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- TeseA relação entre idade subjetiva, metaestereótipos etários, ameça de estereótipo e experiência de inclusão em contact centersBento, Kaique Dias (2023-08-14)
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
Nas últimas décadas, a literatura tem relatado que as experiências subjetivas do envelhecimento podem contribuir para um melhor entendimento de processos psicológicos e fisiológicos, impactando, inclusive, o contexto organizacional. A Organização Mundial da Saúde já sinaliza que “é importante reconhecer que a idade cronológica não é um marcador preciso das mudanças que acompanham o envelhecimento”, já que fatores como cultura, gênero, papéis sociais e o contexto podem influenciar a visão do que é “ser velho”. Esses olhares fomentaram o desenvolvimento de pesquisas vinculadas à idade subjetiva de uma pessoa, definida como a idade com a qual um indivíduo se identifica e se percebe, a partir de aspectos como sua autoimagem, experiências, contexto cultural, papéis e relações sociais que exerce/desempenha. Igualmente importantes, outros temas passaram a ser considerados no contexto do trabalho, como os metaestereótipos etários e a ameaça de estereótipo. Os metaestereótipos, que são percepções sobre os estereótipos que grupos têm uns dos outros, desempenham um papel importante na ameaça de estereótipo e na experiência de inclusão. Quando indivíduos de grupos marginalizados percebem que são alvo de estereótipos negativos, experimentam ameaça, o que prejudica sua sensação de pertencimento e desempenho, podendo afetar a sua experiência de inclusão. No contexto desta tese, argumenta-se, portanto, que a idade subjetiva do trabalhador pode melhor explicar a sua experiência (ou não) de inclusão no ambiente de trabalho. Frente ao exposto, assume-se como objetivo geral analisar a relação entre a idade subjetiva, os metaestereótipos etários, a ameaça de estereótipo e a experiência de inclusão em contact centers. Foi efetuado um estudo empírico em um contact center junto a 272 colaboradores, que sustentou as cinco hipóteses propostas, demonstrando uma relação entre os construtos analisados. Dentre os resultados, também são exploradas orientações para pesquisas futuras, com temas pouco explorados que relacionem a idade subjetiva à gestão de pessoas e demais áreas/funções organizacionais. - TeseAcordos de cooperação e inovação: um estudo de micro, pequena e média empresas em arranjo produtivo local (APL)Gomes, José Gilson de Lucena (2017-03-17)
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
With the increasing globalization of markets, increased competition, speed and complexity of technological change, companies are being led to open their borders, moving from a traditionally static and slow-moving to a more Dynamic and adaptable. Of the many strategies a company can use to stay competitive in the midst of so many transformations in today's world, cooperation is seen as one among many that can drive a company to success. In the literature, different meanings are found for the same type of cooperation. This is the case of partnerships, strategic alliances, agreements, contracts, among others. And although there is an emerging consensus on cooperation being essential for innovation, in literature it is still inconclusive, especially for small businesses. Therefore, the present study aimed to identify the different forms of cooperation in micro, small and medium-sized footwear companies located in APLS (Local Productive Arrangements) and to verify if they actually contribute to innovation. For that, qualitative and quantitative research methods were used. For the qualitative research, semi - structured interviews with entrepreneurs and representatives of the footwear sector were carried out in Campina Grande, PB, analyzed according to the techniques defended by Bardin. The results showed that in the APL surveyed companies have a low level of interaction, cooperation and coordination despite the strong contribution that companies receive from the third sector such as SEBRAE and SENAI. Nevertheless, it has been observed that innovation is present due to some forms of cooperation. For the quantitative research, a survey was carried out, with data from 50 companies, 28 of APL of Campina Grande and 22 of APLs from other regions, aiming to test a model relating the constructs Agreements of Cooperation with Innovation. For the data analysis, univariate statistical techniques and multivariate techniques were applied through Structural equation modeling (SEM) using the Partil Least Square (PLS) method. The results showed that the innovation measure used had no direct influence on the cooperation agreements. However, it was found that cooperation agreements can contribute to innovation. - TeseAglomerações de serviço no Brasil: uma proposta de classificação de acordo com os processos econômicosLeón, Félix Hugo Agüero Diaz (2010-12-20)
Administração
Dentro de um contexto de integração mundial, o tema da concentração geográfica das atividades econômicas tem ganhado relevância significativa nos últimos anos no âmbito da literatura de estratégia. No caso das atividades de serviço, a localização é aspecto fundamental da vantagem competitiva empresarial. Todavia, a aglomeração geográfica é tema pouco explorado na literatura, sobretudo no caso brasileiro. Além disso, os estudos realizados partem de critérios de classificação que não refletem a diversidade do setor bem como a interação deste com as atividades de indústria. Diante disso, o objetivo deste trabalho foi realizar um mapeamento da localização das atividades de serviço no Brasil de maneira sistemática, baseada numa proposta de classificação dos serviços, de acordo com o processo econômico ao qual estão relacionados. Sendo assim, a principal contribuição deste trabalho é metodológica. Propõe-se um modelo de classificação das aglomerações de acordo com as categorias de serviço puro, de transformação e de troca e circulação. Foram identificados um total de 12.201 aglomerados de serviços: a maioria (60%) refere-se à categoria de serviço puro, seguido da categoria de serviços de troca e de circulação com (27%), e serviços de transformação com (13%). Sob a perspectiva das macrorregiões, a região sudeste possui a maior representatividade, com um total de 5.287 aglomerações, representando 43% do total das aglomerações. Nesta região, as três categorias de serviço apresentam participação significativa, ao contrário das demais regiões, o que confirma o elevado grau de desenvolvimento da base econômica da região, uma vez que quanto maior a composição dos setores, mais desenvolvida é a economia local. Neste sentido, as principais descobertas deste estudo explicam a força econômica das atividades de serviço nas regiões sudeste do país, com destaque para os grandes centros urbanos, como São Paulo e Rio de Janeiro, entre os municípios que contemplam uma maior concentração das atividades de serviço, principalmente no que tange às atividades intensivas em conhecimento e de serviços financeiros. - TeseAlinhamento estratégico e coopetição : os efeitos no desempenho em cadeias de suprimentos da agroindústria de Mato GrossoSogabe, Vergilio Prado (2017-11-13)
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
The agribusiness is one of main economic activities in Brasil, representing approximately 22% of GDP in 2015 (MAPA, 2016). In Mato Grosso Estate, the agribusiness accounts for 50% of GDP and and soybean and maize crops account respectively for 9% and 2% of world production (IMEA, 2015; APROSOJA, 2016). Supply Chain Management represents the theoretical and empirical contribution that can allow a more agile strategic business management, able to respond to business opportunities, resulting from the coordination between the activities of production and distribution in an agroindustrial chain (BATALHA, SILVA, 2013; NEVES, 2015). In this way, this study proposes a managerial analysis based on supply chain approach and the influence of strategic alignment and coopetition over firms performance and the chains as a whole. For this, a research of mixed methods, of inductive character, was carried out. In the first phase of the research it was applied the qualitative method with a more exploratory bias. In - depth interviews were carried out, with the support of a semi - structured script, with the triad agents in the main producing regions of the state of MT. The interviews were recorded and intirely transcribed. The data were then analyzed according contents analysis techniques. With the support of the qualitative research, a closed questionnaire was developed to carry out the quantitative phase of the research. In the quantitative phase, a total of 157 valid questionnaires were collected, data after tabulations were analyzed according to the structural equations technique, PLS-PM, with the aid of SMARTPLS 2.0 software. The results of the two phases of the research suggest that companies share within their core activities the same competitive priorities, but there are some points of disagreement and fragility in the alignment of these factors. In the context of interorganizational relationship at CS level the coopetition management is performed in a less conscious way, because the agents are not familiar with the term. However, the agents perceive the existence of coopetitive tensions and the need for a balance of relationships through coopetition strategies. Finally, the statistical analysis allowed the estimation of a model that shows that there is an influence of the competitive priorities in the alignment of the chain and that this alignment has a positive and significant impact on the performance of companies and of the supply chain as a whole. - TeseAmbidestria e sua relação com o desempenho organizacionalMiranda, Laura Melo Barros Bona (2015-02-03)
Administração
This thesis involves the study of the relationship between organizational performance and guidelines for exploration, exploitation and ambidexterity. For the development of this study, two concepts were objects of theoretical considerations and empirical evaluations. The first consists of the types of guidelines used by organizations in the acquisition, organization and management of knowledge, termed as exploration, exploitation and ambidexterity. The second concept refers to organizational performance, this research is based on the Balanced Scorecard - BSC. This study focused on these two concepts can be justified by the importance and influence of the management of organizational knowledge in generating superior performance compared with other companies in the same sector or industry. Besides presenting a theoretical review of the related literature to the issues in question, this study also replicated two scales, a performance measurement proposed by Popadiuk (2006) is divided into four indicators that measure the financial performance indicators that measure 10 customer management, 10 internal management processes and eight that measure learning and growth and other measurement of ambidexterity, exploration and exploitation which consists of 45 indicators, 20 of which classify the company as exploitative and 25 which together rank the company as explotadora. The sample included 249 respondents and the data were processed and validated by means of the technique of Structural Equation Modeling with estimation method Partial Least Squares (PLS) using the SmartPLS 2.0 software. The results were validated empirically. One can also conclude that for this sample the sector of the economy, did not constitute a moderating variable of the relationship between ambidexterity and organizational performance. - TeseAmbidestria e sua relação com o desempenho organizacionalMiranda, Laura Melo Barros Bona (2015-03-02)
Administração
This thesis involves the study of the relationship between organizational performance and guidelines for exploration, exploitation and ambidexterity. For the development of this study, two concepts were objects of theoretical considerations and empirical evaluations. The first consists of the types of guidelines used by organizations in the acquisition, organization and management of knowledge, termed as exploration, exploitation and ambidexterity. The second concept refers to organizational performance, this research is based on the Balanced Scorecard - BSC. This study focused on these two concepts can be justified by the importance and influence of the management of organizational knowledge in generating superior performance compared with other companies in the same sector or industry. Besides presenting a theoretical review of the related literature to the issues in question, this study also replicated two scales, a performance measurement proposed by Popadiuk (2006) is divided into four indicators that measure the financial performance indicators that measure 10 customer management, 10 internal management processes and eight that measure learning and growth and other measurement of ambidexterity, exploration and exploitation which consists of 45 indicators, 20 of which classify the company as exploitative and 25 which together rank the company as explotadora. The sample included 249 respondents and the data were processed and validated by means of the technique of Structural Equation Modeling with estimation method Partial Least Squares (PLS) using the SmartPLS 2.0 software. The results were validated empirically. One can also conclude that for this sample the sector of the economy, did not constitute a moderating variable of the relationship between ambidexterity and organizational performance. - TeseAmbiente de trabalho de aprendizagem contínua em organizações de desenvolvimento de software: um estudo em empresas que implantaram o modelo Melhoria de Processos do Software Brasileiro (MPSBR)Fonseca, Letícia Rodrigues da (2013-02-19)
Administração
O mercado brasileiro de software e serviços tem crescido consideravelmente nos últimos anos. Segundo a Associação Brasileira das Empresas de Software (ABES, 2011), o Brasil ocupa a décima primeira posição no cenário mundial, movimentando 19,04 bilhões de dólares, o equivalente a 1,0% do produto interno bruto (PIB) brasileiro; desse total, 6,74 bilhões referem-se à produção de software, o que representa 2,2% do mercado mundial. Contudo, a concorrência acirrada manifesta-se na mesma proporção das oportunidades. Os softwares nacionais competem entre si e com aqueles provenientes de outros países, pelo fato de ainda não existirem muitas barreiras ou restrições legais contra a comercialização de produtos internacionais (TONINI et al, 2008). Esse setor é ainda caracterizado pela evolução em ritmo acelerado, o que ocasiona mudanças frequentes relacionadas aos produtos, serviços, processos e à própria tecnologia (MAURER et al, 2002; NIASI, 2009). Portanto, acredita-se que seja fundamental para as Organizações de Desenvolvimento de Software (ODSs) instituir um ambiente de trabalho que apóie o aprendizado contínuo, para lidar com os desafios da nova economia e manterem-se competitivas no mercado. Diante desse contexto o presente estudo propõe-se a compreender como ocorre a aprendizagem contínua no ambiente de trabalho de ODSs que implantaram o MPSBR e identificar quais de seus aspectos favorecem a aprendizagem individual e coletiva. Para isso, realizou-se uma pesquisa de abordagem qualitativa do tipo multicaso em quatro ODSs, sendo três classificadas no Nível C e uma no nível F. Utilizou-se como método de coleta de dados a entrevista semi-estruturada. Entrevistaram-se os indivíduos envolvidos no processo de desenvolvimento dos softwares e os representantes do grupo responsável pela implantação do MPSBR. As análises foram realizadas por meio do software para análises qualitativas Weft_QDA que permitiu, a partir da transcrição das entrevistas, o estabelecimento de categorias analíticas para os construtos e a verificação de relações entre as suas categorias. Ao final, foi possível compreender como o MPSBR pode contribuir para o estabelecimento de um processo de software de qualidade e a um custo acessível, compreender como o MPSBR pode incentivar a aprendizagem contínua por meio de suas premissas e entender como os desenvolvedores dessas empresas aprendem no nível individual e coletivo. - TeseAnálise da prática do alisamento de resultados sobre o endividamento das empresas abertas após o processo de convergência às IFRSPereira, Ana Cristina (2014-10-27)
Administração
The aim of this study was to examine whether managers practice income smoothing, when exercising the power to judge and choose the accounting practices aimed a particular debt. It is an empirical-analytic study, with descriptive longitudinal nature. The population consists of all open Brazilian non-financial companies listed on the BM&FBOVESPA. Company data were collected in the database of Economática. The sample comprised 273 companies in the period between 2008 and 2013 for the independent variables Smoothing Results and Debt, lagged values were used as the starting point was the assumption that each period, managers adjust the capital structure to the desired goal - target debt. Initially straightening companies and non-smoothers have been identified, according to the methodology proposed by Eckel (1981). Then the degree of smoothing trowels companies was calculated according to the model of Leuz, Nanda and Wisocky (2003). Finally we proceeded to the regression model with unbalanced panel data with fixed effects after the Hausman test. There was no evidence that income smoothing after IFRS adoption were found. Also the results were not statistically significant for claiming that income smoothing affects the debt. Finally, it was found that the current debt is influenced by past debt, ie, firms adjust their capital structure. - TeseAnálise da relação entre a competência em tecnologia da informação, agilidade organizacional e capacidade de inovação : um estudo no contexto das organizações em Moçambique.Guite, Destinado Artur (2021-05-28)
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
Com esta pesquisa procurou-se analisar a relação entre a competência em tecnologia de informação (TI), a agilidade organizacional e a capacidade de inovação das organizações moçambicanas. A pesquisa foi realizada em diversas organizações públicas e privadas que operam em Moçambique. A princípio foi feita a revisão da literatura para entender os avanços alcançados nas diferentes vertentes ligadas à competência em TI, o seu impacto na agilidade organizacional buscando responder aos desafios impostos pela mudança do ambiente em que cada organização opera. Na mesma sequência, na literatura estudou-se o impacto da competência em TI na capacidade de inovação e, por fim, o impacto da agilidade organizacional na capacidade de inovação. Com este corpus teórico foi possível formular as hipóteses que nortearam o curso da pesquisa e a sua avaliação. Na pesquisa foi usado o método quantitativo do tipo descritivo, com recurso a um questionário eletrônico de corte transversal administrado às diferentes organizações no período de Maio a Outubro de 2020. No questionário eletrônico constavam questões ligadas à competência em TI, agilidade organizacional e capacidade de inovação como sendo os principais construtos do modelo de pesquisa previamente traçado. O retorno foi de 141 respostas, das quais 136 respostas consideradas válidas. Para análise de dados foi usada a modelagem de equações estruturais de mínimos quadrados parciais, recorrendo ao software SmartPls-3.3.2®. Os resultados revelam um forte impacto da competência em TI na agilidade organizacional e na capacidade de inovação nas organizações moçambicanas. Na mesma sequência, a agilidade organizacional impacta positivamente a capacidade de inovação. Quando uma organização moçambicana é competente em TI ela consegue detectar com prontidão necessárias as flutuações do mercado em que opera e pode responder com flexibilidade, eficácia e eficiência que esse mercado exige. Ao responder às exigências do mercado estará a inovar em serviços, produtos, processos, estratégias, comportamento e inovação do próprio mercado. Quanto às dimensões da competência em TI previamente avaliadas teoricamente, os resultados confirmaram empiricamente que ela é reflexo da capacidade da infraestrutura da TI, capacidade da abrangência dos negócios da TI, postura proativa da TI, flexibilidade em TI e integração da TI. Às organizações moçambicanas interessadas em serem mais competitivas no mercado, é necessário um alto investimento em TI nas suas diversas dimensões de modo a ser ágil e inovativa. Não é suficiente ter equipamento guardado na organização, é necessário que seja usual a todos os níveis. - TeseAnálise da relação entre o domínio de aprendizagem e o desempenho mediado pela capacidade de absorção e moderado pela capacidade para inovaçãoSantos Filho, Adeildo Pereira dos (2020-02-10)
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
Educational objectives, according to the taxonomy of Bloom et al., (1977), include three domains: i) cognitive (linked to memory, recognition and storage and intellectual skills); ii) affective domain (associated with changes in interest, attitudes, values, appraisals and adjustments) and; iii) psychomotor domain (a combination of muscular abilities and cognitive processes). In this sense, these effects are shown in the effects of the learning domain (cognitive, affective and psychomotor) on individual performance when it is mediated by the absorptive capacity and moderated by Innovativeness. Absorptive Capacity is the ability to recognize the value of a new knowledge, assimilate it and apply it for commercial purposes. Innovativeness is a mean for an organization to reconfigure itself and remain strategically competitive in the market. Performance is a prospect of success through a multidimensional analysis of factors. Learning domain consists of a way to qualify to acquire new knowledge, to develop new skills, competences and uses that. Therefore, the explanatory research, of a quantitative character, developed by means of questionnaire applications for data collection and a planned sample in the Petrobras' Research and Development Center Leopoldo Américo Miguez de Mello (CENPES). The questionnaires were distributed electronically by the Petrobras system's research generator (GPESQ) and there were 204 responses. When analyzing the indicators according to the following control parameters: position, age, education, sector, sex and service time in company, there was no significant difference in relation to the respondents' position, sector and sex, however, the age of the professionals, their level of instruction and their service time in company produced different effects on the results. The analysis of the hypotheses related to the latent variables evaluated identified that the learning domain causes positive effects on individual performance and absorptive capacity; Absorptive Capacity has a mediating effect between Leaning Domain and individual Performance; Innovativeness has a moderating effect between Learning Domain and individual Performance in a specific group; the combination of moderation and mediation when explaining the relationship between learning domain and individual performance, only for a certain group, identified a partial effect on the result. In view of the results obtained, the study contributes by integrating the constructs: Absorptive Capacity, Innovativeness, individual Performance and Learning Domain, through the application of Bloom's Taxonomy, in its three dimensions (affective, cognitive and psychomotor), in a context not yet investigated. - TeseAnálise do modelo de valor presente entre preços das ações e dividendos para o mercado financeiro no Brasil: evidência baseada nos dados em painel dinâmicoAlmeida, Patrícia Marília Ricomini e (2010-03-08)
Administração
The concept of efficient market hypothesis has been the focus of finances for a long time, with the development of powerful theoretical reasons to explain why the hypothesis should remain. Since the beginning of 1930, the first papers about the analysis of securities were in evidence, it s been emerging the idea that the fundamental value of any security should be equal to the discounted cash flow from it and prices would vary around their fundamental values. Despite of security s present value beeing the best indicator to reflect their true value, this model covers expectations about future income, discount rate and people s racionality, becoming dificult the aplication of this model uses. As consequence, Campbell e Shiller (1987) developed the cointegration model, a powerful framewoork for testing expectations and racionality in financial markets. In this context, the literature about panel with unit roots and cointegration have been extended in a fast way. In part, this is happening due to the complex nature of interactions and dependences that, generally, ocurrs during the time and between individual units in the panel. The major recent concern of econometric literature, related to the cointegration tests and the unit roots of the dynamic panels, has been the development of tests that control the cross sectional dependence. In such case, an econometric model was adopted based on the application of the unit roots and the cointegration tests in panel, with the firm beeing the unit of analysis. To deal with the serial correlation, problems of nonstationary series as well as problems of small sample, recent techniques were applied in this study: panel dynamic OLS (DOLS) and fully modified OLS (FMOLS). Nine stocks, that compose the São Paulo Stock Exchange Index, have been analyzed throughout the period between 1994 and 2008. Summarizing, in spite of some conflicting results, it s possible to prove that there is a cointegration process between the prices of equities traded at BM&FBOVESPA and the dividends. The results obtained in this study allow the partial validation of the present value model at the firm level. However, the prices seemed not to reflect the expectation of dividends for the brazillian market. Therein, the prices of equities are over valued in relation to the payment of the dividends. Future researchs about the present value model for the brazillian market should be done. - TeseAnálise dos fatores determinantes para escolha da forma de investimento em crescimento orgânico e crescimento inorgânico nas indústrias brasileiras no período de 1995 a 2008Morozini, João Francisco (2010-11-08)
Administração
Da perspectiva da firma, desinvestimentos são maneiras alternativas para contrair limites,assim como aquisições, alianças, joint ventures e crescimento orgânico são maneiras para expandi-las. Embora pesquisadores tenham dado considerável atenção para as motivações econômicas que levam às aquisições, o que realmente se leva em conta no momento da decisão sobre fazer ou não a aquisição (Timing of acquisitions,) ainda é relativamente pouco estudado. Várias pesquisas nacionais e internacionais têm tratado de Fusões e Aquisições sob a perspectiva de análise de desempenho e criação de valor e do crescimento da firma. Pesquisas concentram-se em questões relacionadas com a estratégia para o crescimento orgânico, ressaltando aquelas refletidas nas experiências da Siemens, UPS, The Home Depot, e SYSCO. A partir disso, o objetivo desta tese é evidenciar os fatores que influenciam na escolha da forma de investimento no crescimento das indústrias brasileiras,ou seja, investimento em crescimento orgânico ou em crescimento inorgânico. Para responder o problema de pesquisa proposto nesta tese utilizou-se como método de pesquisa:quanto aos objetivos, o método desenvolvido foi o descritivo e o explicativo; quanto aos procedimentos, a pesquisa foi documental; e quanto à abordagem do problema, foi quantitativa. O problema de pesquisa a ser respondido nesta tese é: Existem fatores considerados determinantes para escolher entre investimento em crescimento orgânico e investimento em crescimento inorgânico como alternativa de expansão das empresas? A população da pesquisa é composta 93 indústrias brasileiras de capital aberto, analisadas no período de 1995 a 2008, com dados secundários, obtidos no Economática. Para testar as oito hipóteses deste estudo utilizaram-se dois modelos econométricos de regressão: O primeiro com Painel Binomial de Dados estático e não balanceado, com dados de corte transversal,com os modelos de efeito fixo, aleatório e Pooled. O segundo foi o Logit Multinomial. Os testes a partir deste modelo revelaram que estatisticamente as variáveis exógenas que apresentaram significância foram pela ordem: Fol_Fin (folga financeira) e Log_Ven (logarítimo das vendas) ao nível de 5% de significância, e sinal do coeficiente positivo no Painel Binomial de Dados; Log_Ven (logarítimo das vendas), Fol_Fin (folga financeira), com sinal do coeficiente positivo e ao nível de 5% de significância e Gr_Rent (grau de rentabilidade) com sinal do coeficiente negativo ao nível de 5% de significância. Os resultados desta pesquisa em termos gerais contribuem para elucidar a questão proposta inicialmente, oferecendo evidências empíricas da relação de alguns fatores que podem ser determinantes para a escolha da forma de investimento em crescimento orgânico ou inorgânico. Portanto, conclui-se que realmente existem fatores que determinam ou direcionam qual decisão sobre a forma de investimento em crescimento nas indústrias brasileiras. - TeseUma análise investigativa da logística de classe mundial e do ciclo do processo logístico de exportação nas empresas exportadoras brasileirasFelix, Ester (2011-08-31)
Administração
A logística internacional desempenha um importante papel na cadeia de suprimentos global face à forte competição universal. Neste contexto, realizou-se um estudo fundamentado na linha de pensamento de autores da gestão logística internacional e do modelo de Logística de Classe Mundial, com o objetivo de analisar o impacto das atividades do Ciclo do Processo Logístico de Exportação e das competências logísticas do modelo de Logística de Classe Mundial no tempo do Fluxo de Exportação. O estudo foi dividido em duas etapas. A primeira etapa, de natureza exploratória, do tipo qualitativo, objetivou estudar o fenômeno com maior profundidade e obter familiaridade com o objeto de estudo. Os dados foram coletados por meio de entrevistas em profundidade junto a sete executivos de empresas exportadoras brasileiras, via modal marítimo, dos setores de: açúcar, bens e capital mecânico, café, papel e celulose e suco de laranja, tratadas pela análise de conteúdo. As informações desta análise extraídas mediante entrevistas revelaram que, na gestão da logística internacional, as variáveis de desempenho mais importantes em cada constructo do Ciclo do Processo Logístico de Exportação, foram: ―Custos‖, como mais citada, por 41,6% exportadores entrevistados, seguido das seguintes variáveis: Qualidade com 17,6%, Agilidade com 14,6%, e Confiabilidade com 11,2%. De posse dos resultados da primeira etapa, prosseguiu-se para a segunda etapa, de natureza descritiva, do tipo quantitativo, em que se objetivou identificar as correlações entre o Ciclo do Processo Logístico de Exportação, o modelo de Logística de Classe Mundial e o tempo do Fluxo de Exportação. Para a coleta dos dados, utilizou-se um questionário semiestruturado que foi aplicado junto aos exportadores dos seguintes segmentos: açúcar, bens e capital mecânico, carne, café, papel e celulose e soja, obtendo-se retorno de 56 questionários. Os dados obtidos tratados por meio da estatística descritiva e multivariada, evidenciaram que as atividades do Ciclo do Processo Logístico de Exportação e as competências do modelo de Logística de Classe Mundial são importantes na logística internacional, apesar de, não terem sido estaticamente significantes em nível (α ≤ 0,05) para influir na redução do tempo do Fluxo de Exportação. Por conta dos resultados obtidos, pode-se concluir que as contribuições das atividades do Ciclo do Processo Logístico de Exportação e das competências do modelo de Classe Mundial para que possam impactar na redução do tempo do fluxo de exportação, ainda, necessitam ser trabalhadas. - TeseAplicação do machine learning na gestão da cadeia de suprimentos sob o contexto de custos de transaçãoMorais, Roberto Ramos de (2023-08-21)
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
Essa tese teve como objetivo identificar do desempenho da cadeia de suprimentos no desempenho organizacional a partir da aplicação de aprendizado de máquina nas relações entre os construtos, em um contexto de economia dos custos de transação. Os objetivos específicos foram o de identificar as características (tipos) de aprendizado de máquina utilizado nas empresas, aplicações de aprendizado de máquina na cadeia de suprimentos, uso de aprendizado de máquina conforme o alinhamento estratégico da cadeia de suprimentos. O trabalho teve caráter inédito ao relacionar os construtos orientação estratégica de cadeia de suprimentos, teoria da economia dos custos de transação, desempenho da cadeia de suprimentos e desempenho da empresa, com a moderação do uso de aprendizado de máquina. A pesquisa foi desenvolvida em três etapas: bibliográfica, na construção do referencial teórico; pesquisa exploratória e qualitativa, composta de entrevistas com 11 profissionais que atuam em cadeia de suprimentos. Posteriormente, aplicou-se um questionário com 72 assertivas a 121 profissionais que atuam com aprendizado de máquina. Por meio de análise fatorial exploratória, foram identificadas as variáveis significativas, o que possibilitou, por meio do SmartPLS-4, analisar as correlações, confiabilidades dos construtos e os impactos resultantes do uso de aprendizado de máquina. Os achados confirmaram que o uso de aprendizado de máquina tem impacto positivo nas relações entre orientação estratégica da cadeia de suprimentos e redução dos custos de transação e entre a redução dos custos de transação e o desempenho da cadeia de suprimentos. Diante dos resultados, pode-se concluir que o uso de aprendizado de máquina propiciou a melhoria do desempenho d cadeia de suprimentos que foi repassado para o desempenho da empresa. Como contribuições o estudo trouxe: a aplicação do aprendizado de máquina amplia o entendimento sobre a relação entre os construtos; obteve subsídios para descobrir padrões nos dados envolvidos nos processos de cadeia de suprimentos por meio de análise fatorial que identificaram fatores influentes para o sucesso da cadeia de suprimentos. - TeseAprendizagem de produtores rurais vinculados às cooperativas agropecuárias do Estado de Mato GrossoCarvalho, Adriana dos Santos Caparróz (2016-06-22)
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
Esta tese teve por objetivo analisar os processos de aprendizagem de produtores rurais vinculados a cooperativas do ramo agropecuário no Estado de Mato Grosso tendo como base as teorias da aprendizagem informal, no ambiente de trabalho e aprendizagem social. Por meio de uma pesquisa qualitativa básica de perspectiva interpretativista, procurou-se caracterizar o contexto onde ocorrem os processos de aprendizagem dos produtores, identificando os elementos significativos de aprendizagem para eles e as possíveis diferenças frente às características individuais, da cooperativa e do contexto. Participaram da pesquisa colaboradores e produtores de duas cooperativas agropecuárias da região Médio-norte de Mato Grosso. Ambas as cooperativas agregam um número reduzido de cooperados conforme a capacidade de prestação de serviços de cada uma delas. Observou-se que os cooperados vinculados às cooperativas estudadas, apesar de terem escala para trabalhar individualmente, buscam na cooperativa um espaço de troca de conhecimentos e aprimoramento dos aspectos gerenciais do próprio negócio. Os dados construídos durante a pesquisa foram categorizados indicando a existência de 3 estágios diferentes no processo de aprendizagem desses produtores. A aprendizagem no início da carreira teve como foco principal os aspectos operacionais da profissão e os processos de adaptação às peculiaridades regionais, sendo a família uma das principais fontes de aprendizagem. Em plena carreira profissional, o foco de interesse dos processos de aprendizagem dos produtores se voltam para as relações com o ambiente externo ao próprio negócio, como conhecimento de mercado e políticas públicas e com os aspectos gerenciais inerentes às relações internas. A aprendizagem dos produtores após o ingresso na cooperativa teve um caráter de aperfeiçoamento das questões técnicas e gerenciais. A troca de experiências propiciou que alguns produtores alavancassem o processo de profissionalização do próprio negócio tomando como parâmetro as experiências dos demais. Além disso, a própria experiência de construir um novo modelo de cooperativa e participar de suas decisões se apresenta como um tipo de conhecimento significativo para os produtores. Não foram observadas diferenças significativas nos processos de aprendizagem entre os produtores das duas cooperativas estudadas. - TeseAprendizagem nas organizações: uma análise de grupos multifuncionais de empresas do ramo automotivoSilva, Marcelo Ribeiro (2013-02-26)
Administração
The objective of this thesis is to understand the learning processes that occur in crossfunctional groups in a perspective of Advanced Planning Product Quality (APQP) in automotive companies. The specific objectives seeks to identify and describe the constitution process of cross-functional groups and its relationship to learning; identify and describe the methodologies used inside cross-functional groups and its relationship to learning; identify, describe and discuss the factors that difficult the learning process inside cross-functional groups; identify, describe and discuss the factors that facilitate the learning process of crossfunctional groups and identify, describe and discuss the moments which there was evidence of group and collective learning. The theoretical framework proposed is designed of individual and collective learning developed by Nancy Dixon and team learning from the perspective developed especially in studies of Amy C. Edmondson and colleagues. The field research was developed in a qualitative, descriptive and interpretative way. It is also considered exploratory because the phenomenon of learning in work groups has been a topic that reveals little knowledge accumulated and systematized. Considering that research begins with a contextual-interpretive perspective, was proposed as the method qualitative case-study to observe, explore, interpret, understand and discuss issues related to learning processes. In order to achieve the proposed objectives and answer the research question, respondents were members of cross-functional groups of two distinct organizations (Alfa and Beta), three groups per company, totaling nineteen interviewees. Moreover, the non-participant observation is also a strategy to collect data. In order to structure, organize and analyze the data, was employed the templates analysis method, offered by Nigel King, that consist in the use of a priori codes derived from the theoretical framework. The results showed that, since there is psychological safety established, both team and collective learning occurs when the entire group, converging the members conflicts and discussions on consensus. Furthermore, the learning process is facilitated since the group constitution, mainly due to the mobility of its members, the manager's role as a catalyst of information, working methodologies employed in the two organizations, the Transitive Memory Systems, the "corridors", the practice of consulting the functional areas by its members, the existence of international forums, the actual physical arrangement of the companies surveyed, the moral support practiced in the core community, the investment of financial resources for the development of ideas members, the recognition of the expertise of the members, learning through practice of collective work, the willingness of participants to learning, among others. The indications for future studies encompass elements as macro-organizational culture and meso-organizational diversity and its influence on group learning, which are also limiting aspects of this research. - TeseAprendizagem nas organizações: uma análise em nivel grupal envolvendo situações de trabalho na recepção de um hotelNodari, Luciana Davi Traverso (2009-09-25)
Administração
O presente estudo teve como objetivo descrever e analisar os processos de aprendizagem individual e grupal que ocorrem nas situações cotidianas de trabalho no espaço da recepção de hotéis. Esta pesquisa evidencia a aprendizagem nos grupos de trabalho, não esquecendo, todavia, que ela depende da aprendizagem individual para produzir efeito na aprendizagem organizacional. A investigação foi realizada por meio do estudo de caso qualitativo aplicado no espaço da recepção de um hotel de médio porte da cidade de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. Como estratégias de pesquisa, foram utilizadas entrevistas com roteiros semiestruturados, a observação participante e a análise de documentos. Os dados coletados foram analisados por intermédio do processo de análise textual interpretativa, auxiliados pela elaboração de templates. O grupo de funcionários pesquisado, composto por sete recepcionistas e três auxiliares de recepção, apresenta, no geral, baixo nível de escolaridade. Foram aprendendo as atividades no estabelecimento e se acostumando a essa realidade de tal forma que se acomodaram com as situações e com as atividades que realizam. O aprendizado das atividades desempenhadas pelos funcionários do espaço da recepção acontece, predominantemente, pela aprendizagem informal. São identificadas poucas mudanças no setor, e os modelos mentais individuais prevalecem na resolução dos problemas. As decisões são centralizadas pela direção, e os funcionários não buscam nem recebem informações que permitam a criação de novos significados. Como resultado desse contexto, percebe-se que a aprendizagem em grupo no ambiente pesquisado apresenta mais barreiras do que aspectos facilitadores para seu desenvolvimento. - TeseAprendizagem organizacional, organizações que aprendem e gestão do conhecimento : inter-relações, fronteiras e frentes de pesquisaNeder, Renato (2016-05-06)
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
Esta tese tem como objetivo central caracterizar os conteúdos específicos dos campos de conhecimento da Aprendizagem Organizacional, Gestão do Conhecimento e Organizações que Aprendem suas inter-relações e fronteiras, além de buscar a identificação de frentes de pesquisa que têm potencial para se destacar nos campos estudados. Para atingir esses objetivos, foi desenvolvido um percurso metodológico exploratório e longitudinal que teve como base as análises de redes semânticas. Foram utilizados 10.480 artigos da base de dados Web of Science. Os resultados apontam possíveis contribuições da pesquisa em duas principais vertentes. A primeira vertente de contribuição é teórica, uma vez que a apreciação dos dados assinala frentes de pesquisa que potencialmente podem se destacar nas áreas de Aprendizagem Organizacional, Gestão do Conhecimento e Organizações que Aprendem. Além disso a teoria desenvolvida auxilia na explicação das inter-relações entre estas áreas. A segunda vertente é metodológica, uma vez que a forma como foram usadas as análises de redes semânticas permitiu a compreensão das relações entre redes de documentos científicos, a metodologia utilizada teve como principais atributos a escalabilidade, a amplitude e o potencial de fazer inferências temporais. - TeseAprendizagem social para a sustentabilidade: um estudo sobre negócios sustentáveis em contextos de múltiplos atores sociais, relações e interessesD'angelo, Marcia Juliana (2013-05-07)
Administração
Um processo de busca de soluções para as complexas questões ambientais, econômicas e sociais nas organizações depende da ação coordenada entre diversos atores sociais envolvidos na teia do desenvolvimento sustentável e exige que estas reaprendam uma nova maneira de fazer negócios. Neste cenário que envolve múltiplos atores sociais, relações, contextos e interesses, a aprendizagem social tem emergido como uma abordagem híbrida para a resolução de problemas ambientais e sociais complexos. Trata-se de uma realidade diferente para as organizações cujo foco não é somente apoiar a resolução de problemas socioambientais, mas também a transformação de crises em oportunidades de geração de produtos e serviços sustentáveis. Assim, este estudo discutiu como uma organização de grande porte do setor químico está socialmente aprendendo a lidar com a dialética entre a busca pelo retorno sobre os investimentos para os acionistas e pelos benefícios para os seus outros públicos de interesse. Para tanto, foi conduzida uma pesquisa qualitativa orientada pela proposta de análise de narrativas de Boje. Assume a pesquisa, desta forma, uma abordagem pós-moderna, suportada pelos pressupostos do construtivismo social. Os dados, construídos por meio de entrevistas, conversas informais, documentos textuais e audiovisuais, e observação não participante, foram analisados seguindo a orientação da análise de antenarrativas. Os resultados descrevem como o processo de aprendizagem social para sustentabilidade (no caso, para uma agricultura sustentável) em uma organização com fins lucrativos contempla uma estratégia com base em competências desenvolvidas pela organização, um modelo de implementação e gestão sistêmico, parcerias estratégicas robustas; e uma grande capacidade de articulação para gerenciar os múltiplos atores sociais, interesses, contextos, espaços de aprendizagem, parceiros, conflitos e relações de poder. Por fim, a tese discute o significado do conceito de aprendizagem social para sustentabilidade em organizações com fins lucrativos. - TeseAprendizagem social para sustentabilidade no ensino superior: um estudo em cursos de administração de empresasMello, Andreza Sampaio de (2014-08-14)
Administração
Some business schools have lived the insertion of the theme sustainability in their curricula, worrying about promoting, in future administrators‟ education, the discussion about sustainability issues in this level of teaching. The objective of this research is to understand how the social learning process works for sustainability concerning two business administration courses. It adopts a theoretical reference that articulates the notion of social learning from authors who study the sustainability thematic, with the ones who investigate learning in organizations. In order to approach this thematic empirically, two case studies that made use of qualitative methodologies in their data collecting and analysis process were developed. Data collecting was performed in two private higher education institutions in the city of São Paulo, specifically in business administration courses. It evolved the exam of the institutions official documents as well as two kinds of interviews: (a) individual, with courses teacher and coordinators, (b) in groups: with students. After the interviews were performed and transcribed, data were analyzed by means of interpretative textual analysis process as well as templates. In a first moment, the analysis of the cases was made separately, but, a comparison item is presented as follows. The main results reveal that worrying about sustainability questions is highlighted in the objective and the focus of the business administration courses from both institutions researched, highlighting entrepreneurship. From the courses coordinators as well as professors testimonies it is possible to identify two great challenges that are present in the effort of integrating this theme in the process of futures business administrators education. The first one is about the adoption of an interdisciplinary approach in the proposal development and effectiveness process established in the pedagogical projects. The second one is associated with the formative process itself that, eventhough examines and discusses the sustainability theme, it reveals an individualized and fragmented treatment of the curricular actions for the theme development. Even though data show the use by the professors of diversified classroom strategies, what may give an idea of a less mechanic teaching, it is possible to infer, from the results found that professors seem to use those strategies worrying about instrumental issues in the sense of adapting the traditional management model to the perspective from the sustainability paradigm. In both institutions, it is possible to perceive that there is receptivity to the theme and that they offer resources as well as support for their strengthening in the studied courses. However, it is possible to understand that both institutions worry about marketing and search a differential in their courses concerning sustainability. The most frequent learning social processes used for sustainability approach among coordinators and professors in both institutions were: learning from sharing ideas and experiences inside the institution and learning from sharing ideas and experiences with other institutions. The content about sustainability most evidenced in the students testimonies from both institutions is that sustainability encompasses other aspects than the environmental ones. The reference used to analyze and interpret the results found showed that it is possible to understand both theoretical perspectives proposed with complementary and useful approaches for reflecting about questions evolved in the insertion of the sustainability thematic in the business administration courses.