Construções Civis, Excelência Construtiva e Anomalias - Monografia - EE Higienópolis
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Construções Civis, Excelência Construtiva e Anomalias - Monografia - EE Higienópolis por Título
Agora exibindo 1 - 20 de 23
Resultados por página
Opções de Ordenação
- MonografiaAnálise do consumo de água e energia elétrica nas escolasMessas, Mariana Moutinho Monteiro de (2013-06-10)Esse trabalho tem como objetivo reunir informações relacionadas ao consumo de água, energia elétrica, determinação de índices de consumo dos mesmos e análise do uso de equipamentos relacionados a essas fontes em edificações para fins de ensino, com ênfase em uma escola de línguas, localizada na cidade de São Paulo, que será objeto de estudo de caso. Para que isso pudesse ocorrer, buscou-se estudar sobre as fontes de energia e água e seus usos aplicados nas edificações, além de programas de eficiência energética, uso racional de água. Posteriormente, realizou-se levantamentos de dados, população e demais informações referentes à escola, para identificar seus usos, comportamento dos usuários e desenvolver um diagnóstico geral observando os dados encontrados para verificar o consumo e propor soluções de forma genérica para otimizar os usos, combater o desperdício e aumentar a eficiência, podendo ser usado futuramente como base para aplicação em programas de eficiência energética e uso racional de água.
- MonografiaEnvelhecimento das obras civis : identificação das patologias e estudo de recuperação e reforço das estruturas de concreto – análise de algumas pontes e viadutos de São Paulo-SPNascimento, Verônica Dantas do (2013-09-13)O Brasil possui um vasto patrimônio edificado, contudo as obras civis estão envelhecendo e passam a se evidenciar seus sinais de desgaste, deterioração e/ou inadequação à crescente demanda de utilização das mesmas. Quando o desempenho de uma estrutura é insatisfatório, colocando em risco sua segurança e de seus usuários, sejam quais forem as causas e origens do problema, serão necessárias intervenções que visem restabelecer-lhe o desempenho perdido, ao que dá-se o nome de recuperação, ou que visem aumentar-lhe o desempenho, ao que se denomina reforço e em casos muito extremos de comprometimento pode-se optar pela demolição. Seja qual for a medida adotada, deve-se ter em mente que as intervenções necessárias devem respeitar os pontos de vista técnico, econômico e sócio-ambientais e que antes da tomada de qualquer decisão faz-se necessário uma investigação criteriosa para acertadamente julgar o grau de comprometimento a que está submetida a estrutura. O destaque para as Obras de Arte Especiais (OAE) que se pretende dar neste trabalho é devido ao fato de que as pontes e viadutos são consideradas estratégicas para o homem desde sua concepção, pois permitiram a expansão urbana e a melhora da mobilidade das cidades; são consideradas de suma importância operacionalmente, mas nem sempre recebem a atenção e cuidados merecidos e neste ponto se ressalta a importância dos programas de manutenção preventiva. Dada a significativa importância que essas construções têm para a vida das cidades e aos muitos casos de readequação que tem sido necessários para a sobrevivência destas estruturas, decidiu-se expor neste trabalho alguns casos para serem estudados e discutidos conforme análise documental e de projetos de soluções para problemas reais ocorridos em pontes e viadutos da cidade de São Paulo, tais como: Ponte dos Remédios; Viaduto Comendador Elias Nagib Breim (Viaduto da Lapa); Viaduto Engenheiro Alberto Badra (Viaduto Aricanduva); Viaduto Diário Popular; Viaduto Engenheiro Orlando Murgel e Ponte do Tatuapé. Em cada uma dessas obras, foram analisadas e discutidas suas particularidades com o intuito de enriquecer o conhecimento técnico. Todos os pontos levantados tem como objetivo o prolongamento da vida útil das estruturas.
- MonografiaEstudo da retração do concreto com a influência da adição de sílica ativa e de aditivo superplastificanteUrban, Tamara Migliorini (2012)O concreto sem adição apresenta baixa resistência, ocasionando efeitos deletérios como as fissuras por retração, as quais têm uma participação importante porque se constituem veículo condutor de vários agentes agressivos. Nas últimas décadas, os grandes avanços na tecnologia do concreto proporcionaram o surgimento dos concretos de alto desempenho, cujas características principais são a elevada resistência mecânica e maior durabilidade, obtidas com a utilização de baixas relações água/aglomerante. As adições minerais, quando incorporadas ao concreto, desempenham um papel fundamental sobre os mecanismos que atuam na microestrutura dos poros, propiciando o bloqueio e a obstrução dos vazios capilares pela atuação da finura dos grãos, caracterizando, assim, o seu efeito físico e, pela ação química, promovendo o refinamento dos poros e dos grãos, caracterizando seu efeito pozolânico. Numa ação conjunta, esses dois efeitos proporcionam um aumento da resistência à compressão pela densificação da matriz da pasta de cimento e pela diminuição da zona de transição. Os aditivos superplastificantes têm como finalidade modificar as propriedades do concreto no estado fresco e, como consequência de sua atuação na trabalhabilidade, influenciar as propriedades do concreto endurecido, promovendo o aumento da resistência à compressão, o controle de velocidade de endurecimento, o aumento da trabalhabilidade e da durabilidade. Assim, o presente trabalho teve como objetivo determinar alguns parâmetros de medida para a verificação do comportamento de alguns tipos de agregados para o concreto de alto desempenho no estado fresco e no estado endurecido, evitando o fenômeno retração.
- MonografiaEvolução das obras subterrâneas : planejamento, uso, soluções construtivas e novas tecnologiasLima, Jean José de (2012)O presente trabalho objetiva avaliar, por meio de ensaios bibliográficos, as contribuições das atuais tecnologias e soluções construtivas quanto às funcionalidades, métodos executivos, redução de impactos e gestão de riscos em obras subterrâneas, relacionando e verificando a evolução dos principais aspectos ligados ao planejamento, projeto, execução e ocupação destas estruturas. Desde períodos remotos, as formas de escavação e o uso das obras subterrâneas surgiram e desenvolveram-se, baseados em necessidades locais e culturais de cada povo, bem como, nas condições geológicas locais. Com o passar do tempo, novas necessidades surgiram em função do crescimento e expansão das civilizações e as obras subterrâneas também evoluíram suas características para atender às novas demandas, seja por infra-estrutura ou transposição de obstáculos naturais. O trabalho relata como a crescente urbanização e a ocupação desordenada dos espaços trouxeram à tona novas formas de planejamento e ocupação do espaço subterrâneo, de forma compartilhada e otimizada em suas funções. Quanto aos principais aspectos ligados ao projeto e execução, aborda-se como a evolução tecnológica tem exercido um papel fundamental e positivo, impactando, de forma direta ou indireta, das primeiras investigações ao pós-obra, promovendo avanços em materiais, processos, técnicas, métodos construtivos, análises e monitorações. Especialmente em áreas densamente urbanizadas, frente às conseqüências danosas e custos que podem advir de eventos extraordinários e incertos, as ferramentas de gestão de riscos, desde o projeto, passando pelos riscos geológicos à concretização do empreendimento, têm fornecido as análises necessárias ao controle sobre as causas e as ações para mitigação de seus impactos. Leis ambientais mais rígidas e auditorias ambientais têm contribuído para quebrar velhos paradigmas e promover a sustentabilidade na execução dos projetos, por meio de ações responsáveis em relação à obra e seu entorno. Em meio a essa evolução, destaca-se, ainda, a revolução promovida pelas modernas tuneladoras mecanizadas e os grandes desafios impostos à engenharia, diante dos novos projetos e necessidades ocasionadas pela crescente urbanização.
- MonografiaFissuras em alvenaria estrutural de blocos de concretoUeta, Fabio Rafael Mota (2013-09-13)Este trabalho de conclusão de curso apresenta uma investigação sobre a influência da capacitação da mão de obra no surgimento de fissuras em alvenarias estruturais de blocos de concreto vazado, pesquisando os métodos executivos existentes, seus materiais, as patologias e suas causas, analisando a origem de seu surgimento. São apresentadas as fissurações em alvenarias, classificadas em três categorias, sendo estas, verticais, inclinadas e horizontais. Estas fissuras podem surgir por falhas na concepção do projeto, pela escassez de detalhes, ausência de fiscalização no processo executivo e na baixa qualidade dos materiais e componentes, implicando à edificação menor durabilidade e solidez. O método de pesquisa adotado neste trabalho consistiu em confrontar os dados obtidos por meios convencionais com os resultados do estudo de caso. A avaliação dos resultados encontrados foi satisfatória, pois foi possível evidenciar a falta de fiscalização das atividades, durante o processo executivo, tais como falha no assentamento e mau armazenamento dos materiais, aumentando a possibilidade do surgimento de fissuras e demais patologias, expondo a influência da baixa capacitação da mão de obra.
- MonografiaFissuras, trincas, causas, prevenções e terapia em edificaçõesFonseca, Eliana Amorim C. (2009)Fissuras, trincas e rachaduras são anomalias encontradas nas edificações. Podem ser uma indicação de perigo que compromete a construção. Os prédios e as casas são construídos para proporcionar, ao ser humano, proteção, conforto e bem estar. Para isso quando a edificação esta comprometida por alguma anomalia é importante que seja feita um acompanhamento detalhado por um especialista para indicar a gravidade do problema. As fissuras e trincas surgem em função de diversas causas e tipos, que podem ser classificadas de acordo com suas características. Este trabalho tem como objetivo analisar as causas, as prevenções e terapias que provocam as trincas e fissuras nas edificações. Para analise deste tema, o levantamento de dados permite classificar os tipos de danos, diagnosticar as possíveis causas e estabelecer diretrizes para prevenção destas anomalias nas edificações. Ressaltando a importância da conservação das edificações, para isso as fissuras e trincas devem ser corrigidas e existem métodos e procedimentos apropriados.
- MonografiaGerenciamento de obras : planejamento, qualidade e resultados em obras residenciaisBaqueiro, Anderson (2013-09-13)O presente trabalho aborda o processo de gerenciamento de obras residenciais de médio e alto padrão, que vem sendo adotado por empresas construtoras de pequeno porte e que não fazem uso de sistemas de gerenciamento eletrônico específicos para o setor. Analisa as soluções adotadas por essas construtoras para evitar possíveis patologias ocorridas nos diversos serviços que fazem parte do processo de construção, sendo eles apresentados aqui em quatro etapas: sistema de fundação e estrutura, sistema de vedação, sistemas de revestimentos / acabamentos e instalações. Sugere modelos de ferramentas de gestão, tendo com principal finalidade o apoio ao engenheiro ou arquiteto responsável direto no acompanhamento de execução, de modo a monitorar e controlar o prazo, custo, qualidade e segurança dos processos construtivos em cada etapa. Conclui definindo a importância da utilização de ferramentas de gestão para melhoria da qualidade das obras residenciais de médio e alto padrão.
- MonografiaGestão de projetosStreitas, Monise Sathi Mello Hirai (2012)Atualmente as empresas da construção tem mostrado uma diminuição da equipe ao mesmo tempo em que ocorre a necessidade de especialização técnica. Diante disto, este trabalho busca analisar a importância do processo de gerenciamento em busca de projetos com resultados mais satisfatórios para todos os envolvidos, sejam eles o cliente, os projetistas, os colaboradores, os gerenciadores ou os construtores.
- MonografiaGestão de projetos : gerenciamento de projetos na construção civilCunha Junior, Benedito Carmo Martins (2012)Este trabalho tem o objetivo de prover subsídios para uma fundamentação teórica e uma estrutura de interligação envolvendo diferentes conceitos que podem ser relacionados a gestão de projetos. Para fornecer tais subsídios foi feita uma análise sobre gestão de projetos, falando de seu surgimento, das melhorias, aperfeiçoamento e evolução que ele sofreu até os dias atuais, para mostrarmos como um profissional deve gerir um projeto com grandes possibilidades de obter sucesso na sua realização, realizamos um estudo nos métodos de gestão de projetos mais conhecidos e utilizados nos dias atuais para realizar um gerenciamento, focando as pesquisas nos métodos: PMBOK, PRINCE e o Ciclo PDCA, analisando suas particularidades, seus conceitos, etapas, diferenças e vantagens, pois estes métodos costumam propiciar resultados substanciais nas empresas onde são implantados. Como isso, pretendemos mostrar as vantagens e importância de investimentos por parte dos profissionais em se aperfeiçoarem e da implantação dos mesmos em empresas e organizações para realização de seus projetos.
- MonografiaImpermeabilização em lajes de cobertura : análise da execução com sistema flexível de manta asfálticaPinetti, Cinthia Cristina Hirata (2013-06-10)Este trabalho tem como objetivo identificar procedimentos para a execução de impermeabilização em lajes de cobertura com sistema flexível de manta asfáltica. Afim de expor a importância da impermeabilização à construção e à qualidade dos usuários, as infiltrações são abordadas assim como as patologias consequentes do insucesso desta área da construção civil. Na busca pela estanqueidade todo o processo impermeabilizante é discriminado através de suas etapas. Os projetos são considerados como etapa imprescindível, assim como os especialistas, a mão de obra e a fiscalização. Ainda para garantir o melhor desempenho na aplicação do sistema flexível de manta asfáltica em lajes de cobertura o processo é abordado desde o recebimento até fase final da obra com a proteção mecânica. A metodologia consistiu em acompanhar três obras de impermeabilização e através do referencial teórico analisar o processo impermeabilizante. Nas obras avaliadas foram detectadas diferentes deficiências das quais poderiam ser prevenidas com o suporte de projetos e memoriais descritivos e quantitativos.
- MonografiaIndustrialização de processos na construção civil : o uso do projeto de produção de alvenarias de vedaçãoParenti, Angelica Lentini (2013)Com o objetivo de aprimorar as ferramentas para a busca da racionalização e industrialização dos processos na construção civil, este trabalho vem apresentar uma análise crítica ao projeto de produção de alvenaria de vedação (PPAV), e sua interferência com a execução na obra. Inicialmente é apresentada uma revisão da bibliografia, com a apresentação de alguns conceitos sobre a industrialização da construção civil, os projetos de produção e seu uso. Através da verificação e análise ao escopo e conteúdo de alguns dos projetos de produção disponíveis no mercado, são levantados e discutidos os pontos fracos e pontos positivos destes projetos. Em complemento à análise do conteúdo de projeto e material gráfico disponível, é apresentado também um estudo de caso, onde se verificou o impacto e as interferências do uso do PPAV num empreendimento real. Além da relação do PPAV com a equipe de campo (execução), também discorre-se sobre a influência e interferência dos demais envolvidos no processo - departamentos dentro da empresa construtora, por exemplo. O trabalho discute as dificuldades observadas e reforça a importância de mudanças de conceito e filosofia que devem permear todo o processo desde sua concepção para que se obtenham os resultados e ganhos possíveis com o uso dessa ferramenta projeto de produção de alvenaria de vedação.
- MonografiaInfiltrações em estruturas de concreto subterrâneasCunha, Ana Lúcia Soares da (2013-06-07)O ambiente subterrâneo torna as estruturas de concreto mais suscetíveis à ação da água, pois os ciclos de variações climáticas afetam as flutuações de nível do lençol freático, e a exploração da água subterrânea também afeta o caminhamento da água dos lençóis, assim o controle das infiltrações se torna mais difícil, fazendo-se necessário o uso de métodos especiais para tratamento desta patologia. A água se infiltra na estrutura por mecanismos de permeabilidade, facilitada pela porosidade do concreto e pela propagação de microfissuras e interconexões entre elas. A infiltração de água é a causa mais comum de deterioração de estruturas subterrâneas, podendo ainda acarretar outras manifestações patológicas, como lixiviações, ataques por sulfatos e cloretos, corrosão das armaduras, etc., afetando a durabilidade da estrutura de concreto, que altera suas propriedades físicas e químicas ao longo do tempo, em virtude das características dos seus componentes e das respostas às agressões do meio ambiente. Existem diversas formas de tratamento das infiltrações em estruturas subterrâneas, tais como injeções químicas e aplicação de materiais cristalizantes, e a escolha do método mais adequado para o tratamento deve levar em consideração fatores como o acesso à estrutura, os fenômenos que podem ter mudado o ambiente, a fonte de água que pode ter causado aumento da pressão contra a estrutura subterrânea e os materiais adequados que responderão aos requisitos de desempenho da estrutura. São exemplificados neste trabalho, casos de tratamento de infiltrações em estruturas de concreto subterrâneas, com injeção de resinas para estancamento de infiltrações em túneis e estações de Metrô de São Paulo. É importante o acompanhamento após os tratamentos das infiltrações nas estruturas, com utilização de vistorias, registros fotográficos, cadastramentos gráficos e demais ferramentas que possam dar condições futuras de avaliação da eficácia do processo e controle da situação dos pontos de infiltração.
- MonografiaPatologias das estruturas de concreto em obras de arte : metodologia de gestão de inspeção em galerias de água pluviais e canaisNelli, Rodrigo Tavares (2013-06-10)Inúmeros são os fatores causadores de patologias em obras de arte. Obras estas que se encontram em condições muito propícias para o desenvolvimento de anomalias por estarem situadas em locais de contato direto com diversos agentes agressivos. Aliadas a tais peculiaridades, serviços de manutenção periódica se mostra ainda muito aquém pela imensa quantidade de obras de arte presentes na atual conjuntura. Na envoltória das obras públicas, esse item se torna ainda mais agravante, pois essa cultura de manutenção e prevenção não se desenvolveu como um dos fatores determinantes para o adequado funcionamento e durabilidade das obras. Com isso, este trabalho tem como objetivo principal mostrar uma metodologia para gestão de inspeções em galerias de águas pluviais e canais e ainda partindo deste ponto também exemplifica através de um modelo utilizado em serviços de inspeções em galerias e canais do município de São Paulo e analisa as principais patologias encontradas. Para isso, foram apontados também os aspectos gerais das obras de arte, mais especificamente aquelas voltadas à drenagem e relata as suas condições preocupantes no cenário nacional. Este trabalho também contribui em uma análise dos diversos agentes agressivos deteriorantes das estruturas de concreto e as principais patologias por eles motivadas mostrando seu desenvolvimento e evolução.
- MonografiaPatologias e tratamentos estruturais no metrô de São PauloHerani, Thais da Silva Ambrosio Garcia (2012)Os agentes agressivos do meio e as intempéries, com o passar do tempo, causam degradação e mau funcionamento das estruturas de concreto. Este fato pode causar colapso das peças estruturais provocando riscos à estabilidade e segurança das edificações. Na impossibilidade de substituição das peças degradadas, pode-se recorrer ao tratamento, à recuperação ou reforço de estruturas de concreto, que consiste basicamente em restabelecer as condições de projeto e funcionamento. Este procedimento pode ser resumido em: levantamento do maior número de informações para o entendimento do problema através de vistoria local, do histórico da estrutura e dos resultados de exames complementares; análise e diagnóstico da situação, ou seja, entendimento completo dos fenômenos ocorridos; a definição da intervenção mais conveniente para cada caso; escolha dos materiais a utilizar, de acordo com as características de cada um; intervenção propriamente dita. Este trabalho aborda Patologias e Tratamentos nas Estruturas de Concreto na Companhia do Metropolitano de SP – Metrô, mostrando como são aplicados os conceitos acima citados, dando um breve relato sobre os tipos de anomalias mais encontrados nesta companhia. Explica-se a metodologia e padronização para vistoria, análise e diagnóstico, e sendo descrito um exemplo de Reparo e Reforço de Estruturas, que foi aplicado nesta empresa, bem como características técnicas dos materiais utilizados.
- MonografiaPatologias em estruturas de concreto armado, revestimentos e pisos : estudo de caso de patologias no edifício PiemonteGuimarães, Julia (2012)Este trabalho foi elaborado com o propósito de analisar a influência da manutenção ou falta dela na ocorrência de patologias iniciadas por infiltração de água através da identificação das patologias e suas possíveis causas num edifício residencial em Santo André a partir da análise de um estudo de caso, onde foi realizada uma entrevista com um engenheiro e com o apoio do referencial teórico onde se procurou abordar conceitos de patologia, manutenção preventiva, corretiva, e alguns tipos de patologias ligadas ao concreto armado e ao revestimento em alvenarias e pisos. Verificou-se com este trabalho que o cidadão brasileiro não possui em sua cultura a prática da manutenção em seus bens por desconhecer que a patologia existe também nos materiais e estruturas danificando com o passar dos anos seus bens e causando prejuízos financeiros que poderiam ser evitados através da manutenção preventiva, e de um pouco mais de conhecimento sobre seus direitos e deveres. De forma alguma esse trabalho teve como objetivo ser o resultado de um laudo técnico por parte da autora. Fica evidenciado que o caráter deste trabalho foi puramente, único e exclusivamente acadêmico, podendo ser utilizado como pesquisa acadêmica com prévia autorização da autora.
- MonografiaPatologias em pisos de madeiraKovatch, Walter Eduardo Gonçalves (2012)O presente trabalho pretende expor questão pertinente à excelência na construção civil relativa aos pisos revestidos em madeira e às patologias que o afeta, apontando as principais causas de tal adversidade que ocorre nas várias madeiras no segmento utilizadas. Desde antes da instalação dos pisos em madeiras, será analisado as condições ideais para a execução do substrato para a perfeita vida útil dos tacos em madeira. Será analisada também a variedade que existem de madeiras, já superficialmente adentrando ao quesito da engenharia florestal. Objetivando ampliar os conhecimentos gerais e específicos sobre a temática, o texto caminhará por explorar os motivos e as ações preventivas das patologias, bem como dos elementos degradantes que incidem sobre o material, passando por assimilar, também, outros detalhes a melhor ilustrar e otimizar a execução das referidas instalações em madeira, qualificando positivamente o profissional dessa área e direcionando-o para a excelência construtiva dos pisos com revestimento de madeiras.
- MonografiaPatologias ocasionadas pela umidade nas edificaçõesSuplicy, George Felix da Silva (2013-09-13)O presente trabalho informa a natureza dos problemas ocasionados por umidade nas edificações, as principais patologias decorrentes e mecanismos de proteção visando evitá-las. Isso é feito através de um levantamento dentro da literatura que norteia o tema. Em um segundo momento, o trabalho apresenta uma um estudo de caso. A conclusão do trabalho se fundamenta na importância de se buscar uma maior durabilidade das edificações, evitando que patologias de umidade venham a danificar o patrimônio e comprometer a saúde das pessoas.
- MonografiaProcedimentos para antecipação dos problemas comuns, com soluções e dicas para a manutenção e recuperação de edifíciosGranato, Ana Paula Medeiros Branco (2013)O presente trabalho informa sobre as diversas patologias sofridas em edificações em uso as quais na maior parte das vezes são acometidas ainda em fase de construção e poderiam ser evitadas se tomado o devido cuidado. São explanadas as causas de maior procedência de patologias e as atitudes corretas para execução a fim de demonstrar os procedimentos com antecipação dos problemas para evitar a ocorrências futuras. Num segundo momento apresenta a importância de métodos de manutenção e vistoria a fim de garantir que seja cumprida a vida útil da edificação e até mesmo prolongada. Apresenta também uma analogia dos problemas patológicos em empreendimentos concluídos e entregues ao consumidor final e quais são seus direitos perante a justiça brasileira, indicando quais são os prazos para reivindicar a solução dos problemas e quais procedimentos devem ser tomados, faz uma comparação entre o Código Civil e o Código de Proteção e Defesa do Consumidor (CDC).
- MonografiaQualidade na construção civil : implementação da ISO 9001 nas empresas da construção civilMelo, Juliana Almeida de (2013-06-10)O presente trabalho tem como foco principal a análise do processo de implementação do Sistema de Gestão da Qualidade de acordo com os parâmetros estabelecidos pela NBR ISO 9001:2008. O desenvolvimento deste trabalho se fundamentou nos conceitos básicos da qualidade e na importância da certificação, mais precisamente a ISO 9001, dentro de empresas que exercem influência no setor da construção civil, diante das exigências que o mercado vem oferecendo a elas. O trabalho aborda as dificuldades, limitações e consequências positivas e negativas no processo de implementanção da qualidade através da certificação ISO 9001, em uma empresa do setor da construção civil, a partir da pesquisa e análise comparativa entre os dados fornecidos pela construtora de São Paulo. O conceito é demonstrar o desenvolvimento do Sistema de Gestão da Qualidade na construção civil e esclarecer as principais dúvidas relacionadas ao processo de certificação.
- MonografiaSistema de monitoramento continuo e automatizado da ponte estaiada da estação Santo Amaro da linha 5 do metrôMichishita, Sergio Pinto (2013-06-11)A instrumentação básica da ponte estaiada da estação Santo Amaro da Linha 5 do Metrô de São Paulo, tem o objetivo de monitoração dos efeitos de temperatura, vento e aqueles induzidos pela operação do sistema trem-público. Em relação ao conforto do usuário, é necessário monitorar as vibrações em condição de operação, de forma a permitir que se avaliem as reais condições de conforto, por meio da análise das frequências e das amplitudes de velocidade e aceleração. Estão sujeitas a vibrações, além do tabuleiro, o pilão, cujo topo move se horizontalmente com o movimento vertical do trecho central do vão, e os estais. No caso de pontes estaiadas, a garantia da durabilidade dos estais ao longo da vida útil da ponte exige um programa de inspeção e monitoração para subsidiar as manutenções preventiva e corretiva, principalmente dos estais, que considere aspectos das fases de montagem e operação. O principal objetivo da instrumentação e o monitoramento é detectar e avaliar quaisquer sintomas de anomalias operacionais e / ou deterioração ou danos que possam provocar efeitos adversos sobre o serviço ou confiabilidade, segurança através do processamento e análise dos dados coletados a partir de transdutores e sensores.