Educação, Arte e História da Cultura - Teses - CEFT Higienópolis
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Navegando Educação, Arte e História da Cultura - Teses - CEFT Higienópolis por Orientador "Andrade, Maria de Fátima Ramos de"
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- TeseFormação e atuação do orientador educacional: perspectivas interdisciplinaresSilva, João Roberto de Souza (2018-06-18)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
A educação não é uma área pura, ela é híbrida, o que revela em si e por si seu caráter interdisciplinar. Neste cenário um profissional imprescindível é o Orientador Educacional. O Orientador Educacional é um dos profissionais da equipe de gestão escolar. Seu papel é de ser o mediador de todas as relações dentro da escola, (aluno-aluno, aluno-professores, professores-famílias e famílias-escola). Isso porque este profissional possibilita a criação de espaços de diálogo e escuta entre todos os envolvidos na comunidade escolar. O presente estudo tem como objetivo investigar a formação e atuação do Orientador Educacional, em uma perspectiva interdisciplinar. Para isso, optou-se por um estudo qualitativo. Foram entrevistados nove orientadores educacionais e os dados gerados na pesquisa foram analisados por meio de análise de conteúdo. Os resultados apontaram que os orientadores educacionais desta amostragem trouxeram diferentes concepções de educação. Ressaltaram a importância dos conteúdos ligados a formação em psicologia, além da experiência adquirida no cotidiano do trabalho. Não existe um consenso entre os participantes desta amostragem sobre o papel do orientador educacional junto a equipe escolar. Foi diagnosticado a importância do trabalho junto às famílias e de uma linguagem adequada para alcançar a todos dentro da comunidade escolar. Sobre os saberes necessários para ser um orientador educacional foi descrito pelos participantes a escuta analítica, análise institucional e desenvolvimento humano, competências e habilidades que fazem parte da formação do psicólogo. Novos estudos sobre o trabalho do orientador educacional devem ser desenvolvidos, assim como a militância por uma política pública educacional que possibilite a inserção deste imprescindível profissional em todas as escolas do país. - TeseAs múltiplas linguagens e o processo de formação do professor de educação infantilCarvalho, Kézia Costa de Oliveira Rocha (2018-06-11)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
A formação do professor de educação infantil é tema recorrente em muitos estudos nas últimas três décadas, o que demonstra preocupação com a qualidade das atividades realizadas com a criança da primeira infância. Nos cursos de pedagogia que formam futuros professores, instala-se a preocupação com as estratégias formativas para a apropriação das múltiplas linguagens, tema também estudado por conta das propostas relacionadas à Pedagogia da Infância. Esta pesquisa, vinculada à linha de formação do professor, tem como objetivo investigar e analisar como os professores do curso de pedagogia de uma universidade particular do município de São Paulo, em suas práticas educativas, trabalham as múltiplas linguagens na formação do professor de educação infantil. Como objetivos específicos, pretendeu analisar a prática pedagógica dos professores quanto ao oferecimento de múltiplas linguagens nas disciplinas do curso de pedagogia e investigar como as alunas identificam, nas disciplinas estudadas o trabalho com essas linguagens. Para realizar a pesquisa, optou-se pela abordagem qualitativa; foram entrevistadas dez professoras do curso de pedagogia e treze alunas do sexto semestre. O referencial teórico adotado está fundamentado nas temáticas de concepção de criança, educação infantil e da área da psicologia com o viés da fenomenologia de Merleau-Ponty (1964), tendo como contribuição os seguintes autores a reflexão a respeito do desenvolvimento das crianças, suas linguagens e culturas infantis: Vygotsky (1984), Friedmann (2013), Gobbi (2014), Junqueira Filho (2005) e Fochi (2015), além de Masini (2012) com suas contribuições perceptivas e Morin (2010) em seus desafios em relação ao pensamento na educação. Os resultados apresentaram que as professoras utilizam diversas estratégias e mostraram como elas fazem para ofertar as múltiplas linguagens em suas disciplinas. Percebe-se, porém, que essas práticas ou estratégias estão voltadas muito mais para as crianças da pré-escola, do que para as crianças da creche. - TesePIBID e formação docente: contribuições do professor supervisor para a prática pedagógica do aluno egresso em início de carreiraQueiroz, Elaine de Oliveira Carvalho (2017-06-19)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
Esta pesquisa teve por objetivo principal analisar as contribuições do professor supervisor para a prática pedagógica do aluno egresso do curso de Pedagogia e em início de carreira que tenha participado do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid). Como objetivos específicos, destacamos: analisar se a atuação do professor supervisor, no período da realização do projeto, contribuiu para o desenvolvimento profissional dos alunos egressos; verificar se a ação dos supervisores contribuiu para o processo de inserção dos alunos egressos na docência e se a relação entre universidade e escolas públicas, por intermédio do Pibid, tem beneficiado a formação inicial dos professores. Nossa hipótese é que o Pibid oportuniza a articulação entre teoria e prática nos cursos de formação inicial de professores e, ainda, que a participação direta do professor supervisor nos momentos de formação contribui para a formação profissional do aluno bolsista. Assim, buscamos responder às seguintes perguntas: Quais as contribuições dos professores supervisores para o desenvolvimento profissional de alunos egressos do curso de Pedagogia que participaram do Pibid e que, atualmente, exercem a docência? Em que medida a atuação dos professores supervisores contribuiu para a inserção profissional dos alunos egressos na docência? O universo da pesquisa foi uma instituição de ensino privada localizada na Zona Sul da cidade de São Paulo, e os sujeitos foram seis alunos egressos que participaram do Pibid e, atualmente, exercem a docência. Tratou-se de uma pesquisa de cunho qualitativo, na qual foram utilizados como instrumentos de coleta de dados, num primeiro momento, um formulário fechado e, posteriormente, entrevistas semiestruturadas, além da análise dos documentos oficiais do Ministério da Educação (MEC) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) que regem o Pibid. O referencial teórico adotado pautou-se em autores da pedagogia crítica, dentre eles: Marcelo Garcia (2009, 2011, 2013), Tardif (2000, 2014), Canário (2000, 2001, 2007), Mizukami (2000, 2002, 2004, 2013), Nóvoa (1992, 1995, 2009), Shulman (1986, 2014, 2016), Gatti (2009, 2011, 2013, 2016) e Zeichner (1993, 2010), e em estudos sobre o papel do professor, os saberes docentes, a relação teoria e prática e a formação docente. A análise dos dados foi pautada na análise de conteúdo proposta por Bardin (2011). Constatamos que, a partir das ações dos professores supervisores junto aos alunos bolsistas participantes do Pibid, estabeleceu-se uma parceria entre a universidade e as escolas da rede pública, beneficiando a formação dos alunos do curso de Pedagogia para atuarem na docência. Os alunos apontam a relação teoria e prática como positiva à prática pedagógica e ressaltam o papel do professor supervisor como agente no processo propiciando autonomia. Porém nota-se que essa relação ainda ocorre de forma vertical em detrimento de uma formação problematizadora. - TesePolíticas públicas educacionais e de formação de professores: atores, articulações e influênciasGuirado, Vanessa Zinderski (2022-01-31)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
A presente pesquisa surge a partir dos questionamentos levantados após a finalização do mestrado, que analisou as políticas públicas educacionais brasileiras para a formação de professores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP-SPO), levando à reflexão quanto à influência de atores externos na questão educacional, que acabam provocando uma série de intervenientes, que resultam em mecanismos de controle, sistemas avaliativos, gerencialismo, performatividade, mercantilização e mercadorização da educação, em virtude da reestruturação dos processos produtivos e da reorganização do papel do Estado, alinhados ao capitalismo. Nesse sentido, a pesquisa de doutorado tem o objetivo geral de analisar as políticas públicas de formação de professores no Brasil, a partir do olhar das influências exercidas pelos articuladores internacionais e nacionais nas políticas públicas educacionais, assim, buscando a investigar como ocorre o discurso de atores específicos, de que forma eles repercutem na produção de documentos e no desenvolvimento prático das ações, no contexto das políticas públicas educacionais e de formação de professores, bem como, quais são as motivações presentes nas orientações do Banco Mundial, Organização de Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), no âmbito internacional, e da Fundação Lemann e Todos Pela Educação (TPE), no nacional. O referencial teórico-metodológico utilizado para as análises segue a Abordagem do Ciclo de Políticas (policy cycle approach), desenvolvida por Stephen Ball e colaboradores (Ball, Bowe e Gold, 1992; Ball e Bowe,1992, 1998; Ball, 1994, 1998, 2001, 2004, 2018) e, também, a Teoria da Atuação Política (policy enactment) elaborada por Ball, Maguire e Braun (2012, 2016), visto que esses preceitos permitem o estabelecimento de um amplo diálogo com os demais autores que contribuem para a interlocução dos argumentos apresentados, assim, favorecendo a investigação das variadas questões que permeiam a elaboração das políticas públicas educacionais. A concepção de formação de professores está sustentada no diálogo com Freire (1967, 2014), Libâneo (2001, 2016, 2018), Mizukami (1986, 1996, 2003, 2005), Mizukami e Nono (2002), Saviani (2010, 2012, 2013), Cochran-Smith e Lytle (1990, 1999), Zeichner (2008, 2014), Schön (1997, 2000), Shulman (1986, 1987, 1989, 2014), Marcelo García (1997, 2013), Darling Hammond (2000, 2001, 2014) e Nóvoa (1995, 1997, 2017). O contexto de reestruturação dos processos de produção do capitalismo globalizado e neoliberal está fundamentado sobretudo em Harvey (1989, 2008, 2011, 2013) e Mészáros (2005). O debate sobre as políticas públicas educacionais, docência e a influência dos articuladores nacionais e internacionais estão embasadas principalmente em Libâneo, Oliveira e Toschi (2012), Libâneo (2018), Saviani (2005, 2007, 2009, 2010, 2012, 2013), Evangelista e Leher (2012), Santos (2011), Freitas (2014, 2018), Maués (2003, 2019), Maués e Bastos (2016), Maués e Souza (2018), Leher, Vittoria e Motta (2017), Frigotto (2017, 2018), Motta e Andrade (2020), Silva Júnior e Sguissardi (2013), Sguissardi (2002, 2005, 2006, 2008, 2009, 2013), Shiroma e Evangelista (2014), Dourado (2002), Dourado, Catani e Oliveira (2004) e Catani, Dourado e Oliveira (2001). A pesquisa revela que as políticas públicas educacionais e de formação de professores recebem a influência advinda das mudanças nos processos produtivos do capitalismo globalizado e neoliberal expressos nos discursos dos atores internacionais e nacionais, provocando modificações nas concepções e funções da educação. - TesePrograma inova educação da secretaria da educação do estado de São Paulo: a formação do professorSilva, Renata Kelly Da (2023-02-27)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
O presente trabalho tem como objetivo analisar as contribuições do “Programa Inova Educação” para o desenvolvimento profissional de professores que atuam no componente curricular “Tecnologia e Inovação”, na Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (SEDUC-SP). Esse componente tem como proposta, promover aulas práticas, que objetivam a criação de tecnologias para os estudantes desenvolverem seus próprios projetos relacionados à cultura digital, alinhados à Base Nacional Comum Curricular, com temas sobre mídias digitais, cidadania digital, robótica e programação. Os principais aportes teóricos que fundamentaram o estudo foram: Marcelo Garcia, Lee Shulman, Antônio Nóvoa, Paulo Freire, Maria da Graça Mizukami, Cochran-Smith e Lytle. Além de detalhar e analisar o Programa “Inova Educação”, o cenário desta pesquisa envolveu professores que lecionaram o componente curricular “Tecnologia e inovação” nos anos de 2021 e 2022. Para a realização do estudo, optamos por uma pesquisa de abordagem qualitativa, de cunho descritivo-analítico, que utilizou questionário e entrevista como instrumentos para a coleta dos dados. Para a análise dos dados que foram gerados, utilizamos a análise de conteúdo de Bardin (2016). Os dados foram analisados considerando três categorias: “Ingresso do professor no Programa Inova Educação”, “Base de conhecimentos para atuar como professor do componente curricular Tecnologia e Inovação” e “Contribuições do Programa para o desenvolvimento profissional docente”. Os dados mostraram que a maioria dos professores ingressou na disciplina com a intenção de completar a jornada de trabalho. Os professores entenderam, ao longo das vivências em sala de aula na docência do componente curricular “Tecnologia e inovação”, que não bastava gostar da área, era importante ter o conhecimento sobre o uso pedagógico dela, para atender a proposta do Programa. Entre as fontes da base de conhecimento citadas pelos professores entrevistados, destacamos “a sabedoria da prática” (SHULMAN, 2014). A respeito dos aprendizados oriundos da prática pedagógica para o desenvolvimento profissional, a maioria dos entrevistados informou que incorporou saberes adquiridos, a partir da sua atuação como docente no Programa. Um deles foi em relação às novas nomenclaturas. Em relação às necessidades formativas, os professores citaram a criação de ambientes de formações coletivas, que promovam a interação e troca de experiências entre eles. Constatamos com as respostas dadas, que há uma preocupação com a formação, entretanto, ela ainda é entendida como algo individual, solitário e linear.