Jornalismo - TCC – CCL Higienópolis
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Jornalismo - TCC – CCL Higienópolis por Data de Publicação
Agora exibindo 1 - 20 de 424
Resultados por página
Opções de Ordenação
- TCCLivro fotográfico sobre os bastidores do carnaval: carnavalAraujo, Gustavo Cavalcanti Couto de (2018)
Centro de Comunicação e Letras (CCL)
O carnaval é conhecido por todos os brasileiros, marcando o calendário de todas a capitais do Brasil. Acontecendo todos os anos, sempre no primeiro semestre do ano. Para muitos é apenas folia, festa e diversão. Para outros é vida, amor e trabalho. No imaginário de muitos brasileiros, o ano começa após o carnaval, e a festividade ficando adormecida o resto do ano. Este trabalho mostra justamente o contrário. O carnaval não para. Este trabalho tem a intensão de mostra as atividades das agremiações, a vida das pessoas que vivem e respiram o carnaval. Mostrar o dia-a-dia dentro de um barracão, local onde o carnavalesco idealiza e monta o seu projeto. Lugar onde são construídos os grandiosos carros alegóricos que enchem os olhos do público. Este livro mostra a estrondosa importância do carnaval na vida de muitos brasileiros, na economia e na cultura da cidade e do país. - TCCSistema carcerário feminino: uma terra de ninguémSilveira, Tayná Medeiros (2018-07)
Centro de Comunicação e Letras (CCL)
Este Trabalho de Conclusão de Curso apresenta relatos de mulheres que contam suas experiências enquanto presidiárias e egressas, para que seja possível refletir criticamente, de que forma o sistema carcerário interfere na vida delas e reflete na sociedade como um todo. Mostrar qual a finalidade do sistema penitenciário e se cumpre com seu objetivo proposto. No trabalho, foram ouvidas especialistas que atuam diretamente com questões de direitos humanos, sociedade, gênero e raça. Como essas diferenças implicam e quais oportunidades (ou falta delas) que uma pessoa terá, de acordo com sua vivência em um sistema desigual. É mostrado um “perfil” de mulheres que compõe em maior parte a população carcerária, a predominancia em idade, etnia, classe social, escolaridade e os timos de crimes cometidos. Foram abordadas pautas sobre o dia a dia no cárcere, como violência, higiene, maternidade, liberdade sexual, trabalho e saúde. Questões de resocialização também foram levantadas, como a dificuldade de conseguir trabalho, abandon familiar, a facilidade de ser reincidente e o preconceito com que são tratadas. - TCCRelatório para realização do livro-reportagem: “todxs em campo: um estudo sobre a relação do futebol com a homossexualidade”Marques, Bianca Ninzoli (2018-07)
Centro de Comunicação e Letras (CCL)
Este trabalho apresenta pesquisas sobre o esporte, majoritariamente o futebol, como formador de opinião e caráter na sociedade, sobre o jornalismo esportivo e seu comprometimento com a verdade frente às barbáries do meio e sobre a homofobia em seus graus e presença no cidadão brasileiro. Pelo uso do recurso literário e jornalístico, exibe-se reflexões e pensamentos sobre o papel da mídia em desmistificar um assunto e militar a favor de uma causa. Evidencia- se também a importância de profissionais honestos, com textos humanizados e interesse em se aprofundar em assuntos não lucrativos e de forma não polêmica. Mostra-se como foi desenvolvido um livro sobre o tema “homossexualidade no futebol”, como personagens foram encontrados e quais critérios foram utilizados para a apuração e viés de construção do texto. A fundamentação desse trabalho se concentra em autores como Hilário Franco Júnior, Edvaldo Pereira Lima e Alex Bellos. Pretende-se responder a seguinte pergunta-problema: Como é possível retratar em um livro-reportagem a homossexualidade no futebol? - TCCPipa: paixão incondicional pela arte: um documentário sobre a prática da pipaReis, Philipe Alves (2018-07)
Centro de Comunicação e Letras (CCL)
Existente há milhares de anos, a pipa evoluiu junto com o homem e foi objeto de estudos para várias áreas da ciência. Mesmo sem ter um mercado formal, a pipa tem um forte comércio interno e sustenta comerciantes e produtores que dedicam seu tempo a arte. Ainda vista como prática marginalizada a pipa faz parte da cultura do brasileiro e sua evolução no cenário nacional vem ganhando cada vez mais adeptos, que buscam tornar a prática em um esporte. Por meio do jornalismo audiovisual, este Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo desmistificar o consenso de que a pipa é uma prática marginal, quando na verdade, muitos praticantes são pais de famílias, trabalham e estudam e usam a pipa como um hobby para esquecer das adversidades diárias. - TCCTorcida em campo: a cultura de torcedor do São Paulo futebol clubeTeixeira, Caio de Castro (2018-07)
Centro de Comunicação e Letras (CCL)
A cultura faz parte da história da humanidade e o futebol está presente nesse contexto. O objetivo do programa de rádio Torcida em Campo é discutir a existência de uma cultura de torcedor e quais seriam os fatores que poderiam afetá-la, a partir do entendimento de uma mudança de postura da torcida do São Paulo Futebol Clube. Para isso, jornalistas e torcedores discutem o tema em um debate, mediado pelo autor deste Trabalho de Conclusão de Curso. A parte teórica é composta pelos eixos: surgimento das torcidas de futebol, cultura e torcida, São Paulo Futebol Clube e as mulheres, rádio e suas características técnicas e, por fim, jornalismo esportivo no rádio. A peça está em formato de mesa redonda, a fim de promover discussões entres os três integrantes da bancada. - TCCP.L.U.R. - Peace Love Unity and Respect: Um ensaio fotográficoVendramini, Caio (2018-07)
Centro de Comunicação e Letras (CCL)
Nos Festivais de Música Eletrônica, quem os frequenta, tem uma forte cultura de prezar a paz e a espiritualidade, assim como uma conexão profunda com a natureza, acima de tudo. A partir das festas de Goa, e da miscigenação cultural decor- rente da popularização desses eventos, o público desenvolveu aspectos próprios, como o princípio de PLUR, que de certa forma caracteriza a cultura dos Festivais de Música Eletrônica contemporâneos, “um movimento de cura individual que prioriza a melhoria social” (HUTSON, 2000 p.39). Nas Raves, o público também se encontra num estado de paz e harmonia social. O foco desses eventos aparenta ser mais para dançar e curtir o line up do main stage, sem contar tanto com outras experiências culturais ou sensoriais. - TCCPolítica de droga ou droga de política? Um olhar sobre a ação do Estado na “Cracolândia” da LuzPessoa, Délis (2018-07)
Centro de Comunicação e Letras (CCL)
Este projeto aborda a conduta do Estado na maior cena de uso de crack do Brasil, conhecida popularmente como “Cracolândia”. Região que compreende as imediações das avenidas Duque de Caxias, Ipiranga, Rio Branco, Cásper Líbero, Rua Mauá e Estação Júlio Prestes, no bairro da Luz, centro da cidade de São Paulo. Para isso, foi discutido a eficácia de cada política pública implantada no território até o momento. Falou-se da Operação Centro Legal (2009 a 2012), Projeto Nova Luz (2013), durante a gestão dos prefeitos Gilberto Kassab (DEM) e José Serra (PSDB) e do governador da época, Geraldo Alckmin (PSDB). Programa de Braços Abertos (2013 a 2016), de Fernando Haddad (PT), Programa Recomeço, da gestão Alckmin/França (PSDB/PSB), em vigor desde 2013 e Projeto Redenção (desde 2017), de João Dória/Bruno Covas (PSDB). Em um segundo momento, utilizou-se como referenciais teóricos as pesquisas de Taniele Rui, doutora em antropologia social da Universidade de Campinas (Unicamp), Rosangela Helena Pezoti, doutora em serviço social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e Marco Aurélio Genghini, com mestrado em direito sobre políticas públicas na “Cracolândia” da Luz pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Para a produção da grande reportagem, foram utilizados estes mesmos pesquisadores para fortalecer a linha argumentativa da peça jornalística, além de dependentes químicos que sofrem diretamente às ações do Poder Público e pessoas que colaboram na região, seja por meio de trabalho voluntário ou remunerado. - TCCRepresentação da mulher no cinema: mais mulheres maravilhas no cinemaMessa, Beatriz (2018-07)
Centro de Comunicação e Letras (CCL)
O presente trabalho visa o desenvolvimento de uma grande reportagem para a Revista Galileu – matéria da capa, que aborda o tema da representação da mulher no cinema, fazendo uma análise da personagem da Mulher Maravilha e seu filme. O veículo em questão propõe discussões sobre cultura, cinema e representatividade e a reportagem atende essa demanda. A mulher, que muitas vezes, aparece de maneira estereotipada nas grandes produções cinematográficas, demorou para ser protagonista de um longa de super-heróis, assim o trabalho em questão busca ressaltar a importância da criação da Mulher Maravilha e o que ela representa até os dias de atuais. A intenção é problematizar a maneira como as mulheres são representadas em grandes produções e também como não há espaço para elas no mercado do audiovisual. A metodologia utilizada foi a bibliográfica, para que houvesse uma melhor compreensão sobre os assuntos abordados na reportagem. A linguagem é mais informal, porque se adequa a proposta da Revista Galileu e seus leitores mais jovens. Os conceitos usados no trabalho abordam temas como a representatividade, questão de gênero e a construção do mito. - TCCCova de Pedro: as práticas devocionais e o processo de criação de um santo popularPrates, Peterson (2018-07)
Centro de Comunicação e Letras (CCL)
A Cova de Pedro, devoção popular do sudoeste da Bahia, é uma prática de fé suscitada pela comunidade local e que hoje, por pura divulgação oral, ganha mais adesão. Construída sob o mito do assassinato do vaqueiro Pedro Afonso do Nascimento, a história acumula diversas versões, sejam de início ou de desfecho. O mito tem como momento de ápice a manifestação religiosa, em forma de romaria, até o local do enterro de Pedro, todo 29 de junho, festa de São Pedro Apóstolo. Nesse dia, milhares de pessoas se amontoam em um espaço sem nenhuma estrutura para suas práticas de fé e devoção. O jornalismo audiovisual vem explorar um vácuo na produção sobre a devoção. Nunca antes a comunidade local teve a oportunidade de assistir sobre o mito que fomentam, escutando as diversas versões da história. - TCCRugas: um novo olharMaciel, Amanda Ferreira (2018-07)
Centro de Comunicação e Letras (CCL)
O presente relatório do Trabalho de Conclusão de Curso aborda mulheres idosas que fogem do comportamento normativo que a sociedade brasileira julga como correto, ou seja, os preconceitos a determinados padrões ligados à idade. Para isso, foi produzido um videodocumentário jornalístico: “Rugas: Um novo olhar” em que cinco mulheres idosas relatam sobre seus comportamentos e atividades que as diferenciam do padrão de mulheres com a mesma faixa etária que as delas. O documentário mostra também, através de uma psicóloga especialista em estudos de gênero e sexualidade sua visão sobre como esse preconceito está presente na nossa sociedade. Os assuntos destacados nas entrevistas permeiam seus cotidianos em relação aos seus corpos, atividades, prazer e vaidade. Deste modo, o documentário pretende dar um novo olhar sobre o envelhecimento. - TCCO jiu jitsu como estilo de vidaGabor, Arthur Agaton (2018-07)
Centro de Comunicação e Letras (CCL)
Este relatório tem como objetivo apresentar o embasamento teórico necessário para o desenvolvimento e construção de um documentário separado em dois episódios. O produto em questão leva ao telespectador dez entrevistas, quatro com lutadores e professores de Jiu Jitsu, três crianças que participam de um projeto social, a mãe de um desses alunos, um médico e um lutador profissional. Entretanto, outras pessoas foram consultadas com o intuito de obter informações cruciais para a realização deste trabalho. O documentário foi dividido em dois episódios com o intuito de separar de maneira mais clara os temas abordados. No trabalho, o processo de captação de fontes, redação e edição tem seu detalhamento. O relato também mostra todo o planejamento feito para a produção do documentário, bem como sua execução prático e os resultados finais. Todas as alterações necessárias para a realização do projeto ao longo do período de criação também são representadas. - TCCReligiões afrodescendentes e a divulgação pela tv aberta: tambor, 110 anos de preconceitoFernandes, Giulia Famá (2018-07)
Centro de Comunicação e Letras (CCL)
Esse Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) tem como objetivo estudar religiões de matriz afro, a fim de entender como a falta e/ou descaso com a informação divulgada pela TV aberta contribui para o aumento do preconceito, levando sempre em consideração a função do jornalismo para/com a sociedade, sendo essa, informar de forma imparcial, contribuindo com informações verídicas para a formação de opiniões pessoais. Para a realização deste estudo será necessário buscar na história do Brasil e no seu nascimento como nação alguns fatores que interferiram e interferem na aceitação do negro com parte da sociedade, assim como as suas práticas e crenças. Além disso, a análise de notícias, chamadas e matérias, produzidas pelas TV's abertas servirá para entender como de fato esses conteúdos influenciam na opinião popular e consequentemente no crescimento desse preconceito que tem resultado no aumento de casos de intolerância religiosa por todo o país. A peça produzida, documentário, irá apresentar as religiões Umbanda e Candomblé de forma diferente ao que a maioria dos conteúdos encontrados sobre o tema mostram. Portanto, esse curta metragem não terá como objetivo desmistificar ou explicar a fundo os mistérios das religiões, apenas apresentar ambas do ponto de vista dos praticantes, entregando, simultaneamente, um embasamento histórico que ajude a desmascarar a origem desse preconceito. - TCCUm estudo sobre o Vale do Jequitinhonha para a realização do livro reportagem “nas correntezas do rio Jequitinhonha”Travagin, Isadora (2018-07)
Centro de Comunicação e Letras (CCL)
O livro-reportagem Nas correntezas do Rio Jequitinhonha foi elaborado com o intuito de mostrar a influência do Rio Jequitinhonha na vida da população do Baixo e Médio Jequitinhonha desde antes do “descobrimento” do Brasil até os dias de hoje. O passado e o presente do Vale do Jequitinhonha são retratados por meio do transporte; músicas e artistas locais; economia; religião; cultura indígena e costumes antigos que deixaram de ser uma profissão, mas ainda não foram extintos, como canoeiros e lavadeiras. Todos ligados pelo Rio Jequitinhonha. Dados técnicos como IDH, IBGE e PIB foram levados em conta na hora da análise. O livro procura retratar ao máximo a influência do Rio Jequitinhonha na vida dos habitantes e das cidades que o cercam. - TCCA gestão do futebol brasileiro: aspectos extracampo do esporteIzzo, João Pedro (2018-07)
Centro de Comunicação e Letras (CCL)
Este relatório tem como objetivo apresentar o embasamento teórico necessário para o desenvolvimento e construção de uma grande reportagem on-line, organizada em forma de portal. O produto em questão leva ao leitor dez entrevistas, com cinco especialistas e cinco personagens sobre a temática da gestão do futebol brasileiro, isto é, os aspectos extracampos deste esporte. Além disso, há uma estruturação de décadas (1970 a 2010) com os avanços do futebol brasileiro fora das quatro linhas. Desta forma, para a execução da peça, a busca por referências de autores que já tinham trabalhado sobre tais assuntos foi essencial, assim como a evolução da gestão neste esporte no país, a economia do futebol brasileiro e até mesmo a realização de uma grande reportagem on-line. O relato também mostra todo o planejamento feito para a produção do portal, bem como sua execução prático e os resultados finais. No trabalho, o processo de captação de fontes, redação e edição tem seus detalhamentos. Todas as alterações necessárias para a realização do projeto ao longo do período de criação também são representadas. - TCCRevista voz: relatório de realização de uma revista especializada em cinema e diversidadeSilva, Matheus Felipe Lima da (2018-07)
Centro de Comunicação e Letras (CCL)
A Revista Voz é uma publicação especializada em cinema e diversidade que produz reportagens, críticas e entrevistas com pessoas que trabalhem com essas duas áreas. Nesta edição, foi desenvolvida reportagens sobre o cinema LGBTQ+, mulheres diretoras e a importância de Viola Davis. Também foram realizadas entrevistas com Alice Riff, diretora de Meu Corpo É Político, e com Keyla Serruya, uma das principais diretoras do cinema Amazonense. Além disso, a publicação também contém críticas dos filmes Corpo Elétrico, Uma Mulher Fantástica, Corra! e Eu Não Sou Um Homem Fácil. Para a realização deste projeto, foi fundamental a pesquisa sobre jornalismo de revista, tendo como base principal os autores Patrícia Ceolin Nascimento, Marília Scalzo e Marcelo Freire; crítica de cinema e diversidade no audiovisual, tendo como base os autores Leonardo Campos, Celso Oliveira, Felipe Severo e Regina Gomes. - TCCSangue e espetáculo: o discurso sobre a homossexualidade no jornalismo brasileiro sob perspectiva historiográficaPereira, Victor Melo (2018-07)
Centro de Comunicação e Letras (CCL)
A violência contra grupos e pessoas minorizados devido à própria identidade sexual ou de gênero encontra, em diversos contextos sociais, históricos, políticos e culturais, embasamentos discursivos que justificam as ações dos agressores. Além disso, opera de modo a silenciar quaisquer tentativas de expressão ou manifestação que contradiga esse sistema oferecido como única representação e performance aceitável dos modelos sociais. Esse conjunto de correlações de produção e reprodução de uma determinada visão da realidade como única versão apreensível corresponde a projetos e intenções políticas desenhadas há séculos, impostas por meio de batalhas as quais reverberam ainda no século XXI nas diferentes formas das pessoas se relacionarem entre si. Desta forma, esta pesquisa objetiva elucidar acerca dos contextos em que essas relações se estabeleceram de modo a produzir discursos que justificam o poder imposto em termos de identidade sexual e de gênero, com foco na produção dos discursos sobre a homossexualidade. Em seguida, analisa-se, por meio de jornais com relevância em diferentes períodos histórico-políticos do século XX no Brasil, as transformações ocorridas nessa significação. A pesquisa considera os discursos do texto jornalístico em relação a contextos mais amplos, podendo servir de catalisador ou obstáculo aos discursos de imposição do poder que decidem a significação das existências e a decisão de quem deve deter ou ser impedido de reivindicar o poder de enunciação. - TCCRelatório de pesquisa para desenvolvimento do livro: reportagem “no meio das histórias a gente canta”Sousa, Larissa Alves de (2018-07)
Centro de Comunicação e Letras (CCL)
O Brasil é o terceiro país que mais produz teatro musical no mundo, ficando para trás apenas dos Estados Unidos (Broadway) e Inglaterra (West End), um dado importante tendo em vista que o primeiro espetáculo musical foi apresentado há apenas 51 anos, com Bibi Ferreira e Paulo Autran como protagonistas. No entanto, a juventude do gênero evidencia uma carência de pesquisas, e informações mais teóricas a respeito, e por isso é importante que esse momento marcante de crescimento seja documentado por meio de um livro-reportagem. Para o desenvolvimento da pesquisa foi feito um levantamento de quantas produções foram montadas no Brasil entre 2016 e 2018, um curso de férias de teatro musical na Teenbroadway, e um relato da experiência de como foi visitar o camarim de “Cargas D’água - Um Musical de Bolso”. Espera-se, com esta pesquisa, contribuir para o registro do avanço do teatro musical no Brasil, e tornar o assunto mais acessível. - TCCRelatório de pesquisa para o desenvolvimento de livro-reportagem sobre adoção e laços familiaresMendonça, Ana Beatriz Bartolo (2018-07)
Centro de Comunicação e Letras (CCL)
Cerca de 9 mil crianças e adolescentes encontram-se abrigadas em instituições do governo por não terem familiares responsáveis legalmente por elas. Ao mesmo tempo, mais de 44 mil habilitados esperam na fila da adoção para iniciarem uma família. Unir esses dois lados com eficiência e agilidade é um desafio enfrentado diariamente pela Justiça brasileira. Parte dessa dificuldade é causada pela falta de informação sobre a adoção. Por isso, este trabalho tem como objetivo utilizar o jornalismo para desmistificar o processo e discutir traumas, motivações e inseguranças das crianças e dos adultos. Por meio de um processo jornalístico de investigação, pesquisa e entrevistas, foi desenvolvido um livro-reportagem que aborda todas essas questões de forma clara e objetiva. Também são contadas histórias reais, que mostram as particularidades de cada família adotiva e como os laços afetivos são construídos ao longo do tempo. - TCCOcupação do Pico do Jaraguá e a luta indígena por demarcação de terras em São PauloOliveira, Victória Silva de (2018-07)
Centro de Comunicação e Letras (CCL)
Esse trabalho tem como objetivo mostrar a luta indígena no estado de São Paulo, apresentando o protesto feito durante a ocupação no Pico do Jaraguá, São Paulo. A união entre três aldeias, foi feita para protestar contra a primeira revogação de terras indígenas feitas no Brasil, a Portaria Declaratória n° 581 da terra indígena na região do Jaraguá, que reconhecia o local como área tradicional dos povos Guaranis. A comunidade Guarani que vive no local, próximo ao Parque do Jaraguá, lutam há 60 anos para conseguir o direito à demarcação de terra. As aldeias de Paranapuã, em São Vicente, e aldeia Renascer, localizada na cidade de Ubatuba, encontram na mesma situação no processo de demarcação. Atualmente, ambas correm o risco de sofrerem reintegração de terra por não terem seus territórios demarcados. Além do apoio dado para a comunidade do Jaraguá, durante a ocupação feita em setembro e 2017, os Guaranis exigiram ter respostas para todas as aldeias participantes do protesto. - TCCCuete cavinguero tá injirando língua da Tabatinga – uma história de resistência por meio da falaVaz, Maria Catarina Mazzitello Chaib Jorge (2018-07)
Centro de Comunicação e Letras (CCL)
A Língua da Tabatinga, ou Língua do Negro da Costa, é um dialeto de origem banta falado pela comunidade do Quilombo Carrapatos da Tabatinga, localizado no atual bairro Ana Rosa, na cidade mineira de Bom Despacho. Na época da escravidão, era utilizada como um código entre os negros para que os feitores não os entendessem. O objetivo desse trabalho é desenvolver um documentário sobre a relação do dialeto com as pessoas nos dias de hoje. Entender a força representativa que essa língua tem na história dos habitantes do bairro. Para isso, lança mão de uma apuração jornalística que envolve pesquisa histórica sobre a ocupação negra no estado de Minas Gerais e seus desdobramentos socioculturais que contextualizam a origem da Língua da Tabatinga. Também se apoia em métodos de construção de um projeto de história oral, em que a entrevista tem um papel fundamental, e em elaboração de documentário etnográfico, cuja pergunta essencial diz respeito a como representar o outro de forma ética. O projeto representa um registro de uma tradição que está se perdendo pelo desinteresse, e desconhecimento, da nova geração. É um resgate de um jornalismo cultural que se propõe a olhar para a manifestação dessa cultura popular e entende-la como fundamental para a luta dos povos africanos, e seus descendentes, contra todas as injustiças de caráter social, político e econômico praticadas por um país de base escravocrata, como o Brasil.