Educação, Arte e História da Cultura - Teses - CEFT Higienópolis

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  • Tese
    Casos de ensino em comunidades de aprendizagem: processos formativos e investigativos da docência dos anos iniciais
    Faveri, Regina Carvalho Calvo de (2025-02-20)

    Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)

    Este trabalho analisa a importância das narrativas e casos de ensino em processos formativos e investigativos da docência, em comunidades de aprendizagem. A complexidade dos processos de ensino provocou mudanças nas pesquisas e apontou para a base de conhecimentos do professor, suas teorias pessoais, crenças e concepções como aspecto preponderante para a qualidade educativa. Nesse sentido, autores asseveram que narrativas, especificamente os casos de ensino, representam um caminho metodológico promissor, pois partem das necessidades dos próprios professores, diante dos desafios enfrentados. O ponto de partida da pesquisa foi a situação problema: Quais as contribuições dos casos de ensino nos processos formativos e investigativos da docência dos anos iniciais, firmados em uma comunidade de aprendizagem? Nosso objetivo geral consistiu em investigar a contribuição dos casos de ensino para a base de conhecimentos de docentes dos anos iniciais do Ensino Fundamental (EF) e os objetivos específicos foram: a) Descrever as trajetórias de formação e necessidades formativas dos professores dos anos iniciais; b) Identificar e analisar potenciais casos de ensino nas narrativas docentes; c) Evidenciar processo de materialização da base de conhecimentos dos professores por meio das narrativas e casos de ensino; d) Analisar relações entre trajetórias formativas, práticas pedagógicas e casos de ensino e constituição de comunidades de aprendizagem. O trabalho se justifica pela escassez de produções sobre o tema; pela importância da aproximação entre universidade-escola para a qualidade educativa; pela necessidade de construção de uma base sólida de conhecimentos peculiares à docência. Como procedimentos, utilizamos o levantamento bibliográfico, a observação participante com registros em diário, os memoriais, os fóruns, as narrativas e casos de ensino. Casos de ensino são narrativas carregadas de aspectos mnemônicos que permitem teorizar a prática e propulsionam a reflexão decorrente. De acordo com o referencial consultado, os casos de ensino permitem acessar opiniões, pensamentos, sentimentos dos professores e viabilizam processos colaborativos de formação e pesquisa a partir das categorias: conhecimento específico, conhecimento pedagógico geral e conhecimento pedagógico do conteúdo. O escopo teórico reuniu autores e estudos sobre o papel do professor e dos processos educativos na sociedade contemporânea, a formação docente, as narrativas em processos formativos e investigativos firmados em comunidades de aprendizagem, a pesquisa qualitativa. Destacamos as contribuições de Shulman (2001; 2005; 2015), Shulman e Shulman (2016), Mizukami (2004; 2005-2006; 2011), Josso (2010), Merseth (2018), Nóvoa (2009; 2019), Libâneo (2012; 2019), Hammerness, Darling Hammond e Bransford (2019), Crecci e Fiorentini (2018), Vaillant e Garcia (2012), Connelly e Clandinin (2022). Recorremos também a estudiosos para analisar temáticas que despontaram das narrativas como: a alfabetização, o letramento, a inclusão, o trabalho colaborativo, a exemplo de Almeida (2014) e Ribeiro (2010). Os resultados permitiram reconhecer nos relicários pedagógicos, as memórias educacionais e as evocações didáticas como imprescindíveis para construção de casos de ensino. Permitiram também compreender que representam a materialização da base cognitiva docente, com ênfase no conhecimento pedagógico do conteúdo. Ademais, apontaram para a afetividade e para as interações como componentes dos referidos processos. Como resultados, confirmamos a nossa hipótese inicial e vimos que as produções revelaram a importância de modelos formativos e investigativos em que os próprios professores sejam protagonistas. Esperamos contribuir para o entendimento dos casos de ensino como ferramentas eficazes para processos firmados em comunidades de aprendizagem.
  • Tese
    Coreografia de berço: entre bebês, docentes e a potência das abordagens de Pikler e Laban
    Liza, Adriana Vilchez Magrini (2024-06-26)

    Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)

    Este estudo investigou a interseção entre bebês, docentes, a abordagem de Emmi Pikler e os estudos de Rudolf Laban, tendo a dança como elemento central na construção de experiências corporais, educativas e interdisciplinares. A pesquisa foi realizada em um Centro de Educação Infantil (CEI) em São Paulo/SP e adotou a metodologia da pesquisa-ação com aporte da artografia para analisar as interações corporais entre bebês e professoras. Fundamentou-se nos princípios da abordagem pikleriana, que valoriza o vínculo afetivo, a autonomia e o brincar livre, e no Sistema Laban/Bartenieff que organiza o estudo do corpo no espaço pela análise do movimento. O objetivo da pesquisa consistiu em explorar a potência da dança e do movimento consciente na educação como proposições pedagógicas, estabelecendo processos entre os saberes dos bebês e as relações da formação corporal das educadoras na creche. Dividida em três capítulos, a tese abordou: os fundamentos teóricos da abordagem de Emmi Pikler, os princípios de movimento de Irmgard Bartenieff, o cotidiano da creche como um espaço coreográfico, e as dinâmicas e experiências práticas de dança e movimento com bebês e docentes. A pesquisa teve como desafio encontrar estratégias e modos de dançar junto com a equipe docente por meio do movimento consciente de um corpo expressivo, ampliando a percepção estética, sensível e corporal no contexto da prática educativa e interdisciplinar. Para isso, ao tratar as docentes como um grupo-pesquisador e conscientizá-las desta ação pesquisadora, esperou-se ampliar questionamentos, observações e estudos compartilhados a partir das perguntas: Como ensinar a partir da experiência corporal? Onde está o corpo, o movimento consciente e a dança no cotidiano da creche? Como desvelar os saberes dos bebês ao ajustarmos espaços e objetos para o movimento livre? Os processos desses estudos foram organizados em oficinas práticas de dança, nas quais cerca de 36 docentes exploraram a percepção corporal por meio da linguagem da dança, investigando aspectos como Esforço, Forma, Espaço e Corpo. Além disso, as vivências dançantes envolveram aproximadamente 38 bebês, para os quais objetos e espaços desempenharam o papel de mediadores dos seus movimentos. Os resultados indicaram que a incorporação da dança e do movimento consciente na prática docente ampliou as possibilidades de aprendizagem e bem-estar para o autoconhecimento, fortaleceu os vínculos afetivos e contribuiu para um ambiente mais acolhedor e responsivo às necessidades dos bebês. Destacou-se com esse trabalho a importância de uma abordagem sensível ao corpo e ao ambiente, promovendo uma Educação Infantil mais humanizada, relacional, integrativa e interdisciplinar. Concluiu-se que a integração da abordagem Pikler e do Sistema Laban/Bartenieff proporcionou saberes educativos e corporais respeitosos a partir das práticas cotidianas da creche. Essa combinação promoveu a autonomia e o desenvolvimento integral dos pequenos ao mesmo tempo em que apoiou o contínuo aperfeiçoamento profissional das docentes, todos conectados, embalados e nutridos pela força transformadora da arte.
  • Tese
    A práxis da educação intercultural no colégio estadual hispano brasileiro João Cabral de Melo Neto na perspectiva latino-americana
    Sgoti, Silmara de Mattos (2024-12-18)

    Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)

    Os processos de globalização impactaram de forma significativa a América Latina, ampliando desigualdades econômicas e sociais, especialmente a partir da década de 1990, com a intensificação das práticas neoliberais, que subordinaram a região aos interesses das potências econômicas. Esse contexto promoveu uma reorganização das sociedades, aumentando a circulação de pessoas, produtos e ideias, fortalecendo a interação entre culturas e resultando em um multiculturalismo que, embora aparente ser inclusivo, mantém na sua prática, hierarquias de poder. Nesse cenário, a educação configura-se como um vetor essencial para a formação de sujeitos críticos, capazes de compreender e resistir às dinâmicas da globalização excludentes. Esta pesquisa tem como objetivo principal analisar a práxis da Educação Intercultural em uma escola pública brasileira de ensino médio e sua contribuição para a formação de sujeitos críticos e atuantes na construção de uma sociedade mais justa e inclusiva, sob a perspectiva latino-americana. Os objetivos secundários contemplam a análise da interculturalidade crítica, conforme os aportes teóricos de Catherine Walsh; a decolonialidade do poder e do conhecimento, segundo Aníbal Quijano; os desafios da práxis educativa intercultural no contexto escolar, com base em Vera Candau; a análise da implementação da interculturalidade no Projeto Político Pedagógico (PPP), considerando sua abordagem interdisciplinar, transversal e decolonial no currículo, e a ótica de estudantes e professores sobre a formação intercultural na prática. O estudo de caso foi realizado no Colégio Estadual Hispano-Brasileiro João Cabral de Melo Neto, localizado no Rio de Janeiro, uma instituição de ensino médio regular, com proposta de proficiência na língua espanhola e declarada intercultural. Para a coleta de dados, foram utilizadas entrevistas semiestruturadas com professores estudantes e gestores, e a análise documental do Projeto Político Pedagógico (2017-2024) da instituição. Os resultados indicam a presença de práticas de diálogo intercultural no ambiente escolar, promovendo a valorização da diversidade e a inclusão. Essas iniciativas contribuem para a construção de um espaço educativo mais equitativo, mitigando formas de violência simbólica, verbal e física por meio do reconhecimento da alteridade. Observou-se que a Educação Intercultural favorece o desenvolvimento do pensamento crítico sociopolítico dos estudantes, fortalecendo seu protagonismo e potencial de atuação política diante das desigualdades sociais. Contudo, a efetivação dessa abordagem enfrenta desafios significativos. A formação desigual dos professores em temáticas como interculturalidade e decolonialidade compromete a transversalidade desses conteúdos no currículo. E questões estruturais da política educacional do Estado do Rio de Janeiro, como a redução da carga horária para planejamento pedagógico, dificultam a construção de práticas interdisciplinares. A inadequação dos espaços físicos também limita a inclusão de pessoas com deficiência e restringe atividades pedagógicas integradas. Soma-se a isso o subaproveitamento do regime de ensino integral, dificultando a implementação de práticas interculturais eficazes. Esses fatores, entre outros citados na pesquisa, resultam na fragmentação da práxis da Educação Intercultural na instituição analisada.
  • Tese
    Aisthesis: vestígios sobre produção e ativação da estesia
    Carvalho, Leonardo Birche de (2024-06-26)

    Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)

    A palavra grega aisthesis, que pode ser traduzida como percepção sensível, recebeu desde a Era Antiga o olhar de diversos teóricos, principalmente da filosofia, que nela viam as bases para a construção do conhecimento, ou da interação do indivíduo com o mundo, ou ainda sobre a reação do sujeito frente a uma experiência. A partir do iluminismo, aisthesis dá origem a uma ciência específica pelas mãos de Alexander Baumgarten (1993), que define a nova ciência como estética, uma ciência da percepção sensível, entendendo-a em sua totalidade e autonomia. Desde então, a aisthesis é retomada por pensadores interessados nas formas de interação e experiência dos indivíduos com as obras de arte, como podese observar em Immanuel Kant (2016, 2020), Liev Vigotski (2001, 2003, 2005), Hans Robert Jauss (1994, 2002a, 2002b) e Jacques Rancière (1996, 2009a, 2009b, 2011, 2012, 2021). Esta pesquisa é iniciada pelo acercamento da conceituação dada para aisthesis no percurso histórico por esses teóricos, que fundaram as discussões sobre a percepção sensível ou revolucionaram os pensamentos até então correntes. Após o acercamento conceitual, a pesquisa percorre duas obras artísticas, a instalação Através, de Cildo Meireles, e a instalação Florestania, de Eliana Monteiro, objetivando responder à pergunta: estaria a estesia, como perturbadora do repouso dos sentidos, integrada ao processo de criação de artistas e produtores culturais contemporâneos? As obras são apresentadas e estudadas a partir de depoimentos de seus criadores registrados em literatura e audiovisual, bem como a partir da fortuna crítica, de depoimentos de espectadores e de demais pesquisadores, construindo cenário que possibilita afirmar sobre a intencionalidade de criadores na ativação da estesia para o público e na proposição de vivência estética em suas obras e a relação do campo da produção nessa ação.
  • Tese
    O hibridismo religioso na formação e na obra do cineasta brasileiro Glauber Rocha
    Silva, Luciano Alves (2025-02-14)

    Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)

    Esta pesquisa investiga a influência da religião na formação pessoal e intelectual do cineasta brasileiro Glauber Rocha, bem como em parte da sua produção cinematográfica. Com base em uma abordagem interdisciplinar, o estudo analisa a trajetória de Glauber Rocha desde suas origens em um ambiente familiar de tradição protestante, até sua atuação como um dos principais expoentes do Cinema Novo no Brasil. A pesquisa destaca como aspectos éticos, estéticos e temáticos, presentes no protestantismo, contribuíram para moldar suas visões de mundo, suas críticas sociais e sua forma de interpretar a realidade brasileira. A análise da vida pessoal, produção textual e fílmica de obras selecionadas de Glauber Rocha nos permitiu identificar elementos simbólicos e narrativos que dialogam com a temática religiosa desenvolvida pelo autor, considerando desde a fase infanto-juvenil, ao mesmo tempo em que subvertem certos dogmas em favor de um discurso de transformação social. Por fim, a tese pretende contribuir para o campo de estudos sobre a relação entre formação religiosa e cinema, ampliando o debate sobre a complexidade cultural e espiritual na obra de Glauber Rocha e pretende oferecer novas perspectivas sobre o papel do protestantismo na cultura e na arte brasileira contemporânea.