licensing (the challenge of this thesis), in front of a country still so young and disorderly in its fullness. The barriers and non-uniformities of administrative procedures, fragile and imprecise land registers and registers are the background to achieving the regularity of civil construction, in this chaotic and complex scenario, were the main motives in writing about urban permits and also for verifying very little literature on construction permits specifically. In this importance, we will present the sequences of the permits and their variations. Its concepts, its stages and its foundations. We will present the different types of permits that can occur in the search for regularity of the building construction, based on the Codes of Work of the Municipal of São Paulo. The AVCB, the Inspection Body of the Fire Department, will have a special emphasis in a chapter, due to its preventive importance of firefighting of the buildings as a state regulation, and also for its tie with the release of the operating license and the "inhabit", when applied in accordance with legislation. Negative debit certificates (CND) of taxes, emoluments and fees that intertwine with the building licensing procedures will be analyzed and discussed also because of the importance of obtaining the "inhabit". An important theme for all people to understand what consolidates the set of documents that prove the regular building. Approved plants, permits and tax on the day. And closing the analysis, in the last chapter on what is the regular architectural property on a regular terrain. The thesis proves and explains the way of construction permits and their typologies. To discuss the impasses of urban licensing, the difficulties faced by administrative silence, the fragility of inspection and the lack of preparation of technicians and future architects and engineers, is our concern to help in the professional maturity of all. - TeseÁlvaro Siza: caligrafia completaMartins, Alexandre Augusto (2020-08-27)
Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU)
Este estudo examina e explica obra e percurso de Álvaro Siza, sobretudo no que diz respeito à interface entre pensamento projetual e edifício construído. Justifica a escolha desse arquiteto por entender que seu posicionamento projetual, crítico e reflexivo, toma o espaço como recurso capaz de ser moldado ou modelado, a construção como manifestação concreta de sua própria artisticidade e a arquitetura como fenômeno tangível colocado a serviço das pessoas. Levanta, como hipótese de investigação, o fato de os edifícios que projeta materializarem o seu modo de pensar uma arquitetura fundamentada em um conjunto de variáveis conceituais correlacionadas: foco no indivíduo, atenção ao contexto local e valorização da matéria. Situa a trajetória arquitetônica de Álvaro Siza na história da arquitetura de Portugal de meados do século XX em diante, e desde então relaciona seus projetos a algumas das circunstâncias políticas, sociais e culturais do país. Salienta que é pela genealogia de sua obra que é possível compreender uma prática arquitetônica que se sustenta pela mediação, pelo equilíbrio, pelo pragmatismo e pela combinação, ajuste ou harmonização para com as preexistências. Essas, ainda que por vezes sem valor patrimonial ou monumental, são respeitadas e consideradas como substratos basilares ao projeto. Compreende que seu exercício criativo leva em conta, de um jeito muito particular e característico, um conjunto de negociações entre meios e fins, oportunidades e escolhas, matérias e formas. Defende que na experiência da arquitetura edificada seja possível perceber a essência de seus projetos, a consistência de suas ideias e a habilidade de Siza em responder positivamente às exigências de cada novo projeto concebido. Adota como procedimento investigativo o método inferencial de Baxandall (2006) articulado a pesquisas bibliográfica e de campo. Com isso, elege a Biblioteca Municipal de Viana do Castelo (2008) e o Museu de Arte Contemporânea Nadir Afonso (2016), visitados em 2019, para uma análise projetual, circunstancial e construtiva mais detalhada, nomeadamente em relação às razões das encomendas, aos desenhos como instrumentos indispensáveis ao projeto, às relações para com os espaços ao redor, às escolhas formais e materiais, aos sistemas estruturais e construtivos e às possíveis analogias para com outras obras de sua própria autoria. Conclui que ao longo dos anos Álvaro Siza vai aperfeiçoando uma caligrafia arquitetônica que segue representando seu estilo ou sua maneira muito própria e peculiar de fazer projetos de arquitetura, e que se consagra por uma experimentação continuada, pela crença de não existirem regras preestabelecidas, porque sempre aberta à conjugação entre demandas projetuais e sinais fornecidos pelo mundo real. Uma arquitetura que não se rende às manobras estéticas contemporâneas, pois valorizada por uma lógica plástica própria, desde sempre feita para oferecer às pessoas espaços para serem vivenciados e não apenas contemplados. Uma arquitetura na qual a matéria pode ser entendida como o elemento que transforma em tangível a ideia concebida em projeto, e que por isso mesmo antecipa as possiblidades de existência e de resistência no mundo físico, validando, assim, sua própria razão de ser. - TeseÁlvaro Siza: caligrafia concretaMartins, Alexandre Augusto (2020-08-27)
Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU)
This study examines and explains Álvaro Siza's work and journey, especially regarding the interface between design thinking and the constructed building. It justifies the choice by this architect because he understands that his projective positioning, critical and reflective, which takes space as a resource capable of being molded or modeled, construction as a concrete manifestation of his own artistic ability and architecture as a tangible phenomenon placed at the service of people. As a research hypothesis, this thesis considers the fact that the buildings Álvaro Siza designs materialize his way of thinking an architecture based on a set of correlated conceptual variables: focus on human being, attention to the local context and appreciation of materiality. It situates the architectural course of Álvaro Siza in the history of Portuguese architecture from the mid-twentieth century onwards, relating his projects to some of the political, social and cultural circumstances of the country. It stresses that it is through the genealogy of his work that it is possible to understand an architectural practice that is supported by mediation, balance, pragmatism and the combination, adjustment or harmonization with preexistences. These, although sometimes without patrimonial or monumental value, are respected and considered as basic subsidy to the project. It understands that Siza’s creative exercise considers, in a very particular and characteristic way, a set of negotiations between means and ends, opportunities and choices, materials and forms. It argues that in the experience of built architecture it is possible to perceive the essence of his projects, the consistency of his ideas and Siza's ability to respond positively to the requirements of each new project conceived. It adopts as an investigative procedure the inferential method of Baxandall (2006) articulated to bibliographic and field research. Thereby, elects the Viana do Castelo Municipal Library (2008) and the Nadir Afonso Museum of Contemporary Art (2016), both visited in 2019, for a more detailed design, circumstantial and constructive analysis, namely in relation to the reasons for the orders, to the drawings as indispensable instruments to the project, to the relations with the surrounding spaces, to the formal and material choices, to the structural and constructive systems and to the analogies with other works of his own. It concludes that, over the years, Álvaro Siza has perfected an architectural calligraphy that continues to represent his style or his very own and peculiar way of making architectural projects, and that is enshrined in a continuous experimentation, in the belief that there are no pre-established rules, because always propitious to the combination of design demands and signals provided by the real world. An architecture that does not surrender to contemporary aesthetic manipulation, since it is valued by its own plastic logic, always designed to offer people spaces to be experienced and not just contemplated. An architecture in which matter can be understood as the element that transforms the project’s idea into a tangible element, and for that very reason anticipates the possibilities of existence and resistance in the physical world, thus validating its own raison d'être. - TeseAnálise paramétrica das abóbadas gaussianas de Eladio DiesteMelachos, Felipe Corres (2020-02-03)
Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU)
This research has as its object of study the discontinuous gaussian vaults, the dominant variation of the gaussian vault structural typology, designed and built by the Uruguayan engineer Eladio Dieste. The gaussian vaults are doubly-curved rigid structural surfaces resulting from Dieste’s constructive explorations with reinforced brickwork. Furthermore, the geographical and chronological scope of this academic endeavor matches the construction time and location of Dieste’s gaussian vaults: between 1955 and 2000 in the territories of Uruguay, Brazil, Argentina and Spain. The research framework arises from the ostracism of Eladio Dieste’s legacy in academic publications in a historical and a constructive perspective, which is highly contrasting with his contributions in the fields of architectural and engineering structural design through extensive reinforced-brick shells explorations. However, this ostracism is a collateral damage of the Eurocentric approach present in Modern Architecture bibliography during the twentieth century, and paradoxical to the resurgence of academic and constructive explorations of doubly curved rigid structural surfaces in the first decades of the 21st century. The main objective within this research is to verify and identify the existence of underlying geometrical relationships within the body of Dieste`s work designed and structured as discontinuous gaussian vaults. However, the analysis of the geometry itself was initially conducted by means of redrawing and the parametric modelling of Dieste’s Gaussian Vaults from the original drawings. The implementation of the aforementioned methodological procedures was fostered by the year spent in the Università degli Studi di Ferrara for the PDSE-CAPES scholarship grant. When it comes to the expected contributions from this investigation, it is important to mention a deepening of the understanding of the relationship amongst Dieste`s shell form and constructive processes, as well as insights regarding his gaussian vaults` design process. - TeseÁreas de preservação permanente e as dinâmicas urbanas e socioambientais: avanços e desafios das políticas de proteção e recuperação aos mananciaisRosin, Jeane Aparecida Rombi de Godoy (2016-08-31)
Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU)
This thesis aims to contribute to the discussion about the possibilities of environmental recovery of Permanent preservation areas (PPAs) inserted into areas of the watershed protection and recovery within the framework of the recent environmental laws and urban areas that focus on the Brazilian cities. In these areas, uneven expansion and precarious is in evidence on grounds of vulnerability and risk that both resident populations are subjected as the wellsprings of public water supply are in proportion. In the light of technical and scientific aspects related to the institutionalization of the APPs were analyzed the main State actions aimed at environmental protection and recovery of watershed protection areas entered in the São Paulo metropolitan region (SPMR). The municipality of São Bernardo do Campo, in his piece in the Recovery and protection of the watershed of the Billings (APRM-B), was chosen as a case study, by presenting a set of public-housing and urban policies aimed at recovery of precarious settlements in this region. The methodology involves bibliographical research, documentary, interviews with key actors, field research and elaboration of maps for the period researched. The methodological procedures applied contributed to highlight the precarious occupation processes occur in a proportion and speed up the ability of performance of public authorities, whether by the high complexity of the protective rules, by Government rigging deficiency for burocratizadas administrative practices, lack of financial planning and, especially, the absence of an integrated view between public policies and sectoral interventions. The research has as central hypothesis that normative instruments in force in watershed areas, in particular those arising from the law of protection and recovery to watersheds in the State of São Paulo in 1997 and of the specific law of the APRM-B of 2009, although they are not strategic are contributing to the sustainability of the wellsprings of the MRSP on account of the absence of an integrated vision of public policy-environmental and urban-and interventions that they consider essential APPs ecosystem function in order to maintain the balance and sustainability of the watersheds. The analysis of the case study through the evolution of the process of highlighting the transformations allowed occupancy percentages of territorial occupation over four decades, faced by the occupation of the arboreal vegetation, forests preserved, which may be associated with peripheral occupation of precarious settlements induced by large infrastructure facility. The study of the process of occupation of that territory, characterized by a disorderly urbanization model and predatory – with its environmental and economic dynamics, contributed to understand all the complexity that involves the implementation of public policies, in particular the environmental and urban dedicated to confronting the demands that affect the areas of the watershed protection and recovery, responding to questioning the Search Center. Finally, the case of São Bernardo do Campo is exemplary, since public policy and urban interventions implemented in precarious settlements over the past decade, despite the important advances, demonstrate the persistence of social and environmental insecurity involving the resident population and environmental degradation of the APPs and, consequently, do not contribute to the promotion of sustainability of the water sources of water supply from the main metropolis of the country. - TeseArquiteta/Designer : relações projetuais entre a Arquitetura e o design de mobiliário na Casa de Vidro, de Lina Bo BardiDias, Bruno Silva (2018-03-05)
Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU)
This dissertation studies the work of Architect Lina Bo Bardi in order to integrate the architectural conception and the Design of furniture, starting from the extremely significant production of Lina in these two fields in Brazil, whose work deserves attention. The hypothesis that guides the thesis is that the design conception present in Lina's work is based on a harmony of language, which is expressed in the integration of furniture design and architectural space. The objective of the research is to verify, to explain and to demonstrate possible relations and similarities between the design of the building and its interiors and furniture. It is worth noting that the Architect designed reference works, such as the São Paulo Museum of Art (MASP) and SESC Pompeia. She also worked directly in the production of furniture, with furniture factories Studio Palma and Pau-Brasil. In order to ascertain the outstanding issues, the option chosen was to study in more depth the project that the Architect designed for her residence in the neighborhood of Morumbi, in São Paulo, which today is occupied by the Institute that bears her name and that of her husband, Pietro Maria Bardi. Created in order to preserve the memory of the legacy left by the couple in the field of arts, design and architecture, the Lina Bo and P.M. Bardi Institute is today visited by tourists, students and researchers from various parts of the world. - TeseO arquiteto e o mercado imobiliário residencial na cidade de São Paulo no século XXI (2000-2011)Moraes, Sandra Regina Casagrande de (2013-12-09)
Arquitetura e Urbanismo
A produção dos arquitetos para o mercado imobiliário residencial vertical no século XXI na cidade de São Paulo é o alvo principal da presente pesquisa que ao longo do trabalho pretende discutir e demonstrar a transformação da arquitetura em simples objeto de consumo, em função da forte influência do marketing, com a consequente transformação do papel do arquiteto no processo de produção e definição do produto imobiliário, cujos fatores estão relacionados a questões menos criativas, e mais técnicas, tais como a racionalização das construções, a otimização dos espaços, o melhor aproveitamento dos potenciais construtivos e, em particular, a busca obsessiva pelo resultado financeiro, que, via de regra, não consulta todo o interesse do consumidor final. Na verdade, essa produção constitui grande parte da prática da arquitetura e da construção das cidades, que, afinal, é um importante campo de atuação do arquiteto, comumente pouco explorado no meio acadêmico. Também explora o fazer arquitetônico que, diante desse mercado transformou o projeto em simples produto, ao mesmo tempo em que transformou o lote onde está inserido o edifício em empreendimento imobiliário, que criou a ruptura entre a aparência externa (fachada) com o corpo ou a forma do edifício, e que introduziu o elemento estético-formal na formatação do produto imobiliário, de forma a reproduzir o estilo de vida como consumo diferenciado, ambiente social distinto. Desse modo, tudo se encaminha para a mera profissionalização do arquiteto em um mercado que busca uma arquitetura não só com soluções estéticas e funcionais, mas que envolva soluções, resultados e viabilização tanto tecnológica quanto financeira. A verticalização, por seu turno, também ganha destaque por ser um fenômeno marcante na cidade a partir do início do século XXI e, responsável por alterações drásticas no perfil da cidade. - TeseArquitetura como protagonista no mundo em colapsoLoeb, Rodrigo Mindlin (2023-05-04)
Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU)
Vivemos tempos extremos que apresentam grandes desafios socioam bientais, em um cenário no qual a humanidade se depara com a iminência de um colapso dos sistemas de sustentação da vida. Constatamos a condição de extrema iniquidade e concentração de riqueza, consequência da implementação de um paradigma dominante, essencialmente extrativista, apoiado no colonialismo, na escravidão e no genocídio. Neste contexto, o valor da arquitetura está em xeque, uma vez que é, ao mesmo, tempo protagonista na promoção do desgaste e explo ração socioambiental, e potencialmente agente de reversão do quadro da crise atual através de vislumbres de um pluriverso de paradigmas outros e múltiplos, interconectados. A ideia do antropoceno como período em que a humanidade foi submetida a paradigma estabelecido e implementado por um grupo minoritário que ocupava a região da Europa Ocidental, a partir da revolução científica entre os séculos XVI e XVII, reduz a realidade a um modelo racional, simplificador e excludente que considera a natureza fonte inesgotável de recursos para livre apropriação. A força desta revolução e da expansão ultramarina, levou a atividade humana a atingir uma escala e amplitude de ação capaz de gerar transformações na biosfera como nunca antes desde a sua gênese. Com a hipótese de que a arquitetura se tornou predominantemente instrumento servil desse processo de dominação e destrui ção em massa, submissa à lógica do capitaloceno, este trabalho sustenta que é necessária uma ruptura radical com esse paradigma, reconectando este campo do conhecimento e ação com seu sentido legítimo e ancestral. O objetivo desta tese é propor um olhar para a condição contemporânea e questionar o paradigma dominante vigente e sua crise compreendendo que, se a arquitetura é protagonista nos impactos que constituem a trajetória do colapso mundial, ela pode também ser protagonista na construção de alternativas sistêmi cas. A discussão está estruturada em três partes, cada uma com arcos temporais e escalas distintas. Na primeira parte são apresentadas reflexões e questionamen tos com o campo da arquitetura no centro do debate a partir de uma perspectiva socioambiental, adotando o marco temporal de início do antropoceno o ano de 1610; na segunda parte, discutimos de que maneira a construção civil, através dos processos de industrialização e inovação tecnológica submeteu a arquitetura e o desenho da cidade a seus interesses a partir da revolução industrial; na terceira parte, a questão é reconhecer os vislumbres de alternativas que têm emergido em práticas colaborativas nas periferias globais. O caminho percorrido auxiliou no processo de identificar e visibilizar demandas urgentes. Finalmente evidencia a necessidade de adotarmos novos ca minhos e paradigmas para a arquitetura através de alternativas pluriversas para possibilidades de reversão, recuperação, regeneração e restauração socioambien tal da trajetória de colapso do mundo. - TeseArquitetura da segregação: desígnio e desenho das cidadesStédile, Janaina Almeida (2019-02-15)
Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU)
Segregation Architecture - Purpose and design in cities is a study that aims to understand the dynamics of formation and operation of contemporary urban spatial segregation, through its material and symbolic aspects, as those are generated and reproduced. In this study, architecture is understood as a system of relations between objects and voids that structure a space, identify a place, and articulate a community ethos. Based on the methodological course organized by conceptual lexicon and spatial analysis, the research reveals that the segregated city operates from three sets of conceptual binomials that always act in relation to one another: public and private, included and excluded, and, opened and closed. In the first part, it exposes concepts in their positive material forms, that is, spaces and spatial relations that reinforce aggregation through the study of the pre-Christian city of Rome, and then the model of building new parts of Italian cities in the XX century, knowing as città pubblica. The second part shows the opposite: when the social, political and economic forces produce segregated cities spaces, when and why does it acts, its impacts and its relations with the operational binomials. It points out that spatial segregation arises with the modern European city of the nineteenth century, which at the same time industrializes and form the first age of the periphery, which persists in the structure of the city, as a constituent element of its construction, through out rearrangements e re-meanings. Since the 2000s, isolation and separation have taken place through the fragmentation of public life and individualistic consumption, and it is expressed through the gentrification of historical fabrics and working-class neighborhoods near the center, enclaves of the most diverse types, and what we could call “disneylandization” of cities. The research shows that spatial segregation as a model in the formation of western cities, especially those that articulate their territorial dynamics in a globalized network of economic relations. - TeseA arquitetura na construção da imagem do Estado Getulista: Rio de Janeiro 1930/1945Manzo, Rafael (2011-02-28)
Arquitetura e Urbanismo
A Europa foi tomada por uma onda de regimes totalitários entre as décadas de 1920 e 1940, motivados por uma descrença na democracia liberal e no liberalismo econômico que, de bases da modernidade impulsionadora do progresso a partir do século XIX, passaram a ser taxados como responsáveis pela eclosão da Primeira Guerra Mundial e pela crise econômica que se seguiu, acentuada pela quebra da bolsa de Valores de Nova York, em 1929. O Fascismo italiano e o Nazismo alemão destacaram-se, respectivamente, como o fundador e a imagem do sucesso do Totalitarismo de direita e influenciaram parte da América Latina, inclusive o Estado Novo de Getúlio Vargas. Esta tese explora a utilização da arquitetura por estes ditadores europeus, como um dos mais eficientes suportes propagandísticos da imagem de força que pretendiam transmitir, interna e externamente. O principal estilo adotado para este propósito foi o Tardo- classicismo, devido às suas possibilidades sígnicas de representar o poder instituído. No Brasil, um aparente predomínio da Arquitetura Moderna como a representação da imagem do Estado Getulista (1930-1945), causado pelo sucesso de arquitetos desta vertente e pela projeção internacional desta arquitetura, não se confirmou pois, através de um inventário de obras executadas e de uma análise semiótica dos edifícios dos principais ministérios getulistas, constatou-se a inexistência de uma linguagem arquitetônica única para este propósito - TeseA arquitetura pós-moderna em São Paulo diálogos (1983 - 2003)Lopes, Matheus Franco da Rosa (2022-10-05)
Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU)
A presente tese é uma investigação sobre uma produção arquitetônica da Região Metropolitana de São Paulo com desenvolvimento a partir da década de 1980, que possui semelhanças com a arquitetura conhecida como pós-moderna. É uma pesquisa de história da arquitetura, que busca analisar o estado da arte e as contribuições do debate pós-moderno na arquitetura paulista, além de contribuir ao registro de dados e informações pertinentes ao estudo do tema. A arquitetura pós moderna é uma designação ampla, originária na Europa e nos Estados Unidos da América, sendo associada a projetos que de modos diversos manifestaram contestações às abordagens modernas. No Brasil, tal discussão obteve uma produção mais conhecida em Minas Gerais, e é possível dizer que até os dias atuais ainda existam dúvidas sobre as dimensões desse debate nas demais regiões do país. Em São Paulo, ele foi bastante controverso, e rejeitado por parte dos arquitetos da época, tanto que poucos assumiram publicamente o alinhamento com essa vertente. A pesquisa em questão compreende que mesmo não pertencendo diretamente ou assumindo o termo, certos arquitetos produziram projetos com ideias e estéticas correspondentes, ou estabelecendo algum diálogo ao pós-moderno. Como panorama necessário ao assunto, é analisado o contexto do pós-moderno na sociedade, o desenvolvimento como uma abordagem na arquitetura internacional e nacional, e a recepção dessas ideias na arquitetura paulista. São apresentados como dados quantitativos da presença das abordagens pós-modernas no cenário paulista, projetos extraídos dos periódicos de arquitetura em circulação no período, entre outras reflexões. - TeseAs transformações dos espaços de comércio e as novas relações entre o espaço físico e o consumidorPedrotti, Nayara Pires (2023-08-14)
Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU)
As recentes mudanças tecnológicas têm modificado a maneira de consumir, vender e produzir. Antes, para obter algo de desejo era necessário deslocar-se para adquirir as coisas; agora, as coisas chegam sem que haja necessariamente um deslocamento físico. Nesse sentido, a evolução tecnológica pode estar alterando as interações sociais, os estilos de vida, a experiência e a configuração dos espaços físicos de loja, além disso, após o cenário pós pandemia, os novos hábitos de consumo e comportamentos. É possível que o comércio tenha sido beneficiado pelas tecnologias digitais, pois permitiu que os produtos possam ser vendidos em maior escala, com mais lucratividade e menor custo. Por outro lado, sugere-se que a transformação imposta pelas novas tecnologias ao comércio, considerando que nos últimos anos, com a consolidação da conectividade plena e o crescimento do comércio online houve uma profunda alteração nos hábitos de consumo e, por consequência, na localização e na organização espacial das lojas de varejo, seria possível se observar que, neste momento, já é possível se perceber uma segunda transição, onde as lojas físicas passam por mais uma alteração, portanto, a transformação imposta pelas novas tecnologias ao comércio alteram o uso, materialidade, percepção sensível, cenário, layout, e estabelece novas relações entre o espaço físico e o consumidor. O problema de pesquisa se delineia a partir de dois questionamentos, entre eles: As tecnologias virtuais e comércio online estão transformando os espaços de comércio físico, sendo assim “como” estão se dando essas transformações e “quais” são as grandes alterações do espaço físico comercial derivadas de novas práticas de comércio virtual? O objetivo dessa pesquisa é compreender como estão se dando as transformações e quais as grandes alterações do espaço físico comercial derivadas de novas práticas de comércio virtual, devido ao descompasso entre os hábitos de consumo e as transformações efetivas nos espaços de comércio físico. Inicialmente o recorte do estudo iniciou no período que inicia a popularização da internet no Brasil, sendo este os anos 2000, até o ano que antecede a chegada da pandemia de Coronavírus no Brasil, ano de 2019, entretanto, ao longo da pesquisa e após o cenário da pandemia, obteve-se a sensibilidade em reconhecer que por obvio os espaços estavam se transformando, e então o trabalho teve a iniciativa e sensibilidade de estender o recorte para 2023, já que ouve um rearranjo dos novos comportamentos e hábitos de consumo. Acredita-se que o comércio sempre se transformou e não foi em função da pandemia que está se transformando, o que houve foi uma disrupção forçada e possivelmente um ponto de inflexão na curva de evolução e ascendência do comércio virtual sobre o comércio físico, que ficou ainda mais inclinada do que anteriormente. Portanto, o método utilizado para o desenvolvimento dessa pesquisa será “indutivo exploratório”, tendo em vista que se busca considerar o conhecimento baseado em experiência, assumindo de forma geral, pesquisas bibliográficas, coleta de dados, estudos de casos, análises críticas e observação dos fenômenos. - TeseAtividade varejista e desenvolvimento urbano, uma (tênue) interface: avanços e desafios dos eixos de estruturação da transformação urbana: Plano Diretor Estratégico do município de São Paulo (PDE 2014)Campagner, Larissa Garcia (2016-08-23)
Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU)
This doctoral thesis discusses the relationship between the determinants of the location of retail activities in the contemporary metropolis, with emphasis on the city of São Paulo, and Urban Policy. It seeks to clarify the various factors involved for this interaction to occur, based on the question of whether the complex process of retail location and its multiple determinants can be sufficiently defined and induced by urban development instruments listed in the latest Regulatory Framework of the City of São Paulo - The Strategic Master Plan (Law 16.050/14). Specifically on strategic areas defined on this law, the Structuring Axes of Urban Transformation, taken into account the point of view of the retailer entrepreneur on how their businesses are located, facing the different possibilities presented in the urban territory. The objective of this thesis is to outline possibilities for the proposals of Structuring Axes of Urban Transformation, fostering the street retail (trade and services) and mixed-use buildings, expanding this observation to the formation of new centralities (as well as strengthening the existing ones), and to how these processes are part of the urban development. As hypothesis of this work, we start from the point that historically, plans have always mismatched implementation, facing difficulties towards actual conditions for achievements. The same happens with the possible cleavage found between the dynamics of the retail activity in the metropolitan territory and the desired of guiding the implementation of the so-called Structuring Axes of Urban Transformation. As methodological aspects, location theories are explored along with empirical criteria used by the involvement of multiple actors in the decision of outlets and services. An analysis matrix was elaborated from literature review, listing the main components of decision making regarding the retail location and analyzing the ability of different urban instruments to interact with this decision process. Still, testimonials were taken from retail agents, real estate and government representatives, along with new data from a unique market research regarding the demand for retail activities in some of Structuring Axes. Finally, the research discusses the result of observation of the location criteria in parallel with the incentives of urban policy, addressing the main problems and challenges in establishing an effective interface between the two agents analyzed by this work.