Educação, Arte e História da Cultura - Teses - CEFT Higienópolis

URI Permanente para esta coleção

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 5 de 155
  • Dissertação
    Grupos colaborativos na formação continuada de professores
    Motta , Sidney Marques da (2023-08-08)

    Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)

    A reforma na educação é preocupação não só do Brasil, mas tem caráter mundial e as iniciativas para melhoria da qualidade do ensino, muitas vezes estão interligadas ao papel ativo do professor. Assim, a formação continuada recebe um compromisso com esse contexto de readaptação do profissional, tanto no tocante à nova concepção do espaço escolar quanto à necessidade de novos conhecimentos e práticas pedagógicas. O presente trabalho se debruçará sobre o conceito de grupo colaborativo, a fim de verificar em que medida ele se relaciona com essas principais questões a respeito das ações de reforma na educação que estão associadas ao contexto atual. A metodologia adotada para o cumprimento dessa investigação foi a qualitativa, sendo dividida em: pesquisa bibliográfica sobre a temática proposta, levantamento bibliográfico sistemático através do portal da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), e entrevistas realizadas com professores, todos doutores e docentes do ensino superior. Foram analisados 9 trabalhos (7 dissertações e 2 teses) encontrados a partir de pesquisa na base de dados da BDTD. A modalidade de ensino mais contemplada nos estudos que apresentam a informação é a regular e o tipo de escola, a escola pública. Os comportamentos que foram alvo de observação apresentam dispersão e apenas dois trabalhos ensinaram habilidades de adaptação curricular. Os estudos que mencionam nível de escolaridade apontam para uma prevalência do ensino fundamental e infantil, com ausência de estudos voltados para o ensino médio e superior. A mesma tendência à dispersão é encontrada entre os autores, instrumentos e materiais utilizados para a coleta e análise de dados bem como os procedimentos de ensino utilizados. O setting mais utilizado é o ambiente escolar. As entrevistas realizadas com os docentes contribuíram para verificar que o trabalho colaborativo representa uma abordagem em que professores se reúnem para compartilhar experiências, trocar conhecimentos, discutir desafios e buscar soluções coletivas, além de destacar várias lacunas na compreensão e aplicação desta modalidade de trabalho, nas instituições e na formação continuada dos docentes.
  • Tese
    “No vosso corpo não imprimireis qualquer marca. Eu sou o Senhor”: construções e mudanças expressas na corporeidade acerca identidade do jovem assembleiano.
    Costa, Otávio Barduzzi Rodrigues Da (2023-05-12)

    Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)

    Estudaremos a juventude da Assembleia de Deus e as mudanças culturais que são manifestas por expressões corporais e estéticas, tais como roupas, tatuagens, piercings, cabelos, e formas de adoração performáticas. Por trás dessas variações estão mudanças que a própria instituição Assembleia de Deus tem passado em meio à cultura contemporânea. Incidentalmente, há de se estudar também os efeitos da contemporaneidade neste grupo religioso. A identidade do jovem assembleiano se encontra num ponto histórico entre fronteiras culturais do conservacionismo ascético intramundano, e da sedução pela mercadoria, expressa no rompimento do tradicionalismo, e em expressões corporais aparentemente contraditórias. Entre os objetivos principais da pesquisa, está a identificação dos elementos causadores destas alterações e sua relação com os temas das ciências sociais, como a política, as forças capitalistas, a mídia, a cultura e outras estruturas. É de fundamental importância compreender quem são, como agem, o que pensam os membros jovens da maior igreja pentecostal do mundo. O método teve como fundamentos essenciais a pesquisa de campo com inspiração etnográfica, envolvendo observações sistemáticas de espaços de culto e entrevistas em profundidade, orientadas por roteiros de entrevistas semi-estrutrados e previamente elaborados.
  • Tese
    Programa inova educação da secretaria da educação do estado de São Paulo: a formação do professor
    Silva, Renata Kelly Da (2023-02-27)

    Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)

    O presente trabalho tem como objetivo analisar as contribuições do “Programa Inova Educação” para o desenvolvimento profissional de professores que atuam no componente curricular “Tecnologia e Inovação”, na Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (SEDUC-SP). Esse componente tem como proposta, promover aulas práticas, que objetivam a criação de tecnologias para os estudantes desenvolverem seus próprios projetos relacionados à cultura digital, alinhados à Base Nacional Comum Curricular, com temas sobre mídias digitais, cidadania digital, robótica e programação. Os principais aportes teóricos que fundamentaram o estudo foram: Marcelo Garcia, Lee Shulman, Antônio Nóvoa, Paulo Freire, Maria da Graça Mizukami, Cochran-Smith e Lytle. Além de detalhar e analisar o Programa “Inova Educação”, o cenário desta pesquisa envolveu professores que lecionaram o componente curricular “Tecnologia e inovação” nos anos de 2021 e 2022. Para a realização do estudo, optamos por uma pesquisa de abordagem qualitativa, de cunho descritivo-analítico, que utilizou questionário e entrevista como instrumentos para a coleta dos dados. Para a análise dos dados que foram gerados, utilizamos a análise de conteúdo de Bardin (2016). Os dados foram analisados considerando três categorias: “Ingresso do professor no Programa Inova Educação”, “Base de conhecimentos para atuar como professor do componente curricular Tecnologia e Inovação” e “Contribuições do Programa para o desenvolvimento profissional docente”. Os dados mostraram que a maioria dos professores ingressou na disciplina com a intenção de completar a jornada de trabalho. Os professores entenderam, ao longo das vivências em sala de aula na docência do componente curricular “Tecnologia e inovação”, que não bastava gostar da área, era importante ter o conhecimento sobre o uso pedagógico dela, para atender a proposta do Programa. Entre as fontes da base de conhecimento citadas pelos professores entrevistados, destacamos “a sabedoria da prática” (SHULMAN, 2014). A respeito dos aprendizados oriundos da prática pedagógica para o desenvolvimento profissional, a maioria dos entrevistados informou que incorporou saberes adquiridos, a partir da sua atuação como docente no Programa. Um deles foi em relação às novas nomenclaturas. Em relação às necessidades formativas, os professores citaram a criação de ambientes de formações coletivas, que promovam a interação e troca de experiências entre eles. Constatamos com as respostas dadas, que há uma preocupação com a formação, entretanto, ela ainda é entendida como algo individual, solitário e linear.
  • Tese
    O apagamento histórico da guerra do pau de colher (Bahia, 1932-1938)
    Araújo, Wllyssys Wolfgang Reis Dias (2023-02-09)

    Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)

    A década de 1930 foi uma das mais áridas do século passado para a história do Brasil. Em meio às estiagens prolongadas e à situação política conturbada, a região nordeste vivia um caos social que resultou em movimentos como o Cangaço de Lampião em Pernambuco, o Sítio Caldeirão no Ceará e o Movimento do Pau de Colher na Bahia. Em ordem de repercussão, este último foi o que menos ecoou ou teve seus acontecimentos estudados, visto que não consta sequer na História Oficial do Brasil. Assim, durante essa pesquisa nos debruçamos sobre a ótica do silenciamento e do apagamento histórico provocado intencionalmente pelas instituições oficiais brasileiras. Recorreremos em muitos momentos às falas dos sobreviventes ouvidos para esta pesquisa, correlacionando-as às ponderações de estudiosos ou contrapondo-as à bibliografia que, mesmo escassa, amealhada numa cuidadosa investigação deste pesquisador, contribuirá significativamente para o reconhecimento do lugar das vítimas e de suas famílias. Com isso, essa tese deve figurar, sobretudo, como uma contribuição aos estudos e análises da Guerra do Pau de Colher, que permite o engrossamento de pesquisas acerca das manifestações religiosas no Nordeste, no Brasil e, quiçá, no mundo.
  • Dissertação
    Religião, educação e cultura. a participação da escola bíblica dominical na formação da identidade social como um sentido para a vida
    Silva, Marcelo Junio (2023-02-15)

    Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)

    O presente trabalho tem como objetivo investigar a participação da EBD na formação cultural, educacional e no movimento identitário dos indivíduos. Apresentamos, portanto, um relato histórico do surgimento e desenvolvimento desse espaço de educação e buscamos identificar elementos da EBD que interagem na formação identitária do indivíduo, participam de sua formação cultural bem como a percepção das pessoas em sua experiência com a EBD sobre o sentido que isso teve ou tem em suas vidas. Desta forma trabalhamos com alguns referenciais teóricos na área da sociologia como Claude Dubar (2005), Berger e Luckmann (2004); na área da psicologia utilizamos a obra de Viktor Frankl que trabalha o conceito de sentido da vida. Para a investigação, os dados foram produzidos por meio de narrativas de vida como sugere Clandinin e Connelly (2011), de seis participantes que escreveram sobre suas experiências com a Escola Bíblica Dominical. Os dados produzidos foram analisados buscando identificar as categorias que surgiam nas narrativas a partir do cotejamento com o referencial teórico. Nossa hipótese da participação da EBD na formação da identidade foi confirmada à medida que, conversando com alguns autores das respectivas áreas foram se revelando categorias como pertencimento, princípios e valores, desenvolvimento pessoal, entre outras que atuam na formação identitária.