Letras - TCC – CCL Higienópolis
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Letras - TCC – CCL Higienópolis por Orientador "Demichelli, Maurício"
Agora exibindo 1 - 5 de 5
Resultados por página
Opções de Ordenação
- TCCAnálise contrastiva da educação bilíngue de duas escolasDutra, Amanda Liz Ribeiro Cassiano (2023-12-08)
Centro de Comunicação e Letras (CCL)
Este trabalho realiza uma análise contrastiva da Educação Bilíngue em dois contextos escolares. O estudo examina as abordagens pedagógicas adotadas por cada escola, comparando suas estratégias e práticas. A análise comparativa é realizada por meio de entrevistas, em que os profissionais das escolas compartilham suas perspectivas sobre o Ensino Bilíngue. Estas entrevistas são fundamentais para entender como a Língua Inglesa influencia a identidade cultural dos alunos e como as políticas linguísticas impactam o processo educacional. Além disso, o estudo examina o contraste no processo educacional ao usar um cenário de imersão total na Língua Inglesa e o outro com imersão parcial, que se dá pela alternação da Língua Materna juntamente à Inglesa, destacando sua importância no desenvolvimento da proficiência linguística dos alunos. Utilizando uma abordagem qualitativa, esta pesquisa não apenas identifica as diferenças na metodologia, mas também destaca as semelhanças que podem oferecer insights valiosos para educadores no Brasil. Os resultados indicam tanto a importância do contexto cultural no processo de Ensino Bilíngue, quanto o apontamento para estratégias eficazes para promover a proficiência em inglês. Este estudo contribui para a compreensão das práticas eficazes na Educação Bilíngue e destaca a importância de uma abordagem culturalmente sensível para promover a proficiência em dois idiomas durante o processo escolar básico. - TCCA criação discursiva da figura paterna no discurso do ex-presidente LulaNachbar, Ana Clara De Brito (2022-07-16)
Centro de Comunicação e Letras (CCL)
Este trabalho tem como objetivo analisar o primeiro discurso do ex-presidente Lula após a anulação das condenações da Lava Jato, em 2021. A abordagem consolida-se na compreensão de como foi utilizada sua figura paterna do povo brasileiro; como ocorreu a utilização do paralelismo entre sua trajetória pessoal e política e a trajetória de Jair Bolsonaro; e suas críticas e mudanças feitas caso ele fosse o presidente durante a atual crise sanitária. Pautado em fundamentos de autores como Eni Orlandi (2002) e Helena Brandão (2019) sobre as análises discursivas; Fernando Moraes (2021) com sua obra sobre a trajetória de vida de Lula; Rodrigo Vizeu (2019) e Eduardo Bueno (2012) com os relatos do governo. Como corpus do nosso estudo, utilizamos a íntegra do discurso do ex-presidente ocorrido na sede do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC. - TCCA formação do ethos e o processo discursivo das redações do Enem: análise do canal de Lucas FelpiArranna, Luiz Gabriel Matheus (2022-07-16)
Centro de Comunicação e Letras (CCL)
O ENEM –Exame Nacional do Ensino Médio –avalia os estudantes a partir dos conteúdos aprendidos durante o ensino médio e também é utilizado como ferramenta de ingresso para o ensino superior. Por meio disso, os alunos também utilizam suas notas para ingressarem em outras faculdades que não estão alocadas no Brasil. O exame exige uma redação dissertativa-argumentativa para verificar se os concorrentes têm aptidão com as normas padrões da língua portuguesa e, consequentemente, essas redações são avaliadas por avaliadores escolhidos pela própria banca. Nota-se que há dificuldades em realizar a redação do exame por parte dos alunos e, com isso, existe cursos disponibilizados no You-tube por ex-candidatos que ensinam outros concorrentes a desenvolverem, estruturarem e a escreverem uma redação de acordo com o que está sendo pedido pelo INEP. Isso implica em fazer com que os candidatos apenas decorem estruturas de redações notas 1000 disponibilizadas por esses criadores de conteúdos e, infelizmente, faz com que não haja uma representação da aprendizagem do estudante durante o seu ensino básico. Assim, depara-se com um youtuber intitulado Lucas Felpi, o qual também obteve uma boa nota e –atualmente –busca ensinar outros sujeitos a conseguirem notas similares, demonstrando estruturas e como desenvolver uma redação a partir do que é ensinado apenas em seus vídeos. Por essa ótica, o objetivo desta pesquisa é analisar a maneira que Felpi cria o seu ethos para comercializar o seu curso de redações na plataforma de informações, destacando materiais que são passados por Lucas em seus vídeos e, especialmente, o que é falado. - TCCO teatro como instrumento de ensino de língua inglesa no ensino médioSilva, Maria Luíza Brandão da (2020)
Centro de Comunicação e Letras (CCL)
O presente trabalho procura abordar a usabilidade do teatro, como peças didáticas/jogos teatrais em sala de aula em um contexto de ensino de Língua Inglesa para alunos do Ensino Médio, com o objetivo de mostrar aos professores e alunos uma saída para a rigidez do material didático proposto. O desenvolvimento do trabalho foi embasado em teorias da pedagogia e do teatro, de modo a combinar os dois conceitos e moldar aulas - de diversos temas do idioma - temáticas com jogos teatrais, podendo ser adaptadas para além do ensino de línguas. De modo geral, a pesquisa desenvolvida mostrou-se bastante consistente e digna de mais estudos tanto na área da educação quanto de teatro-educação, uma vez que une muitos elementos significativos de desenvolvimento para ambas as áreas. - TCCUso da internet como ferramenta de aprendizagem da língua inglesa: um guia de self-learningGouveia, Deborah Cristina Pires (2022-07-10)
Centro de Comunicação e Letras (CCL)
A língua inglesa, como idioma global, tem integrado a vida dos brasileiros de forma cada vez mais significante. Seja para fins profissionais ou de entretenimento, o idioma faz parte da vida em diversosâmbitos. Entretanto, váriosaspectos da realidade brasileira muitas vezes não permitem que o indivíduo desenvolva essa habilidade em uma escola de idiomas, com professores que orientam e acompanham o processo de ensino-aprendizagem. Nesse contexto, muitascrianças, jovens e adultos acabam por optar pelo ensino autodidata, que tem crescido cada vez mais, principalmente em tempos de pandemia, como foi em 2020-2022. A internet tem um grande papel nesse cenário. Por meio dela, muitos que antes não poderiam desenvolver as habilidades em língua inglesa com o auxílio de um professor (por diversos motivos) puderam se integrar nesse mundo de novos conhecimentos. Esse trabalho traz uma visão geral de como a população brasileira lida com a língua inglesa, os motivos que a levou a aderir essa nova prática e, em uma situação na qual não é possível o acompanhamento de um professor, essa pesquisa propõe um guia para adolescentes (de 11 a 13 anos) que buscam aprender a língua inglesa de maneira autodidatacomo forma de incentivo para o desenvolvimento da capacidade comunicativa em um segundo idioma.