Jornalismo - TCC – CCL Higienópolis
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Submissões Recentes
Agora exibindo 1 - 5 de 425
- TCCUm estudo sobre a cultura dos animes na cidade de São Paulo através de uma narrativa transmidiáticaMartinho, Bruna Aída Festa (2023-12-05)
Centro de Comunicação e Letras (CCL)
Desde 1960, com o anime Astro Boy, de Osamu Tezuka, os animes vêm ganhando espaço nas televisões e mídias, o que tem chamado cada vez mais a atenção de Hollywood. Através das plataformas de streaming, como Crunchyroll e Netflix, as animações japonesas se tornam acessíveis às pessoas, aumentando a quantidade de consumidores desse tipo conteúdo. O presente trabalho tem como objetivo produzir uma narrativa transmidiática que utiliza fotografias e vídeos como fio narrativo sobre a cultura dos animes na cidade de São Paulo, apresentando cinco personagens relacionados ao universo otaku. Para a realização da pesquisa, foi necessário estudar sobre a cultura e a história dos animes, os animes no Brasil e as linguagens das redes sociais e das fotografias. - TCCÓrfãos da pandemia: um estudo para a realização de um livro-reportagem sobre as vidas que se escondem por trás das estatísticas da covid-19Almeida, Lívia Ferreira de (2023-12-05)
Centro de Comunicação e Letras (CCL)
Este relatório visa a fundamentar o livro-reportagem que faz parte do Trabalho de Conclusão de Curso sobre a realidade dos órfãos da pandemia de COVID-19, com foco em crianças e adolescentes. O objetivo é oferecer uma visão mais próxima de suas vidas, explorando suas histórias e desafios para sensibilizar o leitor sobre as experiências causadas pela pandemia. Além disso, o relatório busca analisar as mudanças sociais e políticas necessárias para apoiar essas crianças em um mundo pós-pandemia, destacando o papel do livro-reportagem na conscientização e engajamento da sociedade. - TCCPor dentro do luxo falsificado: um estudo para a realização da narrativa transmídia "Sinônimo de Luxo"Gargalaca, Nicole Sericov (2023-11-23)
Centro de Comunicação e Letras (CCL)
Este trabalho tem como propósito o de trazer conhecimento a respeito do mercado das falsificações de luxo, principalmente das bolsas, assim como o de abordar as influências que o mercado de luxo possui na sociedade brasileira. Para isso, foram realizadas pesquisas que focaram no mercado de luxo, no consumo do luxo falsificado e nos brechós de luxo, mais precisamente nos processos de autenticação. Este trabalho embasa uma narrativa transmídia que possui um teor leve e acessível, por meio de um site e uma conta no Instagram. As entrevistas foram realizadas de maneira on-line e presencial, com Claudia Nogueira e Alina Stoenicã, ambas colaboradoras do PrettyNew; Paula Saric, Júlia da Mata; Tina Kara; Eliz Dias e Deisi Pedroso. É necessário compreender como as falsificações podem influenciar no cenário criativo de uma grife, e sua compra e venda podem acarretar consequências graves para a sociedade. As entrevistas foram realizadas com foco em trazer as opiniões dos entrevistados, e nunca com qualquer juízo de valor. - TCCAutomobilismo além da pista: uma análise comparativa da cobertura da Fórmula 1Amaral, Sarah Raíssa do Carmo Gonçalves Boiteux (2023-12-05)
Centro de Comunicação e Letras (CCL)
O jornalismo esportivo é um segmento de muita relevância dentro do jornalismo, e, no Brasil, o futebol é tema central desse segmento. No entanto, a Fórmula 1 ocupa um espaço importante nessa divisão, sendo o ápice da tecnologia quando se trata de esportes a motor. Apesar da transmissão ao vivo ser grande parte da cobertura da Fórmula 1, ela consiste em muito mais do que a parte televisiva, com a parcela online sendo uma das fundamentais na circulação de notícias sobre a categoria. Sendo uma parte tão essencial na cobertura, a mídia na internet tem o papel de informar, da melhor maneira possível, da forma mais neutra possível também, coisa que, nem sempre é uma realidade. Esta pesquisa, mostra os detalhes do tipo de cobertura que é feita fora do Brasil, e traça uma comparação entre a cobertura nacional e internacional, mostrando tendências dos sites e como a mídia cria narrativas sobre pilotos a partir do tipo de abordagem que é dada para uma matéria. - TCCFutebol profissional: a realidade por trás dos holofotesLima, Mateus Frizzero de (2023-12-05)
Centro de Comunicação e Letras (CCL)
Este relatório busca trazer embasamento teórico ao documentário expositivo apresentado ao componente disciplinar “Trabalho de Conclusão de Curso”. O tema geral do projeto é “a realidade do futebol profissional nas últimas divisões”. Foram entrevistados dois jogadores, um ex-jogador, dois treinadores, dois presidentes de clubes e dois torcedores, com objetivo de compreender a realidade de quem vivencia o futebol longe dos principais campeonatos do país, lutando contra a falta de estrutura, baixos salários, contratos curtos e pouca visibilidade.