Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
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Navegando Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT) por Orientador "Bueno, Marcelo Martins"
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- DissertaçãoA formação de professores indígenas em Rondônia : Programa de Licenciatura InterculturalSantos, Jackson de Souza (2023-12-14)
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A presente pesquisa teve como objetivo principal descrever o Programa de Licenciatura Básica Intercultural, um Curso para Formação de Professores Indígenas, criado e desenvolvido pela Universidade Federal de Rondônia – campus de Jí-Paraná/RO (UNIR/Jí-Paraná-RO). O referido curso surgiu a partir das reivindicações das lideranças indígenas e indigenistas da região, foi inaugurado em 2009 e conta, até o final de 2022 com um universo de 430 vagas oferecidas em 8 processos seletivos, 416 matrículas efetivadas e 88 professores indígenas já licenciados. O diálogo construído foi impulsionado pela pergunta: O Programa de Licenciatura Básica Intercultural oferecido pela UNIR/Jí-Paraná-RO para formação de Professores Indígenas é um programa significativo? Nesse caminho, a investigação tentou responder também as seguintes questões: a) Como os professores indígenas são recrutados para participarem do Programa? b) O que se ensina? c) Como se ensina? d) Quais impactos sociais são possíveis perceber na vida das comunidades onde os professores participantes do Programa atuam? Por meio de uma abordagem qualitativa, a pesquisa buscou contemplar em seu desenvolvimento, os desafios relacionados às atividades docentes no contexto da formação superior indígena, utilizando como metodologia a pesquisa bibliográfica. O Estudo estruturou-se em 3 capítulos: 1º) Concepções Histórico-Críticas quanto a Formação de Professores Indígenas; 2º) Concepções Teóricas quanto a Formação de professores Indígenas e 3º) A Descrição do referido Programa. A perspectiva integral da pesquisa permitiu aproximar o pesquisador e, certamente, o leitor das práticas docentes desenvolvidas, tanto pelos professores-formadores, quanto dos professores-indígenas-alunos; a investigação nos ajuda a compreender o amplo e complexo processo formativo no qual os indígenas estão inseridos e também a nos aprofundar no princípio norteador do referido programa, a interculturalidade, que preza pelo diálogo com a diversidade de sujeitos e saberes, e, busca tornar a educação, incluindo a formação em nível superior, um processo cada vez mais democrático, inclusivo e humano. - DissertaçãoA internacionalização do ensino superior na construção da Universidade Presbiteriana MackenzieOliveira, Breno Silva (2024-09-25)
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A presente investigação tem como principal objetivo identificar o papel da internacionalização do ensino superior na construção da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM). Conhecida por ser uma universidade com DNA internacional, por conta de suas origens e seus primeiros anos, esse trabalho pretendeu investigar os últimos 20 anos de internacionalização da UPM, por meio da análise de sua Coordenadoria de Cooperação Internacional e Interinstitucional (COI), com foco na sua área de convênios e, de modo ainda mais específico, no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e na Política de Internacionalização da universidade, os regulamentos que definiram suas principais ações, atribuições e estrutura atual. Uma análise da quantidade e do perfil de instituições e países parceiros também é realizada. A pesquisa teve como norte a análise histórica do conceito, surgimento e desenvolvimento da universidade como instituição, na Europa da Idade Média; e dos principais conceitos de internacionalização do ensino superior. Longe de esgotar o tema, a pesquisa apresentou as seguintes considerações finais: i) a COI está cumprindo com as diretrizes do PDI e da Política de Internacionalização da UPM; ii) há uma lacuna na análise dos anos mais recentes da internacionalização da UPM, bem como sobre a análise da estrutura e do funcionamento da COI e; iii) é preciso pensar na relação entre quantidade e qualidade em termos de parcerias internacionais. - DissertaçãoA relação entre a razão instrumental e a dominação nos escritos de Max HorkheimerOliveira, Tarcísio Martins de (2024-08-27)
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Esta dissertação investiga como a razão, originalmente concebida como um meio para a emancipação humana, foi transformada em uma ferramenta de dominação, servindo a fins utilitários, políticos e econômicos. De acordo com Max Horkheimer, a humanidade, em vez de caminhar em direção a um estado verdadeiramente humano, estava mergulhando em uma nova forma de barbárie. Essa afirmação é justificada pelo contexto histórico imediato de Horkheimer, marcado pela ascensão do nazismo e pela segunda guerra mundial. Apesar do desenvolvimento intelectual, econômico e tecnológico da Alemanha ter atingido níveis sem precedentes, as esperanças de realização de um ideal humano minimamente racional, pareciam cada vez mais distantes. Horkheimer é incisivo em afirmar que o avanço nos meios técnicos de esclarecimentos fora acompanhado por um processo de desumanização; e que o progresso ameaçava anular o próprio objetivo que supostamente deveria realizar, ou seja, a ideia de humanidade. Isso se deve ao fato de que o controle e a dominação da natureza, inicialmente direcionados à sobrevivência, tornaram-se tão sofisticados que passaram a ser aplicados também ao próprio homem. Segundo Horkheimer, a sociedade não se fundamentou apenas no domínio da natureza, nem só na descoberta de novos métodos de produção, na construção de máquinas, mas também e sobretudo no domínio do homem sobre os próprios homens. E à totalidade dos caminhos que conduzem a essa finalidade e os mecanismos que o permitem manter dá-se o nome de política. Para Horkheimer, a relação entre a política e a economia de mercado que atingiu a sua plenitude no século XIX, é o agente por trás da lógica de dominação mais ampla, onde a racionalidade instrumental, subjetiva, se sobrepõe a valores éticos e sociais, levando à degradação das relações humanas em nome do lucro e da eficiência. A redução do homem à mão-de-obra e da natureza à terra, sob o impulso do lucro e do poder, transforma a História em um drama profundo no qual a sociedade, a protagonista acorrentada, pretende a todo custo, romper seus grilhões. - DissertaçãoAristóteles e a cultura digital : possíveis aproximaçõesCortiñas, Samuel Nóbrega (2024-02-29)
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Dentro dessa proposta de investigação, busca-se estabelecer uma conexão entre a justa medida aristotélica, delineada no tratado das virtudes na obra "Ética a Nicômacos", e a cultura digital, com o intuito de encontrar um alicerce sólido para orientar as ações em um contexto contemporâneo marcado pela multiculturalidade. O objetivo central desta pesquisa é reconhecer o conceito de justa medida como uma possibilidade conceitual para os desafios do mundo digital, destacando os pontos de interseção entre ambos, sem desconsiderar o contexto histórico-cultural presente na obra de "Ética a Nicômacos". Para delinear a cibercultura, serão utilizados referenciais teóricos como os de Pierre Lévy, além de outros autores complementares, como o sociólogo Manuel Castells. Assim, busca-se equiparar ideias aristotélicas no campo da ética e da política ao ethos marcante no ambiente digital. Este aprofundamento no conhecimento dos autores propiciará uma reflexão mais robusta. - DissertaçãoO ateliê do sensível: a fronteira mole entre arte e modaMina, Simone da Silva (2017-02-20)
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The present work discusses the presence of a silence language in fashion elaboration processes, prior to its enrolling in the industrial reproducibility scale, through the work of some creators and the author’s experience with performative installations. The study includes an observation of the studio, as locus of creation, and contributes with points of contact between art and fashion. The art studio goes from the dimension of a space of creation only, to a space of production of presence, revealing that these two areas of the sensible, art and fashion, favor a reflection on the moving of their “frontiers”. The investigation is on the scope of experimentalism, as a site of a reflexive act that unites, in its gesture, aesthetics and poetics, and so to speak, an experiment of micropolitics. - TeseAs biopolíticas educacionais na permanência da sociedade dos privilégios: era Vargas, cidadão nacional e paradoxo da felicidadeSantana, Wesley Espinosa (2021-02-08)
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The Vargas Era comprises a watershed period in Brazilian historiography and, based on this premise, the function of a statesman leader, where form, content and its consequences are discussed until today, we use the thought of the Italian philosopher Giorgio Agamben to address the role of public educational policies in the historical permanence of inequalities even in the face of the institutionalization of social rights and the entry of workers into the political arena, in the polis. Agambenian thought talks about the biopolitical state, supported by the state of exception as a rule in the formation of the individual in homo sacer - naked of rights -, living or surviving on the margins of society and the polis under biopolitical actions in the control of bodies, minds and lives. The coming to power by a military coup led Getúlio Vargas to create this biopolitical state and include workers in the polis as a way to guarantee the consolidation of industrial capitalism and modernization by nationalist sentiment. In view of this historical political-economic-social context, we approach the intellectual elites aimed at guaranteeing the formation of a national system of education and educational biopolitics that would place the flags defended by what we call the Varguista project in guaranteeing the historical permanence of the society of privileges and, this, even despite important contributions such as Anísio Teixeira. These elites represented, on the one hand, Catholic conservatism and religious-politicaleconomic interests and, on the other, the innovators of the New School under the influence of Dewey liberal philosophy. From these conflicts and confrontations came laws that went to the constitutions of 1934, 1937 and 1946 and were analyzed with the intention of showing, in Aristotelian philosophy, the relationship between power and act, where, according to Agamben, the ruler is inoperative and Therefore, this project, which is not of a leader, but of the dominant classes, inside and outside the country, guarantees the dialectical materialist trajectory of the class struggle with the failures of education based on what we call the theory of the three stages of the process of failures: family, school and work that generated the national citizen, the neoliberal subjectivities and the paradox of happiness as permanence of the four capital sins - slavery, latifundium, patriarchal and patrimonialism - by José Murilo de Carvalho. The educational failure linked to the economic interests of peripheral capitalism makes this history a permanence of inequality and injustice in our country. - DissertaçãoCompetências interculturais no ensino superior: perspectiva dos discentes em contexto interculturalSilveira, Daiani da (2022-08-08)
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Com a chegada das tecnologias, não existem mais barreiras para a comunicação entre as culturas, sendo possível conversar em tempo real com indivíduos de outros continentes. No entanto, será que estamos preparados para interagir com outras culturas? De acordo com os interculturalistas, habilidades e atitudes como respeito, empatia, suspensão de julgamentos e tolerância são importantes para um mundo mais justo e igualitário. Portanto, está dissertação tem como objetivo investigar desenvolvimento de competências interculturais em alunos da Universidade Presbiteriana Mackenzie em contexto de mobilidade acadêmica e alunos estrangeiros que realizaram intercâmbio no Campus Higienópolis. A coleta de dados foi realizada via questionário, que após a tabulação, foi realizada a análise com base no conceito de competência intercultural das autoras Deardorff e Jones (2012), que consideram competência intercultural a capacidade de comunicar de forma eficaz e apropriada em situações interculturais baseadas em conhecimentos, habilidades e atitudes interculturais. Concluiu-se que os discentes investigados desenvolveram competências interculturais de forma superficial, pois não conseguiram identificar os aspectos mais profundos da cultura anfitriã, como: estilos de comunicação, resolução de conflitos, noções de hierarquia e valores culturais. Diante deste diagnóstico observa-se a necessidade de cuidado com a qualidade e os benefícios desta experiência aos participantes. Neste sentido, fica a observação para a estruturação de um programa de treinamento e acompanhamento intercultural, com orientações práticas sobre a viagem, conhecimento teórico sobre desenvolvimento de competências interculturais e encontros durante o período de mobilidade para facilitar a reflexão dos discentes e a autoconsciência do processo de aprendizagem. Importante ressaltar que o processo de desenvolvimento de competências interculturais é contínuo e acontece ao longo da vida, portanto, as instituições de ensino superior podem contribuir com parcela deste aprendizado, que acontece durante o período de vida acadêmica do indivíduo - TeseConhecimento e educação no pensamento de DiderotTamizari, Fabiana (2018-02-07)
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This project deals with a subject rarely explored by Brazilian scholars in the work of one of the leading French Enlightenment writers, Denis Diderot (1713-1784): his reflections about the enlightenment related to teaching. For the French philosopher, the diffusion of knowledge would be the path to reach the human development and happiness. With this thought, Diderot was the editor and author of more than five thousand entries in the Encyclopedia, a symbol of the Enlightenment movement. In addition to devoting himself to the diffusion of knowledge, the philosopher developed an educational project linked to the Enlightenment project itself, in which he argues that education should be secular, public and based on State action. This emphatic defense of public and secular education can be found in the document Plan of a University, written in 1775, at the request of Empress Catherine II of Russia. This thesis analyzes the diderotian conceptions of knowledge and education emphasizing mainly the defense of an educational system which is public, secular and that aims at the promotion of enlightenment that is, the overcoming of prejudices and superstitions and the valorization of reason. - TeseO corpo e seus sentidos: perscrutando possibilidades no trabalho do arte educador circenseFonseca, Eglon Pinto da (2018-02-06)
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Este trabalho de pesquisa investigou os sentidos que os(as) arte-educadores circenses atribuem ao movimento corporal, e como essas crenças se articulam nas suas ações educativas. O objetivo foi o de compreender às suas práticas por meio de seus depoimentos para, posteriormente, perscrutar possibilidades de realizar uma interlocução entre suas subjetividades, o conceito de educação circense e alguns pressupostos do paradigma da corporeidade. Para coletar essas informações recorremos à entrevista semiestruturada e gravamos os depoimentos para posterior transcrição, na integra. As informações foram organizadas, e delas foram extraídas as unidades de significado mais esclarecedoras para o nosso objetivo. A partir das informações levantadas, junto aos(as) educadores(as) e o referencial teórico-metodológico, foi possível perceber que os seus trabalhos podem assumir diferentes sentidos. No entanto, houve o consenso, entre esses profissionais, de que o movimento corporal, no circo, é técnico, expressivo-comunicativo e contribui para o desenvolvimento da consciência corporal. As reflexões realizadas ao final desse trabalho sugerem a necessidade de se aprofundar na questão propondo novas pesquisas, para que se tenha maior clareza do que seja educar por meio dessas linguagens. - DissertaçãoA criação de Adão como imagem sobrevivente: uma perspectiva nietzschianaSilveira, Charles Willians (2017-08-04)
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O estudo da história da arte é um importante caminho nas ciências humanas. A pesquisa hermenêutica das obras de arte possibilita-nos uma compreensão mais amalgamada da própria existência humana. Um dos historiadores da arte que veio ter grande destaque na virada do século XIX para o século XX foi o alemão Aby Warburg. Segundo o historiador, profundamente inspirado pela perspectiva nietzschiana, a obra de arte carrega Imagens-fantasmas; imagens-sobreviventes que insistem em nos assombrar. Dentro desta nova perspectiva, o trabalho objetiva demonstrar, por meio da iconologia de Warburg e da genealogia nietzschiana, como a obra de arte sobrevive no decorrer do tempo, por meio de seus fantasmas, e o que ela pode dizer sobre o contemporâneo. A obra Criação de Adão, de Michelangelo, será a ferida aberta no tempo, para que possamos compreender como deter o avanço do niilismo, após a morte de Deus. O que poderia nos dizer, ainda, essa obra de arte sobre a criação, em um mundo marcado pela “morte de todas as mortes?”. Portanto, a arte surge como um caminho alternativo para o sagrado. A ferida causada pela morte de Deus é fonte de dor para contemporâneo, mas também possibilidade de salvação. A “imagem que cura”, poderia ser o título deste trabalho. Usando a dor como fonte de significação, na ausência de um criador a priori, precisamos assumir a postura artística. Tacitamente, o ato de criar é a real imagem e semelhança entre o divino e o “além-do-homem”; a conclusão e o antídoto contra o niilismo. - TeseExtensão universitária no antropoversoBarroso Filho, José (2024-03-20)
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Estudar, investigar, propor e testar métodos de aperfeiçoamento do processo de ensino-aprendizagem revela-se como ato de respeito ao estudante, assim compreendido como ser autocrítico a trilhar um projeto de desenvolvimento pessoal e profissional. Os egressos do sistema de formação superior precisam se posicionar como sujeitos, e não observadores do mundo que os cerca, emergindo o valor da contribuição da extensão universitária para a formação de novas inteligências e habilidades necessárias na contemporaneidade. Nesse contexto, a presente tese envida argumentação pela possibilidade de desenvolvimento da extensão universitária, ainda que parcialmente, no cenário virtual, em face das tecnologias digitais da educação à distância, dos cenários do metaverso e, assim, no “antropoverso” – expressão de um conceito prático, derivado da conjugação das acepções e tecnologias do termo “metaverso” com o elemento antropológico, humano – como catalizador do desenvolvimento da educação com (e para) a sociedade. Assim, é necessário compreender as condições e as perspectivas impressas pelo metaverso para a extensão universitária, e para isso traz-se inicialmente o debate sobre a educação superior brasileira (o sentido e o direito fundamental social), na senda de discutir a extensão universitária na quadra atual do ensino superior. Na sequência, são analisados o tempo e o espaço do extensionista, a elucidar o estudante e o digital em processos de desenvolvimento – a busca de um futuro interdisciplinar e democrático. Nessa esteira, resta construir a argumentação do antropoverso como ambiente de extensão universitária, examinando as oportunidades advindas do ambiente metaverso para a extensão universitária e sua incorporação na educação superior. Ao final, elucida-se a proposta de atualização da normatização sobre a extensão universitária brasileira, a fim de conceber a educação do futuro presente. Desse modo, ao se investigar sobre a extensão universitária no antropoverso, busca-se contribuir com o desenvolvimento do conhecimento interdisciplinar, envolvendo os campos de Educação, Cultura, Tecnologia, História, Sociologia, Linguística, Direito e Filosofia. Além de pesquisa interdisciplinar, portanto, trata-se de pesquisa bibliográfica e documental, cuja abordagem é qualitativa. É nesse mister, enfim, que o argumento da interrelação da formação de nível superior com a sociedade envolvida pode atuar esperançando o futuro, elucidando atributos e elementos capazes de contribuir para a realização de projetos de vida. - DissertaçãoLevana: desmistificando o papel do educadorLancha, Ana Beatriz Lopes (2017-08-02)
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Esta pesquisa tem por objetivo estabelecer uma possível relação entre o mito da deusa grega Levana e a função do educador na atualidade. Para isso, a princípio será apresentada uma visão geral do que seriam as funções dos mitos. Para exemplificar, os principais mitos (da mitologia grega, por ser a estudada nessa dissertação) serão contados e correlacionado a preocupações e cenários atuais. Também serão expostos mitos de criação, que podem elucidar melhor o surgimento de alguns deuses e do próprio mundo segundo a visão romana clássica. O foco será a apresentação de Levana e seu ritual, assim como a sua função social. Levana é uma deusa com várias facetas, quase opostas entre si, e isso será explorado durante o trabalho. Após este primeiro momento, a dissertação se voltará para Educação. Assim como aconteceu com a explicação acerca da mitologia grega, a educação (brasileira, pois é o recorte dessa dissertação) será esmiuçada a partir de seus diferentes momentos históricos, conquistas e pensadores. Assim, chegaremos ao Plano Nacional de Formação de Educadores, proposto pelo Ministério da Educação. Nele, estão contidos os principais pontos do que socialmente espera-se de um professor – o que será uma base forte para que se possa relacionar essas expectativas com a entidade de Levana. - DissertaçãoLiberdade interior e exterior no pensamento de Mario Vieira de Mello: implicações éticasLuz Junior, Nilson Ribeiro (2024-08-24)
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A temática da liberdade humana, sua relação com a educação e as questões éticas envolvidas nesses conceitos sempre foram objetos de reflexão e debate nas mais diferentes áreas do saber. Liberdade, educação e ética são questões centrais quando pensamos na realidade da identidade nacional, e considerando a questão nacional brasileira, torna-se necessário a continuação do estudo sério e o diálogo aberto com autores que se debruçaram sobre essa problemática. Mario Vieira de Mello é um desses autores. Em sua segunda obra, O conceito de uma educação da cultura, ele reflete na dinâmica relacional desses conceitos, tendo como eixo conceitual a distinção entre liberdade interior e exterior, sendo a primeira estruturada na dimensão transcendente e produzindo reflexos na dimensão ética da ação humana. A educação seria o contexto para a criação e o amadurecimento ético. O propósito deste trabalho é apresentar a distinção entre os conceitos de liberdade interior e liberdade exterior na obra O conceito de uma educação da cultura, e verificar as possíveis implicações éticas que podem ser extraídas dessas categorias de liberdade. - DissertaçãoLiberdade Religiosa: Reflexões sob a ótica de Roger WilliamsDi Monaco, Ingrid Rachel Mendes (2021-05-17)
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Williams, fundador do estado norte-americano de Rhode Island, que foi formado sob uma política de separação entre a Igreja e o Estado, o que representou uma inovação no início do século XVII. Para a compreensão de sua teoria, analisou-se sua obra The bloudy tenent of persecution, for cause of conscience, publicada em 1644 na Inglaterra. Buscou-se identificar se a teoria de Williams poderia contribuir para as discussões sobre o tema da liberdade religiosa na contemporaneidade, uma vez que ele foi pioneiro na positivação do direito à liberdade religiosa e na implantação de um governo laico em solo norte-americano. Ele teve um papel expressivo no processo de transformação cultural, representando o pensamento que se estabeleceria nos Estados Unidos da América sobre os direitos fundamentais do indivíduo, especialmente sobre a liberdade e a igualdade, decorrendo daí a ideia de liberdade religiosa. Os valores e princípios advogados por ele refletiram diretamente nos fundamentos da nação e foram expressos posteriormente na Declaração de Independência (1776), na Constituição Americana (1787) e na Declaração de Direitos da nação norte-americana (1791). Roger Williams foi personagem importante para a história colonial americana e reconhecido como principal reformador na América, lembrado no Muro dos Reformadores de Genebra, na Suíça. - DissertaçãoUm olhar contemporâneo sobre o arquétipo da mulher na ciberculturaGiacomini, Cristiane Neves (2017-08-21)
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This dissertation has as main objective the analysis of some fundamental concepts for the comprehension of contemporaneity, mainly in what refers to the new technologies that the society has been used in the last years. We seek to make a brief historical reflection of the technology in question to better understand the contemporary phenomenon that occurs through social networks. As a starting point we use the history of the computer as well as the Internet and social networks. Our theoretical support is based on Pierre Levy, reference nowadays for the concepts of cyberculture and cyberspace. This research discusses contemporary women through the concept of the archetype of the wild woman developed by the author Clarissa Pinkola Estés in her book Women who run with the wolves. We conclude our analysis by conceptualizing the archetype through Mircea Eliade and the foundations of Carl Gustav Jung's theory. - DissertaçãoA pos-verdade: um estudo hermenêutico sobre fake news por meio da metacríticaBeranger, Edvaldo (2023-02-14)
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Este trabalho de dissertação pretende discutir o fenômeno da pós-verdade em três partes focando a área da linguística e da hermenêutica. A primeira de forma filosófica, observando que há uma rejeição neste auge da modernidade dos princípios do Iluminismo; a segunda, interpretar o fenômeno de forma crítica utilizando uma análise mais profunda para desmascarar os poderes deste fenômeno e a terceira de forma a observar sua pragmática e a ética. No capítulo um será definido o fenômeno da pós-verdade quanto a origem do fenômeno da pós-verdade, observando a hermenêutica da intencionalidade como paradigma, e procurar responder por que as pessoas estão menosprezando o conhecimento? No sobre o leitor em seu contexto de relativismo social da pós-verdade, especialmente quanto as fake news e a democracia. A resposta do leitor nesta era tem um extremo significado que pode leva-lo Assim se analisará de forma ontológica, o sujeito desta era e ainda, uma discussão sobre doutrinação dentro do ensino. No capítulo três, se fará umlevantamento sobre a crítica social das fake news em seu papel pragmático. Ressaltando primeiro, quais os tipos de fake news que estão nas opções desta era; segundo, qual é o sistema nos quais elas operam o qual se chama midiosfera; terceiro, um discussão sobre como a linguagem e a comunicação são transformadas em lucro; quarto, um olhar mais preciso que o "circulo hermenêutico" que são as "bolhas sociais" como uma comunidade que produz narrativas da pós- ; e por fim, um apelo à ética, como norma para a democracia que envolve a justiça e a cidadania. - DissertaçãoProdução de subjetividade e formação docenteMelo, Odenicio Jr Marques (2017-05-29)
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O objetivo do presente trabalho é fazer uma análise sobre as possibilidades de compreensão sobre a produção de subjetividade. A partir de um encontro entre categorias presentes nas obras de Pierre Bourdieu (1930/2002) e Michel Foucault (1926/1984). Com Bourdieu são analisadas algumas questões sobre a produção de subjetividade partindo de alguns conceitos fundamentais que versam sobre o sujeito inserido na cultura. De que maneira a cultura influencia a formação desse sujeito, e de que maneira esse sujeito tem condições de transcender essa influência cultural e se projetar no processo de construção de sua subjetividade. Em Foucault serão analisadas questões que envolvem o exercício de poder na construção do sujeito. Como na produção de subjetividade podem ser vistos sujeitos formados dentro de um padrão discursivo, podendo em situações específicas constituir uma subjetividade sujeitada. Após essa análise sobre as diferentes percepções sobre a produção de subjetividade, a pesquisa relaciona esse processo com a formação docente. O docente em formação, ao estudar as disciplinas específicas da licenciatura agregará valores significativos ao exercício profissional. E para fazer essa relação são utilizadas algumas obras de Phillipe Perrenoud, que faz uma síntese entre as categorias de Bourdieu e Foucault, relacionando-as à formação docente. A correlação entre a produção de subjetividade e a formação docente tem, portanto, esse objetivo de pensar o sujeito professor a partir dos elementos presentes no momento sua formação, em construção, aberto à melhores possibilidades profissionais. - TeseA produção social da cultura no ocidente: do trabalho à ociosidade criativaRocha, José Manuel de Sacadura (2019-11-25)
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This thesis takes Karl Marx's Dialectic Historical Materialism to argue that the production of culture is social, and as such, cultural production and achievements can only be understood from its derived relationship with the material form of economic production. It develops culture as a "form" connected to and conformed to other forms, such as political and juridical, within the social totality, from which it dialectically achieves its relative autonomy and occupies the constitutive spaces of general sociability. Thus, the imminently ideological character of the cultural form, synthesized in its manifestations and of its philosophical, religious, educational and artistic strata, is directly correlated, by derivation, with the mode of economic material production, historically determined as to the development of the productive forces and their technical organization. The history of humanity has been the history of production, of the development of its techniques and of pertinent and specific social relations, collective, to produce in the conditions given the goods and supplies necessary for human survival. For thousands of years, however, given that want has far outweighed human needs, those relationships among men have always been the repetition of class domination, that is, the fierce struggle for many to work productively for the enrichment of only a few - the result being that only a tiny part of humanity has been able to enjoy creative idleness. It is argued that contemporaneously, due to the high degree of technoscientific development, material production creates the conditions for millions of individuals to be freed from labour in the moulds of commodity production, which is inexorable, the dismissal of wage labour and the exponential and widespread increase in "available labour time". This "available work time" is structural of the capital accumulation regime, according to the General Law of Value proposed by Marx in the final studies of Capital - this means that in a global way we are witnessing the apex of the dismissal of wage-earning work from industry and the services that carry out commercial production, and that in a generalized way, cultural activities tend to grow, social movements and artistic achievements, even if under a scenario of neglect of rights, of discouragement and poverty due to unemployment, and extreme concentration of total social wealth. In this scenario, it is culture that best embarks on potentiality as regards liberation from the regime of accumulation and the mode of regulation of capital - this because, due to its creative potentiality, far from the specialization and partitioned discipline of commodity production, man can, as a generic social being, (re)link creative activity to the critical practice of doing for himself - DissertaçãoProposições educacionais de Alceu Amoroso Lima: da Revolução de 1930 a Constituição de 1934Silva, Sergio Augusto da (2024-02-22)
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Foi na Revolução de 1930 que a igreja católica encontrou uma oportunidade de mudar o status da sua função política no quadro brasileiro, perdida em 1889, com o início do período republicano, onde constitucionalmente o Brasil tornar-se um Estado laico. A partir desse ano o país vivencia um período de mudanças extremas em todos os setores, seja ele político ou social, e é na área da educação que um grupo de católicos denominados laicatos apoiados pela Santa Sé apresentam suas propostas educacionais para intervir num período de mudanças que vivia o Brasil, após um derrocado período da Velha República. Tendo como líder Alceu Amoroso Lima (1893-1983) que propõe um debate nacional contra uma educação laica, a favor de uma pedagogia que tinha nas suas intencionalidades, a sua renovação e o fortalecimento do nacionalismo brasileiro, vertente essa alinhada como uma das propostas de Getúlio Vargas, para compor o seu governo provisório e a sua promessa da elaboração de uma nova constituição. O Humanismo Pedagógico escrito entre 1931 e 1943 por Alceu Amoroso Lima tem em si uma fórmula concreta para trazer de volta o homem ao seu princípio e a uma renovação espiritual, partindo máxima de que, a educação existe para o homem e não o homem para educação, pois esse, segundo o cristianismo, já nasce corrompido e o seu aprendizado tornou-se falsificado. Sendo assim, Alceu Amoroso Lima propõe uma pedagogia que tinha como finalidade mudar essa perspectiva de formação focada no homem e no poder, oriunda de séculos de desencontros com Deus. - DissertaçãoTecnologia na educação : contribuição do design para implementação do metaversoLopes, Taila Nivea Costa (2023-12-11)
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Esta pesquisa, inserida no Programa de Stricto Sensu interdisciplinar em Educação, Arte e História da Cultura da Universidade Presbiteriana Mackenzie, reveste-se de grande importância por ressignificar o conceito de Design, realçar sua história e sua contribuição na implementação do Metaverso. A partir desta proposta e da sociedade cada vez mais digitalizada, percebeu-se a necessidade de uma área convergente da tecnologia e da arte. Com essa perspectiva e após a investigação contida na pesquisa, tornou-se inequívoca a consideração de que o Design é esta área que converge a tecnologia e a arte, pois, no Metaverso o conhecimento do designer resulta na materialização dessa união, percebido pelo usuário quando na sua imersão faz uso de biossensores vestíveis, aparatos tecnológicos de acesso que lhe permite experiências enriquecedoras em razão dos inúmeros recursos visuais, desenvolvidos propriamente para esse ambiente virtual.