Letras - Teses - CCL Higienópolis
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- TeseA construção do sentido do lyric video: um estudo semiótico do discurso audiovisualAkamine , William Takenobu (2024-02-08)
Centro de Comunicação e Letras (CCL)
O videoclipe, como uma manifestação discursiva que combina elementos musicais e visuais, emergiu como uma forma de divulgação de músicas e de artistas. Sua ascensão ocorreu durante os anos 1980 e 1990, impulsionada pelos progressos tecnológicos. Atualmente, com o crescimento das plataformas digitais, os videoclipes encontraram novos meios de distribuição e consumo que permitem aos espectadores uma experiência interativa e imersiva. Este estudo visa a examinar a evolução do videoclipe ao longo do tempo, desde sua origem até sua manifestação na contemporaneidade, explorando não apenas suas dimensões estéticas e tecnológicas, mas também sua função cultural por meio de sua organização enquanto linguagem. Dentre os diversos gêneros e estilos que compõem o universo do videoclipe, esta tese analisa, a partir das contribuições de estudos da Semiótica francesa Greimasiana, as linguagens que estruturam o lyric video e as suas possibilidades de leitura. O objetivo é analisar os efeitos de sentido dos videoclipes selecionados disponíveis no YouTube. O corpus da pesquisa é composto por lyric videos selecionados e agrupados com base em sua construção audiovisual, categorizando-os nos estilos de filmagem, animação e híbrido. A proposta consiste na análise de três lyric videos: Inimitável de Nando Reis; o videoclipe da banda Natiruts intitulado Tudo vai dar certo e, por fim, a música Próximo amor de Luan Santana. Este trabalho aborda ainda os recursos tipográficos e sua organização estética, em uma articulação sincrética da linguagem audiovisual. As análises empreendidas revelaram que a diversidade proporcionada pelo sincretismo do texto contribui para a divulgação de maneira efetiva da música e do artista. Além disso, os efeitos de sentido identificados abordam temas cotidianos, tais como a diversidade, crenças e relacionamentos, instigando a reflexão sobre diversas questões relevantes da sociedade. - TeseUma análise semiótica do Apocalipse de JoãoSantos , Leandro Rocha dos (2024-02-27)
Centro de Comunicação e Letras (CCL)
O Apocalipse de João é um dos livros que compõe os sessenta e seis livros da Bíblia Sagrada. Conhecido por seu conteúdo de teor cataclísmico, o livro é extremamente rico em figuras e metáforas, o que justifica a sua análise. O livro de Apocalipse de João tem sido alvo de estudos a partir de perspectivas teológicas e religiosas, desde os primórdios de sua produção. Neste trabalho, pretendemos trazer contribuição aos estudos de Apocalipse sob a ótima da Semiótica Discursiva de Greimas. A Semiótica Greimasiana nos auxilia no processo de identificação e da análise da significação de um texto, a partir do que o texto diz, e sobretudo, o que ele faz para dizer o que diz. Um dos elementos dessa análise é o que Greimas chama de Percurso Gerativo de Sentido. Desta forma, analisaremos o livro de Apocalipse a partir do Nível Fundamental, Narrativo e Discursivo da Semiótica Discursiva. Nosso objetivo é verificar quais estratégias, tanto narrativas como discursivas, foram utilizadas pelo autor de Apocalipse, bem como tentar identificar os possíveis efeitos de sentido produzido nos destinatários. Ainda buscaremos encontrar os possíveis impactos epistêmicos e éticos produzidos por este sentido, resultando finalmente em Sanções positivas a estes, oriundas do contrato em o Destinador transcendente, Deus, e os destinatários. A partir de uma análise semiótica de Apocalipse verificamos como João se utiliza de diversas estratégias discursivas no intuito de manipular seus destinatários, para então provocar uma mudança de estado nos mesmos. Inferimos que João alcançou seu objetivo, uma vez que o cristianismo não apenas resistiu à intolerância religiosa do Império Romano, mas avançou, tornando-se uma igreja que subsiste até os dias atuais, por todos os lugares, como comprova sua história. - TeseO discurso da violência doméstica contra a mulher no Brasil: um estudo semiótico-discursivo sobre a perspectiva das vítimasMola, Iara Cristina de Fátima (2024-05-17)
Centro de Comunicação e Letras (CCL)
Conforme assinalam os dados que retratam o cenário da segurança pública no Brasil, os casos de violência doméstica e familiar contra a mulher seguem, ano a ano, alcançando índices alarmantes, não obstante as iniciativas diversas empenhadas no combate a esse tipo de crime. Nesse contexto, com vistas não só a que seja dada mais luz à temática igualmente por meio das pesquisas em Letras, como também no sentido de que os estudos de natureza enunciativo discursiva possam somar a esse combate mediante uma outra perspectiva, o presente trabalho tem como objetivo central compreender como se configura o discurso da violência doméstica sob a perspectiva das vítimas, nele tendo sido aventada a possibilidade de que, por intermédio dessa compreensão, seria possível identificar uma série de regularidades comuns ao plano do conteúdo dos 22 textos que compuseram o corpus. Sobre estes, todos foram coletados de uma página de rede social dedicada a “sobreviventes de abusos”, guardando em comum o fato de serem enunciados por sujeitos discursivos que se apresentam como mulheres e cuja situação de violência doméstica vivenciada, envolvendo dois ou mais dos cinco tipos de agressão que esse crime prevê, é reportada como tendo sido perpetrada pelo seu próprio “parceiro”. Assim, a fim de que o objetivo pudesse ser alcançado, respondendo-se às cinco perguntas nas quais ele se desdobrou, o trabalho se apoiou no ferramental teórico-metodológico disponibilizado pela Semiótica Discursiva, mobilizando os conceitos sintáticos e semânticos constitutivos de cada uma das etapas do percurso gerativo de sentido (PGS): os percursos narrativos e as modalizações, no nível narrativo; os cinco procedimentos de discursivização, no nível discursivo; e a oposição semântica mínima, no nível fundamental. Para esse exame mais completo e minucioso, foram selecionados três dos 22 textos, dos quais sobressaíram três tipologias discursivas que, por sua vez, orientaram a análise dos demais: a dos contratos sociais de constituição e manutenção da família, de felicidade conjugal e de persistência no amor “acima de tudo”. Quanto às regularidades identificadas nessas tipologias, o estudo permitiu observar que elas se aplicam a todas as etapas do PGS, destacando-se aí: a oposição semântica mínima comum a todos os textos contemplados, dominação vs. liberdade; a existência de dois destinadores-manipuladores persuadindo as suas destinatárias na aceitação delas em relação aos acordos – o destinador social, sempre pressuposto, e o destinador agressor, ainda na condição de “parceiro”; os valores modais que ambos lhes doaram – o dever-fazer e o querer-fazer; a sanção negativa que encerrou a narrativa de todas elas, sobretudo por parte do destinador julgador agressor; os percursos temáticos envolvendo a busca pelo seu estado conjuntivo com o objeto-valor em questão em cada contrato e a violência doméstica daí decorrente; e as figuras que recobriram, em especial, o primeiro percurso temático, denotando, no conjunto, o alinhamento ideológico das vítimas à própria visão de mundo de um destinador notadamente pautado pelos valores que visam à perpetuação de um sistema sociopolítico patriarcal, no qual às mulheres continuem cabendo os mesmos deveres-fazer – que, não por acaso, ele também as leva a querer. - TeseLiteratura brasileira contemporânea e as narrativas de uma nação (im)possível: parir um país, reaprender a nascerDella-Flora , Luana Jéssika (2024-06-12)
Centro de Comunicação e Letras (CCL)
A proposta dessa pesquisa surgiu a partir de um sentimento de descaber, de um incômodo exacerbado pelo espaço-tempo no qual o trabalho se desenvolveu, isto é, a pandemia da Covid 19 e o Brasil sob o desgoverno de um fundamentalismo político reacionário liderado pela extrema-direita, mas cujas raízes se estendem até o período colonial com todas as suas inúmeras consequências; dentre elas, a própria hegemonia e difusão de determinada imagem de país e determinado conceito de nação brasileira — visão essa que apresentamos nos primeiros capítulos do trabalho a partir da análise de obras clássicas do pensamento social (FREYRE, 1933/2006; HOLANDA, 1936/2014) e da história da literatura brasileira (VERÍSSIMO, 1916/1963; CANDIDO, 1959/2017), haja vista que entendemos a nação como uma narrativa construída por diferentes discursos (HOBSBAWN, 1990), atrelados à criação do Estado burguês e a serviço dos interesses dessa conjuntura (SAES, 1985). Perguntamo-nos, então, qual espaço a literatura contemporânea produzida nacionalmente ocupa nesse cenário, ou seja, se e como ela pode oferecer outras imagens e conceitos de Brasil, no qual caibam as narrativas que foram deixadas à margem por essa historiografia socioliterária hegemonicamente difundida. Para tanto, a pesquisa se volta a alguns autores que refletem sobre as narrativas contemporâneas e o mercado literário atual, com destaque para a definição da literatura brasileira contemporânea como um arquipélago (IZABEL, 2023), originada da poética da relação proposta por Édouard Glissant (2005; 2014; 2023). Nesse cenário, verificamos uma estratégia literária que traz ao texto aquilo que, historicamente, foi marginalizado ou silenciado; um recurso narrativo que enseja a presença da oralidade, que enfrenta a memória coletiva e alcança as memórias subterrâneas: a narrativa reticular. Por fim, analisamos o romance O som do rugido da onça (2021), de Micheliny Verunschk, e a novela “A dívida”, de Pedro Cesarino (2023), demonstrando como a reticularidade se apresenta nessas narrativas e, consequentemente, como elas dão à luz um Brasil outro: um Brasil no qual o descabimento pertence aos que sempre tiveram espaço garantido. - TeseA narrativa transmidiática nos mercados publicitário e editorial: estratégias possíveisRibeiro , Marcio Almeida (2024-06-20)
Centro de Comunicação e Letras (CCL)
A narrativa transmidiática refere-se a uma nova estética que surge em resposta à convergência das mídias. Tal cenário midiático torna-se ainda mais evidente a partir das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), em que mídias tradicionais passam a interagir com novos meios e formatos de maneiras cada vez mais complexas a partir da integração de múltiplos textos, criando uma narrativa tão ampla que não poder ser contida em uma única mídia. Essa circulação de conteúdos depende em grande parte da participação frequente das audiências, em busca de novas experiências de entretenimento. Tal comportamento demonstra que a convergência midiática é mais do que um processo tecnológico que proporciona múltiplas funções, como num smartphone ou numa TV, por exemplo. Esse processo representa uma transformação cultural, dado que os consumidores são levados a procurar novas informações e conteúdos de mídias dispersos em diferentes formatos. Esta pesquisa investiga de que maneira a narrativa transmidiática se faz presente tanto no mercado publicitário como no editorial, os quais se tornam veículos de transmissão de discursos que, por meio da troca de informações, possibilitam a atribuição de significados e a constituição cultural da sociedade, por um processo de alteridade. Para o desenvolvimento desta tese foi feita uma investigação sobre a aplicação da narrativa transmidiática na seara do mercado publicitário e no contexto do mercado editorial brasileiro. Para tanto, foram analisadas campanhas publicitárias e iniciativas editoriais dessa natureza. Por meio de revisão teórica e do estudo de cinco cases, observou-se que a narrativa transmidiática pode apresentar resultados exitosos em ambos os mercados, com espaço para crescimento.