Administração de Empresas - Dissertações - CCSA Higienópolis
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Submissões Recentes
Agora exibindo 1 - 5 de 456
- DissertaçãoSocial sustainability reporting in a brazilian meat and derivative company: a study of meatco (2018-2023)Albino, Anny Victória Lacera Auerswald (2025-01-22)
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
Sustentabilidade social nas organizações é um conceito complexo com várias definições. Ela é parte do tripé e da sustentabilidade. Porém, é a mais negligenciada, apesar de sua importância para o alcance dos demais aspectos da sustentabilidade. Considerando a importância de questões sociais para diversos stakeholders, é relevante que as empresas relatem suas ações em relação ao tema de forma coerente com suas práticas de sustentabilidade social. A indústria de carne e derivados enfrenta desafios de sustentabilidade social, incluindo grilagem de terras, violações dos direitos indígenas, condições precárias de saúde e segurança dos trabalhadores, condições laborais inadequadas e trabalho infantil. Embora a demanda por produtos éticos esteja aumentando, o consumo global de carne e o papel do Brasil como um dos principais fornecedores de carne continuam a se expandir, exigindo que as empresas equilibrem o lucro com as expectativas sociais. Considerando que a Teoria dos Stakeholders tem sido o principal referencial teórico para facilitar a compreensão da influência, consequências, preocupações e perspectivas de diferentes stakeholders em relação as práticas de sustentabilidade social das empresas, este estudo teve como objetivo responder a seguinte questão de pesquisa: Como as práticas de sustentabilidade social de uma empresa no setor de carne e derivados evoluíram ao longo do tempo e como essas práticas influenciaram e foram influenciadas pelos relacionamentos com os stakeholders? Para responder a essa questão, este estudo investigou as práticas de sustentabilidade social de uma empresa do setor entre 2018 e 2023, por meio da análise de seu relatório de sustentabilidade baseado no Global Reporting Initiative (GRI). O relatório da empresa se tornou mais completo ao longo do tempo, com mais melhorias do que retrocessos nos indicadores de sustentabilidade social. No entanto, as melhorias na transparência nem sempre se traduzem em melhores resultados sociais. No estágio de “conformidade” da sustentabilidade social, os esforços da MeatCo permanecem reativos, enfatizando a adesão regulatória em vez de um impacto social é integrado e uma interação efetiva com os stakeholders. - DissertaçãoO impacto das práticas de sustentabilidade na performance financeira e na criação de valor das empresasLima, Wallace (2023-12-19)
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
Empresas, mercados, governos e a sociedade em geral têm apresentado um interesse crescente sobre temas de sustentabilidade. Entretanto, a viabilidade econômica dessas práticas pelas empresas ainda é controversa. Há estudos que confirmam seu impacto positivo no valor e na performance financeira das empresas. Já outros destacam os altos custos em sua implementação, sem que haja um benefício compensatório. Além disso, o nível de desenvolvimento dos países apresenta um efeito moderador na adoção dessas práticas pelas organizações. Assim, este estudo tem como objetivo avaliar o impacto das práticas sustentáveis na performance financeira e criação de valor das empresas, considerando ainda o efeito moderador do nível de desenvolvimento dos países. Para tanto, são analisadas 355.416 observações de 2.509 empresas, localizadas em 4 países desenvolvidos e 5 parceiros-chaves da Organization for Economic Co-operation and Development. Os dados são obtidos a partir das bases da Bloomberg, Capital IQ e Banco Mundial para o período de 2010 a 2022. A verificação desses objetivos é feita via modelo hierárquico linear ou regressão multinível com dados em painel. Como resultado, há a confirmação do impacto positivo das práticas sustentáveis na adição de valor e melhoria da performance financeira das organizações, sobretudo para aquelas localizadas em países emergentes. - DissertaçãoO impacto das práticas de sustentabilidade no custo de capital próprio das empresasBalassiano, Rafael Salim (2023-12-18)
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
As práticas de sustentabilidade têm despertado um interesse crescente nas empresas, mercados e países. Sua adoção gera a expectativa de melhoria da performance financeira das companhias, por meio da valorização de suas ações e redução do seu custo de capital próprio. Entretanto, os estudos empíricos realizados não apresentam um consenso sobre esses efeitos. Ademais, o papel moderador do nível de desenvolvimento dos países – na implementação dessas práticas – também impacta o custo de oportunidade dos investidores. Assim sendo, este estudo busca responder aos seguintes questionamentos: i) A adoção de práticas sustentáveis e o fato de o país ser desenvolvido ou em desenvolvimento influenciam o custo de capital próprio das empresas?, ii) A adoção de práticas sustentáveis em países desenvolvidos apresenta menor custo de capital próprio do que em países em desenvolvimento e iii) A adoção de práticas sustentáveis tem impacto distinto no custo de capital próprio das empresas em países desenvolvidos ou em desenvolvimento? Essas questões são analisadas por meio de uma regressão multinível, a partir de uma amostra de 72,873 observações e 5,638 companhias não financeiras de 10 países – em diferentes níveis desenvolvimento. Os países desenvolvidos (emergentes) são Estados Unidos, Japão, Alemanha, Reino Unido e França (China, Indonésia, Índia, África do Sul e Brasil). Os dados são obtidos a partir das bases da Bloomberg, Capital IQ Pro e Banco Mundial, para o período de 2010 a 2022. Como resultado, há a confirmação das hipóteses H1 – Quanto maior o score de ESG, menor o custo de capital próprio das empresas e H3 – A adoção de práticas sustentáveis tem impacto distinto no COE das empresas em países desenvolvidos e em desenvolvimento. - DissertaçãoRelação entre dignidade humana no contexto das organizações e dignidade organizacional: um estudo com trabalhadores do Estado de São PauloSantos, Letícia Silva (2024-12-02)
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
A dignidade tem sido estudada desde a Antiguidade, passando por diversas mudanças conceituais. No contexto organizacional, ela é abordada, a partir de duas perspectivas: Dignidade Humana e Dignidade como elemento cultural nas práticas organizacionais. Tendo em vista que essas duas vertentes teóricas - Dignidade Humana e Dignidade Organizacional - ainda não haviam sido previamente estudadas em conjunto. Esta pesquisa teve como objetivo identificar as relações entre as dimensões da Dignidade Organizacional enquanto Dignidade Humana e Dignidade Organizacional enquanto elemento cultural presente nas práticas organizacionais. A pesquisa de caráter quantitativo foi realizada com 110 trabalhadores, e a relação entre os dois constructos foi analisada por modelagem de equações estruturais, por meio do Partial Least Squares (PLS). O modelo estrutural obteve um R² ajustado de 45,6%, indicando, neste estudo, que a Dignidade Humana explica parcialmente a Dignidade Organizacional. O resultado indica que a avaliação das práticas de Dignidade Organizacional é influenciada pela forma que os trabalhadores percebem a sua dignidade protegida e promovida pelas organizações. Do ponto de vista prático, o estudo aponta para a importância do tratamento digno que os gestores e a organização dispensam aos trabalhadores. - DissertaçãoAnálise de desempenho dos fundos de previdência complementar aberto VGBL/PGBL entre 2012 e 2022Schionato, Vanessa Andrade de Castro (2024-05-12)
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
Este trabalho teve como objetivo analisar o desempenho dos fundos previdenciários abertos disponíveis no mercado brasileiro, oferecidos por gestoras vinculadas a grandes bancos e gestoras independentes, entre janeiro de 2010 a dezembro de 2022. A avaliação do desempenho dos fundos foi realizada por meio da aplicação de modelos quantitativos clássicos: Alpha de Jensen, Beta CAPM, Índice de Sharpe, Sortino e Treynor, considerando sua respectiva classificação de investimento. Também discutimos os impactos da taxa de administração no desempenho do fundo. A pesquisa justifica-se pelos poucos estudos publicados sobre o tema, pelo aumento da longevidade da população brasileira, predominantemente com baixa literacia financeira e pelo crescimento da indústria financeira, impulsionada pelo open-banking e open finance. Os resultados obtidos demonstram que as gestoras independentes geram Aplha médio superior aos fundos vinculados aos fundos de gestoras vinculadas a grandes bancos. Índice Beta e CAPM são similares entre os dois grupos analisados, assim como o Índice Sharpe, que em média mostrou-se negativo no período analisado. Os Índices de Sortino e Treynor são similares entre os grupos.