Letras - TCC – CCL Higienópolis
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Letras - TCC – CCL Higienópolis por Orientador "Santos, Elaine Cristina Prado dos"
Agora exibindo 1 - 4 de 4
Resultados por página
Opções de Ordenação
- TCCA jornada do herói e a atualização do mito no livro O Ladrão de Raios, de Rick RiordanOliveira, Beatriz Francisco de (2023-12-07)
Centro de Comunicação e Letras (CCL)
O Ladrão de Raios é o primeiro de cinco livros que compõem a saga de literatura fantástica Percy Jackson e os Olimpianos. O livro narra a história de Percy, um garoto de doze anos, que reside no estado de Nova Iorque, nos Estados Unidos. Um evento modifica sua vida, e este toma conhecimento de que os deuses do Olimpo ainda existem, e se relacionam com os seres humanos dando origem aos semideuses, e, para a surpresa de Percy, ele é um deles. Um equívoco faz com que o jovem seja acusado de roubar o raio de Zeus, agora não somente o pai dos deuses como outras forças malignas estão atrás dele para obter o poder do raio. Além disso, sua mãe foi raptada por Hades, e Percy deseja resgatar sua mãe e provar sua inocência. Inserido em um mundo repleto de criaturas monstruosas, deuses e seres mágicos, o jovem inicia sua jornada enfrentando seres mitológicos no século XXI. O presente trabalho, sob a perspectiva da narrativa mítica, tem por objetivo contextualizar a jornada do herói, alicerçada pelas leituras de Joseph Campbell e de Christopher Vogler, no livro O Ladrão de Raios, com a finalidade de analisar o conceito de mito, segundo o conceito de Mircea Eliade e Karen Armstrong, para poder verificar de que forma Rick Riordan atualizou a narrativa da jornada do herói em Percy Jackson, e se este pode ser considerado um herói moderno. Rick Riordan trouxe para sua obra uma estrutura semelhante à clássica; entretanto inseriu temas atuais como adolescência e problemas de aprendizagem. Eis um desafio como proposta de trabalho para a jornada do herói. Embora Percy Jackson seja o adolescente inserido em um universo de problemas atuais, ele representa a jornada de um herói em uma narrativa. E sendo assim, esta pesquisa se torna relevante para o âmbito acadêmico ao trazer para o campo do estudo de Letras livros de literatura fantástica, sob uma ótica diferente, muitas vezes do que é aclamado como um cânone pela academia, ao quebrar estereótipos relacionados a temas e livros considerados apropriados dentro da sociedade elitizada. - TCCA metamorfose da Medusa entre o monstro e a beleza: uma análise semiótica do logo da VersaceSiqueira, Nicolly Lima (2023-12-07)
Centro de Comunicação e Letras (CCL)
O mito da Medusa, uma narrativa notável do panteão da mitologia grega, tem sido incessantemente ressignificada ao longo dos séculos, conferindo-lhe um vasto leque de significados e conotações. Neste contexto, a célebre casa de moda Versace as-sume um papel de destaque ao incorporar a imagem da Medusa em seu emblemático logo, proporcionando uma rica matriz de análise semiótica. Nesse sentido, busca-se fazer uma leitura da trajetória desse mito e de sua influência na representação do feminino desde a Grécia Antiga até o século XXI, examinando como o conceito de monstro pode ser transformado em beleza. Além disso, visa a compreender como a grife transforma o signo da Medusa para promover um efeito de empoderamento fe-minino. Para fazer isso, a pesquisa tem por foco primordial a temática voltada a ques-tões de identidade e cultura em uma incursão na semiótica da monstruosidade e do deslumbre. O estudo se aprofunda na história da grife Versace e em como seu símbolo incorpora o mito, destacando a convergência entre a história da moda e a mitologia. O trabalho argumenta que a logomarca da Versace busca representar o empodera-mento feminino ao encapsular a dualidade da Medusa entre o monstruoso e o des-lumbre. - TCCA jornada da deusa-feiticeira sob a perspectiva de Circe, Medeia e Morgana e o impacto na mulher do século XXIDores, Giovanna Suleiman das (2020)
Centro de Comunicação e Letras (CCL)
Este trabalho visa a refletir a respeito da jornada traçada por deusas-feiticeiras, em específico de três deusas-feiticeiras relevantes no imaginário mitológico ocidental: a Circe, a Medeia e a Morgana, e qual relevância social desta jornada para a mulher da contemporaneidade. Nosso intuito é o de estabelecer uma estrutura comum entre as narrativas analisadas, em forma de uma jornada da experiência feminina, com base no Monomito, ou na Jornada do Herói, de Joseph Campbell e com fundamentação nas teorias sobre a construção de representação e significação social e cultural do ideal feminino de Simone de Beauvoir a modo de verificar quais aspectos da jornada da deusas-feiticeiras ainda ressoam e impactam a mulher do século XXI. Em face desse contexto, indagamos: Qual foi a jornada traçada pela feiticeira para se tornar o catalisador da transformação do herói masculino do Monomito de Campbell e como será que essa jornada de transformação feminina impacta a mulher do século XXI? Temos ciência de que a jornada da transformação feminina da mulher contemporânea transcende os conflitos mitológicos propostos nas narrativas de Circe, Medeia e Morgana. No entanto, as releituras e ressignificações do ideal feminino presente nestas deusas-feiticeiras se reproduzem e se transformam de acordo com o cenário atual e, logo, se tornam fundamentais para a atualidade. - TCCRealidade do acesso ao ensino no Nordeste: uma conscientização para a comunidade escolar através de relatos e dramáticas nas aulas de língua portuguesaFernandes, Nicolle Amadai (2022-07-10)
Centro de Comunicação e Letras (CCL)
O ambiente educacional, tem como primícias a democratização social e cultural, de modo a formar o cidadão. O impacto nas mudanças sociais que vêm acontecendo, influenciam também no ensino de literaturas, em que as histórias e textos tendem a aproximar-se da realidade dos discentes. As aulas de língua portuguesa assumem o papel de gerar pensamento crítico, político e social, e para construir essa consciência é preciso explorar os seus diferentes gêneros textuais, que permitem que nos transportemos para novas culturas e vivências. Pensando nisso, esse estudo busca apresentar uma realidade próxima, mas, ao mesmo tempo, distante, à carência educacional que existe no nordeste do nosso país, que muitas vezes se reflete em estereótipos, que causam sentimento de inferioridade nos nordestinos, quando migram para a região sul/sudeste. A educação exerce influência sobre as pessoas e as pessoas transformam a sociedade. A partir do pensamento freiriano, esta pesquisa oferta uma sequência didática, para o 2º ano do Ensino Médio, que utiliza histórias autobiográficas dos moradores da cidade de Pão de Açúcar –AL, posteriormente a dramatização, estabelecendo uma relação de sensibilização para a comunidade escolar. Foram usados como referenciais teóricos as reflexões dos Parâmetros Curriculares Ensino Médio (2002); Base Nacional Comum Curricular (2017); Augusto Boal (1980), (1991) e (2012); Freire (1987); Bakhtin (2000) e Bazerman (2007).