Letras - TCC – CCL Higienópolis
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Letras - TCC – CCL Higienópolis por Orientador "Martins, Valéria Bussola"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
- TCCEnsino de Língua Inglesa por meio de uma plataforma de streamingVieira, Andreza Gonçalves (2023-12-07)
Centro de Comunicação e Letras (CCL)
No mundo atual, a língua inglesa torna-se cada vez mais indispensável para qualquer cidadão, seja por motivos pessoais, como para viagens, ou por necessidades profissionais. Contudo, é considerável o número de pessoas que já tentou se tornar fluente nesse idioma estrangeiro, mas que não obteve êxito. Escolas suficientes existem, porém, muitas vezes, os métodos de ensino não conseguem fazer com que o aluno mantenha a meta de aprender uma segunda língua. Alguns indivíduos se sentem desmotivados diante da necessidade de decorar extensas listas de vocabulário e regras gramaticais. É a partir dessa realidade que surgiu o tema deste Trabalho de Conclusão de Curso (TCC): ensino de Língua Inglesa por meio de uma plataforma de streaming. Buscar-se-á responder ao seguinte problema de pesquisa: quais são as estratégias necessárias para que um curso digital consiga fazer com que os seus inscritos desenvolvam habilidades de comunicação em Língua Inglesa de maneira efetiva e funcional? Inicialmente, foi realizada uma pesquisa bibliográfica sobre o ensino de Língua Inglesa. Na sequência, ocorreu uma busca digital para a verificação dos concorrentes diretos e indiretos, assim como a constatação dos pontos fortes e fracos dos cursos que se propõem a ensinar o idioma estrangeiro. Por fim, é apresentado o curso “Viaje no inglês”, sua missão e seus valores, bem como são expostos os materiais didáticos e os roteiros dos cinco primeiros vídeos do programa. O público leitor pode ainda, se desejar, assistir ao vídeo piloto que foi gravado. Como referencial teórico foram usados os pensamentos de David Crystal, Kátia Mota, Priscila Furlanetto, Rampazzo, Richards e Rodgers e Jack Richards. - TCCLiteratura surda nas aulas de língua portuguesa dos anos finais do ensino fundamental: representatividade e resgate histórico-cultural dos surdos em ambiente escolarAquino, Luan Vinicius Ramos de (2022-07-10)
Centro de Comunicação e Letras (CCL)
A visão de educação defendida pelo Brasil na contemporaneidade prega o direito de todos à educação e a valorização das diferentes culturas e comunidades linguísticas dentro sala de aula sob um olhar calcado na Educação Inclusiva. Mesmo assim, o que se vê na prática é um apagamento da história, cultura e língua de algumas comunidades menorizadas em face à cultura geral brasileira durante as práticas educacionais na sala de aula regular. Quando se fala em Cultura e História Surda, esse processo se torna ainda mais evidente, pois mesmo tendo uma grande importância histórica para a educação nacional, pouco se abordam esses temas nas aulas de Língua Portuguesa, de literatura ou mesmo de História na Educação Básica, ainda que os documentos orientadores da educação incentivem práticas representativas e inclusivas. O presente trabalho se propôs a, partindo do reconhecimento de uma barreira estrutural para a criação de uma escola universal, oferecer ao professor de Língua Portuguesa um caminho inicial para as aulas de leitura literária rumo à ampliação da representatividade educacional e a inclusão social dentro e fora da escola. Buscou-se trazer para o contexto educacional a literatura surda para as aulas dos anos finais do Ensino Fundamental. Como referencial teórico, foram usados os pensamentos de Brasil (1998; 2021), Valle (2014), Mourão (2011), McCloud (1996) e Soares (1986). - TCCProdução de conteúdo digital na escola: holocausto e mídias sociais nas aulas de língua portuguesaBarbosa, Larissa Ferreira (2020)
Centro de Comunicação e Letras (CCL)
A Base Nacional Comum Curricular evidencia que trabalhos que fazem uso de estratégias de ensino variadas têm maior chance de atingir com êxito os seus objetivos. É pensando em uma diversidade de estratégias, cuidadosamente planejadas e justificadas, que surgiu este Trabalho de Conclusão de Curso que apresenta uma sequência didática, voltada para os anos finais do Ensino Fundamental, sobre o objeto de conhecimento Holocausto. A necessidade de criar diferentes interações entre os discentes e os objetos de conhecimento levou em consideração, também, um possível diálogo com outros componentes curriculares, como História. Além disso, ressalta-se que a proposta pedagógica aqui descrita, elaborada para ser utilizada nas aulas de leitura, compreensão, interpretação e produção textual em Língua Portuguesa do 9º. ano, calcou seus esforços em aproximar cultura digital e aprendizado, fazendo uso de diversas mídias, como jogos digitais, filmes, livros e podcasts. Objetivando desenvolver o pensamento crítico, dinâmico, significativo e contextualizado do alunado, almejou-se aproximar a dinâmica desenvolvida durante as aulas propostas à consciência dos problemas reais do mundo do passado e de hoje, gerando debates reflexivos entre os alunos e professores. Foram usados como referenciais teóricos os pensamentos de Brasil (2017), Bittencourt e Karvat (2013), Freire (2011), Martins (2014), Miniuci (2017), Pereira e Gitz (2014) e Reiss (2018).