Administração de Empresas - Teses - CCSA Higienópolis
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Submissões Recentes
Agora exibindo 1 - 5 de 239
- TeseAbsorptive capacity configured from the learning domains and its effects on collective intelligence under the context of the decision-making processNarazaki, Rosana Yasue (2025-03-06)
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
O foco desta tese é a definição de capacidade absortiva de Cohen e Levinthal (1990). Ela foi desenvolvida originalmente com processos de reconhecimento do valor do conhecimento novo e externo, aplicável em inovações, sendo uma função da aprendizagem e baseada na cognição dos indivíduos. Além disso, esses estudiosos deram um salto da capacidade absortiva individual para a organizacional, deixando uma lacuna a ser preenchida. Estudos multidisciplinares em educação, psicologia e aprendizagem gerencial revelam que a aprendizagem envolve os domínios afetivo e psicomotor, além do cognitivo. Primeiramente, buscamos criar um fluxograma de ferramentas tecnológicas de baixo custo para dar suporte à seleção dos artigos utilizados no estudo. Além disso, a fenomenologia aplicada às ciências sociais foi utilizada para chegar à essência da definição e, então, reconstruí-la sob uma nova perspectiva, considerando os três domínios da aprendizagem, a saber, cognitivo, afetivo e psicomotor. Além disso, com a intenção de começar a estreitar a lacuna na capacidade absortiva das equipes, verificou-se que a inteligência coletiva é resultado da capacidade absortiva. Como não há uma ferramenta de mensuração da capacidade absortiva com os três domínios de aprendizagem, foi necessário desenvolver uma. Para isso, foi considerada a taxonomia de Bloom et al. (1956) e de Harrow (1972) como categorias de domínios e cada domínio sendo um composto de capacidade absortiva. Com essas características, o instrumento que melhor mensura a capacidade absortiva é o índice, e este foi desenvolvido no contexto da tomada de decisão. O discriminante, convergente e a confiabilidade do instrumento de mensuração foram confirmados usando PLSPM e permitiram a verificação de seu efeito na explicação da inteligência coletiva. Como resultado secundário foi avaliado se os três domínios da capacidade absortiva eram condições necessárias para a inteligência coletiva, com base no modelo NCA – Análise das Condições Necessárias e esta análise confirmou a necessidade desses três domínios da capacidade absortiva na explicação da inteligência coletiva. Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 4, 8 e 9 foram atingidos. - TeseProjeção de preços de ações com redes neurais artificiais multi layer perceptron e long short term memoryFantin, Cristiane Orquisa (2023-03-17)
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
O objetivo deste trabalho é o de investigar o poder preditivo de modelos de projeção de preços de ações com redes neurais multi layer perceptron e long short term Memory, em ativos negociados em bolsas de valores brasileira, a B3 S.A. A relevância do estudo está na real aplicabilidade dos modelos desenvolvidos sobre os portfólios dos investidores, dando a oportunidade de se anteciparem aos movimentos dos preços do mercado acionário, minimizando suas perdas ou maximizando seus lucros. - TeseCapacidade de absorção, capital social e ambidestria individual sob o contexto de interpretação de normativas de trânsitoNeves, Genailda Ramos (2025-01-10)
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
O objetivo deste estudo foi avaliar, no âmbito individual, a intensidade do capital social, da capacidade absortiva (ACAP) e da ambidestria, além de investigar as relações teóricas e empíricas entre esses construtos. Para isso, foram formuladas dez hipóteses que guiaram a pesquisa, que se caracteriza como quantitativa, descritiva e relacional. Com essa pesquisa buscou-se aprimorar o atendimento de técnicos de atividades de trânsito em termos de interpretação de normativas. Para a coleta de dados, foi aplicado um questionário estruturado e fechado a uma amostra de 155 respondentes, composta por técnicos de atividades de trânsito das 101 CIRETRANS do Estado do Paraná. A mensuração da capacidade absortiva, capital social e ambidestria foi realizada por meio de três escalas com seis pontos cada. A confiabilidade da consistência interna dos instrumentos foi avaliada utilizando o Alfa de Cronbach, a confiabilidade composta e o R². As análises estatísticas descritivas associadas aos indicadores de cada variável latente foram apresentadas, com a análise das hipóteses por meio de equações estruturais utilizando o software SMART-PLS 4.0. Os resultados mostraram que a ACAP exerce um efeito mais intenso sobre a ambidestria individual e o capital social individual do que o efeito do capital social sobre a ambidestria. Essas descobertas tiveram implicações significativas para a interpretação de normativas de trânsito por técnicos de atividades de trânsito. Assim, a capacitação desses profissionais visando o desenvolvimento da sua ACAP pode ser uma estratégia eficaz para promover a ambidestria individual e melhorar a qualidade dos serviços prestados à sociedade. - DissertaçãoAdoção do modelo de clubes-empresas no Brasil e suas consequências do ponto de vista de governança e gestãoYagui, Paulo Henrique Zanon (2024-03-02)
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
O mercado do futebol vem crescendo de forma consistente e rápida em todo o mundo, exigindo melhores práticas de gestão. Nas cinco principais ligas europeias de futebol, quase todos os clubes passaram do formato associativo para o formato empresarial, voluntariamente ou por imposição legal, desde a década de 1980, levando à atual posição de destaque. O futebol brasileiro passa por situação semelhante em termos de crescimento de renda e posição dominante na América Latina, porém, a maior parte dos clubes brasileiros ainda possui o formato associativo, o que tem sido apontado como um dos principais motivos das más práticas de gestão que levaram muitos clubes a condições insustentáveis. Em 2021, a promulgação da Lei 14.193/2021 da Sociedade Anônima do Futebol (SAF) abriu a possibilidade para clubes de futebol adotarem um modelo de clube-empresa com baixas alíquotas de impostos. O pressuposto de que melhores práticas de gestão e governança no futebol são realizadas nos clubes-empresas e não nas associações, nortearam a investigação e as discussões deste estudo. A lacuna no conhecimento sobre as práticas de gestão e governança dos clubes de futebol brasileiro, bem como a falta de estudos que investiguem em profundidade uma gama mais ampla de clubes, especialmente incluindo clubes que adotaram o modelo SAF, justificaram esta pesquisa. O objetivo geral desta tese foi: Verificar como a adoção do formato clube-empresa no futebol brasileiro influencia nas práticas de governança corporativa com relação ao modelo associativo. Para isso, optou-se por pesquisa qualitativa exploratória descritiva tendo como instrumento de coleta o roteiro de entrevista semiestruturado. Para análise dos dados qualitativos obtidos nas entrevistas em profundidade, foram utilizadas as técnicas de codificação e análise de conteúdo. Foram realizadas 20 entrevistas com clubes de futebol brasileiros diferentes, dos quais 19 disputaram a primeira divisão (Série A) durante 2022 ou 2023 do Campeonato Brasileiro, e um clube disputou a segunda divisão. As discussões incluem as práticas de governança adotadas nos clubes associativos e nos clubes SAF, e as diferenças encontradas de acordo com o formato jurídico dos clubes. Os resultados obtidos mostram que, há uma maior tendência à homogeneidade quanto às práticas de gestão e governança nos clubes empresas, enquanto nos de modelo associativo, há no momento maior heterogeneidade, incluindo clubes em situações muito precárias, passando por outros em níveis melhores, enquanto alguns em patamares de excelência para o setor de futebol, provando que o modelo associativo pode ter práticas tão boas quanto os clubes-empresas. Em geral os clubes associativos estão melhorando suas práticas, no entanto há alguns problemas inerentes a este modelo jurídico. - TeseReputação corporativa e rankings de educação superior: percepção dos gestores de universidades comunitáriasTangerino, Denise de Paiva Costa (2024-06-27)
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
No cenário educacional contemporâneo, sobretudo no Brasil, país com tantas diferenças sociais, a reputação das instituições de ensino superior (IES) tem sido cada vez mais associada ao desempenho em rankings de ensino superior, tanto nacionais quanto internacionais, tais como: o QS World University Rankings e o Times Higher Education (THE), que são considerados referências de qualidade acadêmica, por uma visão do norte-global. No Brasil, muitos dos rankings internacionais possuem alguma importância para as universidades, contudo as metodologias de avaliação nacionais - Ranking Universitário Folha (RUF), Guia da Faculdade do Estadão e o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE) - que avaliam os cursos e programas de ensino em várias dimensões, ainda são percebidos pelos gestores das universidades comunitárias como de extrema importância para medir competitividade, qualidade de ensino e investimento em estrutura e pesquisa. Dado que os rankings exercem um peso importante construção da reputação acadêmica, - contudo, ressalta-se que não é o único parâmetro de análise - esta pesquisa busca explorar como universidades comunitárias no estado de São Paulo utilizam esses indicadores para sustentar e aprimorar sua imagem institucional. Para a compreensão da relação entre todos os vetores – rankings, universidades, qualidade – a pesquisa utilizou-se das teorias de reputação, bem como das análises sobre os rankings, para montar uma metodologia ampla que contemplasse as especificidades das universidades comunitárias. Desse modo, por meio de uma pesquisa qualitativa, de cunho exploratório, foram realizadas entrevistas semiestruturadas, com 7 das 9 universidades comunitárias, e os dados encontrados analisados pela ferramenta de Análise de Discurso. Por fim, os dados alcançados foram analisados, buscando encontrar similaridades, negações e contradições, compondo um cenário das universidades comunitárias, por meio dos discursos dos gestores, na questão dos rankings e da construção da reputação, no estado de São Paulo.