Ciências do Desenvolvimento Humano -Teses - CCBS Higienópolis (a partir de 2024)
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- TeseAdaptação e evidências de validade do instrumento triagem cognitiva para aplicação informatizada (TRIACOG-online) em adultos com e sem histórico de Acidente Vascular CerebralMuner, Luana Comito (2024-08-16)
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)
O acidente vascular cerebral (AVC) é uma patologia que ocorre abruptamente no sistema nervoso central, afetando aspectos físicos, cognitivos e emocionais. É descrito como a segunda principal causa de morte no mundo e no Brasil, bem como possui um alto índice de incapacidade. Avaliações neuropsicológicas desde o leito hospitalar, com instrumentos de triagem cognitiva, podem auxiliar para realizar intervenções mais efetivas, minimizando as consequências futuras da patologia. O objetivo geral desta tese foi investigar as evidências de validade e de fidedignidade do protótipo do instrumento Triagem Cognitiva (TRIACOG) na versão informatizada (TRIACOG-Online) de aplicação em amostra clínica de pacientes com AVC. Foram realizados dois estudos. O primeiro visou adaptar a versão de lápis e papel do TRIACOG para uma forma informatizada do instrumento (TRIACOG-Online) e analisar suas evidências de validade baseadas no conteúdo do instrumento. Participaram sete juízes especialistas que realizaram a análise comparativa por meio de um questionário preparado especialmente para avaliação. Os testes de validade de conteúdo por especialistas resultaram em um índice de validade de conteúdo (CVI) de 100% para correspondência entre o conteúdo e construto em 13 itens, e um CVI de 87,71% em quatro itens. Sequencialmente, foi realizado um estudo piloto com sete pessoas com AVC agudo e crônico. No estudo piloto, problemas relacionados à internet levaram a adaptações. A partir disso, originou-se o instrumento final. O segundo estudo analisou a fidedignidade e validade do TRIACOG-Online. Participaram 98 adultos divididos em dois grupos: 1) 51 pacientes em período agudo pós-AVC; e 2) 47 adultos neurologicamente saudáveis. Os participantes responderam a um questionário de condições de saúde e aspectos socioculturais, o TRIACOG-Online, ao Mini Exame do Estado Mental (MMSE) e ao teste de inteligência G-38. A consistência interna foi avaliada e demonstrou bons índices de consistência interna por meio do alpha de Cronbach (entre α=0,85 e 0,87) e ômega de McDonald (entre ω=0.92 e 0,93). Os resultados do TRIACOG-Online apontam para melhor desempenho em indivíduos saudáveis em comparação com aqueles que tiveram AVC. A idade influencia os resultados, com indivíduos mais jovens apresentando melhores resultados. Além disso, observou-se e o instrumento possui validade convergente por meio da relação com o MMSE e o G-38, sendo confiável para uso em adultos pós-AVC. Esta tese visou contribuir para a área da avaliação neuropsicológica em pacientes em fase aguda de AVC no contexto nacional, ao adaptar um instrumento de triagem cognitiva para uma versão informatizada. Ainda, pretendeu-se colaborar para a disseminação do conhecimento na área, fornecer subsídios para que a equipe de saúde possa identificar precocemente as disfunções neuropsicológicas ocasionadas pelo AVC e, consequentemente, incluir ações e intervenções que possam contribuir para a melhor evolução do quadro do paciente. - TeseAdaptação e implementação de um programa de intervenção de estimulação de funções executivas frias e quentesNunes, Liana Garcia (2024-08-22)
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)
Funções executivas frias (EF) são um conjunto de funções cognitivas relacionadas à capacidade do indivíduo de manipular informações na memória de curto prazo, inibir respostas irrelevantes, bem como definir metas e organizar etapas para alcançá-las. As EF quentes estão relacionadas à capacidade de tomar decisões em situações emocionais e avaliar suas consequências. A adolescência é uma fase de desenvolvimento em que o indivíduo está constantemente em situações de risco e tem seus comportamentos facilmente direcionados pela influência dos pares, demonstrando dificuldade em recrutar as EF, especialmente em contextos emocionais. Este estudo teve como objetivo compreender melhor o desenvolvimento das EF frias e quentes em adolescentes e analisar os efeitos de intervenções. Dois artigos são apresentados. O primeiro incluiu um estudo de revisão sistemática que buscou verificar o que foi estudado nos últimos 5 anos em termos de estimulação de EF quentes e frias em adolescentes típicos. O segundo artigo contribui para verificar a eficácia de uma intervenção para adolescentes com queixas de EF no ambiente social. Para isso, foi desenvolvido um programa de intervenção baseado nas técnicas de Treinamento de Gestão de Metas (GMT) e Programa de Prontidão para Tratamento e Indução (TRIP), com foco no treinamento de EF quentes e frias em adolescentes. Os resultados revelaram ganhos a partir da intervenção no Teste de Sequenciamento de Letras e Números (SNL) e no Teste dos Cinco Dígitos (FDT), que avaliam a memória de trabalho e o controle inibitório, respectivamente. Quanto às queixas autorrelatadas e descrições parentais, foram utilizados os dados baseados nas escalas do Inventário de Avaliação Comportamental das Funções Executivas (BRIEF) e do Inventário de Funções Executivas, Regulação e Avversão à Procrastinação (IFERA). Na atividade ecológica, o estudo mostrou benefícios da intervenção no tempo para realizar a atividade, na busca pela receita e no número de comentários feitos no teste. Portanto, esta tese, além de identificar a lacuna na literatura de intervenção sobre funções executivas quentes, principalmente referentes a adolescentes, também buscou desenvolver um treinamento que pudesse trabalhar essas funções que são tão exigidas na adolescência. - TeseAdaptação transcultural e avaliação dos efeitos de um programa de intervenção com jogos no desempenho motor, acadêmico e das funções executivas em criançasFerreira, Rodrigo Carlos Toscano (2024-03-26)
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)
A literatura científica tem demonstrado correlações positivas entre o desenvolvimento motor e as habilidades cognitivas, mais especificamente as funções executivas e o desempenho acadêmico. O objetivo geral deste estudo foi adaptar transculturalmente e avaliar os efeitos de um programa de intervenção motora no desempenho motor, acadêmico e das funções executivas em crianças. O estudo foi dividido em duas partes. Primeiramente, foi realizada a adaptação transcultural e a análise dos juízes quanto à carga de demandas cognitivas do programa de jogos e atividades propostos no livro “Melhorando a cognição da criança com jogos de atividade física”, do Dr. Phillip Tomporowski, que apresenta 18 jogos para o aprimoramento da cognição. Após a adaptação transcultural e validação dos juízes, foi aplicada a intervenção em uma amostra da população brasileira, composta por 48 crianças de 7 e 8 anos, divididas em grupo controle e grupo experimental, dos 2º e 3º anos do Ensino Fundamental – anos iniciais, de um colégio particular de São Paulo. Foram utilizados os seguintes instrumentos: para a avaliação do desenvolvimento motor foi utilizada a Bateria de Avaliação de Movimento para Crianças - Movement Assessment Battery for Children – Second Edition (MABC-2); Para a avaliação das funções executivas foram utilizados o Teste de Trilhas para Escolares (Trilhas), o Teste de Atenção por Cancelamento (TAC), o Teste de Atenção Visual (Tavis-4) e o Inventário de Funções Executivas e Regulação Infantil (IFERA-I); e para avaliar o desempenho acadêmico foram utilizadas as avaliações escolares e notas trimestrais. Na análise de dados, inicialmente utilizou-se o teste t pareado presente em R base para comparar as médias do grupo controle e experimental nos momentos pré e pós-intervenção. Em seguida, calculou-se a diferença entre essas médias, comparando o r de Pearson do grupo controle e do grupo experimental por meio do teste Z de Fisher, para compreender o efeito da proposta de intervenção para promoção do desenvolvimento cognitivo e motor em crianças com base nos jogos do livro do Tomporowski, McCullick e Pesce. Os resultados apresentados neste estudo apontam que não houve diferenças significativas entre as médias do grupo controle e experimental, possivelmente pelo fato do grupo controle ser ativo e obter um programa bem estruturado nas suas aulas regulares de Educação Física. Além disso, ressalta-se que a pesquisa foi realizada em uma escola particular da Zona Oeste de São Paulo, em alunos com alto poder aquisitivo, diferentemente da maioria das crianças da população brasileira. Mesmo assim, notou-se diferenças qualitativas em relatos de pais e professores, como por exemplo no IFERAI. Novas pesquisas são necessárias para dar continuidade ao efeito de intervenções motoras com demandas cognitivas nas habilidades cognitivas das crianças. - TeseAppressadinho: desenvolvimento e avaliação de um aplicativo móvel para orientação a pais de bebês prematurosTropiano, Ligia Maria da Costa Canellas (2024-06-17)
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)
Introdução: Os pais de crianças prematuras, em geral, ficam muito apreensivos quanto aos primeiros anos de vida e quanto às possibilidades de alterações no desenvolvimento dos seus filhos, justificando-se a necessidade de apoio e orientação especializada para essa fase. Aplicativos móveis (Apps) podem contribuir no âmbito da prematuridade para empoderar os pais e orientá-los quanto aos aspectos importantes do desenvolvimento, melhorando as condições de saúde da criança e reduzindo suas ansiedades. Objetivo: Projetar, implementar e avaliar a usabilidade um App educacional denominado “Appressadinho” para pais de crianças prematuras, considerando suas necessidades e demandas. Método: Esta pesquisa é de natureza exploratória e descritiva, com foco na produção tecnológica. Os procedimentos foram conduzidos em Fase I: Levantamento dos saberes prévios dos pais de prematuros com o intuito de identificar demandas para criação do conteúdo do App; para realização dessa fase utilizou-se um questionário com informações sobre a gestação e condições de nascimento, entrevista semiestruturada sobre as expectativas em relação ao App e identificação sobre os saberes prévios sobre prematuridade, questionário para classificação socioeconômica Fase II: Projeto e implementação do App; com criação de protótipos, wireframes, elaboração da versão final e disponoibilização do produto na Google Play Store; Fase III: Avaliação do App, heurística por especialistas em usabilidade; validação do conteúdo e teste de usabilidade por juízes de formação interdisciplinar e avaliação pelo público-alvo (pais de bebês prematuros) por meio de teste de usabilidade e por um questionário de satisfação. Resultados: Foram entrevistadas 24 mães de bebês prematuros na Fase I, que auxiliaram na especificação do App fornecendo insights para o conteúdo e para o formato de entrega da informação. Na fase II estruturou-se uma proposta de conteúdo do App gerado a partir da demanda identificada. O App foi desenvolvido por um grupo interdisciplinar vinculado ao Laboratório de Gameterapia e Realidade Virtual e está disponível gratuitamente na Google Play Store. O conteúdo foi fundamentado em rigor científico e pesquisa bibliográfica extensiva, para identificar e compilar os principais estudos e avanços recentes na área. A seleção do material considerou as maiores referências na área como OMS, Ministério da Saúde, CDC garantindo a precisão e a atualidade das informações. A fase III foi destinada à avaliação do aplicativo por especialistas em usabilidade tanto por meio das heurísticas, quanto por juízes especialistas que avaliaram a usabilidade pelo System Usability Scale (85,4) e que validaram o conteúdo (IVC = 0,9). A testagem do App quanto à usabilidade e satisfação por parte dos pais (82,5), confirmou que o produto atende ao que se propõe, podendo ser útil como ferramenta de educação em saúde, conduzindo os pais/cuidadores em uma das etapas mais desafiadoras do desenvolvimento infantil. Considerações finais: Foi projetado, implementado e avaliado um aplicativo móvel educacional para orientar pais de bebês prematuros, baseado nas demandas levantadas junto aos familiares tendo como resultado um produto com linguagem acessível, fácil navegação e disponibilizado gratuitamente ao público-alvo chamado "Appressadinho". Pode-se afirmar que traz benefícios para pais de bebês prematuros e serve para orientá-los quanto aos aspectos importantes do desenvolvimento infantil e das condições de saúde da criança, auxiliando no enfrentamento da chegada de um bebê prematuro. - TeseComo se manifesta o capacitismo no Brasil? Reflexões sobre esse fenômeno em diferentes amostras brasileirasRonca, Roberta Pasqualucci (2024-06-13)
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)
O preconceito frente às pessoas com deficiência (PcDs) é uma realidade global, apesar de haver cerca de um bilhão de pessoas no mundo com alguma deficiência. O capacitismo, termo que denota esse preconceito, surge com maior destaque para expressar algo muito presente na sociedade, o preconceito e exclusão de PcDs. Para medir as atitudes explícitas frente às PcDs foi elaborada, nos Estados Unidos, uma Escala de Capacitismo Simbólico (ECS). Objetivos: Investigar como se manifesta o capacitismo simbólico na população brasileira a partir da tradução e adaptação transcultural da ECS. Verificar as propriedades psicométricas e evidências de validade do instrumento e a influência de variáveis como a idade, nível de escolaridade e orientação política. Método: Estudo exploratório, transversal, descritivo e comparativo, dividido em duas etapas. A primeira consistiu na tradução, adaptação transcultural e propriedades psicométricas da ECS. A segunda envolveu a aplicação da escala em uma amostra de 383 participantes, incluindo PcDs e/ou seus pais e cuidadores, pessoas da comunidade sem deficiência e profissionais da saúde e educação. Responderam também ao critério de classificação econômica Brasil, uma ficha com dados sociodemográficos e uma pergunta aberta sobre definição de deficiência. Os dados foram tratados por análises estatísticas para investigar as propriedades psicométricas e estrutura interna da escala; foram realizadas análises descritivas e os testes de Kruskal-Wallis e T de Student para as demais variáveis analisadas e geradas nuvens de palavras para a pergunta aberta. Resultados: A ECS, adaptada para o português brasileiro, apresentou uma estrutura diferente da escala original, com 8 itens e 2 fatores, Individualismo e Reconhecimento da discriminação contínua. A maioria dos participantes era do sexo feminino com idade entre 18 e 79 anos. O nível socioeconômico predominante foi das classes mais altas, 70% se autodeclararam da raça branca e metade dos participantes se autointitularam como de centro na orientação política. Os três grupos apresentaram níveis leves de capacitismo simbólico, sem diferenças significativas. No entanto, os resultados mostraram que PcDs e/ou seus pais e cuidadores foram menos capacitistas em relação ao fator Individualismo, enquanto profissionais da saúde e educação foram menos capacitistas no fator Reconhecimento da discriminação contínua. Para o fator Individualismo, há maior capacitismo entre os mais jovens e os mais escolarizados, enquanto para o fator Reconhecimento da discriminação, o capacitismo é maior entre os mais velhos e menos escolarizados. Pessoas que se autointitularam de direita, apresentaram maior capacitismo simbólico. A palavra para definir deficiência que mais apareceu foi limitação. Conclusão: A ECS adaptada para o português brasileiro, apesar de ter uma estrutura diferente da escala original, é válida, confiável e de fácil e rápida aplicação e pode ser aplicada para mensurar as atitudes explícitas frente à deficiência. Não foram encontradas diferenças significativas entre os grupos da amostra estudada, sendo classificados com capacitismo simbólico leve. Porém, houve variações em relação aos fatores da escala de acordo com características dos participantes. Em relação a definição de deficiência, a palavra que mais apareceu demonstra uma atitude capacitista em relação a essa população, uma vez que associa a deficiência com limitação. - TeseIndicadores eletromiográficos e de neuroimagem funcional associados a processos inibitórios em jovens adultos com sintomas de TDAH a partir de uma perspectiva dimensionalAfonso Junior, Armando dos Santos (2024-08-30)
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)
O Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é um transtorno do neurodesenvolvimento que afeta crianças e adultos, e que é caracterizado por uma série de alterações neurocognitivas, como os déficits no controle inibitório. O controle inibitório, porém, pode ser subdividido em processos distintos, que precisam ser investigados à parte, por apresentarem características únicas. Além disso, diferentes unidades de análise podem ser implementadas nessa investigação, que vão desde o autorrelato de problemas, até medidas comportamentais avaliadas por paradigmas cognitivos e medidas neurofisiológicas que subjazem os comportamentos deficitários. A atual tese adotou uma abordagem dimensional do TDAH para investigar como diferentes componentes inibitórios (i.e., controle de interferências, inibição de respostas dominantes e interrupção de respostas em andamento) estão relacionados com sintomas de desatenção e hiperatividade/impulsividade em uma amostra de jovens adultos. Medidas comportamentais (tarefa Stroop-pareado/stop-signal), de autorrelato de impulsividade (BIS-11, UPPS) e de disfunções executivas (BDEFS) e medidas neurofisiológicas (eletromiografia e espectroscopia funcional por infravermelho-próximos) foram utilizadas. Os resultados obtidos demonstraram a contribuição que diferentes medidas podem ter na análise de componentes inibitórios. Medidas comportamentais e neurofisiológicas apresentaram contribuições únicas para a avaliação de processos inibitórios. A eletromiografia trouxe informações sobre a inibição de respostas motoras que não puderam ser observadas através da análise de performance da tarefa puramente. Já os dados fNIRS demonstraram diferentes ativações corticais, dependendo do tipo de inibição demandada. As diferentes medidas também apresentaram associações distintas com os sintomas de TDAH. Os resultados obtidos nesta tese demonstram uma relação contínua entre capacidades inibitórias e a gravidade de sintomas de TDAH, dando suporte a uma visão dimensional do transtorno. Em conclusão, o atual estudo demonstrou que diferentes níveis de análise de um mesmo constructo (no caso, a inibição) contribuem com informações únicas na investigação de características psicopatológicas. Diferentes formas de inibição parecem estar afetadas em pessoas com sintomas de TDAH e podem ser capturadas através de medidas distintas, o que permite uma análise mais completa do funcionamento de sistemas neurobiológicos - TeseModelo de tomada de decisão para o uso de professores dos anos iniciais do ensino fundamental na identificação de sinais de desatenção e hiperatividade/impulsividade compatíveis com TDAHGomes, Andréia dos Santos Felisbino (2024-03-27)
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)
O aprendizado acadêmico demanda do aluno diversos repertórios sociocomportamentais e habilidades cognitivas compatíveis com as exigências das atividades escolares e sociais no contexto escolar, portanto o professor precisa conhecer os sinais indicativos de transtornos do neurodesenvolvimento e os instrumentos adequados que lhe permitam identificar sinais destas condições e fazer encaminhamentos adequados. O Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH) é caracterizado por um padrão persistente de desatenção e/ou hiperatividade-impulsividade. O estudo foi do tipo transversal, desenhado em 3 fases. Amostra: seguiu critérios de seleção não probabilísticos, participaram 60 professores de Ensino Fundamental – Anos Iniciais que lecionam em salas de aula de 2º e 4º anos, alunos indicados por eles com suspeita de TDAH e seus responsáveis. Participaram 41 alunos do grupo com queixas compatíveis com TDAH e 25 do grupo controle sem indicadores de TDAH. Instrumentos: Checklist dos sintomas de TDAH baseado no DSM 5, Teste Wasi para verificação da inteligência, TAVIS-4 e TAC para verificação de habilidades atencionais e BPM para verificação de problemas emocionais e comportamentais (internalizantes, externalizantes e problemas de atenção). O objetivo geral deste trabalho foi de analisar os resultados da implementação de um modelo de identificação e intervenção para alunos com queixas compatíveis com TDAH matriculados no Ensino Fundamental – Anos Iniciais, a partir da implementação de recursos Big Data e protocolos de rastreio para reconhecimento de indicadores de TDAH nos alunos. O objetivo da fase 1 é apresentar e discutir o fluxo de processos para identificação das queixas compatíveis com TDAH, que possa ser utilizado de maneira autônoma pelas escolas. Para cumprir este objetivo os professores e gestores receberam treinamento para identificação das queixas de TDAH, para o uso de uma plataforma online para preenchimento de inventários sobre sinais do TDAH. Após os professores responderem o checklist para o TDAH, 41 alunos identificados passaram para a Fase 2 cujo objetivo foi de comparar o desempenho neuropsicológico na avaliação da atenção, entre eles e o grupo controle (n=25) formado por alunos sem queixas de TDAH, após os resultados da avaliação neuropsicológica destes alunos, 18 receberam a intervenção em sala de aula, dando início à fase 3 na qual o objetivo foi de descrever e analisar a frequência de implementação do programa de intervenção em sala de aula, bem como avaliar os seus efeitos/resultados. Resultados: Na Fase 1 foi feita a análise de comparação de médias utilizando-se o teste t para amostra independentes nos grupos TDAH e controle. Na fase 2 das 41 alunos identificadas com queixas de TDAH por seus professores, dos quais 18 foram indicadas para receber intervenção. Na fase 3, os alunos receberam a intervenção em sala de aula. Verificou-se que antes da intervenção esse grupo possuía um valor médio de 55,6 pontos no Checklist para o TDAH e após a intervenção realizada na fase 3 esse valor reduziu para 48,9 pontos. Das 17 crianças 15 tiveram redução nos relatos de queixas. Conclusão: Todas as fases da pesquisa foram importantes visto que houve diminuição das queixas e sintomas de TDAH nas crianças com o transtorno. - TesePreditores de crenças em teorias conspiratórias relacionadas à Covid-19 em amostra brasileira quilombola e não quilombolaBarbosa, Ana Luísa de Freitas (2024-02-24)
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)
A pandemia da COVID-19, como evento de grande impacto socioeconômico, propiciou um ambiente fértil para surgirem teorias conspiratórias (TCs). Essas teorias, em grande parte, atribuíram a pandemia à ação de grupos secretos e poderosos com objetivos egoístas ou maléficos, geralmente em detrimento de grupos com que os adeptos das TCs se identificam. As crenças em TCs representaram um risco à prevenção da doença, uma vez que foram associadas à menor aderência às medidas preventivas, como uso de máscaras, distanciamento social e vacinação. Uma solução para evitar a propagação de TCs é entender os seus preditores psicológicos e sociais, o que pode ajudar a implementar intervenções mais eficazes. Além disso, a maioria dos estudos nessa área foi realizada com amostras WEIRD (acrônimo anglicista para “Ocidentais, Escolarizadas, Industriais, Ricas e Democráticas”), sendo essencial investigar se há diferença nos preditores dessas teorias entre amostras WEIRD e não-WEIRD. A partir disso, este estudo buscou explorar preditores de crenças em TCs relacionadas à COVID-19, a partir de duas amostras brasileiras, uma quilombola (GQ) e outra não quilombola (GNQ). Nos dois grupos, foram analisadas características psicológicas e sociais (por exemplo, ideologia política, identidade nacional, narcisismo individual e coletivo, abertura de mente, engajamento em pensamento analítico), bem como características demográficas (idade e sexo) que poderiam predizer a crença em TCs. Foram coletados dados de brasileiros quilombolas (n = 163) e não quilombolas (n = 1.719), de ambos os sexos. Usando um modelo de regressão linear forward stepwise, com o GQ como intercepto, os resultados mostraram efeito estatisticamente significativo positivo para idade, narcisismo (individual e coletivo) e ideologia política de direita. Isso sugere que, quanto maior a idade e os escores de narcisismo individual e coletivo, e quanto mais à direita a ideologia, maior a probabilidade de crença em TCs relacionadas à COVID-19. Por outro lado, encontrou-se um efeito significativo negativo para pensamento analítico e abertura de mente, indicando que maiores escores nesses aspectos reduzem a probabilidade da crença em TCs. Adicionalmente, uma análise exploratória identificou potencial interação entre abertura da mente e ideologia política, sugerindo potencial moderação da abertura da mente sobre a ideologia política e as crenças em TCs. Com base nos resultados, concluiu-se que ser quilombola aumentou significativamente a crença em TCs durante a pandemia. Esses resultados alinham-se à literatura, que prevê maior predisposição à crença em TCs em grupos historicamente marginalizados, economicamente desprivilegiados e menos escolarizados. Este estudo contribui também para destacar a heterogeneidade populacional brasileira, reforçando a necessidade de maior atenção às populações frequentemente não acessadas por pesquisas científicas. Além disso, contribui para o emergente campo de estudos sobre a influência de fatores identitários e histórico-culturais na modulação da suscetibilidade à crença em TCs, em diferentes populações. - TeseTeste caixa e blocos virtual: avaliação da destreza motora, usabilidade e evidências de validade para pessoas com e sem doenças neurológicasKintschner, Natália Regina (2024-02-05)
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)
Introdução: O Teste Caixa e Blocos (TCB) é utilizado para avaliar e quantificar a destreza manual grossa unilateral em crianças e adultos. Consiste em mover o maior número possível de cubos de um compartimento para outro em uma caixa de madeira, um por um, durante um minuto. Estudos envolvendo o TCB em sua versão virtual (TCBV) estão surgindo no âmbito da reabilitação em pacientes com doenças neurológicas, uma vez que limitações funcionais da mão podem comprometer atividades de rotina e participação social. Objetivo: avaliar o desempenho da destreza manual e a usabilidade do Teste Caixa e Blocos Virtual (TCBV), controlado pelo sensor LMC em pessoas com e sem alterações motoras. Método: Participaram do estudo 60 pessoas divididas em dois grupos: um grupo foi composto por 30 adultos entre 25 e 45 anos, de ambos os sexos, com diagnóstico de esclerose múltipla e um outro grupo foi composto por 30 pessoas na mesma faixa etária, sem o diagnóstico de qualquer doença neurológica e/ou ortopédica, denominado grupo controle. Foram realizados os testes em duas sessões, com tempo estimado de 30 minutos cada, a fim de não causar fadiga nos participantes. Os dados foram coletados por meio de um questionário de classificação socioeconômica, um questionário de usabilidade (System Usability Scale), pela avaliação de medida de independência funcional, dinamometria e pelo TCB e TCBV. Resultados: os dados foram analisados estatisticamente, a partir da descrição do desempenho obtido nas avaliações do TCB e TCBV. Foram identificadas diferenças no desempenho entre o TCB e o TCBV para os dois grupos, com número de blocos transferidos por minuto inferior no teste virtual. Não foi confirmada a validação concorrente entre o TCB e o TCBV em sua versão não imersiva para a população estudada. Conclusão: o TCBV, embora com alguns apontamentos para ajustes, demonstrou ser uma ferramenta auxiliar para avaliação e reabilitação da destreza manual e apresentou usabilidade considerada boa para ambos os grupos. - TeseTradução, adaptação do Adaptive Behavior Assessment System (ABAS-3) para o português do Brasil e estudos psicométricos dos formulários infanto-juvenisTafla, Tally Lichtensztejn (2024-06-06)
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)
O Funcionamento Adaptativo (FA) é definido como habilidades conceituais, sociais e práticas importantes para a realização das atividades diárias. No entanto, ainda são escassos instrumentos normatizados para a tal avaliação no contexto nacional. Este estudo teve como objetivo traduzir e adaptar culturalmente o Adaptive Behavior Assessment System (ABAS-3) e verificar suas propriedades psicométricas dos formulários destinados a crianças e adolescentes em amostras brasileiras de crianças típicas e com transtornos do neurodesenvolvimento. Para isso, a presente tese foi dividida em três estudos: Estudo 1 - Tradução e adaptação transcultural do ABAS-3 para o português do Brasil; Estudo 2 – Verificação de evidências de validade baseada na estrutura interna dos formulários de pais do ABAS-3; e Estudo 3 - Estudos psicométricos e Evidências de validade baseadas na relação com outras variáveis. O Estudo 1, atendendo a diretrizes da International Test Commission (ITC), e contou com etapas de traduções (n=2) e posteriores análises de juízes (n=33), e resultou em boas evidências de validade de conteúdo do instrumento. Já para o Estudo 2, que teve como objetivo a verificação da estrutura fatorial da versão brasileira do ABAS-3, participaram pais de 2.594 crianças, divididas entre 0 a 5 anos (n= 1332) e 5 a 21 anos (n=1262). A Análise Fatorial Confirmatória apresentou bom ajuste para um modelo unifatorial de comportamento adaptativo geral e para um modelo com três fatores (Conceitual, Social e Prático), semelhante à versão original do instrumento. Para o Estudo 3, foram selecionadas randomicamente indivíduos do Estudo 2, bem como pais de 125 crianças com transtornos do neurodesenvolvimento na mesma faixa etária, sendo 60 com Transtorno do Espectro Autista (TEA), 36 com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) e 29 com Deficiência Intelectual (DI). Foram investigadas evidências de confiabilidade teste-reteste, validade baseada na confiabilidade entre respondentes, validade baseadas nas relações com variáveis externas, com o quociente de inteligência (QI) e escores de competências, validade convergente, acurácia e validade baseadas em grupos clínicos e nível socioeconômico. Todas as evidências apresentaram índices que variaram de bons a excelentes, semelhantes às da versão original do instrumento, com exceção do QI, resultado que foi discutido. Os resultados obtidos nos três estudos mostram a qualidade da versão brasileira do ABAS-3, que permitirá o estabelecimento de normas para os formulários destinados a pais de crianças de 0 a 5 anos e crianças, adolescentes e jovens adultos de 5 a 21, aumentando a disponibilidade de instrumentos que avaliam FA no país. - TeseTreinamento de professores para identificação de pré-escolares com suspeita de transtornos do neurodesenvolvimento e desenvolvimento de um sistema omputadorizado para rastreioMuitana, Gérson Obede Estevão (2024-08-01)
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)
A primeira infância é um período crítico muito importante da criança em que é possível observar o desenvolvimento de habilidades cognitivas, sociais, motoras, de linguagem e emocionais que são depois consolidadas em fases posteriores. Por outro lado, é uma fase que também podem ser verificados déficits a nível do desenvolvimento que podem sugerir alguma suspeita de transtornos do neurodesenvolvimento (TND), impactando negativamente nas habilidades físicas, cognitivas, emocionais e sociais. Por isso, identificar as alterações o mais rápido possível, principalmente durante a pré-escola é extremamente necessário, e o professor é indispensável neste processo. Sendo assim, capacitar este profissional com conteúdos relacionados aos TND e disponibilizar ferramentas para a identificação é bastante oportuno, pois, pode contribuir para um diagnóstico e intervenções precoces. Tendo em conta que uma ferramenta computadorizada pode flexibilizar na identificação, este estudo pretende capacitar professores com conteúdo do TND e desenvolver um sistema computacional para identificação precoce de crianças pré-escolares com risco para o diagnóstico dessas condições. O estudo transversal começou com o desenvolvimento do conteúdo do treinamento que posteriormente foi avaliado por 4 juízes. 36 professores participaram de 14 encontros de 1 hora cada abordando conteúdos de quatro TND que depois foram compilados num ebook. A seguir foi desenvolvido um sistema computadorizado denominado neurotrackids para avaliação de crianças com caraterísticas suspeitas. O conteúdo de formação e os checklists apresentaram ótimos índices de validade. De modo geral os professores possuíam pouco conhecimento relacionado aos TND e a escolaridade foi a variável que influenciou o nível de conhecimento. A maioria avaliou positivamente o programa de formação e se mostrou a favor da formação continuada. As análises inferenciais revelam que a formação aumentou significativamente o nível de conhecimento e o neurotrackids mostrou-se intuitiva nos primeiros testes de efetividade. É necessário que mais formações baseadas em evidências sejam aplicadas para professores. Além disso, e espera-se que após os testes psicométricos, o neurotrackids seja usado na rede de ensino no rastreio de crianças pré-escolares.