Letras - Teses - CCL Higienópolis
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- TeseO Senhor dos Anéis e a série Os Anéis de Poder: intermidialidade, teoria da adaptação e o conceito de possível adjacente nas adaptações audiovisuais de J. R. R. TolkienOliveira, Jonatas Lopes de (2024-12-04)
Centro de Comunicação e Letras (CCL)
Em novembro de 2017, o Tolkien Estate anunciou a venda dos direitos das narrativas referentes a Segunda Era da Terra-Média para a Amazon. Cinco anos mais tarde, foi lançada a primeira temporada da série O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder na plataforma Prime Video. Ao longo de sua primeira temporada, a série conta narrativas com arcos em lugares novos, como Eregion, Khazad-dûm e Númenor e personagens novos, como Elendil, Gil-Galad, Durin IV, Celebrimbor entre outros. Contudo, alguns personagens são familiares ao público, como Isildur, Elrond, Galadriel e o grande vilão Sauron. Estes aspectos de familiaridade, porém, não são exclusivos àqueles que leram os livros que se referem a esta Era (especialmente O Silmarillion), mas se referem especialmente à adaptação de Peter Jackson, lançada 20 anos antes. A intenção de estabelecer paralelos com a obra de Peter Jackson têm como objetivo tornar a série familiar ao público porque os filmes tiveram um impacto maior, isto é, alcançaram uma quantidade maior de pessoas do que o material original (mesmo que os livros sejam um sucesso de venda). Duas fortes evidências de que há uma tentativa de tornar o material familiar ao público são: o título da série, que inclui o nome dos livros referentes à Terceira Era (“O Senhor dos Anéis”) e o arco dos Pés-Peludos cujo material é escasso nos livros. Esta tese – baseado neste contexto e com base nas teorias de Intermidialidade de Lars Elleström e da Teoria da Adaptação de Linda Hutcheon – propõe que, quando um conteúdo de mídia migra de uma mídia para outra, caso esta tenha um alto alcance e um modo de engajamento mais potente, o conteúdo incorpora aspectos desta segunda mídia, tornando-a uma referência tão fortes (senão mais) quanto o material original para adaptações futuras. Como objeto de estudo, analisou-se a primeira temporada da série O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder, lançada em 2022 e como a adaptação de O Senhor dos Anéis, no início dos anos 2000, formou um arcabouço de linguagem audiovisual que influenciou como a Amazon estruturou o seu produto. A partir de evidências visuais, musicais e temáticas, a tese encontra sua conclusão no fato de que a obra de J. R. R. Tolkien, quando for adaptada novamente, não deverá levar em conta exclusivamente o material do escritor inglês, mas de seus adaptadores também. - TeseO ensino de português na perspectiva da língua de acolhimento em Boa Vista/RR: uma terra fronteiriçaMartins, Luciano Gabriel Endalécio (2025-02-03)
Centro de Comunicação e Letras (CCL)
Este trabalho, inserido na linha de pesquisa “Estudos lusófonos, relações culturais, linguísticas e identitárias” do Programa de Pós-Graduação em Letras, que trata de questões em torno do ensino do Português concebido como pluricêntrico e sua relevância no Brasil, tem como temática os estudos do Português como Língua de Acolhimento (PLAc) e a contribuição para uma efetiva integração e melhoria de vida de migrantes e de indivíduos em situação de refúgio e em condição de vulnerabilidade, partindo de aspectos linguísticos e de necessidades socioeconômicas. Neste quadro, a pergunta norteadora de pesquisa centra-se na verificação do modo como se dá a recepção dos migrantes venezuelanos em relação à Língua Portuguesa. De forma geral, este trabalho tem como objetivo demonstrar de que maneira a Língua Portuguesa é percebida e utilizada pelos migrantes venezuelanos residentes em Roraima, destacando as línguas-culturas envolvidas no processo de ensino-aprendizagem de PLAc, e, a partir disso, são objetivos específicos: 1) mostrar o contexto sociolinguístico e cultural no estado de Roraima, que possui paisagem linguística ampla e diversificada; 2) identificar questões linguístico-culturais desenvolvidas no processo de ensino-aprendizagem em aulas de Português como Língua de Acolhimento (PLAc) na Universidade Estadual de Roraima (UERR); e 3) verificar como a Língua Portuguesa, caracterizada como pluricêntrica, está sendo recepcionada pelos migrantes venezuelanos tendo em vista seus outros repertórios linguístico-culturais neste contexto migratório. O estudo de PLAc vincula-se ao Português como Língua Adicional (PLA) e, no contexto de Roraima, já tem sido realizado em algumas instituições, por exemplo, na Universidade Federal de Roraima e na Universidade Estadual de Roraima, onde existem iniciativas em relação a esse processo de ensino-aprendizagem. Por isso, esta pesquisa se inicia apresentando o fluxo migratório dos venezuelanos no Brasil, constatando o atual cenário linguístico que se dá, primeiramente, por meio de Pacaraima, município de Roraima, a fim de descrever esse contexto fronteiriço e registrar a colaboração de Organizações Governamentais, não Governamentais, religiosas e civis (ACNUR, OIM, Operação Acolhida, Jesuítas, dentre outras) e da Legislação sobre a Migração e os Direitos Humanos, tendo como foco primordial os migrantes de crise venezuelanos. A Língua Portuguesa, na perspectiva do acolhimento, comporta-se como uma língua que “acolhe” o próximo no sentido positivo da palavra, evitando aspectos do “colonialismo” de uma língua sobre a outra, indo além dos aspectos linguísticos. Muitos autores (AMADO, 2013; ANÇÃ, 2005; ANDRADE, 2021; BRITO, 2017; GROSSO, 2010; MARTINS, 2004; ZAMBRANO, 2021) têm tratado da importância do PLA/PLAc, e compõem, com estudiosos da lusofonia, referenciais teóricos desta pesquisa. Quanto à metodologia, foi feita uma pesquisa de campo, com a realização de oficinas e entrevistas, onde foi constatado que o Português é uma fundamental para o movimento de integração dos refugiados venezuelanos no meio social de Boa Vista. - TeseO filme-ensaio brasileiro: influências do gênero filosófico / literárias e transformações no cinema documentário contemporâneoNeves, Felipe Ferreira (2024-06-26)
Centro de Comunicação e Letras (CCL)
Observa-se, na atualidade, um crescente interesse pelas produções cinematográficas brasileiras, especialmente no campo do documentário, dada sua relevância cultural e artística. Tais produções podem ser observadas sob diferentes óticas, a fim de se construir um panorama de identidade. Nesse sentido, o presente trabalho investigou as influências do gênero filosófico / literário "ensaio" sobre as produções cinematográficas brasileiras contemporâneas, buscando compreender e definir o conceito de filme-ensaio no Brasil. O estudo permitiu identificar e analisar as estratégias narrativas e os modos de enunciação que permeiam essas obras, diferenciando o filme-ensaio dos documentários ensaísticos, a partir da tradição estabelecida por Michel de Montaigne (1580). Utilizando teorias de Georg Lukács, Max Bense, Theodor W. Adorno, Bill Nichols e Timothy Corrigan, a pesquisa contextualizou historicamente o gênero ensaístico, desde suas raízes na literatura até suas transformações no campo do cinema contemporâneo. A análise dos filmes como Santiago e No Intenso Agora, de João Moreira Salles, evidenciou o papel do ensaio cinematográfico como um espaço de reflexão crítica, que transcende a mera representação e promove uma experiência intelectual e estética complexa. Observou se que o filme-ensaio brasileiro contemporâneo oferece descontinuidades com as convenções tradicionais do documentário, ao incorporar uma perspectiva autorreflexiva e experimental, com ênfase em subjetivação, experimento e fragmentação narrativa. Ao final, os resultados mostram que o filme-ensaio no Brasil é um campo em expansão, ainda com poucas publicações acadêmicas, mas com significativo potencial para a reflexão sobre as relações entre cinema e literatura, contribuindo para o entendimento desse gênero híbrido e multifacetado, que desafia as fronteiras entre documentário e ficção, oferecendo novas perspectivas sobre a interseção entre práticas cinematográficas e literárias no contexto brasileiro. - TeseProjetos pedagógicos de leitura e escrita, embasados em textos literários contemporâneos: terreno fértil para o florescimento de leitores na escolaBotelho, Michael Jones (2024-10-16)
Centro de Comunicação e Letras (CCL)
A presente tese investiga como o ensino de literatura, desenvolvido por meio de projetos pedagógicos voltados para a leitura e escrita do texto literário, impactam positivamente na formação de leitores no contexto educacional. Tais projetos foram embasados nas obras literárias Eu me chamo Antônio (2013), de Pedro Gabriel, e O livro dos ressignificados (2017), de João Doederlein. Partindo da hipótese de que uma fórmula eficaz para se formar leitores passa pela mediação do professor, um processo didático-pedagógico envolvente e a seleção adequada de livros ao público jovem, este trabalho propõe investigar dois projetos de ensino que obtiveram êxito e engajamento dos alunos, bem como analisar as características inovadoras de ambas as obras literárias que constituem o corpus deste estudo, procurando compreender como tais características influenciam na preferência de leitura dos estudantes. Com esse propósito, foram realizadas duas pesquisas no formato de entrevistas mistas, em turmas do 9º ano do Ensino Fundamental – Anos Finais, de uma escola privada do interior paulista, totalizando a participação de 78 alunos, os quais fizeram parte dos dois projetos de ensino aqui estudados. Os resultados apontam para a eficácia dos projetos na formação de leitores, uma vez que a mediação do professor na leitura das obras e o posterior desenvolvimento das produções criativas e autorais dos alunos, foram significativos para eles, já que proporcionaram a apropriação e a ressignificação dos textos literários a partir das conexões feitas com o cotidiano e contexto de vida dos educandos. Diante disso, a fim de promover a troca de conhecimentos e estimular outros educadores a desenvolverem projetos de leitura e escrita no ensino de literatura, são sugeridas estratégias para o trabalho com o texto literário em sala de aula, baseadas nas evidências materiais e numéricas levantadas nas pesquisas aplicadas. Assim, esta tese pode contribuir para que outros professores da educação básica se beneficiem do conhecimento de experiências pedagógicas que podem ser replicadas nos mais diversos contextos de ensino do nosso país. - TeseEnsino de redação no brasil do século XX: uma análise historiográficaAraújo , Carlos Henrique Teixeira de (2024-08-07)
Centro de Comunicação e Letras (CCL)
Esta tese tem por objetivo, por meio de uma perspectiva historiográfica, analisar o desenvolvimento do ensino de redação no Brasil, no século XX. Essa investigação procura continuidades e descontinuidades de teorias e metodologias linguísticas adotadas em livros didáticos em relação ao ensino de redação. Isto é: almeja-se entender como uma dimensão sociocultural implica o ensino de língua e as definições de língua e linguagem. Concentra-se, pois, em lições de dissertação nas obras aqui selecionadas a fim de compreender os mecanismos e os encaminhamentos didáticos por meio do progresso das teorias da linguagem no horizonte histórico. Desse modo, duas perguntas orientam a análise: (a) Qual a configuração histórica dos materiais didáticos de produção de texto no contexto educacional brasileiro? (b) Quais as ideias e teorias textuais estavam em voga na época, ou seja, qual é a visão de linguagem e língua materializada nos livros didáticos adotados em sala de aula? A reconstrução histórica em forma desta narrativa se deu por meio da observação de fontes históricas materiais (livros didáticos e manuais de redação). Selecionaram-se livros didáticos tidos como referência para o ensino médio – antigo segundo grau – no século XX, a saber: Português para o curso técnico (1958), de José Cretella Júnior; Técnica de redação (1978), de Magda Soares e Edson Nascimento; Encontros de redação, de Jayme Barros (1984), Curso de redação (1998), de Hildebrando A. de André; Do texto ao texto (1991), de Ulisses Infante; Texto e interação (2005), de William R. Cereja e Thereza C. Magalhães; Para entender o texto (2007), de José Luiz Fiorin e Platão Savioli. Para o estudo, foram empregados conceitos teóricos (que procedimentos metodológicos) da Historiografia da Linguística: continuidade e descontinuidade; dimensão interna e externa; princípios da contextualização, de imanência e de adequação; programas de investigação; grupos de especialidade; argumento da influência e recepção de teorias e saberes. O contexto cultural implica mudanças nas percepções de entendimento da língua, principalmente por meio das evoluções e das recepções da ciência da linguagem, por isso conjecturou-se, nesta tese, por meio de um olhar retórico, os movimentos pendulares entre novo e antigo no ensino de redação. Pode-se, portanto, constatar as alterações das visões linguísticas a cada época do século XX.