Educação, Arte e História da Cultura - Teses - CEFT Higienópolis

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  • Tese
    Colcha de fuxicos: tecendo fios negros no território de Canguçu e Pelotas (RS)
    Silva, Lilian Soares da (2024-02-20)

    Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)

    A colcha de fuxicos são pessoas e suas memórias do passado com os fios negros nas construções tecidas pelas lembranças familiares ocorridas nos territórios gaúchos de Canguçu e Pelotas, no estado do Rio Grande do Sul. Perfazendo a trajetória e a genealogia de uma família negra, indígena e portuguesa investigada a partir de meu avô João dos Santos Soares, o protagonista principal e oriundo do primeiro fio para tecer a colcha. Os fios negros tecidos no trabalho de campo com foco em áreas de conhecimento interdisciplinares (Antropologia, História, Educação, Artes e entre outras) e a metodologia da pesquisa balizaram-se em fontes primárias (certidões civis, registros de propriedades, periódicos, mapas, documentos históricos e iconografias familiares), secundárias (pesquisas, narrativas e entrevistas orais semiestruturadas – 22 a 102 anos de idade) e, que estabeleceram as memórias, histórias e lembranças sobre as evidências como suporte metodológico não apresentadas no território em suas literaturas impressas e, em determinadas instituições governamentais, de cultura, pesquisa, estudos e difusão do conhecimento nos territórios sul-rio-grandense. Objetivando, o empoderamento e valorização do conhecimento técnico científico produzido na região, o aporte teórico metodológico balizar-se-á em referências com território (Cláudio Moreira Bento), memória (Pierre Nora, Ecléa Bosi e Sandra Pesavento), mapeamento no Rio Grande do Sul (Pedro Simon, Mario Osório Magalhães, Mario José Maestri Filho e outros) e, entre outras autorias e referenciais gaúchos. Isto posto, os problemas centrais da pesquisa em voga são a presença negra no território canguçuense e pelotense como marcos de uma história negra silenciada, com o mapeamento da origem familiar e dos laços afetivos por deslocamentos, resultando na construção de um panorama dos territórios negros e gaúchos com histórias, narrativas e memórias das pessoas que encontramos pelo caminho, como um trajeto formado por cada fio, cada retalho e cada fuxico em constante harmonia, costurado um a um para a colcha do Rio Grande do Sul, no qual, a pesquisa acadêmica contribui(rá) as futuras gerações do legado nas Famílias Soares e Souza, que antes eram nomes em uma certidão de registro civil e, que hoje se eternizam na história.
  • Tese
    Desenvolvimento da competência moral democrática por meio do ensino de filosofia: um estudo de caso
    Assunção, Juliana Cristhina Murari (2024-08-20)

    Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)

    Esta pesquisa investiga como o Ensino de Filosofia no Ensino Fundamental e Médio, aliado ao uso de metodologias ativas e aspectos do método de discussão de dilemas de Konstanz, desenvolvido por Georg Lind, pode favorecer o desenvolvimento da competência moral e democrática. A partir da literatura referente à Moralidade sob o olhar da Filosofia e à Moralidade sob o olhar da Psicologia, foi construído o percurso teórico da pesquisa. Com base em filósofos clássicos como Platão e Aristóteles, foram suscitados temas sobre a virtude e seu ensino. Com Rousseau, essa discussão foi direcionada ao campo da educação, atribuindo às instituições pedagógicas a responsabilidade de preservar a pureza original da criança. Por fim, o capítulo é encerrado com a exposição dos principais conceitos sobre moral segundo Kant. Essas ideias abriram caminho para as discussões na área da Psicologia acerca do desenvolvimento moral, iniciando com as propostas por Piaget, avançando para os estágios do desenvolvimento moral de Lawrence Kohlberg e seu instrumento de mensuração do julgamento moral. Após isso, consideraram-se os apontamentos de Georg Lind sobre o método de discussão de dilemas de Konstanz e o constructo administrado por ele para mensurar a competência moral. Nesta pesquisa, utilizou-se a versão estendida do Moral Competence Test (MCT-xt). Para cumprir o objetivo de verificar o progresso da competência moral, alunos do 9º ano do Ensino Fundamental II foram acompanhados ao longo de um ano e participaram de um curso de Filosofia. Durante o curso, foram incentivados a trabalhar em grupo, debatendo, refletindo e confrontando seus argumentos. Nos resultados, os dados quantitativos não mostraram um progresso relevante da competência moral dos estudantes; entretanto, a análise dos dados qualitativos revelou respostas muito mais expressivas. Os dados qualitativos foram coletados a partir da observação sistemática da participação dos alunos, da realização das atividades, da habilidade de argumentação e da autocompreensão que os adolescentes tinham de seu raciocínio. Ao longo do ano, os alunos demonstraram maior propensão à cooperação, ao diálogo e à escuta, além de reconhecerem e respeitarem argumentos opostos aos seus. Houve um aumento considerável no conhecimento cultural e histórico, na solidariedade universal, especialmente em relação à luta pelos direitos humanos, na internalização da importância da não-violência e na busca por igualdade e dignidade. Esses fatores sugerem um avanço significativo na competência moral dos estudantes. Por esses motivos, consideramos que o curso de Filosofia, ministrado com métodos que visam tornar o aluno ativo e protagonista no processo, foi bem-sucedido. No entanto, enquanto o ambiente escolar continuar sendo heterônomo, impositivo e autoritário, a busca pelo desenvolvimento da competência moral na aula de Filosofia será em vão. Os resultados só serão efetivos se a escola, em sua totalidade, estimular a autonomia moral, privilegiando o respeito mútuo, a colaboração e a reciprocidade.
  • Tese
    A obra de arte como caminho de valorização da subjetividade das pessoas negras na sociedade brasileira
    Caetano, Sheila Cristina Silva Aragão (2024-08-16)

    Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)

    Esta tese tem por objetivo problematizar, por meio da obra de arte “Cantos da Esquina” de Maxwell Alexandre, a construção da subjetividade do negro no Brasil pela perspectiva da História Cultural, de modo a auxiliar na construção da humanidade de pessoas negras e percorrer discussões sobre o eurocentrismo, para pontuar a objetificação da afrodiáspora brasileira juntamente com os privilégios da branquitude. Como solução para modificar essa coisificação, foi utilizado as funções da arte junto com a teoria do empoderamento nas obras de arte, proporcionando uma destituição da objetificação de pessoas negras. A subjetividade da população negra segue carregada de permanências históricas que, em comunhão a intercorrências diversas, limitam esse grupo ser percebido em sociedade com humanidade. A base teórica e metodológica que sustentou a tese foi a da Ella Shohat, Temuu Maki e Patrícia Hills Collins. O resultado foi um caminho visual por meio das exposições com temática e curadoria negra na cidade de São Paulo entre 2019 e 2024, historicizando as mesmas e proporcionando uma decolonialização do ver. Por conta disso, é possível quebrar os estereótipos impostos a afrodiáspora brasileira, tanto por conta do eurocentrismo quanto da colonização, e com isso, tornando possível a valorização das pessoas negras na sociedade brasileira.
  • Tese
    Coliseu e Maracanã: o jogo entre patrimônio, preservação e valorização
    Fulcherberguer, Gabrielle Cristiane (2024-10-21)

    Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)

    O presente trabalho, intitulado “Coliseu e Maracanã: o jogo entre patrimônio, preservação e valorização”, investiga a preservação e valorização de dois importantes patrimônios culturais: o Coliseu, em Roma, e o Maracanã, no Rio de Janeiro. O estudo compara como esses patrimônios têm sido preservados e valorizados ao longo de diferentes períodos históricos. O objetivo é compreender os fatores que permitem ao Coliseu manter-se como um patrimônio histórico-cultural bem preservado e valorizado, enquanto o Maracanã enfrenta desafios para preservar sua identidade e integridade física e histórica. A pesquisa foca nas estratégias de gestão da difusão cultural, nas reformas realizadas e nos diferentes usos que afetam a percepção e a valorização desses monumentos, além de analisar seus impactos na memória e identidade de suas respectivas nações. A pesquisa adota uma abordagem interdisciplinar, explorando o conceito de patrimônio cultural, a construção de identidade nacional e a relevância da educação para a preservação de bens culturais. A metodologia empregada inclui análise comparativa, pesquisa bibliográfica, dados históricos e informações da mídia, complementadas por uma revisão histórica que permite uma compreensão detalhada da dinâmica entre patrimônio, preservação e valorização desses bens culturais. Com base no modelo de gestão do Coliseu, os resultados da pesquisa mostram que a preservação do monumento é sustentada por uma gestão focada na difusão cultural e na valorização de seu legado histórico. Em contraste, as reformas no Maracanã priorizaram interesses econômicos, frequentemente ligados a megaeventos esportivos, colocando em risco sua identidade como patrimônio cultural. Este estudo avança o conhecimento sobre a gestão de patrimônios histórico-culturais e oferece novas perspectivas para repensar modelos de gestão patrimonial, propondo soluções para a preservação do Maracanã e ressaltando a importância de políticas públicas que incentivem a valorização do patrimônio brasileiro, com o intuito de fortalecer a identidade cultural e sensibilizar a sociedade quanto à importância de seus bens culturais.
  • Tese
    Campo socioeducativo e a formação do educador social
    Molina, Selma Marquette (2024-08-26)

    Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)

    Esta tese objetivou compreender a formação do educador social que atua no contexto da socioeducação com adolescentes em conflito com a lei. Consideramos relevante apreender concepções gerais sobre o educador social e seus contextos de atuação, para então termos elementos para nos debruçar sobre o contexto específico referido. Fundamentou-se nas pesquisas desenvolvidas por pesquisadores brasileiros como Antônio C. G. da Costa, Roberto da Silva, Jacyara Paiva, Maria Stela Graciani, João C. de Souza Neto e em teóricos como P. Freire, L. S. Vygotsky, A. Makarenko, M. Pistrak, N. Krupskaya. Metodologicamente optou-se pela abordagem qualitativa, com enfoque socio-histórico. Os dados foram coletados por: (a) mapeamento da produção acadêmica, a partir de buscas nos portais BDTD-Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações; SciELO; Portal de Periódicos da CAPES; Portal de teses e dissertações da CAPES e Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade de São Paulo. Foram incluídas as produções nacionais no formato de dissertações, teses ou artigos publicados em periódicos científicos e/ou anais de eventos; (b). entrevistas semiestruturadas com nove educadores sociais com produção acadêmica ou prática relevante na área da Pedagogia Social. A análise dos dados se deu por meio de triangulação metodológica, com interpretação hermenêutico-dialética, promovendo-se o diálogo entre as fontes documentais e as narrativas dos entrevistados, em busca de novos saberes sobre o tema da pesquisa, com aporte da Técnica de Classificação Hierárquica Descendente, pelo software IRAMUTEQ. Como resultados, evidenciou-se o educador social como: a) uma pessoa com conhecimentos e habilidades para executar o ato educativo imerso na história e na cultura, elementos dos quais se envolve e se inspira para traçar as ações pedagógicas intencionais; b) atua, em maioria, nas organizações da sociedade civil em parceria com a Administração Pública, ou diretamente locado em um serviço da esfera pública; c) a formação específica para a atividade educativa que realiza se faz pela práxis e em formações em serviço; d) no Brasil, não há consenso sobre onde e como poderia se dar a formação inicial do educador social; e) no Brasil, a educação social se fundamenta no pensamento de Paulo Freire, portanto é basilar que a formação do educador social tenha como princípios o diálogo, a amorosidade, o coletivo e a ética voltada para o respeito aos Direitos Humanos. Concluímos que, no Brasil, não se organizou uma formação inicial que subsidie a prática profissional desse educador, sendo necessário compreender as bases de conhecimentos para sua formação inicial e os saberes para os contextos específicos. Evidencia-se a relevância desta pesquisa por se debruçar sobre um campo educativo em construção, no qual milhares de pessoas que atuam sob os princípios da educação social o fazem sem uma base legal que poderia contribuir para uma melhor qualidade do atendimento realizado, tanto pela formação quanto pela perspectiva de melhores condições de trabalho.