Letras - Teses - CCL Higienópolis

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  • Tese
    A imprensa feminista como ferramenta democrático-popular: uma investigação linguístico-discursiva do periódico “Brasil Mulher”
    Fernandes, Sofia Finguermann e (2023-08-18)

    Centro de Comunicação e Letras (CCL)

    Esta tese propõe, amparada pela Análise do Discurso de linha francesa, uma reflexão sobre a representação feminina na mídia. Para tanto, percorre a trajetória do conceito de ethos conforme Maingueneau, bem como vincula tal corporalidade discursiva à hierarquia social de sexo/gênero, a fim de observar de que maneiras as imagens de si no discurso incidem especificamente sobre as mulheres. Este estudo se debruça especialmente sobre as publicações do periódico Brasil Mulher (BM), que circulou no país entre 1975 e 1980, bem como sobre outros jornais alternativos feministas da imprensa lusófona do século XX. Objetiva-se contribuir com os estudos sobre a representação jornalística de mulheres politicamente atuantes, bem como com a sistematização do próprio conceito de ethos na AD. O jornal estudado teve início como um movimento feminino pela anistia e publicava críticas ao regime ditatorial vigente, priorizando a perspectiva social de brasileiras da classe trabalhadora. Levanta-se a hipótese de que a construção da imagem discursiva da mulher no BM foi sofrendo alterações conforme as mudanças sociais e de acordo com a própria organização política das mulheres brasileiras. Propõe-se que o veículo tenha colaborado para a emancipação feminina, bem como para o processo de redemocratização no país; além disso, algumas pautas apresentadas pelo BM ainda se mostram pertinentes na busca pela equidade de sexo/gênero e nas lutas antirracista e anticapitalista, uma vez que muitas delas não foram superadas. A fim de compreender melhor essas questões, investiga-se a construção discursiva do corpo enunciante no periódico, que se apresenta em uma corporalidade coletiva e política. O corpus não parece convergir com as representações midiáticas costumeiras da mulher politizada (Beard, 2018), mas propõe um fazer jornalístico que valoriza e dá voz a uma coletividade de mulheres comumente silenciadas. Para tanto, realiza-se análises linguístico-discursivas de quatro edições do jornal, investigando principalmente os elementos das capas e as seções de entrevista e cartas dos leitores. Esse recorte permite observar a pluralidade de vozes que compõem esse corpo-político que se constrói discursivamente, possibilita sua categorização e o levantamento de efeitos de sentido que emergem dessa leitura. Pretende-se, por fim, refletir sobre caminhos discursivos alternativos para a representação da mulher na mídia – pensar formas de transpor as barreiras de acesso ao discurso que as mulheres enfrentam e as representações midiáticas tendenciosas que cerceiam seu fazer político.
  • Tese
    Caio Fernando Abreu: a trajetória do eu-escritor em suas cartas
    Holanda, Camila Vilela de (2023-05-05)

    Centro de Comunicação e Letras (CCL)

    Esta pesquisa examina a correspondência ativa de Caio Fernando Abreu, a fim de compreender sua trajetória como escritor, sua formação de leitor e sua atuação e experiência como leitor crítico. As missivas, corpora desse trabalho, foram organizadas pelo pesquisador Italo Moriconi na obra Cartas (2002), que abrange quatro décadas (1960, 1970, 1980 e 1990), e nelas podem ser lidas as (trans)formações iniciais de Abreu, seguidas das primeiras publicações, as mudanças de estilo, as aventuras pelos gêneros e a consciência do eu-escritor. Este estudo, por meio das análises das cartas de Caio Fernando Abreu, delineia a trajetória do vir a ser do escritor, revelando a consciência do seu papel como tal, inserido em uma realidade social específica, emoldurada nos seus anos de atuação. Como apoio teórico para responder a nossos objetivos, elegemos as obras Formação da literatura brasileira: momentos decisivos, 1750 - 1880 (1959) e Literatura e sociedade (1959), de Antonio Candido, no que se refere à fundamentação teórica a respeito da compreensão do escritor enquanto sujeito social, bem como os lugares que ele ocupa no âmbito dos vértices que sedimentam o sistema literário. Os estudos críticos da pesquisadora Ana Gallego Cuiñas corroboram o entendimento das cartas como um material profícuo e revelador da literatura de Abreu, vista como um fato social, estético e material.
  • Tese
    Antologia do paladar: a gastronomia nas páginas da literatura brasileira durante a colônia e o império
    Lorençato, Arnaldo Marcilio Monteiro (2023-03-27)

    Centro de Comunicação e Letras (CCL)

    A presente tese tem como princípio de que a alimentação não é apenas um ato fisiológico, mas se define também como elemento da cultura. Partindo desse ponto de vista, desenvolveu-se uma investigação para estabelecer as relações entre a literatura brasileira e a gastronomia tendo por premissa o ‘comer’ ato cultural no qual também estão representados hábitos, atitudes e valores. Para chegar a esse objetivo, montou -se uma antologia de autores nacionais que introduziram a gastronomia em sua produção. Nela, apresentam-se escritores de dois períodos da história brasileira, Colônia e Império. Na primeira dessas fases, analisou-se obras dos poetas Gregório de Matos, Manuel Botelho de Oliveira, frei Manuel de Santa Maria Itaparica, frei José de Santa Rita Durão, além de duas exceções quanto à nacionalidade: o escrivão português Pero Vaz de Caminha e do também poeta luso Tomás Antônio Gonzaga. Encerrou-se a antologia no Império e com trechos de romances de José de Alencar, Machado de Assis e Aluísio Azevedo, nos quais a presença de alimentos e de cenas relacionadas a refeições como parte estrutural da obra, assinalando, por exemplo, diferenças sociais. Ao mesmo tempo, a comida enquanto elemento essencial à ação permite ao leitor reconhecer-se nos hábitos alimentares dos personagens.
  • Tese
    Os sentidos da solidão e a escrita de autoria feminina: Mariana Salomão Carrara, Carola Saavedra e Gisele Mirabai
    Mauro, Ana Claudia Jacinto de (2023-04-26)

    Centro de Comunicação e Letras (CCL)

    Esta tese estuda os romances contemporâneos escritos por mulheres É sempre a hora da nossa morte amém (2021), de Mariana Salomão Carrara; Com armas sonolentas (2018), de Carola Saavedra; e Machamba (2017), de Gisele Mirabai a fim de compreender os sentidos da solidão feminina expressa por meio da temática da perda de si, da ruptura com o elo familiar e da maternidade não romantizada. As análises aqui desenvolvidas permitem uma abordagem reflexiva a respeito da temática da solidão, compreendida em sua amplitude, e das diferentes construções estéticas que admitem a sua expressão. Tendo em vista que a participação intensa de autoras remodelou o cenário da literatura brasileira do século XXI e trouxe novas visões sobre a solidão e o silenciamento feminino, esta tese busca, a partir do estudo das construções ficcionais de três autoras contemporâneas, examinar a dimensão simbólica e estética da solidão, expressa nas trajetórias das personagens femininas inscritas nos romances analisados. Entende se que a noção de eu do sujeito pode ser revisitada e novas identidades podem surgir, pois as relações de tensão que se estabelecem entre o eu e o outro permitem que o sujeito, diante da experimentação dialógica, posicione-se de forma a ressignificar a própria vivência. Para apoiar o desenvolvimento da análise, utilizam-se conceitos tomados de Benedito Nunes (2013), Byung-Chul Han (2018, 2022), Carlos Reis (2021), Lúcia Osana Zolin (2018), Noreena Hertz (2021), Octavio Paz (1976), Regina Dalcastagnè (2018), entre outros teóricos e críticos relevantes.
  • Tese
    Os guardiões da fantasia: a crítica dos leitores-fãs de J.R.R. Tolkien
    Correia, Fernanda Da Cunha (2023-08-10)

    Centro de Comunicação e Letras (CCL)

    Esta tese estuda o gênero Fantasia como uma vertente pertencente ao fantástico maravilhoso e examina os aspectos singulares da Fantasia Imersiva, a fim de compreender os limites literários de um mundo ficcional que se impõe, por meio de regras próprias, para os leitores. Considerando o escritor inglês J.R.R. Tolkien como um dos expoentes e responsável por moldar tal gênero, essa pesquisa elabora uma análise da trajetória do escritor como um guardião de seu mundo ficcional autônomo, manifesto em sua correspondência e inserção no mundo editorial. A postura do autor tem validado e autorizado certo comportamento de leitores que, nesse estudo, entenderemos como gatekeeping, tomando emprestada uma das vertentes da Teoria da Comunicação para entender o fenômeno. Apoiados em regras próprias, os leitores-fãs definem o que pode e o que não poder ser aceito como interpretação ou produção dentro do universo da Terra média, criada por Tolkien. As regras são definidas principalmente a partir dos valores simbólicos que circulam dentro do grupo, mantendo a hierarquia dos detentores de capital simbólico. A troca simbólica e a organização sempre existiram, mas foram ampliadas e facilitadas com a democratização do acesso à internet e o surgimento das mídias sociais. Para observar diretamente a organização do fandom, a pesquisa realiza um questionário com fãs, uma entrevista com formadores de opinião especializados nas obras e uma análise de comentários publicados em uma página de um site de fãs e presentes na página da editora brasileira das obras tolkienianas. Os resultados obtidos por meio desse questionário corroboram a compreensão da figura do fã do gênero fantasia e do determinante papel de sua atuação como guardiões de uma obra, um autor e um gênero. O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Brasil (CAPES) – Código de Financiamento 001.