Letras - Teses - CCL Higienópolis

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  • Tese
    Os guardiões da fantasia: a crítica dos leitores-fãs de J.R.R. Tolkien
    Correia, Fernanda Da Cunha (2023-08-10)

    Centro de Comunicação e Letras (CCL)

    Esta tese estuda o gênero Fantasia como uma vertente pertencente ao fantástico maravilhoso e examina os aspectos singulares da Fantasia Imersiva, a fim de compreender os limites literários de um mundo ficcional que se impõe, por meio de regras próprias, para os leitores. Considerando o escritor inglês J.R.R. Tolkien como um dos expoentes e responsável por moldar tal gênero, essa pesquisa elabora uma análise da trajetória do escritor como um guardião de seu mundo ficcional autônomo, manifesto em sua correspondência e inserção no mundo editorial. A postura do autor tem validado e autorizado certo comportamento de leitores que, nesse estudo, entenderemos como gatekeeping, tomando emprestada uma das vertentes da Teoria da Comunicação para entender o fenômeno. Apoiados em regras próprias, os leitores-fãs definem o que pode e o que não poder ser aceito como interpretação ou produção dentro do universo da Terra média, criada por Tolkien. As regras são definidas principalmente a partir dos valores simbólicos que circulam dentro do grupo, mantendo a hierarquia dos detentores de capital simbólico. A troca simbólica e a organização sempre existiram, mas foram ampliadas e facilitadas com a democratização do acesso à internet e o surgimento das mídias sociais. Para observar diretamente a organização do fandom, a pesquisa realiza um questionário com fãs, uma entrevista com formadores de opinião especializados nas obras e uma análise de comentários publicados em uma página de um site de fãs e presentes na página da editora brasileira das obras tolkienianas. Os resultados obtidos por meio desse questionário corroboram a compreensão da figura do fã do gênero fantasia e do determinante papel de sua atuação como guardiões de uma obra, um autor e um gênero. O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Brasil (CAPES) – Código de Financiamento 001.
  • Tese
    O rio como metáfora narrativa em Niketche: uma história de poligamia, de Paulina Chiziane
    Concato, Camila (2022-11-22)

    Centro de Comunicação e Letras (CCL)

    A jornada feminina no romance Niketche: uma história de poligamia (2004), de Paulina Chiziane (1955-), pode ser compreendida como metonímia da trajetória da mulher em Moçambique, uma vez que os dramas da protagonista representam as vivências de grande parte das mulheres desse país, captadas sob diferentes temporalidades e imaginários africanos. Busca-se nesta pesquisa, por meio da alegoria do rio Zambeze, analisar as etapas que dividem metaforicamente esse rio em analogia com Rami, personagem principal de Niketche, transformando as partes que compõem esse percurso em identidade narrativa. Para atingir esse objetivo, aplica-se a estrutura mimética concebida pelo filósofo Paul Ricoeur (1996; 2007; 2010; 2010a; 2010b; 2013; 2015; 2019), dividindo a narrativa em mímesis I, nascente; mímesis II, percurso; e mímesis III, delta. As interpretações analíticas regulam-se por ecos de memória como instância reminiscente e como matéria de autoconhecimento, valendo-se dos acontecimentos históricos do país e dos mitos cosmogônicos africanos. Para alicerçar a análise da narrativa, os estudos das concepções estruturais miméticas e do conceito de tempo narrativo de Paul Ricoeur são a base desta pesquisa, traçando um percurso que desvela a hermenêutica do texto ficcional.
  • Tese
    O eixo central da macronarrativa do livro de Crônicas
    Toniolo, Ricardo Cesar (2022-10-25)

    Centro de Comunicação e Letras (CCL)

    Esta tese se vincula à linha de pesquisa Literatura e Discurso Religioso e tem como corpus de pesquisa o livro de Crônicas, que é parte do cânon sagrado judaico-cristão. Busca-se analisá-lo pela perspectiva literária do enredo com a finalidade de identificar o eixo unificador de seu macroenredo. Um dos meios utilizados foi a estruturação de cada episódio segundo o esquema quinário proposto por Larivaille; outro foi a adaptação do conceito de Leitwort, de Martin Buber, para identificar raízes verbais utilizadas para relacionar as narrativas na composição da obra. A voz intrusiva do narrador e a voz de personagens em cenas importantes de narrativas centrais fazem parte do método de análises porque nelas encontra-se a forma explícita da abordagem dos temas que forjam a unidade e a coesão do livro. Obteve-se como resultados que Crônicas é uma obra coesa, embora as narrativas apresentem dezenas de gerações e protagonistas diferentes. Episódios e relatos estão interligados e se complementam numa relação hierárquica entre narrativas centrais e satélites. A Casa de Deus, ou seja, o templo que estava construído em Jerusalém, é o tema presente direta ou indiretamente em toda a macronarrativa. Buscar a Deus, humilhar-se perante ele, converter-se, orar, suplicar, clamar, andar no caminho, guardar a Lei são os temas relacionados à Casa de Deus. Um ou mais deles está presente nos episódios em que surge a necessidade de resolver um conflito, seja com um inimigo ou com o próprio Deus. Ações contrárias a essas, como deixar a Deus, transgredir seus mandamentos ou andar nos caminhos errados, fazem com que a situação se inverta de boa para ruim, ou que uma situação ruim não resolvida torne-se ainda pior.
  • Tese
    O texto no ensino de língua portuguesa: uma análise historiográfica em livros didáticos de língua portuguesa do século xx
    Garcia, Jéssica Máximo (2023-02-08)

    Centro de Comunicação e Letras (CCL)

    Esta pesquisa, a partir de uma perspectiva historiográfica, tem como objetivo analisar livros didáticos de língua portuguesa no Brasil do século XX. Trata-se de uma investigação que evidencia como as configurações dos livros didáticos se alteram de acordo com políticas públicas de ensino e em alguns casos com o desenvolvimento dos estudos linguísticos ao longo do tempo. O nosso recorte de pesquisa tem como intuito compreender a presença da unidade linguística texto no ensino de língua portuguesa na segunda metade do século XX, no Brasil. Nesse sentido, a pergunta que conduz a análise: levando em conta o período selecionado, como é direcionado o estudo do texto no ensino de língua portuguesa no Brasil? Selecionamos livros didáticos de referência da segunda metade século XX que atendiam ao ensino de língua portuguesa no nível de ensino que hoje denominamos como anos finais do ensino fundamental, a saber: Português ginasial (1950) de Rosário Farani Mansur Guérios (1907-1987); Português através de textos (1968) de Magda Soares; Comunicação e expressão (1973) de Leodegário Amarante de Azevedo Filho (1927-2011), Layla da Silveira Thomaz, Maria Augusta do Coutto Bouças; Português oral e escrito (1980) de Dino Preti e Português linguagens (1998) de William Cereja e Thereza Cochar. O referencial teórico que fundamenta a pesquisa é constituído pelos princípios teóricos e procedimentos de análise da Historiografia Linguística (ALTMAN, 1998, 2019; BATISTA, 2013, org. 2019; KOERNER, 2014; SWIGGERS, 1990, 2019, 2020), que se preocupa em estudar o conhecimento sobre a linguagem em suas dimensões cognitiva e social (ou sociocultural) nas instâncias de produção e recepção desse conhecimento. Desse modo, a pesquisa está organizada, principalmente, em torno do conceito de camadas do conhecimento linguístico de Swiggers (2019): camadas teórica, técnica, documental e contextual-institucional. Como conclusão, as análises apontaram que o texto se encontra como objeto teórico do ensino de língua portuguesa apenas a partir da década de 1990, embora a Linguística Textual comece a ser discutida décadas antes em pesquisas e, posteriormente, nos cursos de Letras no Brasil. Assim, encontramos uma nova configuração do texto em livros didáticos de língua portuguesa somente quando essas discussões passam a integrar políticas educacionais estabelecidas pelos órgãos públicos responsáveis pela educação.
  • Tese
    Formação docente, discurso e sala de aula: idealização e prática
    Periotto, Sarah Jimena Moreno de Paula (2022-12-16)

    Centro de Comunicação e Letras (CCL)

    A Educação tem demonstrado ser fator de importância na definição de rumos políticos, sociais e econômicos de povos e nações, visto tratar-se de área do conhecimento que, na perspectiva teórica adotada pela presente pesquisa, objetiva uma formação acadêmica que transcenda o universo das ideias para transpor-se às ações de indivíduos e coletividades dos mais diversos contextos da vida em sociedade. Nesse cenário, figura-se não apenas a idealização e a aplicação do currículo educacional estabelecido nas escolas, mas elementos preexistentes a tais aspectos: o discurso assumido, declaradamente ou não, pelas instituições de ensino, a formação inicial e continuada dos educadores e demais questões concernentes às condições gerais para o processo de ensino-aprendizagem dos conteúdos tidos como fundamentais para o desenvolvimento educacional dos estudantes. Qual, porém, é o impacto do discurso pedagógico assumido pelas escolas na prática educacional? Qual o papel da formação docente na transposição desse discurso para o fazer didático-pedagógico? Por fim, quais são as implicações socioeducacionais desse processo? Diante de tais questionamentos, esta tese, vinculada à linha de pesquisa Línguas e literaturas: formação de professores e práticas docentes, tem por objetivo geral buscar evidenciar que uma formação docente condizente com o discurso assumido por uma instituição de ensino é determinante para que as idealizações constantes desse discurso sejam refletidas na prática e, de fato, efetivem-se na formação discente. Diante disso, os objetivos específicos desta pesquisa consistem em realizar a análise de amostras do discurso da linha educacional da Legião da Boa Vontade (LBV), a partir do método proposto pela Análise de Discurso Textualmente Orientada; identificar se o discurso analisado se transpõe integral ou parcialmente à prática educacional e, se sim, de que maneira pode-se avaliar que isso acontece; evidenciar a relevância da formação docente para que sejam alcançados os objetivos educacionais pressupostos no discurso de uma instituição e/ou unidade escolar; e propor possíveis caminhos para a formação de professores a partir dos fatores estudados