Engenharia Civil - TCC – EE Higienópolis
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Navegando Engenharia Civil - TCC – EE Higienópolis por Orientador "Dinis, Henrique"
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- TCCAnálise dos fatores que influenciam na utilização de bicicletas compartilhadasNascimento, Daniel Chavenco; Okuizumi, Karen Mayumi; Ide, Michele Iamaguti (2019-06)
Escola de Engenharia (EE)
Em busca de meios alternativos de mobilidade rápida e econômica para acontecimentos esporádicos na cidade de São Paulo, nesta pesquisa optou-se pelo estudo de sistemas de bicicletas compartilhadas. O objetivo desse trabalho foi verificar a possibilidade de crescimento desses sistemas e identificar fatores que influenciam na demanda de bicicletas compartilhadas, como a distribuição das estações, topografia, cultura, segurança e fatores climáticos. Dentro desse contexto, foi analisada a viabilidade dessa modalidade de transporte aplicada à ciclofaixa operacional na Rua Costa Carvalho, no bairro de Pinheiros. Os resultados do estudo de caso indicam que a integração dos sistemas de bicicletas compartilhas com outros modos de transporte incentivam a adoção das bicicletas em trajetos de curta distância, e que a ciclofaixa tem potencial para se tornar popular caso sejam implantadas as devidas adequações na via. - TCCConstrução de túneis metroviários em TBM.Gioia, Angelo; Li, Eduardo; Nascimento, Fabiana; Kobashigawa, Karine (2021-12)
Escola de Engenharia (EE)
As principais metrópoles seguem curvas exponenciais de crescimento, por esta razão, percebe-se a necessidade da criação de infraestrutura de qualidade afetando minimamente o relevo existentes nessas cidades. Posto isto, o trabalho desenvolve-se na análise e discussão da consolidação da escavação mecanizada no Brasil, com foco na criação de túneis metroviários. São apresentadas as principais metodologias construtivas utilizadas na escavação de túneis, em especial, o New Austrian Tunneling Method (NATM) – que inclui a escavação com recurso a explosivos (D-B) e roçadoras – e o método Tunnel Boring Machine (TBM) – máquinas de escavação mecanizadas altamente eficientes na realização de túneis em solos rochosos. Realiza, para a compreensão das principais aplicações destes métodos, um estudo que compreende na análise das características geotécnicas e geológicas como requisito para escolha do método de escavação, tomando-se como estudo de caso, o perfil geológico ao longo da extensão da Linha 6 – Laranja, considerando fatores que foram decisivos na escolha do método e definição dos equipamentos de escavação. - TCCEstudo de viabilidade econômico e estrutural para pontes estaiadas de pequeno porte.Corrêa, André; Cannizza, Arthur; Parize, Giovanna (2021-12)
Escola de Engenharia (EE)
As pontes estaiadas são conhecidas como uma solução construtiva comumente utilizada para grandes vãos. Porém, observa-se que também são utilizadas para situações de vãos menores. Nota-se uma lacuna de conhecimento sobre a relação entre a aplicação dessas pontes e o tamanho de vão ideal que justifique utilizar o método. Este trabalho analisa o desempenho estrutural das pontes estaiadas, especialmente as de pequeno vão; busca identificar situações em que essa opção se justifica estruturalmente para sua aplicação e não apenas como apelo estético. Mostra-se pertinente esse estudo, portanto, por apresentar, por meio de demonstrações numéricas e exemplos, constatações e justificativas para sua aplicabilidade. Para a demonstração analítica estrutural, utiliza-se o software Ftool, a partir da elaboração de uma simulação de um vão único sustentado por estais, onde se pesquisa um tamanho de vão mínimo em que a partir deste, o uso dos estais estaria assumindo unicamente, como função estrutural, a sustentação do tabuleiro. Nessa hipótese, a rigidez do tabuleiro não mais exerceria influência sobre sua estabilidade. A partir deste resultado, são analisadas pontes estaiadas de pequeno vão, já construídas, com o intuito de avaliar por mera observação, se o método construtivo utilizado se justifica estruturalmente e funcionalmente. - TCCA importância da localização nas incorporaçõesCarvalho, Karoline Aguiar de; Horiguchi, Keishi Neves; Torres, Pedro Bueno Machado Rodrigues; Yaktine, Ricardo Neder; Mesa, Rodrigo Parron (2019-12-12)
Escola de Engenharia (EE)
A incorporação imobiliária é uma atividade econômica que consiste na aquisição de um terreno, na construção de um empreendimento e na venda deste em unidades ou por completo. Para que se tenha sucesso é preciso que haja um estudo de viabilidade no início do processo, e este começa com o terreno. Este deve possuir ocupação ordenada do solo urbano baseado nos moldes do Plano Diretor e da regulamentação ambiental promovida pelo Estado. Com isso, bem regulamentada e exercida, permite o desenvolvimento do mercado imobiliário, que tem grande impacto na circulação de riqueza e na geração de empregos. A captação de recursos privados para a construção de edifícios requer, porém, a regulamentação para que sirva como incentivo aos empreendedores e confira segurança aos adquirentes de que a obra será executada, o condomínio edilício será construído e as unidades autônomas lhes serão entregues. O texto aborda um dos pilares para que um produto de incorporação obtenha sucesso: a localização. Foram analisados dois produtos similares de localizações diferentes de uma mesma incorporadora: um que obteve sucesso, e outro que não conseguiu chegar no resultado esperado. A partir disso, após a discussão dos resultados, o texto determina que o edifício que conseguiu englobar seu público alvo foi o que obteve sucesso, ou seja, apesar dos dois prédios possuírem uma ótima localização, não é o suficiente para que este seja um produto com bom resultado. - TCCLogística em obras: gerenciamento de materiais em canteiros de obras localizados em grandes centros urbanosSartoratto, Aleph; Carillo, Fernando Soubihe Sawaya; Lippe, João Rodrigues de Freitas; Silva, Jéssica Akemi Ribeiro da (2020-12-14)
Escola de Engenharia (EE)
Este trabalho analisa a logística utilizada por obras com canteiro reduzido, localizados em grandes centros e como um bom planejamento e a utilização das metodologias do lean-construction e just-in-time podem auxiliar na construção de um empreendimento que apresentem essas condições. Sabe-se que obras com espaço reduzido necessitam de um longo planejamento desde a solicitações de materiais até a hora do recebimento e armazenamento. Com esse foco, foi realizado um estudo de campo em uma obra localizada no bairro de Pinheiros em São Paulo. Após análises críticas dos possíveis cenários, verificou-se que principalmente as obras em grandes centros urbanos, necessitam de um maior controle e planejamento para o recebimento e armazenamento dos materiais, fazendo com que seus impactos no ambiente externo sejam os menores possíveis. - TCCRodovias – projeto e construção: relação entre acidentes de trânsito e níveis de serviçoNakama, Claudio Shigeo; Costa, Henrique Junqueira de Andrade; Pacheco, José Euclydes Abranches; Yamauchi, Luis Masao; Silva, Rodrigo de Oliveira e (2019-06)
Escola de Engenharia (EE)
Este trabalho estuda as variáveis que levam à ocorrência dos acidentes nas estradas e rodovias. De forma geral, os fatores relacionados aos acidentes podem ser: humano, viário, sócio econômico, meio ambiente, institucional/social e fator estatístico. Foi focado no trabalho, especialmente, a condição de saturação do tráfego nas estradas brasileiras, fator este avaliado por meio de faixas de contagem, denominadas de níveis de serviço. A metodologia foi construída a partir de uma base teórica em que dados e informações foram buscados em manuais de diversos órgãos como DNER, CONTRAN, DETRAN e CTB, além de dados estatísticos obtidos em pesquisas que têm como fontes: Ministério dos Transportes, CNT, IPEA, ONSV e OMS. A pesquisa identificou aumento na ocorrência de acidentes para níveis de serviço mais elevados, em número e frequência, a partir da análise de gráficos elaborados para duas vias (rodovia Fernão Dias e rodovia Presidente Dutra), quando estas atingem os patamares “E” e “F”, limites superiores.