Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)
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- DissertaçãoAbordagem fônica para remediar a defasagem na aquisição de leitura e escrita: o papel da capacitação de professoresAndrade, Elizabete Maria de Almeida (2012-05-24)
Psicologia
Avaliações nacionais e internacionais revelam que ainda há muitas crianças brasileiras que apresentam dificuldades em ler e escrever corretamente. As políticas educacionais têm ignorado estudos científicos que comparam a eficácia dos métodos de alfabetização. Diante deste quadro, é necessário fazer uma revisão crítica dos Parâmetros Curriculares Nacionais e introduzir métodos de ensino mais eficazes para solucionar ou remediar atrasos no desenvolvimento de habilidades de leitura e escrita. As vantagens das abordagens fônicas são apresentadas em estudos recentes. O objetivo do estudo foi avaliar o efeito de intervenção baseada na abordagem fônica para a superação das dificuldades de leitura e escrita em crianças do ensino fundamental, por meio da capacitação de professores para a alfabetização pelo método fônico. 61 alunos de 3º e 4º anos do ensino fundamental público foram subdivididos em 3 grupos: Grupo Experimental (GE) formado por crianças com dificuldades em leitura e escrita e submetidas à intervenção fônica realizada por dois professores; Grupo de alunos sem dificuldades em leitura e escrita (GC1) que não foram submetidos à intervenção fônica; Grupo formado por alunos com dificuldades em leitura e escrita (GC2), e que não foram submetidos à intervenção fônica. Os participantes foram avaliados no início e no final do ano com os seguintes testes da Bateria de Leitura e Escrita (BALE): Teste de Nomeação de Figura por Escolha (TNF-Escolha), Teste de Competência de Leitura de Palavras (TCLP), Teste de Nomeação de Figura por Escrita (TNF-Escrita), Teste de Compreensão de Sentença Escrita (TCSE). Além disso, foram feitas comparações do nível de consciência fonológica (PCF) e dos estágios de leitura (EL) dos participantes do GE, antes e depois das intervenções. As intervenções foram feitas pelos professores do GE, com a utilização do Programa de Alfabetização Fônica Computadorizada e de Atividades Fônicas Escritas e Orais. Resultados mostraram que houve melhoras significativas do GE em relação ao GC2 em todos os testes da BALE. Também houve melhoras significativas do GE na PCF, no EL e no os subitens do TCLP e do TNF-Escrita, quando comparados os resultados antes e depois das intervenções. Com relação aos grupos que não foram submetidos à intervenção, o GC2 permaneceu estável, sem ganhos significativos e o GC1 apresentou ganhos significativos entre o pré e o pós-teste. Tais resultados sugerem que o efeito da escolarização é maior para as crianças sem dificuldades com a leitura e escrita. No entanto, crianças com dificuldade de leitura e escrita se beneficiaram com a intervenção baseada na abordagem fônica. - DissertaçãoAbordagem “Goal Management Training” no desenvolvimento das funções executivas em adolescentes com queixas de disfunções executivasNunes, Liana Garcia (2018-02-15)
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Executive functions are related to an individual's ability to engage in targeted and goal-directed behaviors, are especially required in the face of new situations or circumstances that require behavioral flexibility for the demands of the environment. Executive skills are related to activations in the prefrontal cortex and its connections. Despite the large number of individuals who present complaints of executive dysfunctions in the social environment, few studies have been able to study this issue and investigate proposals to stimulate these functions in a sample of adolescents. In order to do so, this study aims to verify the effectiveness of an intervention proposal called Goal Management Training, which is constantly studied in samples of individuals who had Acquired Brain Injury in the prefrontal region of the brain. The study included 25 adolescents with complaints of executive dysfunctions in the social environment who underwent a neuropsychological evaluation for baseline formation. Immediately after they were allocated, randomly in a control group, who underwent psychoeducation sessions, and experimental group, which was stimulated through the Goal Management Training in eight sessions. The participants then went through another evaluation and a follow-up of 4 weeks. The results showed an improvement in executive functions, more specifically a large effect according to the Hedges' scores and a significant effect according to ANOVA analysis in the ecological activity that evaluates operational memory, IQ measures, flexibility and inhibition immediately after the intervention. In the follow-up evaluation, effects of flexibility and inhibition were observed, medium-size effect in planning and problem solving, and short-term verbal memory. However, due to the limitations of this study, the findings should be interpreted with some caution. - DissertaçãoAção escolar junto aos alunos com necessidades educacionais especiais em situação de inclusãoFreitas, Cristiane Spada (2007-02-27)
Psicologia
With the aim of analyzing the school actions which have been developed with students who own special educational needs as far as inclusion is concerned, a bibliographic and documentary analyses and research has been made, followed by qualified branch and ethnographic related research. All the acquired data has been raised through surveys which have been developed in five public schools in the city of Mairiporã, situated in the Great Metropolitan area of São Paulo, with the support of the Governor s Education Bureau. It has also been shown and discussed taking into consideration the infra-structure features and the types of access conditions these students have. In addition, there have been interviews with each school principals and primary regular school teachers so as to find out criteria to distinguish and identify these special types of students in order to describe the elements which may make this inclusion process in the public city schools easy or hard. The interest for this branch has been grounded on the need of checking the ethic principles of equality and justice which must be guaranteed. Although there has been development, the present study has indicated a huge gap between the speech and the steps which have been taken, and that s why this process values must be checked, as something historic which has already begun and will certainly not end up soon. So, it must be deeply thought and understood within a dynamic focus. The results which have been found out might provide outstanding assistance for possible and necessary changes so as to lead to steps which shall be taken in the above-mentioned city schools. - DissertaçãoAcessibilidade em material didático digital para idosos: estudo de caso em uma plataforma educacional digitalMarino, Mariana Cardozo Herscovici (2020-08-21)
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Aging imposes limits on the body and the mind. Even in the face of these limitations - difficulty in memorizing, anomie, declining hearing and visual acuity, the elderly are returning to school, taking short courses and attending university again. Teachers, then, face a new challenge: receiving these students over 60 and including them in an effective way. The main objective of this work was to verify the ease of creating or transforming the didactic material that the teacher has in inclusive digital didactic material for these students and how much a digital platform is able to support this development. Thus, through the use of an ecosystem called SELI (smart ecosystem for learning and inclusion) still under construction, the research participants were able to test it and validate some of its features. The participation of these professionals took place in two courses - one for creating inclusive didactic material and the other for adapting didactic material, both using the ecosystem. The methodology for creating and applying the courses as well as its evaluation by the participants are presented in this work, in addition to a self-analysis of the entire process of creation and application of the courses by the author. - DissertaçãoAções afirmativas para inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho: um estudo sobre concursos públicosPagaime, Adriana (2016-07-27)
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Este estudo objetivou refletir sobre a efetividade da Reserva de Vagas em concursos públicos, enquanto política de ação afirmativa, direcionada ao segmento da população com deficiência; sobre a relação entre educação/escolarização e mercado de trabalho para pessoas com deficiência, a partir da comparação dos resultados obtidos nos concursos pelos candidatos com e sem deficiência que concorreram aos cargos de Analista e Técnico Judiciário – Área Administrativa (da Justiça Federal e da Justiça do Trabalho), realizados no período de 2010 a 2014, tomando como universo da investigação os resultados dos respectivos (34) concursos públicos, realizados pela Fundação Carlos Chagas. Foram definidos como objetivos específicos, com base nos (421) concursos públicos, (de âmbitos Municipal, Estadual e Federal) realizados no período de 2000 a 2014: verificar a evolução da participação de pessoas com deficiência; mapear e caracterizar, por sexo e faixa etária, a demanda geral dos candidatos com e sem deficiência; o Decreto Federal nº 3298/1999 foi analisado, no que tange à reserva de vagas em concursos públicos, procurando demarcar suas alterações ao longo dos anos, em razão de ações da sociedade civil e do Ministério Público. Dos 34 concursos públicos selecionados, identificou-se o tipo de deficiência e o tipo de adaptação requerida pelo candidato para a realização das provas, o que permitiu traçar o perfil dos candidatos com deficiência que participaram e, daqueles que lograram habilitação nos concursos. Os resultados apontaram que apesar da norma legal prever a reserva de 5% das vagas ofertadas, a participação de pessoas com deficiência é baixa, tendo atingido 1% apenas em 2013; mesmo que os candidatos com deficiência concorram ao total de vagas em disputa, e concomitantemente, às vagas reservadas, essa população acaba concorrendo entre si, pois, com base na classificação desses candidatos, verifica-se que o desempenho nas provas está aquém do esperado para competir na ampla concorrência, trazendo à baila a questão da qualidade da educação dessa população em relação aos demais alunos. Dentre os candidatos com deficiência que foram aprovados nos concursos, apenas 3% teriam sido aprovados se não existisse a reserva de vagas. Dentre aqueles que conseguem habilitação, em razão da reserva de vagas, a maioria tem deficiência leve que não requer nenhum tipo de adaptação para realização da prova. Em relação aos candidatos com deficiências mais severas, constata-se que, nos cinco anos e nos 34 concursos analisados, dentre os habilitados na lista geral, estavam apenas três cegos, dois cadeirantes e, nenhum candidato surdo. Dados que ratificam a necessidade de se acompanhar e avaliar tanto as políticas de inclusão educacional, quanto às voltadas ao mercado de trabalho, já que, pelo que se verifica, tal ação não tem conseguido amparar as pessoas com deficiências mais severas, que seriam os principais destinatários dessa política. - DissertaçãoAçoes de inclusão de funcionários com deficiência em empresas de diferentes ramos de atividadesOliveira, Elaine Roberta de (2009-01-27)
Psicologia
A inclusão da pessoa com deficiência vem recebendo atenção especial pelas Leis brasileiras. O presente estudo teve como objetivo analisar as ações realizadas pelas empresas na contratação, na inclusão e na qualificação do funcionário com deficiência. Os objetivos específicos foram: identificar quais os tipos de deficiências que as empresas estão incluindo; caracterizar as ações empregadas para a integração das pessoas com deficiência nas empresas e descrever as ações desenvolvidas para a qualificação profissional das pessoas com deficiência. A questão de pesquisa foi: quais as ações que estão sendo realizadas pelas empresas na contratação e na inclusão de funcionários com deficiência? Os dados da pesquisa foram coletados através de uma entrevista semi-estruturada com cinco gestores de empresas que trabalham com a inclusão e com a qualificação de funcionários com deficiência, localizadas na cidade de São Paulo e Cajamar. Para a sistematização dos dados utilizou-se a técnica da análise de conteúdo, chegando-se a 10 categorias que foram estipuladas levando-se em consideração o maior número de respostas semelhantes em relação as categorias levantadas. A análise revelou que inúmeras são as ações de contratação, inclusão e qualificação que as empresas estão desenvolvendo para os funcionários com deficiência. No processo de inclusão as empresas pesquisadas apontaram medidas como: o auxílio de consultorias para encontrar funcionários com deficiência; palestras que visam conscientizar e sensibilizar gestores e equipes de trabalho; aplicação de projetos que buscam aprimorar os conhecimentos dos funcionários com deficiência. O principal objetivo dessas ações é promover aos funcionários com deficiência as mesmas oportunidades de plano de carreira oferecido a todos os funcionários. Entretanto, apesar da realização dessas ações as empresas ainda encontram dificuldades no processo de inclusão do funcionário com deficiência, principalmente no que se refere a escolaridade das pessoas com deficiência. Por fim espera-se, com essa pesquisa, contribuir para o conhecimento das ações desenvolvidas pelas empresas no processo de inclusão, bem como para estimular que novas pesquisas sobre o tema sejam realizadas, propiciando, dessa forma, maior conhecimento sobre a contratação, a inclusão e a qualificação das pessoas com deficiência. - DissertaçãoAdaptação cultural e validade de conteúdo da prova de consciência fonológica por produção oral (PCFO) para o contexto moçambicanoMuitana, Gérson Obede Estevão (2020-06-24)
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Dificuldades de aprendizagem referem-se a um grupo heterogêneo de problemas, capazes de impossibilitar assimilação de conteúdos acadêmicos. Um dos fatores apontados é relacionado ao próprio indivíduo, podendo ser identificados precocemente na idade pré-escolar por meio de avaliação de habilidades preditoras de desempenho acadêmico. Uma dessas habilidades é de consciência fonológica, conhecida como capacidade de segmentar os sons da fala. Contudo, para sua avaliação, é necessário ter instrumentos com evidências de validade e fidedignidade. No caso da população moçambicana, não existe nenhum instrumento desenvolvido ou adaptado para avaliação desta habilidade importante. Por conta disso, este estudo tem por objetivo realizar uma adaptação cultural da Prova de Consciência Fonológica por produção Oral para o contexto moçambicano. O processo compreendeu duas fases, nomeadamente: equivalência semântica realizada por nativos e validação de conteúdo realizada por juízes e especialistas. Nas duas fases foram sugeridas mudanças de palavras e expressões que depois foram alteradas no instrumento e produzida a versão final. A concordância dos juízes e especialistas por meio do Índice de Validade de Conteúdo foi de 0,96, índice considerado ótimo. Sendo assim, considera-se que o instrumento apresenta evidências de validade de conteúdo. Contudo, salienta-se que estudos posteriores precisam ser conduzidos para verificar outros parâmetros de validade, fidedignidade e de normatização do instrumento adaptado. Portanto, espera-se que o instrumento contribua para avaliação da consciência fonológica em Moçambique e que acima de tudo a habilidade faça parte das atividades de estimulação e intervenção em crianças pré-escolares com objetivo de reduzir os índices de dificuldades de aprendizagem posteriores. - TeseAdaptação cultural para o Brasil da matriz de avaliação das atividades e participação para autismo (MAAPA)Miccas, Camila (2015-08-18)
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The Matrix of Assessment of Activities and Participation (MAAPA) is a tool developed with grounded on the International Classification of Functioning, Disability and Health for Children and Youth (ICF-CY), which assesses children with autismo, aged between 0 and 6 years and was developed in Portugal. The present research aimed to accomplish the cultural adaptation of the instrument described above for the Portuguese of Brazil and check its applicability to the Brazilian population through the use of MAAPA to evaluate children diagnosed with autism and signs of autism, who attend the schools of early childhood education and elementary school in the city of Barueri. The process of cultural adaptation of the instrument follow the rules indicated in the reference literature, namely, evaluation by expert judges and technical use "Focus Group". To evaluate the applicability of the instrument to the Brazilian population, the same was used by three different observers, assessing the same group of children. The main results were: specific adaptations in terms and expressions after evaluation of the instrument by the judges and experts also after the use of the technique of the "focus group", making the instrument more clear and easy to understand for the Brazilian population. As to the applicability of MAAPA, the instrument was shown to be sensitive, identifying differences in the results of the three observers and able to draw a map specific functional of each student, allowing the teacher to perform with greater knowledge planning and interventions - DissertaçãoAdaptação da versão brasileira do inventário de comportamentos autísticos para o português de AngolaFilipe, Beatriz Tomas da Cruz (2012-08-27)
Psicologia
Introdução: O autismo é um distúrbio do desenvolvimento com designação genérica de Transtornos Globais do Desenvolvimento (TGD), de acordo com os critérios da Associação Americana de Psiquiatria (DSM-IV). As causas são múltiplas, o que motiva a investigação em diversas áreas do conhecimento. O transtorno tem em sua origem uma patogênese neurobiológica com causas ambientais, genéticas ou com a integração de ambas. As manifestações são anormalidades qualitativas e quantitativas que afetam as áreas da interação social, comunicacional e comportamental. A literatura atual tende a designá-las como Transtornos do Espectro do Autismo (TEA). No Brasil existem 4 escalas de triagem para TGD traduzidas e validadas, enquanto que em Angola tais instrumentos inexistem. Objetivos: Realizar a adaptação cultural do Inventário de Comportamentos Autísticos (ICA) de Marteleto e Pedremônico (2005) para a população de Angola; avaliar a aplicabilidade da escala adaptada em alunos com necessidades educacionais especiais em Angola; estimar a frequência da sintomalogia dos comportamentos autísticos segundo algumas variáveis biológicas e sociodemográficas nesses alunos. Métodos: A adaptação transcultural levou em consideração a avaliação de equivalência conceitual, a semântica e a operacionalidade em relação ao contexto cultural e estilo de vida da população alvo da pesquisa. Resultados e conclusão: a adaptação cultural do ICA-BR para o ICA-Angola foi facilmente realizada com alta taxa de equivalência geral no pré-teste, de 80%; a aplicação da escala ICA-Angola na população alvo revelou-se factível com possibilidade de treinamento de outros profissionais; os alunos com deficiência intelectual investigados revelaram altas pontuações no ICA-Angola; será necessária a ampliação da amostra e a confirmação do diagnóstico de Transtornos do Espectro do Autismo para melhor avaliação dos resultados. - DissertaçãoAdaptação de um programa de intervenção em funções executivas e autorregulação no contexto escolar para crianças do 3º ao 5º ano do ensino fundamentalCampos, Ana Paula Soares de (2017-02-10)
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Executive Functions (EF) are skills that bring together aspects such as cognitive flexibility, working memory, inhibitory control, planning, self-regulation that allow us to control goal-directed behaviors. These abilities follow distinct trajectories of development until early adulthood. The school provides a rich environment for executive functions stimulation during daily living in the classroom. In Brazil, there is a lack of materials for intervention in these skills for school-age children, especially from the 3rd year. This study aims to adapt a Program of Intervention in Executive Functions and Self-Regulation (PIAFEX) for students in 3rd to 5th grades of Elementary School, to improve teaching practice and students' school performance. This work is divided in two phases, the first one involves the adaptation carried out by the author and the second the evaluation of the adaptation by a group of 6 teachers of children in the 3rd to 5th year of Elementary School, two of them for each school grade. PIAFEX aims at the development of EF in elementary school children, including skills such as organization, planning, inhibition of impulses, attention, working memory, metacognition and emotional regulation. The adaptation considered the adequacy to the contents of each year and the functions that are intended to be developed within the group of EF. In the second phase of this study, the teachers underwent training in EF to understand the skills that can be developed with the adapted material. This training has achieved the main goal of introducing important concepts about EF and self-regulation. All the PIAFEX adapted activities were appreciated by the teachers through assessment questionnaires answered from their classroom reality. In general, the teachers agreed with the activities, and the notes made by them resulted in new adaptations to the material. It was verified with this study that coherent activities were proposed to the development phase of children from 3rd to 5th year for the development of EF and self-regulation in this phase of schooling. - TeseAdaptação e aplicação do programa de alfabetização e raciocínio (par) para intervenção remota em habilidades de leitura, escrita e matemática de crianças com TDAHRocha, Leilany Barcellos da (2022-05-17)
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O objetivo deste estudo é verificar os efeitos do Programa de Alfabetização e Raciocínio (PAR) como instrumento de intervenção remota em habilidades de alfabetização e desempenho cognitivo e acadêmico de crianças com TDAH do ensino fundamental. O TDAH é definido por níveis prejudiciais de desatenção, e/ou hiperatividade-impulsividade. A pesquisa foi dividida em duas fases: Na fase 1 fez-se uma seleção de jogos da dissertação de mestrado da autora, para o estímulo das habilidades acima citadas. Em seguida os jogos foram submetidos à análise de doze juízes que avaliaram sua pertinência para o estímulo de crianças com TDAH. Foram utilizados os jogos que obtiveram 70% de concordância. Na fase 2 do estudo foi realizada uma avaliação neuropsicológica, seguida de intervenção com 26 encontros (2 vezes/semana) com duração de 55 minutos. Ao final da intervenção, foi realizada novamente a avaliação neuropsicológica do início. Participaram do estudo 6 crianças com idade entre 8 e 11 anos do ensino fundamental de duas escolas particulares de São Paulo. De acordo com suas dificuldades escolares, as crianças foram separadas em 4 grupos de intervenção: Grupo A para os que precisavam de estímulo nas habilidades de Linguagem, Controle Inibitório e Flexibilidade Cognitiva; o Grupo B para os que precisavam de estímulo em Linguagem, Memória Operacional e Flexibilidade Cognitiva; No Grupo C as intervenções foram para crianças com prejuízo em Raciocínio Matemático, Controle Inibitório e Flexibilidade Cognitiva; Para o Grupo D foram selecionadas as crianças com déficits em Raciocínio Matemático, Memória Operacional e Flexibilidade Cognitiva. Na avaliação utilizou-se o inventário SDQ aplicado aos responsáveis, o Inventário de Funções Executivas (IFERA-I), a Escala de sintomas do TDAH e o Inventário de Rastreamento de Dificuldades Cognitivas (IRDC) para identificação de sinais do TDAH. Com as crianças utilizou-se a WASI, o TAC, o Teste de Trilhas (partes A e B) e o Teste de Desempenho Escolar (TDE-II). Os resultados obtidos apontaram índices qualitativamente e quantitativamente positivos, porém, não sendo estatisticamente significativos. Por ser uma mostra reduzida, observou-se individualmente uma tendência crescente de melhoria cognitiva com poucos índices de piora e índices comportamentais elevados, principalmente das habilidades relacionadas aos sintomas de TDAH, verificando um efeito positivo da aplicação do instrumento, agora nomeado de in-PAR, como alternativa de intervenção remota para crianças nas habilidades de leitura, escrita e matemática, comparando resultados pré e pós-intervenção tendo cada participante como seu controle. - TeseAdaptação e aplicação do programa de alfabetização e raciocínio (par) para intervenção remota em habilidades de leitura, escrita e matemática de crianças com TDAHRocha, Leilany Barcellos da (2022-05-17)
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O objetivo deste estudo é verificar os efeitos do Programa de Alfabetização e Raciocínio (PAR) como instrumento de intervenção remota em habilidades de alfabetização e desempenho cognitivo e acadêmico de crianças com TDAH do ensino fundamental. O TDAH é definido por níveis prejudiciais de desatenção, e/ou hiperatividade-impulsividade. A pesquisa foi dividida em duas fases: Na fase 1 fez-se uma seleção de jogos da dissertação de mestrado da autora, para o estímulo das habilidades acima citadas. Em seguida os jogos foram submetidos à análise de doze juízes que avaliaram sua pertinência para o estímulo de crianças com TDAH. Foram utilizados os jogos que obtiveram 70% de concordância. Na fase 2 do estudo foi realizada uma avaliação neuropsicológica, seguida de intervenção com 26 encontros (2 vezes/semana) com duração de 55 minutos. Ao final da intervenção, foi realizada novamente a avaliação neuropsicológica do início. Participaram do estudo 6 crianças com idade entre 8 e 11 anos do ensino fundamental de duas escolas particulares de São Paulo. De acordo com suas dificuldades escolares, as crianças foram separadas em 4 grupos de intervenção: Grupo A para os que precisavam de estímulo nas habilidades de Linguagem, Controle Inibitório e FlexibilidadeCognitiva; o Grupo B para os que precisavam de estímulo em Linguagem, Memória Operacional e Flexibilidade Cognitiva; No Grupo C as intervenções foram para crianças com prejuízo em Raciocínio Matemático, Controle Inibitório e Flexibilidade Cognitiva; Para o Grupo D foram selecionadas as crianças com déficits em Raciocínio Matemático, Memória Operacional e Flexibilidade Cognitiva. Na avaliação utilizou-se o inventário SDQ aplicado aos responsáveis, o Inventário de Funções Executivas (IFERA-I), a Escala de sintomas do TDAHe o Inventário de Rastreamento de Dificuldades Cognitivas (IRDC) para identificação de sinais do TDAH. Com as crianças utilizou-se a WASI, o TAC, o Teste de Trilhas (partes A e B) e o Teste de Desempenho Escolar (TDE-II). Os resultados obtidos apontaram índices qualitativamente e quantitativamente positivos, porém, não sendo estatisticamente significativos. Por ser uma mostra reduzida, observou-se individualmente uma tendência crescente de melhoria cognitiva com poucos índices de piora e índices comportamentais elevados, principalmente das habilidades relacionadas aos sintomas de TDAH, verificando um efeito positivo da aplicação do instrumento, agora nomeado de in-PAR, como alternativa de intervenção remota para crianças nas habilidades de leitura, escrita e matemática, comparando resultados pré e pós-intervenção tendo cada participante como seu controle - TeseAdaptação e desenvolvimento de instrumentos para avaliação de crianças e adolescentes com TDAH, análise de perfil neuropsicológico e relação com desempenho funcionalTrevisan, Bruna Tonietti (2014-08-12)
Psicologia
O TDAH é um distúrbio que atinge de 3 a 5% de crianças em idade escolar. Apesar de evidências de comprometimento cognitivo em tal transtorno, seu diagnóstico ainda é predominantemente clínico. Importantes processos neuropsicológicos têm sido implicados no TDAH, incluindo déficits de funções executivas (FE), de regulação do estado e aversão à demora. No entanto, ainda não foi esclarecido se estes três fatores constituem vias independentes para explicação do TDAH ou, ainda, como se estabelece a relação entre tais fatores e o TDAH. Além da investigação de tais relações, se faz necessário verificar quais são as implicações funcionais da presença dos sintomas e dos déficits neuropsicológicos, visto que intervenções adequadas podem ser convenientemente conduzidas. Contudo, não há no Brasil estudos que buscaram desenvolver instrumentos válidos e precisos com o objetivo de avaliar regulação do estado e aversão à demora em crianças, bem como medidas mais ecológicas de FE. Os objetivos do presente projeto são traduzir, adaptar e desenvolver instrumentos para avaliação de crianças e adolescentes com TDAH; analisar o perfil neuropsicológico em termos de funções executivas, regulação e aversão à demora; bem como investigar a relação entre o transtorno, o perfil neuropsicológico, a sintomatologia, o desempenho acadêmico e o desempenho comportamental. Para tanto, o presente projeto foi desenvolvido por meio de três estudos: Estudo 1 Traduzir, adaptar e buscar evidências de validade e precisão do CHEXI, enquanto medida ecológica de FE; da Tarefa de Regulação, como medida de regulação do estado; e do Teste de Aversão à Demora (TAD), para avaliação de aversão à demora. Participaram 408 crianças, dos 4 aos 7 anos, estudantes do Ensino Infantil e primeiro ano do Ensino Fundamental de escolas municipais da Grande São Paulo, bem como seus professores e pais. Estudo 2 desenvolver uma nova tarefa de aversão à demora, outra de regulação do estado e um inventário que abrangesse diferentes facetas de FE (IFERI), para serem respondidas pelos pais e professores. Participaram um total de 332 crianças e adolescentes, entre 5 e 14 anos de idade, de ambos os sexos, estudantes do 1º ao 9º ano de uma escola pública e duas escolas particulares de São Paulo. Estudo 3 - verificar a heterogeneidade do TDAH, tanto em termos de desempenho neuropsicológico quanto em relação a desempenho acadêmico e comportamental, em 62 crianças e adolescentes (50% com diagnóstico de TDAH e 50% controles pareados em termos de idade, sexo e escolaridade), entre 7 e 14 anos de idade, de ambos os sexos, estudantes de escolas públicas e particulares. Resultados do estudo 1:Os índices de consistência interna da CHEXI foram excelentes (alfa de Cronbach de 0,94 respondidos pelo pai e 0,98 pelos professores; coeficiente de Spearman-Brown foi de 0,92 e 0,96 para pais e professores, respectivamente). A análise fatorial exploratória revelou dois fatores para a CHEXI (fator geral para FE e outro representando autorregulação e controle inibitório). Assim, a validade fatorial não foi a inicialmente almejada. Deste modo, realizou-se um Estudo 2: todas as três novas medidas alcançaram excelentes índices consistência interna e a análise fatorial exploratória da IFERI revelou as cinco dimensões desejadas (memória de trabalho, flexibilidade cognitiva, controle inibitório, aversão à demora e regulação do estado). Resultados do estudo 3: Análises U de Mann- Whitney revelaram diferenças entre os grupos clínico e controle na maior parte da medidas e Análises de Correlação de Spearman indicaram relação entre o desempenho neuropsicológico, funcional, sintomatológico e funcional, evidenciando a importância da caracterização do TDAH sob ponto de vista dimensional. - TeseAdaptação e implementação do programa de intervenção precoce sobre o funcionamento executivo para crianças e adolescentes com TDAHAndrade, Amanda Menezes (2013-02-05)
Psicologia
Many studies have investigated the association between deficits in executive functioning and the Attention Deficit Hyperactivity Disorder (ADHD), having been found frequent relationship between both. As a result of these findings, it is increasingly necessary that interventions can be developed in an attempt to improve the impact of symptoms generated by this association in people's lives. Thus, this research had three phases. First, a cognitive assessment was conducted with the subjects, in order to characterize the sample, consisting of 38 children and adolescents from 7 to 17 years old, with diagnosis of ADHD. The instruments were a battery of assessment of executive functions and WISC III Cubes and Vocabulary's subtests. Additionally, parents and teachers responded tests about the behaviors of the participants and, complementary, parents filled out an interview of anamnesis. Second, it was conducted an adaptation of the intervention procedure called "Intervention's Program on Self-Regulation and Executive Functions" (PIA FEx) for the sample of this study. In the third stage, there was the implementation of the intervention's program, with 8 children, with the goal to establish whether the activities would be effective in reducing the impact of executive deficits in tests and scales. In parallel, there was a control group consisting of 10 members that were not inserted in any kind of activity conducted by the researcher. At the end of the intervention was carried out an evaluation post-test with participants of the experimental and control groups, following the same principles of the pre-test, but without the WISC III. The results present some aspects of adaptation of the intervention and show that all the training was conducted in groups, being stimulated mutual collaboration among peers, so that all activities were mediated by this author. To obtain quantitative results were conducted descriptive analyses of the performances in the pre and post-test, and analyses of covariance of group effect on the performances in each measure in the post-test, using the covariants estimated IQ, age and performance in equal measure in the pre-test. The data showed that, in general, the average of the performances of the experimental group in the pre-test were larger than those of the control group. In relation to the effect of the intervention, the proposed procedure was effective in stimulation of selective attention, inhibitory control and auditory component of working memory in GE participants. Although they have been found few significant data for the effect of the intervention, for all tests the GE showed tendency to play better than GC. In this way, it is possible to observe indications of effectiveness of the proposed intervention, although further studies are needed using the same intervention program on samples with ADHD. - TeseAdaptação transcultural do MABC-2 e avaliação de crianças com Transtorno do Espectro Autista entre 7 e 10 anosQuedas, Carolina Lourenço Reis (2019-08-13)
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)
O Transtorno do Espectro Autista (TEA) caracteriza-se por um transtorno do neurodesenvolvimento que acarreta prejuízos sociais, comportamentais e de comunicação. O desenvolvimento motor não faz parte dos critérios de diagnóstico, porém, não é menos importante do que outros aspectos e deve ser considerado no processo de avaliação e intervenção da criança com TEA. Objetivos: Realizar tradução e adaptação transcultural da versão no idioma Português/Portugal para o Português/Brasil da escala Movement Assessment Battery for Children-2 (MABC-2), Banda-2 para a faixa etária de 7 a 10 anos e testar a versão traduzida em crianças com TEA do sexo masculino, verificando as necessidades de adaptações da escala para este público, bem como a influência do nível de inteligência nos escores das tarefas motoras. Método: O estudo foi realizado em três etapas: Etapa 1: tradução e adaptação transcultural da escala MABC-2 do idioma português de Portugal para o português do Brasil; Etapa 2: Avaliação de 10 participantes com TEA pela MABC-2 traduzida para análise de confiabilidade inter e intra examinadores e proposta de adaptações para o uso do instrumento com essa população; Etapa 3: avaliação de 30 crianças que apresentavam laudo de TEA, as quais foram indicadas pelas escolas e instituições participantes. Foi aplicado o teste das Matrizes Progressivas Coloridas de Raven (MPR) para critérios de inclusão e a MABC-2. Resultados e Discussão: A escala MABC-2, no idioma português do Brasil foi disponibilizada para a Editora Pearson, que detém agora direitos reservados sobre esta versão. Foi possível aplicar a escala em crianças com TEA a partir de registros em filmagem, com adaptação na mediação do tempo e do número de vezes do treinamento da tarefa. A análise das filmagens por dois avaliadores apresentou boa confiabilidade inter e intra examinadores. Na terceira etapa, quando foi realizada a correlação entre os escores da MABC-2 e da MPR observou-se que as correlações com os escores padrão entre os domínios avaliados pela MABC-2 e os resultados do MPR mostraram ser média para DM (r=0,454, p=0,012) e EQ (r=0,324, p=0,081) e pequena para J&P (r=0,170, p=0,368). Pelo sistema semáforo ficou evidenciado que o grupo estudado apresentou escores baixos, com 83% dos avaliados classificados na zona vermelha, o que representa dificuldade motora significativa. Conclusão: O uso da MABC-2 possibilitou identificar algumas adaptações que podem favorecer a avaliação motora no grupo estudado. Os testes de correlação entre os escores do MPR e as habilidades motoras mostraram que o grau de inteligência parece influenciar o desempenho motor. Considera-se, a partir dos dados obtidos, a relevância de estudos e avaliações na área motora para crianças com TEA, a fim de que possam ser caracterizadas as necessidades de apoio psicomotor para este grupo, minimizando os fatores que podem interferir no desempenho de tarefas motoras e, consequentemente, em seu desenvolvimento global. - TeseAdaptação transcultural do MABC-2 e evidências de validade para o Transtorno do Espectro Autista na faixa etária de 11-16 anosQuintas , Ricardo Henrique Rossetti (2020-11-26)
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)
Autistic Spectrum Disorder (ASD) is looking for persistent compromises in the ability to initiate and sustain reciprocal social interaction and social communication with the presence of restricted, repetitive and inflexible patterns and behavior. Initial studies already described the unusual movements in people with ASD, however, with the advancement of research it became evident that these motor deficits were related to their atypical development and despite that, a motor assessment of this population is still a great challenge. The aim of this study was to carry out the crosscultural adaptation to the Brazilian Portuguese language of the MABC-2 Band 03 scale (11 to 16 years old) by analyzing the evidence of validity in people with ASD, identifying as a need and proposing adaptations in the application process, describing and correlating the motor profile with your cognitive profile using this new version. Method: The study was divided into three stages, stage 01: translation and adaptation of band 03 of the MABC-2 scale for our culture; stage 02: pilot study, evaluation and analysis by the committee of judges of the difficulties in applying the scale (n = 10) and application of adaptation suggestions (n = 10) and stage 03: evaluation of 23 adolescents with a medical diagnosis of ASD and correlation with cognitive profile. Results and Discussion: The translation and adaptation of the scale was performed by finding agreement levels between judges> 90% being considered satisfactory, as well as the aspects of validity and reliability where the stability and equivalence indices were ≥90% considered excellent with internal consistency ≥0.81 almost perfect. The experts' analysis verified the need to adapt the scale evaluation processes. The results of the two groups evaluated in step 2 were compared, observing better results for the evaluated group with the proposed adaptations for the execution of the play and catch 02 tasks (p =, 046), balance 03 (p =, 046) and in the percentile of play and catch (p =, 029), Balance (p =, 042) and in the GP (p =, 043) demonstrating that these processes can be effective for evaluating this population. The description of the motor profile pointed to significant motor impairments in most of the evaluated group, with 52.17% classified in the red zone, 4.34% in the Amber zone, with risk of developing motor impairment and 42.47% in the green zone, which is indicative of significant motor 11 impairment. In addition, mean positive correlations were found between overall performance and IQ (r =, 335, p = 0.49). Conclusion: it is concluded that the MABC2 scale can be used in our culture to evaluate people with ASD, with a better performance of the group evaluated with the adaptations. A heterogeneous motor capacity was observed in this population, with a wide range of functionality and impairment - DissertaçãoAdaptação, desenvolvimento e evidências de validade e precisão de instrumentos de avaliação dos componentes de leitura no ensino fundamental IIBrito, Gabriel Rodriguez (2017-02-09)
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)
Reading is characterized as a complex activity. International prevalence studies indicate that students with difficulties in reading and writing match up to 17.5% of the Elementary School students, which have lower performance according to the level expected in their education. Different models have tried to explain the cognitive processes involved in the reading ability. According to the Componential Model, the reading performance involves several factors, divided into three domains: cognitive, psychological and ecological. Regarding the cognitive domain, reading with comprehension can be understood as the product of the interaction of decoding processes, comprehension and fluency. Studies have shown that the identification of possible difficulties of these abilities can provide appropriate intervention, resulting in significant improvement in the ability and therefore better performance in reading in general. Because of the lack of validated instruments for the reading evaluation in Brazil, this study was divided into three phases in order to, based on the cognitive neuropsychology, adapt and develop assessment tools for reading components focusing on the final years of elementary school. Three instruments were built and adapted on phase one: Teste de Compreensão de Palavras e Pseudopalavras II (TCLPP-II), which aims to investigate word recognition processes; Teste de Fluência de Leitura (TFL), in order to evaluate the fluency in reading single words and in texts; Teste Cloze de Compreensão de Leitura (TCCL) which aims evaluate reading comprehension in narrative and argumentative texts. On phase 2, a pilot study was made with 48 students from a State public school, 29 of them were from the 6th grade and 19 from the 9th grade. Preliminary analyzes of the study oriented modifications and corrections in the three instruments and demonstrated their applicability. In phase 3 an analysis of variance revealed that there was a significant improvement in performance with school progress in most of the measures in the three tests, a statistically significant difference between the 6th and the other grades. Overall, the measures of all tests correlated significantly with each other, with the other tests and with school performance, varying the magnitude of the correlations. As precision analyzes indicate adequate internal consistency of all instruments, especially for the initial grades of Elementary School II. Therefore, this research suggests that all three tests have an adequate psychometric effect. - DissertaçãoAdmiração reverencial e sua ação humanizadora: estudo acerca da desumanização e corporificação das emoçõesEspinosa, Ruth Izabel Vasconcelos Lyra Romero (2019-08-13)
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)
Through two experiments we investigated dehumanization and the role of positive emotions such as awe in humanization. Dehumanization consists in denying uniquely human (UH) or human nature (HN) characteristics to other individuals. In this sense, the non-attribution of secondary emotions to people outside the group is a way of dehumanizing them, as it brings them closer to animality. Another aspect that may indicate dehumanization is the embodiment of emotions, which we seek to evaluate in experiment 1. Such aspect is a phenomenon that occurs when evaluating where in the body each emotion is perceived and felt. Since the non-attribution of secondary emotions is a way of dehumanizing, it can be inferred that the embodiment of emotions occurs differently when one imagines that this emotion belongs to another person, a typically dehumanized group. In experiment 1, we evaluated 3 embodiment groups - 1) himself, 2) a similar one (student like him), and 3) homeless. They were instructed to respond to the task of Bodily Sensations Maps (BSMs) for eighteen emotions that could be basic (anger, fear, joy) and complex (awe, compassion, pride) considering their own emotions (group 1), peer emotions (group 2) or homeless people emotions (group 3). According to the initial hypotheses, no significant differences were found between the BSMs produced for their own emotions and for the homeless in relation to the basic emotions. However, significant differences were found in complex emotions. A greater degree of similarity was observed between maps produced by self-emotions and those of other students compared to maps produced for homeless people. In experiment 2 we evaluated the impact of positive emotion, awe, as it would have a humanizing role, indicated by the attribution of secondary emotions to homeless people. This emotion was translated to Portuguese in our study, maintaining its main characteristics of being an emotion with aspects of admiration and fear, being elicited before something great that defies understanding. In this study we focus in the positive aspect of this emotion, which promotes admiration, diminishing of the self, reevaluating beliefs and increasing pro-social behaviors. For this experiment, the same 3 embodiment groups produced the BSMs, after neutral emotional modulation, awe and joy. Awe intensified the perception of emotions for the three groups, but had a more intense role in group 3. Similarity analysis indicated results according to the hypothesis that the similarity of group 3 is lower with group 1. These findings made possible to observe implicit dehumanization phenomena that are less subject to deliberate choices, and to look at the possibility of modifying the perception of typically dehumanized groups. Importantly, BSMs have proven to be an interesting tool for addressing how others' emotions are perceived - DissertaçãoAfetividade nas interações mãe-bebê prematuro no primeiro contato físicoTropiano, Ligia Maria da Costa Canellas (2013-06-10)
Psicologia
O objetivo deste estudo foi descrever como os bebês prematuros se comportam intersubjetivamente na relação com suas mães nas primeiras semanas de vida. Para compreender as interações entre as díades mãe-bebê optou-se por uma metodologia qualitativa e descritiva de pesquisa. Participaram do estudo 4 díades compostas por mães primigestas e seus bebês recém-nascidos prematuros de 28 a 35 semanas, internados na UTI neonatal de uma instituição hospitalar pública da Grande São Paulo, 2 do sexo masculino e 2 do sexo feminino. Os dados foram coletados a partir da filmagem da primeira interação entre a díade ocorrida no colo da mãe, com duração entre 15 a 30 minutos. Após esse registro os comportamentos das díades mãe-bebê foram descritos e categorizados, de acordo com as categorias intersubjetivas propostas por Fiamenghi (1999) e Fiamenghi et al. (2010). Os resultados obtidos partir das descrições das interações das díades demonstrou que os bebês prematuros apresentam comportamentos intersubjetivos frente ao contato com sua mãe. Observou-se emoções positivas demonstradas por sorrisos, expressões de aconchego, sincronia, timing e empatia de sentimentos, atendendo às categorias de interação, convite e imitação (negociadoras) e curiosidade e simpatia (emocionais), baixa frequência de emoções negativas e nenhum comportamento agressivo por parte das mães. Os resultados desta pesquisa podem reforçar a necessidade da abordagem de humanização com os prematuros bem como a inserção da família e o treinamento e conscientização de toda a equipe multidisciplinar. Sugere-se continuidade do estudo com pesquisa de grupo. - DissertaçãoO agente de inclusão escolar no apoio a alunos com deficiência intelectual: um estudo em escolas municipais de São PauloDuque, Luciana Fernandes (2008-08-12)
Psicologia
Esta pesquisa teve o objetivo de analisar criticamente a atuação do Agente de Inclusão Escolar no atendimento aos alunos com deficiência intelectual, matriculados em escolas municipais de São Paulo. O Agente de Inclusão Escolar é um profissional vinculado a uma instituição especializada, que oferece suporte a professores e alunos da escola comum com foco no processo de inclusão. A opção metodológica foi à pesquisa qualitativa etnográfica, sendo dados coletados através de opinionários (questionários) e entrevistas, buscando conhecer a atuação do Agente, o entendimento dos pais e professores sobre o trabalho desempenhado por este profissional e questões relacionadas ao processo de inclusão. Vislumbrou-se também, situações que pudessem contribuir com a prática do Agente e com a inclusão escolar dos alunos com deficiência intelectual. O estudo fundamentou-se na idéia de que as relações entre as pessoas, estabelecidas nesse processo de inclusão, podem ser entendidas como relações de mediação e esses mediadores podem ser a família, a escola, os professores, os colegas e o próprio Agente de Inclusão. Foi possível conhecer as necessidades das famílias, das escolas e do Agente em relação à inclusão escolar e, assim, poder entender e instigar possíveis caminhos de trabalho, que de fato contribuam com uma educação inclusiva de qualidade. Fica claro que é na escola que devemos centrar todas as nossas forças em busca de transformação a favor das pessoas com deficiência e o Agente de Inclusão Escolar é um profissional que realiza todo seu trabalho voltado à escola comum. A luta pela qualidade de ensino não é uma preocupação apenas de teóricos e dos profissionais da área da educação, mas também das famílias, que muitas vezes não são vistas como parceiras, na busca dessa conquista.