Centro Presbiteriano de Pós-Graduação Andrew Jumper (CPAJ)
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Navegando Centro Presbiteriano de Pós-Graduação Andrew Jumper (CPAJ) por Orientador "Fontes, Filipe Costa"
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- MonografiaUma avaliação crítica de revistas de escola bíblica dominical infantis: para crianças com idade de 4 a 6 anosSilva, Rita Carolina Spínola Macedo da (2023-01-30)
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Para a construção de uma pregação cristocêntrica muitos livros foram escritos havendo um grande desenvolvimento acadêmico nesta área ao longo dos últimos anos. Autores como G. K. Beale, Graeme Goldsworthy, Sidney Greidanus, Abraham Kuruvilla, Grant Osborne e Gerard Van Groningen são grandes exemplos deste desenvolvimento. Nos escritos de tais autores é possível encontrar passos que auxiliam na preparação da pregação cristocêntrica. No entanto, quanto ao ensino infantil, que precisa dos mesmos passos, pouco tem sido desenvolvido nesta área do ensino. Assim, há a necessidade de transposição do desenvolvimento da primeira área para a segunda. Com isso em vista, este artigo intentou ser um dos primeiros trabalhos a contribuir no diálogo acadêmico sobre a construção/ reestruturação de um ensino cristocêntrico infantil para a igreja. Para tanto o presente trabalho contou com uma revisão de literatura sobre o desenvolvimento do ensino bíblico infantil. Além disso, vendo a escassez de conteúdos com ênfase cristocêntrica, o artigo aprofundou-se nos trabalhos voltados para o ensino e interpretação das escrituras de modo geral. A partir desta revisão literária vários parâmetros para avaliar se o ensino infantil é cristocêntrico foram elencados. Estes parâmetros foram divididos em três tópicos 1) Literatura, focando na utilização do texto bíblico na lição; 2) Conteúdo Doutrinário, referentes aos ensinos retirados do texto bíblico e a relação destes ensinos com Jesus; 3) Aplicação, ou seja, a relação dos ensinos com os ouvintes das lições. - MonografiaA ceia do Senhor como elemento fundamental do cultoOliveira, Victor Hermógenes de (2023-01-30)
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Este trabalho apresenta um panorama bíblico detalhado sobre a figura da Ceia do Senhor ao longo das Escrituras, além de uma definição sobre o culto e uma perspectiva do princípio regulador estipulado pelo Senhor. Tudo com o objetivo de se fazer uma análise sobre a frequência da ministração da Ceia todos os domingos, elencando significados preciosos deste sacramento. Ao término deste trabalho, nossa intenção é que o leitor compreenda os textos bíblicos que apresentam a Ceia como continuação da aliança e entenda a celebração deste sacramento como essencial no culto público. - MonografiaCosmovisão e evangelização: Paul G. Hiebert e Darrow L. Miller em diálogoAlmeida, Carla de Cássia Coutinho (2023-01-24)
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A evangelização é um chamado bíblico aos que se tornam discípulos de Cristo e, portanto, papel fundamental da igreja. No decorrer da história da igreja, um dos maiores desafios fora promover uma evangelização bem contextualizada e fiel às Escrituras. Um dos instrumentos teóricos que têm colaborado para esta tarefa nas últimas décadas é o estudo de cosmovisão aplicado à análise de culturas. Duas obras literárias se destacam por suas ideias apresentadas sobre o tema: Transformando Cosmovisões (2016), de Paul G. Hiebert e Discipulando Nações (2003), de Darrow L. Miller com a colaboração de Stan Guthrie. Dessa forma, nos propomos a, primeiramente, descrevê-las para conhecimento dos leitores do presente trabalho e, logo depois, realizar uma análise comparativa introdutória, salientando as contribuições dos autores para o tema, assim como, apontando suas divergências e similaridades. Demonstrando, deste modo, a relevância da discussão para área da missiologia e cumprimento da tarefa dada por Cristo de discipular as nações. - MonografiaCrítica agostiniana ao ceticismo no diálogo contra acadêmicosPaixão, Wendell Gonzaga da (2023-02-04)
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Esse trabalho abordará acerca da crítica de Agostinho contra o ceticismo acadêmico. Acreditamos que este trabalho se justifica por basicamente três principais motivos. Primeiramente, pelo tema nele apresentado e discutido, até hoje, não só é relevante, mas também se constitui um dos grandes desafios à fé cristã na contemporaneidade. O filósofo cristão reformado tem uma epistemologia biblicamente orientada no tocante à possibilidade de conhecimento. Não afirmamos simplesmente que o conhecimento seja possível, mas que ele é certo e suficiente, pois Deus se revelou e garante a veracidade e a certeza desse conhecimento. Em segundo lugar, esta pesquisa se justifica pelo referencial teórico escolhido, a saber, a obra Contra Acadêmicos, escrita por Agostinho. É indiscutível a grande relevância que o pensamento Agostiniano tem tanto para a Tradição Cristã, como um todo, como para a tradição Reformada, de um modo particular, no que toca às suas formulações teológicas como sua importância em assuntos filosóficos. Em terceiro lugar, o trabalho se justifica porque, nas leituras que fizemos sobre o tema ceticismo e as várias respostas apresentadas, podemos constatar poucas literaturas que tratem especificamente do ceticismo enfrentado por Agostinho e do modo como poderemos nos utilizar dos argumentos apresentados por ele para fundamentar uma resposta apologética genuinamente cristã contra o ceticismo contemporâneo. A tese é que Agostinho percebeu que o impacto dos postulados céticos era bastante arguto. E isso fez com que o seu primeiro livro após sua conversão tenha sido uma resposta ao ceticismo acadêmico. Pretendemos demonstrar isso. Nossa conclusão é que ele obteve sucesso na sua elaboração argumentativa contra os Novos Acadêmicos. - MonografiaDiálogo e antítese nas ciências: estudo e aplicação do suplemento de Hendrik Stoker à epistemologia de Cornelius Van TilGomes, Daniel Charles Heringer (2023-02-06)
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O presente trabalho consiste em um estudo exploratório do suplemento sugerido por Hendrik G. Stoker à epistemologia reformada de Cornelius Van Til. Stoker propõe que há duas abordagens irredutíveis e correlativas ao problema do conhecimento: a abordagem P-A, que trata da relação entre a criação e o Criador; e a abordagem P-C, que ressalta relações internas da criação. A ênfase de Van Til seria na primeira abordagem, e Stoker reflete acerca da segunda. Buscamos identificar como a proposta de Stoker pode aproximar a epistemologia vantiliana de questões da prática científica, investigando primeiro se tal proposta mantém intactas as formulações de Van Til, e depois suas implicações para disciplinas ou problemas científicos. Quanto à primeira questão, encontramos que a correlação entre as duas abordagens em Stoker garante a manutenção da antítese vantiliana no âmbito da ciência. Quanto à segunda, delineamos como cada abordagem de Stoker pode ser mais ou menos enfatizada em uma dada área de pesquisa científica, além de sugerir formas de identificar qual abordagem está em foco. Concluímos recomendando pesquisas futuras que aprofundem a aplicação prática da epistemologia vantiliana conforme suplementada por Stoker. - DissertaçãoEgo lógico ou ego religioso: Kant, Dooyeweerd e a crítica transcendental da razãoConterato, Luis Sergio Vieira (2023-01-17)
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O presente trabalho propõe uma aproximação entre a crítica transcendental da razão de Kant e Dooyeweerd com o objetivo de investigar interesses comuns e distanciamentos. Por um lado, há uma aproximação contextual, metodológica e semântica, mas, por outro lado, há um distanciamento contextual, conceitual e semântico. Esses distanciamentos marcam um afastamento entre Kant e Dooyeweerd, sobretudo em relação ao sujeito cognoscente. Se a epistemologia kantiana e dooyeweerdiana são diferentes é, em boa medida, porque suas noções de sujeito são distintas, ou seja, há uma ligação interna entre noção de sujeito e conhecimento em ambos os projetos de crítica transcendental da razão. A fim de se verificar a crítica de Dooyeweerd a crítica transcendental de Kant, busca-se apresentar ambos os projetos de crítica transcendental, sob a guia da noção de sujeito. Por fim, mostrar-se-á a crítica de Dooyeweerd ao Idealismo Transcendental, bem como a tensão que há entre Ego Lógico e Ego Religioso. Parte-se da hipótese de que, o subjetivismo epistemológico kantiano não toma em consideração a natureza religiosa do EU, tampouco a estrutura estabelecida por Deus na criação como condição de possibilidade do conhecimento e, por esta razão, Kant assume o dogma da autonomia religiosa do pensamento teórico. Portanto, conclui-se, de acordo com a análise dooyeweerdiana: o projeto de crítica transcendental de Kant errou ao tomar a razão como ponto de referência para a síntese teórica, porque ela é um dos termos da relação antitética. A realidade não-lógica pode ser explicada por categorias lógicas, não por causa de uma “razão pura”, mas porque sua unidade de significado, e todas as dimensões da realidade temporal estão concentradas no coração do homem, o ponto de referência que transcende a diversidade modal, que é o responsável pela síntese teórica. - MonografiaEnsino da filosofia cosmonômica no ensino médioOliveira, Lia Caroline Albuquerque de (2023-01-24)
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O trabalho tem por finalidade verificar a viabilidade de conexão entre a Base Nacional Comum Curricular, a BNCC, do Ensino Médio com a Filosofia Cosmonômica de Herman Dooyeweerd. O Novo Ensino Médio estará vigente no ano de 2022 e teve a sua carga horária aumentada devido a entrada dos itinerários formativos. Essa nova disposição viabiliza o ensino da disciplina de filosofia cosmonômica em escolas confessionais e ainda a possibilidade de se usar essa abordagem em outros itinerários, como o projeto de Vida. Sendo assim, este trabalho fará uma análise da finalidade da educação, sua errônea centralidade em momentos da sociedade ocidental que foram regidos por motivos base apostatas, bem como o verdadeiro florescimento proporcionado pela centralidade da educação em Cristo Jesus (onde o homem deve localizar seu ponto arquimediano, segundo Dooyeweerd). Portanto, estudando os pontos principais da filosofia cosmonômica, observou-se a compatibilidade com o documento normativo nacional e propôs-se um currículo para disciplina eletiva para cada ano do Ensino Médio, além de uma parte da disciplina do Projeto de Vida. A conclusão é favorável para a proposta do trabalho. - MonografiaFé cristã, cultura e arte: uma introdução ao pensamento de Hans RookmaakerSantana, Bruno Campos de Alcantara (2023-02-13)
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Este trabalho acadêmico digna-se analisar de forma introdutória o pensamento do filósofo Holandês Henderik Roelof (Hans) Rookmaaker (1922-1977), o entendendo como um personagem de grande relevância para a filosofia cristã contemporânea, principalmente na discussão de temas como cosmovisão, arte e evangelização em contextos urbanos. O trabalho se desenvolverá a partir da análise de referências bibliográficas tomando como estrutura principal as obras de Rookmaaker, mas utilizando-se de outros teólogos e filósofos que compõem a matiz de seu pensamento. A estrutura biográfica segue de forma cronológica assim como a breve análise do Neocalvinismo. Já o seu pensamento será exposto de forma temática, respeitando a apresentação dos temas em suas obras. Sua contribuição para o estudo da filosofia cristã, em especial o tema cosmovisão apresentará a sua percepção de que o pensamento humano tem suas bases no compromisso religioso do coração, ou seu Motivo Base Religioso; que a realidade é percebida pelo homem através de esferas modais; que a produção cultural ocidental contemporânea é profundamente influenciada pelo motivo base Natureza/Liberdade como fruto de um desenvolvimento histórico apóstata e mediado exclusivamente pela experiência e razão humana; e, que como resposta, a atuação da igreja deve ser a de lutar através de uma atuação cultural que glorifique a Deus baseada e prantear, orar, pensar e trabalhar. - MonografiaA igreja local como formadora de capital moralBarcellos, Rômulo Schade (2023-01-24)
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A sociedade do século XXI está completamente esfacelada. Há discussões generalizadas e as pessoas parecem se entender pouco. Uma forma de perceber isso é a briga política generalizada. Alguns tentam explicar isso e dar respostas. Mark Lilla, por exemplo, aposta que, para reverter o esfacelamento da sociedade, é necessário desenvolver cidadania. Bem Shapiro, por exemplo, afirma que é necessário voltar para o telos grego, a razão iluminista e a moral judaico-cristã. Entretanto, essas propostas são reducionistas. Roel Kuiper, por outro lado, aposta no individualismo, falta de confiança no outro e na globalização como sendo fatores do esfacelamento. Kuiper afirma que o esfacelamento é oriundo da perda de capital moral. Então, para que haja uma melhor reconexão da sociedade, é preciso produzir capital moral. Esta produção pode ser feita pela igreja. Através de discipulado, visitação, pregação, ministração do sacramento, aconselhamento e vida mútua, a igreja pode ser uma poderosa instituição para formação de Capital Moral e reconexão da sociedade. - MonografiaO lugar da razão na apologética : uma análise comparativa entre abordagem clássica e a apologética pressuposicionalista de Cornelius Van Til e a apologética clássicaLisboa, Lucas Rathlef (2023)
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O presente trabalho se propõe a analisar o lugar que a racionalidade humana ocupa na abordagem apologética clássica e na pressuposicionalista. A pergunta a ser respondida no decorrer da pesquisa é se a razão possui ou não a primazia na defesa da fé, e, consequentemente, se esta deveria ser o enfoque maior no trabalho do apologeta. A escola clássica defende que a abordagem apologética pode partir dos argumentos, fatos históricos e evidências, uma vez que possuem este ponto de contato com o incrédulo, a fim de apresentar o teísmo e, consequentemente, a veracidade do cristianismo. Por este motivo, a razão, racionalidade, lógica e coerência possuem uma função de extrema significância para esta tradição. A escola pressuposicionalista, por sua vez, entende que a revelação de Deus possui a primazia e ocupa o lugar mais elevado na tarefa apologética. O próprio exercício da racionalidade humana deve pressupor a existência de Deus e Sua revelação nas Escrituras, e assim, se preocupa em santificar ao Senhor, inclusive na maneira de se defender a fé. Devido à limitação da mente humana, seja pela limitação de seu status de criatura ou pelos efeitos noéticos do pecado, a razão não deve ser encarada como tendo a primazia na apologética. A partir de uma análise das obras dos principais autores de cada escola, buscou-se esboçar os principais elementos que constituem sua visão sobre a racionalidade humana e o lugar que possuem para a apologética tanto na tradição clássica quanto na pressuposicionalista. Concluiu-se afirmando que a abordagem apologética pressuposicionalista é quem demonstrou maior coerência teológica na percepção sobre a racionalidade humana e sua consequente aplicação para a defesa da fé. - MonografiaRevolução afetiva: o surgimento de um novo ambiente social na cultural ocidentalSilva, Marcus Aurelio Melo (2022-12-07)
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Este trabalho tem como proposta apresentar mudanças ocorridas ao longo dos últimos séculos e que promoveram a emergência de uma nova configuração da ordem sociocultural das sociedades ocidentais. Ele procura mostrar como tais transformações trouxeram à luz um novo indivíduo que passou a se guiar pela busca da autorrealização e da autossatisfação. Isso se deu através de um processo que recebeu a denominação de Revolução Afetiva, e que levou o bem-estar emocional a se tornar o bem máximo pelo qual o homem (pós) moderno organiza todo o seu mapa moral e autentica a sua identidade. O autor pretendeu indicar manifestações dessa revolução na Educação e no Direito, e argumentou que inclusive a religião cristã não ficou imune a essa influência. Após mostrar as razões para tal evento e os prejuízos para as sociedades por ele afetadas, segue-se a uma conclusão, buscando demonstrar que a revolução dos afetos é um desvio na direção estrutural da criação e que, por isso mesmo, carece de restauração, o que deve ser realizado pela atuação dos fiéis servos do Senhor no mundo de Deus, objetivando redimir as afeições humanas, redirecionando-as para o Criador. - MonografiaA teologia da aliança e suas aplicações na educação religiosa das criançasSantana, Ricardo da Cruz (2023-02-06)
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Esta monografia trata da disciplina da Teologia da Aliança e suas aplicações na educação religiosa das crianças. As fontes bibliográficas e acadêmicas utilizadas nesta pesquisa enfatizaram a importância da Teologia da Aliança e como a família e a igreja devem responder ao fato de que esta Aliança inclui crianças como receptoras das promessas do Reino de Deus. Ela aponta para uma realidade aparente ignorada, de que Deus se importa, e muito, com os pequeninos, sendo a família e a igreja os agentes responsáveis para que as verdades divinas sejam ensinadas de geração a geração. Em suma, esta monografia visa reafirmar que a família e Igreja de Cristo, compradas pela Nova Aliança, não podem existir de maneira saudável sem incluírem em sua práxis cristã séria reflexão sobre a Educação Religiosa das crianças. Somente quando a família e a igreja cumprem seus respectivos papéis será possível afirmar que entenderam bem as aplicações da Teologia da Aliança. - MonografiaTeorias críticas contemporâneas como uma cosmovisão: tensões com a cosmovisão cristã reformadaGomes, Rafael Charles Heringer (2023-02-12)
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Analisamos a filosofia dos movimentos de justiça social pela perspectiva da teoria de cosmovisões. Essa filosofia é fundamentada em um conjunto de teorias críticas contemporâneas que possuem em comum o tratamento da opressão como sistêmica e a perspectiva identitária. Apresentamos os conceitos básicos dessas teorias críticas e argumentamos que elas podem ser classificadas como uma nova cosmovisão. Para isso, utilizamos as oito perguntas de cosmovisão de James Sire. Ressaltamos as semelhanças e as diferenças entre as respostas da nova cosmovisão com aquelas do marxismo e do pós-modernismo. Por fim, discutimos a compatibilidade da nova cosmovisão com a cosmovisão cristã reformada, e contrastamos suas propostas epistemológicas e morais. Concluímos que as duas cosmovisões são antitéticas e que o discurso das teorias críticas contemporâneas exige a validação de práticas que são consideradas pecaminosas na perspectiva cristã. - MonografiaUma análise dos Dez Mandamentos pela ótica do tri-perspectivismoSilva, William Roberto da (2023)
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Os Dez Mandamentos, apresentados em Êxodo 20.1-17, constituem uma parte fundamental das Escrituras Sagradas, cuja interpretação inadequada pode impactar negativamente tanto a teologia acadêmica quanto o ministério eclesiástico. Este estudo aborda os desafios inerentes à interpretação desse texto crucial e destaca a relevância da epistemologia como uma disciplina capaz de fornecer métodos robustos para uma interpretação bíblica sólida. Nesse contexto, o método epistemológico tri-perspectivista desenvolvido pelo teólogo John Frame emerge como uma ferramenta potencialmente eficaz. Para avaliar a eficácia desse método, submetemos sua aplicação a três crivos fundamentais na tradição reformada: a confessionalidade, a congruência com interpretações históricas significativas e a adaptação a questões éticas contemporâneas dentro do contexto cristão reformado. Em essência, concluímos que o método tri-perspectivista de John M. Frame demonstra eficácia em relação a esses critérios. No entanto, é importante observar que sua aplicação pode gerar conclusões controversas e polêmicas, o que está relacionado, em grande parte, à visão de mundo e às influências que moldaram o pensamento do autor. Portanto, a eficácia desse método varia de acordo com sua aplicação, a sinceridade e autenticidade do estudioso, bem como sua formação teológica e posicionamento confessional.