Administração do Desenvolvimento de Negócios (Mestrado Profissional) - Dissertações - CCSA Higienópolis
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Navegando Administração do Desenvolvimento de Negócios (Mestrado Profissional) - Dissertações - CCSA Higienópolis por Orientador "Medeiros Júnior, Alberto de"
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- DissertaçãoAdaptação da carteira de investimentos do Banco do Brasil para a era digitalLima, José Rodrigo Marotta (2020-09-02)
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
A carteira de investimentos do Banco do Brasil (BB), o primeiro banco a atuar em território nacional, juntamente com as carteiras das grandes instituições financeiras bancárias, vêm sofrendo dificuldades com a dinâmica do mercado de investimentos brasileira, caracterizada por grandes transformações digitais e pelo surgimento de novos players, que podem colocar em risco a hegemonia e os resultados dessas instituições. O objetivo deste trabalho é gerar um plano de ação que reduza a migração da carteira de investimentos ao mercado, tornando o BB mais competitivo e gerando maior percepção de valor aos seus clientes investidores pessoa física. Com base na metodologia para trabalhos práticos e aplicados, foram realizadas pesqui-sas em artigos e imprensa especializada, contextualizando a transformação digital, como esta a situação da carteira de investimentos do BB e como ocorre o processo de criação de valor ao cliente, de forma a caracterizar o problema. Na sequência, foi realizado diagnóstico utilizan-do-se entrevista com a área estratégica do BB, pesquisa institucional com clientes e análise SWOT, identificando-se fragilidades no atual modelo de negócios do BB no que se refere ao atendimento do cliente investidor. A partir desse estudo, do mapeamento das necessidades desses clientes e da análise TOWS, escolheram-se duas soluções que foram aplicadas e que, aliadas à força institucional da marca BB, traz um plano de ação inovador na instituição, incremental e com foco no processo, que trouxe resultados com maior valor agregado ao clien-te, tornando mais atrativo os produtos de investimentos do BB e, por consequência, mais competitivos. Dentre as complexidades encontradas na construção do trabalho, destacam-se a dificuldade da obtenção de dados comparativos sobre investimentos entre as instituições e a impossibilidade de apresentação de dados internos estratégicos e confidenciais da empresa. Com isso o BB vem adaptando-se à dinâmica do novo mercado e assim, promovendo maior retenção e aumentando a sua carteira de investimentos, trazendo repercussões positivas para a organização e para os stakeholders, principalmente os clientes e acionistas. A diversificação da carteira de investimento como solução ao problema aqui apresentado mostrou-se relevante, com a elevação da quantidade de negócios em títulos privados, trazendo aos clientes opções diferenciadas para rentabilizar a sua carteira de investimentos. Espera-se que os resultados deste trabalho possam servir de opção para a replicação do modelo em outras instituições, que procuram estratégias para a diversificação de investimentos e para a especialização do seu corpo funcional. - DissertaçãoAgilidade em mudança de software por modelos de gestão e arquitetura de tecnologia no setor bancárioFurquim, Rodrigo Monteiro (2021-02-02)
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
Assunto: Melhoria na agilidade em mudança de software com adoção de modelos de gestão e arquitetura de tecnologia. Aplicação: Este trabalho apresentou uma proposta para tratar problemas na agilidade em mu-danças de software do banco MDN (nome fictício, que tem por objetivo manter o sigilo ga-rantido), identificada a partir da análise de indicadores de desempenho e comparados às gran-des empresas de tecnologia. Com base nesses indicadores, verificou-se que existe um proble-ma relacionado ao tempo para se lançar uma nova versão do internet banking e aplicativo mó-vel para os clientes “pessoa jurídica”. Inovação: A solução adotada sugere, como estratégia, a inovação em processos de forma in-cremental, com a aplicação de modelos adaptados do ágil. Elaborou-se uma proposta, obser-vando-se os recursos e capacidades necessárias, o plano de ações e a implementação da pro-posta para solução desse problema por meio da adoção de práticas ágeis e DevOps, incluindo a modernização da arquitetura dos aplicativos. Impacto: A solução adotada vem aumentando a velocidade de entrega de software, reduzindo o tempo de espera para lançamento de novas funcionalidades e promovendo maior competiti-vidade do banco MDN em seu mercado de atuação. A partir desse contexto é que este traba-lho vem contribuir com o atendimento às expectativas da organização. Desta forma, espera-se que o modelo apresentado, seja replicado em outras áreas de tecnologia do banco MDN. Complexidade: Tratar com área de tecnologia de grandes organizações, como ocorre no MDN traz um desafio em razão da complexidade das relações entre as áreas de desenvolvi-mento e de operações, por isso, há a necessidade de novos modos de administrar o processo. Outro fator crítico para o sucesso é a escolha do que é, efetivamente, que se deve modernizar. Parte do desenvolvimento deste trabalho aconteceu em meio à crise da COVID-19. Conside-rando que os cenários analisados não se modificariam de forma significativa, foi entendido continuar com o trabalho com as equipes e gestão de forma remota. Nesse sentido, a criação e o aprimoramento das estratégias para resolução do problema, partiram do reconhecimento e compreensão de valores identificados sob a óptica da empresa. Metodologia Aplicada: Seguiu-se a metodologia para trabalhos práticos e aplicados (PSPE/AO) de Marcondes, Miguel, Franklin e Perez (2017), com a utilização de entrevistas, do Modelo VRIO, Análise de Grid de Impacto, Análise da Cadeia de Valor e a Matriz SWOT. - DissertaçãoAprimoramento de processo de due diligence de integridade como instrumento de controle de anticorrupção em empresa de telecomunicaçõesSoares, Leonardo Tadeu (2022-08-04)
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
Assunto Esta pesquisa aplicada retrata o aprimoramento do processo de Due Diligence de Integridade na TIM S.A, empresa de Telecom, conduzido pela equipe Compliance e liderado pelo autor deste relato. Aplicação Tem por finalidade desenvolver e aplicar um método para garantir a identificação e prevenção do risco reputacional e indícios de corrupção na cadeia de suprimentos de maneira efetiva e baseada em teorias e soluções robustas permitindo uma melhor tomada de decisão para as medidas de controle de risco. Impacto Percorre o processo de Due Diligence de Integridade de forma a garantir a eficácia pretendida pela legislação anticorrupção que é aplicável as empresas. Apresenta em destaque uma proposta que busca privilegiar o afastamento de custos de transações, recomendar medidas de governança mais adequadas, a incorporação de tecnologia bem como a utilização de uma solução de identificação de riscos para apoiar a tomada de decisão. Tem uma abrangência transversal em todas as áreas da TIM que possuem relação com fornecedores na prestação de serviços e fornecimentos de produtos. A presente pesquisa aplicada pode ser utilizada também como referencial teórico e prático para qualquer outra organização na implementação ou melhoria do processo de Due Diligence de Integridade. Inovação Construído um artefato de TI para identificação de risco de integridade, que a partir de critérios objetivos, pesos e variáveis pré-programadas, possibilita classificar o risco reputacional do fornecedor em baixo, médio e alto com objetivo de demonstrar o referido risco associado ao terceiro. Diante a melhoria, o time de Compliance pode reduzir a manualidade do processo (minimizando subjetividades), tornar mais ágil à análise bem como proporcionar uma tomada de decisão mais segura para os cenários de risco. A proposta tem origem em teorias como custo de transação e governança como base para a proposição de um instrumento de identificação de risco, contribuindo para agregar maior sustentabilidade nas relações entre empresa e fornecedor, perenidade do negócio, bem como também atendendo a legislação de anticorrupção e melhores práticas de governança. Complexidade O autor é o executivo responsável pela área de Compliance na empresa que conduz o processo de Due Diligence de Integridade, bem como o principal tomador de decisão, e utilizou informações de seu próprio perímetro de atuação, o que facilitou a captura dos dados relevantes. Outras informações foram obtidas da literatura e dos dados institucionais da TIM que por ser uma companhia de capital aberto, apresenta seus relatórios ao mercado a partir de seu portal eletrônico na internet de relação com investidores. Em relação à pesquisa de campo, foi necessário o apoio da área de Suprimentos para o fornecimento dos dados de fornecedores. Método A pesquisa aplicada segue a metodologia para trabalhos práticos e aplicados proposta por Marcondes, Miguel, Franklin e Perez (2017), que envolve a análise do contexto investigado, o entendimento do problema, o diagnóstico e a elaboração da proposta de solução. - DissertaçãoAproveitamento de oportunidade para criação da empresa CLOSED Redes de ProteçãoSantos, Lucas Augusto Perez dos (2019-02-11)
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
O estudo deste projeto está focado na necessidade de uma empresa do ramo de instalação de redes de segurança predial na cidade de Santo André no ABC Paulista: obter um novo fornece-dor para sua principal matéria-prima de trabalho (as redes de segurança) que possuísse não apenas um preço mais competitivo, como também uma operação em conformidade (compliance) com as severas exigências regulatórias do setor, ponto que suscitava dúvidas com o atual fornecedor. Essa necessidade mostrou-se ser uma oportunidade de negócio para empreendi-mento, não obstante a complexidade para um empreendedor iniciante, identificada pelas pesquisas relacionadas ao nicho de negócio, produto, mercado, identificação de fornecedor com certificação de qualidade e demais exigências regulatórias. Esse desafio propiciou a constituição de uma nova empresa nomeada CLOSED Redes de Proteção, que foca suas energias na importação, fabricação e regularização de matéria prima para a instalação de redes de proteção predial, com a certificação de qualidade exigida pelas normas brasileiras o que é raro entre os importadores, configurando-se uma inovação nessa atividade. Todo o processo de constituição da nova empresa envolveu estudos sob os mais diferentes aspectos como: tributário, contratual e modalidade empresarial. Foram consideradas também as forças competitivas, alianças estratégicas e análise de riscos relacionada às dificuldades identificadas na solução adotada. O negócio mostrou-se, enfim, plenamente viável desde o seu planejamento e a sua aplicabilidade já foi confirmada uma vez que a empresa já está efetivamente funcionando e já efetuou a sua primeira importação e já está conquistando novos clientes. - DissertaçãoDecisões gerenciais orientadas por dados no segmento bancário de alta rendaAbrahão , Cleiton Aparecido dos Santos (2019-08-06)
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
O objetivo deste trabalho foi introduzir no Itaú Personnalité a decisão orientada por dados. Assim, identificou-se uma oportunidade, que foi a utilização de dados relacionados ao atendimento, até então subutilizados. Tratou-se de uma atividade inovadora na empresa. Inicialmente o Itaú Unibanco e seu negócio são apresentados, com destaque para suas frentes estratégicas. Foi demonstrado o contexto histórico do Itaú Personnalité desde a sua criação, com destaque para o momento histórico que justifica a geração e armazenamento de dados, até o atual momento onde se demonstra a oportunidade. Para seu entendimento, foi implementada uma prova de conceito que demonstrou o potencial dos dados e, em seguida, foram elencados cenários possíveis para o seu aproveitamento e, em razão da complexidade da decisão, foi utilizado o Sistema de Apoio à Decisão SuperDecisions, (baseado nos princípios matemáticos do AHP- Analytic Hierarchy Process) para escolha do cenário, o que resultou na contratação de cientistas de dados, em um programa conjunto com o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). Para implantar a solução utilizou-se o processo CRISP-DM (CRoss Industry Standard Process for Data Mining) para validar um modelo preditivo na seleção de clientes potenciais para oferta de Seguros de Vida, o que demonstrou a sua aplicabilidade. Estima-se, assim, um ganho de receita operacional de R$ 8 milhões com uma primeira estratégia e um total de R$ 20 milhões para três projetos iniciais. Por fim, conclui-se o trabalho demonstrando-se que a introdução das estratégias de dados na gestão e nas tomadas de decisão do Personnalité abre a possibilidade de novas aplicações para a infraestrutura de dados para outros segmentos do Itaú. - DissertaçãoDesenvolvimento de plataforma de analytics para comercialização de informações estruturadasFurquim Junior, Claudio (2019-08-09)
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
Itreports the process of implementing a data-based product, innovative for the company B3, since its data were being made available free of charge, from the identified opportunity of marketing information Made available in interactive visualization panels (dashboards), taking advantage of the data generated by the company, with the aim of obtaining a new source of revenue for the company. For this, initial market research was conducted to identify the ad-herence of the new product to customers in the financial market: Brokers, value distributors, investment banks, and retail. In parallel, the resources needed to develop this new product were identified in the company. Through the technologies available in the market, such as data virtualization, and with analyses developed by several teams involved in this project, a new product has been built that provides Information for the financial market by visualization tools, also known as dashboards, significantly reducing the complexity of the query. After im-plementation, it can be observed its applicability, because not only has there been good ac-ceptance by the target audience, but also organized a new data culture in B3, which has been spreading through its various departments and companies demanding new Projects inthis theme due to the fact that this project creates and now as a legacy provide infrastructure for data projects. - DissertaçãoElaboração e uso de plataforma para gestão de dados de horas extras em uma empresa de saneamentoParedes, Andrea Elaine (2020-02-06)
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
O trabalho relata o processo de identificação de fatores causadores de horas extras e implementação de ferramenta de gestão de pessoas por meio de visualização de dados. Com o objetivo de definir mecanismos que auxiliassem no cumprimento da determinação do Governo do Estado de São Paulo sobre as medidas de redução de despesas com pessoal foi realizada uma pesquisa comparando essas ocorrências com informações de perfil de pessoal e indicadores operacionais. Identificada a necessidade de inovação na gestão da informação, foi desenvolvido, pela equipe liderada pela autora deste trabalho, dashboard dinâmico, passível de atualização diária (D-1), permitindo tomada de decisão antes da concretização das despesas com pagamento de horas extraordinárias. Após testes de viabilidade foi escolhida a ferramenta Power BI, devido à quantidade e complexidade de obtenção e análise dos dados da companhia. A ferramenta também demonstrou facilidade de manuseio e visualização dos dados. Posteriormente à implementação, pode-se observar os resultados positivos da sua aplicabilidade, como a redução expressiva na quantidade de horas extras, bem como sua frequência mensal e duração de cada evento. A aprovação pela diretoria da Sabesp por este método inovador de fácil manuseio de gestão por dados foi expandida a toda empresa que atualmente adota a ferramenta para análise de diversos indicadores ligados à operação e comercial. - DissertaçãoInovação na visualização de registro de atendimento no gerenciamento de serviços de TIBrito, Anderson Odílio Lopes de (2023-02-10)
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
Assunto: Este projeto de pesquisa aplicada tem como principal objetivo possibilitar uma nova ex-periência no processo de atendimento desenvolvida a partir da observação do uso de sis-temas implantados para suporte aos processos de Gerenciamento de Serviços de TI (GSTI) suportados pelo framewok de melhores práticas ITIL (Information Technology Infrastrucuture Library), ocasionada pelo uso de formulários e quantidade de informa-ções envolvidas nas atividades dos analistas de atendimento. Aplicação: O aproveitamento da oportunidade será implantado como um artefato front-end sobre o sistema ServiceNow ITSM, que foi desenvolvido para sistematizar e automatizar os processos internos de TI, utilizado nesta pesquisa aplicada. Inovação: A inovação tecnológica sugerida propõe a construção de um artefato que será interface ao acesso das informações diretamente no banco de dados do sistema ServiceNow ITSM, organizando-as em um formato gráfico com uso de ícones interpretativos fornecendo ao usuário um entendimento mais rápido e mais claro sobre os eventos ocorridos durante o ciclo de vida do registro de atendimento consultado. Complexidade: O desafio para a construção do recurso tecnológico consistiu no mapeamento dos dados na base de dados da solução de ITSM e identificação da estrutura como são armazenados. O mapeamento dos dados seguido do requisito de ordená-los de forma cronológica, bem como a construção de um mapa de relacionamento a partir desses dados trouxe uma grande complexidade ao processo de desenvolvimento. Impacto: O produto resultado desta pesquisa aplicada representa em um meio prático e intuitivo para consultas e entendimento de registros de atendimento impactando diretamente a ma-neira em como as atividades são executadas pelos analistas de atendimento. Metodologia Aplicada: Foi utilizada pesquisa qualitativa e quantitativa com perguntas em formato de questioná-rio, utilizando como base a Teoria Unificada de Aceitação e Uso da Tecnologia (UTAUT - Unified Theory of Acceptance and Use of Technology) para medição da aceitação e uso do sistema ServiceNow ITSM pelos seus usuários, bem como o esforço dispendido na busca e entendimento das informações manuseadas em suas atividades cotidianas. A me-todologia de solução de problema guia-se por Marcondes, Miguel, Franklin e Perez (2017). - DissertaçãoIntegração colaborativa e agilidade em projetos de tecnologia de informação do SENAC SPAugusto, Marcelo Diniz (2021-02-03)
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
Assunto: Este trabalho tem como objetivo apresentar como foi desenvolvida a solução de um problema identificado na área de tecnologia, referente ao atraso nas entregas de pro jetos no departamento de tecnologia do Senac São Paulo. Aplicação: O resultado obtido com a solução do problema foi a implantação da metodologia DevOps, assim como ela foi aproveitada e evidenciada em conjunto com a metodologia Ágil de gestão de projetos. Inovação: A oportunidade identificada, amparou-se nas soluções e metodologias contempo râneas da área de tecnologia. Foram adotadas metodologias e soluções que foram incor poradas no dia a dia dos profissionais de tecnologia da empresa, utilizando as soluções mais inovativas no âmbito tecnológico e que compõem as soluções de controle e geren ciamento de projetos e esteira de desenvolvimento, tais como, versionamento, controle de mudanças, alterações de aplicações em ambientes produtivos, experiência do usuário, e análise preditiva. Complexidade: A complexidade foi marcante, apresentando maiores dificuldades quando são ana lisadas questões estruturais e departamentais, quanto à resistência das mudanças propos tas, por parte dos funcionários, fazendo-se valer da demonstração de parceria e melhorias de maneira cautelosa, procurando demonstrar que as propostas contavam com a partici pação de todos. Espera-se, com isso, diminuir a quantidade de projetos em atraso, propi ciando maior flexibilidade para desenvolvimento de aplicações e integração entre cola boradores das equipes. Metodologia Aplicada: Foi utilizado diagrama de Ishikawa para orientar quanto aos processos que estão ou não em conformidade. Foram analisadas amostras de cronograma de projetos e com elas foram realizadas pesquisas de metodologias para gerenciamento de projetos, especi ficamente “ágil” e amparado pela jornada “DevOps”, até o momento da intervenção com uma solução proposta - DissertaçãoIntegração e fluxo processual de governança por saneamento de cadastro de materiais e serviçosMolski, Peter (2022-08-12)
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
Objetivo Esta pesquisa aplicada visa reduzir os custos de transação e os impactos financeiros no resultado do Instituto Presbiteriano Mackenzie - IPM pela integração de processos e sanea-mento do cadastro de materiais e serviços e, por conseguinte efetivar as ações estratégicas de compras. Aplicação Dada a complexidade e a falta de procedimentos que enriqueçam a análise dos cadastros de itens de suprimentos, a partir da contratação de um parceiro comercial com expertise em saneamento da base de dados foi proposta a reformulação, gestão do cadastro e criação de um fluxo de governança. Inovação Houve uma disrupção sobre a gestão da mudança organizacional, pois no passado existia grande resistência à mudança, a clareza evidenciada conjuntamente com o enriquecimento e detalhamento de informações expostas na proposta do trabalho, forneceu total sinergia e visi-bilidade para a instituição, evidencia que o problema afetava não só a área de Suprimentos, mas toda a empresa, pois os elos administrativos entenderam tal necessidade passando a adotá-la como uma mudança estratégica primordial, assim resultando em consonância de direção entre os departamentos, caminhando no mesmo sentido. Ademais, cria-se maior receptividade, pre-parando as equipes para futuras mudanças. Complexidade Espera-se que a Instituição reduza os custos de transação envolvidos nos retrabalhos dos elos que permeiam o processo administrativo e associadamente, os clientes internos terão maior entendimento e desenvoltura em incluir demandas para área de Suprimentos, devido à existên-cia da padronização e enriquecimento das informações cadastradas no banco de dados do sis-tema. Não menos importante, a factibilidade em utilizar as metodologias da matriz de Kraljic e diagrama de Pareto que embasam e proporcionam maiores acertos às estratégias da área de Suprimentos no reabastecimento da instituição, podendo assim considerar os preços históricos dos itens, criando acordos comerciais e contratos, transfazendo em ganhos financeiros e melho-rando os resultados do Instituto Presbiteriano Mackenzie - IPM. Impacto O saneamento da base de dados possibilita maior visibilidade da área de Suprimentos, passando a ser reconhecida pela Instituição como uma área de negócios estratégica, que visa não só obter resultados favoráveis para Instituição, bem como otimizar processos interligados à cadeia de Suprimentos e reduzir retrabalhos entre os elos administrativos. Método A pesquisa aplicada foi elaborada baseando-se no livro de Metodologia de Trabalhos Práticos e Aplicados de Marcondes, Miguel, Franklin e Perez (2017). Para a abordagem inicial do problema percebido foi utilizada a Metodologia de Kraljic e o diagrama de Pareto. - DissertaçãoInvest in data: auxiliando as pessoas a investirem melhorAlmeida , Ramon Barenco Aceti Herdy de (2019-02-06)
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
Investors have different levels of risk tolerance; have different amounts of monetary values available for investments, lifestyles, preferences and varying terms. With the sharp de-cline in the interest rate and increased investor interest in increasingly sophisticated investment products, there is a need to unite investors and financial market analysts because, on the one hand, have demanded more information and analysis on the financial market and on the other hand we have the offer of trained, trained and certified professionals to meet this demand. In-formation on financial products is dispersed, creating a way for the investor to initiate invest-ments consistently and because there are several levels of knowledge and consequently differ-ent types of needs, thus providing the opportunity to idealize an application, by which analysts financial institutions can send information on market behavior and forecasting, economic pro-spects, stock advice and respond to and support investors in their inquiries. In order to make it feasible, it is proposed, as innovation, the development of a distributed application, with a set of intelligent contracts that store the data in records within the blockchain. With this, the inves-tor does not need to register in several plataforms, since each one that he registers has to pay a monetary value or to receive a profile analysis or to obtain exclusive content on investments. - DissertaçãoNegócio de capacitação em gestão jurídica por plataforma digitalChammas, Amira (2020-09-02)
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
In a context of accelerated digital transformation, where the future of lawyers has been questioned, due to the creation and improvement of robots and artificial intelligence linked to the legal world, it has become essential to rethink the lawyer's performance and his professional positioning in relation to the client’s needs. In any activity, public or private businesses, law firms or any other type of organization, the legal professional is considered as a "necessary evil", prepotent and bureaucratic and, consequently, this be-havior reduces the demand for legal services. For that reason, we have analyzed the needs and desires of the main stakeholders of the legal relationship in order to propose an inno-vative solution that creates value for the entire relationship chain, improving and greater proximity of the lawyer and his clients, in a less bureaucratic environment and with better conditions to provide legal services. Therefore, was analyzed the needs and desires of the main stakeholders of the legal relationship in order to propose an innovative solution that creates value for the entire relationship chain, providing the improvement and greater proximity of the lawyer and his clients, in a less bureaucratic environment and with better conditions to provide legal services. The study has setup a management legal course for lawyers or law graduates, using an innovative method, games/gamification on digital plat-forms to engage and fix the theoretical content. Due to its versatility and applicability is evident in the fact that it can be taught at a distance, in person or in a mixed way. Despite the complexities of the platform, it is believed that this methodology will be considered transformative in the academic environment of law. - DissertaçãoPlataforma educacional híbrida e integrada do Senac de São PauloPereira, Fernando Sátiro (2022-02-14)
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
Assunto: Objetiva apresentar como foi desenvolvida a solução de um problema e, também, a identificação de uma oportunidade no Senac São Paulo, visando garantir a continuidade do negócio educacional decorrente do distanciamento social, advindo da pandemia de Covid-19. Aplicação: O resultado obtido com a solução do problema foi a implantação da metodologia de automação de processos pelo Business Process Management Software (BPMS), integrando a cadeia de valor que envolve um aluno até a criação de uma sala de aula virtual, com os respectivos materiais didáticos para cada curso do portfólio de produtos educacionais técnicos e profissionalizantes do Senac São Paulo. Inovação: Em consequência da Covid-19, o distanciamento social exigiu uma solução inovadora para a concretização das aulas, principal produto de uma instituição de ensino. Considerada a urgência por uma tomada de decisão, uma releitura da cadeia de processos envolvendo divulgação e venda de um curso foi necessária, objetivando a compreensão da realidade e de como seria possível a adaptação às novas condições trazidas pelo contexto. Este, considerado de extrema transformação digital para as empresas, baseada em metodologias de mapeamento de modelagem de processos. O produto, no caso, a automação do processo denominado ensalamento automático do aluno e do docente, está amparado por modernas tecnologias de processos de automação e pela capacidade das plataformas colaborativas presentes no mercado. Impacto: Considerando o cenário que se apresentou para todos os segmentos da economia, a iminente necessidade da adaptação dos processos de trabalho se tornou o pilar para se adaptar e se reposicionar no mercado, a partir de estratégias de transformação digital. Esse conceito não se ampara somente na tecnologia da informação, mas a considera como fator impulsionador essencial para acomodar novos formatos operacionais e de negócio à luz da sua capacidade de transformação. O impacto operacional na instituição foi imediato e foi permitido que toda a base de funcionários e de alunos continuassem suas atividades administrativa e educacional de forma remota. A estrutura física e operacional existente naquela ocasião, considerando o mês de março de 2020 como recorte transformador de formato operacional, ultrapassaram as paredes institucionais, com um certo custo em razão da cultura institucional ancorada em atividades presenciais. Complexidade: A complexidade para a solução do problema foi, simultaneamente, transversal e cultural. Considerando que a empresa é grande usuária de plataformas de gestão online e acessíveis pela internet, a não condição de se exercitar uma aula presencialmente se configurou como o principal desafio, diante das transformações resultantes do distanciamento social. Método: Para solucionar um problema e, na sequência, identificar oportunidades foram utilizados Diagrama de Ishikawa para a identificação da relação de causa e efeito. A pesquisa aplicada é baseada no livro Metodologia de Trabalhos Práticos e Aplicados de Marcondes, Miguel, Franklin e Perez (2017). - DissertaçãoRedução de perdas operacionais de produtos perecíveis comercializados em uma rede de atacarejo na região metropolitana de São PauloFerreira, Claudirene Santos (2021-04-27)
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
Resumo Estruturado Assunto: Redução de perdas operacionais de produtos perecíveis comercializados em uma rede de lojas que operam no formato atacarejo, que é considerado um misto entre os formatos de varejo e atacado, na região metropolitana de São Paulo. Aplicação: De acordo com a pesquisa da ABRAPPE – Associação Brasileira de Prevenção de Perdas (2019) o índice de perda médio observado no varejo foi 1,38% sobre o faturamento líquido das empresas de varejo. Considerando-se que o faturamento total do varejo em 2018 foi de 1,55 trilhões de reais estimou-se uma perda de 21,4 bilhões de reais. Este estudo teve como objetivo a redução de perdas no Atacado Ipsum (nome fictício para manter a confidencialidade) admitindo-se que a gestão de perdas é uma forma de obter-se vantagem competitiva. Foram aplicados conceitos de estratégia e vantagem competitiva, análise de dados, causa e efeito para solução de um problema real, as perdas de produtos perecíveis. Impacto: A análise estruturada de dados permitiu a descoberta de informações relevantes para a gestão do negócio. Trouxe para a gestão da empresa uma visão diferenciada baseada em dados e não apenas no conhecimento operacional do dia a dia. Este estudo demonstrou a importância de gestão de dados e uso de uma plataforma de inteligência de negócios como elemento facilitador do processo de tomada de decisão. O plano de ações proposto trouxe uma visão de ações de curto, médio e longo prazo com foco na redução de perdas, melhoria de resultados financeiros e melhoria da experiência do cliente nas lojas (geração de valor e diferencial competitivo). Inovação: A pandemia da COVID-19 mudou o cenário no qual as empresas de todos os setores operam. O setor supermercadista foi compelido a acelerar sua entrada no mundo digital, particularmente pelo uso de comércio eletrônico. Para este estudo foram utilizados recursos da Tecnologia da Informação (TI) como sistema ERP-Enterprise Resources Planning, aplicação do quadrante mágico do Gartner (2021b) para Inteligência de Negócios (Business Intelligence – BI) e uso de uma plataforma de BI (Tableau) para análise dos dados coletados. A TI teve papel fundamental neste processo atuando como uma área parceira da área de negócios fornecendo os recursos e tecnologias necessárias para a gestão do negócio. Complexidade: A operação de um varejo alimentar é complexa, requer uma boa orquestração de toda a cadeia de valor, desde os processos de compras, de gestão de preços e promoções, da distribuição de produtos para as lojas, da escolha do sortimento para cada tipo de loja, da exposição de produtos, do controle de estoques e datas de validade de produtos nas lojas, do atendimento ao cliente e finalmente da venda. Uma falha em qualquer parte da cadeia de processos poderá levar a perda de venda, a perdas de produtos e consequentemente a uma perda financeira que impactará no resultado da empresa. Metodologia Aplicada: Para este estudo foi aplicado um conjunto de metodologias sendo as principais a busca da vantagem competitiva de Barney e Hesterly (2011), a metodologia para trabalhos práticos de Marcondes, Miguel, Franklin e Perez (2017) e a metodologia KDD – Knowledge Discovery in Databases de Fayyad, Piatetsky-Shapiro e Smyth (1996). Por meio da KDD foi definido o conjunto de dados, o meio de coleta, a tratativa necessária e a análise a ser realizada. Para o Atacado Ipsum foram coletados dados operacionais de vendas, estoque e perdas de produtos perecíveis. Os dados foram analisados por meio de uma plataforma de BI-Business Intelligence que permitiu uma maior compreensão do fenômeno “perdas’ (também denominado “quebras”) e suas relações com outras variáveis, como por exemplo, as vendas dos produtos perecíveis. Foi proposto um plano de ações com base no entendimento das possíveis causas do problema. O plano de ações englobou aspectos de refrigeração dos produtos e das lojas, de gestão de estoques e controles de validade dos produtos perecíveis. Este estudo também permitu que a empresa observasse a importância da gestão de dados e capacidade analítica para melhor entendimento do negócio e estabelecimento de uma cultura de dados para o processo de tomada de decisão. - DissertaçãoRedução de turnover em empresa de tecnologia da informaçãoGonsales, Rodrigo Montebelo (2023-08-08)
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
Diante de uma escassez de profissionais de tecnologias avançadas (que requerem cerificações) no mercado, a demanda maior que a oferta, consequentemente gera um elevado índice de turnover na área de tecnologia da BusinessTech (empresa multinacional de tecnologia) e concluiu-se pela necessidade de desenvolver um programa que promova uma melhoria nos processos de atração e retenção dos recursos profissionais. Objetivo Tem como meta solucionar a problemática do elevado índice de turnover da empresa. Aplicação Tem por finalidade desenvolver e aplicar um método visando promover uma melhor atração e retenção dos recursos de tecnologia das companhias. Inovação Utilizar uma plataforma virtual e criar um plano de marketing digital focado nesse públicoalvo para melhorar a comunicação. Estruturar um plano de criação de uma startup ou spin-off com objetivo de acelerar o processo de desenvolvimento da mão-de-obra e permitir uma melhor carreira dos profissionais de Tecnologias Avançadas (TA), com à criação de um hub de inovação e implantação de soluções tecnológicas (RPAs - Robotic Process Automatization – Automação Robótica de Processos, IA- Inteligência Artificial e ambiente corporativo virtual por meio de metaverso) que permita retenção motivada de talentos. Complexidade O autor é o diretor responsável pela área da vertical de bancos da empresa BusinessTech que conduz todos os projetos da empresa para este segmento, e utilizou informações de seu próprio perímetro de atuação, o que facilitou a captura dos dados relevantes. Outras informações foram obtidas de pesquisas e dados institucionais da BusinessTech, bem como, com entrevistas realizadas com os principais executivos da empresa. Em relação à pesquisa de campo, foi necessário o apoio da área de Recursos Humanos para o fornecimento dos dados da pesquisa de clima e motivos de saída de profissionais não desejadas. Impacto Considerando que a BusinessTech é uma empresa prestadora de serviços de tecnologia, cerca de 80% dos seus custos são oriundos de seus recursos humanos, ou seja, a diminuição do turnover gera um efeito positivo direto na melhoria da margem da companhia. Método A pesquisa aplicada segue a metodologia para trabalhos práticos e aplicados, proposta por Marcondes, Miguel, Franklin e Perez (2017), que envolve a análise do contexto investigado. - DissertaçãoStartup data quântica para cursos de engenharia de dadosArguelhes, Renato de Brito (2021-08-12)
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
Assunto: Este trabalho tem como objetivo apresentar o aproveitamento de uma oportunidade na criação de uma plataforma on-line que visa a capacitação de pessoas em tecnologias de Big Data sendo esta plataforma criada por uma empresa com escritório localizado em São Bernardo do Campo. Aplicação: O resultado obtido foi a criação de uma empresa de treinamento on-line no segmento de Big Data com foco na formação de engenheiro de dados e áreas correlatas que foi identificada por meio de pesquisas quantitativa e qualitativa. Estas pesquisas direcionaram, e auxiliaram, a empresa na criação dos treinamentos e de seus conteúdos como a importância de sempre termos novos treinamentos disponíveis para o público-alvo da empresa. Impacto: A análise dos dados da pesquisa apoiou a empresa no direcionamento dos próximos treinamentos para seu público-alvo trazendo uma visão nova e apoiando a gestão da companhia em suas tomadas de decisões presentes e futuras. O plano de ações proposto trouxe uma visão de curto e médio prazo com foco na qualidade dos treinamentos e no crescimento do número de alunos da empresa. Inovação: A solução adotada sugere a inovação em processos de forma incremental. A proposta de inovação, ao cliente da empresa, se dará com a disponibilização de mentoria dirigida para que o aluno tenha suporte individual com um profissional especializado tendo sua implementação já mapeada no plano de ação da empresa. Complexidade: Atuar em um mercado onde poucas, mas consolidadas, instituições de ensino on-line traz um desafio adicional à empresa. Visto esse cenário, a empresa entende que deverá, além de tranquilidade e parcimônia para atingir seus objetivos, investir em marketing e propaganda para atingimento de seus objetivos, pois a empresa, fundada no final de 2019, foi criada durante a execução desse trabalho. Metodologia Aplicada: Neste trabalho seguiu-se a metodologia para trabalhos práticos e aplicados (PSPE/AO) de Marcondes, Miguel, Franklin e Perez (2017), com a utilização de entrevistas, do Modelo VRIO, Análise da Cadeia de Valor, Análise de ameaças, Matriz de Ansoff e a Matriz SWOT.