Educação, Arte e História da Cultura - Dissertação - CEFT Higienópolis
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Educação, Arte e História da Cultura - Dissertação - CEFT Higienópolis por Orientador "Giora, Regina Célia Faria Amaro"
Agora exibindo 1 - 20 de 20
Resultados por página
Opções de Ordenação
- DissertaçãoA arte/educação no ensino médio: um estudo sobre a utilização das novas mídiasDemercian, Roseli Conceição de Moraes Rojas (2011-04-05)
Educação, Arte e História
O objetivo geral desta dissertação é a aproximação das artes, das tecnologias e das ciências do ensino médio, através da interdisciplinaridade. E para alcançá-lo, escolheu-se como objeto de estudo as novas mídias. A arte/educação atua como um importante instrumento da educação formal e proporciona meios e métodos para a consecução do ideal da interdisciplinaridade (ou transdisciplinaridade). Procurou-se apontar a relevância da Arte/educação no Ensino Médio para a formação de uma consciência cidadã, responsável por uma ação transformadora. O aluno e o arte/educador estão em permanente contato com o corpo social dele extraindo informações importantes para a reconstrução do trabalho artístico e propiciando o conhecimento da arte. Estabelece-se, assim, a relação entre as novas mídias e a escola, para se rediscutir os parâmetros do ensino da arte e auxiliar em um planejamento de um estudo que tenha, nas Artes Visuais, seu eixo. Em suma, uma reflexão sobre a complexidade do processo de ensino-aprendizagem em Arte e a relevância da capacitação de arte/educadores para a formação de uma consciência cultural no Brasil. As novas mídias podem ser utilizadas para a realização de atividades artísticas no Ensino Médio, proporcionando ao estudante um aprendizado mais eficiente, interessado e coerente com a realidade vivida - DissertaçãoCanto coral: um estudo sobre a prática do canto na escolaFaria, Marcio Antonio (2011-08-19)
Educação, Arte e História
Este trabalho propõe algumas reflexões sobre o canto coral no ambiente escolar, tendo como objetivo principal demonstrar como é possível uma professora generalista desenvolver uma prática musical no ensino fundamental contando com suas habilidades naturais e com o desenvolvimento dessas habilidades num programa de formação continuada em música. Para tanto, foram realizadas entrevistas e atividades com a professora, e feita uma análise não somente dos ensaios, mas também das características de seu trabalho que só mediante uma observação mais específica podem ser ressaltadas. Por meio da análise da entrevista e observação das atividades da professora e da atuação do coral, além do levantamento bibliográfico e de documentos específicos, pôde-se ter acesso aos caminhos percorridos e às concepções de educação musical subjacentes ao trabalho da professora. Este trabalho permite concluir que o canto coral é estratégia fundamental para o desenvolvimento das diversas inteligências e das habilidades cognitivas e sociais do estudante, bem como contribui com algumas sugestões de atividades musicais e corrobora com o trabalho multidisciplinar do professor da área - DissertaçãoCentro Histórico Mackenzie: memória institucionalAltimeyer, Helen Yara (2016-08-18)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
Mackenzie is a centenary educational institution which, since 1870, has been acting as the agent of a series of pedagogical innovations in the educational scenario of the country. In order to preserve its history, it created in 1997 the Mackenzie Historic Center – CHM, aiming to keep the history of the institution alive and well-maintained. Working on a historical perspective and resorting to unpublished documentation, we propose to describe, by raising data of its creation, the intentions and goals of the Mackenzie Historic Center, emphasizing events on the period between 1997 and 2015. The main interest is to identify the reasons and motivations for the preservation of the institutional memory. The initial hypotheses peer over the objectives of Mackenzie Historic Center, with its creation being either by force of law or by ideological reasons, and to its current function, which makes it an effective Memory Center. In order to fulfill the objective, this research is structured in two parts. Firstly, it describes what Mackenzie Historic Center is, retrieving documentation of its conception, including the goals set and presenting the developed activities. Secondly, it addresses the issue of the salvage of institutional memory, presenting more detailedly the project “Projeto Memória Mackenzie” (Mackenzie Memory Project) and, through the retrieval of oral history, the reports of two former Mackenzie students: Tatiana Belinky and Zilda Sampaio Perroni that contribute, with their interview, to the understanding of the factors that constitute the institutional memory. In the conclusion, it is considered attested that the Mackenzie Historic Center has become a strategic managing place of the historic documental collection, with relevant contributions to the preservation of the institutional memory. - DissertaçãoO diário na formação de professoresCunha, Silvia Cacace (2009-02-04)
Educação, Arte e História
The present work investigates the exercise of the register in the práxis of the teacher and the artist, a time that the research transits in the universe of the Visual Arts. The dissertation presents a case study that it searchs to understand a process of social representation through the registers of moments of the personal and professional history of a teacher of Visual Arts and a plastic artist contemporary; pointing out the importance of the register in the práxis of the citizens that are inserted in the field of the Education and the Visual Arts. The representations and speeches of the two citizens had been analyzed through the technique of Bardin (1977), content analysis, where it was possible to identify excellent aspects of the formation of the two citizens, understanding inside of social, cultural and historical the context that they are inserted. The paper of the art as register and the wakening for visual language as form of possible communication if made excellent for the boarding of this research. In this context, to verify the paper of the register in the programs of formation of professors and other professionals, in special the artist, who search other looks, new challenges, perceiving the importance and the wealth of the register document as a form to keep our history. This research does not have the pretension to conclude, to generalize. For the the opposite, it is intended to congregate action, to register, to show and to point possible trajectories in relation to the formation of art teachers and to presents so that it can be visited, searched for all those that if to interest. - DissertaçãoDo livro à televisão: o romance O tempo e o vento na minissérie da TV GloboGuimarães, Magda de Oliveira (2014-11-03)
Educação, Arte e História
Based on the study of the book O Tempo e o Vento , by Erico Verissimo, the present dissertation analyses and discusses the transcreation of this book, a printed media, into an audiovisual media, the homonymous television adaptation made by TV Globo broadcasting company in 1985. This subject of study is placed in the Interdisciplinary Program in Contemporary Culture and Arts, for it employs knowledge of diverse areas, such as written language and audiovisual media, and evaluates the transposition of erudite culture (the book) into mass culture (the television). This study evaluated the first ten years of TV Globo s broadcasting of mini-series (1982-1991), establishing the themes of the TV shows regarding the current Brazilian cultural problems and the reasons behind the choice of a given theme for production. The historical issues presented by the TV show and the adapted book were studied, and the different issues involved in their fruition were observed, such as the amount of time spent by viewers, the place and time, the prior formation (study level, and the preference for passively watching the TV show or actively reading the book). The mini-series chosen was the first big production made by TV Globo in order to celebrate its 20th anniversary: entitled O Tempo e o Vento , this adaptation, homonymous to the trilogy written by Verissimo, depicts the first volume of the trilogy, called O Continente launched in 1949 by Globo Publishing House. One chapter of the book Ana Terra was selected, which is about the story of Pedro Missioneiro and Ana Terra. Using tenets of content analysis developed by Laurence Bardin, two ambivalent nuclei were chosen (life and death), from which 85 passages of the written text containing behaviors and feelings corresponding to the nuclei were selected. Based on these data, the inclusions and exclusions, artistic creation and differences between the original and the adapted work were analyzed. It was seen that the items that presented more occurrences were fear (18), which belongs to the death nucleon, with 36 inclusions in the mini-series, as opposed to life, which had only 26 inclusions, happiness being the item with more occurrences (only 6). Therefore, the adaptation maintained the climate of tension similar to the book, and a harmonious and edifying climate was not found. - DissertaçãoEducação ambiental: multiplicando conhecimentos para mudar valores e atitudesDias, Marisa dos Santos (2007-03-27)
Educação, Arte e História
This study is meant to promote environmental education, using diversified educative practices with the intention to propiciate favorable learning moments to the fundamental II students of a state owned school in Sao Paulo. The performed practices followed a sequence of information and messages which made possible an interaction among the students involved in the process, with a positive participation, that collaborated with ideas, information and propositions. To provoke uneasiness of mind was part of the method used, for it stimulated them to think as to how to act, in order to amplify the sensibility and the perception as to the necessity of a new look at the possibilities of comprehension of the world. The diversity of guidelines benefited the whole work. The tapes and books were of fundamental support during the process. The manifold events contributed to fortify the affectivity among the involved and made stand out the seriousness of the collective work and the importance of each component. The focus of this research was to verify the treatment of the home dry waste recyclable, with interventions to widen the knowledge throughout life. The social responsibility must be stimulated since the earliest school years in the order to promote affective and respectful interactions that priorize the total development. For the analysis of the research this study utilized the Bardin (2004) method, which classifies categories and subcategories using polling units and context, with ampliate the interpretation, giving conditions to widen the possibilities of interventions. Education must always collaborate for a socializing, development, that favors culture and the humanization of society. The Environmental Education Project: Multiplying Knowledge to Change Values and Attitudes, offered some possibilities for the promotion of consciousness and respect for nature. - DissertaçãoEscola vista pelas crianças: uma análise das representações sociais da escola na voz (vozes) das criançasSouza, Erenice Jesus de (2011-08-12)
Educação, Arte e História
With the advent of Law No. 11.274/06 a new order is established in the structure and operation of Basic Education in Brazil: the school for nine years duration with the inclusion of children six years old. This new reality leads to reflections on the school as a locus of observation of the relationships established therein and challenges researchers from various fields to devote special attention to understanding the child as a subject of rights and full social actor count for much with the reading their looks and voices that can significantly facilitate the improvement of the quality of education as a subjective public right. In this sense, this research aims to contribute reflections about how children perceive the universe of social representations called school, socio-historical situating it as an object to be investigated. Through the research methodology and qualitative approach in education, we selected a group of children enrolled in the first years of elementary education at a public school in the outskirts of São Paulo and use the techniques of semi-structured interviews with small groups and participant observation obtained major centers of thought and identify the significant elements of content analysis. Based on studies conducted by Pierre Bourdieu, Lev Vygotsky, William Corsaro, Sylvia Lane, Serge Moscovici and Laurence Bardin, among others, this reflection implies a concrete analysis of social representations that the individual has the world around him, the child in relation to school, immersed in a speech quite broad, where the gaps, contradictions and ideology could be detected - DissertaçãoFormação profissional e condições de trabalho do magistério paulista entre 1996-2011Souza, Gilberto Pereira de (2014-08-18)
Educação, Arte e História
Esta dissertação aborda as políticas e ações de formação profissional docente na Educação Básica paulista no período 1996-2011, especialmente para professores do ciclo II do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, no contexto das reformas educacionais iniciadas na segunda metade da década de 1990 que começaram um processo de mercantilização do ensino em São Paulo e no Brasil; estabelecendo a relação entre formação profissional e condições de trabalho na Educação Básica paulista no período supra citado. Analisa as políticas educativas formuladas por organismos multilaterais como UNESCO, OMC e Banco Mundial, seus reflexos na Mercantilização da educação que implica na privatização e criação de um mercado educativo na Educação Básica subsidiado com verbas públicas, que permite a transformação da educação em uma fonte de acúmulo privado de capital. Analisa a relação entre a mercantilização da Educação Básica no estado de São Paulo, as políticas e ações de formação profissional docente do governo estadual e as condições de trabalho do magistério paulista a partir do estudo da legislação e documentos referentes a carreira do magistério. Por fim, conclui que a mercantilização da educação está na raiz da precarização do trabalho docente. - DissertaçãoA imaginação no processo de ensino/aprendizagem: uma abordagem histórico-culturalFé, Maria Silvia Pinto Santa (2012-08-10)
Educação, Arte e História
This dissertation was to discuss the imagination and its relations with teaching/learning process. Contemporaneously is expected that school develops innovative and creative individual to face problems and therefore need the imagination, not understood in its reproductive dimension, but a creative imagination. This study observed that all psycho-pedagogical phenomena need to be a study that keeps a close proximity to the cultural and political phenomena. The main focus is a reflection on the role of the imagination as teaching/learning strategy in three areas of knowledge: Reading Procedures, Portuguese Language and Mathematics. Students were chosen of 3rd year of elementary school and the strategies used by the teacher in the classroom to promote child development by considering the repertoire and the abilities of each student. This work has as theoretical-methodological reference contributions of cultural historical psychology, in particular those made by L. S. Vygotsky beyond the theories developed in particular with A. R. Luria, A. N. Leontiev and its contributors. For analysis of the material collected used Bardin and Content Analysis. - DissertaçãoInvestigando a experiência musicalMulin, Priscila Bernardo (2015-02-12)
Educação, Arte e História
Esta pesquisa teve por objetivo descrever diferentes relações estabelecidas entre música e experiência humana, investigando como as pessoas percebem, vivenciam e atribuem sentido a este tipo de experiência. Para tanto, num primeiro momento realizou-se uma pesquisa exploratória sobre o tema, na qual se recorreu a literatura de diversas áreas que estudam a música. Este passo conduziu a importantes reflexões sobre as possibilidades e as dificuldades de se investigar a experiência musical, tendo como eixo condutor da reflexão e posterior delineamento do método de pesquisa, três referenciais: os tipos de comportamentos musicais descritos por Theodor W. Adorno, a Musicoterapia enquanto campo de estudo e favorecimento da experiência musical e a Fenomenologia da Percepção de Maurice Merleau-Ponty. Num segundo momento, tentando aproximar-se ainda mais da experiência vivida, adotou-se uma perspectiva fenomenológica, na qual colocou-se em suspensão possíveis referenciais teóricos que explicariam a experiência musical. Para isso, utilizou-se para investigação da experiência musical o Histórico Sonoro-Musical, um material no qual os sujeitos de pesquisa registraram suas vivências musicais a partir de uma organização cronológica (da descendência familiar a vida adulta) e questionários específicos sobre seus hábitos e preferências musicais. Os sujeitos de pesquisa foram três alunos do curso de especialização em Musicoterapia com idades entre 29 e 33 anos. Quatro aspectos bastante presentes se destacaram constituindo um interessante recorte para descrição das experiências musicais, os lugares em que as experiências musicais foram favorecidas, as pessoas que compartilharam ou geraram estas experiências, as fontes sonoras e as referências ao universo artístico-cultural. O conjunto destes quatro aspectos foi denominado Contexto Sonoro-Musical. Como resultados da análise nomotética que entrelaçou as experiências musicais dos sujeitos de pesquisa, pôde-se verificar que os elementos do Contexto Sonoro-Musical propiciam o contato direto do sujeito com a música, e assim, tais aspectos podem ser considerados como os fatores objetivos da experiência musical, enquanto que a forma que os sujeitos se relacionam e atribuem sentido aos mesmos, os aspectos subjetivos da experiência. Uma trajetória de continuidade na experiência musical que se inicia a partir do contato com a música e os sons do entorno, passando às ações musicais e constituindo as experiências musicais preferenciais de cada sujeito, também pôde ser observada. Dessa forma, o Contexto Sonoro-Musical, quando concebido a partir de uma perspectiva cronológica, pode esclarecer algumas nuances da complexa relação entre música e experiência humana, contribuindo para se chegar a estrutura do fenômeno da experiência musical. - DissertaçãoJesus Cristo : o mito do herói salvador na obra Bíblia em ação: de Sérgio CarielloFerreira, Cristiano (2017-06-06)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
This is a research on the convergences of comics, images and myths that appear in the biblical comic narrative in the work of the artist Sérgio Cariello. The question to be answered is: how does Jesus Christ, in the work of this author, fulfill the phases of the myth of the Hero-Savior in the comics? According to Carl Gustav Jung and Joseph Campbell, the myth is presented as a continuous presence in the history of the culture of humanity. When studying the myth, it is not intended to demean and defend the religious creed, since the mythological explanation, from analytical psychology, shows the meaning in the continuity of collective behavior having as its driving force the collective unconscious. Jesus Christ, as a man and as a myth inherited in the social mentality, must be seen also in his humanity, and here in his influence and importance in the culture of humanity. Finally, an attempt is made to establish an application and gauge the space that the use of comics has been occupying in the education and in the influence of the religious culture. It turns out that the heroic characters of comics are present in the Christian churches in their pastors' performance. On the other hand, the work of Sérgio Cariello demonstrates how sufficient is the unique image of Jesus Christ as Savior, and this, in theology, falls within the general revelation. - DissertaçãoMito de Eros e Psiquê: um caminho possível para pensar a docênciaLacava, Lídia (2009-08-10)
Educação, Arte e História
The following research intends to rethink and discuss the teaching practice trough the analysis of the Eros and Psyche Myth worked on Awareness Workshops. The focus of the research consists on the study of multiple ways of expression - including the Myth and the Art- as a possibility for a reflection-action-reflection about being and becoming a teacher. The dissertation presents a study made at a private school, based in Sao Paulo-SP, with a group of nine teachers from elementary school. The methodology used was the research-action, at a study case with subject analysis (Bardin, Minayo e Gaskell), on which was sought to prioritize the category subjectivity involved on the teaching-learning relation. A parallel is done between Psyche s tasks to rescue Eros´ love with the tasks of the teacher for a pedagogical praxis that increases the awareness of being yourself to be able to be with the other(s). The awareness workshops are supported by researches made at Louisvile University (USA) by Kagin and Lusenbrink, bringing forward the contribution of the ETC proposal, where the artistic doing is labored as an expression of being. The adopted theoretical support is mainly from Vygotsky, Jung, Ostrower, Morin and Paulo Freire who brings the importance of the different languages as a fundamental element to ally affectivity to reasonability, subjectivity to objectivity, symbolic thinking to rational and logical thinking. The present project pursues to open spaces for a creative teaching action, critical and committed with the sociocultural moment where one is living. - DissertaçãoModa e cultura: o estilo Chanel na Europa do século XXZaher, Mônica Abed (2017-11-27)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
The present study of a biographical nature, investigates the up-to-dateness and contemporaneity of stylist Coco Chanel’s (1883-1971) creations, setting her into context in the universe of culture and arts in this period. Her contribution for the study in these areas, through fashion, while being a language and aesthetic manifestation presents unquestionable relevance: fashion reflects the culture of people, of a time, of a society. Despite its ephemeral nature as a product for consumption, the strength of fashion is present by communicating far beyond taste. Fashion also communicates a need for expression, it dates a fact, represents a thought and puts into context the situations of a particular time. The research on Gabrielle Chanel and her style highlights historical facts related to the specific timeframe in her life to situate not only the conditions under which her work developed, but also the aspirations of a society that already experienced innovations. The analysis of all the material collected allows: to point out the importance of clothing, especially for women, strengthening the feminist questions of the time: working women, with the right to vote and to have a voice; identify the changes in women’s day-to-day attitudes, the choice of clothing, practice of sports, sunbathing and keeping the elegance without femininity having to be exposed to sensuality and reflect on the importance of creativity and innovation in all cultural and artistic manifestations of the XXth century. That is, her cultural legacy holds the weight of the change in times. - DissertaçãoPadaria solidária: educação, gastronomia e inclusão socialVerginelli, Lúcia Nazaré Velloso (2014-10-20)
Educação, Arte e História
Esta dissertação apresenta e analisa o Projeto Padaria Artesanal, iniciado em 2001, que pertence ao Programa do Fundo Social de Solidariedade do Governo do Estado de São Paulo, vinculado à Casa Civil. Trata-se de um programa do primeiro setor que exercita a educação solidária, criando projetos e outras modalidades de ações que utilizam a Gastronomia, especialmente a panificação, como uma das estratégias de inclusão social dos sujeitos menos favorecidos. Foram tomados como sujeitos da pesquisa 10 indivíduos que se inscreveram na oficina Padaria Artesanal de Barueri, realizada no dia 13 de maio de 2014. Esta dissertação baseou-se na pesquisa-ação qualitativa participante exploratória, registrando como se processou o entendimento entre os participantes, professores agentes multiplicadores e atuantes da Padaria Artesanal. O programa, conta com oficinas teórico-práticas, cujos trabalhos capacitam o assistido, gerando renda, garantido sustento e melhoria na qualidade de vida, além de educá-los ao mundo do trabalho, tornando-os cidadãos. Trata-se de um tema relevante em termos interdisciplinares e que permite um amplo diálogo entre as diferentes áreas do saber, resgatando toda a dignidade do educador ao transformar, pela educação e assistência, a vida do assistido, demonstrando as relações que este estabelece com a inclusão social e com as políticas públicas. - DissertaçãoPoética e violência em a Febre do rato: contexto e conceitosVigar, Vivian Valerie Carol Ann (2014-08-01)
Educação, Arte e História
Esta dissertação aponta e discute algumas formas de violência na sociedade contemporânea ocidental, moldada pelos valores da tradicional cultura judaicocristã. Passando pelo teor regional do cinema pernambucano, o objeto de pesquisa escolhido para nortear a análise proposta foram os filmes de Claudio Assis, em especial, o filme A Febre do Rato (2011), propondo interpelações estéticas e éticas sobre algumas formas de representações da violência nas sociedades que tentam superar o machismo, a pobreza e outras desigualdades, rumo a uma liberdade civilizada. As principais fontes teóricas que orientaram análise do tema proposto encontram-se, em especial, na obra interdisciplinar do filósofo Slavoj i ek, e contempla os conceitos de: "espaço anômico" e "vida nua" (da filosofia do direito), "civilidade" e "liberdade" (da sociologia) e "significante-mestre" (da psicanálise). O tratamento dado ao tema procura tecer uma rede de conhecimento - entrelaçando fato, ficção e conceito dentro do escopo apresentado - visando refletir aspectos das dificuldades e manifestações políticas e sociais, em uma sociedade atravessada, ao mesmo tempo, pelas culturas da globalização e do regionalismo. - DissertaçãoO simbolismo do cordeiro na obra pictórica os noivos e os três músicos de Marc ChagallLeite, Beatriz Mori (2015-02-13)
Educação, Arte e História
Esta dissertação apresenta e analisa o símbolo do cordeiro na obra de Marc Chagall, Os noivos e os três músicos", datado em 1972.Nessa obra, esse símbolo está relacionado à idéia de sacrifício como parte do amor incondicional. A análise dessa pintura implicou no estudo detalhado da vida do artista, com ênfase na sua memória religiosa. Chagall nasceu na Rússia, filho de judeus viveu em uma aldeia tradicionalmente judaica, em 1887 e iniciou-se no mundo artístico no início do século XX, em 1910, quando mudou-se para Paris. O uso que faz dos símbolos permite compreender mais adequadamente sua produção artística, bem como sua trajetória pessoal. O objetivo principal deste estudo foi apontar as relações entre a obra de arte do artista e a influência que sofreu na cultura por meio da educação religiosa. Por isso mesmo, esta pesquisa tem um caráter interdisciplinar e se insere perfeitamente no programa de pós-graduação em Educação, Arte e História da Cultura da Universidade Presbiteriana Mackenzie. As principais referências bibliográficas remetem as teorias propostas por Jean Paul Ronecker, quando se refere ao simbolismo do animal na história da cultura e na arte com as contribuições de Carl Gustav Jung através do livro O homem e seus símbolos. Com base teórica sobre o simbolismo na cultura religiosa, envolvendo o judaísmo e o cristianismo, foram também consultados Anatol Rosenfeld e o filósofo brasileiro Mário Ferreira dos Santos. Do ponto de vista metodológico, vários caminhos foram percorridos: visitas a museus com exposições das obras de arte de Chagall, no Brasil e na França, bem como entrevistas com um artista francês Jean Claude Pradier e o rabino brasileiro Isaac Rabier que compartilha da mesma linha religiosa judaica do artista. Foram também utilizadas entrevistas realizadas com Chagall em diversas fases de sua vida, adquiridas em vídeo e em áudio.Concluiu-se que na obra analisada, elementos simbólicos relacionados ao judaísmo e ao cristianismo, estão juntos no que se refere aos significados que remetem aos sentimentos humanos, com ênfase no amor universal e suas relações com o amor divino. - DissertaçãoA singularidade e a conspicuidade das cerimônias de casamento na cidade de São PauloGalvão, Mariana Sabino Petean (2017-09-05)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
The present dissertation presents an analysis of the singularity seen in the contemporary Brazilian wedding ceremonies. Based on historical perspectives in relation to love and marriage, this work calls the attention to the importance of the wedding´s rite of passage to the individual within its social group. In this sense, it was possible to recognize the main symbols present in this type of ceremony and their representativeness and permanence, even in celebrations considered personalized. In the contemporary times, traditional elements as the veil, the wedding rings and the flower bouquet present themselves in new configurations and in different types of solemnity, with or without religious nature. In addition, there is a larger participation of the bride and groom in the conduction of ritual actions, presented to the celebrant, who follows the scripts prepared according to their beliefs and wishes. Based on the analysis presented here, one concludes that there is an increasing emphasis on the couples´ own identity in the confection of the artifacts to be used in the events. Considering the conspicuity linked to the search for social valuation presented in the performance of a wedding event, the relevance given to authenticity in the personalization of the elements for this type of celebration is duly understood. - DissertaçãoA TV como recurso didático na educação ambiental e formação cidadã: estudo de caso em uma escola privada de ensino fundamental I em São Paulo e uma universidade com TV pública (universitária)Souza, Ana Luisa de Campos e (2010-08-23)
Educação, Arte e História
Este trabalho teve por objetivo identificar a possibilidade de gerar de materiais paradidáticos sobre a Educação para o Meio Ambiente e a Formação Cidadã, por meio da televisão. Para tal, foi estudada a trajetória do tema Educação na televisão no Brasil, desde os anos 50 até a chegada da TV Digital, incluindo a evolução das redes de TVs universitárias. A base teórica foi construída em torno de estudiosos do Meio Ambiente e Cidadania, como Edgar Morin e Marcos Reigotta, e também pesquisadores que estudaram o tema TV e Educação, com foco na Educação Ambiental, como é o caso de Maria Aparecida Baccega, Philippe Pomier Layrargues e Maria Luiza Belloni. Foram analisadas ainda propostas de uso da televisão como ferramenta didático/pedagógica divulgadas por diversos movimentos internacionais a favor da preservação do planeta, como a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, Estocolmo 1972 e a Assembléia Geral da ONU em 1983 Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (CMMAD). Por meio de estudo de caso, foi analisado o processo de implantação da Lei nº 9.795/99 que obriga a inclusão da educação ambiental na grade curricular das escolas de Ensino Fundamental do Brasil, em consonância com as diretrizes da instituição a que pertence a escola escolhida. O corpus da pesquisa foi constituído por entrevistas com professoras e a orientadora pedagógica da escola privada de Ensino Fundamental I do Colégio Presbiteriano Mackenzie e constituída também por entrevistas e depoimentos de professores e profissionais do Centro de Rádio e TV da Universidade Presbiteriana Mackenzie e da TV Mackenzie, usando como método, roteiros próprios de pesquisa descritiva qualitativa. A partir da análise de conteúdo das entrevistas e do material pesquisado, foi possível identificar o real papel da linguagem televisiva na construção de material paradidático consistente, com alto potencial de absorção pelos alunos em sala de aula, voltado à Educação Ambiental e formação da consciência de Cidadania para novas gerações - DissertaçãoUATU Universidade Aberta do Tempo Útil: uma rede de saberes compartilhadosSartori, Edi (2012-12-13)
Educação, Arte e História
Este trabalho discorre sobre o impacto de um programa de extensão em educação continuada na vida do idoso. Para esta análise, foi escolhido o Programa de Inclusão Social denominado Universidade Aberta do Tempo Útil, oferecido pela Universidade Presbiteriana Mackenzie/SP, que tem como principais objetivos: proporcionar atividades educacionais voltadas à atualização e à aquisição de conhecimento em diversas áreas do saber; desenvolver habilidades socioculturais, privilegiando a alegria e o prazer da convivência com a cultura, e promover a integração do idoso nos vários segmentos da sociedade. O trabalho teve como objetivo geral compreender os vários aspectos que implicam a mudança de comportamento do idoso ao frequentar o programa de educação continuada. Os objetivos específicos foram: apontar as principais contribuições feitas pelos estudos recentes na área; identificar e caracterizar na legislação brasileira as diretivas voltadas para o idoso; descrever os principais aspectos cognitivos, afetivos e sociais observados nas representações elaboradas pelos próprios sujeitos; analisar, a partir dessas representações, quais as alterações sociais, políticas e econômicas que essa nova fase da vida propõe. O método utilizado foi de caráter descritivo e análise qualitativa exploratória. Como resultado, observou-se que os estudos até então desenvolvidos estão relacionados principalmente a medicina, psicologia e fisioterapia, tendo como principal foco o indicador cronológico. O programa de inclusão social pesquisado tem se demonstrado um diferencial na vida dos idosos, proporcionando-lhes melhor qualidade de vida, possibilitando-lhes inovar e criar novas amizades, bem como enriquecendo-lhes a troca de experiências. No que tange às políticas públicas, muito ainda se tem a fazer pela população de idosos brasileiros, principalmente no que se refere aos aspectos voltados à melhoria da qualidade de vida e educação. Os relatos também nos mostraram que a participação no programa de extensão tem desmistificado preconceitos e terminologias antes vistas como excludentes pela sociedade, bem como pelos alunos mais jovens. Os aspectos cognitivos, afetivos e sociais apresentaram melhoria da qualidade de vida dos idosos em vários aspectos, principalmente nos aspectos qualidade de vida, conhecimento, arte e sentir-se útil . A pesquisa configurou-se como uma ação isolada , inovando a pesquisa e apresentando uma realidade pouco explorada e difundida, na qual o interesse restringe-se a demandas específicas e direcionadas ao interesse da medicina, afastando outras possibilidades que complementem a melhoria da qualidade de vida da população e a educação, especialmente dos idosos. - DissertaçãoVelhos jovens: uma análise sobre a publicidade de moda e o envelhecer: estudo de caso: Iris ApfelVasconcelos, Nathália Nunes Teixeira (2018-02-07)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
Este trabalho tem como objetivo de pesquisa o envelhecimento sob a ótica da publicidade de moda e suas representações imagéticas na sociedade contemporânea ocidental, onde a visibilidade da longevidade e as pessoas pertencentes a esse grupo se destacam como consumidores ativos e ganham a atenção de diversos segmentos de mercado. Em razão disto, teremos como estudo de caso Iris Apfel - figura importante na análise do contexto de consumo, identidade e longevidade no segmento de moda. Em uma perspectiva interdisciplinar com a intenção de melhor compreender este fator, foi feita uma pesquisa bibliográfica e digital.