Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) por Título
Agora exibindo 1 - 20 de 72
Resultados por página
Opções de Ordenação
- TCCA aplicação dos conceitos da neuliderança na gestão eficaz dos serviços logísticosScalioni , Alicia Dalete Bortolosso; Carvalho, Giovanna Silva; Santos, Valeria Oliveira dos (2023-06-15)O estudo teve por objetivo explorar como os conceitos da neuroliderança podem ser aplicados na gestão de serviços logísticos. A neuroliderança é uma abordagem que combina conceitos de neurociência e liderança para entender como o cérebro funciona em situações de liderança e como isso pode ser aplicado na prática para melhorar a eficiência e eficácia da gestão. A gestão de serviços logísticos é uma área importante que envolve o gerenciamento de processos complexos, desde o transporte até o armazenamento e distribuição de mercadorias. Nesse sentido, a pesquisa bibliográfica e de campo buscou investigar como a aplicação dos conceitos da neuroliderança pode contribuir para melhorar a gestão desses serviços, com foco no modelo SCARF. O estudo indicou tendência de ineditismo em relação ao conhecimento sobre o modelo SCARF e concluiu que a aplicação do mesmo resulta em contribuição para a gestão eficaz do serviço logístico, causando impacto positivo no mesmo.
- TCCA contribuição das estratégias de employer branding para a atração e retenção de talentosCarvalho, Erick Alves; Tambellini, Leticia Morales; Oliveira , Vinicius Silva (2022-12-07)Com a crescente visibilidade das empresas após o crescimento comercial advindo da Segunda Guerra Mundial, essas empresas passaram a se preocupar com a importância de possuírem mão de obra qualificada. Iniciou-se, portanto, um movimento que buscava atrair esta mão de obra cada vez mais competente e qualificada. Juntando estratégias de gestão de pessoas e marketing, o Employer Branding busca desenvolver métodos para valorizar a imagem das empresas diante dos atuais funcionários e daqueles que estão em processo de recrutamento, buscando oferecer uma boa experiência aos mesmos. O estudo apresentado neste trabalho teve como objetivo principal entender as contribuições das estratégias de Employer Branding para atração e retenção de talentos adotadas pelas empresas. Foi realizado por meio do método qualitativo e pesquisa exploratória, os dados foram coletados através de entrevistas com roteiros semiestruturadas para dois grupos, um formado por profissionais de RH e Marketing envolvidos no desenvolvimento de Employer Branding e outro por jovens ingressantes no mercado. A partir da análise de dados foi possível notar muitas semelhanças nas falas e opiniões entre os entrevistados e os autores citados no decorrer do referencial teórico. Nota-se uma mesma concepção entre os jovens talentos, novos ingressantes do mercado de trabalho, sobre uma boa empresa para trabalhar nos dias atuais, todos citando pontos em comum. Com isso, observa-se que as estratégias de Employer Branding contribuem com a retenção e atração de jovens. O estudo colabora para as organizações entenderem quais são as principais ações de Employer Branding e como isso auxilia para atrair e reter talentos.
- TCCA implantação de ações afirmativas para a inserção de jovens negros no mercado de trabalho: as iniciativas do setor bancárioAmbrosino, André Cezaroni; Ferro , Lais Bianco; Ferreira, Leonardo de Abreu; Cury, Vitor Hahn (2023-06-21)A implantação de ações afirmativas não é apenas uma questão de justiça social, mas também um fator estratégico para as empresas. O objetivo central do trabalho é analisar a implantação das ações afirmativas do setor bancário, destacando o seu impacto para a inserção de jovens negros no mercado de trabalho. Dessa forma, propõem-se a reflexão acerca da diversidade, que traz benefícios significativos, como a ampliação da criatividade, inovação e produtividade. A análise dos dados revela que algumas empresas ainda não adotam políticas de inclusão de jovens negros e que a representatividade desses colaboradores em cargos de liderança ainda é baixa em muitas organizações. Portanto, é fundamental que as empresas continuem investindo em políticas e ações que promovam a inclusão e garantam igualdade de oportunidades para todos os jovens, independentemente de sua cor ou origem étnica. Palavras-chave: ações afirmativas; setor bancários; jovens negros; mercado de trabalho; diversidade; inclusão; iniciativas.
- TCCA influência da qualidade de vida no meio ambiente de trabalho sobre o desempenho das equipesFonseca, Henrique da Silva; Rizzolo, Rafael Corte (2022-12-08)As empresas precisam aprimorar a maneira de liderar pessoas, gerenciar clima organizacional e fatores relacionados com motivação e bem-estar. O presente trabalho tem como objetivo principal evidenciar a influência da qualidade de vida no trabalho sobre o desempenho das equipes, assunto que atualmente é um objeto de estudo bastante abrangente e levado a sério por organizações que não só desejam obter melhores resultados, mas que também priorizam as melhores condições oferecidas aos seus funcionários para a realização de suas tarefas. Qualidade de vida no trabalho é uma compreensão abrangente e comprometida das condições de vida no trabalho, que inclui aspectos de bem-estar, garantia da saúde, segurança física, mental, social e capacitação para realizar tarefas com segurança e bom uso da energia pessoal. Promover o bem-estar e segurança dos trabalhadores são de suma importância para assegurar uma maior produtividade e qualidade no trabalho e maior satisfação na vida familiar e pessoal. Esse estudo é definido como pesquisa exploratória e descritiva, realizado com 5 colaboradores de diferentes áreas, utilizando o método de entrevistas semiestruturadas. O estudo também colabora na importância que os programas de QVT possuem para a organização, sendo indicadores importantes que diminuem ou promovem a satisfação dos colaboradores.
- TCCA perícia técnica contábil como ferramenta de auxílio na solução de litígios judiciaisMorais, Julio Garcia; Fontanielo, Priscila Aparecida do N. (2022-11-30)A perícia contábil é um instrumento de extrema importância para a solução de litígios sejam eles judicializados ou não. A principal problemática que encontramos refere-se à análise sobre a qualidade, relevância e efetividade dos laudos periciais contábeis, bem como a qualidade e confiabilidade da documentação utilizada em sua elaboração. Nesse contexto, é de suma importância a análise da efetividade dessa ferramenta para auxílio ao poder judiciário. Para tal foram estudados casos concretos em que foram realizadas perícias judiciais em confronto com as decisões proferidas nesses processos para verificação se tais decisões se basearam nas conclusões periciais, as utilizar apenas como referência de valor ou mesmo se as desconsideraram, apontando um indicativo da efetividade das perícias enquanto auxílio ao Judiciário na tomada de decisões. Diante dessa análise realizada concluímos que a perícia contábil é uma ferramenta de suporte amplamente utilizada e aceita pelo judiciário como fundamento de suas decisões, sendo sim passível de melhorias por parte dos peritos, sobretudo no prazo de apresentação dos trabalhos, a correta análise dos documentos e integralidade dos processos para evitar desvios de objeto ou omissão, bem como a limitação dos trabalhos aos aspectos intrinsecamente técnicos contábeis, sem adentrar às opiniões pessoais dos peritos sobre o mérito jurídico das demandas. Ainda foram identificadas como necessárias as recomendações de atuação dos profissionais, preferencialmente por seus órgãos de classe, para garantir o cumprimento das normas técnicas pelo Judiciário com a nomeação apenas de contadores para a realização de perícias contábeis, bem como de aprofundamento da análise e prosseguimento do presente trabalho com estudos adicionais das decisões de segundo grau de jurisdição.
- TCCA presença feminina no mercado de trabalho: uma análise da diversidade e equidade de gênero no Brasil no período recenteCarneiro, Gabriela Nogueira (2023-06-19)O presente trabalho analisa e elucida as disparidades e desigualdades que incidem sobre a inclusão da força de trabalho feminina no mercado formal, recortando o período da última década no Brasil, incluindo ocupação, nível de escolaridade, remuneração e colocação entre os gêneros em idade economicamente ativa. Para isto, usa-se de dados estatísticos extraídos principalmente do Síntese de Indicadores Sociais – IBGE, aliados a estudos anteriores que visam explicar a desigualdade entre gêneros no mercado de trabalho, tornando o trabalho uma pesquisa básica, de método qualitativo, que visa aprofundar um conhecimento prévio, explicando as relações que causam a discriminação das mulheres no mercado de trabalho. Ao longo deste trabalho, diversas visões sobre o racional para a perpetuação da desigualdade laboral são expostas, vide a dificuldade em estabelecer uma única relação de causa e efeito, dentro de parâmetros históricos, socioeconômicos e culturais. Entende-se que a discriminação permeia as esferas exemplificadas acima e se arrastam na história do capitalismo desde a introdução das mulheres no mercado de trabalho, inclusive de modo inconsciente através de vieses adquiridos pela sociedade. O gênero masculino ainda se encontra em vantagem em comparação às mulheres no mercado de trabalho, aproveitando-se de relações de dominância e da divisão sexual do trabalho.
- TCCA relação entre a indútria fonográfica, o spotify e a destruição criadora de SchumpeterPedrosa, Teresa de Freitas (2022-12-13)A indústria da música existe há mais de 100 anos e durante todos esses anos, as mesmas empresas compuseram o cenário de oligopólio. Diversos avanços tecnológicos foram introduzidos neste período como as invenções do gramofone, a música digital e atualmente o uso do streaming em plataformas como o Spotify. Este trabalho analisou a evolução da indústria de música, combinada com a teoria da destruição criadora de Joseph Schumpeter e o papel que o Spotify desempenha diante do poder de mercado de três empresas.
- TCCA sustentabilidade corporativa e o seu papel nos planos estratégicos de duas empresas têxteisValentim, Guilherme Lopes; Mozza, Paula; Kropp, Rafael Arbaitman (2023-06-14)Diante dos pontos supracitados, a presente pesquisa visa analisar empresas do setor têxteis para compreensão de seus planejamentos e atitudes inerentes ao meio ambiente. Uma vez que, em séculos passados, as produções têxteis se davam de forma artesanal, tornando-os acessíveis apenas às pessoas de poder aquisitivo. A implementação e uso de máquinas e tecnologias, fomentou a produção em massa, barateando custos e aumento significativo de fabricação. Como resultado, houve o estímulo ao consumo desenfreado e descartes irregulares que impactam o ciclo sustentável como um todo. Frente ao exposto, este estudo, buscará a resposta para a pergunta: Qual o impacto da sustentabilidade nos planos estratégicos das empresas no setor têxtil? Nesse sentido, foi elaborado um projeto de pesquisa. Assim, o tema desta análise é: A sustentabilidade corporativa e sua influência nos planos estratégicos de duas empresas têxteis e esta delimitação contribui para a percepção das empresas do ramo têxtil à sustentabilidade. Com isto, define-se como sendo objetivo geral: Avaliar os possíveis impactos (positivos ou negativos) inerentes a implantação de ações socioambientais nos planos estratégicos de duas empresas do setor têxtil, e os objetivos específicos são: 1. Pesquisar quais as possíveis ações estratégicas socioambientais que podem ser planejadas e desenvolvidas pelas empresas do setor têxtil; 2. Identificar o processo de desenvolvimento dos planejamentos estratégicos socioambientais (pensamento estratégico, implantação e monitoramento) em duas empresas do setor têxtil; e 3. Identificar os resultados obtidos pela implantação das ações estratégicas socioambientais.
- TCCAções de comunicação das empresas fabricantes de energético voltadas para o público gamerParente, Amanda Leite; Cruz, Guilherme de Carvalho; Holcman, Thatiana Sorrentino (2022-12-07)Contexto: Atualmente, os videogames e plataformas de games online vem trazendo um novo canal de mídia como estratégia de comunicação e marketing. Portanto, em meio às novas formas de comunicação com o público surge o Advergame que é a fusão dos termos em inglês Advertise (que significa propaganda) e videogame (que significa jogo eletrônico) dando o nome à estratégia de comunicação mercadológica utilizada em jogos, principalmente os eletrônicos, como uma ferramenta para divulgar e promover marcas, produtos ou organizações. Em decorrência da pandemia de COVID-19, diversos setores do mercado foram afetados negativamente; entretanto, no setor da indústria dos games, os jogos online nunca foram tão jogados como antes. Com isso, as marcas conseguem utilizar esses jogos como espaços de mídia para se comunicar com seus clientes e públicos de interesse. Objetivo: Este trabalho procurou então identificar como as empresas fabricantes de energéticos estabelecem suas ações de comunicação para atingir o público gamer e fortalecer a sua marca diante desse público. Método: Para melhor atingir os objetivos apresentados neste estudo, foi desenvolvida uma pesquisa do tipo exploratória e qualitativa pelo método Bardin de análise de conteúdo. Pois assim foi possível entender melhor o comportamento de consumo do produto energético por esse público. Resultados: Verificou-se as ações de comunicação utilizadas pelos fabricantes de energéticos direcionadas para o público gamer. São ações offline (eventos e stands) e ações online, dentro dos jogos online e plataformas digitais online. Conclusões: As marcas promovem e patrocinam eventos, inserem-se dentro dos jogos e das plataformas, e se apropriam de mensagens com linguagens que entram de acordo com seu público. Tudo isso corrobora para uma venda de seus produtos e fortalecimento da marca nesse mercado.
- TCCAlternativas de investimento em renda fixa: um estudo com base na pesquisa o raio-x do investidor brasileiro da anbima entre os anos de 2020 e 2021Martins, Caroline Dourado; Macedo, Daniella Fernandes Werneck de; Wakim , Paula dos Santos (2022-12-05)Este estudo tem como objetivo compreender quais foram os instrumentos de investimento em renda fixa mais utilizados pelos investidores no Brasil entre os anos de 2020 e 2021 e verificar se existiram mudanças significativas de perfil de investimento entre os períodos. Para isso, foi utilizado o método de estatística descritiva para análise das bases de dados extraídas das pesquisas “Raio-X do Investidor” realizada pela ANBIMA, entre os anos de 2020 e 2021. Na edição de 2020 foram feitas 3.408 entrevistas, com pessoas de 16 anos ou mais, das classes A, B e C. Já 2021, segue com os mesmos padrões de perfil, porém, com uma amostra de 5.878 pessoas. Após a análise dos resultados verificou-se que: o ativo de renda fixa mais utilizado é a caderneta de poupança; houve uma diminuição percentual dos investidores; aumento percentual de investidores mulheres; os investidores estão concentrados mais na classe C e no sudeste; Em relação à faixa etária, a maior parte dos investidores concentra-se entre os 45 e 59 anos de idade.
- TCCAnálise da outorga onerosa na área de intervenção urbana do setor central de São PauloCampos, Débora da Silva (2023-06-16)Neste trabalho, é realizado um estudo sobre o instrumento da Outorga Onerosa do Direito de Construir inserida em um Projeto de Intervenção Urbana. O objetivo consiste em demonstrar as implicações econômicas por trás das alterações de parâmetros da Outorga Onerosa durante o processo de implantação do Projeto de Intervenção Urbana Setor Central de São Paulo. A metodologia adotada consiste em uma análise exploratória, baseada na pesquisa documental das publicações disponíveis no site de monitoramento do projeto e na legislação pertinente. Os resultados esperados abrangem a exposição do interesse e a participação ativa do setor imobiliário, que além deste processo, também pode se beneficiar das estratégias de negócios fundamentadas nesses parâmetros. Em suma, o trabalho busca contribuir para a compreensão das implicações econômicas relacionadas à Outorga Onerosa do Direito de Construir, por trás das entidades interessadas, enfatizando sua importância no Projeto de Intervenção Urbana Setor Central e explorando o desenvolvimento do setor imobiliário nesse processo.
- TCCAnálise das receitas dos influenciadores digitais sob a ótica fiscalTenguan, Fernanda Lumi; Oliveira, Francilane Alves; Andrade , Luiza Regina Silva de (2022-12-05)O presente trabalho tem o objetivo de identificar quais os tributos devidos pelos influenciadores digitais no Brasil. O estudo é feito a partir da análise de contratos padrão de prestação de serviços, juntamente a CNAE a ser auferida pelo influenciador digital segundo o objeto dos contratos e investigação dos tributos incidentes em cada transação. Assim, esta pesquisa está dividida em três seções, que buscam: a) abordar os conceitos principais da profissão de influenciador digital e do problema de pesquisa identificado; b) tratar das métricas utilizadas para investigar a profissão do influencer assim como as possibilidades existentes para sua tributação; c) apresentar a análise dos contratos e seus respectivos resultados. Conclui-se que a tributação correta a ser aplicada sob as atividades do influenciador digital deve considerar quais serviços estão sendo prestados, porém, particularidades, especificações e entrelinhas minuciosas são fatores que impedem que as normas tributárias vigentes para o país englobem assertivamente cada caso de prestação dessa modalidade de serviço.
- TCCAnálise de desempenho dos fundos imobiliários no Brasil no período de 2014 a 2022Gonçalves, Guilherme Franco Pereira (2022-12-08)Este trabalho tem como objetivo verificar se a rentabilidade dos Fundos de Investimentos Imobiliários (FIIs) é influenciada por indicadores macroeconômicos e de mercado no período de 2014 a 2022 no Brasil. Para isso, foi adotada a metodologia da regressão, método stepwise, com a finalidade de compreender a influência da inflação (IGPM e IPCA), de movimentos do mercado imobiliário (IMOB, FipeZap), de movimentos no mercado acionário (Ibovespa), movimentos na taxa de juros básica da economia (taxa Selic) e movimentos na economia (crises econômica, política e da Covid-19) sobre o retorno do IFIX, sendo este utilizado como proxy do retorno dos FIIs. Os resultados apontam que apenas a taxa Selic e o Ibovespa se colocam como variáveis explicativas do retorno do IFIX, sendo que a influência da taxa Selic é maior que a do Ibovespa, e ambos indicadores apresentam uma influência positiva. Palavras-chave: Fundos de Investimentos Imobiliários. FII. Mercado Imobiliário. Bolsa de Valores. Cenário Econômico.
- TCCAnálise dos efeitos da pandemia da covid-19 na balança comercial brasileiraBiondo, Felipe Herrera; Locatelli, Nathalia Lopes (2022-12-08)Este trabalho teve por objetivo analisar quais foram os efeitos da Pandemia da Covid 19 na balança comercial brasileira, identificando as alterações nos valores totais de importação e exportação de 2020 e 2021 em relação a 2019, nos principais produtos exportados e importados e nos principais parceiros comerciais. O estudo foi feito baseado em uma pesquisa quantitativa com dados secundários, extraídos de sites oficiais. Foi possível identificar algumas variações nos valores totais, em seus produtos e nos países com os quais o Brasil comercializa.
- TCCAs características socioeconômicas e suas influências nas práticas sustentáveisCruz, Laura de Fatima Pereira; Silva, Isabella Beatriz Vaz da; Deusdado , Leticia Maria Azevedo (2022-12-15)Este trabalho teve como objetivo principal contribuir com os estudos referente ao entendimento de como as características socioeconômicas influenciam no nível de preocupação com a sustentabilidade das pessoas. Para isso, foi disponibilizado um questionário via Google Forms no qual foi solicitado aos respondentes que avaliassem algumas afirmações e situações envolvendo conceitos e atitudes relacionados aos pilares da sustentabilidade. Os resultados demonstraram o gênero dos respondentes está diretamente relacionado à preocupação com a sustentabilidade e que a classe social ou o grau de instrução não interferem nas atitudes dos consumidores.
- TCCAs consequências econômicas da paz (1919) de John Maynard Keynes: (con)texto e pensamento econômicoRoncada, Marcella Gomes (2022-12-12)A Primeira Guerra Mundial foi devastadora aos países envolvidos, especialmente àqueles derrotados como a Alemanha. Suas populações sofreram expressivas perdas humanas e suas economias foram duramente atingidas. Em virtude ao conflito, os países vencedores estabeleceram duras imposições aos perdedores por meio do Tratado de Versalhes, em que foram impostos pagamentos à Alemanha por sua responsabilidade no conflito. John Keynes, economista britânico que esteve presente na Conferência de Paris onde foram realizadas as sessões para a formulação do Tratado, se opôs às medidas definidas ali. O objetivo central deste trabalho é abordar e analisar a obra As Consequências Econômicas da Paz, publicada em 1919, sobre o a opinião do autor referente às reparações contidas no Tratado. Propõe-se apresentar os argumentos que Keynes utilizou para sustentar a sua tese de que os pagamentos estavam além da capacidade alemã e que o Tratado tinha como objetivo a destruição de sua economia.
- TCCAssédio moral no ambiente de trabalho presencial e virtual: a prevenção e o combate na visão dos profissionais de RHTeixeira, Bruna Lujan; Nakahara, Fernanda Roana Ayumi; Lace, Pedro Faria (2022-12-05)O objetivo desta pesquisa foi analisar o assédio moral no ambiente de trabalho presencial e virtual, com enfoque nas reações e ações tomadas pelas empresas diante dessas situações elencando as definições, consequências, medidas de prevenção e combate, além de discorrer sobre os efeitos da pandemia de Covid-19 com relação a este fenômeno. A pesquisa qualitativa foi realizada por meio de entrevistas semiestruturadas que evidenciaram, no âmbito do estudo, que o processo de assédio é conhecido pelos profissionais, além de ter sido intensificado durante a pandemia no ambiente virtual; e que as empresas possuem código de conduta e ética, políticas contra o assédio moral e canais de denúncias variados, além de tratativas após o ocorrido que prezam o sigilo da vítima. Apesar disso, foi possível constatar que não há ampla divulgação sobre o tema nas empresas, já que não há constância nos treinamentos, revisitas ao tema e a utilização de líderes como exemplo; e consequentemente também se notou que as vítimas frequentemente demitem-se após a ocorrência do assédio.
- TCCBitcoin: uma análise do seu valor como moeda digital sob a perspectiva KeynesianaMolnar Neto, Júlio (2022-12-06)O presente estudo tem o objetivo de trazer à tona um estudo do Bitcoin e suas características, procurando avaliar se é possível a sua definição como moeda, no sentido econômico do termo, a partir de uma pesquisa bibliográfica descritiva e uma pesquisa exploratória de campo. Adicionalmente, avaliou-se, a partir das teorias keynesiana e póskeynesiana, se o Bitcoin possui as características necessárias para atender as demandas de uma economia, seja como moeda ou como ativo especulativo, trazendo uma discussão sobre as implicações de sua adoção em uma economia centralizada envolvendo os estigmas que precisam ser superados para ser uma moeda digital amplamente aceita. Buscou-se também discutir se é possível a coexistência entre criptomoedas e o dinheiro fiduciário e quais seriam os riscos que as criptomoedas apresentam para bancos centrais e governos.
- TCCComo as fintechs podem gerar valor para seus clientes na cidade de São PauloPaula, Carlos Eduardo Primon de; Rodrigues, João Pedro Vieira; Sousa, Victor Hugo Porsani de; Aiube, Vitor Atala (2023-06-13)As Fintechs vêm desempenhando um papel importante na economia brasileira, mais especificamente na cidade de São Paulo, competindo com instituições financeiras tradicionais e disponibilizando serviços que antes pareciam inalcançáveis para a maioria dos brasileiros. Esses impactos foram gerados a partir da utilização de tecnologia para facilitar e agilizar processos, levando diversos serviços financeiros para perto de milhões de pessoas. Este estudo tem por finalidade analisar como os consumidores de Fintechs enxergam valor nos serviços prestados por essas empresas, buscando compreender quais vantagens foram vistas nas Fintechs em relação a instituições tradicionais que fizeram com que seus clientes migrassem de empresa. Foi conduzida uma pesquisa de campo, com abordagem qualitativa através de entrevistas com pessoas pertencentes a geração Y, que compreende nascidos do início da década de 1980 até meados de 1990 e que utilizam serviços de Fintechs no seu dia a dia. A partir das entrevistas, foi conduzida uma análise em relação ao tema, de acordo com as respostas dos entrevistados. A introdução de tecnologia para democratizar o acesso a serviços financeiros trouxe benefícios aos usuários desses produtos, tanto pela facilidade de acesso quanto a agilidade dos procedimentos, levando a migração de muitos usuários a empresas financeiras de tecnologia.
- TCCCrescimento do setor de streaming na América LatinaRoldi, João Pedro Peres (2022-12-07)O presente artigo pretende analisar o mercado de streaming na América Latina entre 2017 e 2022. Para realizar a análise foi utilizado como base o artigo “How streaming services make cinema more important” do pesquisador Terje Gaustad, de 2019, assim como dados de sites especializados no mercado. Para realização foram utilizados os métodos histórico e análise de estatística descritiva de dados. Os resultados permitem concluir que o setor possui extrema importância dentro do mercado audiovisual atual, mas possui limitações e desafios a seguir.