Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC)
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) por Assunto "alfabetização"
Agora exibindo 1 - 9 de 9
Resultados por página
Opções de Ordenação
- TCCA importância da música na constituição do ser humano e sua contribuição no processo de alfabetizaçãoJesus , Vanessa Martins de (2023-12-12)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
O presente estudo aborda a importância da música na constituição do ser humano e sua contribuição no processo de alfabetização, tendo em vista o problema dos baixos índices de alfabetização alcançados no Brasil, que ocupa os últimos lugares em provas internacionais de alfabetização. A metodologia usada foi a de revisão bibliográfica e entrevistas semiestruturadas. Os resultados apontam que a música contribui de forma significativa no processo de alfabetização, promove o desenvolvimento da consciência fonológica, despertando na criança a possibilidade de segmentação sonora ao se trabalhar com cantigas de roda, levando-a a identificar pedaços de palavras que correspondem a rima. - TCCAlfabetização bilíngue em crianças com o Transtorno do Espectro AutistaSchimitt, Julia Ann (2022-12-01)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
Essa pesquisa tem como objetivo compreender como a educação e a alfabetização bilíngue influenciam o processo de desenvolvimento e aprendizagem de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), explorando se os benefícios apresentados em crianças neurotípicas também se aplicam às crianças com autismo. A metodologia adotada foi bibliográfica, com análise de dados multimodal (quantitativo/qualitativo), relacionando os resultados e conclusões de cada artigo com a perspectiva de Lev Vygotsky e Emilia Ferreiro. Os resultados indicam uma escassez de estudos sobre o tema, especialmente de artigos escritos em português e uma tendência cronológica em termos de metodologia adotada, onde observa-se que foram realizados estudos bibliográficos acerca do tema primeiro para abrir espaço para estudos de caso e pesquisas de campo nos anos subsequentes. Além disso, foram analisados os resultados dos artigos e notou-se que não há prejuízos comprovados com relação à educação bilíngue para crianças com TEA, mas que os ganhos culturais, cognitivos, sociais e metalinguísticos contribuem para o desenvolvimento das crianças que apresentam espectro autista. Para o melhor desenvolvimento desses alunos, é esperado que haja uma ação inclusiva que inclui um mediador para auxiliá-los e um ambiente escolar pronto para realizar ações que acomodem suas necessidades. - TCCAlfabetização: reflexões sobre a aprendizagem após a pandemia da Covid-19Borges , Veronica Catiele Souza (2023-12-13)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
Tendo como embasamento a ciência cognitiva da leitura, a alfabetização é definida pela Política Nacional de Alfabetização como o ensino das habilidades de leitura e escrita em um sistema alfabético. Com o surgimento da pandemia, as instituições de ensino obrigaram-se a interromper suas atividades presenciais e adequarem-se a atendimentos remotos. Milhares de estudantes, do mundo todo, em fase de alfabetização, passaram a desenvolver suas atividades escolares na ambiência domiciliar. O presente artigo apresenta como objetivo principal entender os efeitos do ensino remoto utilizado durante a pandemia da Covid-19 na alfabetização de crianças de uma escola cursando o 4º ano em 2023. Esta pesquisa possui abordagem qualitativa, e caráter bibliográfico e exploratório sobre Alfabetização. Constatou-se que existem práticas e estratégias baseadas em evidências, que quando bem executadas e utilizadas de forma planejada e intencional em sala de aula, podem levar o aluno a desenvolver habilidades de leitura e escrita que o ajudarão no processo de ensino e aprendizagem na alfabetização. Supõe-se que existe uma necessidade de compartilhamento e disponibilização das ferramentas, assim como informação para o melhor desempenho e aplicação das práticas educacionais propostas, e por fim, implementação de políticas públicas que garantam um processo com qualidade de ensino e aprendizagem para seus alunos - TCCEstratégias pedagógicas para alfabetizar crianças com o transtorno do espectro do autismo: o olhar do professorGronymo, Camila de Jesus; Prado , Regina Guazzelli do (2022-12-06)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
O Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) é um transtorno do neurodesenvolvimento que afeta a comunicação social, verbal, não verbal e o comportamento e impacta a vida social e acadêmica do indivíduo. O objetivo geral desta pesquisa é compreender as estratégias de alfabetização utilizadas pelos professores do Ensino Fundamental I com esse alunado no ambiente escolar. O procedimento metodológico adotado foi pesquisa de campo exploratória, com aplicação de questionário semiestruturado em professores de escolas públicas e privadas do município de São Paulo. No total, 30 professores responderam ao questionário e, de acordo com a amostra investigada, há possibilidade de alfabetizar alunos com autismo de acordo com as suas potencialidades, adaptando o ambiente para que essa aprendizagem ocorra e um método facilitador é a tecnologia. Conclui-se que todas as estratégias são fundamentais para que o aluno com autismo possa se desenvolver cognitivamente e socialmente dentro do espaço escolar, sendo priorizado e respeitado pelos demais dentro da sala de aula. Finaliza-se esse estudo destacando a necessidade de pesquisas de campo com alunos com autismo em processos de alfabetização. - TCCO autismo e o processo de alfabetização: em uma perspectiva escolarSouza , Carolaine Deodato de; Santo, Rosângela Francisco da Silva Espírito (2022-11-30)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
Desde meados da década de 90, as políticas educacionais vêm se modificando com objetivo de garantir o direito à educação inclusiva de qualidade a todos indivíduos, acima de tudo, atender o grupo de pessoas portadoras de necessidades especiais (PNE). É significativo abordar que nos anos iniciais do Educação Básica, o Fundamental I, o processo de ensino e aprendizagem da alfabetização é algo que tem causado preocupação em familiares e professores. Refletir sobre esse processo, a partir do ponto de vista de crianças com Transtorno Espectro Autista (TEA) é indispensável, porque as limitações causadas pelo transtorno podem afetar o processo de alfabetização, assim como o desenvolvimento da linguagem e comunicação. Por isso este estudo monográfico, intitulado “O autismo e o processo de alfabetização em uma perspectiva escolar” têm como objetivo pesquisar e analisar o processo de alfabetização de crianças autistas, mapeando os métodos alfabetizadores. Também, foram apresentadas algumas considerações em relação ao processo de alfabetização de crianças com TEA, apontando reflexões e estudos de autores da educação, como Piaget (2007); Saviani (2010); Mortatti (2006); Soares (2012); Serra (2018) entre outros. Para tanto, além do estudo teórico, foi realizada uma pesquisa de campo, qualitativa do tipo relato de experiência, possibilitando reflexões no âmbito escolar da educação inclusiva. O estudo contou com a participação de duas profissionais da Educação: uma professora da escola de rede privada e outra, da rede pública de São Paulo/SP. Para maior embasamento e compreensão foi apresentado uma breve descrição sobre dois alunos, um com diagnóstico de TEA e outro sem diagnóstico, com a intenção de apresentar o contexto em que o trabalho foi desenvolvido. Por meio do que foi apresentado, espera-se contribuir com importantes reflexões sobre a importância da alfabetização de crianças com TEA, direcionando à melhoria de práticas pedagógicas. Pensando na perspectiva assim como contextualiza Ferreiro, que não existe método único a se aplicado, isso porque cada criança apresenta seu tempo e modo de vida. - TCCO impacto da alfabetização simultânea da Língua Portuguesa e da Língua Inglesa no primeiro ano do Ensino Fundamental lCazetta, Carolina Gasprini; Fontanelli , Gabriele Alberico (2023-06-13)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
O objetivo deste trabalho foi realizar uma pesquisa bibliográfica sobre o impacto da alfabetização simultânea de L1 (língua materna) e L2 (língua inglesa), no primeiro ano do ensino fundamental, visto que esse é um tema polêmico entre pais e profissionais. Por um lado, muitos acreditam que não seja benéfico o ensino de uma segunda língua, paralela ao ensino da língua materna, no período da alfabetização. Por outro lado, o tema é defendido e debatido por especialistas. Nosso artigo será dividido em introdução, conceitos de alfabetização e ensino bilíngue, apresentação das principais pesquisas realizadas sobre o tema, e discussão dos principais achados. Pensando principalmente no tema e em fatores concretos de modo amplo, observamos que há uma grande variedade de metodologias. A metodologia utilizada será Artigo Científico de Revisão Bibliográfica, que se propõe a fazer uma análise de livros e artigos sobre os assuntos escritos por autores estrangeiros e brasileiros a fim de construir uma linha de raciocínio consistente para alcançar os objetivos deste estudo. Concluímos então, que as pesquisas defendem o ensino bilíngue e comprovam que há ganhos cognitivos importantes, especialmente na faixa etária do primeiro ano do ensino fundamental, de acordo Ellen Byalistok (2012) que, sendo referência na área, analisa como crianças que aprendem dois idiomas na primeira infância desenvolvem habilidades cognitivas linguísticas e não linguísticas. - TCCO impacto da alfabetização simultânea da língua portuguesa e da língua inglesa, no primeiro ano do Ensino Fundamental lCazetta , Carolina Gasperini; Fontanelli , Gabriele Alberico (2023-06-13)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
O objetivo deste trabalho foi realizar uma pesquisa bibliográfica sobre o impacto da alfabetização simultânea de L1 (língua materna) e L2 (língua inglesa), no primeiro ano do ensino fundamental, visto que esse é um tema polêmico entre pais e profissionais. Por um lado, muitos acreditam que não seja benéfico o ensino de uma segunda língua, paralela ao ensino da língua materna, no período da alfabetização. Por outro lado, o tema é defendido e debatido por especialistas. Nosso artigo será dividido em introdução, conceitos de alfabetização e ensino bilíngue, apresentação das principais pesquisas realizadas sobre o tema, e discussão dos principais achados. Pensando principalmente no tema e em fatores concretos de modo amplo, observamos que há uma grande variedade de metodologias. A metodologia utilizada será Artigo Científico de Revisão Bibliográfica, que se propõe a fazer uma análise de livros e artigos sobre os assuntos escritos por autores estrangeiros e brasileiros a fim de construir uma linha de raciocínio consistente para alcançar os objetivos deste estudo. Concluímos então, que as pesquisas defendem o ensino bilíngue e comprovam que há ganhos cognitivos importantes, especialmente na faixa etária do primeiro ano do ensino fundamental, de acordo Ellen Byalistok (2012) que, sendo referência na área, analisa como crianças que aprendem dois idiomas na primeira infância desenvolvem habilidades cognitivas linguísticas e não linguísticas. - TCCO impacto da alfabetização simultânea da Língua Portuguesa e da Língua Inglesa, no primeiro ano do Ensino Fundamental lCazetta, Carolina Gasperini; Fontanelli , Gabiele Alberico (2023-06-13)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
O objetivo deste trabalho foi realizar uma pesquisa bibliográfica sobre o impacto da alfabetização simultânea de L1 (língua materna) e L2 (língua inglesa), no primeiro ano do ensino fundamental, visto que esse é um tema polêmico entre pais e profissionais. Por um lado, muitos acreditam que não seja benéfico o ensino de uma segunda língua, paralela ao ensino da língua materna, no período da alfabetização. Por outro lado, o tema é defendido e debatido por especialistas. Nosso artigo será dividido em introdução, conceitos de alfabetização e ensino bilíngue, apresentação das principais pesquisas realizadas sobre o tema, e discussão dos principais achados. Pensando principalmente no tema e em fatores concretos de modo amplo, observamos que há uma grande variedade de metodologias. A metodologia utilizada será Artigo Científico de Revisão Bibliográfica, que se propõe a fazer uma análise de livros e artigos sobre os assuntos escritos por autores estrangeiros e brasileiros a fim de construir uma linha de raciocínio consistente para alcançar os objetivos deste estudo. Concluímos então, que as pesquisas defendem o ensino bilíngue e comprovam que há ganhos cognitivos importantes, especialmente na faixa etária do primeiro ano do ensino fundamental, de acordo Ellen Byalistok (2012) que, sendo referência na área, analisa como crianças que aprendem dois idiomas na primeira infância desenvolvem habilidades cognitivas linguísticas e não linguísticas. - TCCOs impactos na alfabetização da pandemia causados pelo CoronavírusSilva , Sandra Marcia da (2022-11-30)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
Este trabalho tem como objetivo estudar os impactos causados pela pandemia causada pelo novo coronavírus (COVID-19), no que diz respeito ao processo de alfabetização de crianças que estão nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Procuraremos verificar como o processo de alfabetização foi modificado ao longo do tempo, em uma reflexão teórica sobre os conceitos de alfabetização. Temos como objetivo analisar as consequências do isolamento social no processo de alfabetização das crianças que estão iniciando nos primeiros anos do ensino infantil e as perspectivas de professoras alfabetizadoras, no que diz respeito às práticas docentes relacionadas à leitura e à escrita efetivadas durante a pandemia. O caminho metodológico traçado para a realização desta pesquisa foi referencial teórico e bibliográfico nas concepções da alfabetização. O presente estudo apresenta abordagens de investigação de campo, em caráter ilustrativo, com coleta informal, onde verificou-se aspectos pertinentes que demonstram as consequências da pandemia no desenvolvimento das crianças, uma vez que essa é uma fase fundamental para as intervenções pedagógicas, interação social e estímulos, os quais, no processo de alfabetização, foram totalmente prejudicados sem a presença do professor como mediador, importante nos anos iniciais da aprendizagem.