Quimica - TCC – EE Higienópolis
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Navegando Quimica - TCC – EE Higienópolis por Assunto "aprendizagem significativa"
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- TCCAprendizagem significativa da tabela periódica por meio de um jogo interativo: super tabelaAssis, Eros Amurim de; Couto, Fabíola Lelis do; Ferreira, Priscila Sabbag (2019-12)
Escola de Engenharia (EE)
Este Artigo busca relacionar e aplicar conceitos pedagógicos da aprendizagem significativa e da gamificação dentro de um contexto de ensino de químico a partir da aplicação de um jogo lúdico e didático da tabela periódica. Tendo em vista a aparente dificuldade apresentada pelos alunos quanto ao entendimento real de conceitos químicos considerados abstratos, especialmente àqueles relacionados à tabela periódica, teve-se como norte desse trabalho a identificação de algum método alternativo, sustentado por teorias de ensino, para que a aprendizagem do aluno ocorra de uma forma mais aprazível e mais significativa para o mesmo. Para tal, um jogo de tabuleiro com a temática de “tabela periódica” foi desenvolvido e aplicado em quatro salas de diferentes níveis e contextos, como uma espécie de “reforço” para as aulas expositivas, com dois questionários de suporte também feitos para avaliar de forma tangível o quanto essa atividade auxiliou na retenção dos conceitos trabalhados por parte dos alunos. - TCCAvaliação da aprendizagem no uso da cultura maker em química do ensino médioMacário, Juliana Aguiar (2020-12-09)
Escola de Engenharia (EE)
A avaliação da aprendizagem se modifica de acordo com a realidade política, histórica e econômica da sociedade, o que se reflete também no modo como se dá o ensino aprendizagem nas escolas. O desenvolvimento tecnológico e a globalização impactaram e ainda impactam em todas as áreas da sociedade, incluindo a educação. Na década de 1990, nos Estados Unidos, surge a cultura Maker que tem por base a ideia de que as pessoas podem construir, consertar, modificar e fabricar diversos tipos de objetos e projetos com suas próprias mãos, gerando mudanças conceituais e de práticas pedagógicas onde, dentre outras coisas, é preciso considerar o progresso de aprendizagem dos alunos. O objetivo do trabalho foi o de pesquisar e analisar a inovação da cultura Maker, introduzindo um experimento que envolva os conceitos da Química para a primeira etapa do Ensino Médio. - TCCUma estratégia interdisciplinar: novo jogo para aprender química, biologia e históriaSilvestre, Ingrid dos Santos (2021-12)
Escola de Engenharia (EE)
O game como estratégia educacional ganha espaço nas escolas já que conta com o meio mais utilizado pelos jovens atualmente: a tecnologia. Esse mundo atrai o interesse e instiga a curiosidade do aluno. As aulas devem trabalhar habilidades interdisciplinares e trazer assuntos cotidianos para ressignificar a aprendizagem, deixando de lado os antigos métodos monótonos e cansativos. Ao combinar o game com conteúdos interdisciplinares não convencionais e com temas atuais torna-se um ótimo caminho para prepará-lo para o vestibular e para o ano subsequente, de forma divertida e interativa. O game denominado Mentiquy traz a combinação do quiz e desafio para os alunos trabalharem em grupo, contando ainda com período de revisão de conteúdos importantes para prepará-lo e aula devolutiva, complementando o ciclo de aprendizagem. - TCCImportância da química experimental no ensino médico: um estudo sobre duas realidades educacionaisSantos, Alicia Camacho; Souza, Aline Cordeiro; Cibella, Rafaela Zalli; Bozzo, Stella Bruno (2019-12)
Escola de Engenharia (EE)
Este trabalho visa analisar a importância das práticas experimentais nas aulas de química para alunos do ensino médio e como estas podem influenciar na aprendizagem significativa do discente. Foram analisadas duas instituições de ensino, uma pública e uma privada, sendo que a escola pública possui laboratório devidamente equipado, e uma escola privada que não possui laboratório e os experimentos alternativos são aplicados em sala de aula. As autoras elaboraram quatro aulas experimentais para serem aplicadas, duas em cada escola, e assim poder analisar através de questionários e diários de bordo a percepção dos alunos e professores quanto a importância dos experimentos práticos em aulas de química. Após a aplicação foi possível verificar que a visualização do conteúdo de forma prática faz com que os alunos se engajem e declaram compreender melhor a matéria e se interessem mais pelas aulas. O estudo revela, ainda, o desafio que o docente contemporâneo tem para a promoção de aplicações experimentais regularmente que envolvem inúmeros fatores, inclusive o repensar a prática docente. A experiência de residência pedagógica e estágios educacionais também se revelaram importantes na troca de experiência entre alunos em formação e professores, como forma de motivação e ruptura de estruturas tradicionais de ensino.