Arquitetura e Urbanismo - Teses - FAU Higienópolis
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Navegando Arquitetura e Urbanismo - Teses - FAU Higienópolis por Orientador "Lima, Ana Gabriela Godinho"
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- TeseArquitetura como protagonista no mundo em colapsoLoeb, Rodrigo Mindlin (2023-05-04)
Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU)
Vivemos tempos extremos que apresentam grandes desafios socioam bientais, em um cenário no qual a humanidade se depara com a iminência de um colapso dos sistemas de sustentação da vida. Constatamos a condição de extrema iniquidade e concentração de riqueza, consequência da implementação de um paradigma dominante, essencialmente extrativista, apoiado no colonialismo, na escravidão e no genocídio. Neste contexto, o valor da arquitetura está em xeque, uma vez que é, ao mesmo, tempo protagonista na promoção do desgaste e explo ração socioambiental, e potencialmente agente de reversão do quadro da crise atual através de vislumbres de um pluriverso de paradigmas outros e múltiplos, interconectados. A ideia do antropoceno como período em que a humanidade foi submetida a paradigma estabelecido e implementado por um grupo minoritário que ocupava a região da Europa Ocidental, a partir da revolução científica entre os séculos XVI e XVII, reduz a realidade a um modelo racional, simplificador e excludente que considera a natureza fonte inesgotável de recursos para livre apropriação. A força desta revolução e da expansão ultramarina, levou a atividade humana a atingir uma escala e amplitude de ação capaz de gerar transformações na biosfera como nunca antes desde a sua gênese. Com a hipótese de que a arquitetura se tornou predominantemente instrumento servil desse processo de dominação e destrui ção em massa, submissa à lógica do capitaloceno, este trabalho sustenta que é necessária uma ruptura radical com esse paradigma, reconectando este campo do conhecimento e ação com seu sentido legítimo e ancestral. O objetivo desta tese é propor um olhar para a condição contemporânea e questionar o paradigma dominante vigente e sua crise compreendendo que, se a arquitetura é protagonista nos impactos que constituem a trajetória do colapso mundial, ela pode também ser protagonista na construção de alternativas sistêmi cas. A discussão está estruturada em três partes, cada uma com arcos temporais e escalas distintas. Na primeira parte são apresentadas reflexões e questionamen tos com o campo da arquitetura no centro do debate a partir de uma perspectiva socioambiental, adotando o marco temporal de início do antropoceno o ano de 1610; na segunda parte, discutimos de que maneira a construção civil, através dos processos de industrialização e inovação tecnológica submeteu a arquitetura e o desenho da cidade a seus interesses a partir da revolução industrial; na terceira parte, a questão é reconhecer os vislumbres de alternativas que têm emergido em práticas colaborativas nas periferias globais. O caminho percorrido auxiliou no processo de identificar e visibilizar demandas urgentes. Finalmente evidencia a necessidade de adotarmos novos ca minhos e paradigmas para a arquitetura através de alternativas pluriversas para possibilidades de reversão, recuperação, regeneração e restauração socioambien tal da trajetória de colapso do mundo. - TeseA criança e a cidade : políticas, processos e estratégicas de ação em territórios vulneráveis.Atique, Andraci Maria (2020-02-12)
Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU)
Esta pesquisa aborda as relações entre crianças e cidades visando o processo de projeto em arquitetura; a produção acadêmica, em âmbito nacional, como objeto de pesquisa que auxiliam no entendimento sobre o funcionamento das comunidades urbanas para crianças de famílias de baixa renda; e, também, contribuir com a elaboração de parâmetros para o planejamento e implementação de melhorias. Para tanto, aborda conceitos acerca das as dimensões essenciais que mais afetam as crianças em territórios urbanos vulneráveis, que merecem atenção específica em políticas públicas. Defende-se, portanto, que sem o reconhecimento do papel dessas dimensões do espaço construído, em particular a habitação e a infraestrutura urbana com foco no saneamento, nas ações promovidas pelos agentes engajados na promoção de transformações positivas a partir de processos participativos envolvendo as comunidades dos territórios urbanos vulneráveis, os resultados são insatisfatórios do ponto de vista da qualidade ambiental, funcionamento, salubridade e qualidade arquitetônica, permanecendo no nível da reflexão abstrata. - TeseDesign de joia e pesquisa acadêmica: limites e sobreposiçõesFavaro, Henny Aguiar Bizarro Rosa (2013-06-17)
Arquitetura e Urbanismo
Essa reflexão se dá no contexto da FAU-Mackenzie e toma como substrato a experiência da autora no curso de Design, como orientadora de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) na área de joalheria. Parte da reflexão sobre o modo como os trabalhos de graduação são elaborados, que buscam explicar e desenvolver as ferramentas práticas e conceituais. Toma como fundamentação teórica, o estudo da história, artes, artesanato e design, com a finalidade de contribuir para a delimitação de um campo disciplinar: formação do conhecimento na área da prática projetual e pesquisa em design de joia. É apresentada uma rápida revisão da literatura sobre inadequações quanto ao uso dos termos design, artesanato e arte, e as especificidades que se apresentam na área de joalheria, que mobilizam ou confundem as categorias e complicam os discursos baseados em definições convencionais e distintas a partir de estudos de casos de prática visual e material. A princípio assumimos que a pesquisa acadêmica na área de design, similarmente ao que ocorre, por exemplo, com as artes, é usualmente descrita, explicada, discutida e lida através do vocabulário provindo da teoria da ciência tradicional, ou seja, com foco no método e no conteúdo. Entretanto, frequentemente não nos satisfazemos com uma terminologia que não captura o que experimentamos como sendo eventos essenciais e fascinantes das artes, e acrescentamos: do design. No estudo proposto, são abordados alguns aspectos dessa insatisfação, e na reflexão sobre a questão de processo ao método projetual de joalheria em âmbito acadêmico. A pesquisa faz recurso à análise de processos de projeto com uma seleção de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC), em que aspectos práticos, o saber fazer do design de joias é convocado como parte principal do trabalho. Ou seja, servem como base útil para a reflexão sobre aspectos da pesquisa acadêmica em design de joias e a projeção sobre como esse tipo de pesquisa pode avançar para os níveis de mestrado e doutorado. Como recurso necessariamente complementar para essa investigação, empregou-se referencial teórico constituído por trabalhos de autores mais especificamente voltados à pesquisa acadêmica em áreas de prática projetual em âmbito de pós-graduação stricto sensu, tais como: Michel Biggs, Daniela Büchler, Ana Gabriela Godinho Lima, Steven Scrivener e é uma discussão de pressupostas técnicas de pesquisa acadêmica pensada nesta tese, para a questão do processo ao método projetual de joalheria em âmbito acadêmico. - TeseDo ensino tradicional de projeto à participação do usuário no processo projetual : uma perspectiva de transformação da forma de ensino/aprendizagemGadelha, Júlio Barretto (2021-03-17)
Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU)
This thesis seeks to prove the hypothesis that the traditional teaching of architectural design has been predominantly focused on the individual design process or on groups of professionals, not considering the participation of users since the design phases. As we see it, this approach is insufficient to deal with the complex design problems that arise in situations of urban territorial vulnerability. Therefore, the research was organized in three chapters. In chapter 1, “The discussion on traditional project teaching”, we start from a few authors' references with an approach of an individual work on the design process. In chapter 2 “Theoretical guiding parameters for the development of a teaching project that contemplates the user's participation in the design process”, several authors and experiences are presented that demonstrate the richness and complexity of the design process in architecture when the dimension of the user is taken into account when developing a proposal. In chapter 3, “Parameters related to the conceptions and approaches with respect to the user’s role in the design process”, we work the characterization, the concept, and approaches of the term ‘user’ that define parameters and establish the user's understanding and participation in Architecture, in all its stages. - TeseInteriores da casa brasileira: artefato, gênero e espaçoAraujo, Fanny Schroeder de Freitas (2017-02-20)
Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU)
This thesis explores the domestic Interior Design produced during the twentieth century focusing in gender issues. To accomplish its proposal, this research has been separated into parts I and II: Gender & Artifacts and Gender & Space. While understanding that this is a large field of study, and concurrently aiming to contemplate several aspects related to domestic interiors under gender studies perspective, it has been established to range those two similar subjects in order to make this thesis more didactic. Therefore, in “Gender & Artifact”, objects and artifacts which assemble home decoration, as well as its relations towards production, consumption and gender have been studied; and finally, in the second part, Gender & Space, home spatial arrangement and possible gender interpretations have been considered – this is why we analyzed model houses from Brazilian architecture in the last century, aiming to provide comparisons with their contemporary foreign works. - TeseA natureza na cidade: uma abordagem crítica ao paradigma ecológico no planejamento do sistema de áreas verdes paulistanoCasimiro, Matheus de Vasconcelos (2022)
Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU)
A tese insere-se no campo de pesquisa do paisagismo e do planejamento urbano, tendo como objeto de estudo o processo de incorporação da natureza ao planejamento do espaço livre público urbano, na era moderna. Esse processo é analisado a partir de diferentes discursos que descrevem a transformação ou criação de tipologias de espaços ajardinados dentro do ambiente das cidades, o que ocorre de forma mais sistêmica no município de São Paulo a partir do século XIX. Tendo em vista o fato de que muitos destes discursos evocam motivações ambientais ao se mencionar a integração do mundo natural ao meio urbano, a hipótese aqui formulada sustenta que, embora as intenções evidentes destes discursos sugerem alinhamento ao “paradigma ecológico”, na verdade, parecem fundamentar-se de forma mais consistente em pressupostos de valoração ética ainda calcados no “paradigma antropocêntrico exacerbado”. Na intenção de verificar essa hipótese, o trabalho visa identificar, analisar e propor uma discussão acerca dos diferentes discursos proferidos pelo poder público municipal paulistano que, no sentido de justificar a provisão do sistema de áreas verdes (SAV), em diferentes épocas, adota pressupostos vinculados ao “paradigma ecológico”. Verificou-se, entretanto, que o fundamento da ação municipal ainda está pautado por pressupostos vinculados ao “paradigma antropocêntrico exacerbado”, constatado em análises de duas fases distintas: na caracterização dos discursos que descreveram as alterações de enverdecimento de três “tipologias históricas” e na caracterização de programas de gestão que almejaram criar política de aprovisionamento de áreas verdes municipais a partir da década de 1960. O desenvolvimento da pesquisa e a exposição de seus argumentos foi estruturado em três partes: a primeira, destinada ao referencial teórico e fundamentação conceitual caracterizando o termo “paradigma ecológico” abordado na investigação; a segunda, na descrição do processo de transformação de três tipologias históricas, a praça pública, os parques públicos e as áreas protegidas; a terceira, destinada à análise de ações políticas de provimento do SAV, com destaque aos programas “Plano para as Áreas Verdes e de Recreação” e a “Política do Verde para São Paulo”, produzidos respectivamente em 1969 e 1974 e o programa “100 parques para São Paulo”, finalizado no ano de 2012. Apesar de se confirmar a condição ainda de emergência do “paradigma ecológico” no contexto do planejamento do SAV municipal, aponta-se a relevância da adoção de seus pressupostos no campo do planejamento urbano, pois esta parece ser a posição apropriada para o enfrentamento da iminência do colapso ambiental que se evidencia em escala planetária. - TeseParadigma ou campo: uma análise da produção acadêmica sobre o processo de projetoStefani, Alessandra Márcia de Freitas (2014-08-20)
Arquitetura e Urbanismo
Esta pesquisa se dá no contexto da FAU-Mackenzie, a partir da experiência da autora como professora de Computação Gráfica no curso de Design, e propõe uma reflexão sobre a discussão acadêmica acerca do impacto das ferramentas digitais no processo de projeto. Tem como objetivo principal identificar fatores presentes no discurso acadêmico, que ajudem a compreender em que medida as ferramentas digitais estão efetivamente moldando um novo paradigma de processo de projeto ou se, em última análise, o que há de novo é a construção de um discurso, que ao configurar e delimitar um campo de pesquisa busca valorizar protagonistas e agentes que na cena tradicional dos discursos acadêmicos acerca do processo de projeto não mereceriam o mesmo destaque. Utiliza como fundamentação teórica as ferramentas de pensamento habitus, campo e capital - tal como construída por Pierre Bourdieu e a noção de transição de paradigmas, definida por Thomas Kuhn, para mapear o campo de pesquisa em projeto e investigar o Modelo de projeto digital apresentado por Rivka Oxman, no texto Theory and Design in the First Digital Age , publicado na revista Design Studies, 2006. A fim de analisar o processo de projeto em âmbito acadêmico, a tese faz um recorte de estudo sobre a produção textual de dois autores considerados referências no campo de pesquisa em projeto - Rivka Oxman e Nigel Cross, que são aqui eleitos como porta-vozes de seus campos e respectivas comunidades científicas. Esta pesquisa teórica baseou-se em um levantamento bibliográfico extenso da produção intelectual publicada pelos autores referenciados e considera tais textos como narrativas e discursos dos autores para ambientar o objeto de estudo processo de projeto digital - no contexto social de sua produção científica e cultural. Entre as contribuições presentes neste estudo estão um quadro de questões sobre as lacunas não respondidas no modelo de projeto digital de Oxman, contribuição que pode servir de base para futuras pesquisas e investigações sobre este tema. Além disso, outra contribuição deste estudo foi a apresentação integral da tradução do texto Theory and Design in the First Digital Age (2006), de Rivka Oxman, que preenche uma lacuna na pesquisa em projeto digital no Brasil, já que existem poucos textos traduzidos desta produção acadêmica.