Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)
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- TCCA análise da curva de Phillips no Brasil entre os anos de 1980 e 2022Mendes, Mateus Alexander Gomes (2023-12-07)
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
O presente trabalho apresenta como questão principal a verificação da existência de uma correlação negativa entre inflação e desemprego no Brasil durante o período de 1981 a 2022 conforme proposto pela teoria da curva de Phillips. Através de uma revisão de literaturas, primeiramente são apresentados os conceitos da curva de Phillips e suas alterações ao longo do tempo. Diversas revisões e refinamentos foram feitos nessa teoria. Alguns modelos incorporam expectativas adaptativas ou racionais dos agentes econômicos, reconhecendo que as expectativas sobre a inflação podem afetar o comportamento de salários e preços. Com o auxílio de ferramentas econométricas, foi verificada a aplicação da curva de Phillips ou não na economia brasileira no respectivo período. Os resultados obtidos no estudo apontam para uma significância da aplicabilidade da curva de Philips clássica no Brasil. Porém, no caso da curva de Phillips aceleracionista, não foi verificada significância estatística para a expectativa de inflação representada no modelo pela inflação passada. A principal explicação para os resultados evidenciados na pesquisa são os reflexos de um comportamento adotado pela população que, em sua maioria, não considera de modo relevante a inflação passada na formação da inflação corrente. - TCCA aplicação dos conceitos da neuliderança na gestão eficaz dos serviços logísticosScalioni , Alicia Dalete Bortolosso; Carvalho, Giovanna Silva; Santos, Valeria Oliveira dos (2023-06-15)
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
O estudo teve por objetivo explorar como os conceitos da neuroliderança podem ser aplicados na gestão de serviços logísticos. A neuroliderança é uma abordagem que combina conceitos de neurociência e liderança para entender como o cérebro funciona em situações de liderança e como isso pode ser aplicado na prática para melhorar a eficiência e eficácia da gestão. A gestão de serviços logísticos é uma área importante que envolve o gerenciamento de processos complexos, desde o transporte até o armazenamento e distribuição de mercadorias. Nesse sentido, a pesquisa bibliográfica e de campo buscou investigar como a aplicação dos conceitos da neuroliderança pode contribuir para melhorar a gestão desses serviços, com foco no modelo SCARF. O estudo indicou tendência de ineditismo em relação ao conhecimento sobre o modelo SCARF e concluiu que a aplicação do mesmo resulta em contribuição para a gestão eficaz do serviço logístico, causando impacto positivo no mesmo. - TCCA aplicação dos conceitos da neuroliderança e sua contribuição para a retenção de talentosJi, Julia En; Garbi, Marina Alves; Oei, Susan Kim; Pontirolli, Victoria D C (2023-12-06)
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
O tema desta pesquisa é a aplicação do conceito de Neuroliderança para reter talentos dentro da empresa. Com o aumento da concorrência e a necessidade constante de especialistas qualificados, reter colaboradores altamente qualificados é essencial para o sucesso de qualquer empresa. No entanto, muitas organizações ainda se esforçam para engajar e motivar seus funcionários a longo prazo. Um estudo da McKinsey de 2014 descobriu que a maioria dos programas de desenvolvimento de liderança falha em produzir líderes eficazes e, portanto, falha em reter talentos. Dada a complexidade do cérebro humano e seu processamento de informações, a aplicação do conceito de Neuroliderança pode preencher essa lacuna. Neuroliderança é uma abordagem inovadora que combina insights de neurociência, psicologia e liderança para ajudar as pessoas a entender como o cérebro humano funciona e como esse conhecimento pode ser usado para melhor atendê-los, ajudando na arte de liderar e engajar pessoas de forma eficaz. Segundo Rock e Grant (2017), a aplicação dos conceitos de Neuroliderança pode melhorar a comunicação, o feedback e o engajamento dos funcionários, que são elementos-chave da retenção de talentos. Neuroliderança é uma pesquisa baseada em neurociência aplicada aos relacionamentos dentro das organizações. O termo foi usado pela primeira vez em uma publicação de 2005 da Universidade de Harvard. Em 2006, David Locke e Jeffrey Swartz elaboraram alguns dos princípios por trás dessa ciência. O conhecimento adquirido por meio de pesquisas sobre o assunto é útil para os gestores de equipes entenderem como a mente humana funciona e como ela permite que os liderados alcancem os objetivos da empresa, evitem conflitos e tenham mais chances de prosperar. Através do estudo, compreendeu-se que os elementos do Modelo SCARF da Neuroliderança desenvolvida por David Rock são considerados como muito importantes na retenção de talentos, na visão dos entrevistados. - TCCA contribuição das estratégias de employer branding para a atração e retenção de talentosCarvalho, Erick Alves; Tambellini, Leticia Morales; Oliveira , Vinicius Silva (2022-12-07)
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Com a crescente visibilidade das empresas após o crescimento comercial advindo da Segunda Guerra Mundial, essas empresas passaram a se preocupar com a importância de possuírem mão de obra qualificada. Iniciou-se, portanto, um movimento que buscava atrair esta mão de obra cada vez mais competente e qualificada. Juntando estratégias de gestão de pessoas e marketing, o Employer Branding busca desenvolver métodos para valorizar a imagem das empresas diante dos atuais funcionários e daqueles que estão em processo de recrutamento, buscando oferecer uma boa experiência aos mesmos. O estudo apresentado neste trabalho teve como objetivo principal entender as contribuições das estratégias de Employer Branding para atração e retenção de talentos adotadas pelas empresas. Foi realizado por meio do método qualitativo e pesquisa exploratória, os dados foram coletados através de entrevistas com roteiros semiestruturadas para dois grupos, um formado por profissionais de RH e Marketing envolvidos no desenvolvimento de Employer Branding e outro por jovens ingressantes no mercado. A partir da análise de dados foi possível notar muitas semelhanças nas falas e opiniões entre os entrevistados e os autores citados no decorrer do referencial teórico. Nota-se uma mesma concepção entre os jovens talentos, novos ingressantes do mercado de trabalho, sobre uma boa empresa para trabalhar nos dias atuais, todos citando pontos em comum. Com isso, observa-se que as estratégias de Employer Branding contribuem com a retenção e atração de jovens. O estudo colabora para as organizações entenderem quais são as principais ações de Employer Branding e como isso auxilia para atrair e reter talentos. - TCCA implantação de ações afirmativas para a inserção de jovens negros no mercado de trabalho: as iniciativas do setor bancárioAmbrosino, André Cezaroni; Ferro , Lais Bianco; Ferreira, Leonardo de Abreu; Cury, Vitor Hahn (2023-06-21)
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A implantação de ações afirmativas não é apenas uma questão de justiça social, mas também um fator estratégico para as empresas. O objetivo central do trabalho é analisar a implantação das ações afirmativas do setor bancário, destacando o seu impacto para a inserção de jovens negros no mercado de trabalho. Dessa forma, propõem-se a reflexão acerca da diversidade, que traz benefícios significativos, como a ampliação da criatividade, inovação e produtividade. A análise dos dados revela que algumas empresas ainda não adotam políticas de inclusão de jovens negros e que a representatividade desses colaboradores em cargos de liderança ainda é baixa em muitas organizações. Portanto, é fundamental que as empresas continuem investindo em políticas e ações que promovam a inclusão e garantam igualdade de oportunidades para todos os jovens, independentemente de sua cor ou origem étnica. Palavras-chave: ações afirmativas; setor bancários; jovens negros; mercado de trabalho; diversidade; inclusão; iniciativas. - TCCA influência da qualidade de vida no meio ambiente de trabalho sobre o desempenho das equipesFonseca, Henrique da Silva; Rizzolo, Rafael Corte (2022-12-08)
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
As empresas precisam aprimorar a maneira de liderar pessoas, gerenciar clima organizacional e fatores relacionados com motivação e bem-estar. O presente trabalho tem como objetivo principal evidenciar a influência da qualidade de vida no trabalho sobre o desempenho das equipes, assunto que atualmente é um objeto de estudo bastante abrangente e levado a sério por organizações que não só desejam obter melhores resultados, mas que também priorizam as melhores condições oferecidas aos seus funcionários para a realização de suas tarefas. Qualidade de vida no trabalho é uma compreensão abrangente e comprometida das condições de vida no trabalho, que inclui aspectos de bem-estar, garantia da saúde, segurança física, mental, social e capacitação para realizar tarefas com segurança e bom uso da energia pessoal. Promover o bem-estar e segurança dos trabalhadores são de suma importância para assegurar uma maior produtividade e qualidade no trabalho e maior satisfação na vida familiar e pessoal. Esse estudo é definido como pesquisa exploratória e descritiva, realizado com 5 colaboradores de diferentes áreas, utilizando o método de entrevistas semiestruturadas. O estudo também colabora na importância que os programas de QVT possuem para a organização, sendo indicadores importantes que diminuem ou promovem a satisfação dos colaboradores. - TCCA perícia técnica contábil como ferramenta de auxílio na solução de litígios judiciaisMorais, Julio Garcia; Fontanielo, Priscila Aparecida do N. (2022-11-30)
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
A perícia contábil é um instrumento de extrema importância para a solução de litígios sejam eles judicializados ou não. A principal problemática que encontramos refere-se à análise sobre a qualidade, relevância e efetividade dos laudos periciais contábeis, bem como a qualidade e confiabilidade da documentação utilizada em sua elaboração. Nesse contexto, é de suma importância a análise da efetividade dessa ferramenta para auxílio ao poder judiciário. Para tal foram estudados casos concretos em que foram realizadas perícias judiciais em confronto com as decisões proferidas nesses processos para verificação se tais decisões se basearam nas conclusões periciais, as utilizar apenas como referência de valor ou mesmo se as desconsideraram, apontando um indicativo da efetividade das perícias enquanto auxílio ao Judiciário na tomada de decisões. Diante dessa análise realizada concluímos que a perícia contábil é uma ferramenta de suporte amplamente utilizada e aceita pelo judiciário como fundamento de suas decisões, sendo sim passível de melhorias por parte dos peritos, sobretudo no prazo de apresentação dos trabalhos, a correta análise dos documentos e integralidade dos processos para evitar desvios de objeto ou omissão, bem como a limitação dos trabalhos aos aspectos intrinsecamente técnicos contábeis, sem adentrar às opiniões pessoais dos peritos sobre o mérito jurídico das demandas. Ainda foram identificadas como necessárias as recomendações de atuação dos profissionais, preferencialmente por seus órgãos de classe, para garantir o cumprimento das normas técnicas pelo Judiciário com a nomeação apenas de contadores para a realização de perícias contábeis, bem como de aprofundamento da análise e prosseguimento do presente trabalho com estudos adicionais das decisões de segundo grau de jurisdição. - TCCA presença feminina no mercado de trabalho: uma análise da diversidade e equidade de gênero no Brasil no período recenteCarneiro, Gabriela Nogueira (2023-06-19)
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
O presente trabalho analisa e elucida as disparidades e desigualdades que incidem sobre a inclusão da força de trabalho feminina no mercado formal, recortando o período da última década no Brasil, incluindo ocupação, nível de escolaridade, remuneração e colocação entre os gêneros em idade economicamente ativa. Para isto, usa-se de dados estatísticos extraídos principalmente do Síntese de Indicadores Sociais – IBGE, aliados a estudos anteriores que visam explicar a desigualdade entre gêneros no mercado de trabalho, tornando o trabalho uma pesquisa básica, de método qualitativo, que visa aprofundar um conhecimento prévio, explicando as relações que causam a discriminação das mulheres no mercado de trabalho. Ao longo deste trabalho, diversas visões sobre o racional para a perpetuação da desigualdade laboral são expostas, vide a dificuldade em estabelecer uma única relação de causa e efeito, dentro de parâmetros históricos, socioeconômicos e culturais. Entende-se que a discriminação permeia as esferas exemplificadas acima e se arrastam na história do capitalismo desde a introdução das mulheres no mercado de trabalho, inclusive de modo inconsciente através de vieses adquiridos pela sociedade. O gênero masculino ainda se encontra em vantagem em comparação às mulheres no mercado de trabalho, aproveitando-se de relações de dominância e da divisão sexual do trabalho. - TCCA relação entre a indútria fonográfica, o spotify e a destruição criadora de SchumpeterPedrosa, Teresa de Freitas (2022-12-13)
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
A indústria da música existe há mais de 100 anos e durante todos esses anos, as mesmas empresas compuseram o cenário de oligopólio. Diversos avanços tecnológicos foram introduzidos neste período como as invenções do gramofone, a música digital e atualmente o uso do streaming em plataformas como o Spotify. Este trabalho analisou a evolução da indústria de música, combinada com a teoria da destruição criadora de Joseph Schumpeter e o papel que o Spotify desempenha diante do poder de mercado de três empresas. - TCCA sustentabilidade corporativa e o seu papel nos planos estratégicos de duas empresas têxteisValentim, Guilherme Lopes; Mozza, Paula; Kropp, Rafael Arbaitman (2023-06-14)
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
Diante dos pontos supracitados, a presente pesquisa visa analisar empresas do setor têxteis para compreensão de seus planejamentos e atitudes inerentes ao meio ambiente. Uma vez que, em séculos passados, as produções têxteis se davam de forma artesanal, tornando-os acessíveis apenas às pessoas de poder aquisitivo. A implementação e uso de máquinas e tecnologias, fomentou a produção em massa, barateando custos e aumento significativo de fabricação. Como resultado, houve o estímulo ao consumo desenfreado e descartes irregulares que impactam o ciclo sustentável como um todo. Frente ao exposto, este estudo, buscará a resposta para a pergunta: Qual o impacto da sustentabilidade nos planos estratégicos das empresas no setor têxtil? Nesse sentido, foi elaborado um projeto de pesquisa. Assim, o tema desta análise é: A sustentabilidade corporativa e sua influência nos planos estratégicos de duas empresas têxteis e esta delimitação contribui para a percepção das empresas do ramo têxtil à sustentabilidade. Com isto, define-se como sendo objetivo geral: Avaliar os possíveis impactos (positivos ou negativos) inerentes a implantação de ações socioambientais nos planos estratégicos de duas empresas do setor têxtil, e os objetivos específicos são: 1. Pesquisar quais as possíveis ações estratégicas socioambientais que podem ser planejadas e desenvolvidas pelas empresas do setor têxtil; 2. Identificar o processo de desenvolvimento dos planejamentos estratégicos socioambientais (pensamento estratégico, implantação e monitoramento) em duas empresas do setor têxtil; e 3. Identificar os resultados obtidos pela implantação das ações estratégicas socioambientais. - TCCAções de comunicação das empresas fabricantes de energético voltadas para o público gamerParente, Amanda Leite; Cruz, Guilherme de Carvalho; Holcman, Thatiana Sorrentino (2022-12-07)
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
Contexto: Atualmente, os videogames e plataformas de games online vem trazendo um novo canal de mídia como estratégia de comunicação e marketing. Portanto, em meio às novas formas de comunicação com o público surge o Advergame que é a fusão dos termos em inglês Advertise (que significa propaganda) e videogame (que significa jogo eletrônico) dando o nome à estratégia de comunicação mercadológica utilizada em jogos, principalmente os eletrônicos, como uma ferramenta para divulgar e promover marcas, produtos ou organizações. Em decorrência da pandemia de COVID-19, diversos setores do mercado foram afetados negativamente; entretanto, no setor da indústria dos games, os jogos online nunca foram tão jogados como antes. Com isso, as marcas conseguem utilizar esses jogos como espaços de mídia para se comunicar com seus clientes e públicos de interesse. Objetivo: Este trabalho procurou então identificar como as empresas fabricantes de energéticos estabelecem suas ações de comunicação para atingir o público gamer e fortalecer a sua marca diante desse público. Método: Para melhor atingir os objetivos apresentados neste estudo, foi desenvolvida uma pesquisa do tipo exploratória e qualitativa pelo método Bardin de análise de conteúdo. Pois assim foi possível entender melhor o comportamento de consumo do produto energético por esse público. Resultados: Verificou-se as ações de comunicação utilizadas pelos fabricantes de energéticos direcionadas para o público gamer. São ações offline (eventos e stands) e ações online, dentro dos jogos online e plataformas digitais online. Conclusões: As marcas promovem e patrocinam eventos, inserem-se dentro dos jogos e das plataformas, e se apropriam de mensagens com linguagens que entram de acordo com seu público. Tudo isso corrobora para uma venda de seus produtos e fortalecimento da marca nesse mercado. - TCCAções do composto de marketing em micro empresas brasileiras: um estudo das vantagens e desvantagens da utilização de marketplacesDutra, Pedro; Alonso, Thales Pereira; Tomaz , Victor Hugo Brunca (2023-12-07)
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O objetivo deste estudo foi analisar quais são as vantagens e desvantagens da utilização de Marketplaces para Microempresas brasileiras para o desenvolvimento de suas ações do composto de marketing. A metodologia utilizada para alcançar os objetivos traçados foi o estudo de múltiplos casos. Assim sendo, explorou-se os casos da Kace, Magiros e Moda Viva. Notou-se que as empresas procuraram adaptar os produtos e estratégias de preço, buscando flexibilidade para ampliar alcance, atrair diferentes públicos e garantir competitividade, evidenciando ações para diversificação, diferenciação e personalização dos elementos do composto de marketing. As vantagens percebidas incluíram maior visibilidade e eficiência logística, mas desafios envolveram pressão por descontos, concorrência e custos de comissão. Em síntese, as empresas enfrentaram desafios e colheram benefícios nos marketplaces, ressaltando a importância da flexibilidade estratégica e compreensão do ambiente digital, contribuindo para a compreensão do comércio eletrônico e oferecendo insights valiosos para maximizar o desempenho em marketplaces. - TCCAcordo de livre comércio mercosul e união europeia e os benefícios para as empresas brasileirasChen, Cristina; Castilho, Giovanna Solis; Lu, Luana Yue Yuan; Pereira, Nicolle Miura (2023-12-07)
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Este artigo trata sobre o acordo de livre comércio entre Mercosul e União Europeia e os benefícios que ele trará para as empresas brasileiras. Para isto, foram coletadas informações sobre as cláusulas do acordo, identificando quais as oportunidades oferecidas entre os dois blocos econômicos, com o objetivo de que dessa forma, seja criado um cenário em que a comercialização entre os países seja ainda mais fortalecida e quais dos setores da economia brasileira poderão obter vantagens. A pesquisa foi desenvolvida a partir dos dados retirados do próprio documento oficial e um modelo de documento fornecido pelo próprio MDIC a fim de promover e facilitar o acesso as informações oferecidas no acordo. - TCCAlternativas de investimento em renda fixa: um estudo com base na pesquisa o raio-x do investidor brasileiro da anbima entre os anos de 2020 e 2021Martins, Caroline Dourado; Macedo, Daniella Fernandes Werneck de; Wakim , Paula dos Santos (2022-12-05)
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Este estudo tem como objetivo compreender quais foram os instrumentos de investimento em renda fixa mais utilizados pelos investidores no Brasil entre os anos de 2020 e 2021 e verificar se existiram mudanças significativas de perfil de investimento entre os períodos. Para isso, foi utilizado o método de estatística descritiva para análise das bases de dados extraídas das pesquisas “Raio-X do Investidor” realizada pela ANBIMA, entre os anos de 2020 e 2021. Na edição de 2020 foram feitas 3.408 entrevistas, com pessoas de 16 anos ou mais, das classes A, B e C. Já 2021, segue com os mesmos padrões de perfil, porém, com uma amostra de 5.878 pessoas. Após a análise dos resultados verificou-se que: o ativo de renda fixa mais utilizado é a caderneta de poupança; houve uma diminuição percentual dos investidores; aumento percentual de investidores mulheres; os investidores estão concentrados mais na classe C e no sudeste; Em relação à faixa etária, a maior parte dos investidores concentra-se entre os 45 e 59 anos de idade. - TCCAnálise da crise de abastecimento de arroz em 2020: política externa sob o governo BolsonaroCunha, Bruno Bellintani; Rivaldo, Henrique Cervi; Silva, Juliana Motta Dutra da; Gentile, Marina Haddad (2023-12-06)
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Tendo em vista a abordagem à política externa adotada pelo governo Bolsonaro e seu impacto sobre as commodities, elementos cruciais para a economia brasileira, neste trabalhou pesquisou-se sobre quais foram as estratégias de política externa adotadas pelo governo Bolsonaro frente à crise de abastecimento interno de arroz em 2020. Para tanto, foi necessário descrever o que foi a crise em si, quais eram as políticas externas aplicadas sobre o arroz antes da crise, e qual foi a resposta do mercado privado frente a tal cenário. Realizou-se então uma pesquisa qualitativa de caráter descritivo e exploratório. Com isso, concluiu-se que já havia políticas de incentivo à exportação de arroz e que as ações tomadas pelo governo para mitigar a falta de estoque foram tardias e inefetivas em larga escala. - TCCAnálise da gestão do capital de giro de uma empresa do agronegócio listada na b3Botole, Enzo Bordon Kronca de Haro; Pereira, Lucas Fernandez; Atoji, Matheus Nogueira Baldim; Gawin, Samuel (2023-12-06)
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O presente trabalho tem como objetivo, identificar e estudar, os principais indicadores de fluxo de caixa de uma empresa importante no setor do agronegócio brasileiro, a Brasilagro. Para isso, reclassificamos o balanço da companhia de acordo com o modelo de Fleuriet (1978), comparando os indicadores da companhia com as empresas pares: SLC Agrícola e Terra Santa. A metodologia utilizada se baseia em uma pesquisa de natureza quantitativa, de abordagem descritiva nos resultados das empresas no período de 2018 a 2022. Os dados coletados, foram extraídos diretamente do RI das empresas listadas na B3, e a partir disto, foram calculados os indicadores: Necessidade de Capital de Giro (NCG), Capital de Giro Líquido (CGL) e Saldo de Tesouraria (ST). Pelos resultados, obteve-se que a aplicação do Modelo Fleuriet conseguiu apresentar a evolução do comportamento das variáveis NCG, CGL e ST no período abordado pelo estudo. O estudo contribuiu para diagnosticar a situação financeira da empresa e identificar aspectos relevantes como a necessidade de financiamentos de curto prazo e conhecimento da folga financeira da empresa. - TCCAnálise da outorga onerosa na área de intervenção urbana do setor central de São PauloCampos, Débora da Silva (2023-06-16)
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Neste trabalho, é realizado um estudo sobre o instrumento da Outorga Onerosa do Direito de Construir inserida em um Projeto de Intervenção Urbana. O objetivo consiste em demonstrar as implicações econômicas por trás das alterações de parâmetros da Outorga Onerosa durante o processo de implantação do Projeto de Intervenção Urbana Setor Central de São Paulo. A metodologia adotada consiste em uma análise exploratória, baseada na pesquisa documental das publicações disponíveis no site de monitoramento do projeto e na legislação pertinente. Os resultados esperados abrangem a exposição do interesse e a participação ativa do setor imobiliário, que além deste processo, também pode se beneficiar das estratégias de negócios fundamentadas nesses parâmetros. Em suma, o trabalho busca contribuir para a compreensão das implicações econômicas relacionadas à Outorga Onerosa do Direito de Construir, por trás das entidades interessadas, enfatizando sua importância no Projeto de Intervenção Urbana Setor Central e explorando o desenvolvimento do setor imobiliário nesse processo. - TCCAnálise das estratégias de internacionalização de multinacionais brasileiras: métodos de entrada em mercados globais embasados nas teorias de internacionalizaçãoEca, Barbara Beatriz de Carvalho; Dorgam, Raphaella Oliveira; Souza, Rhayanara de Oliveira Rossi; Santos, Gustavo Oliveira Garbo dos (2023-11-08)
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
No mundo contemporâneo, a globalização exerce influência significativa e as empresas que adotam estratégias globais podem colher benefícios como redução de custos, melhoria da qualidade e vantagens competitivas. O estudo examina a internacionalização das empresas brasileiras do setor industrial, enfatizando a importância da estratégia e do conhecimento do mercado-alvo. As teorias da internacionalização, tendo elas, Teoria do poder de mercado, paradigma eclético, Teoria de internalização, Modelo de Uppsala, e Empreendedorismo Internacional, são fundamentais no processo. O estudo analisou a estratégia de internacionalização de três empresas brasileiras: Gerdau, Grupo Votorantim e Vale. Todos seguiram uma abordagem gradual, começando com investimentos em mercados próximos antes de expandirem para regiões mais distantes. Beneficiaram-se também de vantagens competitivas, como recursos naturais ou conhecimentos especializados em setores-chave. As estratégias de internacionalização utilizadas por estas empresas podem servir de exemplo para outras que pretendam expandir-se globalmente. A pesquisa ressalta a importância de um conhecimento profundo do mercado-alvo, considerando fatores como cultura, regulamentações e preferências do consumidor. O estudo contribui para a compreensão de estratégias eficazes de internacionalização e do papel das teorias de internacionalização nesse processo. No entanto, reconhece limitações, incluindo restrições de tempo e potenciais vieses na interpretação dos resultados. Em suma, este estudo fornece insights importantes sobre a internacionalização de empresas brasileiras no setor industrial, enfatizando a importância de estratégias bem planejadas, aprendizado gradual e uma compreensão profunda dos mercados-alvo. As suas conclusões têm o potencial de orientar pesquisas futuras e oferecer apoio tanto às empresas como aos decisores no aproveitamento de oportunidades nos mercados globais. - TCCAnálise das receitas dos influenciadores digitais sob a ótica fiscalTenguan, Fernanda Lumi; Oliveira, Francilane Alves; Andrade , Luiza Regina Silva de (2022-12-05)
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
O presente trabalho tem o objetivo de identificar quais os tributos devidos pelos influenciadores digitais no Brasil. O estudo é feito a partir da análise de contratos padrão de prestação de serviços, juntamente a CNAE a ser auferida pelo influenciador digital segundo o objeto dos contratos e investigação dos tributos incidentes em cada transação. Assim, esta pesquisa está dividida em três seções, que buscam: a) abordar os conceitos principais da profissão de influenciador digital e do problema de pesquisa identificado; b) tratar das métricas utilizadas para investigar a profissão do influencer assim como as possibilidades existentes para sua tributação; c) apresentar a análise dos contratos e seus respectivos resultados. Conclui-se que a tributação correta a ser aplicada sob as atividades do influenciador digital deve considerar quais serviços estão sendo prestados, porém, particularidades, especificações e entrelinhas minuciosas são fatores que impedem que as normas tributárias vigentes para o país englobem assertivamente cada caso de prestação dessa modalidade de serviço. - TCCAnálise de desempenho dos fundos imobiliários no Brasil no período de 2014 a 2022Gonçalves, Guilherme Franco Pereira (2022-12-08)
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Este trabalho tem como objetivo verificar se a rentabilidade dos Fundos de Investimentos Imobiliários (FIIs) é influenciada por indicadores macroeconômicos e de mercado no período de 2014 a 2022 no Brasil. Para isso, foi adotada a metodologia da regressão, método stepwise, com a finalidade de compreender a influência da inflação (IGPM e IPCA), de movimentos do mercado imobiliário (IMOB, FipeZap), de movimentos no mercado acionário (Ibovespa), movimentos na taxa de juros básica da economia (taxa Selic) e movimentos na economia (crises econômica, política e da Covid-19) sobre o retorno do IFIX, sendo este utilizado como proxy do retorno dos FIIs. Os resultados apontam que apenas a taxa Selic e o Ibovespa se colocam como variáveis explicativas do retorno do IFIX, sendo que a influência da taxa Selic é maior que a do Ibovespa, e ambos indicadores apresentam uma influência positiva. Palavras-chave: Fundos de Investimentos Imobiliários. FII. Mercado Imobiliário. Bolsa de Valores. Cenário Econômico.