Administração do Desenvolvimento de Negócios (Mestrado Profissional) - Dissertações - CCSA Higienópolis
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Navegando Administração do Desenvolvimento de Negócios (Mestrado Profissional) - Dissertações - CCSA Higienópolis por Orientador "Silva, Adilson Aderito da"
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- DissertaçãoAperfeiçoamento da gestão comercial de distribuidores na indústria do ramo veterinário petFigueiredo, Guilherme Stankuns de Paula (2020-02-05)
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
This study was developed in the environment of IDEXX Laboratories with a focus on the commercial relationship with its distributors. The company is a world leader in the Veterinary Diagnostics segment and is located in over 170 countries. However, it faces challenges of high complexity, especially as regards the flow of information between the parties involved in the negotiations. From the analysis and diagnosis carried out in this study we identified the company's business processes that make it difficult to exchange information, which highlights the existence of information asymmetry. This scenario contributes to the emergence of opportunism and generation of transaction costs in the management of distributors. Therefore, the objective of the study was: to improve information flow in the relationship between IDEXX and its distributors. To achieve this goal, the IDEXX Distributor Portal was designed and developed. It is a digital platform capable of facilitating access to various content essential for the company's business. This is an innovative proposition in IDEXX's indirect sales channel, whose procedures for managing business information are made by automated processes. Notwithstanding the complexity of replacing processes remaining in the company, the first feedbacks from IDEXX internal and external negotiation agents about the implementation of the Portal have been positive. They demonstrated that the developed solution is promising to achieve the proposed objectives and mitigate the impact of information asymmetry as a source of transaction costs in the management of company distributors. - DissertaçãoCentro de saúde e bem-estar – mudança de paradigmaHellmeister, Piero Grieco (2023-02-15)
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
Assunto: o mercado odontológico no Brasil apresenta características peculiares, uma delas é a nomenclatura do cliente ou usuário, como paciente. Dentre essas características próprias do mercado é possível observar uma mudança cultural para uma odontologia preventiva e minimamente invasiva. A maioria dos consultórios odontológicos possuem um mesmo padrão de agendamento de pacientes e atendimentos, focando na precisão técnica e na quantidade de pacientes atendidos. Aplicação: o estudo trata do aproveitamento de uma oportunidade observada quanto à necessidade demonstrada pelo público no tratamento humanizado e individualizado, a partir da disponibilidade de informações constantes pelos profissionais e equipe aos pacientes e ambientes confortáveis e convidativos. Impacto: com o aproveitamento da oportunidade a clínica Hmeister, localizada no bairro Cidade Monções em São Paulo, pretende mudar o conceito de atendimento, unindo a qualidade técnica, prevenção de saúde bucal e atendimento personalizado. Inovação: A inovação principal aparece na mudança de paradigma comportamental relacionado ao incômodo sentido pela maioria das pessoas durante o tratamento odontológico para uma vontade espontânea em ir e voltar à clínica Hmeister. O estudo também promove inovações tecnológicas em processos e protocolos para aumentar a frequência de visitas dos pacientes à clínica. Complexidade: reside na mudança do paradigma comportamental do paciente, mesmo de uma pequena parte da população, pois envolve alterações de hábitos ao longo do tempo as quais requerem informações detalhadas, reconhecimento e recursos dos pacientes, assim como assimilação e entendimento profundo sobre a nova abordagem pelos profissionais envolvidos. Método: a metodologia elaborada por Marcondes, Miguel, Franklin e Perez (2017) para o desenvolvimento de trabalhos aplicados para soluções de problemas ou aproveitamento de oportunidades organizacionais, apoiada pela realização de duas pesquisas survey com o público-alvo residentes na Cidade de São Paulo e fora do Estado de SP, para captar necessidades e preferências de pacientes em relação aos ambientes e tratamentos odontológicos. - DissertaçãoDocumentos e históricos acadêmicos na era digitalMorais, Vitor Correia (2024-08-14)
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
Objetivo: A proposta envolve a transformação digital da Coordenadoria de Gerenciamento e Atendimento Acadêmico com a implantação de novas tecnologias de gerenciamento e soluções de inteligência artificial nos processos de atendimento. Tem por objetivos, proporcionar uma gestão eficiente e satisfatória no acompanhamento de alunos, criar valor à comunidade acadêmica e elevar a competitividade da IES no mercado educacional. Aplicação: A proposta de implantação do processo digital para emissão de documentos e intervenção dos históricos escolares, além de atender às exigências do Decreto nº 10.278 e às diretrizes da Portaria nº 360 do Ministério da Educação, também permitirá a diminuição do tempo de espera, ganhos de tempo com deslocamentos, o uso assertivo e estratégico dos dados coletados com vistas à melhoria contínua do nível de satisfação dos discentes de graduação com os serviços prestados pelo Setor de Atendimento ao Aluno. Inovação: A implantação da proposta representa uma inovação no processo de atendimento da Coordenadoria de Gerenciamento e Atendimento Acadêmico da IES, estando embasada em novas tecnologias de plataformas digitais e soluções para emissão, gestão e assinaturas digitais de documentos. Complexidade: A complexidade do processo envolve a interação com os colaboradores e setores da universidade, como a área de tecnologia, setor de documentação, setor de colação de grau e setor de diploma. Além disso, são necessárias intervenções de cunho político para obter as aprovações necessárias para aquisição dos recursos não disponíveis e articulações internas para preparar as equipes quanto aos recursos a serem desenvolvidos durante a implementação desse novo processo de atendimento na universidade. Impacto: A implementação da proposta trará mudanças significativas nos processos internos do Setor de Atendimento ao Aluno. Isso inclui facilidade de acesso, redução de erros de registro, maior eficiência e transparência no processo acadêmico, com celeridade nas consultas às informações acadêmicas e obtenção de documentos. Além disso, a proposta introduzirá novos patamares de excelência na oferta dos serviços de atendimento e acompanhamento dos alunos, proporcionados pela transformação tecnológica da Era Digital. Método: O projeto seguiu a abordagem metodológica para elaboração de trabalhos práticos e aplicados em Administração e Contabilidade proposta por Marcondes, Miguel, Franklin e Perez, (2017), que consiste, em linhas gerais, no entendimento da oportunidade, diagnóstico, proposta de solução, plano de ação, intervenção e avaliação. - DissertaçãoEstratégias para o aprimoramento dos processos de atendimento a clientes internos da área de suprimentosSilva, Rosemary Dias da (2022-02-15)
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
Assunto: O trabalho se propõe a implantar melhorias no nível de atendimento da área de suprimentos aos clientes internos do Instituto Presbiteriano Mackenzie (IPM) a partir da oti-mização dos processos visando destacar a atuação estratégica da área na aquisição de insumos, soluções e serviços. Aplicação: A implantação será atribuída à gestão da área, que atua na melhoria contínua dos processos visando um atendimento de excelência aos diversos clientes internos. Inovação: A inovação avaliada para esse processo é incremental e caracterizada pela utiliza-ção de uma ferramenta e-procurement que deve otimizar os processos em compras spot e ga-rantir um ganho de tempo à equipe, necessário para equipe atuar estrategicamente em aquisi-ções de maior volume financeiro e de elevada especificidade. Impacto: O resultado da proposta implicará em uma atuação estratégica da área de suprimen-tos, o que deve gerar maior assertividade na seleção dos fornecedores, garantia de qualidade nos produtos ou serviços ofertados, além de economia na conclusão dos projetos. Complexidade: A complexidade está no desenvolvimento e na capacitação técnica de equipe no sentido de mudar o mindset de atuação numa interface mais ativa com as outras áreas requisitantes da instituição. Metodologia Aplicada: A solução está embasada na metodologia de resolução de problemas e exploração de oportunidades proposta por Marcondes, Miguel, Franklin e Perez (2017) com apoio na matriz de Kraljic (1983) para realizar a análise diagnóstica. - DissertaçãoExpansão de negócio editorial por meio de publicação e comercialização de livros digitaisGonçalves, Eduardo Assis (2020-12-18)
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
Diante da crise que o mercado editorial atravessa no Brasil há anos e das mudanças e tendências de comportamento do consumidor decorrentes da transformação digital, o aproveitamento de oportunidades que promovam o desenvolvimento e a sustentação do negócio editorial são indispensáveis. Neste texto relata-se a intervenção realizada em uma editora que atua na publicação de literatura cristã, no segmento de teologia reformada. O relato fundamenta-se na metodologia para trabalhos práticos e aplicados propostos por Marcondes, Miguel, Franklin e Perez (2017), voltada à proposição de soluções de problemas e identificação de oportunidades, compreendendo as etapas de entendimento do problema/oportunidade, diagnóstico, proposta de solução, plano de ações, intervenção e avaliação. A partir do diagnóstico foi possível propor uma adaptação no atual modelo de negócio da empresa para otimizar a exploração do seu core business. Essa adaptação configura-se na incorporação de inovação de produto, processos e marketing no modelo de negócio. Os resultados preliminares indicam que a Editora pode expandir seu negócio, aumentando sua receita com a atração de novos clientes e ter a possibilidade de criar novas formas de comercialização e de novos produtos, pode ampliar sua vantagem competitiva e manter o seu negócio sustentável apesar da crise no mercado, bem como criar valor aos seus clientes disponibilizando o acesso aos títulos do seu catálogo no formato digital. - DissertaçãoOs fatores humanos na produtividade organizacionalMartins, Helena Gagine Borges (2022-08-15)
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
Assunto: O objetivo deste trabalho consiste em desenvolver um processo de gestão de pessoas capaz de potencializar a produtividade por meio da atuação nos fatores humanos que impactam no resultado de uma empresa, gerando economia, eficiência e a redução de custos. Aplicação: O processo mostrou-se eficiente em empresas de médio e grande portes e está baseado em dois pilares: um deles pautado na eficiência em custos, ganhos financeiros e rentabilidade; o outro, nos aspectos humanos e comportamentais da produtividade organizacional, com embasamento teórico em correntes da Psicologia e na Teoria dos Custos de Transação. Tal desenvolvimento tem como base a experiência profissional de mais de 15 anos de atuação em empresas de diversos segmentos e portes, desenvolvendo estudos de mercado, avaliação e desenhos de estruturas organizacionais, valorização de posições frente ao mercado, além de custos e orçamento da força de trabalho de uma empresa. Apoia-se, ainda, em estudos teóricos ligados à produtividade e em pesquisas exploratórias com gestores e empresários sobre o desenvolvimento desta oportunidade, envolvendo a área de Recursos Humanos, mais especificamente a área de Remuneração, cuja atuação é voltada para análise de performance e impacto no resultado. Inovação: No mercado, é pouco comum encontrarem-se métodos humanizados para gerar eficiências financeiras e levar em conta o capital humano, apesar de complexo, é a inovação proposta aqui. Complexidade: Quando se fala em corte de custos, logo se pensa em corte de pessoas, sem uma visão mais ampla dos fatos ou sem que se identifique a real causa de um problema relacionado à gestão de custos. Por outro lado, há potencial de atingimento de resultados a partir de incentivos para o desenvolvimento das habilidades do ser humano em sua plenitude, assim, a complexidade da aplicação do processo está em equacionar a redução de custos e o aumento da produtividade, sem que o corte de custo direto em pessoas reflita na redução do potencial humano. - DissertaçãoImplantação do modelo de negócios em plataforma digital para comercialização de flores no BrasilHummel, Milton (2020-08-09)
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
The concept of digital platform emerges as one of the major axes of innovation in recent years, and has been developed and deployed in various sectors of the economy, both for startups as by large companies. In this paper we propose the creation and deployment of a digital platform applied to the marketing of flowers and ornamental plants in a cooperative. The opportunity to explore this new business model emerged from the need to provide cooperative producers greater transparency, lower transaction costs and low levels of losses during the sales process of their products. To this end, a study on the cooperative market scenario that resulted in the diagnosis of marketing situation of ornamental products in the Brazilian market, from which it was possible to recognize more clearly potential gains from the new business opportunity. The new business model represents an innovation for ornamental flowers, in order to create competitive advantage both to members and to the cooperative, once the deployment of digital B2B platform for both sides in this segment, is unprecedented in Brazil. The originality of the new model brought major challenges in your deployment, these challenges relating to the inherent complexity to the perishability of the products marketed and initial behavior of producers, which were supplanted by the high effort and transactional capacity of managers of the cooperative and the first results obtained with the new model. In the study, the steps followed for the creation and deployment of the digital platform by the cooperative, their contributions and learnings for the marketing of flowers and ornamental plants, as well as opportunities to extend and apply the new model in other segments of perishable products of the agricultural market, especially those operated by mid-sized organizations, such as the co-op studied at work. - DissertaçãoMetal Madeira Studio: transformando um Hobby em negócioNascimento, Sunamita da Costa Queiroz de Castro do (2022-02-15)
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
Assunto: O presente trabalho apresenta uma oportunidade identificada no ramo do Design Industrial e tem por objetivo elaborar um plano de negócios para o aproveitamento dessa oportunidada pela Metal Madeira Studio, uma empresa nascente que busca empreender para transformar os projetos pessoais de seus fundadores em produtos, serviços e soluções diferenciadas, bem como possibilitar ao cliente a materialização dos seus desejos, somado ao atendimento de suas necessidades. Aplicação: Tem-se, justamente, nesta tríplice relação necessidades-desejos-possibilidades o ambiente inovador propício e atrativo ao fortalecimento do modelo de negócio voltado ao Design Industrial. Haja vista, dado seu modelo de negócio B2C, além da celeridade, tem-se também o impacto nos custos finais para ambos os atores econômicos, o que viabiliza a criação, manutenção e giro do negócio. Por fim, além da viabilidade financeira, este modelo de negócio permite que o cliente tenha em mãos uma “peça desejo”, com traços exclusivos de design, a preços mais atrativos em relação aos produtos fornecidos pela cadeia produtiva da industria moveleira. Inovação: Outra vantagem identificada neste modelo de negócio é seu baixo nível de detalhamento, uma vez que afasta a necessidade de intermediadores. Além da redução dos custos de transação, há também a redução acentuada nas tratativas quanto à tríade necessidades-desejos-possibilidades entre a empresa (fornecedor) e o cliente (consumidor). O desafio de complexidade, portanto, fica a cabo de como estabelecer um processo em que garanta uma maior fluidez nessas tratativas, com o menor nível de ruído, sem que acarrete custos de tempo e material em possíveis ajustes ou retrabalhos. Impacto: A aplicação do plano de negócios resultará na criação de uma empresa, ainda iniciante, mas bem estruturada, com planejamento necessário para se inserir no mercado de móveis e decoração. Complexidade: O maior desafio para o desenvolvimento do trabalho proposto foi de ordem interna: transformar a forma de pensamento dos sócios que, até então, tinham seu trabalho desenvolvido apenas como um hobby; e proporcionar-lhes o conhecimento teórico necessário para criação e manutenção de uma empresa. Método e procedimentos: Com a finalidade de viabilizar este empreendimento, foi adotada a metodologia para trabalhos práticos e aplicados proposta por Marcondes, Miguel, Franklin e Perez (2017), com o objetivo de analisar o desempenho e a produtividade dos negócios, com foco no crescimento e nas vantagens competitivas. Trata-se, portanto, de uma metodologia de cunho prático, com fundamentação científica, que auxilia na identificação e no tratamento de questões reais e relevantes à empresa. São inerentes a esta perspectiva: as etapas de entendimento do problema/oportunidade; o diagnóstico da oportunidade; a proposta de solução problema/aproveitamento da oportunidade; o plano de ações; e a intervenção e avaliação das ações propostas (Rodrigues & Caldeira, 2020; Hummel & Silva, 2020). Apresenta-se, ainda, uma síntese do desenvolvimento do chamado Design Industrial, bem como as condições e ambiente do qual é oriundo, sua atratividade, adequação de ambientes que não possuem as características clássicas de uma casa convencional e sua capacidade de se integrar a outros estilos classicamente sedimentados no universo de design de interiores. - DissertaçãoRedução de custos na gestão de planos de saúde da Empresa J. Macedo S.A.Andrade, Ricardo Luiz de (2023-08-17)
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
Objetivo Este trabalho tem por objetivo relatar os passos utilizados no desenvolvimento de soluções para o problema de custo excessivo na gestão dos planos de saúde de colaboradores afastados, demitidos e aposentados da empresa J. Macêdo, ocasionado por deficiências na gestão desses planos de saúde a partir da promulgação da Lei nº 9.656, de 24 de julho de 1998 especialmente no que tange aos artigos 30 e 31, que asseguram aos aposentados isonomia de pagamentos e de reajustes de preços em relação aos funcionários em atividade. Aplicação A proposta envolve a padronização da solução pelas áreas de Saúde e Recursos Humanos das unidades de negócios da empresa, por meio da implementação de controle e monitoramento do processo de gestão de afastados, demitidos e aposentados da companhia a fim de possibilitar a identificação da situação real dos afastados, como estão distribuídos, suas características e motivos de afastamento e, ainda, onde ocorrem as maiores concentrações de afastamentos, proporcionando às lideranças um melhor acompanhamento das situações para tomar decisões e traçar estratégias com vistas à redução de custos transacionais e atuariais de maneira proativa. Inovação O trabalho inova no sentido de capturar, analisar, monitorar e gerir os dados de empregados inativos. Esta inovação se classifica em termos de processos e de forma incremental, no sentido de permitir intervenções com maior brevidade e capacitação das áreas envolvidas em aspectos legais, de tecnologia de informação e de gestão de custos. Além disto, busca melhorar a capacitação técnica das áreas envolvidas, com programas de treinamentos internos, contratação de consultorias especializadas, além de rever acordos coletivos de trabalho de cada localidade para verificar estabilidades e particularidades de retenção da população envolvida. Complexidade A complexidade do trabalho residiu, principalmente, no rompimento de barreiras para demonstrar às lideranças locais das unidades de negócio da empresa, o benefício em performance e resultados com a implementação da proposta. Nesse sentido, o grande desafio foi sensibilizar as áreas de RH e de saúde ocupacional sobre a importância da gestão dos custos identificados referentes aos planos de saúde dos colaboradores. Intervenção As primeiras intervenções para a solução do problema se deram por meio de diversas reuniões de trabalho com as diretorias das áreas Jurídica e de Recursos Humanos para referendar o projeto, motivando esses stakeholders buscarem a mitigação de passivos, custos da natureza identificados e a adoção de um modelo eficiente de gestão para os futuros casos de afastamentos. Num segundo momento, destaca-se o rompimento de barreiras impostas pelas lideranças locais das unidades de negócio, contudo, a partir da demonstração das causas do problema e os benefícios em performance que as mudanças trariam, esses atores passaram a agir como facilitadores, principalmente quando observaram os primeiros quick wins da proposta. Impacto A implantação das primeiras etapas da proposta impactou a eficiência operacional da empresa, com uma gestão proativa e ações imediatas para o acompanhamento e resolução do problema identificado a partir da adoção de procedimentos padronizados entre unidades de negócio, indicadores de acompanhamento em tempo real claros e equipe 100% preparada e treinada. Os resultados impactaram a satisfação do cliente interno e do corpo diretivo, em especial, no aspecto econômico-financeiro. A primeira avaliação após o início da implantação da proposta atuarial divulgada em 2022, demonstrou que o custo de 17 milhões decorrente do passivo atuarial identificado no final do exercício de 2020 reduziu-se a 5,7 milhões no final do exercício de 2021, ou seja, com as ações implementadas houve uma redução de (67,5%) nos gastos com a gestão dos planos de saúde aposentados e afastados superando a expectativa inicial de (11%) de redução. O primeiro trimestre de 2023 apresentou também o mesmo patamar de passivo instalado, ou seja, não houve crescimento, o que reforça o sucesso das ações implementadas por meio do projeto. Projetando a manutenção do modelo implementado para o ano de 2023, a empresa já conta com o reconhecimento no balanço patrimonial da companhia no mesmo patamar do ano anterior, referendando a eficácia da prática instalada e o sucesso das ações de gestão resultantes da implementação deste modelo na empresa. Método A metodologia utilizada foi a de solução de problemas organizacionais proposta por Marcondes, Miguel, Franklin e Perez (2017), que trata de questões concretas das organizações, com fundamentação científica no método do Design Science Research. Adicionalmente, realizou-se uma pesquisa qualitativa (Flick, Uwe, 2009) focando as razões da elevação dos custos transacionais decorrentes das respectivas deficiências referidas acima e principalmente além de entender possibilidades de soluções e melhorias em cada uma das etapas de gestão e controle desta demanda. Utilizou-se ainda a análise documental para avaliar as formas utilizadas pela empresa para o controle de afastados e demitidos e identificar oportunidades de melhorias futuras. - DissertaçãoRevitalização de processos de cobrança por meio de incremento tecnológico em uma instituição educacionalFeitosa, Israel Silva (2024-08-15)
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
Assunto: por meio deste trabalho desenvolveu-se uma proposta de solução do problema de processos causado por deficiências de um sistema de gestão de banco de dados que apresentava demasiada complexidade para mensuração de resultados e que impactava diretamente o acompanhamento da recuperação de crédito em etapas distintas, implicando em custos de transação nas diversas atividades praticadas no Setor de Cobrança (SECOB). Aplicação: a proposta de solução do problema envolve a implantação de um módulo de Gestão de Cobrança e um módulo de Gestão de Contratos para apoiar processos judiciais, objetivando a integração com o sistema utilizado na Instituição, os quais possibilitam um melhor acompanhamento e mensuração de recuperação de crédito em cada etapa do processo de cobrança, além de segmentar a carteira para que se estabeleça uma régua de cobrança automatizada. Inovação: trata-se de uma inovação de processos que reduz custos de transação e possibilita o aumento da recuperação de crédito, permitindo maior visibilidade e confiabilidade ao Setor de Cobrança (SECOB), principalmente no que diz respeito às entregas destinadas aos stakeholders, nesse sentido, a proposta traz uma inovação de processos e incremento tecnológico ao setor. Impacto: a proposta de solução estabelece um ciclo de cobrança com começo, meio e fim, sendo possível medir cada etapa do processo de recuperação de crédito, bem como, realizar ajustes para maximizar os resultados e diminuir os riscos de uma cobrança indevida, trabalhando com informações de qualidade e atendendo aos interesses da Instituição. Complexidade: a proposta de solução envolve questões de média complexidade, uma vez que sua implantação está sujeita as demandas da Gerência de Tecnologia da Informação (GERTI), qual terá papel fundamental na implantação em função da especificidade das informações. Método: a metodologia adotada na solução do problema foi baseada na Metodologia para trabalhos práticos e aplicados, de Marcondes, Miguel, Franklin e Perez (2017). - DissertaçãoSatisfação, fidelização de clientes e engajamento de funcionários: ações para criação de valor e resultados sustentáveis no varejo financeiroDias, Mariana Pires (2019-09-22)
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
The present work begins with the collection of information about the current scenario of the national financial industry, as well as the historical effects in its construction, its challenges and context in which Banco do Brasil is inserted. The sectoral panorama shows the increase in the complexity and competition of the sector, in addition to the traditional banks, the fintechs and technology giant(bigtechs)are also present in the new context, acting in sectors neglected by the big retail banks. The behavior of the consumer is also a relevant factor in the analysis, since the way this deals with a financial institution has been transformed over the years. From the observation of the self-reinforcing relationship presented by the service-profit chain, the influencethat employees and customersatisfaction have in the generation of results for the company is ratified. When looking at the internal environment of Banco do Brasil, it is noted that the Customer Satisfaction Survey presents a lower score than the competition, just as the Engagement, Climate and Satisfaction Surveys also reveal opportunities for improvement. Another aspect presented is the impact that the organizational dragcan have on employee productivity, which is also related to job satisfaction and consequently results earned. The proposed improvement and action plan are designed to implement actions to stimulate and enhance the engagement of employeesinto company ́s purpose –to take care of what mattersto people -with an impact on their satisfaction, productivity and on raising customer satisfaction rates and the results obtained by Banco do Brasil. The complexity of its elaboration is due to the company's gigantism and specificities, which require from a macro understanding of the marketin which the bank is inserted until a deep dive in the local microrrealities, besides its applicability proves feasible by means of various stakeholders involved in the operational, tactical and strategic layers of the bank, in a proposal that will initially have experimental character (test), for further expansion. - DissertaçãoSolução para queda das vendas da categoria de leite de coco gerada pela escassez da embalagem de vidro no mercado nacionalLevalessi, Fabio (2024-08-16)
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
Assunto: O trabalho se propõe a resolver o problema da escassez de embalagens de vidro, especificamente para a categoria de Leite de Coco da empresa Ducoco. Este problema está relacionado ao fato de somente uma empresa no Brasil ter em seu portfólio o molde da embalagem desta categoria e além de outros fatores, o aumento do consumo causou esta escassez no fornecimento, deixando a empresa sem uma alternativa de compensação de imediato. Aplicação: Avaliou-se com o trabalho, mediante pesquisas quantitativas e qualitativas, as percepções dos consumidores sobre os atributos da atual embalagem de vidro para conhecer os benefícios e riscos em migrar para embalagens de plástico (PET) ou cartonada (Tetra Pack). A empresa também avaliou outros cenários com objetivo de identificar a melhor alternativa para resolver o problema da escassez no fornecimento. Impacto: Os elementos abordados no trabalho foram fundamentais para definir assertivamente o problema e elaborar a solução mais adequada em substituição da embalagem de vidro. Diferentes áreas da organização foram envolvidas como parte da busca pela solução, de modo a proporcionar uma transição segura na implementação do plano de ações sem afetar negativamente a demanda pelo produto e ao mesmo tempo criar valor para o consumidor. Inovação: A alternativa adotada pela empresa é inovadora, pois com a embalagem cartonada, muda sua estratégia mercadológica e envolve o desenvolvimento de um novo Plano de Marketing e investimentos voltados à migração do volume atual para esta embalagem. Complexidade: Considerando a importância da solução do problema para a empresa e a coletiva disponibilidade das áreas, não foram encontradas resistências ou barreiras para a aceitação da proposta de mudança. Entretanto, ocorreram amplas discussões entre as áreas envolvidas para que a implementação ocorra com sucesso. Metodologia Aplicada: Foi utilizada a metodologia para resolução de problemas proposta por Marcondes, Miguel, Franklin e Perez (2017), que envolve a apresentação do contexto e a realidade investigada; o diagnóstico do problema, realizado a partir de pesquisas primárias, qualitativas e quantitativas, para se conhecer a opinião dos consumidores; a elaboração, o plano de ações e as intervenções realizadas, bem como, a avaliação dos resultados esperados com a proposta de solução. - DissertaçãoUtilização do Omnichannel como estratégia competitiva no varejo do mercado brasileiro de bicicletasBarbosa, Gilliard da Silva (2020-12-03)
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
O mercado de bicicletas vem crescendo no Brasil por diferentes fatores, entre eles destacam-se as políticas públicas, o compartilhamento de bicicletas, o apelo ao estilo de vida mais saudável e alternativas sustentáveis de locomoção em grandes centros. Este cenário gera oportunidades para empresas que atuam nesse segmento, e também desafios em como atender as expectativas dos clientes que passaram a incorporar o uso de tecnologias e mídias sociais em suas jornadas de compra, exigindo que as empresas do setor evoluam além do formato convencional de vendas em lojas físicas, aqui chamadas de canais offline, para também atuar nos canais online.Nesse contexto o conceito Omnichannel surge como uma estratégia no mercado brasileiro de bicicletas para que as empresas possam aproveitar as oportunidades não apenas em aumetar as vendas, mas principalmente em oferecer a melhor experiência aos clientes por meio da integração completa de todos os canais de venda, e dessa forma estar presente onde e como o cliente desejar interagir ou comprar produtos e serviços da empresa. A aplicação da estratégia Omnichannel no mercado brasileiro de bicicletas é uma inovação em um mercado que pouco evoluiu. Essas inovações vão desde o uso de tecnologias para integrar os canais de venda onlinee offline, ações que resultam maior impacto e visibilidade nas mídias sociais e redesenho dos canais offline, porém a mais significativa inovação é colocar o cliente no centro das atenções e decisões da empresa. O presente trabalho teve por objetivo descrever o processo de implantação da estratégia Omnichannel na filial brasileira da multinacional americana Specialized Bycicle and Components. Para tal, utilizou-se o método de solução de problemas e/ou aproveitamento de oportunidades proposto por Marcondes et al. (2017) que envolve as etapas de entendimento de um problema e/ou oportunidade, o diagnóstico, proposta de solução, plano de ações, intervenção e avaliação. Apoiado por técnicas de análise de conteúdo, análise de risco e estatísticas descritivas para avaliar os dados obtidos na pesquisa online com 755 ciclistas em todo o Brasil. Devido ao Omnichannel ser uma estratégia global da empresa, a filial no Brasil teve a imcumbência de viabilizar essa estratégia no mercado brasileiro e a parte mais complexa do processo foi convencer os revendedores a trabalharem de forma integrada a fim de sistematizar os canais de venda online e off-line. Entre os principais resultados da estratégia Omnichannel na empresa Specialized do Brasil, no período entre Janeiro de 2020 a dezembro de 2020, destacam-se o crescimento de 25% no acesso às páginas de mídias sociais da marca, crescimento de 20% no acesso ao site da empresa. As vendas por meio do Click & Collect passaram a representar 15% do faturamento no canal online. Para dar suporte à implantação e manutenção da estratégia Omnichannel a empresa aumentou em 5% seu quadro de funcionários e contratados. Aproximadamente, 30% dos revendedores da marca, que representam 50% da faturamento do canal offline, passaram a trabalhar de forma integrada sistematicamente à Specialized Brasil, o que dá à marca uma verdadeira visão 360 graus das vendas offline, que atualmente representa 90% do faturamento da Specialized no Brasil.