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- TeseA relação entre idade subjetiva, metaestereótipos etários, ameça de estereótipo e experiência de inclusão em contact centersBento, Kaique Dias (2023-08-14)
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
Nas últimas décadas, a literatura tem relatado que as experiências subjetivas do envelhecimento podem contribuir para um melhor entendimento de processos psicológicos e fisiológicos, impactando, inclusive, o contexto organizacional. A Organização Mundial da Saúde já sinaliza que “é importante reconhecer que a idade cronológica não é um marcador preciso das mudanças que acompanham o envelhecimento”, já que fatores como cultura, gênero, papéis sociais e o contexto podem influenciar a visão do que é “ser velho”. Esses olhares fomentaram o desenvolvimento de pesquisas vinculadas à idade subjetiva de uma pessoa, definida como a idade com a qual um indivíduo se identifica e se percebe, a partir de aspectos como sua autoimagem, experiências, contexto cultural, papéis e relações sociais que exerce/desempenha. Igualmente importantes, outros temas passaram a ser considerados no contexto do trabalho, como os metaestereótipos etários e a ameaça de estereótipo. Os metaestereótipos, que são percepções sobre os estereótipos que grupos têm uns dos outros, desempenham um papel importante na ameaça de estereótipo e na experiência de inclusão. Quando indivíduos de grupos marginalizados percebem que são alvo de estereótipos negativos, experimentam ameaça, o que prejudica sua sensação de pertencimento e desempenho, podendo afetar a sua experiência de inclusão. No contexto desta tese, argumenta-se, portanto, que a idade subjetiva do trabalhador pode melhor explicar a sua experiência (ou não) de inclusão no ambiente de trabalho. Frente ao exposto, assume-se como objetivo geral analisar a relação entre a idade subjetiva, os metaestereótipos etários, a ameaça de estereótipo e a experiência de inclusão em contact centers. Foi efetuado um estudo empírico em um contact center junto a 272 colaboradores, que sustentou as cinco hipóteses propostas, demonstrando uma relação entre os construtos analisados. Dentre os resultados, também são exploradas orientações para pesquisas futuras, com temas pouco explorados que relacionem a idade subjetiva à gestão de pessoas e demais áreas/funções organizacionais. - DissertaçãoCiclo docente: a trajetória de professores maduros com experiência prévia de mercadoSchaefer, Daniela Lombardi (2022-02-14)
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
Envelhecer, seja na vida ou na carreira profissional, há muito tempo deixou de ser sinônimo de doença e de declínio. Há um envelhecimento que ocorre na profissão e provoca muitas transformações no indivíduo. Essa questão pode ser vista e estudada a partir de muitos ângulos, ao considerar sua complexidade. Neste trabalho, destaca-se o envelhecimento profissional do docente nas IES privadas. O objetivo geral do trabalho centrou-se em compreender como a concepção de docência de um professor maduro, com experiência prévia de mercado, orienta seu ciclo docente em uma IES privada. Participaram da pesquisa nove professores acima de 45 anos, dentre os quais quatro são mulheres e cinco são homens, todos com experiência prévia no mercado corporativo e no mínimo três anos na docência em IES privadas na cidade de São Paulo, e atualmente não possuem vínculo CLT no segmento corporativo. Escolheu-se a história de vida como estratégia de pesquisa e o biograma para análise dos dados. Cada docente submeteu-se a duas entrevistas em profundidade com cada um dos nove participantes, tendo-se como resultado que a concepção docente com seus elementos internos e externos orienta o ciclo docente, que se organiza em nove fases, sendo que quatro são comuns a todos e cinco são específicas, a depender dos elementos da concepção docente que mais se destacam. Dessa interrelação entre a concepção docente e as fases do ciclo docente, distinguiram-se quatro tipologias de professores, as quais classificaram-se como entusiastas, conservadores, gestão e longevos. Levantaram-se três contribuições para a literatura: 1) elementos internos e externos da concepção docente de um professor maduro com experiência de mercado; 2) fases do ciclo docente que concilia a experiência corporativa; e 3) tipologias de professores oriundos da interrelação concepção docente e fases do ciclo do docente. Quanto à contribuição prática para as IES, obteve-se resultados relevantes na medida em que conhecer melhor esse profissional pode ajudar as IES em termos de gestão, no sentido de se preparar com soluções a fim de responder aos desafios da longevidade dos professores. - TeseA construção da identidade organizacional decorrente de um processo de spin off : um estudo fundamentado na análise semiótica do discursoCardoso, Marco Antonio Fernandes (2013-05-06)
Administração
The literature on organizational identity, from various perspectives, deals with additive business processes such as mergers, acquisitions or cooperative enterprises among companies. However, the inverse, subtractive process, where a company emerges from the original company, has not received much attention in the literature with respect to the creation of the new company s identity. This thesis aims to understand the construction of the organizational identity of a spin-off outsourced company. A qualitative, exploratory and longitudinal study was performed on the basis of a case study. The research consisted of 13 in-depth interviews with the key actors involved from the start of the spin-off process, along with the current managers, including non-participant observation in meetings and events, as well as broad documental analysis. The transcribed interview texts and secondary data were analyzed on the narrative and discursive levels, both in terms of syntax and of semantics under textual semiotics. The central and distinctive identity characteristic, present on the fundamental level of the discourses belonging to the studied case, was found to be reliability. This attribute, which was consolidated along the spin-off company s historical path, in an integrated manner among its members and groups, refers to the identity category of the fundamental level of the semiotic square revealed during the research. The inexorable influence of the original company s organizational culture on the construction of the new company s identity was also observed, at least in the initial phase; this process was identified as an organizational culture spin-off. However, through semiotic analysis of the texts in the study s corpus it was possible to identify other aspects of organizational identity, relative to otherness and its contradictions, which were of an unstable, tensional and ambiguous nature but were nonetheless relevant to understanding the way organizations create their identities. - TeseCultura de inovação em pequenas e médias empresas industriais inovadorasSabaini, Wellinton Tesch (2013-12-02)
Administração
In the last decade, innovation has been regarded as one of the main strategies of enterprises to obtain competitive advantage, becoming a strategic issue in management. Thus, the term culture of innovation has long been employed in academic and business circles, especially in the sense of being a means propitiate of innovation development. However, a literature search showed that culture of innovation is a complex and recent topic that needs more research, and also identified that there is no specific studies on Brazilian companies small and medium sized businesses. Thus, this research aims to identify the cultural manifestations of industrial innovative small and medium size, it is possible to infer a culture of innovation, which provides product innovation in such firms. We conducted a survey of organizational culture by identifying cultural events proposed by Martin (2002): "cultural forms", "formal practices", "informal practices" and "content themes". These manifestations inferred from innovation culture. Therefore, we carried out a qualitative research, and study method multicase applied in three considered innovative companies that develop and manufacture innovative products, winners of FINEP Innovation Award. We used multiple sources of inferences for data collection: semi-structured interviews, non-participant observation and document analysis. 25 interviews were conducted. The analysis was performed according to the categorization process proposed by Flores (1994), opting for a open categorization, so that the analyzed data revealed manifestations more freely as possible. The results showed that the elements of common culture of innovation and the three companies surveyed that are providing innovation were, especially a "formal and informal learning", formal practices of human resources training and education and "selection and hiring , followed by "employee participation" and "market orientation". Although it is common for the three companies, the survey identified that each company has come a different way to build such elements, i.e. each company has its "ingredient" specific to innovate. Furthermore, research has shown that the performance of the founding leaders was one of the factors that contributed to the development of a culture of innovation. - TeseExplorando a relação entre os valores culturais, axiomas sociais e atitudes em relação ao trabalhador mais velhoBatista, Werenna Fernnanda Garcia (2020-08-25)
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
The growth of the aging population, to the detriment of the growth of the economically active population, is worrying. It is imperative for economic dynamics that workers remain in the market for longer, but society is not prepared to keep them in the work environment. Age attitudes towards older people are an unfavorable assessment due to age. The study in the area is still incipient and many gaps are revealed: it is characterized by deficient measurement of age attitudes and absence of predictors with cultural components in the formation of age attitudes. In view of this gap, the aim of this thesis was to analyze the relationship between the cultural values of individualism-collectivism, social axioms and age attitudes through a model. In order to achieve the objective, empirical research was carried out with the application of five scales for measuring: stereotypes, prejudice and intention to discriminate older workers, and social axioms and individualism-collectivism. Through a quantitative research, 424 valid responses were obtained from workers over 18 years old and with experience in the professional relationship with workers over 50 years old. The data were submitted to descriptive statistical analysis and structural equation modeling. The results confirm that the age-old attitudes towards the older worker can be measured through its stereotypes, prejudice and intention to discriminate. Four dimensions of social axioms are also confirmed as predictors of age attitudes: social cynicism, social complexity, spirituality and effort reward. The hypothesis about the relationship with the cultural values of individualism-collectivism has not been confirmed. The results imply the advancement of the literature on age, contributing to a way of measuring age attitudes with all the components involved. Another contribution to the advancement of the age literature was the presentation of four dimensions of social axioms as predictors of age attitudes. - TeseExploring organizational age norms in a technology startupAdegbesan, Christiana Adebukola (2024-08-20)
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
Normas de idade, que são pertinentes às expectativas e padrões em torno da idade e dos papeis da idade, exercem influência significativa dentro dos ambientes organizacionais. Dentro do contexto de uma organização, normas de idade podem dar origem a estereótipos, particularmente em relação a crenças sobre a idade de indivíduos específicos. Além disso, essas normas de idade podem impactar amplamente os processos de recrutamento e seleção, promoções, aposentadoria e o ambiente de trabalho em geral. Apesar da relevância e do impacto das normas de idade para indivíduos na organização, há poucos estudos empíricos no campo dos estudos organizacionais. Uma revisão sistemática da literatura revelou que há lacunas na literatura sobre como as normas de idade na organização são formadas e as implicações das normas de idade organizacionais para gestão. O objetivo principal desta pesquisa é compreender como as normas de idade são estabelecidas dentro das organizações e identificar seus efeitos dentro da organização e no comportamento dos funcionários. Realizamos uma pesquisa qualitativa em uma startup de tecnologia. Empregando uma abordagem netnográfica, nossas fontes de coleta de dados incluíram observação, entrevistas e dados secundários. Conduzimos entrevistas com 15 indivíduos e observamos a empresa por aproximadamente 3 meses. Ao combinar essas fontes de dados e analisá-las por meio de análise temática, fomos capazes de verificar como as normas de idade foram estabelecidas dentro da organização e o impacto que elas têm no comportamento dos trabalhadores. Nossas descobertas mostram que as normas de idade têm influência nos processos de recrutamento e seleção, decisões de contratação, comportamento dos funcionários e a intenção de sair de uma organização. - TeseGestores virtuais e os eventos do cotidiano de trabalho em um contexto de home officeKenski, Julia Moreira (2015-11-25)
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
A evolução que acompanhou a disseminação das novas tecnologias de comunicação alterou diferentes aspectos do ambiente de trabalho, não só na forma como é desenvolvido e acompanhado o trabalho, mas também permitindo um novo modelo de trabalho: o trabalho virtual. Os gestores virtuais são gerentes de equipes e projetos, que atuam remotamente ao ambiente do escritório físico da organização, em um contexto de home office. A presente pesquisa pretende identificar e analisar a forma como os gestores virtuais reconhecem os eventos do seu cotidiano de trabalho virtual. Para isso, foi utilizado o conceito de eventos de trabalho desenvolvido por Smith e Peterson (2005) e aplicado em pesquisas empíricas em diferentes países. Os eventos de trabalho são situações sociais, abstraídas de processos organizacionais, que exigem uma ação do gestor em um ambiente não virtual. Por meio de abordagem qualitativa, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com vinte e dois gestores virtuais, com diferenciados perfis quanto ao tipo de vínculo profissional, forma de composição da equipe e grau de virtualidade. Das entrevistas foram depreendidos eventos relacionados à entrada de novos membros, de tarefa, de controle e avaliação e de comunicação. Esses eventos foram analisados quanto às suas características, com relação à frequência, importância, incerteza, complexidade, urgência e pessoas envolvidas. Essa foi a primeira vez que as seis características dos eventos foram pesquisadas conjuntamente. Os resultados evidenciaram que o perfil profissional, o tipo e as características dos eventos interferem na forma como cada evento foi percebido pelos gestores virtuais. Há evidências também de que as características, em algumas situações, podem se relacionar entre si, como a maior frequência de um evento interfere na forma como a incerteza é percebida. O contexto, tanto do trabalho realizado desde a residência do gestor, como do ambiente virtual de trabalho, também exerceram influência na forma como os eventos são percebidos, fato que levou a descoberta de situações próprias do cotidiano de gestores que atuam em home office. A interação com os demais stakeholders também se apresentou modificada pelo modelo de trabalho em diferentes aspectos. Este estudo apresenta como contribuições a análise conjunta das seis características dos eventos, em um contexto virtual de trabalho, que possui situações diferenciadas e específicas desse modelo de trabalho. - TeseInclusão nas organizações: conceituação e mensuração sob a perspectiva da abordagem metateórica das facetasQueiroz, Ricardo Campelo de (2018-05-04)
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
The ‘inclusion’ construct is emerging in the organizational field, and demands greater conceptual clarity. Inclusion recognizes each person in his/her set of social and cultural categories, rather than considering one category at a time, for example gender, race, ethnicity, nationality and age. One of the first conceptual propositions in the literature addresses inclusion as the individual's sense of being part of the organizational system, with the dimensions ‘formal processes’ and ‘informal processes’. The first has the sub-dimensions 'access to information' and 'decision-making channels', while the second has only the subdimension 'informal meetings at lunch or at happy hour'. Based on the optimal distinctiveness theory (ODT), the concept of inclusion addressed the employees’ needs of belonging and uniqueness. From a more practical approach, we defined inclusion in terms of inclusive behaviors and employees’ experiences. In view of this conceptual scenario, we identified the opportunity to use a metatheoretical approach that could encompass the complexity of the inclusion phenomenon in organizations. We chose the Facet Theory (TF) approach, a metatheory that supports the researcher with complex issues such as those present in the behavioral sciences. One of TF main elements is the mapping sentence, which is a theoretical and empirical framework that specifies the relationship between the facets and their elements, helping to identify existing duplications and gaps in the researched domain. The general objective of this research was to develop the concept of inclusion in the work environment, through the metatheoretical approach of facet theory, and to test the conceptual definition of inclusion proposed by the mapping sentence, by checking if the empirical data reflect the internal structure proposition. The literature review on inclusion allowed to identify the facets, as well as the elements of the inclusion construct, and to create a mapping sentence. We developed the research questionnaire according to the facet theory approach, where each item has an element of each facet. We carried out two empirical surveys, the first with 93 students from a postgraduate course, who were also employees in organizations. The second sample included 145 professionals from the automotive industry, located in different regions of Brazil. Data were treated through descriptive statistical techniques and multidimensional scaling. We observed the presence of the three facets AGENTS, ACTION and EFFECT, with their respective elements forming distinct regions in the multidimensional space, which confirmed the structural hypotheses of the research. This study contributes to the literature by using the metatheoretical approach of facets in structuring the concept, and confirms that inclusion is a multifaceted construct composed of three facets. It also contributes to organizations by developing a scale to measure the perception of employees’ inclusion and pointing out the key elements for the development of leaders and employees. - TeseMulheres gerentes: construindo as identidades de gênero no trabalhoSilveira, Nereida Salette Paulo da (2010-11-09)
Administração
O presente estudo buscou investigar como as identidades de gênero de mulheres em posição gerencial são construídas no trabalho por meio das interações. Nas sociedades contemporâneas as mulheres estão alcançando postos cada vez mais altos na hierarquia das organizações. Embora haja um consenso de que a construção da identidade de gênero seja um processo negociado com o ambiente, é ainda pouco explorado como esse processo ocorre no ambiente organizacional. Alguns estudos apontam que ao avançarem profissionalmente as mulheres se masculinizam, buscando adaptar-se aos modelos masculinos prevalentes na maioria das organizações. Contrariamente, outras investigações evidenciam que a maior representação de mulheres em níveis hierárquicos superiores das organizações leva a uma feminização das concepções de gerenciamento, à redução dos estereótipos de papéis sexuais e a relações de gênero menos problemáticas. O estudo não partiu de uma hipótese, e sim de uma pesquisa exploratória, buscando compreender que elementos podem estar presentes nesse processo e como se relacionam entre si. Para tanto optamos por uma abordagem metodológica qualitativa fundamentada nos dados (Grounded Theory) orientada pelo referencial teórico do interacionismo simbólico estrutural. Os dados foram obtidos a partir de entrevistas de profundidade com 13 mulheres em posição gerencial em empresas de médio e grande porte no estado de São Paulo. A análise comparativa dos dados possibilitou a proposição de um modelo que traz a necessidade de lidar com as concepções e experiências em torno da maternidade como elemento central na construção de múltiplas identidades de gênero. Esse processo, intermediado pela contínua e dinâmica autoavaliação de autoeficácia no desempenho das identidades de papel, fornece condições para a reconfiguração de significados e identidades. - TeseO (não) ser cientista mulher na área da física em institutos públicos de pesquisaRibeiro, Ludmila Maria Batista de Brito (2014-09-05)
Administração
Este estudo buscou aprofundar os conhecimentos científicos sobre a abordagem das Relações Sociais entre os Sexos/ RSS por meio de utilização de todas as suas categorias analíticas (Modos de Ação e Formas de Expressão) em um único estudo sobre a vida profissional de cientistas na área da Física em institutos públicos de pesquisa a partir da investigação sobre quais as implicações do pertencimento a uma determinada categoria de sexo na vida profissional dos(as) cientistas a partir da abordagem das Relações Sociais entre os Sexos. Optou - se pela abordagem qualitativa. A estratégia de pesquisa utilizada foi depreendida a pa rtir dos estudos empíricos desenvolvidos por Devreux. Essa estratégia , originariamente aplicada aos estudos sociológicos, foi adaptada e replicada, pela primeira vez, em um estudo organizacional. Os dados, advindos de várias fontes, foram coletados em cinc o institutos de pesquisa (quatro no Brasil e um na França), incluindo relatos biográficos, documentos institucionais e dados da Plataforma Lattes e do Diretório dos Grupos de Pesquisas (ambos do CNPq). Os dados coletados na França serviram de base para a a dequação do Guia de Relato Biográfico e para a coleta de informações acerca das políticas públicas de paridade desenvolvidas naquele país. Os resultados indicaram que a vida profissional das mulheres cientistas é diretamente impactada pelas RSS, seja no as pecto simbólico que corresponde ao encargo mental da execução do trabalho reprodutivo (tarefas domésticas e de cuidado dos filhos), seja em aspectos materiais como a falta de tempo para se dedicar integralmente à carreira. Uma maior valorização do trabalho produtivo dos homens foi percebida ao se associar a força masculina à subárea da Física Experimental , de modo que as mulheres estariam mais direcionadas à Física teórica em função da sua fragilidade em manusear grandes equipamentos de pesquisa. Os quadro s de memória sobre a profissão da mãe do(a) cientista se revelaram sexuados e não apresentaram diferenças intergeracionais relevantes. Os posicionamentos sexuados de homens e mulheres demonstraram que a luta entre os dois sexos foi identificada sob a fo rma de estratégia de aliança firmada sempre de modo a favorecer a classe dos homens. Ao ter que articular o trabalho (produtivo e reprodutivo), a mulher trabalha duas vezes. Isso a constrange a fazer malabarismos, a coloca em situação de desvantagem na c oncorrência profissional e, mant é m o quadro de dominação masculina na área da Física. - TesePaternidade e organização: a experiência de homens pais em contexto familiar dual careerNascimento, Ana Carolina Herdy Zanardi (2020-02-12)
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
The goal of the present research was to understand the fatherhood experiences lived by the father man, in a dual career family context. In this sense, the insertion and advancement of women in the labor market gain evidence, as they motivated men's approach to the private sphere of the house. With men and women inserted in the labor market, new Family configurations emerge, which make space for dual career, that is, couples who want to establish a family without giving up their professional careers. Man's approach to the domestic sphere brought to light feelings and responsibilities that were somewhat asleep, in the father man, such as being present in the daily life of his child, participating actively in his/her upbringing, and establishing affective bonds with him/her. Fatherhood goes through a transitional period, and gives rise to the emergence of the "new father" of the active fatherhood, in which male parents seek to participate, care for and be responsible for raising their children, even at different intensities. Data research were built from narrative interviews, and the study subjects, called informants, were male parents living in a dual career Family context. The narrative interview uses a daily communication that allows the research informant to tell his story. We analyzed interviews through thematic narrative analysis. From the analysis we confirmed that the paternal figure of the man, who lives in the dual career family context, is under (re)construction, demonstrated by the new paternity, the active fatherhood. The results of the study reveal that the informants fatherhood is experienced through four types of active fatherhood: Full, Conformist, Collaborative, and Conventional. These active paternities were characterized through three dimensions: Family, Career, and Sharing roles between husband (man) and wife (woman). Each type of active fatherhood has its intensity of awareness about its own active fatherhood and its intensity of involvement in the responsibility of caring for the child. Additionally, considering the literature review on fatherhood, as well as the conducted interviews, we built a concept for paternity, and the term 'active fatherhood' was introduced in academic studies. The dual career family context, in turn, allowed the father man to engage in active parenting. The fact is that the partner/wife and the husband (father man) inserted in the labor market have unfolded in the father man the social reality of active fatherhood. From this social reality, organizations are affected and, likewise, affect men fathers who live active fatherhood. Establishing policies, practices and actions in companies, from a family perspective, considering the man/father (fatherhood) and the woman/mother (motherhood), and not just one sex (context), allows the best harmonization between work and family. The fatherhood challenges experienced by working men fathers need to be further explored in organizational discussions, for the benefit of the reconciliation of work and family. We also concluded that the idea is not to seek equality between the social roles of men and women, but the balance that benefits the family as a whole. The types of active fatherhood revealed in this research enrich the debate about the father man, and show the (re)construction of a new fatherhood. - TesePolítica de ação afirmativa: compreendendo a dinâmica da in(ex)clusão na formação acadêmica de estudantes indígenas da UFTFerreira, Sandra Alberta (2013-08-02)
Administração
A política educacional brasileira tem se pautado no pressuposto de que a escola é o principal mecanismo para o desenvolvimento de uma sociedade democrática e igualitária. As ações afirmativas na área educacional com vistas a promover a equidade e a inclusão social das populações mais desfavorecidas e discriminadas encontram respaldo nesta iniciativa. Partindo do pressuposto de que a dinâmica das relações vivenciadas no contexto universitário, se marcadas por preconceitos e discriminação, pode influenciar a formação dos estudantes indígenas e a efetividade das políticas afirmativas é que se desenvolveu este estudo, com o objetivo de compreender a dinâmica de in(ex)clusão percebida pelos estudantes indígenas da Universidade Federal do Tocantins (UFT). A realização da pesquisa ocorreu em duas etapas investigativas: a pesquisa documental e a de campo. A técnica utilizada para a análise das entrevistas foi a de conteúdo, a partir da qual se chegou a seis categorias temáticas, que vêm a formar os elementos constitutivos da dinâmica de in(ex)clusão: 1) Aspectos da Identidade do Indígena; 2) O Caminhar em Dois Mundos; 3) Dinâmica das Relações na Universidade; 4) Significado em Cursar o Ensino Superior; 5) As Causas de Evasão; e, 6) Perfil Militante e Perspectivas de Atuação Profissional. A dinâmica de in(ex)clusão percebida pelos estudantes indígenas apresenta-se indissociável à cosmologia particular de cada um dos povos indígenas, fruto de vivências anteriores à entrada destes sujeitos na universidade. Ademais, tal dinâmica é marcada por preconceitos, discriminação e hostilidade por parte dos não-indígenas, sendo constituída muito mais por elementos de exclusão do que de inclusão. Pudemos constatar também, com base nos relatos dos estudantes indígenas e em outros estudos, que a política de cotas voltadas para o ingresso em IESP por si só não garantem a formação profissional dos estudantes indígenas e sua inclusão. A contribuição deste estudo se dá no campo teórico e empírico, na ampliação do conhecimento sobre gestão inclusiva e da diversidade, especificamente em políticas públicas de ação afirmativa voltadas para a formação superior de estudantes indígenas, vez que há um número restrito de informações sistematizadas e publicadas que tratem sobre a seleção, o ingresso, a permanência e a formação de estudantes indígenas. - TeseO privilégio branco sistêmico, as normas raciais e a manifestação do racismo estrutural : a perspectiva de líderes organizacionaisSamaha, Marcos Baruki (2021-09-10)
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
Racism is a structure of oppression rooted in the social formation of Brazilians, given the economic importance of slavery, which lasted for 349 years. In spite of the fact that it was extinguished more than a century ago, it is still reflected in the serious problem of racial inequality in the country. The social and economic conditions of blacks in the country are the worst in all statistics on education, health, housing, employment, income, violence and mortality. Between 2001 and 2015, the rare presence of black executives in 500 companies analyzed by the Ethos Institute varied from 4.8% to 5.8%. The disproportionality between whites and blacks in organizational leadership has not evolved for decades. There is a normalization and legitimization of historical, cultural, institutional and interpersonal dynamics, which give advantages to the white population, while perpetuating disadvantages for the black population. In view of that scenario, it is necessary to analyze the factors that impact the social dynamics. There is a gap in the literature related to systemic white privilege and the implicit racial norms in the work environment, seen as barriers to the advancement of blacks in organizations. The general objective of the thesis is to understand the manifestation of structural racism, through systemic white privilege and racial norms in business organizations, by analyzing the discourse of leaders. The investigation is founded on Critical Race Theory and on Fairclough's Critical Discourse Analysis. Fourteen in-depth interviews were conducted with organizational leaders, men and women, whites and blacks. The implicit racial norms and the systemic white privilege perpetuate the inequality originated in Structural Racism, in a complex and multidimensional system that is fed, sustained and justified by normalized ideologies of meritocracy and color-blindness. The awareness of structural racism is observed in different leaders, in a wide spectrum that goes from explicit racism to unconscious negationism, including omission, inefficiency and gradualism. Leaders make the decisions and influence the decisions of their subordinates. The subjectivity of recruitment and professional assessment processes and practices allows for racial norms to affect decisions regarding hiring and promotion. Diversity and racial inclusion projects are few, and the few that exist are gradual, with results expected only for the long-term. These factors negatively impact access to work and careers for black Brazilian professionals. - TeseA relação entre as dimensões de justiça organizacional e as atitudes dos indivíduos diante da diversidadePereira, Jamille Barbosa Cavalcanti (2008-09-04)
Administração
O nível de inclusão e acesso da diversidade como força de trabalho vem ganhando evidência em várias partes do mundo, inclusive no Brasil. Pouco se sabe, porém, qual a concepção, a percepção e as atitudes dos indivíduos diante das práticas de diversidade. A compreensão desse fenômeno pode ser útil para o desenvolvimento de modelos organizacionais de gestão. Este estudo teve por objetivo analisar a relação entre as dimensões de percepções de justiça e as atitudes dos indivíduos diante da diversidade sob a moderação dos valores culturais do individualismo e do coletivismo. As dimensões de diversidade consideradas foram as de: raça, gênero e de pessoas portadoras de deficiência. Pesquisas de caráter exploratório foram realizadas sob os métodos qualitativo e quantitativo com sujeitos pertencentes a duas empresas: uma com práticas formais e a outra com práticas informas de diversidade. Os dados qualitativos foram obtidos por meio de entrevistas realizadas com duas mulheres, duas pessoas negras, duas pessoas com deficiência e dois homens brancos e tratados por meio da análise de conteúdo. Entre os resultados relevantes, percebeu-se a rejeição a práticas de diversidade com base na discriminação reversa e no estigma. Os dados quantitativos foram obtidos em amostra de 412 indivíduos provenientes de 18 cidades brasileiras que representaram cinco regiões do país. Os dados foram tratados por técnicas estatísticas descritivas, inferenciais e multivariadas. Dois instrumentos foram criados e validados com quatro dimensões de atitudes diante da diversidade (justiça social, obtenção de ganhos, discriminação reversa e estigma) e cinco dimensões de percepção de justiça diante de práticas de diversidade (valorização da diversidade, dissolução das diferenças, valorização das pessoas com deficiência, equidade e estratégia). Após a análise de regressão sobre essas dimensões, o que o estudo mais explicou foram as atitudes de rejeição a práticas de diversidade com base na discriminação reversa e as atitudes de aceitação às mesmas com base na obtenção de ganhos por parte dos que são por elas beneficiados. A moderação dos valores na relação entre essas variáveis, por sua vez, não foi confirmada. - TeseA relação entre reflexividade, normas, elaboração da informação e criatividade do grupo: uma análise a partir da perspectiva de grupos como processadores de informaçãoCardoso Sobrinho, Carlos Antonio (2016-05-12)
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
O cenário competitivo do início do Século XXI desafia as empresas a mudarem continuamente e a se adaptarem às tendências e eventos externos. Com o aumento da globalização, as novas tecnologias estão cada vez mais adaptáveis às condições políticas e econômicas. Pesquisas sistemáticas sobre as condições em que os indivíduos são capazes de desenvolver ou sugerir, simultaneamente, ideias novas e úteis e, portanto criativas, têm crescido exponencialmente ao longo das últimas duas décadas. No nível do grupo, a criatividade demanda o processamento eficaz das informações, ou seja, compartilhamento, discussão e integração adequados de informações e ideias. Neste trabalho, adota-se a perspectiva dos grupos como processadores de informações. Investigar os grupos por essa ótica é entender que o processamento de informações envolve o grau em que as ideias ou processos cognitivos estão sendo compartilhados entre os membros do grupo e como esse compartilhamento afeta os resultados individuais e coletivos. O objetivo geral deste trabalho foi analisar as relações diretas e indiretas entre Reflexividade do Grupo, Normas Críticas, Normas Consensuais e a Criatividade do Grupo. As relações indiretas propostas no objetivo geral foram avaliadas pela mediação da Elaboração da Informação nas relações previamente mencionadas. Para a análise dos dados e teste das hipóteses, utilizou-se a Modelagem em Equações Estruturais – MEE (SEM – Structural Equation Models) por mínimos quadrados parciais (PLS – Partial Least Squares). Fizeram parte da amostra 90 líderes de grupos de P&D. Os informantes da pesquisa foram os indivíduos, porém o objeto de análise foi o grupo. Os modelos de mensuração e estrutural obtiveram índices de validade e confiabilidade satisfatórios. Consistente com a ideia de que a reflexividade promove o processamento sistemático de informação, a reflexividade do grupo foi positivamente relacionada com a criatividade do grupo. Além disso, em grupos com baixa reflexividade, os escores de criatividade foram menores. No teste de mediação, constatou-se uma mediação parcial da Elaboração da Informação na relação entre reflexividade do grupo e criatividade do grupo. - TeseRepresentações sociais acerca do trabalhador do setor de logístico com mais de 45 anosVido, Keli Cristiane (2018-06-07)
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
This study aimed at identifying the social representations that São Paulo workers in the logistics sector who are 45 or older have built about themselves. In order to do this, the Theory of Social Representations, an structural approach proposed by Jean Claude Abric, was used as theoretical support. Data were obtained from a questionnaire applied to 203 workers performing operational, administrative and managerial positions in the logistics sector of companies such as Transnova Transports, Dhl, Veloz and Trucks. These study participants occupied operational, administrative and managerial positions. The metrological path was comprised of three stages: the first one built on two reviews of the literature on academic publications concerning older workers and social representations followed by a qualitative research with the managers of the researched companies aiming to understand this work context and finally a research on the social representations these professionals have built of themselves. This reseach toolabout social representations was based on the use of the Free-word Association Technique (represented by the acronym TALP, in Portuguese) which used inductive warming terms and the inductive term worker who is 45 or older, the central aspect of this study. The analysis of the data collected with TALP makes treaties by means of synonym and are analyzed with the help of the following softwares: Open Evoc and Iramuteq. As this is a research of qualitative nature, one has used synonymy in a structural approach of the words in order to analyze the collected material. The use of prototypical and similarity analyses has allowed the refinement of the constituent terms of the social representation of the researched group, rendering a more accurate understanding of its nucleus. The evidenced results demonstrated and presented by the Verges Framework allowed to identify and analyze the constituent elements of the social representations, that is to say, central nucleus periphary and of contrast. These results were contrasted with the Prototypic Analysis, which allowed us to refine these results. With the similitude analysis, one could understand the co-occurrences established among the constituent elements of social representations. The results indicated elements of the social representations about the logistics sector worker who is 45 or older based on dichotomous and contradictory aspects such as experience and devaluation, dedication and retirement, divided by a set of skills and stereotypes which are both positive and negative. These constituent terms of social representations also show that the workers which were part of the research, although they are able to relate their work context to the conceptual elements of this reality, have a stereotyped understanding of themselves. The set of information obtained allows us to suppose that such social representations are systematically fed by the professionals themselves, who promote the continuity of organizational practices unable of retaining human capital in seniority, since they advocate biological aging linked to the inexorable decline of labor capacities labor and professional disengagement. The study as a contribution has made it possible not only to identify and analyze the constituent elements of these social representations delineated by the worker himself, but also to contribute with these results a reflection on the need to transform organizational policies and practices and create new public policies in Brazil which will be able to ensure the active permanence of the worker from the moment he is 45 years old in the labor market. However, one must highlight that this study has a limitation which refers to the need to expand this kind of research to other Brazilian states and several different sectors, since the social representations investigated here are related to São Paulo workers who are ih the logistics sector, are 45 or older and refers to the representations they have built about themselves. The worker with or over 45 years of the São Paulo logistics sector, built of themselves. In short, identifying, investigating and analyzing the social representations of the older worker in the São Paulo logistics sector allowed us to delineate the response of the social expectation that, in the face of longevity, still reinforces policies and practices which promote the disengagement of these professionals and are incapable of generating the real autonomy of these workers facing their aging process.