Ciências do Desenvolvimento Humano -Teses - CCBS Higienópolis (a partir de 2024)
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- TeseInstrumento Ecológico para avaliar as funções executivas no Ensino Fundamental II: desenvolvimento, padronização, evidências de validadeSousa, Ivone Félix de (2025-02-13)
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)
A avaliação das Funções Executivas (FE) por meio da observação de atividades que simulem situações cotidianas tem maior potencial preditivo da funcionalidade do indivíduo. Esta tese aborda a avaliação ecológica da FE por meio de três estudos. Estudo 1. Teve como objetivo identificar instrumentos de avaliação ecológica da FE em crianças e adolescentes com desenvolvimento típico e relatar os parâmetros psicométricos. Trata-se de uma revisão de escopo, conduzida conforme as diretrizes PRISMA-2020, elaborada a partir de XX artigos inicialmente, finalizando com seis artigos. Todos os instrumentos apresentaram evidências de validade, confiabilidade e normatização, embora nenhum atenda integralmente aos dois critérios de validade ecológica (verossimilhança e veracidade). O estudo evidenciou lacunas conceituais na definição e na aplicação do termo “instrumento ecológico”. Estudo 2. Desenvolveu-se, padronizou-se e buscou-se evidências de validade de conteúdo de um instrumento ecológico para avaliação da FE em adolescentes brasileiros, a partir da execução de uma tarefa culinária (IEFE-TC). O desenvolvimento do instrumento seguiu procedimentos teóricos, empíricos e analíticos, incluindo a avaliação por peritos e estudos piloto com adolescentes para análise semântica. O IEFE-TC apresentou evidências de validade de conteúdo para avaliar as FE. Estudo 3. Investigou-se a confiabilidade e evidências de validade do IEFE-TC em uma amostra de 129 adolescentes (12-14 anos). Foram analisadas duas formas de atribuição de pontuação, a feita in loco pelo próprio aplicador, e a feita posteriormente a partir da filmagem da aplicação. Houve correlação entre as pontuações para flexibilidade cognitiva, controle inibitório e controle emocional, com exceção da memória de trabalho. 11 Foram verificadas evidências de validade baseada na estrutura interna, com associações importantes entre os componentes da FE e o índice global do instrumento. Além disso, foram identificadas evidências de validade baseadas em variáveis externas, com correlações entre o IEFE-TC e o FDT, ainda que a força destas correlações seja fraca. Como discussão geral da tese, observou-se que o IEFE-TC demonstrou confiabilidade e evidências de validade, contribuindo para o campo da avaliação ecológica da FE e para a delimitação conceitual de validade ecológica e de instrumentos ecológicos. - TeseCaracterização e análise comparativa dos perfis atencionais em adultos com sintomas de TDAH e TEA a partir de uma perspectiva dimensionalSilva, Mayara Miyahara Moraes (2024-11-19)
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)
Os Transtornos do Neurodesenvolvimento são complexos em função de sua variabilidade sintomatológica cujos sintomas se iniciam na infância, e em sua maioria, perduram até a vida adulta. O Transtorno do espectro autista (TEA) e o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) fazem parte do grupo dos Transtornos do Neurodesenvolvimento e por sua vez compartilham alguns déficits, dentre eles estão a falta de atenção, distração, impulsividade e hiperatividade. Esses dois transtornos têm apresentado condições comórbidas altas, sendo, atualmente, o caso de 70% das crianças com TEA também poderem apresentar sintomas relacionados ao quadro de TDAH. É importante que possamos analisar esses transtornos de forma dimensional, justamente por conta da sua complexidade e variabilidade de apresentação sintomatológica. Este trabalho tem como objetivo geral caracterizar o perfil atencional e comparar o desempenho de adultos em função da presença de sintomas de TDAH e sintomas característicos do TEA. Como objetivos específicos serão avaliados os perfis atencionais assim como os tipos de atenção (atenção voluntária, automática e temporal), de modo a estabelecer, não somente as semelhanças e diferenças entre os perfis atencionais, mas compará-los e analisá-los a partir de uma perspectiva dimensional. Caracterizar o perfil atencional e comparar o desempenho de adultos em função da presença sintomas de TDAH e sintomas característicos do TEA, e discutir o espectro atencional em função de uma abordagem dimensional do TDAH e TEA. Esta é uma pesquisa de caráter transversal, exploratória, consistindo na investigação e análise de dados da coleta com uma amostra de conveniência de 120 participantes adultos na faixa etária de (18 – 59) de idade, coletada em São Paulo e em São Luiz, os testes computadorizados foram utilizados para avaliação da orientação voluntária, automática e temporal da atenção, além do Teste de desempenho contínuo de Conners (CPT II) e aplicação de questionários de rastreio nos participantes em função dos sintomas de TEA avaliados pelo Quociente do Espectro do Autismo – Adultos (QA) 16+ anos e o dos sintomas de TDAH pela Adult Self-Report Scale 18 – (ASRS). Para o primeiro objetivo, nós realizamos análises descritivas de todas as variáveis (média, desvio-padrão, valores mínimos e máximos). Para o segundo e terceiros objetivos diversos caminhos foram testados, incluindo análises de cluster e análises de perfis latentes em que a decisão final foi manter a análise de perfis latentes utilizando como indicadores as variáveis do AQ e do ARSR. A análise de classes latentes identificou dois perfis: um associado ao TDAH e outro a habilidades sociais e atenção variável. A análise de clusters, por sua vez, encontrou dois grupos: um com bom desempenho em atenção e funções executivas e outro com dificuldades nesses aspectos. A análise EGA, por fim, revelou dois agrupamentos: um com relação complexa entre TDAH e habilidades sociais e outro com melhora em atenção sustentada e declínio na vigilância. revelou diferentes perfis de atenção, sugerindo uma complexa interação entre TDAH, habilidades sociais e desempenho em tarefas de atenção fornecendo indicadores importantes para compreender a heterogeneidade e dimensionalidade do TDAH e o impacto na vida dos indivíduos. - TeseIndicadores eletromiográficos e de neuroimagem funcional associados a processos inibitórios em jovens adultos com sintomas de TDAH a partir de uma perspectiva dimensionalAfonso Junior, Armando dos Santos (2024-08-30)
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)
O Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é um transtorno do neurodesenvolvimento que afeta crianças e adultos, e que é caracterizado por uma série de alterações neurocognitivas, como os déficits no controle inibitório. O controle inibitório, porém, pode ser subdividido em processos distintos, que precisam ser investigados à parte, por apresentarem características únicas. Além disso, diferentes unidades de análise podem ser implementadas nessa investigação, que vão desde o autorrelato de problemas, até medidas comportamentais avaliadas por paradigmas cognitivos e medidas neurofisiológicas que subjazem os comportamentos deficitários. A atual tese adotou uma abordagem dimensional do TDAH para investigar como diferentes componentes inibitórios (i.e., controle de interferências, inibição de respostas dominantes e interrupção de respostas em andamento) estão relacionados com sintomas de desatenção e hiperatividade/impulsividade em uma amostra de jovens adultos. Medidas comportamentais (tarefa Stroop-pareado/stop-signal), de autorrelato de impulsividade (BIS-11, UPPS) e de disfunções executivas (BDEFS) e medidas neurofisiológicas (eletromiografia e espectroscopia funcional por infravermelho-próximos) foram utilizadas. Os resultados obtidos demonstraram a contribuição que diferentes medidas podem ter na análise de componentes inibitórios. Medidas comportamentais e neurofisiológicas apresentaram contribuições únicas para a avaliação de processos inibitórios. A eletromiografia trouxe informações sobre a inibição de respostas motoras que não puderam ser observadas através da análise de performance da tarefa puramente. Já os dados fNIRS demonstraram diferentes ativações corticais, dependendo do tipo de inibição demandada. As diferentes medidas também apresentaram associações distintas com os sintomas de TDAH. Os resultados obtidos nesta tese demonstram uma relação contínua entre capacidades inibitórias e a gravidade de sintomas de TDAH, dando suporte a uma visão dimensional do transtorno. Em conclusão, o atual estudo demonstrou que diferentes níveis de análise de um mesmo constructo (no caso, a inibição) contribuem com informações únicas na investigação de características psicopatológicas. Diferentes formas de inibição parecem estar afetadas em pessoas com sintomas de TDAH e podem ser capturadas através de medidas distintas, o que permite uma análise mais completa do funcionamento de sistemas neurobiológicos - TeseAdaptação e evidências de validade do instrumento triagem cognitiva para aplicação informatizada (TRIACOG-online) em adultos com e sem histórico de Acidente Vascular CerebralMuner, Luana Comito (2024-08-16)
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)
O acidente vascular cerebral (AVC) é uma patologia que ocorre abruptamente no sistema nervoso central, afetando aspectos físicos, cognitivos e emocionais. É descrito como a segunda principal causa de morte no mundo e no Brasil, bem como possui um alto índice de incapacidade. Avaliações neuropsicológicas desde o leito hospitalar, com instrumentos de triagem cognitiva, podem auxiliar para realizar intervenções mais efetivas, minimizando as consequências futuras da patologia. O objetivo geral desta tese foi investigar as evidências de validade e de fidedignidade do protótipo do instrumento Triagem Cognitiva (TRIACOG) na versão informatizada (TRIACOG-Online) de aplicação em amostra clínica de pacientes com AVC. Foram realizados dois estudos. O primeiro visou adaptar a versão de lápis e papel do TRIACOG para uma forma informatizada do instrumento (TRIACOG-Online) e analisar suas evidências de validade baseadas no conteúdo do instrumento. Participaram sete juízes especialistas que realizaram a análise comparativa por meio de um questionário preparado especialmente para avaliação. Os testes de validade de conteúdo por especialistas resultaram em um índice de validade de conteúdo (CVI) de 100% para correspondência entre o conteúdo e construto em 13 itens, e um CVI de 87,71% em quatro itens. Sequencialmente, foi realizado um estudo piloto com sete pessoas com AVC agudo e crônico. No estudo piloto, problemas relacionados à internet levaram a adaptações. A partir disso, originou-se o instrumento final. O segundo estudo analisou a fidedignidade e validade do TRIACOG-Online. Participaram 98 adultos divididos em dois grupos: 1) 51 pacientes em período agudo pós-AVC; e 2) 47 adultos neurologicamente saudáveis. Os participantes responderam a um questionário de condições de saúde e aspectos socioculturais, o TRIACOG-Online, ao Mini Exame do Estado Mental (MMSE) e ao teste de inteligência G-38. A consistência interna foi avaliada e demonstrou bons índices de consistência interna por meio do alpha de Cronbach (entre α=0,85 e 0,87) e ômega de McDonald (entre ω=0.92 e 0,93). Os resultados do TRIACOG-Online apontam para melhor desempenho em indivíduos saudáveis em comparação com aqueles que tiveram AVC. A idade influencia os resultados, com indivíduos mais jovens apresentando melhores resultados. Além disso, observou-se e o instrumento possui validade convergente por meio da relação com o MMSE e o G-38, sendo confiável para uso em adultos pós-AVC. Esta tese visou contribuir para a área da avaliação neuropsicológica em pacientes em fase aguda de AVC no contexto nacional, ao adaptar um instrumento de triagem cognitiva para uma versão informatizada. Ainda, pretendeu-se colaborar para a disseminação do conhecimento na área, fornecer subsídios para que a equipe de saúde possa identificar precocemente as disfunções neuropsicológicas ocasionadas pelo AVC e, consequentemente, incluir ações e intervenções que possam contribuir para a melhor evolução do quadro do paciente. - TeseAdaptação e implementação de um programa de intervenção de estimulação de funções executivas frias e quentesNunes, Liana Garcia (2024-08-22)
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)
Funções executivas frias (EF) são um conjunto de funções cognitivas relacionadas à capacidade do indivíduo de manipular informações na memória de curto prazo, inibir respostas irrelevantes, bem como definir metas e organizar etapas para alcançá-las. As EF quentes estão relacionadas à capacidade de tomar decisões em situações emocionais e avaliar suas consequências. A adolescência é uma fase de desenvolvimento em que o indivíduo está constantemente em situações de risco e tem seus comportamentos facilmente direcionados pela influência dos pares, demonstrando dificuldade em recrutar as EF, especialmente em contextos emocionais. Este estudo teve como objetivo compreender melhor o desenvolvimento das EF frias e quentes em adolescentes e analisar os efeitos de intervenções. Dois artigos são apresentados. O primeiro incluiu um estudo de revisão sistemática que buscou verificar o que foi estudado nos últimos 5 anos em termos de estimulação de EF quentes e frias em adolescentes típicos. O segundo artigo contribui para verificar a eficácia de uma intervenção para adolescentes com queixas de EF no ambiente social. Para isso, foi desenvolvido um programa de intervenção baseado nas técnicas de Treinamento de Gestão de Metas (GMT) e Programa de Prontidão para Tratamento e Indução (TRIP), com foco no treinamento de EF quentes e frias em adolescentes. Os resultados revelaram ganhos a partir da intervenção no Teste de Sequenciamento de Letras e Números (SNL) e no Teste dos Cinco Dígitos (FDT), que avaliam a memória de trabalho e o controle inibitório, respectivamente. Quanto às queixas autorrelatadas e descrições parentais, foram utilizados os dados baseados nas escalas do Inventário de Avaliação Comportamental das Funções Executivas (BRIEF) e do Inventário de Funções Executivas, Regulação e Avversão à Procrastinação (IFERA). Na atividade ecológica, o estudo mostrou benefícios da intervenção no tempo para realizar a atividade, na busca pela receita e no número de comentários feitos no teste. Portanto, esta tese, além de identificar a lacuna na literatura de intervenção sobre funções executivas quentes, principalmente referentes a adolescentes, também buscou desenvolver um treinamento que pudesse trabalhar essas funções que são tão exigidas na adolescência.
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