Teses
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Teses por Orientador "Lajolo, Marisa Philbert"
Agora exibindo 1 - 16 de 16
Resultados por página
Opções de Ordenação
- TeseAntologia do paladar: a gastronomia nas páginas da literatura brasileira durante a colônia e o impérioLorençato, Arnaldo Marcilio Monteiro (2023-03-27)
Centro de Comunicação e Letras (CCL)
A presente tese tem como princípio de que a alimentação não é apenas um ato fisiológico, mas se define também como elemento da cultura. Partindo desse ponto de vista, desenvolveu-se uma investigação para estabelecer as relações entre a literatura brasileira e a gastronomia tendo por premissa o ‘comer’ ato cultural no qual também estão representados hábitos, atitudes e valores. Para chegar a esse objetivo, montou -se uma antologia de autores nacionais que introduziram a gastronomia em sua produção. Nela, apresentam-se escritores de dois períodos da história brasileira, Colônia e Império. Na primeira dessas fases, analisou-se obras dos poetas Gregório de Matos, Manuel Botelho de Oliveira, frei Manuel de Santa Maria Itaparica, frei José de Santa Rita Durão, além de duas exceções quanto à nacionalidade: o escrivão português Pero Vaz de Caminha e do também poeta luso Tomás Antônio Gonzaga. Encerrou-se a antologia no Império e com trechos de romances de José de Alencar, Machado de Assis e Aluísio Azevedo, nos quais a presença de alimentos e de cenas relacionadas a refeições como parte estrutural da obra, assinalando, por exemplo, diferenças sociais. Ao mesmo tempo, a comida enquanto elemento essencial à ação permite ao leitor reconhecer-se nos hábitos alimentares dos personagens. - TeseOs diversos Machados para diversos leitores: dos folhetins à sala de aulaSilva, Juliana Zanco Leme da (2018-02-02)
Centro de Comunicação e Letras (CCL)
A presente tese investiga a constituição do Sistema Literário Brasileiro do século XIX, busca entender a relação autor/obra/leitor, na obra machadiana, em seu primeiro veículo de publicação: os folhetins. Para tanto, percorre os caminhos machadianos e de seus leitores em A Estação, periódico quinzenal de moda, no qual Machado de Assis colaborou por dezenove anos, entre 1879 e 1898. Apresenta A Semana, periódico semanal com publicações aos sábados, de 1885 a 1895, que promovia uma interação singular com os seus assinantes, por meio de concursos e plebiscitos literários, pelos quais pudemos fazer um levantamento das preferências literárias dos assinantes do jornal, em relação à obra machadiana. Discute o estilo de escrita machadiano em periódicos diferentes, por meio da análise dos contos: Um para o Outro (1879 – A Estação), A Chave (1879 – A Estação), Uma Visita de Alcibiades (duas versões: Jornal da Famílias – 1876 e Gazeta de Notícias – 1882); O Caso do Romualdo (A Estação, 1884). Também apresenta o percurso do Conto de Escola: do folhetim (Gazeta de Notícias, 1884) à versão ilustrada, por Nelson Cruz (2002). Por fim, sugere também atividades didáticas, com a utilização do corpus deste trabalho. - TeseDona Benta: mediadora de leitura em Dom Quixote das Crianças e Geografia de Dona Benta, de Monteiro LobatoRomano, Patrícia Aparecida Beraldo (2017-02-21)
Centro de Comunicação e Letras (CCL)
Esta tese apresenta um estudo sobre a personagem Dona Benta como mediadora de leitura em Dom Quixote das Crianças e em Geografia de Dona Benta. Na primeira obra parece haver um projeto de leitura pensado por parte de Monteiro Lobato e executado pela personagem-avó; na segunda, ela é a responsável por mediar o conhecimento a partir do recurso da viagem. Para executar tal tarefa foi necessária uma investigação de como se realiza a ação mediadora da avó em todas as obras infantis de Lobato para distinguir sua atuação nestas duas obras e chegou-se ao resultado de que ela ocorre sob duas formas a saber: Dona Benta-avó-mediadora “familiar” de leitura, e Dona Benta avó-professora-mediadora “institucional” do conhecimento. Procurou-se, também, entender como as imagens dela, executadas pelos mais diversos ilustradores, ao longo das muitas edições, apontam para uma evolução na construção dessa personagem e como algumas dessas imagens, em momentos de mediação de leitura, podem ter contribuído para firmar essa marca-característica nos pequenos leitores. Finalmente, ainda foi possível discutir na tese como Dona Benta pode ser, nos dias atuais, exemplo eficaz de mediadora de leitura, mesmo em tempos de novas mídias e novas tecnologias. - TeseO homem é um animal que escreve cartas: recepção do gênero carta por alunos do ensino fundamentalLima, Wilma Maria Sampaio (2009-09-01)
Letras
O homem é um animal que escreve cartas essa frase presente em carta de Lewis Carroll, não só aponta a importância da correspondência na vida do autor, como também sugere um papel primordial do gênero na construção e expressão da identidade humana. Entretanto o estudo de gêneros (discursivos e textuais) na escola se mostra voltado para apresentar modelos padronizados para leitura e, pela produção, exercitar a escrita de textos que não circulam para além da sala de aula. É o que se infere da análise do trabalho com os gêneros da correspondência especialmente das cartas pessoais presente em treze coleções para as séries iniciais do Ensino Fundamental (2º ao 5º ano), parte do Programa Nacional para o Livro Didático 2007 (PNLD). Nessas séries, veiculam-se conceitos gerais sobre cartas que, espera-se, sejam conhecimentos de que os alunos se valham nas séries posteriores, o que tornou relevante, nesta tese, confrontar esses conhecimentos: a) com conceitos de teóricos diversos sobre gêneros discursivos e gêneros textuais, o que permitiu observar uma conceituação redutora dos mesmos pelos manuais escolares; b) com um breve histórico do gênero carta, o que apresentou uma proximidade entre os modelos trazidos aos alunos e as propostas da retórica medieval, distanciando-se de posições voltadas para a diversidade de construções individuais frente a cada situação discursiva, veiculadas, entre outros períodos, no século XIX, época em que Lewis Carroll produziu sua obra literária e epistolar; c) com dados de pesquisa realizada em escola particular, com 226 alunos de 5º, 7º e 8º ano, que investigou seus conceitos sobre cartas e que sugere haver uma distância bem marcada entre as informações padronizadas dos manuais até o 5º ano e os conhecimentos construídos pelo aluno no mesmo período e em séries posteriores enquanto, por meio da escrita de cartas em suportes tradicionais, como o papel, e novos, como o e-mail, exercitam uma participação social efetiva fora da escola; d) com o uso que escritores fazem da face criativa da carta, tomando, como exemplos, cartas de Lewis Carroll escritas para crianças no século XIX e tendo-se em mente, nessa escolha, o peso do autor de As aventuras de Alice no País das Maravilhas na produção literária infantil mundial e sua extensa produção epistolar; dessa aproximação, foi possível não só o contraste com a artificialidade dos modelos apresentados nos manuais escolares, como também a retomada do papel da produção epistolar dos escritores na alimentação do sistema literário e na recepção dos textos pelos leitores. São algumas conclusões deste trabalho que: a) o ensino de gêneros da correspondência, presente nos manuais escolares, tem subestimado os conhecimentos que os alunos contemporâneos possuem sobre cartas; b) o trabalho com cartas nos manuais apaga a importância dos aspectos materiais do texto (tamanho, forma, textura etc.) na construção de sentidos pelo leitor, enquanto os alunos os salientam como necessários aos efeitos que esperam provocar com sua produção de cartas fora da escola; c) o contato de alunos com cartas escritas por autores estrangeiros e brasileiros, contemporâneos ou não é um caminho para trabalho mais significativo de escrita como resolução de situações-problema, não mero exercício de reprodução de modelos; d) a leitura da correspondência de um autor pode ser uma das portas de entrada para a leitura de sua produção literária; e) o contato com cartas de escritores e outros textos autênticos permite trazer, para o espaço escolar, discussões sobre a ética da publicação do que, inicialmente, pertenceu ao espaço privado, que vem permeando os estudos da epistolografia. O presente trabalho não se pretende como manual de ensino de cartas na escola, mas como espaço de discussão de ideias que ajudem professores a refletir sobre o trabalho que realizam e buscar meios de aproximá-lo melhor da premissa dos Parâmetros Curriculares Nacionais de que os conhecimentos linguísticos conseguidos na escola devem permitir ao aluno a participação social efetiva, o exercício da cidadania, que circunscrevemos como a possibilidade de construção e expressão de ideias, sentimentos e da própria identidade na interação com a diversidade de ideias, sentimentos e identidades mediadas pela leitura e escrita de textos. - TeseO inquérito sobre o saci: no jornal e no livro, o trabalho de edição de Monteiro LobatoPrado, Amaya Obata Mouriño de Almeida (2016-08-09)
Centro de Comunicação e Letras (CCL)
“Inquiry about Saci” was an opinion survey promoted by Monteiro Lobato (1882-1948), published in the newspaper O Estado de São Paulo in its evening edition, between January 27th and March 6th, 1917. It gained greater impact in the following year, with the publication in book format, entitled O Saci-Perere: results of an inquiry (1918). The comparison between the newspaper texts and the book reveals textual interference (Lajolo, 2014) of its organizer. This research aims to identify and analyze the extent of such interference, noting the double work of Lobato, the writer and the editor. Using literature searches and investigation of primary sources, it begins with the recovery of the texts that have been published in newspapers, since the originals letters of witnesses could not be located. The focus of this work is the comparison between the texts of both support and its analysis, and seeking to establish the features and the depth of Lobato interference when making this double transfer. It is suggested that the boundaries between editing and authoring work are diluted, resulting of this process a cohesive narrative where one can identify the presence of a narrator to lead and manage the reading, while that democratically makes room for the participation of other voices, to the plurality of perspectives. - TeseA literatura como parte de uma narrativa transmidiática: uma viagem ao sistema literário de Star WarsRodrigues, Sheila Darcy Antonio (2018-02-06)
Centro de Comunicação e Letras (CCL)
When we thinking about the production of the contemporary literature we can notice that a considerable part of the new releases, mainly those coming from the Unites States of America market, are part of great projects of the entertainment industry. Some of these projects may be called according to what was proposed by the researcher Henry Jenkins of transmedia storytelling and they are those types in which it is expanded the way of telling a story for the use of the most different types of existing media. One of the most successful cases of this kind of transmedia storytelling, which may even be considered a paradigm for this type of narrative is the case of Star Wars saga. Started in the year of 1976 with the release of Star Wars: from the adventures of Luke Skywalker, this saga have been developed for years and still is in the active. It has turned into a complex universe of films, cartoons, comics, ga mes and countless books that help to narrate the most diverses adventures, that happen in a galaxy, far, far away. Considering that the today revenue of the Star Wars saga is around fourty billion dollars and that of this amount, approximately, three billion dollars had came from the commercialization of books, it becomes interesting and necessary to investigate and to understand why there is the interest in a literature production, linked to this type of narrative, as well as to seek the knowledge of how to think about projects that are part of the entertainment industry, which encompass different media, and among them the literary media and that can become a success of audience. - TeseLygia Fagundes Telles na sala de aula: a literatura como sistema nas aulas de língua portuguesaBarachati, Gisele Maria Souza (2020-12-15)
Centro de Comunicação e Letras (CCL)
This research has as its theme the teaching of literary reading at school. Literature has always been part of school curricula in the teaching of Portuguese. However, what is observed in many teaching practices and didactic manuals is the proposition of reading situations based on adaptations of literary works and interpretation activities, often based on the analysis of the apparent layer of the work and its linguistic content, disregarding its social nature. The Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa (BRAZIL, 1998) already signaled a reductionist view of the texts that circulate in the school, calling attention to the simplification of reading materials with the aim of bringing them closer to students, instead of helping them. in understanding quality texts. On the other hand, the Base National Comum Curricular (BRAZIL, 2017) seeks to expand the work of school reading towards a contextualization of this practice, when considering reading a situation of social life. Both curricular documents in force in the country guide the teaching of teachers, which is the focal point of the problem that motivated the research: the quality of teaching literary reading at school. Our hypothesis is that the practice of literary reading, especially that proposed by textbooks, takes little account of the social character of Literature, focusing on the surface of the text and the linguistic aspects of its construction, which leads to a second hypothesis: that knowledge of theories of Literature can contribute to teaching practice. In view of this, we seek to suggest for the teaching of literary reading a basis in the theory of the Literary System, by Antonio Candido (2017), in order to support the elaboration of significant activities at school, such as those presented in this research. The notion of Literary System proves to be quite efficient when considering Literature in all its complexity: a symbolic system of inter-human communication, which presupposes the constant presence and interaction between author, audience and work. The articulation of these three elements enables a more in-depth understanding of literary texts, in addition to the explicit meanings in a work, as was shown in the analysis of the short story A Caçada, by Lygia Fagundes Telles. The interpretation of the short story in the light of the Literary System presents itself as a possibility of approaching the text at school, based on the analysis of its social, historical and aesthetic aspects, that is, the understanding of the work of art as an autonomous reality, but which requires the presence of the creative artist and the reader, who gives meaning to the text. The result of the analysis brought an understanding of how certain historical and social elements led Lygia to choose and treat literarily the theme of the passage of time, in the short story, in order to communicate the relationship between man and the world. It is concluded, then, that the humanizing role of Literature, as well as its presence in people's lives as a right, permeates the teaching practices at school and the approach of the literary text as part of a System, which requires an expansion theoretical knowledge of the teacher. - TeseMeninos eu li!: cartas de leitores de Sagarana a Guimarães RosaSousa, Maria do Rosário Abreu e (2012-02-24)
Centro de Comunicação e Letras (CCL)
The purpose of the research Meninos eu li!: leitores de Sagarana escrevem a Guimarães Rosa (Readers of Sagarana write to Guimarães Rosa), whose corpus is composed of eighty five letters regarding the reception of the writer’s debut book, Sagarana, published in April 1946, and archived at the Institute of Brazilian Studies of the University of São Paulo, is to discuss the reading of these early readers in the light of the literary criticism. To accomplish this, the following steps were taken: 1)- identification of the main topics of each letter. 2)- Identification of the reading paradigms – authors, works, elements of literary criticism mentioned by the letters’ senders. 3)- Discussion of the literary criticism about the book in order to know its importance as a model for the community of readers composed by the letters’ writers. At a second stage, the correspondences were divided according to identity, as follows: unknown senders and female senders, with the aim to identify similarities and differences in the different ways of reading. Based on the theoretical assumptions of the Aesthetics of Reception, the History of Reading and the Epistolary Discourse, the research drew the following conclusions: 1 - the importance of the literary criticism as a mediator of reading. 2 - legitimating of Brazilian identity through literature. 3 - the strong presence of pre-modernist writers as reading paradigms both for the literary critics and for the letters’ writers. 4 - the growth and maturing of the Brazilian cultural market. 5 - the importance that both the State and the informal practices have in this market. 6 - the long period for maturation and materialization of the projects, announced in the letters, for expanding the book market circulation of Sagarana. - TeseMonteiro Lobato acontece na América: análise de duas transposições do conto "O Engraçado Arrependido" de Monteiro Lobato para o idioma inglês, respectivamente, em 1925 e 1947 e a relação intelectual do crítico literário Isaac Goldberg com o autor brasileiroCarter, Rosemary de Paula Leite (2012-02-10)
Letras
This thesis has the purpose to investigate Monteiro Lobato's expectations and interests in relation to the publishing of his literary works in North-America with a broader number of readers and a larger book circulation. We will specially focus on Brazilian Short Stories, Series Little Blue Books, nº 733, published by Haldeman-Julius Company in 1925. The pioneer role of the North-American literary critic Isaac Goldberg (1887-1938) as a go-between and organizer of some Brazilian literary works of Art as well as of some Lobato's earliest published material in The United States of America will also be pursued. We also aim to examine the accomplishments of two transpositions of the short story O Engraçado Arrependido into English. The literary works are: "The Penitent Wag" in Brazilian Short Stories, Little Blue Book nº 733, by Haldeman Julius Company (1925) and The Funny Man Who Repented published in A World Of Great Stories by Crown Publisher(1947). In order to attain this target we intend to compare the text in Portuguese (9th edition, Urupês, 1923), with the mentioned transpositions into English in 1925 and 1947. - TeseMonteiro Lobato entre a literatura e o marketing: uma análise das ações mercadológicas e publicitárias no Sacy PerêrêMartins, Rogério Aparecido (2017-08-01)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
Esta tese de doutorado busca analisar as relações entre literatura e o marketing, envolvendo a comunicação publicitária, a partir do processo de lançamento do livro “O Sacy Perêrê: resultado de um inquérito”, obra organizada por Monteiro Lobato e publicada em 1918. O trabalho busca evidenciar as relações que escritores tiveram e tem com o campo da comunicação social apontando que Monteiro Lobato foi um dos empreendedores pioneiros das atividades de marketing e comunicação publicitária no país. Relacionando conceitos da Publicidade e Propaganda e das teorias do Marketing, o trabalho propõe refletir que mesmo antes dos conceitos sobre o funcionamento dos mercados, que surgiram em meados do século XX, Monteiro Lobato criou ações que incorporavam todos o processo de desenvolvimento de um produto, assim como, sua divulgação publicitária. As conclusões do trabalho dizem respeito ao fato de que a atuação hibrida de Monteiro Lobato, como escritor e como profissional da comunicação, influenciaram definitivamente sobre a entrada e atual permanência da figura do Saci como personagem literário, mas que passa a alcançar outras linguagens. - TeseO narrador como mediador de leitura em Alice’s adventures in wonderland e na literatura infantil brasileiraMaia, Gisele Gomes (2016-02-17)
Centro de Comunicação e Letras (CCL)
Considerando que a narrativa Alice’s Adventures in Wonderland, clássica história da literatura infantil inglesa, foi inicialmente contada oralmente por seu autor Charles Ludwig Dodgson (que posteriormente a publicou sob o pseudônimo de Lewis Carroll) a três meninas da família Lidell, entre elas Alice, em um passeio de barco, buscaremos na obra indícios da oralidade, como alguns trechos explicativos, descritivos e/ou interativos, que permanecem no texto escrito, revelando um diálogo estabelecido entre autor e leitores pela intermediação do narrador. Para isso, consideraremos três versões do mesmo texto: o manuscrito original Alice’s Adventures Under Ground, a obra publicada Alice’s Adventures in Wonderland e a versão abreviada para crianças pequenas The Nursery Alice. A partir disso, verificaremos a permanência desse diálogo em três traduções para a Língua Portuguesa, sendo elas as realizadas por Monteiro Lobato (1931), Ana Maria Machado (2000) e Tatiana Belinky (2008). Atentar-nos-emos em especial à de Monteiro Lobato, por ser a primeira tradução da obra para a Língua Portuguesa e porque apresentou preocupação em adaptar não apenas a linguagem, mas também os elementos espaciais e as personagens da obra para a cultura brasileira. Consideramos a hipótese de que essa interação seja fator que contribua para a permanência da obra até os dias de hoje, sendo considerada um clássico da literatura universal, uma vez que traz intervenções em sua leitura, auxiliando leitores de diferentes contextos (espaciais e temporais) na sua compreensão. Além disso, buscaremos analisar como esse recurso de interação parece ter sido utilizado em outros casos da Literatura Infantil Brasileira, como em obras de Monteiro Lobato, Clarice Lispector, Lygia Bojunga, entre outros. Para a realização de tal estudo, nos apoiaremos na noção de sistema literário de Antonio Candido (1959), em estudos sobre tradução literária de Bassnet (1980) e estética da recepção de Iser (1983), e nas concepções de formação de leitores e mediação de leitura de Hunt (1991), Lajolo (2001), Colomer (2003) e Petit (2008). - TeseUm perfil de Maria da Pureza Monteiro LobatoMartins, Raquel Endalécio (2018-08-22)
Centro de Comunicação e Letras (CCL)
This thesis is result of a research on Maria da Pureza de Gouvêa Natividade’ (1885 - 1959) life, José Bento Monteiro Lobato’s (1882 - 1948) wife. Purezinha (as family members called her, even though she was married to one of the greatest Brazilian writers, has been kept behind the scenes). In this first draft of her biography, we find in her family influential political and intellectual figures from São Paulo, for instance the abolitionist Antonio Bento and the modernist Thiollier. Considering that the recent literary studies expanded the limits of their corpus for beyond the trinity: author, reader, and work, the studies about Mulheres de escritores [Writer’s wives] has gained more space. This thesis drew , fundamentally, upon the selection and analysis of the Lobato’s letters, which mentioned her: Barca de Gleyre (1944), Cartas Escolhidas (1959), Cartas de Amor (1969) and Quando o carteiro chegou (2010). Through these letters, it was possible to have a glimpse of aspects of her private and intellectual life, and aspects of how she managed Lobato’s memory after 1948. The research also dug into – available in the thesis – register of her school life at Escola Caetano de Campos in São Paulo, and a notebook with the register of her readings, and notes for an eventual biography of her husband. - TeseProdução de e-books na formação docente inicial: relato de uma experiênciaCosta, Thiago Pereira da (2022-08-09)
Centro de Comunicação e Letras (CCL)
A tese “Produção de e-books na formação docente inicial: relato de uma experiência” parte do pressuposto de que as Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação (TDIC) estão cada vez mais presentes na vida diária. E que, neste contexto, a escola atual – em todos os níveis – pode e talvez precise fazer uso de dessas ferramentas, de modo que, cada vez mais, discentes e docentes sintam-se confortáveis na interação com o mundo digital no processo de ensino-aprendizagem. Para isso é fundamental que as Licenciaturas – e aqui se trata especialmente da Licenciatura de Letras – familiarize os alunos com e-books. A partir daí, esta tese discute a articulação entre questões que envolvem a elaboração de um livro digital e a formação docente inicial. No corpo da tese apresentamos e discutimos e-books confeccionados por licenciandos em Letras, realizados em uma oficina semanal. Dentro desse quadro descrevemos o processo de ensino-aprendizagem que envolveu uma releitura digital do conto “Um Apólogo”, de Machado de Assis publicado originalmente na Gazeta de Notícias em 1885, reproduzido no ano seguinte (1896) no livro Várias Histórias. Como registra o parágrafo acima, o objetivo da tese é discutir os benefícios de se propor a produção de um e-book em cursos de formação docente. Nessa direção está abrigada a hipótese geral de que, durante as aulas em que se concebe um livro digital, são desenvolvidas habilidades de produção textual, sonora e imagética. Além disso, o balanço geral dos resultados deste trabalho sugere que os participantes do projeto aprimoraram a capacidade de produção de materiais pedagógicos criando novos caminhos didático-metodológicos para aulas de leitura literária, voltadas para a formação de novos leitores críticos e competentes, o que constitui um dos objetivos do trabalho com leitura em todos os níveis do Ensino Fundamental e Médio, como registra a legislação educacional brasileira atual. Esta tese, então, relata a abordagem metodológica adotada no curso, acreditando que ela permitirá aos alunos – que se habilitam majoritariamente para a docência – desenvolverem melhores resultados em seu trabalho docente. Com este objetivo foram abordados procedimentos técnicos e foram disponibilizadas ferramentas de produção de e-books, tais como navegação, design (grid, cores e tipografia), softwares específicos como (InDesign e Photoshop), smartphones e formatos de arquivos necessários para a visualização do e-book. A experiência aqui relatada realizou-se numa disciplina optativa, que reunia semanalmente estudantes de diferentes cursos do Centro de Comunicação e Letras (CCL) da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), com o objetivo de capacitá-los a produzirem uma versão livro digital do conto “Um Apólogo” de Machado de Assis. Como resultado, tivemos o desenvolvimento de diversas versões de e-books a partir de uma mesma obra literária. Os cursos ocorreram em sala de aula em 2019 (modo presencial) e 2020 (parcialmente à distância). Ao longo das aulas, buscou-se fazer os alunos apropriarem-se dos conhecimentos necessários para o desenvolvimento do e-book e toda a atividade desenvolveu-se como Projeto Integrador. Os Projetos Integradores do Centro de CCL da UPM foram criados com o intuito de aproximar os alunos dos cursos de Publicidade e Propaganda, Jornalismo e Letras, em um único projeto em sala de aula, tendo como suporte ferramentas de editoração, conteúdo teórico e prático. Como esperado, o projeto contou com a participação de alunos dos cursos de Publicidade, Jornalismo e Letras. Além de aprenderem a produzir um e-book, familiarizaram- se com subsídios teóricos para um futuro eventual desdobramento dessa linha de estudo. O projeto foi desenvolvido em doze aulas, nas quais a discussão da transposição para um livro digital de um texto impresso iniciou-se na primeira aula, quando os alunos leram o conto – Um Apólogo – de Machado de Assis, dando início a uma análise do texto e imaginando como poderiam elaborá-lo em um outro suporte, no caso o digital - TeseProjetos pedagógicos de leitura e escrita, embasados em textos literários contemporâneos: terreno fértil para o florescimento de leitores na escolaBotelho, Michael Jones (2024-10-16)
Centro de Comunicação e Letras (CCL)
A presente tese investiga como o ensino de literatura, desenvolvido por meio de projetos pedagógicos voltados para a leitura e escrita do texto literário, impactam positivamente na formação de leitores no contexto educacional. Tais projetos foram embasados nas obras literárias Eu me chamo Antônio (2013), de Pedro Gabriel, e O livro dos ressignificados (2017), de João Doederlein. Partindo da hipótese de que uma fórmula eficaz para se formar leitores passa pela mediação do professor, um processo didático-pedagógico envolvente e a seleção adequada de livros ao público jovem, este trabalho propõe investigar dois projetos de ensino que obtiveram êxito e engajamento dos alunos, bem como analisar as características inovadoras de ambas as obras literárias que constituem o corpus deste estudo, procurando compreender como tais características influenciam na preferência de leitura dos estudantes. Com esse propósito, foram realizadas duas pesquisas no formato de entrevistas mistas, em turmas do 9º ano do Ensino Fundamental – Anos Finais, de uma escola privada do interior paulista, totalizando a participação de 78 alunos, os quais fizeram parte dos dois projetos de ensino aqui estudados. Os resultados apontam para a eficácia dos projetos na formação de leitores, uma vez que a mediação do professor na leitura das obras e o posterior desenvolvimento das produções criativas e autorais dos alunos, foram significativos para eles, já que proporcionaram a apropriação e a ressignificação dos textos literários a partir das conexões feitas com o cotidiano e contexto de vida dos educandos. Diante disso, a fim de promover a troca de conhecimentos e estimular outros educadores a desenvolverem projetos de leitura e escrita no ensino de literatura, são sugeridas estratégias para o trabalho com o texto literário em sala de aula, baseadas nas evidências materiais e numéricas levantadas nas pesquisas aplicadas. Assim, esta tese pode contribuir para que outros professores da educação básica se beneficiem do conhecimento de experiências pedagógicas que podem ser replicadas nos mais diversos contextos de ensino do nosso país. - TeseO que há de literário no jornalismo literário?: estudo sobre a utilização de personagens em narrativas jornalísticasSantoro, André Cioli Taborda (2014-08-04)
Letras
This work presents concepts related to the understanding of the approach process between Journalism and Literature: the construction of characters. I propose that the use of characters is a key strategy of in-depth journalistic texts, as the major report and the book report. I also point out that this same strategy, yet to be properly explored in the field of research on media discourse, is one of the main hallmarks of the so-called Literary Journalism. The theoretical and conceptual foundations of this thesis are based on authors who have works on the construction of characters in literature and other discursive genres such as Antonio Candido, Oswald Ducrot, Tzvetan Todorov and Terry Eagleton, among several others. The main object of analysis is the book Abusado, written by the Brazilian journalist Caco Barcellos. - TeseTrouxe a chave?: as materialidades do livro interativo analógico na literatura de infância, um convite a abrir as portas da percepçãoMedeiros, Juliana Pádua Silva (2022-02-16)
Centro de Comunicação e Letras (CCL)
Quando se pensa em livro interativo, logo se vêm à cabeça os formatos digitais. Contudo, se tem notícia da existência de obras analógicas, que convidam à interação, desde o início do século XIII. Com o objetivo de investigar como se configuram os livros interativos analógicos na literatura de infância, editada no Brasil do século XXI, e de que forma as suas aterialidades estimulam a percepção ao longo da leitura, propõe-se: estabelecer a noção de livro enquanto objeto para além da ideia de suporte; delinear os três tipos de abertura para interação com a obra literária a partir dos arranjos estéticos; sintetizar os principais momentos da história do livro infantil literário até 1999 pelo viés dos experimentalismos com as linguagens; traçar as características mais expressivas da produção literária do século XXI que experimenta as materialidades na construção dos sentidos; discutir o quanto o objeto livro, na condição de signo, solicita uma leitura performática; reconhecer os tipos de inferências que são mobilizados, geralmente, durante os processos cognitivos e perceptivo-sensório-motores das/nas leituras performáticas, e traçar os estilos de interação a partir desses tipos de inferência. Para tanto, por meio de uma abordagem qualitativa, foram analisados mais de quinhentos livros infantis, editados no Brasil entre 2000 e 2020, observando-se o quanto as materialidades desses arranjos estéticos oportunizam ricas experiências de/com/pelas linguagens. A partir de um exercício analítico-crítico, sustentado por uma pesquisa exploratória, descritiva e explicativa, constatouse que a arquitetura de uma obra literária interativa analógica funciona como estímulo semiótico à percepção, que, por sua vez, é a chave para entrar no livro. Em outras palavras, verificou-se que as materialidades presentes em cada arranjo estético convidam a um tipo (ou mais) de interação guiado por processos cognitivos e perceptivo-sensório-motores.