Letras - Teses - CCL Higienópolis
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Letras - Teses - CCL Higienópolis por Título
Agora exibindo 1 - 20 de 203
Resultados por página
Opções de Ordenação
- TeseA construção do ator da enunciação em textos acadêmicos e políticos de Fernando Henrique CardosoFukusava, Ricardo Chaves (2024-08-05)
Centro de Comunicação e Letras (CCL)
Este trabalho tem por objetivo construir e analisar o ator da enunciação dos textos acadêmicos e políticos de Fernando Henrique Cardoso. Nosso objeto de estudo é composto de quatro textos. Dois destes representam a totalidade dos textos do gênero do discurso acadêmico: uma tese de doutorado, o Capitalismo e escravidão no Brasil Meridional: o negro na sociedade escravocrata do Rio Grande do Sul, e uma tese de pós-doutorado, o Empresário industrial e desenvolvimento econômico no Brasil. Os outros dois representam a totalidade de textos do gênero do discurso político: o Discurso de posse do cargo de presidente da república de 1º de janeiro de 1995 e o Discurso de posse do cargo de presidente da república de 1999. Nosso propósito é desvelar o ator da enunciação por meio da análise desses quatro textos, isto é, o éthos do enunciador. Para isso utilizamos a semiótica greimasiana como fundamentação teórico-metodológica para desenvolver o nosso estudo. Para operacionalizar nossas análises selecionamos os principais traços configuradores do ator da enunciação encontrados em nosso objeto de estudo. Primeiramente, destacamos o que entendemos ser um tom professoral do enunciador. Esse traço se evidencia quando o enunciador se projeta como sujeito competente e também como doador de um saber ao enunciatário. O segundo traço encontrado é a utilização da figura de um herói como um elemento de comparação entre este e o enunciador. Enaltecer, depreciar ou se igualar ao herói é um recurso que o enunciador utiliza dependendo de seus objetivos discursivos. No terceiro traço apontamos como o enunciador vê a sociedade como uma sancionadora de suas ações. Devido a isso evita ações que podem ser consideradas excessivas ou insuficientes, dando preferência para ações mais equilibradas, entendidas como atitudes da justa medida. - TeseA construção do sentido do lyric video : um estudo semiótico do discurso audiovisualAkamine, William Takenobu (2024-02-08)
Centro de Comunicação e Letras (CCL)
O videoclipe, como uma manifestação discursiva que combina elementos musicais e visuais, emergiu como uma forma de divulgação de músicas e de artistas. Sua ascensão ocorreu durante os anos 1980 e 1990, impulsionada pelos progressos tecnológicos. Atualmente, com o crescimento das plataformas digitais, os videoclipes encontraram novos meios de distribuição e consumo que permitem aos espectadores uma experiência interativa e imersiva. Este estudo visa a examinar a evolução do videoclipe ao longo do tempo, desde sua origem até sua manifestação na contemporaneidade, explorando não apenas suas dimensões estéticas e tecnológicas, mas também sua função cultural por meio de sua organização enquanto linguagem. Dentre os diversos gêneros e estilos que compõem o universo do videoclipe, esta tese analisa, a partir das contribuições de estudos da Semiótica francesa Greimasiana, as linguagens que estruturam o lyric video e as suas possibilidades de leitura. O objetivo é analisar os efeitos de sentido dos videoclipes selecionados disponíveis no YouTube. O corpus da pesquisa é composto por lyric videos selecionados e agrupados com base em sua construção audiovisual, categorizando-os nos estilos de filmagem, animação e híbrido. A proposta consiste na análise de três lyric videos: Inimitável de Nando Reis; o videoclipe da banda Natiruts intitulado Tudo vai dar certo e, por fim, a música Próximo amor de Luan Santana. Este trabalho aborda ainda os recursos tipográficos e sua organização estética, em uma articulação sincrética da linguagem audiovisual. As análises empreendidas revelaram que a diversidade proporcionada pelo sincretismo do texto contribui para a divulgação de maneira efetiva da música e do artista. Além disso, os efeitos de sentido identificados abordam temas cotidianos, tais como a diversidade, crenças e relacionamentos, instigando a reflexão sobre diversas questões relevantes da sociedade. - TeseA construção do sentido do lyric video: um estudo semiótico do discurso audiovisualAkamine , William Takenobu (2024-02-08)
Centro de Comunicação e Letras (CCL)
O videoclipe, como uma manifestação discursiva que combina elementos musicais e visuais, emergiu como uma forma de divulgação de músicas e de artistas. Sua ascensão ocorreu durante os anos 1980 e 1990, impulsionada pelos progressos tecnológicos. Atualmente, com o crescimento das plataformas digitais, os videoclipes encontraram novos meios de distribuição e consumo que permitem aos espectadores uma experiência interativa e imersiva. Este estudo visa a examinar a evolução do videoclipe ao longo do tempo, desde sua origem até sua manifestação na contemporaneidade, explorando não apenas suas dimensões estéticas e tecnológicas, mas também sua função cultural por meio de sua organização enquanto linguagem. Dentre os diversos gêneros e estilos que compõem o universo do videoclipe, esta tese analisa, a partir das contribuições de estudos da Semiótica francesa Greimasiana, as linguagens que estruturam o lyric video e as suas possibilidades de leitura. O objetivo é analisar os efeitos de sentido dos videoclipes selecionados disponíveis no YouTube. O corpus da pesquisa é composto por lyric videos selecionados e agrupados com base em sua construção audiovisual, categorizando-os nos estilos de filmagem, animação e híbrido. A proposta consiste na análise de três lyric videos: Inimitável de Nando Reis; o videoclipe da banda Natiruts intitulado Tudo vai dar certo e, por fim, a música Próximo amor de Luan Santana. Este trabalho aborda ainda os recursos tipográficos e sua organização estética, em uma articulação sincrética da linguagem audiovisual. As análises empreendidas revelaram que a diversidade proporcionada pelo sincretismo do texto contribui para a divulgação de maneira efetiva da música e do artista. Além disso, os efeitos de sentido identificados abordam temas cotidianos, tais como a diversidade, crenças e relacionamentos, instigando a reflexão sobre diversas questões relevantes da sociedade. - TeseA imprensa feminista como ferramenta democrático-popular: uma investigação linguístico-discursiva do periódico “Brasil Mulher”Fernandes, Sofia Finguermann e (2023-08-18)
Centro de Comunicação e Letras (CCL)
Esta tese propõe, amparada pela Análise do Discurso de linha francesa, uma reflexão sobre a representação feminina na mídia. Para tanto, percorre a trajetória do conceito de ethos conforme Maingueneau, bem como vincula tal corporalidade discursiva à hierarquia social de sexo/gênero, a fim de observar de que maneiras as imagens de si no discurso incidem especificamente sobre as mulheres. Este estudo se debruça especialmente sobre as publicações do periódico Brasil Mulher (BM), que circulou no país entre 1975 e 1980, bem como sobre outros jornais alternativos feministas da imprensa lusófona do século XX. Objetiva-se contribuir com os estudos sobre a representação jornalística de mulheres politicamente atuantes, bem como com a sistematização do próprio conceito de ethos na AD. O jornal estudado teve início como um movimento feminino pela anistia e publicava críticas ao regime ditatorial vigente, priorizando a perspectiva social de brasileiras da classe trabalhadora. Levanta-se a hipótese de que a construção da imagem discursiva da mulher no BM foi sofrendo alterações conforme as mudanças sociais e de acordo com a própria organização política das mulheres brasileiras. Propõe-se que o veículo tenha colaborado para a emancipação feminina, bem como para o processo de redemocratização no país; além disso, algumas pautas apresentadas pelo BM ainda se mostram pertinentes na busca pela equidade de sexo/gênero e nas lutas antirracista e anticapitalista, uma vez que muitas delas não foram superadas. A fim de compreender melhor essas questões, investiga-se a construção discursiva do corpo enunciante no periódico, que se apresenta em uma corporalidade coletiva e política. O corpus não parece convergir com as representações midiáticas costumeiras da mulher politizada (Beard, 2018), mas propõe um fazer jornalístico que valoriza e dá voz a uma coletividade de mulheres comumente silenciadas. Para tanto, realiza-se análises linguístico-discursivas de quatro edições do jornal, investigando principalmente os elementos das capas e as seções de entrevista e cartas dos leitores. Esse recorte permite observar a pluralidade de vozes que compõem esse corpo-político que se constrói discursivamente, possibilita sua categorização e o levantamento de efeitos de sentido que emergem dessa leitura. Pretende-se, por fim, refletir sobre caminhos discursivos alternativos para a representação da mulher na mídia – pensar formas de transpor as barreiras de acesso ao discurso que as mulheres enfrentam e as representações midiáticas tendenciosas que cerceiam seu fazer político. - TeseA influência do método Sacred Rhetoric de Robert Lewis Dabney: Rev. João Pereira Garcia como leitor, intérprete, pregador e mediador da BíbliaCruz, Gabriel Aquino da (2024-08-06)
Centro de Comunicação e Letras (CCL)
Este trabalho de pesquisa analisou os principais aspectos da Retórica Sagrada e a influência da obra Sacred Rethoric, de Robert Lewis Dabney, na elaboração dos esboços de sermões do Rev. João Pereira Garcia que fazem parte do corpus da pesquisa aqui desenvolvida. O estudo mostrou que a obra de Dabney teve grande influência tanto na construção dos esboços e sermões de Garcia, como também influenciou o modo como ele lia, interpretava e pregava a Bíblia nos primeiros anos do século XX. A leitura de Garcia foi mediada tanto pelo método como pela teologia em que estava inserida na obra de Dabney, bem como pelos protocolos de leitura estabelecidos no processo de formação deste pastor no Seminário Teológico Presbiteriano de Campinas. Para compreender melhor a influência de Dabney, foram analisados diversos esboços de sermões de Garcia, buscando identificar padrões e estruturas retóricas consistentes com os princípios delineados em Sacred Rhetoric. - TeseA narrativa transmidiática nos mercados publicitário e editorial: estratégias possíveisRibeiro , Marcio Almeida (2024-06-20)
Centro de Comunicação e Letras (CCL)
A narrativa transmidiática refere-se a uma nova estética que surge em resposta à convergência das mídias. Tal cenário midiático torna-se ainda mais evidente a partir das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), em que mídias tradicionais passam a interagir com novos meios e formatos de maneiras cada vez mais complexas a partir da integração de múltiplos textos, criando uma narrativa tão ampla que não poder ser contida em uma única mídia. Essa circulação de conteúdos depende em grande parte da participação frequente das audiências, em busca de novas experiências de entretenimento. Tal comportamento demonstra que a convergência midiática é mais do que um processo tecnológico que proporciona múltiplas funções, como num smartphone ou numa TV, por exemplo. Esse processo representa uma transformação cultural, dado que os consumidores são levados a procurar novas informações e conteúdos de mídias dispersos em diferentes formatos. Esta pesquisa investiga de que maneira a narrativa transmidiática se faz presente tanto no mercado publicitário como no editorial, os quais se tornam veículos de transmissão de discursos que, por meio da troca de informações, possibilitam a atribuição de significados e a constituição cultural da sociedade, por um processo de alteridade. Para o desenvolvimento desta tese foi feita uma investigação sobre a aplicação da narrativa transmidiática na seara do mercado publicitário e no contexto do mercado editorial brasileiro. Para tanto, foram analisadas campanhas publicitárias e iniciativas editoriais dessa natureza. Por meio de revisão teórica e do estudo de cinco cases, observou-se que a narrativa transmidiática pode apresentar resultados exitosos em ambos os mercados, com espaço para crescimento. - TeseA abordagem intertextual entre cultura de massa e literaturaGomes Junior, Edmundo (2019-08-15)
Centro de Comunicação e Letras (CCL)
This thesis aims to demonstrate how intertextuality can and should be used as a teaching tool, not only in Literature, but also within an interdisciplinary proposal that seeks multiple literacy. In order to accomplish that we propose the use of references belonging to the several manifestations of popular culture, among them productions defined as kitsch, such as comic books, memes and movies. Since students consume narratives in those media, through intertextuality we seek common ground between high literature and popular culture. One of the matching points of these seemingly dichotomous contexts is in religious kitsch, present in both Marvel Comics and in literary productions, including José Saramago's novel Blindness. The reading of images, both in the comic books and in the novel allows identifying the intersection of other texts, exemplifying the concept of intertextuality defined by Julia Kristeva. These practices demonstrate that intertextual exercises can aid teaching approaches as a tool to approximate the fictional universe of the student and the teacher, valuing the identities of individuals. We propose that the reading of comics does not seek to replace the reading of literary works, and in this sense, we present, instead of adaptations of these works in comic books, the analysis of the ones better known by the common public, recognizing their appeal among the youngster. The identification of intertextual elements such as parody and pastiche in kitsch productions helps to recognize them in high literature, which allows a more pleasant reading of works which are considered complex. - TeseO acompanhamento dos estágios curriculares supervisionados por meio do Facebook: uma ferramenta midiática na formação do docente da área de LetrasMartins, Valéria Bussola (2014-04-03)
Letras
A formação de professores vem à tona com uma frequência cada vez maior na medida em que diminui o número de jovens que escolhem exercer sua atividade profissional na área da educação. Baixos salários, péssimas condições de trabalho, jornada semanal exaustiva, baixa estima social e indisciplina por parte dos alunos têm contribuído para que o número de discentes nos cursos de Licenciatura diminua. Ademais, no início da formação, o graduando já enfrenta dificuldades. Quando tem de cumprir o estágio curricular supervisionado para receber a habilitação para ministrar aulas, o licenciando é desestimulado na medida em que muitos professores que atuam na Educação Básica não encorajam os estagiários a entrar na profissão. Foi a partir desse desanimador contexto educacional brasileiro que surgiu a prática geradora desta tese. Este trabalho objetiva refletir sobre o papel do estágio curricular supervisionado na formação do profissional da área de Letras. Propõe-se, dessa forma, averiguar como o estágio está regulamentado, como transcorre, como é orientado pelos professores nas instituições formadores e nas instituições da Educação Básica, como interfere na formação docente e se ele pode fazer germinar nos graduandos o gosto pela profissão de educador. Sendo fruto de uma experiência profissional voltada para a formação docente, esta tese busca, também, oferecer aos professores da Licenciatura em Letras uma alternativa mais atraente e significativa de acompanhamento para os estágios. Para tanto, é descrita a experiência de se acompanhar os estágios por meio de uma rede social: o Facebook, que permitiu que os alunos expressassem-se de uma forma muito mais dinâmica, ressaltando a constante possibilidade de reflexão grupal já que todos os alunos acompanharam os estágios dos colegas. Por fim, pondera-se sobre a necessidade de se repensar os cursos de formação dos docentes de Língua Portuguesa, de se alterar os objetivos e a forma de execução dos estágios supervisionados e a importância da constante atualização também dos professores que formam outros docentes. - TeseO amor, a noite, a religiosidade, o povo e a natureza no discurso de Guimarães RosaNatal, Augusto Cesar Vassilopoulos (2014-02-07)
Letras
A partir do estudo de narrativas do escritor brasileiro João Guimarães Rosa, buscou-se identificar, catalogar e descrever alguns elementos que recorressem em seu discurso literário. Foram realizadas leituras acerca de parte considerável da obra do autor, das quais se originaram as asserções, deduções e relações verificadas neste trabalho. Ao analisar os enunciados rosianos, priorizou-se evidenciar cinco temas discursivos essenciais pertinentes em seu discurso, os quais foram divididos e organizados em cinco eixos temáticos: amor, noite, religiosidade, povo e natureza . Os autores escolhidos como suporte analítico para abordar o amor foram os filósofos gregos Platão e Aristóteles, os pensadores Erich Fromm, Benedito Nunes, Arthur Schopenhauer, André Comte-Sponville Sigmund Freud e Carl Gustav Jung, o sociólogo Zygmunt Bauman e o semioticista Algirdas Greimas. Os autores requeridos como suporte analítico para tratar a religiosidade foram o filósofo Santo Agostinho, a ensaísta Elisa Guimarães e dois especialistas em iconografia, Jacopo de Varazze e Nilza Botelho Megale. Os autores adotados como suporte analítico para esmiuçar a noite foram o folclorista Luís da Câmara Cascudo, o demonologista Eliphas Lévi e o crítico literário Massaud Moisés. Os autores elencados como suporte analítico para subsidiar o eixo sobre o discurso do povo foram o sócio-linguista Dino Preti, o sociólogo Roger Bastide, o filósofo Jean-Jacques Rousseau, o pensador Antonio Candido, o antropólogo Claude Lévi-Strauss e, novamente, o folclorista Luís da Câmara Cascudo. Os autores utilizados como suporte analítico para abarcar a natureza foram os filósofos Heráclito de Éfeso e Empédocles de Agrigento e os pensadores Humberto Maturana, Francisco Varela, Fritjof Capra e Gaston Bachelard. - TeseAnálise de discursos de sites de Kenjinkai do Brasil: a construção de uma identidade cultural tipicamente nacionalUtsunomiya, Fred Izumi (2014-08-12)
Letras
O kenjinkai é uma associação estabelecida no Brasil que reúne imigrantes de uma determinada província japonesa e seus descendentes, com o objetivo de servir como elo de ligação entre os associados e a província de origem. O Japão possui 47 províncias e no Brasil existem 47 kenjinkai, que são formados predominantemente por um público Nikkei de nacionalidade brasileira. Essas organizações de origem japonesa estão profundamente ligadas às províncias de seus fundadores, mas passados quase cinquenta anos após o encerramento do ciclo de imigração, quando desenvolveu-se o processo de adaptação e absorção desses imigrantes na sociedade brasileira, o que elas professam ser? Entidades japonesas ou brasileiras? Esta tese investiga qual é a identidade cultural construída pelos kenjinkai no Brasil através dos discursos dos sites dessas instituições. Três sites foram selecionados para análise segundo metodologia proposta pela semiótica narrativa e discursiva e, a partir da perspectiva proposta pelos Estudos Culturais de construção de identidade cultural a partir do discurso, levantou-se que o ator da enunciação dos kenjinkai no Brasil é um ator brasileiro e que possui uma identidade cultural brasileira. - TeseA análise discursiva no documentário Ônibus 174Periago, Francisco Redondo (2016-02-15)
Centro de Comunicação e Letras (CCL)
A presente tese tem como o seu objetivo investigar e analisar o processo discursivo estruturado na composição narrativa do documentário “Ônibus 174” produzido pelo cineasta José Padilha. Apesar da ideia de autenticidade estar enraizada em sua identidade, o documentário é um produto autoral ligado à forma de pensar do seu diretor. Nesse sentido, o gênero documentário não poderia mostrar uma realidade e, sim, a sua representação. Essa representação da realidade é composta por valores e conceitos ligados ao ponto de vista do diretor que orienta o espectador para determinadas perspectivas. No caso do documentário pesquisado, a orientação está voltada para a violência, a pobreza e a exclusão social que possivelmente levaram Sandro Rosa do Nascimento ao mundo da criminalidade. Dessa forma, trata-se de uma configuração de argumentos convincentes que predispõe o espectador a ter uma noção do que o levou ao episódio do sequestro. Assim, para a construção dessa narrativa, o diretor se utilizou de entrelinhas, elaboradas por meio de enunciados e enunciações, para compor uma construção discursiva composta por discursos audiovisual que age como elementos para a reflexão do espectador. Para a compreensão do discurso no documentário foi utilizada a base teórica da Análise de Discurso como ferramenta de pesquisa para investigar a construção narrativa e estabelecer um cenário sobre o conteúdo discursivo instituído no documentário Ônibus 174. - DissertaçãoAnálise semiótica do discurso sobre a linguagem neutraSá, Aurora Viana de (2022-09-02)
Centro de Comunicação e Letras (CCL)
A língua é uma das principais ferramentas que usamos para construir as nossas identidades, das mais individuais às mais coletivas. Entretanto, ela também é uma ferramenta de opressão pela qual os discursos intolerantes e preconceituosos são criados e se manifestam. Em uma crescente polarização política e identitária, a última meia década (com especial foco nos anos de 2018 em diante) foi marcada por grandes e intensas discussões e debates sobre inclusão e direitos LGBTQIA+, tanto na sociedade quanto na língua, no Brasil e no mundo. Um desses temas bastante discutidos, que vem sendo usado como uma ferramenta motivadora do preconceito e da intolerância por diversos grupos, é a linguagem neutra. Com a proposta de diminuir o sexismo linguístico e tornar possível a inclusão daquelas pessoas que não se identificam dentro do espectro binário de gênero, hoje encontra muitas barreiras de adesão na sociedade e vem sendo muito criticada. Dentro da esfera pública, o Estado também busca sancionar, punir e censurar o uso da linguagem neutra e os seus falantes por meio de leis proibitórias. Nesta dissertação, analisamos como a intolerância linguística se comporta e como as relações entre Estado, sociedade, políticos, linguistas e linguagem neutra ocorrem atualmente. A partir disso, nosso objetivo é analisar textos contrários à linguagem neutra para identificar traços de preconceito e de intolerância linguísticos. O corpus desta pesquisa é composto por dois grupos de textos. O primeiro é formado por discursos de opinião veiculados em jornais e revistas on line brasileiras e em tabloides, gazetas e colunas cujos conteúdos estejam relacionados à linguagem neutra. Esse primeiro grupo foi selecionado para vermos e analisarmos como ocorre a discussão em relação à linguagem neutra no Brasil atualmente. O segundo grupo é formado por discursos jurídicos e legislativos do governo brasileiro como os projetos de lei (PLs) e leis publicados nas assembleias legislativas e nas câmaras municipais de várias regiões do país. Todos os PLs e leis selecionados para o presente trabalho foram desenvolvidos nos últimos anos e buscam censurar e sancionar a linguagem neutra de alguma forma. Por isso, no segundo grupo, buscamos analisar, com a ajuda da semiótica de linha francesa e da sociossemiótica, se esses PLs se constituem como discursos intolerantes, como eles se estruturam e o que eles querem dizer. Dessa forma, para a análise deste trabalho, usou-se como fundamentação teórica para esta pesquisa a semiótica discursiva de linha francesa, em especial os trabalhos de Greimas, Barros, Fiorin e Landowski, devido às suas contribuições para a semiótica, para a pesquisa sobre o discurso intolerante e preconceituoso e para o estudo sociossemiótico sobre identidade e alteridade. Também fizemos uso, como apoio teórico para a análise, de estudos e trabalhos sobre norma e preconceito linguístico de autores como Bagno, Faraco e Zilles e estudos sobre preconceito e linguística. Esperamos, assim, contribuir para os debates a respeito da linguagem neutra e seus correlatos por meio de um posicionamento científico sem desconsiderar o reconhecimento às causas sociais e políticas ligadas à linguagem. - TeseUma análise sistêmico-funcional da construção da narrativa da vítima de violência doméstica: em foco, o caso Maria Da PenhaSantos, Nadir Chagas Ribeiro dos (2021-08-05)
Centro de Comunicação e Letras (CCL)
Este trabalho está vinculado à linha de pesquisa voltada ao estudo da “Língua, literatura e sociedade: discurso na comunicação, discurso religioso, discurso pedagógico, discurso político” e tem como objetivo geral identificar e avaliar funcionalmente a construção do discurso de compartilhamento de experiência de uma mulher vítima de violência doméstica. O estudo é feito a partir da obra autobiográfica de Maria da Penha (MAIA, 2012) por ser ela um ícone no Brasil quando o assunto é violência contra a mulher. Tem como enfoque teórico a gramática sistêmico-funcional (HALLIDAY e MATTHIESSEN, 2004; 2014; NEVES, 2018b) por ser uma teoria que oferece instrumentos seguros para o exame do fluxo informativo do texto no seu contexto de produção. A análise é feita sob as três perspectivas que, de acordo com a teoria adotada, governam a produção dos enunciados: a interacional, a experiencial e a textual. Objetivou-se, com este trabalho, especificamente: i) identificar e avaliar o modo como foram funcionalmente construídos os papéis desempenhados pelos personagens da narrativa, em especial, da vítima e do agressor; ii) distinguir os tipos de processos verbalizados por Maria da Penha que configuram um discurso de violência doméstica; e iii) apontar o modus operandi do marido de Maria da Penha com vista à proposição de um perfil de agressor. Os resultados desta pesquisa indicam que: i) na interação de Maria da Penha com seu marido predomina o uso de comandos dele para dirigirse a ela; a resposta dela aos comandos dele é, em geral, de obediência. Propõe-se que a manutenção da condição abusiva se dá, em parte, pela participação do abusador e da vítima na retroalimentação contínua de um acordo tácito em que ele manda, ela obedece; ii) Maria da Penha, no papel de vítima, é retratada, em geral, como sujeito de processos que não comunicam ação; a história é protagonizada, em grande parte, pelo marido e outras pessoas com as quais a vítima convive; iii) ressalvadas as limitações decorrentes do exame de apenas um caso de violência doméstica, o perfil que se propõe de um agressor é, dentre outras características: a) o de dirigir-se à vítima por meio de comandos, b) buscar isolá-la de parentes e amigos, e c) comportar-se de forma antagônica na presença de terceiros versus na companhia da esposa. A investigação do caso Maria da Penha permite concluir que a vítima, subordinada ao agressor e isolada de parentes e amigos, sente-se, em geral, impotente para protagonizar sua própria história. - TeseAntologia do paladar: a gastronomia nas páginas da literatura brasileira durante a colônia e o impérioLorençato, Arnaldo Marcilio Monteiro (2023-03-27)
Centro de Comunicação e Letras (CCL)
A presente tese tem como princípio de que a alimentação não é apenas um ato fisiológico, mas se define também como elemento da cultura. Partindo desse ponto de vista, desenvolveu-se uma investigação para estabelecer as relações entre a literatura brasileira e a gastronomia tendo por premissa o ‘comer’ ato cultural no qual também estão representados hábitos, atitudes e valores. Para chegar a esse objetivo, montou -se uma antologia de autores nacionais que introduziram a gastronomia em sua produção. Nela, apresentam-se escritores de dois períodos da história brasileira, Colônia e Império. Na primeira dessas fases, analisou-se obras dos poetas Gregório de Matos, Manuel Botelho de Oliveira, frei Manuel de Santa Maria Itaparica, frei José de Santa Rita Durão, além de duas exceções quanto à nacionalidade: o escrivão português Pero Vaz de Caminha e do também poeta luso Tomás Antônio Gonzaga. Encerrou-se a antologia no Império e com trechos de romances de José de Alencar, Machado de Assis e Aluísio Azevedo, nos quais a presença de alimentos e de cenas relacionadas a refeições como parte estrutural da obra, assinalando, por exemplo, diferenças sociais. Ao mesmo tempo, a comida enquanto elemento essencial à ação permite ao leitor reconhecer-se nos hábitos alimentares dos personagens. - TeseApocalipse como literatura: um estudo sobre a importância da análise da arte literária em Apocalipse 12-13Lima, Leandro Antonio de (2012-11-14)
Letras
O livro do Apocalipse atribuído a João, o Apóstolo, o último livro do Canon Bíblico, é um dos mais lidos e pesquisados ao longo da história, tanto da perspectiva popular quanto da acadêmica. Por seus simbolismos e descrições catastróficas causou grande influência no mundo ocidental, deu nome a um gênero específico de literatura antiga (a literatura apocalíptica), e foi objeto de estudos, ilustrações e temas de romances por quase dois mil anos. Apesar de toda essa popularidade , o livro foi pouco avaliado a partir de suas qualidades literárias e da arte de sua narrativa, a não ser através de estudos críticos que estiveram mais preocupados em fragmentá-lo em fontes desconexas do que em entender a riqueza de sua confecção literária. Mesmo entre os estudiosos que detectaram a complexa estrutura recapitulativa, a análise literária não foi além, e se preocupou mais em fornecer subsídios para sistemas teológicos ou respostas para angústias dos tempos em que viveram seus intérpretes. Uma análise cuidadosa de seus recursos literários, contudo, revela a grandiosidade de seu estilo, o senso de seus propósitos e a unidade da obra. Nas ricas relações intertextuais com o Antigo Testamento, especialmente Gênesis e Daniel, usando recursos como repetição, numerologia, referências cruzadas, o Apocalipse desenvolve um enredo cíclico em que se sobressai a ideia de Deus como o Soberano cósmico que dirige o mundo para o cumprimento de seus propósitos; como também a interpretação do inimigo, o dragão que se lhe opõe, explicando assim, espiritualmente, a paradoxal realidade do Cristianismo do primeiro século, que enfrentava toda a perseguição do Império Romano. Ao se considerar a arte da narrativa do texto do Apocalipse, não só o livro fica muito mais extraordinário para o leitor, como seus significados teológicos e morais se tornam mais acessíveis. - TeseAprender a ser: uma leitura interdiscursiva entre o Sermão do Monte e os Quatro Pilares da EducaçãoAmaral Filho, Wilson do (2010-04-12)
Letras
Esta tese tem como objetivo principal pesquisar a interdiscursividade entre o Sermão do Monte, do Evangelho de Mateus, e os Quatro Pilares da Educação do Relatório da Comissão Internacional sobre a Educação para o Século XXI apresentado à UNESCO. De imediato se identifica o caráter ético-religioso do texto bíblico do primeiro século, enquanto que o texto do relatório revela-se político-educacional, alicerçado na cosmovisão de educação contemporânea. A pesquisa se detém num primeiro momento no exame do referencial teórico dos gêneros discursivos, das condições de produção, do ethos e da interdiscursividade, aplicados, em seguida, a cada um dos textos citados para, ao final, buscar-se e confirmar a concorrência da interdiscursividade entre esses discursos, quanto ao aprender a ser. - TeseAprendizado de Antônio Bento nas veredas sertanejas. José Lins do Rego : Pedra bonita e CangaceirosAraújo, Karin Bakke de (2015-08-12)
Centro de Comunicação e Letras (CCL)
Os romances Pedra Bonita (1938) e Cangaceiros (1953) de José Lins do Rego (1901-1957) conduzem o protagonista Antônio Bento Vieira pelas veredas sertanejas nordestinas na década de 1920, à ação alicerçada nos conflitos do cangaço e do messianismo com as autoridades constituídas dos mais diferentes níveis. O enredo é entretecido com base em sólidos elementos geográficos, históricos e linguísticos, pavimentando a jornada de formação do herói para além das fronteiras regionais. Essa estrutura geográfica, histórica e linguística fortemente presente nos dois romances foram cotejados com especialistas de cada modalidade, com ênfase na crítica literária publicada em vida do romancista. Na representação desse arcabouço temático, o autor coloca sua personagem central numa posição privilegiada na trama, de modo a ser testemunha direta dos grandes dramas envolvendo as partes em disputa. O leitor tem ao seu dispor recursos literários, como o grotesco, a carnavalização, a polifonia, a estrutura cronotópica, o ato responsável, o riso, conforme analisados por Mikhail Bakhtin, cujas considerações teóricas são confrontadas com trechos das duas obras. Também foram considerados aspectos literários presentes nos textos como o fluxo de consciência, conforme estudado por Robert Humphrey, e a presença do espaço e da natureza, comparados com os princípios defendidos por Gaston Bachelard. Os aspectos históricos das práticas e das táticas dos cangaceiros foram analisados considerando os estudos de Frederico Mello. Para compor a trajetória redentora do herói, o escritor aprofunda personagens coadjuvantes em conflito, construindo uma polifonia das vozes de todas as classes sociais das forças que se enfrentam. Essas personagens secundárias são aprofundadas no desenrolar da trajetória, formando um conjunto de manifestações que ampliam e adensam as opiniões presentes no local escolhido da ação. Ao mesmo tempo criam condições para alargar a visão de mundo do protagonista que, assim, fica livre para decidir sobre sua vida, síntese dos dramas regionais. - Tese“Aquele Abraço”: o discurso identitário cultural brasileiro que se abre para o mundoAlmeida Júnior, Jair de (2015-09-16)
Centro de Comunicação e Letras (CCL)
It analysis the Brazilian and Lusophone cultural identity discourse through three-way path. First, it is emphasized that it was marked decisively by Portuguese culture, first of its interacting with Indian culture and then with the African culture. The culture of settlers of Brazil was eminently Catholic, a direct result of religious discourse and constituent medievalism that religion. The concept of "cornerstone" is employed for the role of Portuguese culture in the colonization, borrowed from the Christian Scriptures that apply to the Biblical Christ as the one who ruled in his life and teachings of Christianity. Similarly, in the construction of the Brazilian identity building, Portuguese culture is established as the main stone in its foundation, determining and giving basis to all that would follow its implementation in Brazil. The carnival, attachment to the monarchy and fears, seen today as "superstitions" in our society, they were constitutive medievalism of the cultural identity of the nation discourse, Portuguese heritage. The second way that is exploited to analyse the formation of the Brazilian cultural identity discourse is in the application of Heidegger's thought as a tool for understanding of the transition from religious to secular, the shift that occurred especially in the late nineteenth century to the twentieth. It will be highlighted his concepts of memory, Dasein, as well as Augustinian beata vita secularized in his philosophy. The importance of Heidegger is already on its path from youth Catholic militant to existentialist philosopher, highlighting the secularism that results from his writings in the process of building their own identity. The third way is linked to the discourse analysis by greimasian optics, in which will be perceived the essential interaction of religious discourse in the Brazilian life until the nineteenth century, when there is the great secular turn. This was due to pressure from various modernist ideas were beginning to operate a detachment of a secular identity, because until this moment, there was only eminently Catholic national identity. It demonstrates how the centrality of Virgin Mary invocations contributed to this, drawing to itself the religious identification of the country, paving the way for the Cristo Redentor, has assimilated the Rio’s landscape yet, became the great Brazilian cultural icon, with its original intent secularized to represent a prosperous and happy life, open to all peoples and all cultures. - Tese‘Arena de vozes’ - reflexões sobre as formações ideológicas e discursivas nas propostas de redação do ENEM regular e para pessoas privadas de liberdade - PPL (1998, 2009, 2010, 2016 e 2019)Souza, Marta Silva (2024-08-09)
Centro de Comunicação e Letras (CCL)
As propostas de redação do Exame Nacional do Ensino Médio- ENEM em suas aplicações regular e para Pessoas Privadas de Liberdade- PPL revelam efeitos de sentido com posicionamentos político-partidários em relação às reflexões sobre políticas públicas. Dessa forma, discorremos sobre a compreensão dos discursos constituídos nas propostas de redação elaboradas em contextos históricos que apresentam certa ruptura de mandatos políticos presidenciais. Nossa problematização está envolta em provocações que refletem sobre o ENEM ser democrático, mas a Educação não. Nesse sentido, a tese propõe que o ENEM, como instrumento de avaliação e seleção, não é neutro, mas orientado ideologicamente e revela disparidade em relação às situações sociais diversas, como a privação de liberdade. Além disso, as Leis que, a princípio, tratam da equidade não regem, de fato, o processo de construção das propostas de redação do exame. Orientada por estas proposições, a pergunta de pesquisa consiste em: quais posicionamentos discursivos político-partidários são desvelados a partir das escolhas linguístico-discursivas mobilizadas nas propostas de redação do ENEM regular e ENEM PPL? Como corpus de pesquisa selecionamos as propostas de redação das aplicações dos anos de 1998, 2009, 2010, 2016, 2019 e 2020, as quais são marcadas pela alteração presidencial e/ou implementação de novas configurações no cenário do exame e implementação do ENEM PPL. O aporte teórico consiste em estudos da Análise de Discurso, com maior especificidade a de linha francesa, nas concepções de ethos, semântica global, cenas da enunciação e polifonia de Maingueneau (1997; 2008a, 2008b; 2012; 2013; 2015, 2020). Para leitura dos documentos oficiais e educacionais, como a Lei de Diretrizes e Bases (LDB), dialogamos com as considerações de Saviani (2008; 2016; 2019). A pesquisa versou, ainda, em observações sobre a Portaria MEC nº 438, de 28 de maio de 1998, que implementou o exame em 1998. Constatou-se que o ENEM apresenta certa preocupação e propor discussões sobre temas socialmente relevantes. O exame requer que o sujeito mobilize sua memória discursiva, que abarca os saberes construídos em todo o seu processo de aprendizagem: tanto no ambiente escolar quanto fora dele, e seja capaz organizá-los para a construção da redação. - TeseAspectos da tessitura do texto à luz da linguística textualCiríaco, Maria Inês Francisca (2020-04-16)
Centro de Comunicação e Letras (CCL)
Situated within the realm of research into “Methods of establishing discourse and text meanings”, this thesis has as its main theme the aspects of text construction. Its general objective is the recognizing of the textualization processes, which conduct textuality, taking into consideration its constituent parts and the relationships they establish. Specific objectives include: the comprehension of the constitution and development of Text Linguistics; the conception of text and discourse from the perspective of Text Linguistics; the reflection about the controversy between the concepts of discursive and textual genre; the development of a proposal for textual analysis, which will be used to direct the study of our corpus and which may be applied by other researchers and professors in their work inside and outside the university; the investigation of the selected corpus and the relations established in the textual structure by means of the textual components and contextualizers; and the verification, by means of analysis, of the relation between text and context. For this, the following hypotheses were formulated: can it be considered that the text only constitutes itself in a clear and cohesive way if all structural elements, which involve the linguistic framework necessary for its comprehension as an object of communication, are contemplated? Is Text Linguistics adequately suited for the analysis of linguistic processes for the constitution of texts, as well as the interaction relations between the author, interlocutor and context? The selected corpus consists of four texts by authors from different official spaces of the Portuguese language, whose theme is related to linguistic aspects: Descascar palavras by Manoel de Barros (1989) and Abraço caudaloso by Gregório Duvivier (2015), from Brazil; Bibliotecas by Valter Hugo Mãe (2018), from Angola; and Perguntas à língua portuguesa by Mia Couto (2011), from Mozambique. The method used was the bibliographic search. The approach utilized based on the studies developed by Adam (2017; 2019 [2017]; Antunes (2005; 2006 [2010]; 2017); Beaugrande e Dressler (1997 [1983]); Bernárdez (1982); Fávero e Koch (2012 [1983]); Guimarães (1992; 2013); Koch (2015 [2004]); Marcuschi (2012 [1983]; 2014 [2008]; 2010 [2002]); Sautchuk (2003); e Van Dijk (1997 [1983]). The results demonstrate the relevance of the Postulates of Textual Linguistics in effect until now but signal the need to reconsider the definition of coherence, as Koch (2015 [2004]) already signals, which should not be addressed as a standard of textuality, but the result that is achieved through other textual aspects.