Ciências do Desenvolvimento Humano -Teses - CCBS Higienópolis (a partir de 2024)
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- TeseUso Do Lego® Education para melhorar interações sociais de crianças com autismo no contexto escolar: comparação de estimulação mediada por pares e por profissionalAngelis, Luciana Oliveira de (2025-02-17)
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)
A estimulação com LEGO®️ tem sido amplamente investigada como um programa de desenvolvimento social voltado para crianças com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). Este protocolo utiliza atividades estruturadas com LEGO®️ para promover habilidades sociais e mitigar dificuldades comportamentais e de saúde mental comumente associadas ao TEA. Durante a estimulação, os participantes organizados em trios são estimulados a construir modelos LEGO®️ juntos, seguindo tarefas e regras específicas, com o objetivo de adquirir repertório comportamental e melhorar seus padrões de interação social. Este estudo teve como objetivo explorar os efeitos de um protocolo de estimulação que utiliza estratégias baseadas em evidências e recursos LEGO®️ para estimular crianças com TEA, comparando a estimulação mediada por especialistas e por pares neurotípicos. A pesquisa envolveu 18 crianças com TEA, necessidade de suporte 1 ou 2, com quociente de inteligência (QI) acima de 70, e três pares típicos, com QI acima de 80, e idades entre 5 e 8 anos. Os participantes foram randomizados em três grupos: estimulação mediada por especialistas, estimulação mediada por pares típicos e grupo controle. As medidas de avaliação incluíram a Escala Abreviada de Inteligência de Wechsler, o Inventário de Comportamentos Autísticos (ICA) para verificar características comportamentais relacionadas ao TEA, o Questionário de Capacidades e Dificuldades (SDQ) nas versões para pais e professores para avaliação comportamental e emocional, o Questionário de Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação (DCDQ) para verificar riscos de atrasos motores e o Inventário de Dificuldades nas Funções Executivas, Regulação e Aversão ao Retardo – Versão Infantil (IFERA) verificar dificuldades em Funções Executivas, Regulação e Aversão ao Adiamento. As sessões foram realizadas em contexto escolar e tiveram duração média de 40 minutos, duas vezes por semana, totalizando 14 encontros. As interações foram mediadas em um dos grupos por pares típicos treinados e no outro mediadas por especialista. Trechos dos vídeos de todas as sessões foram analisados a partir da codificação dos comportamentos por dois avaliadores independentes para averiguar as habilidades de interação adquiridas. O estudo comparou as sessões pré-intervenção, pós-intervenção e duas medidas de seguimento, 30 e 60 dias após o término da estimulação, para identificar diferenças nos padrões dos comportamentos estimulados intragrupos e intergrupos. Os participantes de ambos os grupos experimentais apresentaram ganhos significativos no comportamento social, com uma diferença estatisticamente significativa pré e pós-intervenção (χ²(5) = 25,905, p < 0,001). Esses ganhos foram mantidos nos pontos de acompanhamento de 30 e 90 dias após a estimulação. Além disso, foi observado um declínio significativo nas dificuldades comportamentais relatadas pelo SDQ nas versões para pais e professores, que também foram sustentadas no follow-up. O grupo controle não apresentou diferença nos comportamentos. Por fim, foi medida a satisfação dos participantes que avaliaram a atividade como prazerosa. Os resultados sugerem que a presente estimulação estruturada e combinada à mediação por pares, é um método eficaz para promover comportamentos adaptativos e pró-sociais em crianças com TEA e possui benefícios duradouros. - TeseBehavioural dynamics and neural correlates of interpersonal information processing in cooperative decision-makingSampaio, Waldir Monteiro (2024-11-24)
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)
Esta tese explora a interação entre variáveis de identificação e reputação na formação das decisões cooperativas, com foco nos mecanismos comportamentais e neurofisiológicos. No primeiro estudo (Capítulo dois), que examinou o impacto de variáveis de identificação (por exemplo, fotos de rostos, nomes) e reputação na cooperação em um jogo de bens públicos, os resultados diferiram da pesquisa anterior. Contrariando as expectativas, a presença apenas de fotos de rostos não aumentou a cooperação. No entanto, as fotos moderaram os efeitos de reputações negativas, levando a uma maior cooperação com indivíduos previamente identificados como aproveitadores. Esse resultado inesperado nos levou a duas possíveis explicações: (1) a influência de atributos físicos específicos nas fotos de rosto (por exemplo, idade, gênero, raça), que não foram controlados no estudo inicial, e (2) o papel dos processos neurofisiológicos no córtex pré-frontal dorsolateral (dlPFC) e no córtex pré-frontal ventromedial (vmPFC) no processamento de informações contextuais e na modulação do comportamento cooperativo. Para investigar essas hipóteses, estudos adicionais foram conduzidos. O Capítulo três explora como atributos faciais, como idade, sexo e raça, afetam tanto as percepções de reputação dos co-participantes quanto os níveis de reciprocidade. Os resultados mostraram que os atributos raciais influenciaram o comportamento cooperativo: participantes brancos foram mais propensos a cooperar com co-participantes cooperativos racialmente semelhantes em comparação aos co-participantes cooperativos negros, enquanto nenhum efeito significativo foi encontrado na percepção de reputação. Os Capítulos quatro e cinco investigam os processos neurofisiológicos subjacentes à tomada de decisão cooperativa. O Capítulo quatro oferece uma revisão sistemática dos papéis do dlPFC e do vmPFC no comportamento cooperativo, destacando suas contribuições respectivas para a modulação orientada por metas da cooperação e para a valorização das interações sociais. O Capítulo cinco apresenta um estudo neurofisiológico utilizando espectroscopia funcional no infravermelho próximo (fNIRS) para examinar a atividade do dlPFC e do vmPFC durante uma tarefa de tomada de decisão cooperativa, empregando o mesmo design experimental do Capítulo 2. O dlPFC foi mais ativo quando havia informações sociais limitadas disponíveis, particularmente nas condições de Controle e Face ID, indicando seu papel na gestão da incerteza e no controle cognitivo durante a tomada de decisão. À medida que mais informações sociais se tornaram disponíveis, especialmente nas condições de Reputação e Face ID e Reputação, a atividade do dlPFC diminuiu, refletindo uma carga cognitiva reduzida à medida que as decisões se tornavam menos arriscadas. O vmPFC, por sua vez, apresentou padrões distintos de atividade entre as condições; sua ativação aumentou na condição combinada de Face ID e Reputação, sugerindo que estava associando e integrando o valor de múltiplos sinais sociais. Esses achados destacam os papéis complementares do dlPFC na gestão da incerteza e na redução do risco ao buscar sinais sociais disponíveis, e do vmPFC na avaliação e associação do valor de vários fatores sociais para guiar a tomada de decisão cooperativa. Esta tese demonstrou que a tomada de decisão cooperativa é moldada pela interação entre identidade e reputação, mostrando que esses sinais sociais, juntamente com processos cognitivos e de valoração no dlPFC e no vmPFC, influenciam dinamicamente o comportamento cooperativo. Esses achados apoiam um modelo flexível, sensível ao contexto e baseado em valor para a cooperação. - TeseInstrumento Ecológico para avaliar as funções executivas no Ensino Fundamental II: desenvolvimento, padronização, evidências de validadeSousa, Ivone Félix de (2025-02-13)
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)
A avaliação das Funções Executivas (FE) por meio da observação de atividades que simulem situações cotidianas tem maior potencial preditivo da funcionalidade do indivíduo. Esta tese aborda a avaliação ecológica da FE por meio de três estudos. Estudo 1. Teve como objetivo identificar instrumentos de avaliação ecológica da FE em crianças e adolescentes com desenvolvimento típico e relatar os parâmetros psicométricos. Trata-se de uma revisão de escopo, conduzida conforme as diretrizes PRISMA-2020, elaborada a partir de XX artigos inicialmente, finalizando com seis artigos. Todos os instrumentos apresentaram evidências de validade, confiabilidade e normatização, embora nenhum atenda integralmente aos dois critérios de validade ecológica (verossimilhança e veracidade). O estudo evidenciou lacunas conceituais na definição e na aplicação do termo “instrumento ecológico”. Estudo 2. Desenvolveu-se, padronizou-se e buscou-se evidências de validade de conteúdo de um instrumento ecológico para avaliação da FE em adolescentes brasileiros, a partir da execução de uma tarefa culinária (IEFE-TC). O desenvolvimento do instrumento seguiu procedimentos teóricos, empíricos e analíticos, incluindo a avaliação por peritos e estudos piloto com adolescentes para análise semântica. O IEFE-TC apresentou evidências de validade de conteúdo para avaliar as FE. Estudo 3. Investigou-se a confiabilidade e evidências de validade do IEFE-TC em uma amostra de 129 adolescentes (12-14 anos). Foram analisadas duas formas de atribuição de pontuação, a feita in loco pelo próprio aplicador, e a feita posteriormente a partir da filmagem da aplicação. Houve correlação entre as pontuações para flexibilidade cognitiva, controle inibitório e controle emocional, com exceção da memória de trabalho. 11 Foram verificadas evidências de validade baseada na estrutura interna, com associações importantes entre os componentes da FE e o índice global do instrumento. Além disso, foram identificadas evidências de validade baseadas em variáveis externas, com correlações entre o IEFE-TC e o FDT, ainda que a força destas correlações seja fraca. Como discussão geral da tese, observou-se que o IEFE-TC demonstrou confiabilidade e evidências de validade, contribuindo para o campo da avaliação ecológica da FE e para a delimitação conceitual de validade ecológica e de instrumentos ecológicos. - TeseCaracterização e análise comparativa dos perfis atencionais em adultos com sintomas de TDAH e TEA a partir de uma perspectiva dimensionalSilva, Mayara Miyahara Moraes (2024-11-19)
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)
Os Transtornos do Neurodesenvolvimento são complexos em função de sua variabilidade sintomatológica cujos sintomas se iniciam na infância, e em sua maioria, perduram até a vida adulta. O Transtorno do espectro autista (TEA) e o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) fazem parte do grupo dos Transtornos do Neurodesenvolvimento e por sua vez compartilham alguns déficits, dentre eles estão a falta de atenção, distração, impulsividade e hiperatividade. Esses dois transtornos têm apresentado condições comórbidas altas, sendo, atualmente, o caso de 70% das crianças com TEA também poderem apresentar sintomas relacionados ao quadro de TDAH. É importante que possamos analisar esses transtornos de forma dimensional, justamente por conta da sua complexidade e variabilidade de apresentação sintomatológica. Este trabalho tem como objetivo geral caracterizar o perfil atencional e comparar o desempenho de adultos em função da presença de sintomas de TDAH e sintomas característicos do TEA. Como objetivos específicos serão avaliados os perfis atencionais assim como os tipos de atenção (atenção voluntária, automática e temporal), de modo a estabelecer, não somente as semelhanças e diferenças entre os perfis atencionais, mas compará-los e analisá-los a partir de uma perspectiva dimensional. Caracterizar o perfil atencional e comparar o desempenho de adultos em função da presença sintomas de TDAH e sintomas característicos do TEA, e discutir o espectro atencional em função de uma abordagem dimensional do TDAH e TEA. Esta é uma pesquisa de caráter transversal, exploratória, consistindo na investigação e análise de dados da coleta com uma amostra de conveniência de 120 participantes adultos na faixa etária de (18 – 59) de idade, coletada em São Paulo e em São Luiz, os testes computadorizados foram utilizados para avaliação da orientação voluntária, automática e temporal da atenção, além do Teste de desempenho contínuo de Conners (CPT II) e aplicação de questionários de rastreio nos participantes em função dos sintomas de TEA avaliados pelo Quociente do Espectro do Autismo – Adultos (QA) 16+ anos e o dos sintomas de TDAH pela Adult Self-Report Scale 18 – (ASRS). Para o primeiro objetivo, nós realizamos análises descritivas de todas as variáveis (média, desvio-padrão, valores mínimos e máximos). Para o segundo e terceiros objetivos diversos caminhos foram testados, incluindo análises de cluster e análises de perfis latentes em que a decisão final foi manter a análise de perfis latentes utilizando como indicadores as variáveis do AQ e do ARSR. A análise de classes latentes identificou dois perfis: um associado ao TDAH e outro a habilidades sociais e atenção variável. A análise de clusters, por sua vez, encontrou dois grupos: um com bom desempenho em atenção e funções executivas e outro com dificuldades nesses aspectos. A análise EGA, por fim, revelou dois agrupamentos: um com relação complexa entre TDAH e habilidades sociais e outro com melhora em atenção sustentada e declínio na vigilância. revelou diferentes perfis de atenção, sugerindo uma complexa interação entre TDAH, habilidades sociais e desempenho em tarefas de atenção fornecendo indicadores importantes para compreender a heterogeneidade e dimensionalidade do TDAH e o impacto na vida dos indivíduos. - TeseIndicadores eletromiográficos e de neuroimagem funcional associados a processos inibitórios em jovens adultos com sintomas de TDAH a partir de uma perspectiva dimensionalAfonso Junior, Armando dos Santos (2024-08-30)
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)
O Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é um transtorno do neurodesenvolvimento que afeta crianças e adultos, e que é caracterizado por uma série de alterações neurocognitivas, como os déficits no controle inibitório. O controle inibitório, porém, pode ser subdividido em processos distintos, que precisam ser investigados à parte, por apresentarem características únicas. Além disso, diferentes unidades de análise podem ser implementadas nessa investigação, que vão desde o autorrelato de problemas, até medidas comportamentais avaliadas por paradigmas cognitivos e medidas neurofisiológicas que subjazem os comportamentos deficitários. A atual tese adotou uma abordagem dimensional do TDAH para investigar como diferentes componentes inibitórios (i.e., controle de interferências, inibição de respostas dominantes e interrupção de respostas em andamento) estão relacionados com sintomas de desatenção e hiperatividade/impulsividade em uma amostra de jovens adultos. Medidas comportamentais (tarefa Stroop-pareado/stop-signal), de autorrelato de impulsividade (BIS-11, UPPS) e de disfunções executivas (BDEFS) e medidas neurofisiológicas (eletromiografia e espectroscopia funcional por infravermelho-próximos) foram utilizadas. Os resultados obtidos demonstraram a contribuição que diferentes medidas podem ter na análise de componentes inibitórios. Medidas comportamentais e neurofisiológicas apresentaram contribuições únicas para a avaliação de processos inibitórios. A eletromiografia trouxe informações sobre a inibição de respostas motoras que não puderam ser observadas através da análise de performance da tarefa puramente. Já os dados fNIRS demonstraram diferentes ativações corticais, dependendo do tipo de inibição demandada. As diferentes medidas também apresentaram associações distintas com os sintomas de TDAH. Os resultados obtidos nesta tese demonstram uma relação contínua entre capacidades inibitórias e a gravidade de sintomas de TDAH, dando suporte a uma visão dimensional do transtorno. Em conclusão, o atual estudo demonstrou que diferentes níveis de análise de um mesmo constructo (no caso, a inibição) contribuem com informações únicas na investigação de características psicopatológicas. Diferentes formas de inibição parecem estar afetadas em pessoas com sintomas de TDAH e podem ser capturadas através de medidas distintas, o que permite uma análise mais completa do funcionamento de sistemas neurobiológicos
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