Ciências do Desenvolvimento Humano -Teses - CCBS Higienópolis (a partir de 2024)
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- TeseAppressadinho: desenvolvimento e avaliação de um aplicativo móvel para orientação a pais de bebês prematurosTropiano, Ligia Maria da Costa Canellas (2024-06-17)
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)
Introdução: Os pais de crianças prematuras, em geral, ficam muito apreensivos quanto aos primeiros anos de vida e quanto às possibilidades de alterações no desenvolvimento dos seus filhos, justificando-se a necessidade de apoio e orientação especializada para essa fase. Aplicativos móveis (Apps) podem contribuir no âmbito da prematuridade para empoderar os pais e orientá-los quanto aos aspectos importantes do desenvolvimento, melhorando as condições de saúde da criança e reduzindo suas ansiedades. Objetivo: Projetar, implementar e avaliar a usabilidade um App educacional denominado “Appressadinho” para pais de crianças prematuras, considerando suas necessidades e demandas. Método: Esta pesquisa é de natureza exploratória e descritiva, com foco na produção tecnológica. Os procedimentos foram conduzidos em Fase I: Levantamento dos saberes prévios dos pais de prematuros com o intuito de identificar demandas para criação do conteúdo do App; para realização dessa fase utilizou-se um questionário com informações sobre a gestação e condições de nascimento, entrevista semiestruturada sobre as expectativas em relação ao App e identificação sobre os saberes prévios sobre prematuridade, questionário para classificação socioeconômica Fase II: Projeto e implementação do App; com criação de protótipos, wireframes, elaboração da versão final e disponoibilização do produto na Google Play Store; Fase III: Avaliação do App, heurística por especialistas em usabilidade; validação do conteúdo e teste de usabilidade por juízes de formação interdisciplinar e avaliação pelo público-alvo (pais de bebês prematuros) por meio de teste de usabilidade e por um questionário de satisfação. Resultados: Foram entrevistadas 24 mães de bebês prematuros na Fase I, que auxiliaram na especificação do App fornecendo insights para o conteúdo e para o formato de entrega da informação. Na fase II estruturou-se uma proposta de conteúdo do App gerado a partir da demanda identificada. O App foi desenvolvido por um grupo interdisciplinar vinculado ao Laboratório de Gameterapia e Realidade Virtual e está disponível gratuitamente na Google Play Store. O conteúdo foi fundamentado em rigor científico e pesquisa bibliográfica extensiva, para identificar e compilar os principais estudos e avanços recentes na área. A seleção do material considerou as maiores referências na área como OMS, Ministério da Saúde, CDC garantindo a precisão e a atualidade das informações. A fase III foi destinada à avaliação do aplicativo por especialistas em usabilidade tanto por meio das heurísticas, quanto por juízes especialistas que avaliaram a usabilidade pelo System Usability Scale (85,4) e que validaram o conteúdo (IVC = 0,9). A testagem do App quanto à usabilidade e satisfação por parte dos pais (82,5), confirmou que o produto atende ao que se propõe, podendo ser útil como ferramenta de educação em saúde, conduzindo os pais/cuidadores em uma das etapas mais desafiadoras do desenvolvimento infantil. Considerações finais: Foi projetado, implementado e avaliado um aplicativo móvel educacional para orientar pais de bebês prematuros, baseado nas demandas levantadas junto aos familiares tendo como resultado um produto com linguagem acessível, fácil navegação e disponibilizado gratuitamente ao público-alvo chamado "Appressadinho". Pode-se afirmar que traz benefícios para pais de bebês prematuros e serve para orientá-los quanto aos aspectos importantes do desenvolvimento infantil e das condições de saúde da criança, auxiliando no enfrentamento da chegada de um bebê prematuro. - TeseTreinamento de professores para identificação de pré-escolares com suspeita de transtornos do neurodesenvolvimento e desenvolvimento de um sistema omputadorizado para rastreioMuitana, Gérson Obede Estevão (2024-08-01)
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)
A primeira infância é um período crítico muito importante da criança em que é possível observar o desenvolvimento de habilidades cognitivas, sociais, motoras, de linguagem e emocionais que são depois consolidadas em fases posteriores. Por outro lado, é uma fase que também podem ser verificados déficits a nível do desenvolvimento que podem sugerir alguma suspeita de transtornos do neurodesenvolvimento (TND), impactando negativamente nas habilidades físicas, cognitivas, emocionais e sociais. Por isso, identificar as alterações o mais rápido possível, principalmente durante a pré-escola é extremamente necessário, e o professor é indispensável neste processo. Sendo assim, capacitar este profissional com conteúdos relacionados aos TND e disponibilizar ferramentas para a identificação é bastante oportuno, pois, pode contribuir para um diagnóstico e intervenções precoces. Tendo em conta que uma ferramenta computadorizada pode flexibilizar na identificação, este estudo pretende capacitar professores com conteúdo do TND e desenvolver um sistema computacional para identificação precoce de crianças pré-escolares com risco para o diagnóstico dessas condições. O estudo transversal começou com o desenvolvimento do conteúdo do treinamento que posteriormente foi avaliado por 4 juízes. 36 professores participaram de 14 encontros de 1 hora cada abordando conteúdos de quatro TND que depois foram compilados num ebook. A seguir foi desenvolvido um sistema computadorizado denominado neurotrackids para avaliação de crianças com caraterísticas suspeitas. O conteúdo de formação e os checklists apresentaram ótimos índices de validade. De modo geral os professores possuíam pouco conhecimento relacionado aos TND e a escolaridade foi a variável que influenciou o nível de conhecimento. A maioria avaliou positivamente o programa de formação e se mostrou a favor da formação continuada. As análises inferenciais revelam que a formação aumentou significativamente o nível de conhecimento e o neurotrackids mostrou-se intuitiva nos primeiros testes de efetividade. É necessário que mais formações baseadas em evidências sejam aplicadas para professores. Além disso, e espera-se que após os testes psicométricos, o neurotrackids seja usado na rede de ensino no rastreio de crianças pré-escolares. - TeseComo se manifesta o capacitismo no Brasil? Reflexões sobre esse fenômeno em diferentes amostras brasileirasRonca, Roberta Pasqualucci (2024-06-13)
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)
O preconceito frente às pessoas com deficiência (PcDs) é uma realidade global, apesar de haver cerca de um bilhão de pessoas no mundo com alguma deficiência. O capacitismo, termo que denota esse preconceito, surge com maior destaque para expressar algo muito presente na sociedade, o preconceito e exclusão de PcDs. Para medir as atitudes explícitas frente às PcDs foi elaborada, nos Estados Unidos, uma Escala de Capacitismo Simbólico (ECS). Objetivos: Investigar como se manifesta o capacitismo simbólico na população brasileira a partir da tradução e adaptação transcultural da ECS. Verificar as propriedades psicométricas e evidências de validade do instrumento e a influência de variáveis como a idade, nível de escolaridade e orientação política. Método: Estudo exploratório, transversal, descritivo e comparativo, dividido em duas etapas. A primeira consistiu na tradução, adaptação transcultural e propriedades psicométricas da ECS. A segunda envolveu a aplicação da escala em uma amostra de 383 participantes, incluindo PcDs e/ou seus pais e cuidadores, pessoas da comunidade sem deficiência e profissionais da saúde e educação. Responderam também ao critério de classificação econômica Brasil, uma ficha com dados sociodemográficos e uma pergunta aberta sobre definição de deficiência. Os dados foram tratados por análises estatísticas para investigar as propriedades psicométricas e estrutura interna da escala; foram realizadas análises descritivas e os testes de Kruskal-Wallis e T de Student para as demais variáveis analisadas e geradas nuvens de palavras para a pergunta aberta. Resultados: A ECS, adaptada para o português brasileiro, apresentou uma estrutura diferente da escala original, com 8 itens e 2 fatores, Individualismo e Reconhecimento da discriminação contínua. A maioria dos participantes era do sexo feminino com idade entre 18 e 79 anos. O nível socioeconômico predominante foi das classes mais altas, 70% se autodeclararam da raça branca e metade dos participantes se autointitularam como de centro na orientação política. Os três grupos apresentaram níveis leves de capacitismo simbólico, sem diferenças significativas. No entanto, os resultados mostraram que PcDs e/ou seus pais e cuidadores foram menos capacitistas em relação ao fator Individualismo, enquanto profissionais da saúde e educação foram menos capacitistas no fator Reconhecimento da discriminação contínua. Para o fator Individualismo, há maior capacitismo entre os mais jovens e os mais escolarizados, enquanto para o fator Reconhecimento da discriminação, o capacitismo é maior entre os mais velhos e menos escolarizados. Pessoas que se autointitularam de direita, apresentaram maior capacitismo simbólico. A palavra para definir deficiência que mais apareceu foi limitação. Conclusão: A ECS adaptada para o português brasileiro, apesar de ter uma estrutura diferente da escala original, é válida, confiável e de fácil e rápida aplicação e pode ser aplicada para mensurar as atitudes explícitas frente à deficiência. Não foram encontradas diferenças significativas entre os grupos da amostra estudada, sendo classificados com capacitismo simbólico leve. Porém, houve variações em relação aos fatores da escala de acordo com características dos participantes. Em relação a definição de deficiência, a palavra que mais apareceu demonstra uma atitude capacitista em relação a essa população, uma vez que associa a deficiência com limitação. - TeseTradução, adaptação do Adaptive Behavior Assessment System (ABAS-3) para o português do Brasil e estudos psicométricos dos formulários infanto-juvenisTafla, Tally Lichtensztejn (2024-06-06)
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)
O Funcionamento Adaptativo (FA) é definido como habilidades conceituais, sociais e práticas importantes para a realização das atividades diárias. No entanto, ainda são escassos instrumentos normatizados para a tal avaliação no contexto nacional. Este estudo teve como objetivo traduzir e adaptar culturalmente o Adaptive Behavior Assessment System (ABAS-3) e verificar suas propriedades psicométricas dos formulários destinados a crianças e adolescentes em amostras brasileiras de crianças típicas e com transtornos do neurodesenvolvimento. Para isso, a presente tese foi dividida em três estudos: Estudo 1 - Tradução e adaptação transcultural do ABAS-3 para o português do Brasil; Estudo 2 – Verificação de evidências de validade baseada na estrutura interna dos formulários de pais do ABAS-3; e Estudo 3 - Estudos psicométricos e Evidências de validade baseadas na relação com outras variáveis. O Estudo 1, atendendo a diretrizes da International Test Commission (ITC), e contou com etapas de traduções (n=2) e posteriores análises de juízes (n=33), e resultou em boas evidências de validade de conteúdo do instrumento. Já para o Estudo 2, que teve como objetivo a verificação da estrutura fatorial da versão brasileira do ABAS-3, participaram pais de 2.594 crianças, divididas entre 0 a 5 anos (n= 1332) e 5 a 21 anos (n=1262). A Análise Fatorial Confirmatória apresentou bom ajuste para um modelo unifatorial de comportamento adaptativo geral e para um modelo com três fatores (Conceitual, Social e Prático), semelhante à versão original do instrumento. Para o Estudo 3, foram selecionadas randomicamente indivíduos do Estudo 2, bem como pais de 125 crianças com transtornos do neurodesenvolvimento na mesma faixa etária, sendo 60 com Transtorno do Espectro Autista (TEA), 36 com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) e 29 com Deficiência Intelectual (DI). Foram investigadas evidências de confiabilidade teste-reteste, validade baseada na confiabilidade entre respondentes, validade baseadas nas relações com variáveis externas, com o quociente de inteligência (QI) e escores de competências, validade convergente, acurácia e validade baseadas em grupos clínicos e nível socioeconômico. Todas as evidências apresentaram índices que variaram de bons a excelentes, semelhantes às da versão original do instrumento, com exceção do QI, resultado que foi discutido. Os resultados obtidos nos três estudos mostram a qualidade da versão brasileira do ABAS-3, que permitirá o estabelecimento de normas para os formulários destinados a pais de crianças de 0 a 5 anos e crianças, adolescentes e jovens adultos de 5 a 21, aumentando a disponibilidade de instrumentos que avaliam FA no país. - TeseAdaptação transcultural e avaliação dos efeitos de um programa de intervenção com jogos no desempenho motor, acadêmico e das funções executivas em criançasFerreira, Rodrigo Carlos Toscano (2024-03-26)
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)
A literatura científica tem demonstrado correlações positivas entre o desenvolvimento motor e as habilidades cognitivas, mais especificamente as funções executivas e o desempenho acadêmico. O objetivo geral deste estudo foi adaptar transculturalmente e avaliar os efeitos de um programa de intervenção motora no desempenho motor, acadêmico e das funções executivas em crianças. O estudo foi dividido em duas partes. Primeiramente, foi realizada a adaptação transcultural e a análise dos juízes quanto à carga de demandas cognitivas do programa de jogos e atividades propostos no livro “Melhorando a cognição da criança com jogos de atividade física”, do Dr. Phillip Tomporowski, que apresenta 18 jogos para o aprimoramento da cognição. Após a adaptação transcultural e validação dos juízes, foi aplicada a intervenção em uma amostra da população brasileira, composta por 48 crianças de 7 e 8 anos, divididas em grupo controle e grupo experimental, dos 2º e 3º anos do Ensino Fundamental – anos iniciais, de um colégio particular de São Paulo. Foram utilizados os seguintes instrumentos: para a avaliação do desenvolvimento motor foi utilizada a Bateria de Avaliação de Movimento para Crianças - Movement Assessment Battery for Children – Second Edition (MABC-2); Para a avaliação das funções executivas foram utilizados o Teste de Trilhas para Escolares (Trilhas), o Teste de Atenção por Cancelamento (TAC), o Teste de Atenção Visual (Tavis-4) e o Inventário de Funções Executivas e Regulação Infantil (IFERA-I); e para avaliar o desempenho acadêmico foram utilizadas as avaliações escolares e notas trimestrais. Na análise de dados, inicialmente utilizou-se o teste t pareado presente em R base para comparar as médias do grupo controle e experimental nos momentos pré e pós-intervenção. Em seguida, calculou-se a diferença entre essas médias, comparando o r de Pearson do grupo controle e do grupo experimental por meio do teste Z de Fisher, para compreender o efeito da proposta de intervenção para promoção do desenvolvimento cognitivo e motor em crianças com base nos jogos do livro do Tomporowski, McCullick e Pesce. Os resultados apresentados neste estudo apontam que não houve diferenças significativas entre as médias do grupo controle e experimental, possivelmente pelo fato do grupo controle ser ativo e obter um programa bem estruturado nas suas aulas regulares de Educação Física. Além disso, ressalta-se que a pesquisa foi realizada em uma escola particular da Zona Oeste de São Paulo, em alunos com alto poder aquisitivo, diferentemente da maioria das crianças da população brasileira. Mesmo assim, notou-se diferenças qualitativas em relatos de pais e professores, como por exemplo no IFERAI. Novas pesquisas são necessárias para dar continuidade ao efeito de intervenções motoras com demandas cognitivas nas habilidades cognitivas das crianças.